quinta-feira, outubro 25, 2007

Tribuna do Bitaite

Bitaite do Condómino AMV

Estou convicto que a próxima jornada não vai trazer nada de novo a este monótono campeonato português.

Pronunciar-me sobre a equipa provável que o FCP vai apresentar, deve ser a coisa mais fácil do mundo, na medida em que Jesualdo já nos habituou a um determinado 11 inicial que, para tristeza dos adversários, tem ganho todos os jogos já disputados bem como patenteado uma superioridade inigualável.
Como “em equipa que ganha não se mexe”, jesualdo irá apresentar a mesma equipa que empatou em Marselha, com uma única alteração (penso eu), a troca de Mariano “Bluf” González por Tarik Sektioui, ou Leandro Lima (o “anão gadelhudo”).
Conforme dizia (e muito bem MST), o FCP vai precisar de um milagre, pois quando estes jogadores (constantemente utilizados), começarem a entrar na sua fase descendente de forma, não se vislumbra nenhum substituto á altura e devidamente entrosado para os substituir.
No entanto, Jesualdo (embora jogue feio, e q.b. para os adversários, a lembrar um pouco o Ivic quando venceu o campeonato com 15 pontos de avanço) tem o benefício da dúvida a 100%.

Quanto aos outros confrontos não estou a ver que se possa produzir alguma surpresa, a não ser que o Marítimo consiga marcar um golo na Luz, antes do Benfica.
Resta-nos, portanto, nesta jornada premiar o “Rei-da-Gasosa”, onde os candidatos são o eterno “cabeça bicuda” e o “tunel”, sendo que, se trata de um duelo de titãs.
O jogador “tunel” também é um excelente candidato a “jogador com o maior pescoço da liga”.

O Bitaite do Administrador

Á míngua de outros contributos e para que esta rubrica não se mostre lacunosa, irei ensaiar o meu próprio bitaite.

A liga portuguesa de futebol regressa sexta-feira depois de quase três semanas de interregno.
Depois das duas derrotas consecutivas, o Sporting desloca-se ao Funchal para defrontar um Nacional pouco mais do que decepcionante neste início de campeonato.
Pese embora a estrutura que o guindou à UEFA se mantenha praticamente inalterada - Diego, Patacas, Ávalos, Ricardo Fernandes e Cléber - o certo é que o Nacional ainda só venceu uma vez, somando mais três derrotas e outros tantos empates.
Privado de duas unidades nucleares - Alonso e Juliano (um jogador com muita qualidade e talhado para outros patamares) - Jokanovic fará da expectativa o seu modelo de jogo, procurando surpreender o Sporting em transições rápidas.
Assim, Jokanovic irá apresentar um onze composto por Diego, Patacas, Ávalos, Ricardo Fernandes e Bruno Basto, Cléber, Bruno Amaro e João Coimbra, Fellype Gabriel - um ala que com espaço e lançado em velocidade é extremamente perigoso -, Lipatin e Rodrigo.
4x3x3 para contrapor o 4x4x2 em losango leonino, através da aposta em dois alas que, antes de mais, procurarão cercear os movimentos ofensivos dos laterais leoninos, ao passo que o tridente do meio-campo tentará equilibrar a luta do meio-campo.
O lateral do flanco contrário àquele em que estiver a bola assegurará a marcação de um dos pontas de lança leoninos, por forma a garantir superioridade numérica no eixo central.
No Sporting a principal dúvida reside em conhecer a identidade do substituto de Polga.
Após a malograda experiência de Roma, estou em crer que Paulo Bento não abdicará da colocação de Veloso como pivot do meio-campo, o que abrirá as portas da titularidade a Gladstone ou Had.
E digo Had não só porque dispõe de condições físicas para o desempenho do lugar, mas também e principalmente porque Paulo Bento deu sinais inequívocos de não confiar nas capacidades de Gladstone.
No mais, o sistema habitual encorpado pelas caras usuais, ou seja, Stojkovic - ultrapassado o castigo deve regressar, até porque Tiago não primou pela segurança em Roma -, Abel, Tonel, Gladstone ou Had e Ronny, Veloso, Moutinho, Izmailov e Romagnoli, Liedson e Djállo - este em detrimento de Purovic por forma a procurar explorar a "dureza de rins" dos centrais nacionalistas -.

