quarta-feira, setembro 03, 2008

Livro de Reclamações

1 - No último dia do mercado de transferências, eis senão quando surge do nada um personagem que promete manifestações públicas ribombantes.
Falo do multimilionário Sulaiman Al-Fahim, que refulgiu como dono do Manchester City através de um grupo de investidores privados ligado à família real dos Emirados Árabes Unidos — Abu Dhabi United Group for development and investment —, do qual é membro do conselho de administração.
Na sua primeira aparição pública, procurou adquirir os direitos desportivos de alguns dos mais sonantes futebolistas do velho continente.
Debalde, apenas conseguiu comprar Robinho.
Sem hesitações ou rebuços, emitiu um cheque de 42 milhões de euros à ordem do Real Madrid.
Depois do "furacão Abramovic", Sulaiman Al-Fahim promete suceder-lhe como o Sultão do futebol Europeu.
Não ignoro quão esfusiantes estarão os adeptos do Manchester City. Mas, também não ignoro que confundem a árvore com a floresta e que, mais tarde ou mais cedo, irão lamentar amargamente o dia em que Sulaiman Al-Fahim arribou ao City of Manchester.
Caso o sucesso não seja imediato, leia-se retorno financeiro do investimento, desaparecerá tão rapidamente quanto se revelou.

2 - O Manchester City é, apenas, mais um exemplo de uma sociedade anónima desportiva que, cotada em bolsa e na ausência dos constrangimentos legais vigentes no ordenamento jurídico português, viu um obscuro investidor (?) adquirir a maioria do capital e tomar de assalto a cadeira de Presidente do Conselho de Administração.
Rumo inelutável?
Também em Portugal?
Num cenário de profunda recessão económica, o caminho inglês parece suficientemente atractivo para se tornar irresistível.
Em Portugal, sem as imprescindíveis alterações legislativas, por mais sedutor que seja o canto da sereia dos milhões, dificilmente, poderá ser trilhado.
O direito de veto dos clubes fundadores em relação a um conjunto decisivo de matérias inviabilizará, de per si, qualquer tentação mercantilista.
E, ainda bem, digo eu!
Não só porque desvirtuaria, por completo, a natureza associativa dos nossos clubes, expurgando-os da sua razão de ser, mas também porque estou convicto que este capitalismo selvagem acabará por aniquilar o futebol.

3 - Por seu turno, Robinho demonstrou como os jogadores de futebol dos nossos dias são filhos dilectos de uma sociedade axiologicamente desprovida dos mais elementares valores e princípios.
Se no Domingo fez juras públicas de amor ao Chelsea, na segunda-feira, perante os chorudos honorários mensais oferecidos por Sulaiman Al-Fahim, lesto e ufano, afirmou a sua profunda paixão pelo City.

4 - A propósito do Benfica-Porto do último fim de semana, urge reflectir sobre a emergência de um neófito protagonista na oligarquia do futebol nacional.
Os realizadores de televisão assumem, hoje por hoje, no quadro do Regulamento Disciplinar da Liga um papel assaz relevante.
Decorre da sua discricionária voluntas a possibilidade de instauração de processos sumaríssimos.
Na verdade, para que a Comissão Disciplinar da Liga possa instaurar semelhante forma de processo, necessário se torna, desde logo, que as câmaras de televisão revelem condutas que constituam risco grave para a integridade física dos agentes e grave atentado à ética desportiva exigida dos intervenientes no jogo.
Só depois, urge demonstrar que a equipa de arbitragem não observou e avaliou a conduta.
Ou seja, ocultando ou divulgando, os realizadores de televisão determinam, em primeira instância, a actuação da Comissão Disciplinar da Liga!

5 - Afigura-se-me imprescindível para que a verdade desportiva e a integridade da competição possam prevalecer, que a Liga de Clubes assuma o encargo de filmar o conjunto dos jogos da Liga Sagres.
Só assim se cumprirá, fielmente, o princípio da igualdade que aqueles desideratos postulam de forma irrefragável.

6 - Todavia, enquanto tal não sucede, não se procure subverter a ratio própria daquele imperativo constitucional.
Violá-lo não é punir quem incorre na comissão de infracções disciplinares, ainda que inexista uma cobertura total do universo de possíveis agentes dos delitos.
Violá-lo seria não punir com fundamento na impossibilidade de conhecer o conjunto das transgressões praticadas.
Isto sim, seria intolerável.

7 - O que, verdadeiramente, o princípio da igualdade exige é que se puna de modo igual, infracções iguais.
Isto é, quando verificados os pressupostos de instauração de processos sumaríssimos que a Comissão Disciplinar da Liga actue de forma congruente em todas as situações que apresentem traços de paridade substancial.
E, isso não tem acontecido.

8 - As chamadas de Danny, Pedro Mendes ou Djállo, entre outros, devolveram identidade à selecção nacional.
Finalmente, o primado da avaliação do desempenho competitivo dos jogadores regressou à Praça da Alegria, condenando ao degredo raciocínios de comunhão filial.

9 - Li, hoje, algo que me deixou perplexo.
A SAD do FC Porto apresentou duas denúncias contra o Benfica na Comissão Disciplinar da Liga.
Confesso que não percebo.
Então quem denunciava infracções disciplinares junto dos órgãos competentes não era um execrável bufo?!

10 - Fiquei ainda mais surpreendido quando li a motivação de uma das denúncias.
Vieira encontra-se suspenso por 2 meses (terá recorrido, mas tal providência assume efeito meramente devolutivo).
Deste modo, acha-se impedido de praticar "actos de representação do clube ou sociedade desportiva sempre que tais actos tenham subjacentes matérias de natureza eminentemente relacionada com a competição desportiva e sejam praticados perante quaisquer entidades ou órgãos da hierarquia desportiva".
Não obstante, apresentou, em nome do Benfica, um pedido de desculpas ao árbitro auxiliar pelo néscio comportamento assumido sobre si por um adepto do clube.
Não consigo alcançar!
Depois de ter visto Pinto da Costa, na tribuna de honra do Estádio do Algarve, ladeando o inefável Amândio de Carvalho e Soares Franco, julguei que a SAD do Porto desconhecia a norma disciplinar que impõe aquela inibição!

11 - Preencheu-me a nobre atitude da SAD do Benfica ao confessar que Vieira apresentou, em nome do Benfica, um pedido de desculpas ao árbitro auxiliar pelo néscio comportamento assumido sobre si por um adepto do clube.
Não só pela, igualmente, nobre razão de ser do comportamento assumido, mas, essencialmente, porque não procurou iludir a questão através de rebuscadas e ínvias artimanhas jurídicas.

32 comentários:

vermelhosempre disse...

Amigo Vermelho:

Em relação ao Robinho, como qualquer outro profissional (de qualquer área) o que lhe motiva não é o amor à camisola, mas sim as condições financeiras, por isso não me espanta a sua saída para o MC.

No que diz respeito ao sumarissimo, é realmente de estranhar que o critério seja o que o amigo aqui descreve, ou seja, apenas os jogos que passam na TV, é que têm "direito a sumarissimo". Só msm em Portugal, acho eu, é que tal se verifica. Por acaso só ontem é que tive a oportunidade de ver o lance (no jogo não me apercebi de nada), e apesar de ter havido contacto, n acho que seja caso para sumarissimo.

Vermelho disse...

Amigo Sempre:
Robinho tem direito a transferir-se para onde quiser, mormente para quem lhe oferecer mais dinheiro.
Mas, que me poupe a bacocas juras de amor.
Aquele abraço.

holtreman disse...

"e apesar de ter havido contacto, n acho que seja caso para sumarissimo."

Contacto....

Tambem nao acho que se justifique qq multa sequer pela famosa invasao de Satanas. Apenas contactou o fiscal

Este Deiro nao brinca. Quando pensamos que atingiu o cumulo ridiculo, eis que logo pela manha, Deiro supera-se.

vermelhosempre disse...

Broncoman: E quando falo em contacto nem estou a comparar com as entradas do vosso caceteiro mor de nome Bruno Alves, pois aí, poderia dizer que o Luizão apenas tocou levemente no Sopacru.

VermelhoNunca disse...

Contacto? O Bicuda espeta-lhe uma cotovelada e designa-se isso por contacto? Claro que há contacto. Também existiu contacto quando aquela vedeta encarnada , de nome Binya, quase desfez o adversário, passando a partir desse momento a fazer parte dos videos de apresentação aos árbitros, como exemplo de jogada violenta. APenas um contacto, nada mais.
Pela manhã é sempre bom ouvir uma anedota...

VermelhoNunca disse...

Falando em expedientes e artimanhas juridicas, que dizer do Maior Clube de Mundo, em relação ao seu atleta, praticante de contacto com os cotovelos, Luisão, que se prepara para recorrer da agressão, de modo a que este jogue contra o Sporting de...Liedson?

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Qual expediente?
Qual artimanha jurídica?
Se o limite mínimo da moldura disciplinar abstracta é 1 jogo, o jogador não apresenta antecedentes disciplinares graves, expulsões directas foram, esta época, punidas com apenas 1 jogo, porque razão não deve o Benfica recorrer?
porque razão não é o seu proceder justo e legítimo?

p.s. essa do Liedson só se justifica mesmo pela ausência de assuntos de capa.

Vermelho disse...

Por ter sido enviado para a caixa de correio do blog e ter sido solicitada a sua publicação, aqui fica:

Assunto: 1ªs Jornadas Técnicas – "Futebol Profissional vs Não Profissional"



Ex.mos(as) Senhores(as),



A Form.and, S.A., Empresa de Formação de Agentes Desportivos, tem como objectivo principal a organização e realização de eventos de formação quer presencial quer à distância. A sua missão fulcral é realizar uma formação inicial e contínua a todos aqueles que prestam todo e qualquer tipo de colaboração nas diferentes unidades orgânicas (Empresas, Escolas ou Clubes).



Idealizando um futuro onde a realidade do futebol será cada vez mais clara e onde o fair play será o alicerce fundamental para tornar cada desafio único e cativante, a Form.and, S.A. está a organizar as 1ªs Jornadas Técnicas de Futebol.



Este evento, sob o tema "Futebol Profissional vs Não Profissional", irá realizar-se nos dias 10 e 11 de Outubro de 2008, em Rio Maior, e será dirigida a todos os agentes envolvidos no fenómeno do Futebol. Estas Jornadas terão como prelectores treinadores da 1ª e 2ª Liga e das restantes divisões, bem como o apoio institucional das diferentes organizações que rodeiam a actividade do futebol.



Neste âmbito e sendo consensual que o desporto é uma forma de entretenimento de massas, considerámos que o seu espaço cibernaútico pode ser um dos veículos privilegiados para transmitir uma mensagem de destaque deste evento.



Esperando ter conseguido despertar o interesse de V. Exa. para este desafio e levando em consideração a população que diariamente visita a sua página, por este meio solicitamos a divulgação do evento, estando na expectativa que iremos receber uma resposta positiva da vossa parte, agradecendo desde já a atenção dispensada.



Com os melhores cumprimentos,

Pela administração

Ana Sofia



E-mail: geral@formand.com
URL: www.formand.com



Tel: 213 617 070
Fax: 213 617 079

Tlm: 919 445 524



Morada: Form.and, S.A.

Bairro do Alto da Ajuda
Rua 2 n.º 246
1300-182 Lisboa


Tel: 213 617 070
Fax: 213 617 079
Tlm: 919 445 524

Bairro do Alto da Ajuda
Rua 2 n.º 246
1300-182 Lisboa

antes morto que vermelho disse...

quando se foca com alguma insistência um marreta que há 4 anos que agarra tudo o que pode, pontapeia tudo o que mexe e soca quem lhe dá na gana, os sumarissimos já são estranhos. quando o macarthy levava socos (j. castro) e impedia que o rui jorge se sentasse ás suas cavalitas, os sumarissimos eram "lógicos".
mas de que se queixamos bois? ao menos neste caso a decisão do castigo já está tomada, não vão deixar a reunião para uma 6 feira ás 18 horas para depois punirem o alvo do processo (como chagaram ao ponto de o fazer em relação ao macarthy).
Mas "no pasa nada" o dumbo-orelhudo vai dar instruções ás tv's, para deixarem de transmitir as constantes agressões que o cabeça-bicuda leva a cabo sem a bola por perto!
enfim mais do mesmo, este ano nem o céu é o limite, vão-se exceder dia após dia!

