quinta-feira, dezembro 03, 2009

Artigo de Opinião de Luís Avelãs

Com uma vitória na longínqua e gélida Bielorrússia, o Benfica assegurou, a tempo e horas, a qualificação para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Tão ou mais importante, as águias aproveitaram o duelo europeu para recuperar o ânimo que, nos últimos tempos, tinha diminuído com o súbito aparecimento de uma até então improvável - face às goleadas no arranque da época - sequência de resultados (e prestações) menos felizes.

Depois de uma primeira parte que pouco ou nada diferiu das exibições anteriores, os pupilos de Jorge Jesus lá resolveram jogar mais a sério e mesmo sem o brilhantismo de outras jornadas fizeram o suficiente para merecer o triunfo. Dessa forma, e mesmo antes da recepção final ao AEK, a qualificação (e o primeiro lugar da série) está confirmada. E sendo cabeça-de-série no próximo sorteio, o Benfica pode, pelo menos teoricamente, emparelhar com um opositor mais acessível.

Mas, enquanto não sabem com quem discutirão a passagem aos "oitavos", os encarnados vão ter um "jogo-treino" a fechar as contas do Grupo I. A escassos dias do duro embate com o FC Porto, Jesus pode (e vai) aproveitar a partida com os gregos para "rodar" os habituais suplentes, deixando a descansar as pedras essenciais. Uma oportunidade soberana, talvez, para Shaffer (misteriosamente "desaparecido" quando a equipa vai inventando soluções para o posto de lateral esquerdo) ou Nuno Gomes convencerem o treinador a conferir-lhes um papel mais activo no conjunto.

A vitória diante do simpático Borisov permitiu também ver a equipa encarnada voltar a festejar golos. Sim, no plural. É que a "máquina ofensiva" que encantara a Europa nas primeiras semanas da temporada parecia estar "encravada", conforme se comprova pelo facto de, até Minsk, as águias somente terem somado um tento nos três últimos compromissos. Por causa disso, a vitória com a Naval foi arrancada a ferros, a Taça de Portugal passou de objectivo a competição perdida e o dérbi com o Sporting deixou outro Sporting, o de Braga, isolado no comando da Liga.

Sem comentários: