segunda-feira, janeiro 16, 2006

Análise da Jornada

O facto mais relevante da jornada ancorou-se na derrota do FCP na Reboleira.
Com uma primeira parte de sonho, o Estrela desbaratou o FCP e alcançou uma vantagem de dois golos que, com maior ou menor facilidade, logrou conservar até final - a vantagem, pois o FCP ainda marcou um golito.
Manu, Semedo e Rui Borges com a sua velocidade colocaram a nu as fragilidades da defesa portista - problemas posicionais e dura de rins. Depois Baía fez o resto... com um frango que se fosse do Ricardo dava parangonas jornalísticas... um tem o outro não (boa imprensa).
Adriaanse, ao intervalo, quis dar um puxão de orelhas á equipa, procedendo a 3 substituições. Penso que começou aí a perder definitavamente o jogo.
É certo que mexeu com a equipa e com o jogo, mas, desde logo, manietou-se, ficando a ver a equipa a perder-se fisicamente e incapaz de imprimir outra dinamica. Concomitantemente, o efeito surpresa foi-se desvanecendo, o Estrela foi-se encaixando e o FCP foi-se acomodando, não mais criando ocasiões de perigo.
Sem Quaresma, o FCP vulgarizou-se e com excepção do lance que originou o golo de Lucho, nada mais fez do que despejar bolas para a área do Estrela.
Parece-me que aquele que seria o terceiro golo do Estrela da autoria de Semedo, foi mal anulado, sendo curioso que o árbitro auxiliar só assinala o fora-de-jogo muito depois da bola ter sido endossada para Semedo.
De igual forma, ficou um penalty por assinalar a favor do Estrela, na segunda parte, por falta sobre Coutinho de Ricardo Costa.
Uma última nota para Manu - quem tem sob contrato um jogador com a sua capacidade explosiva sobre os flancos, não pode contratar Marco Ferreira - é um crime de lesa futebol.
O SLB venceu a AAC, num jogo em que, uma vez mais, sem fazer uma exibição de encher o olho, manteve as suas redes invioláveis, controlou sempre o jogo e marcou por tres vezes.
A AAC apresentou-se muito encolhida, numa táctica tão ao gosto de Vingada - tudo lá atrás fechadinho e fé e esperança num contra-ataque milagroso.
É urgente contratar um médio organizador, um extremo esquerdo e um central de qualidade - Hugo Alcantara realizou mais uma exibição confrangedora, que culminou com o falhanço no segundo golo do SLB, no qual foi, infantilmente, ultrapassado por Luisão.
Quanto aos lances polémicos, parece-me que o penalty de Brum tem tanto de estúpido como de evidente, o lance que envolve Luisao é de bola na mão, atenta a distancia e a violencia com que o remate foi efectuado e, por fim, no lance do segundo golo do SLB ninguém pode afirmar ter a bola ultrapassado ou não a linha de fundo.
O SCP venceu facilmente um Belenenses pouco mais do que inofensivo.
Merce de um erro crasso de Marco Aurélio, o SCP marcou o golo que valeu 3 pontos, tendo controlado integralmente a partida.
Não obstante, um acto irreflectido, mais um, de Sá Pinto, poderia ter deitado tudo a perder, não fosse o disparate de Ruben Amorim.
Nota final para o Nacional/Paços de Ferreira, onde, pelo resumo, houve uma arbitragem pejada de erros, a roçar o anedótico.

1 comentário:

Unknown disse...

Mais uma brilhante análise da jornada pelo amigo vermelho.
Não obstante, creio que não se conseguiu despir da sua veia clubistica quando procedeu à análise do slb-Académica.
Não tendo visto o jogo todo, vi a reacção da académica ao golo madrugador que sofreu. E vi uma Académica a encostar o benfica às cordas, vi um "chapéu" ao Moreto que só não entrou na baliza porque aquele, mercê da sua altura, o conseguiu evitar com um magnifíco golpe de rins, e vi o Filipe Teixeira a entrar na grande área do benfica ludibriando três defesas e, em frente ao Moreto, a rematar a bola contra o pé deste, que a defendeu já caído no chão.
E depois vi o penalti do Luisão, que o árbitro, contrariando o critério seguido na análise do penalti marcado na 1ª parte, entendeu ser bola na mão.
E vi outras decisões da equipa de arbitragem a prejudicarem flagrantemente a Briosa, de tal forma que o Nelo Vingada, que nem é dado a estas coisas, ficou virado do avesso.
E assim vai andando o benfica, como o ano passado, com um penalti aqui, um fora de jogo ali, um livre acolá...
Aguardo com alguma curiosidade o que otros Ilustres Benfiquistas e refiro-me à Vermelhona - dirão sobre o jogo.