terça-feira, julho 10, 2007

Artigo de Opinião de Miguel Sousa Tavares

Agora, que estamos naquela época do ano em que desaguam no Porto levas de novos jogadores de futebol destinados ao FCP— quase todos estrangeiros, sul-americanos e imberbes — deixo-lhes aqui alguns conselhos de comportamento que, se eu mandasse, lhes faria entregar no aeroporto:

— Livre-se de chegar ao FCP a pensar ou a dizer que já está a almejar mais altos voos (como ainda ontem vi o Leandro Lima — que nem sequer ainda chegou — a afirmar). Primeiro, porque os Chelsea, Manchester United e Barcelona não compram todos os jogadores bons do planeta, mas apenas um número restrito dos verdadeiramente excepcionais. Segundo, porque, ao chegar ao FCP, você já está num grande da Europa. É verdade que há, pelo menos, uma dúzia de clubes maiores na Europa a nível financeiro, mas não há sequer uma dúzia que lhe dê as condições e o prestígio que o FCP lhe pode dar.

— O FCP foi 19 vezes campeão de Portugal, duas vezes campeão da Europa e duas vezes campeão do Mundo. Você ainda não foi nada. É uma honra para si vestir esta camisola e estar ao serviço deste clube. Comece pois, por ser humilde, se quiser vir a ser verdadeiramente grande.

— O FCP tem mais de cem anos de história: ainda o seu avô não tinha nascido e já as cores azul e branca (homenagem à antiga e lindíssima bandeira nacional) jogavam futebol. Visite a sala de troféus, fale com os funcionários mais antigos, com velhas glórias do clube, com adeptos de várias gerações. Aprenda a história do clube para aprender a respeitá-lo.

— Como todos os clubes, também o FCP nasceu e vive graças à dedicação dos seus sócios e adeptos. Nunca confunda quem lhe assina os cheques com quem lhe paga: o seu patrão é o FC Porto e o FC Porto é dos seus sócios. É a eles, antes de mais, que você deve respeito e dedicação — a mesma que eles dão ao clube.

— Desde que foi inaugurado, o Estádio do Dragão tem a mais elevada média de assistências em Portugal. No último campeonato, a média foi de 40.000 espectadores por jogo. Não há muitos clubes no Mundo que se possam gabar disto, não há nenhum em toda a América do Sul. Isso dá-lhe bem a noção do amor ao futebol e da dedicação ao clube dos seus adeptos. E deve dar-lhe também a noção da sua responsabilidade em campo. Nunca esqueça, por exemplo, que o público que paga bilhete e se desloca ao estádio, fá-lo para assistir e vibrar com 90 minutos de futebol, e não apenas com 30, 50 ou 70: se estamos a ganhar por dois ou três a zero, isso não o dispensa nem à equipa de continuar a jogar o melhor que sabe pelo prazer do público.

— Você vai poder jogar no mais bonito estádio do Mundo, vai poder treinar num centro de treinos moderno e impecável onde nada falta, vai estagiar em hotéis de luxo, viajar em autocarro de luxo e 1.º classe de aviões fretados, vai ter técnicos, médicos, enfermeiros, pessoal de apoio ao seu serviço 24 horas por dia: nada o dispensa de não dar o máximo sempre. Devem ser raríssimas as actividades e empresas em todo o Mundo em que alguém disponha das mesmas condições de trabalho que o FCP lhe proporciona. Faça por merecer o privilégio.

— Você faz aquilo de que mais gosta e tem a sorte de poder fazer, profissionalmente, o que milhões de miúdos em todo o Mundo pagariam para poder fazer. Você é principescamente pago para jogar futebol ao serviço de um clube. Não tem desculpas para não encharcar essa camisola, nos treinos e nos jogos.

— Jamais venha com a desculpa de que está cansado porque jogou ao fim-de-semana para o campeonato e a meio da semana para a Liga dos Campeões. Esse é o sonho de qualquer jogador e, se você é bom profissional, tem obrigação de estar preparado para isso e muito mais. Mesmo que oiça essa desculpa ao próprio treinador, não alinhe nela. Os grandes jogadores das grandes equipas sabem que o contrato é claro: são anos de glória e de fortuna, em troca de sacrifícios e trabalho árduo. Para descansar, pode esperar pelos 30 anos. E, se não gosta, pode sempre escolher: há outras profissões de menor desgaste físico, em que se pode fazer noitadas, fumar e beber. Mas têm horários de trabalho de 40 ou mais horas, recebe-se cinquenta ou cem vezes menos e não há multidões a aplaudir o nosso trabalho.

— Hoje, você tem 20 anos e é milionário. Mas a vida não vai ser sempre assim. Se for inteligente, você saberá tirar partido dos seus tempos livres, em lugar de se dedicar ociosamente às três coisas que hoje parecem ocupar em exclusivo a cabeça da maioria dos jogadores de futebol: automóveis de luxo, penteados e tatuagens.

— Em vez disso, procure crescer, aprender, cultivar-se, interessar-se pelas coisas. Além do mais, quanto mais mundo e conhecimentos você adquirir, mais inteligente ficará e hoje o futebol que se joga depende muito da inteligência que os jogadores são capazes de integrar no seu jogo.

— Comece, por exemplo, por se interessar e aprender coisas sobre a cidade do Porto, onde terá de viver nos próximos anos. Descubra a história da cidade que deu nome a Portugal, descubra a sua arte, os seus costumes, os seus restaurantes, os seus monumentos, a história do vinho do Porto, a cultura da sua gente. E o mesmo em relação ao seu novo país de acolhimento. Deixe de lado o estereótipo do jogador que diz que é muito caseiro e que só faz vida treino-casa-estágio. Você tem metade dos dias livres: aproveite-os para fazer qualquer coisa de útil.

— Se realmente quer chegar ao topo, deixe as tardes de volta da Playstation, como se fosse um miúdo de doze anos, e ponha-se a aprender línguas, por exemplo: inglês, espanhol, italiano (e português, claro) vão-lhe dar muito jeito para o futuro, dentro ou fora do futebol.

— Contribua para afastar de vez aquela imagem do jogador de futebol que só sabe falar com os pés. Aprenda a exprimir-se como uma pessoa normal, aprenda a falar com a imprensa e, mesmo quando as perguntas são sempre iguais e desinteressantes, como tantas vezes são, procure dar respostas que tenham algum conteúdo e algum interesse para os adeptos. Se só sabe responder por lugares-comuns e banalidades, mais vale então ficar calado: poupa a sua imagem.

— Quando entrar em campo, pense que faz parte de uma equipa e que está ali para dar a vitória ao seu clube. Lá em cima, na bancada, nós não queremos saber se o seu carro custou 123.000 euros, como um dos três carros do Cristiano Ronaldo; não queremos saber se o seu penteado é ainda mais interessante que o do Miguel Veloso, as suas tatuagens mais sexys que as do Beckham e o seu look ainda mais in(?) que o do Abel Xavier. Nem queremos saber se você, como dizia o Valdano, é capaz de fintar três jogadores dentro de uma cabina telefónica — se depois não dá com a saída. Quando estiver em jogo, deixe de se preocupar consigo próprio: use a inteligência a par do talento, levante a cabeça, olhe para o jogo e faça o que for melhor para a equipa, em cada momento.

Se fizer tudo isto, seja bem-vindo ao FC Porto!

41 comentários:

Antes morto que vermelho disse...

excelente artigo!
Estes "credos", só são possíveis num grande clube como o FCP!

Viva o FCP!!!

JC disse...

Interessante artigo do MST, que bem podia ter o título "Cartilha do Jogador de Futebol do Séc. XXI".
Daqueles que justificam o meu gosto pela leitura do que MST escreve.

Noutro registo, continuo sem saber se, na realdiade, o Boavista detém ainda ou não 50% do valor do passe de Ricardo.
A imprensa fala que o SCP vai receber 3 milhões de euros pela sua venda e não faz qualquer alusão ao Boavista.
Continuo, pois, a aguardar a confirmação dessa informação.

A ser Sturovic o guarda-redes escolhido para substituir Ricardo, penso que o SCP fez uma boa escolha.
Trata-se de um GR que aprecio, cujas qualidades pudemos apreciar no jogo que fez na pela Servia contra Portugal.
Em termos estritamente técnicos, o SCP poderá não sentir grande perda na troca, com a vantagem de adquirir um jogador jovem e de futuro.
Não conseguirá, contudo, compensar a perda em termos desportivos em sentido lato, pois que a influência do Ricardo no balneário e na equipa era por demais conhecida - tanto que ia ser o capitão este ano.
Perda essa que mais se acentua com as saídas de Caneira, Custódio, Tello e Carlos Martins, tudo jogadores com muitos anos de casa e muito influentes.
A perda do Ricardo só será compensada, na minha opinião, e como aqui disse ontem, se o SCP apostar agora tudo na continuidade do Caneira.

JC disse...

Segundo o jornal o Jogo, o Boavista tem "apenas" 20% do passe do Ricardo.

JC disse...

Vladimir Stojkovic e não Sturovic.
Nunca mais aprendo a falar sérvio.
Chiça!

VermelhoNunca disse...

Parece que efectivamente a percentagem do Boavista é menor do que aqui falámos ontem.
Venha o sérvio!

vermelho disse...

amigo JC:
a informação de que disponho vai no sentido dos 50%.
Seja como fôr, continuo a afirmar que vender o titular da selecção nacional e capitão da equipa por 3 milhões de Euros se trata de uma opção de gestão duvidosa, para não dizer inadequada.
3 milhões de Euros, independentemente do jogador terminar contrato no final da época, é um valor insuficiente atento o seu currículo.
Por outro lado, Vladimir "sem dentes" Stojkovic custará 2 milhões de Euros.
Ricardo vence 750 mil/ano.
Irá ganhar 1,5 milhões.
Acredito que Ricardo por 1,2 milhões ano renovasse.
Ou seja, por mais 500 mil Euros/ano.
O Sporting irá gastar 4 vezes mais na aquisição de um novo guarda-redes.
A não ser que a opção tenha sido puramente desportiva, caso em que não conhecendo o valor do Sérvio não me posso pronunciar.
Apenas reafirmo o que, ontem, disse: Moutinho, na frescura dos seus 20 anos, será o capitão do Sporting.
Faltam referências.
Aumentam os estrangeiros, pois que saíram 6 portugueses - Ricardo, Caneira, Custódio, João Alves, Carlos Martins, Nani - e não entrou, para já, nenhum, antes pelo contrário, chegaram 5 estrangeiros Vladimir "sem dentes" Stojkovic, Gladsotne, Izmailov, Vukcevic e Purovic

Antes morto que vermelho disse...

nunca: se a percentagem do boavista é menor, então o negócio ricardo, é ainda melhor.
Porque não a aposta no Tiago?

VermelhoNunca disse...

O Sporting irá gastar 4 vezes mais na aquisição de um guarda-redes?
Você é um artista dos números, quase parecendo um político.

Antes morto que vermelho disse...

o meu novo avatar, um sniper, vai no sentido de homenagear o zex, que hoje faz anos.

VermelhoNunca disse...

Tiago é mau, Macaco.

VermelhoNunca disse...

E O Benfica, quando gastará por este jovem? Dez milhões, se somarmos as indemnizações a Moretto, a Moreira e por aí adiante...
"Cássio mais perto do Benfica

O Benfica retomou as negociações com o Grémio de Porto Alegre para a contratação do guarda-redes Cássio, que se encontra a disputar o Mundial de Sub-20 no Canadá - em que também participam David Luiz, defesa dos encarnados, e Leandro Lima, reforço do FC Porto - e O JOGO sabe que o negócio terá ficado praticamente fechado nas últimas horas.

O Benfica deve pagar dois milhões de euros pela totalidade do passe, e o guarda-redes assinará contrato por cinco épocas.

Depois de Fernando Santos ter afirmado nos últimos dias que o único guarda-redes intocável no plantel actual é Moreira, dever-se-ão seguir diligências do Benfica para a colocação de um dos outros dois: Quim e Moretto, este o candidato mais forte à saída. "

Antes morto que vermelho disse...

"Faltam referências", esse bluff das referências, dos jogadores com mística, dos líderes de bálneário, já não passa de um bluff para vender jornais.
Quando o simulão e o "Cabeça Bicuda", ou até o nulo, são as referências da lampionagem, está tudo dito.
O que é que estes marretas têem a ver com a "mística benfiquista"? além de serem dos mais bem pagos?

Antes morto que vermelho disse...

nunca: se o tiago é mau, porque deixaram sair o nelson? ou o nelson também era mau?

VermelhoNunca disse...

