quarta-feira, setembro 24, 2008

Artigo de Opinião do Condómino Lion Heart

À volta do caso Vukcevic e não só

É com algum incómodo que tenho vindo a assistir ao chamado caso Vukcevic e ao que em torno dele gravita, sobretudo por duas razões: a estupidez e a maldade. E se em relação à primeira temos que a aceitar, em relação à segunda o caso é diferente. Sobretudo se o chico-espertismo entra em cena, como é apanágio de algumas figuras da nossa praça.
Primeiro ponto: quem tem culpa no caso Vukcevic? Será Paulo Bento? Será o jogador? Será o empresário? Será a SAD? Duas coisas vos garanto: Uma, não sei nem me interesssa, e segunda, eu é que não sou de certeza.
Aliás, não percebo esta necessidade de arranjar culpados a qualquer preço, a menos que isso ajude a perceber melhor todo o processo, mas nesse caso há que ter em conta que quem não consegue perceber as coisas pondo dum lado os bons e doutro os maus mais valia estar calado.

Vejamos:
1 – A culpa é do jogador e do empresário.
Menos de um dia depois do jogo, o empresário do jogador vem dizer que afinal não há conflito nenhum com o treinador, e que o problema reside no esquema táctico de Paulo Bento. E mais, que se ele jogar muito, até perde a vontade de ir embora. Agora, se não jogar, zanga-se e vai embora. Ou para usar as suas palavras: “O que o Vukcevic disse é que se o treinador não contar com ele, o melhor é sair. Não entendam isto como um ultimato. Não está a impor condições, apenas quer jogar", e mais adiante "É complicado quando um jogador não joga. Pode não fazê-lo sempre mas tem de ser, pelo menos, convocado.”

2 – A culpa é do Paulo Bento.
Menos de dois dias depois do jogo, o modelo de coerência e honestidade que dá pelo nome de Rui Santos (que como jornalista não me merece NENHUMA simpatia) vem analisar o que se passou para chegar à conclusão que “Paulo Bento (que digo desde já como treinador não me merece grandes simpatias) está esgotado no Sporting” apostando mesmo na sua saída, duvidando muito que Soares Franco o volte a convidar. Aí estamos de acordo. A diferença é que ele presume uma falta de qualidade do treinador como motivo para não ser convidado, ao passo que a minha convicção radica no facto de ir haver eleições e nada garantir que Franco ganhe ou mesmo concorra. E Santos continua o seu raciocínio dizendo que a capacidade de Bento e do Sporting para gerir este tipo de casos é muito pouca. Pois é. Mas é a de qualquer clube português que ainda funcione da forma esquizofrénica que é mais ou menos comum a muitos.
Um exemplo: o caso Iordanov. Segundo a óptica do clube, lamentável a ingratidão. Segundo a óptica da SAD, um caso jurídico como qualquer outro. Compatibilizar estas duas formas de funcionamento parece-me muito difícil. A Rui Santos é conforme lhe dá jeito.

De qualquer forma, gostaria de realçar a lucidez do treinador do meu clube, ao afirmar que a única coisa que sabia é que o Natal é a 25 de Dezembro, ou seja, é uma forma de dizer que, para além disso não sabe nada. Evitável.

3 – A culpa é da SAD.
Menos de três dias depois de o presidente Soares Franco (que digo desde já como presidente não me merece grandes simpatias) ter apresentado os “melhores resultados de sempre da SAD”, afirmação perante a qual esteve calado, o inesgotável Abrantes Mendes vem agora criticar a SAD por (palavras suas), “a SAD assistir impávida e serena ao facto de o treinador e o jogador andarem a mandar umas bocas um ao outro na comunicação social”. E acrescenta que “este tipo de situações se devem passar dentro do balneário e não cá fora”. Ou seja, o grave não é o que se passa, é nós sabermos o que se passa, porque se fosse no recato do balneário então tudo bem. Confesso que não me admiraria se agora viesse o Subtil de Sousa, como é costume, dizer que a melhor maneira de resolver o caso Vukcevic seria convocar eleições antecipadas, pois as palavras do jogador mostram claramente que a Direcção está esgotada.
A culpa e a razão são de todos, não adianta estar com visões enviesadas segundo os nossos interesses. Este é um jogo em que todos vão sair a perder. Restará no fim contar as baixas.

40 comentários:

Vermelho disse...