Mestrecavungi disse...

Bom espero que a liga não volte atrás e permita que nos apresentemos em campo com a dupla, Luiz/Sidnei.
Não se deve recorrer.
2 jogos até é pouco!
E talvez assim Queque perceba que a central devem jogar centrais e não medios defensivos!

antes morto que vermelho disse...

"Preencheu-me a nobre atitude da SAD do Benfica ao confessar que Vieira apresentou, em nome do Benfica, um pedido de desculpas ao árbitro auxiliar pelo néscio comportamento assumido sobre si por um adepto do clube." bonito! aqui está um exemplo de uma das muitas formas de engolir!

antes morto que vermelho disse...

madeiro no seu melhor: "e apesar de ter havido contacto, n acho que seja caso para sumarissimo" era o mesmo que quando o curralense foi ganhar ás antas, em relação ao bruno alves.
ou quando o tyson arrancou a orelha do evander, arrotar a mesma coisa!

entre o fanatismo doente (bermelho e madeiro), até á estupidez latente (jimmy e doninha viada) passando pela barbaridade descontrolada (xungo), não há limites para estes curraleiros!

nunca: não há sessão de autógrafos no jardim zoológico dada pelo cabeça-bicuda e o bynia, e transmitida pela tv que não resolvam o problema do recurso!

VermelhoNunca disse...

Expulsões directas foram punidas com 1 jogo de suspensão, portanto o jogador especialista em contacto com os cotovelos , que agride violentamente o romeno do FCP, merece também a mesma punição.
Uma expulsão no campo de jogo, por entradas mais ou menos duras-1 jogo de castigo; um processo sumarissimo para analisar uma agressão do Bicudo, 1 jogo também.
Como diria um actor português..."compreendi-te..."

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Não distorças o que escrevi.
Limitei-me a enunciar um conjunto de aspectos que permitem sustentar o recurso.
Se virão a ter vencimento, logo veremos.

VermelhoNunca disse...

Não, amigo Vemmelho, limitei-me também a iamginar qual o tipo de recurso apresentado pelo Benfica.
Expulsão até agora, está época-1 jogo; Bicudão foi expulso, 1 jogo.
Digo-lhe mesmo que prefiro que o Bicuda jogue contra o Sporting, portanto neste caso estou com o departamento juridico do Benfica.

VermelhoNunca disse...

Cá está o tal fecho acidental de porta...
"Tiago não está nas boas graças da Juventus. Não tem jogado, tem sido oferecido a este mundo e ao outro e, para cúmulo, não foi convocado para a Liga dos Campeões.

Pois bem, agora o médio português exerceu uma vingança insólita sobre o presidente da Juve, Giovanni Gigli: trancou-o no balneário.

O acto era tão absurdo que não passou de um rumor durante algum tempo. Só que agora o próprio Gigli veio confirmar o acto à televisão Sky Italia: “A história de eu ter sido trancado no balneário por Tiago é verdadeira. De qualquer forma, Alessandro del Piero respondeu ao barulho e ofereceu-se para arrombar a porta.”

As declarações de Gigli deitam por terra a tese inicialmente avançada de que o presidente teria sido trancado no balneário por acidente.” Agora, a porta está aberta... para Tiago"

VermelhoNunca disse...

Quem também parece ter a porta aberta é aquele trio infernal dos lampiões, o homem dos 90 milhões de euros de cláusula, Torras, mais a vedeta Kukula, comprado a preço de saldo o ano passado, e ainda essa figurinha de BD, Zoro, todos eles de fora da lista europeia do Benfioa, lista da Taça UEFA, convém frisar!!

Delane Vieira disse...