Para mim, Macaco, ambos eram banais. E deixámos sair o Nelson pq ganhava mais de 50.000 euros/mês.
Ter 3 guarda-redes a mamarem 75.000-Ricardo, mais de 50.000- Nelson e Tiago ( que não sei quanto ganhava, mas não seria pouco) está bom é para o Benfica.

vermelho disse...

aqui fica uma notícia publicada pelo calciomercato que desmente outras da imprensa portuguesa dando conta da aquisição de Mariano Gonzalez pelo Porto:
"La stampa portoghese preannuncia l'ingaggio da parte del Porto di Mariano Gonzalez, 26enne centrocampista argentino del Palermo nell'ultima stagione in forza all'Inter. La formula sarebbe quella del prestito con diritto di riscatto fissato a 2 milioni di euro.

Lo stesso Mariano Gonzalez ha dichiarato al Giornale di Sicilia: "Devo parlare con il Palermo. Oggi sarò in Italia e con il mio procuratore Hidalgo cercherò di capire quale sarà il mio futuro. L’unica cosa certa è che ho un contratto con il Palermo. Mi sarebbe piaciuto restare all’Inter e ci sono rimasto male della mancata conferma perché Mancini mi aveva detto che intendeva puntare ancora su di me. So che il Porto mi ha cercato ma io preferirei restare in Italia, magari al Palermo, ma non so se la società mi vuole ancora"."

vermelho disse...

amigo nunca:
é uma questão de fazer as contas!
se preferes fechar os olhos à realidade, tudo bem!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, você faz as contas à sua maneira.
1º-Ricardo não ganhava 750.000 euros/ ano no Sporting. Ganhava 75.000/mês.
2º- Ricardo será vendido por 3 milhões de euros. Deduza 20% para o Boavista (segundo o Jogo). Ou seja, deduza 600.000 Euros.
3º- O sérvio custará 2 milhões, segundo as suas informações. Resta saber quanto ganhará mensalmente. Tenho a certeza que será menos que Ricardo.
4º- A partir de Janeiro Ricardo era livre e o Sporting teria que investir à mesmo no guarda-redes.
É tudo uma questão da leitura que quer fazer.

vermelho disse...

amigo nunca:
o que escrevi passava pela renovação do Ricardo.
O Sporting irá gastar 2 milhões no Sérvio.
Pergunto:
Se o Sporting oferecesse a Ricardo um aumento de 500 mil euros/ano em relação ao seu vencimento actual, pensas que o jogador rejeitaria?
Eu tenho a certeza que não!
Ricardo irá auferir para o Bétis 1,5 milhões de Euros/ano.
Com o aumento de 500 mil Euros e partindo do princípio que vence os tais 75 mil Euros em 12 meses, iria auferir 1,4 milhões/ano.
Achas que por 100 mil Euros, o Ricardo abdicava de disputar a Champions e de estar no seu País?
O que me parece é que não houve verdadeira vontade de renovar!
Surgiu a proposta e o raciocínio foi simples:
Ganhamos dinheiro por via da transferência, ganhamos dinheiro por via da diminuição dos custos salariais com o plantel e não perdemos qualidade desportiva!

VermelhoNunca disse...

Talvez assim seja amigo Vermelho.
Certo é que Ricardo tem 31 anos, a renovar seria até ao final da carreira.
Penso que apostar no internacional sérvio, de 23 anos, não é mau negócio.

"Stojkovic apresentado às 13 horas
O guarda-redes sérvio Vladimir Stojkovic, o eleito pelos «leões» para substituir Ricardo, vai ser apresentado às 13 horas, em Alvalade.



AP
O internacional sérvio de 23 anos, que pertencia aos quadros do Nantes, deverá assinar contrato válido por cinco épocas, num negócio avaliado em cerca de dois milhões de euros.

Stojkovic foi o escolhido para defender a baliza leonina nas próximas épocas, sucedendo ao internacional português Ricardo, de saída para o Bétis."

JC disse...

Amigos:
Creio que no SCP pesou o interesse desportivo na venda do Ricardo.
Concordo com o Amigo Vermelho quando diz que se lhe pagassem mais 500 mil euros por ano, Ricardo provavelmente renovaria.
Mas seria, dessa forma, mais um jogador a ultrapassar o tecto salarial, que o SCP tanto quer preservar.
E nãos eriam apenas mais 500 mil euros, pois que o contrato seria extendido por mais 4 anos. Seriam mais 2 milhões de euros, só pelo aumento de ordenado, mais 75 mil x 12meses x 4 anos.
Assim, terá ponderado o seguinte: Interessa um GR com 31 anos por mais 4 anos a ganhar balúrdios ou um GR novo a ganhar muito menos, de idêntica qualidade?
Penso que, em face disso, se optou por deixar sair o Ricardo.
Quanto ao valor da sua venda, ficando ele livre em Janeiro, era impossível exigir mais ao Sevilha.
Assim, ou saía agora por esse valor, ou saia em Janeiro de borla, ou ficava a ganhar tanto como o Liedson por mais 4 anos.