Amigo Lion Heart:
Agradecer publicamente a prestimosa colaboração.
No mais, dizer que estamos perante um magnífico artigo, um dos melhores já aqui publicados.
Finalizar afirmando subscrever na íntegra o seu conteúdo.
Aquele abraço.

Ndrangheta disse...

Snr. Lion gostei muito da sua reflexão.
Diz o que se impõe.
Não é como outros que parecem usar palas e que engolem, engolem.

Unknown disse...

Muito bom artigo do Ilustre Condómino Coração de Leão, que já nos habituou à qualidade dos seus escritos.

Ndrangheta disse...

Snr. JC, sobre o assunto nem uma palavra.
O silêncio impera.

Unknown disse...

impera e impera bem, Snr. Vieira.
Como sempre imperou o silêncio sobre Katsouranis, que repetiu este ano várias vezes que queria sair do Benfica;
- sobre Luisão, que todos os anos diz que quer sair;
- sobre Leo, que andou o ano passado inteiro a dizer que não queria jogar mais no Benfica (até queria voltar para o Brasil alegando ter a mãe doente);
- e, no passado, sobre Simão.

Como Vuk é do Sporting, há que fazer uma novela, repetir o tema todos os dias na comunicação social, até à exaustão, procurar o jogador para novas entrevistas, etc., etc.

É a imprensa que temos, com o palhaço do Rui Santos em primeiro destaque.

Veja-se, aliás, o que fizeram ao Ricardo, então GR do SCP, quando mamou uns frangos seguidos, e o que se passa agora em relação a Quim, GR do Benfica, que está a passar por situação semelhante.

É só ver este artigo do Record:

"ESPECIALISTAS ELOGIAM QUIM"

"Para Jorge Martins e António Fidalgo, outro antigo guarda-redes benfiquista, essas acções não beliscam o bom momento do minhoto. “Ele está bem. No jogo da Selecção, compensou os defesas-centrais, que não estavam lá. Noto que ele tem tentado agarrar a bola, o que não acontecia”, nota Martins, ao passo que Fidalgo frisa: “Ele teve dois erros grosseiros, que só são mais mediáticos porque resultaram em golo. Ninguém diz que ele salvou o Benfica em Paços de Ferreira.”

Quim soma 296 jogos no campeonato e, no entender dos dois antigos guardiões, não há motivos para perder o lugar. “Destaco-lhe a tranquilidade e a confiança. Ele inspira confiança a qualquer defesa”, argumenta Fidalgo, cuja tese é partilhada por Martins: “Ele está mais confiante, apesar dos erros.”

JorgeMínimo disse...

Caro Lion Heart:

Bom artigo, bem escrito e que evidencia bem a culpa que todos os intervenientes têm neste problema. Já agora acrescentava a culpa deste jornalismo da treta que só procura os podres, em vez das coisas boas que os clubes vão fazendo.

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:

Mais uma vez o estimado cobardemente aproveita a minha ausência para me colocar na berlinda. Que eu saiba o meu caro não tem nenhuma procuração minha para decidir qual a minha posição ou atitude no blog. Ainda para mais quando no passado ainda recente, uma tentativa de trabalho em conjunto consigo e com o estimado Macaco, foi parar ao cesto do lixo, conforme palavras deste.

P.S: Naturalmente que o caríssimo Sr. Administrador não tem qualquer culpa no cartório e por isso vou colocar-me ao seu dispor, como disse o cobardolas ontem para algums bitaites, unicamente porque V. Exa. com este espaço que aqui criou me merece toda a consideração e respeito.

Jorge Mínimo.

Ndrangheta disse...

Snr. JC, impera e impera mal, como bem evidencia o Snr. Lion Heart no seu artigo.
Os casos que refere só os refere porque foram, precisamente, novelas, especialmente o do Katsouranis.
Este é mais uma novela, que até tem sido mais alimentada pelo jogador e empresário do que pelos jornais.
Os jornais limitaram-se a reproduzir declarações do Vuk a órgãos de comunicação social estrangeiros e do próprio.
Este caso, o do Moutinho e do Stoj foram criados pelos próprios jogadores, que chamaram a comunicação social para produzir declarações de vontade de abandono do Sporting.
Reparo que sobre o assunto, continuo sem saber a sua opinião.
Nem uma linha, nem uma ideia.
Não há tentativa de reflexão que o Snr. faça em que não utilize o Benfica como comparação.
São os tais complexos e os tais recalcamentos de que eu falava no noutro dia.

Vermelho disse...