Snr. Vermelho:
Proponho que os processos sumaríssimos se passem a chamar "Gloriosos sumaríssimos", pois apenas são aplicados a jogadores do Benfica.
Os flying elbows de Eduardo Regufe e António Leonel passam sempre impunes.

antes morto que vermelho disse...

nunca: mas torras não tinha mercado em Inglaterra? e makakula não ia ser vendido ao hull? e o mascarilha não era um "internacional pelo seu país e anunciado como um novo baresi"? e depois é só o fcp que contrata a granel...

agora andam todos revoltados, por o fcp ter denunciado mais uma visita do dumbo-orelhudo (suspenso pela liga) á cabine do árbitro, dizem eles, a desculpar-se pelo barbas-cornudo? onde é que já se viu um dirigente suspenso a "trabalhar" normalmente?
era a mesma coisa que a equipa do benfica (suspensa por doping), participar na volta a espanha (atrás do "carro vassora").

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Apesar de estar neste momento, a tentar, sem grandes dificuldades diga-se, a "pega-la de caras", na bonita cidade da Horta, li que Moutinho quer uma indemenização do SCP pela falhada fuga para o Everton.
É verdade?
É pasquinice?
Ou vai perder a bracadeira?

antes morto que vermelho disse...

já chegou o cheira-mal da doninha dassss! porque é que este marreta não morre?
o xungo não é esta donhinha viada? com estas barbaridades e com esta mania que tem piada, que é engraçadinho...

antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
antes morto que vermelho disse...

xungo: há aí gajas do benfica, a fazerem de "tudo", para virem para o continente?

antes morto que vermelho disse...

"restruturação financeira do Sporting ainda não foi assinada - falta rever o ponto chumbado na Assembleia Geral, em Maio-, mas ajudou o presidente Filipe Soares Franco a cumprir a promessa de segurar as "jóias" leoninas Miguel Veloso e João Moutinho. Se assim não fosse, a SAD leonina estava obrigada a pagar 5, 5 milhões de euros aos bancos parceiros do projecto (BES e BCP), pela venda de passes de jogadores como acontecia no Project finance de Dias da Cunha"

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, essa é uma questão interna do clube. Já debati aqui esse tema. O Sporting tem um contrato com Moutinho com algumas nuances. Proposta oficial, por escrito, de um clube, com valores compreendidos entre 15 milhões e até 25 milhões, verba que obriga a vender, fa com que o Sporting pague a Moutinho 10% da diferença entre os 15 e a proposta efectuada.
Exemplo. proposta de 20 milhões. diferença de 5 em relação aos 15 . Valor para Moutinho, 500 mil euros, pagos de uma vez ou em 10 parcelas mensais.

Zex disse...

Sr. Nunca,
Mas a questão não podia ter alguma coisa a ver com a data em que a proposta aparecesse ?
Esta última proposta de que se falou, que o Sporting recusou, foi formal e escrita ?
Se foi, o rapaz tem direito a receber.
Mas a Sad parece que tem outra interpretação...

vermelhosempre disse...

AMV: Por vezes tenho duvidas em relação à sua pessoa.. Não consigo perceber se é msm ou se faz passar-se por tal.

antes morto que vermelho disse...

madeiro, eu não tenho dúvidas em relação á sua alarvidade intlectual...o holt avisou e o amigo concretizou!

VermelhoNunca disse...

Sr Zex, não sei se a proposta foi escrita ou não. Uma das questões que não me agrada prende-se com o facto do empresário do jogador ser o mesmo do Everton, o que pode sempre indiciar algo suspeito.

antes morto que vermelho disse...

sugiro o visionamento destes dois videos em:
http://portistasdebancada.blogspot.com/

VermelhoNunca disse...

Macaco, as cotoveladas do Cardozo já são por demais conhecidas. Eu diria que ele apenas tem a tendência a entrar em contacto...com os cotovelos, apenas isso.

Mestrecavungi disse...

Macaco,
O idota do Delane não sou eu.
Pelo amor de Deus!!!!!
Trouxa há só um!
Quanto ás gajas, ainda não saí da piscina, onde não há quem queira ir para o continente!