Como já disse, fico desgostoso que o Ricardo tenha saído e penso que o balneário do SCP e a liderança do grupo ficaram enfraquecidos com a saída deste e de Caneira, Custódio, Carlos Martins e Tello.
A forma de minorar esta saída seria a contratação do Caneira.

Em termos gerais, penso que o SCP, com as saídas e entradas do defeso, perdeu em maturidade e união de grupo.
Ganhou, creio - ou, pelo menos, não perdeu - em capacidade técnica dos jogadores mas parte atrasado, em termos de equipa, para as competições que se avizinham.

Antes morto que vermelho disse...

Um arroto de um drogado que ainda por cima é amigo do maior assassino do futebol português (flávio m.):
«Não vou regressar com raiva» (Nuno Assis)

JC disse...

Em termos de números, acho que poderemos fazer estas contas:
O SCP arrecada 2.4 milhões de euros com a venda do Ricardo.
Deixa de lhe pagar 900 mil euros de salários por ano (75 x 12).
Como o contrato dele com o Sevilha é de 4 anos, não aceitaria renovar por menos anos com o SCP.
Assim, 900 x 4 anos são 3.6 milhões de euros em salários que o SCP poupa.
A isto acrescem os tais 500 mil euros que o Amigo vermelho adianta como o valor anual que o SCP teria de lhe pagar para ele renovar, ou seja, mais 2 milhões de euros.
Logo, e somando tudo, temos que o SCP "arrecada" 2.4 + 3.6 + 2.0 = 8 milhões de euros.
Quanto a gastos, pagou, ao que parece, 2.0 milhões de euros pelo novo GR, que, creio, não ganhará mais de 50 mil euros mensais, ou seja, 570 mil euros por ano.
Logo, serão 570 x 4 = 2,280 milhões de euros pelos 4 anos.
Isto é, este GR vai ficar em 4,280 milhões de euros.
O SCP fica, assim com um saldo positivo de 3,720 milhões de euros com esta operação, fica com um GR novo e de idêntica qualidade, ao que dizem e ao que me parece do que já vi.

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Concordo em absoluto contigo.
Nélson é mau.Tiago é mau.
Ricardo Labreca foi bem vendido, mesmo pagando 20% ao Boavista, pois em 2008 iria de borla.
Tenho pena é do Bétis!Pensam que compraram o guarda redes da selecção....
Vamos ver o que vale Stoijkovic.
No jogo com Portugal fez uma bela exibição.

cavungi disse...

Excelente artigo, mais um, do MST.
Esta cartilha serve para o FCP, mas também, e muito, para o SCP e o SLB.

cavungi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cavungi disse...

Amigo Vermelho,

Estava com curiosidade para ler o artigo desta semana do MST.
Iria ele descer ao nivel e de nivel e dar troco á SAD lagarta?
E todos sabemos como são importantes os trocos para essa malta, desde é claro, que não se pague impostos...
Pois bem MST nem uma linha escreveu sobre a matéria.Nada.Zero.
O colunista não deu troco á SAD do SCP porque isso seria um pouco ridiculo.
Ridicula foi, como se vê, a atitude de um tal Salema Garçon que ao reclamar dos artigos de um qualquer colunista fez o que na giria popular se cosyuma chamar de "Limpar o cú antes de cagar".
Grande MST.

JC disse...

Se o SCP se viu perante a necessidade de vender Ricardo para não suportar um substancial aumento de custos com o seu ordenado, que dizer do Benfica que pretende despachar o nº 2 da Selecção nacional, que defende as cores encarnadas há já vários anos e é um dos jogadores mais antigos do plantel?
O SCP viu-se forçado a vender o Ricardo, mas o Benfica parece fazê-lo de livre e espontânea vontade.

cavungi disse...

Amigo Jus,
dEsde que bem vendidos, tanto Ricardo como Quim não serão grandes perdas desportivas.