Amigo Mínimo:
Agradecer as gentis palavras que me dirigiste.
Desconhecia, em absoluto, o que relatas.
Aquele abraço.

Mestrecavungi disse...

Sr Minimo,
Estava a ver que não se podia contar com o Sr para nada!

Mestrecavungi disse...

Amigo Lion,
Excelente o teu artigo(zito), sobre a pseudo novela "Vuk".
Vejo que no teu clube ainda há gente com sentido critico, e sobretudo com um sentido de auto-critica, que é sempre uma alavanca para a evolução.
O artigo(zito)está tão bom, que até parece que foi escrito pela tua filhota de 8 meses.
Estaremos perante um caso de plágio?
Abraço

VermelhoNunca disse...

Vergonha habitual, amigo Cavungi. Nada de novo , vindo de si.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Acho lamentável esta nova postura da tua parte!
Que necessidade tens tu de insultar uma classe inteira?
O que é que a classe, honrada, dos Palhaços te fez?
Era preciso compará-los ao Sr Rui Santos?
Os Palhaços não mereciam esta descortesia da tua parte!

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Vergonha?????

VermelhoNunca disse...

Não acha vergonhoso ter avançado com o nome de outro condómino, para responder a uma solicitação do nosso administrador, sem antes o ter consultado? Vai dizer-me que foi um desafio que lhe lançou?

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
o que aconteceu foi que eu não percebi bem o que o amigo Minimo me transmitiu.
È que eu tenho tido problemas com o auricular do meu telemóvel.

Unknown disse...

Tens razão, Amigo Cavungi.

"Temos aqui um caso muito grave!"

Insultei a classe dos Palhaços ao chamar palhaço ao Rui Santos.
Ele bem se esforça por ser palhaço, mas nunca há-de conseguir chegar tão longe.
Nunca passará de um mero paspalho.

"Ai, ai, ai, que não pode ser!
Mas que raio de democracia é esta?"

Mestrecavungi disse...

Mas agora já sei a sua opinião sobre o "Caso Minimo", mas não sei a do "caso Vuk".
Quer comentar?
Ou refugia-se nos estatutos?

Mestrecavungi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho Nunca:

Não se passa nada. Nada a que o cobardolas já não nos tivesse habituado.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
E ainda há paspalhos com classe.
o Sr Rui, nem isso.
A criatura é inclasificável, sob pena de cometermos alguma injustiça com terceiros!
Abraço

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Não encontro nos meus ficheiros, o nome do árbitro que arbitrou o SLB-SCP em 2001/2002?
O jogo do penalti fantasma de Jardel?
És capaz de me ajudar?

JorgeMínimo disse...

Caro Cobardolas Cavungi:

Será Duarte Gomes?

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

O Lucho ficou de fora da convocatória para o Paços de Ferreira.

Mestrecavungi disse...

Sr Minimo,
O insulto gratuito não costuma levar a água ao seu moinho!
Pois se o meu amigo, não se sabe explicar, não me peça mais para transmitir o que quer que seja a terceiros, sob pena do resultado não ser do seu agrado!

Jimmy Jump disse...

Duas palavrinhas apenas para resumir a conferência de imprensa de hoje do Chorão Jesualdo: Absolutamente…descabida!
O homem resolveu justificar o mau momento do Porto com as más arbitragens???, aludindo que o Porto terá sido prejudicado nos dois últimos jogos devido ao espectro Apito Dourado e que essa situação tem sido prejudicial aos objectivos do clube do norte.
Estas declarações levam-me a concluir que a pretensão daquele(s) indivíduo(s) não é outra senão a de fazer uso do escândalo para continuar a mamar á custa dos homens de negro!
Porque não persuadir os árbitros a começar já na sexta? Quem o fez contra o Estrela da Amadora com uma data de pontos de avanço e com o Mourinho ao leme, não terá com certeza problemas de consciência em utilizar o mesmo mecanismo contra o Paços!

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Este cobardolas não pára de surpreender, mas sempre pelo lado negativo.
Começou a semana a obrigar o Sr. Administrador a colocar um artigozeco em que destilava veneno para todo o lado, e também para aquilo que ele apelidou de neo-benfiquistas.
Chega-se a 5ª feira, a dois dias do derby e como cobardolas que é, tem medo de perder, já arranjou uma desculpa, pasme-se o árbitro. Afinal quem é neo-benfiquista, ó cobardolas? Quer dizer, aquela conversa da treta de 2ª feira, não passava de um auto-retrato!!!