Quatro dias depois de se ter recolocado na corrida ao apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, graças ao primeiro triunfo no Grupo D (1-0 ao Celtic, na Luz), o Benfica joga pela terceira vez consecutiva diante os seus adeptos, mas agora para receber uma das surpresas da liga, o Marítimo, que partilha com o Sporting o segundo lugar.
Camacho deverá fazer alinhar uma equipa um pouco diferente daquela que apresentou inicialmente frente ao Celtic.
Apostando claramente num 4x3x3, sistema que proporcionou uma excelente segunda parte na partida com os escoceses, o espanhol deverá apresentar Quim, Maxi, Luisão, Katsouranis e Léo, Binya, Rui Costa, Di Maria, Cristian Rodriguez, Cardozo e Adu.
Admitindo que o norte-americano não seja titular, Katsouranis adiantar-se-ia para o meio-campo, alinhando como em Leiria numa posição híbrida sobre a direita, Di Maria colocar-se-ia na direita do ataque, mas com liberdade para trocar com Rodriguez e para assumir uma posição mais central, ao passo que EdCarlos assumiria a parceria com Luisão no eixo central da defensiva.
Por seu turno, Lazaroni deverá manter-se fiel ao sistema, ao modelo e ao onze que tem vindo a apresentar.
Deste modo, não deverá abdicar de jogar no erro do adversário, de procurar aproveitar as bolas paradas - Bruno é um executante de excepção - e de buscar a velocidade de Marcinho e Kanu para servir Makukula.
Marcos, Ricardo Esteves, Eidiglê, Van der Linder e Evaldo, Bruno, Olberdam, Marcinho, Mossoró, se Felício não recuperar, Kanu e Makukula, deverão ser os eleitos do técnico brasileiro.

Quanto ao Porto não me pronunciarei, conquanto o condómino AMV já o fez.

Programa da oitava jornada:

- Sexta-feira:

Vitória Guimarães - União Leiria, 20:30.

- Sábado:

Belenenses - Académica, 17:15 (SportTV 1).

Vitória Setúbal - Paços Ferreira, 18:00 (SportTV 1).

Nacional - Sporting, 19:45 (TVI).

- Domingo:

Estrela Amadora - Boavista, 16:00.

Benfica - Marítimo, 19:45 (SportTV 1).

- Segunda-feira:

FC Porto - Leixões, 19:45 (SportTV 1).

Naval - Sporting Braga, 19:30.

28 comentários:

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, peço-lhe desculpa, mas não me foi possível avançar com o meu Traque de Ataque em tempo útil.

Vermelho disse...

amigo nunca:
Ok.
Sei bem que sempre que podes colaboras!
aquele abraço.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Não pude contribuir com o meu bitaite por razões de serviço, a que acresceu o facto de ontem ter ido a Lisboa ao Limoeiro, de onde só regressei ao final do dia.

Vermelho disse...

amigo JC:
Quando nos encontrámos na 4ª logo me disseste que terias que ir a Lisboa na 5ª, pelo que não estranhei a tua ausência ontem.
Sei bem que sempre que podes colaboras!
Espero que a ida a Lisboa tenha sido proveitosa.
aquele abraço.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
A ida a Lisboa foi proveitosa a partir das 20h30m, isto é, a partir do momento em que entrei no Manjar do Marquês, em Pombal, para jantar.
Um jantar excelente, acompanhado de um Xisto doc2003 que é um verdadeiro milagre.

Antes morto que vermelho disse...

uma vez mais chamo a tenção á pasquinada da lampionagem que hoje está nas bancas. a capa de a bola é aquela que mais nojo mete: "papá já marquei um golo", palavras de cardozo.
nunca: penso que esta, supera a do borrego, tal o fanatismo doentio que revela, bem como é sintomático, da ausência de qualquer migalha de massa cerebral dos grunhos desse pasquim!

agora, já vou ter que levar com o caxungo a tentar explicar isto (que é inexplicável), com aqueles comboios de barbaridades e vómitos...

VermelhoNunca disse...

Macaco, o único conselho que lhe dou é que não limpe o seu entre-nadegueiro a esse pasquim ou terá de entrar no serviço de urgência de qualquer hospital, vitima de hemorroidal em 1º grau.

Unknown disse...

AMB e Nunca:
Esta é uma notícia típica da Bola, para vosso deleite:

"Benfica
Pontaria afinada na Champions
Concluída a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2007/08, não será de estranhar, face ao golo e à exibição de anteontem, mas também aos dados estatísticos globais divulgados pela UEFA, que ande meia Europa a perguntar quem é este Cardozo que custou 9,1 milhões de euros ao Benfica.

... É que o avançado paraguaio lidera a lista dos mais rematadores em termos de pontaria afinada — bolas à baliza, e não ao lado ou por cima — da Champions League, à frente de Van Nistelrooy, Kaká, Cristiano Ronaldo, Lucarelli, Totti e Messi."

Vermelho disse...

amigo JC:
No Manjar ainda se come bem, mas já não é a mesma coisa de antigamente quando funcionava nas bombas.
O arroz de tomate e os pastéis de bacalhau desse tempo eram qualquer coisa do outro mundo.
Agora está para o carote.
A vinhaça confirmo que é óptima ou não fosse de 2003.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Peço-te desculpa, mas não me foi possível apresentar o meu Traque de Ataque em tempo util.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, é de facto uma vergonha. Mas como diz o amigo Ferrari Cavungi, eles são muitos...
A táctica do rebanho funciona para os lados do curral. Vale tudo para as esposas dos lampiões não levarem porrada em casa.