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:
Estou a ter uma sensação estranha de "dejá vu". Agora vais repetir todos os teus posts, dias seguidos? Ninguém está interessado nisso. Começo a dar razão ao Primata!

Antes morto que vermelho disse...

cavu: o "plesidente" da barbaridade! esta cartilha serve ao scp e ao slb???!!!!dassss!!!
é preciso ser mesmo um marretão!!

o "politicamente correcto" cavú... sempre na crista da barbaridade!

Antes morto que vermelho disse...

cavu: a autoridade suprema do "Copy-Paste"!

JC disse...

Amigo Cavu:
Na minha opinião, Ricardo não foi bem vendido.
Acho que sucedeu com Ricardo o mesmo que com Tello, embora nesta matéria Ricardo tenha tido um comportamento mais digno e leal.
Ou seja, o SCP não foi lesto a renovar-lhes os contratos e viu-os sairem a custo zero ou por tuta e meia.
Não percebo é este interesse do Benfica em despachar o Quim.

Antes morto que vermelho disse...

o avatar do cavu é super-abichanado, ou não é? tenta transmitir a ideia de ser "queriduchu" mas não passa de uma grande manifestação de viadagem...

Antes morto que vermelho disse...

jc: não podemos esquecer que o quim também pertence ao lote dos jogadores drogados... deve ser uma questão de limpeza do balneário, a seguir despacham o nuno a.

VermelhoNunca disse...

Concordo amigo Mínimo. O deja-vu de Cuvuvu enjoa. Quem mais nada tem para dizer, além das habituais calinadas, repete-se.

cavungi disse...

Pensei que não tinham achado piada.

Antes morto que vermelho disse...

os "bombeiros" estão sempre na lampionagem...

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:
O Primata tem razão, O teu avatar é muito "abichanado". Além disso, parece-me estranho um "Diabo Vermelho" que está a mijar o símbolo leonino, apresentar-se de t'shirt verde alface e calções azuis. Em suma, não faz qualquer sentido.

VermelhoNunca disse...

Palavras sábias de Manuel José:
"Trocar o Sporting pelo Bétis de Sevilha é uma regressão. Na minha opinião, a decisão só se justifica se o salário for muito melhor», começou por referir Manuel José na Antena 1, lembrando as ambições limitadas do clube andaluz: «Esta opção não vai acrescentar nada à carreira do Ricardo, antes pelo contrário. O Bétis é um clube pequeno em Espanha, fica habitualmente na segunda metade da tabela».

VermelhoNunca disse...

Fez bem a saída de Tello do Sporting, ao que parece:
"Tello e Contreras suspensos pela Federação chilena por 20 jogos
Rodrigo Tello e Pablo Contreras, que já representaram o Sporting, foram suspensos por 20 jogos pela Federação chilena devido a uma aventura nocturna durante a Copa América, juntamente com outros quatro colegas. Além de ficarem impedidos de representar o Chile nos próximos 20 encontros da selecção, os jogadores ficam sem receber o prémio de cerca de 5000 euros pela qualificação para os quartos-de-final da Copa América. Tello, Contreras, Reinaldo Navia, Alvaro Ormeno, Jorge Vargas e o capitão chileno Jorge Valdivia gozaram uma noite de liberdade dada pelo seleccionador Nelson Acosta mas, já de madrugada, chegaram embriagados ao hotel na localidade venezuelana de Puerto Ordaz e terão provocado outros hóspedes, além de causarem danos materiais na unidade hoteleira que acolhia a selecção chilena. A noite de folga foi concedida após o empate a zero com o México que deu ao Chile um lugar entre os oito finalistas da Copa América. O anúncio do castigo, levado hoje a cabo pelo presidente da Federação chilena e que estipula que nenhum dos implicados poderá envergar a braçadeira de capitão durante o mandato da actual Direcção, surge um dia depois da demissão do treinador Nelson Acosta. O Chile regressou a casa depois de goleado por 6-1 pelo Brasil nos quartos-de-final."

Lion Heart disse...

O MST está vesgo!!!
Esqueceu-se das patilhas do ciganito, de dizer que o FCP já nasceu com 23 anos e que Ouro sobre Azul é Apito (Dourado) sobre JNPC.
Ah, e já agora, isto é para os jogadores ou para as presidentas que são importadas da América do Sul?