Unknown disse...

Amigo Jimmy:
É recorrente em Jesualdo Ferreira imputar a responsabilidade dos seus fracassos aos árbitros.
Foi sempre assim das poucas vezes que o FCP perdeu o ano passado.

Amigo Cavungi:
Já na procura dos bodes expiatórios?

VermelhoNunca disse...

Calimero é o outro...o cobarde com problemas no auricular não!!!

Unknown disse...

Pois.
Jesualdo Ferreira, do Porto, queixa-se dos árbitros pelas derrotas passadas.

Cavungi, do Benfica, já fala no árbitro do próximo SLB-SCP, a preparar derrotas futuras.

E depois os Calimeros são os sportinguistas!!

JorgeMínimo disse...

Caro JC:

Um simples reparo. Cavungi NEO-benfiquista, "já fala no árbitro do próximo SLB-SCP, a preparar derrotas futuras."

Jimmy Jump disse...

Amigo JC, o campeonato nem tinha ainda começado já o Paulo Bento espalhava aquilo que é a essência do espírito calimero.
Quem são os verdadeiros calimeros quem são??
Do Benfica nem uma palavra sobre a arbitragem

Unknown disse...

Como podia o Benfica falar de arbitragem esta época, Amigo Jimmy?
No entanto, o ano passado não foram poucas as vezes...
Ou já está esquecida a fase Chalana?

VermelhoNunca disse...

O Cobarde do auricular é só da boca para fora. Propaganda é o forte dele. Será que se está a candidatar para ser o narrador do jogo contra o Nápoles no Canal Curral? Como serão os comentários a um jogo transmitido em directo, num canal de clube? E as imagens? Haverá imagens dos golos do adversário? Darão repetições de lances? Farão, como no passado vergonhas do tipo, colocarem no placard Benfica 5. Sporting 0, antes do jogo começar? Daquela gente tudo se espera, como se comprova pelo discurso do Cobarde do Auricular.

antes morto que vermelho disse...

o fcp mesmo atrasado incomoda, os bois falam de nós. eles sabem (lá nas suas entranhas), que mais dia menos dia estaremos no topo.
os bois sabem que nós somos os melhores, e sabem ainda que não têm qualquer tipo de argumentos.
vêm para aqui criticar burraldo, mas isto é tipico de bois que em vez de olharem para dentro, gostam mais de "assobiar para o lado", criticando.
salve-se xungo, que continua a escarra que nem um heroi, a torto e a direito... enfim, o rei da alarvidade!

Jimmy Jump disse...

Como?
Podia perfeitamente encorpar o espírito Calimero e desenrolar o rol.
Todavia esse não é certamente apanágio dos adeptos benfiquistas, muito menos meu!
Como sabes na fase Chalana, o Benfica encontrava-se numa desordem inqualificável. Essa fase só existiu por isso mesmo!
O mítico jogador era claramente uma cunha redonda num lugar quadrado.
Mas ser quiseres comparar a fase Chalana com a actual dos rivais com o Paulo Bento e o Jesualdo assumiren posturas calimeras ao mínimo sopro, então fico contente!

VermelhoNunca disse...

Condómino Saltitão, o seu clube e o do Cobarde do Auricular, não foi o autor que um DVD, ou CD, ou Dossier, sobre o tema Calimero? Ou as visitas, quer a jornais, quer a estúdios de televisão, quer à Assembleia da República, existiram unicamente para desejar uma Santa Páscoa a essa gente?

Jimmy Jump disse...

Condómino Neverland, estranho que apenas os jogadores do glorioso tenham sido castigados através de sumaríssimos nos últimos três anos.
De facto esta situação atesta aquilo que refere, todavia de maneira inversa!
Quanto ao restante que refere, dizer simplesmente que é vergonhoso o facto de os Calimeros se terem acobardado durante todo o processo apito dourado.
São uns cobardes! Hipócritas!
Dignificaram dessa forma o futebol nacional.
Devia de ter vergonha de tocar nesse assunto de ânimo leve.

VermelhoNunca disse...

Mostar valentia, condómino Saltitão, é invadir estações de televisão? É invadir redacções de jornais? É apresentar DVD caricatos na Assembleia da República? Isso é ser valente?
Isso é ser demagogo. É ser rídiculo. Para o estilo Hugo Chavez está bem que assim seja. Para o seu clube , presidido pelo senhor Vieira, também estará bem. E pelos vistos para si também...

Mestrecavungi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.