Antes morto que vermelho disse...

e não haverá a lista de jogadores com mais lançamentos de linha leteral? aí o binia ganhava destacado. e não haverá a lista das cabeças mais bicudas da champions? aí haveria um vencedor destacado...

nunca: não comprei essa porcaria, só vi as capas na tv. como sabe só compro ás 3 feiras para ler MST, depois faço os meus "ensaios" a castanho com as capas (ainda não fiquei com hemorroidas).

Vermelho disse...

amigo Cavungi:
Ok.
Sei bem que sempre que podes colaboras!
aquele abraço.

Vermelho disse...

AMV:
Agradecer-lhe a disponibilidade que uma vez mais demonstrou!

Antes morto que vermelho disse...

jc: essa lista é "linda", não é mais que a técnica (fraca) de exponenciar "fait-divres"... e eles engolem. é semelhante a aumentar merda por processos jornalísticos. veja o exemplo caxungo, é daqueles que se interessa por essas "listas"

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Os pastéis de bacalhau não estavam nada de especial, de facto.
Mas tudo o resto estava muito bom!
Rissóis, croquetes, chamuças, feijão frade, arroz de tomate, migas, polvo, filetes de pescada, panados, bacalhau frito e leite creme (não me ocorre mais nada que tenha comido).
Caso não conheçam o restaurante, aconselho vivamente os caros condóminos da capital que venham ao Norte a sair da auto-estrada em pombal e a fazerem uma incursão no Manjar do Marquês.
Pagam bem mas saiem de lá satisfeitos!

Antes morto que vermelho disse...

mais uma para eles engolirem: "Benfica: «O Mantorras que mancava muito já não existe», diz o angolano... Lindo!

Unknown disse...

Corrijo:
Uma incursão AO Manjar do Marquês e não uma incursão NO Manjar do Marquês.

Vermelho disse...

amigo JC:
um pouco mais à frente à outro restaurante muito bom - A Forca (ainda que o nome não o indicie) e em Condeixa recomendo vivamente o Repasto do Evaristo.

p.s. não acredito que os caros condóminos não conheçam o Manjar (pelo menos na sua versão original).
Na antiga EN1 era paragem obrigatória!

VermelhoNunca disse...

Acabei de chegar do almoço. Emprestaram-me o Record, enquanto atacava um bacalhau com grão.
Diarreia. A palavra mais apropriada à propaganda debitada pelos jornalistas, em defesa da raça lampiã.
Que o Benfica é a equipa que mais remates faz na Liga dos Campeões. Que o Taculargo é o melhor rematador da Liga dos Campeões. Que o Taculargo e o AI Maria já abateram 600.000 euros ao preço de custo( vem na 1ª página, em jeito de contas de instruçáo primária, para lampião engolir).
Depois dos urros de Prates aquando do golo do Taculargo, a passe do Ai Maria, estes abutres lampiões perderam definitivamente a cabeça.
Sai do almoço e fui lascar, não diarreia, diga-se.

VermelhoNunca disse...

Conheço e bem, e continuo a frequentar. Não acho assim tão caro, mas pela descrição do amigo JC, é caso para dizer que o amigo comeu que nem um abade. Felizmente não lhe passou a diarreia do Record pela frente!!!

Unknown disse...

Amigo Nunca:
Comi, de facto, que nem um boi.
Nem me passou a diarreia do Record pela frente nem eu próprio fiquei com a dita.
Se ficasse, nada que o pasquim das 3ªas feiras do AMB não pudesse resolver.

Antes morto que vermelho disse...

jc: só lhe cederei o pasquim á 3 feira se na capa não vier o cabeça bicuda, o taculargo ou o cara de cu, porque com estes 3 personagens preciso de continuar a fazer os meus "ensaios" a castanho. neste momento estou na fase das barbas castanhas...

Mestrecavungi disse...

Não gostam de ler nem de comprar, mas compram e leem.
É bom.

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho Nunca:
Grandes recordações do Manjar do Marquês, depois daquele Académica-Sporting de há 2 anos.

VermelhoNunca disse...

Amigo Ferrari, adepto do clube do Taculargo:
Eu escrevi que comprei a diarreia do Record? Acho que a conversa do Taculargo lhe afectou a mente.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: o que se pode esperar das interpretações de um grunho caxungo? o mesmo do nulo gomes em relação aos golos, ou seja nada!

VermelhoNunca disse...

Macaco, é que este Ferrari Taculargo está a abusar ultimamente. Haja paciência!