domingo, setembro 14, 2008

Artigo de Opinião de Ricardo Araújo Pereira

A moralidade duvidosa das vitórias morais

Como se costuma dizer, Nápoles apadrinha a estreia do Benfica na Taça UEFA de 2008/2009.
Eu não aprecio repetir o que se costuma dizer, mas desta vez é particularmente apropriado. Nápoles apadrinha, e com toda a autoridade, porque lá de padrinhos percebem eles.
Essa é, aliás, a minha principal preocupação para o jogo desta semana: o Benfica vai jogar à capital da Camorra com o Nápoles, e receio que possa ter dificuldades em adaptar-se.
Não estamos nada habituados a defrontar mafiosos vestidos de azul e branco.
Enfim, há sempre uma primeira vez para tudo, mas tenho medo que os nossos jogadores estranhem a situação, que é completamente nova.

Em Itália, aliás, é tudo diferente. Basta reparar em Ricardo Quaresma, também ele com sérias dificuldades de adaptação.
Foi titular no jogo de ontem, contra o Catania, mas via-se a surpresa estampada no rosto do rapaz.
Estava com uma expressão que dizia: «Então mas os adeptos da equipa em que eu jogo não me assobiam? Este futebol italiano é difícil de compreender.»

E é mesmo. Em Itália, imagine o leitor, as equipas que são condenadas por corrupção descem mesmo de divisão. Não há-de o Quaresma andar à nora.

É sempre lamentável quando alguém cai no flagelo da imparcialidade. Da equidistância em relação a tudo, da isenção, da neutralidade.
Não poder manifestar uma preferência, uma paixão, ou passar a vida a fingir que se é imune a elas deve ser uma tarefa difícil e amarga.
Quando sucede o contrário, celebro. Por isso, esta semana tenho de dar os parabéns a Rui Santos.
Para mim, Rui Santos estava perdido para sempre.
Era um pertinaz crítico da clubite, quando a clubite é das melhores coisas que uma pessoa leva desta vida.
Ninguém pode dizer que viveu enquanto não defender um argumento totalmente indefensável por causa do amor irracional que sente por alguém ou alguma coisa. Foi o que fez Rui Santos, esta semana.
Rui Santos pode não ser benfiquista, sportinguista, ou portista, mas também tem clube: é carlosqueirosista.
Depois da derrota da selecção frente à Dinamarca, Rui Santos escreveu: «na inevitável comparação com o passado recente, a Selecção de Queirós deu aos portugueses um pouco mais de quase todas as variáveis que entram nas contas de um desafio (velocidade, ritmo ofensivo, sedução pelo futebol colectivo (…); só ficou a perder para a Nossa Senhora do Caravaggio!»
Na verdade, também perdemos para o adversário, e em casa — coisa que, com Scolari, nunca aconteceu: o brasileiro não perdeu qualquer jogo de apuramento disputado em Portugal.
Mas, como bom carlosqueirosista, Rui Santos encontra saldo positivo na selecção de Queirós.
É certo que a de Scolari ganhava, mas tinha menos velocidade.
Agora perdemos, mas damos um baile em ritmo ofensivo.
Os dinamarqueses vão para casa com os três pontos, mas também levam a certeza de que foram humilhados em sedução pelo futebol colectivo.
Se aquilo que se vai organizar na África do Sul daqui a dois anos fosse um Campeonato do Mundo de Velocidade, Ritmo Ofensivo e Sedução Pelo Futebol Ofensivo, a selecção de Queirós ganhava de certeza.
As velhas vitórias morais acabaram de ganhar um nome mais sofisticado.

46 comentários:

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Aparentemente o Cardozo foi castigado no treino de hoje (domingo). Bela notícia. Espero que se mantenha até Outubro a trabalhar à parte e sem jogar, a bem da disciplina no Benfica.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Fico contente com a publicação deste texto de Ricardo Araújo.
É o humorista que eu mais aprecio.
Gostei particularmente da parte dedicada à selecção.
A análise que faz, ao seu estilo e com outra dimensão, à selecção de Queirós, coincide com a que eu aqui fiz a semana passada:
voltaram as vitórias morais.
Tenho pena que assim seja, mas era o que eu previa.

Entretanto, Scolari, em Inglaterra, já lidera.
Para quem dizia que ele não saberia treinar um clube porque, ao contrário de ser seleccionador, envolvia um trabalho em full-time, até agora Scollari tem-se portado bem.
Fico contente por ele.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Faço minhas as tuas palavras.E ainda fala melhor inglês do que se se pensava...

Anónimo disse...

Scolari deve estar morto de riso.

vermelhosempre disse...

Estimados Condóminos (todos com excepção do AMV e VM): Em relação às palavras menos próprias proferidas pela minha pessoa em alguns posts aqui do blog, gostaria de salientar que estas devem-se, não à falta de poder de encaixe, como alguns disseram, mas sim, à falta de pachorra para aturar certos e determinados condóminos que por aqui andam, que não fazem mais do que insultar directa e indirectamente alguns históricos (não me refiro à minha pessoa) do blog. Assim, e para que essas situações menos próprias não se repitam, agradecia ao AMV e VM que deixassem de se referir à minha pessoa, sendo que eu tb deixarei de alimentar qualquer tipo de discussão em que vcs estejam envolvidos.

Saudações Neo-Benfiquistas

VermelhoNunca disse...

Condómino Sempre, faz bem em demonstrar alguma ponderação.
Quanto ao artigo do lampião Pereira, não faço comentários, porque não lhe acho piada nenhuma no papel de opinador. Tem a mania que é engraçado quando fala de desporto, o que vindo de um lampião é logo duvidoso.

Ndrangheta disse...

Snr. Nunca
Aconselho uma ida ao psicanalista para ver se consegue ultrapassar os seus recalcamentos e complexos de inferioridade.

antes morto que vermelho disse...

Este RAP é um autêntico imbecil, é como muitos que aqui andam um "engraçadinho", mas os curraleiros devem achar-lhe piada. deste imbecil só me lembro da carinha dele em alvalade no jogo da taça...
porquê um artigo de "opinião" (com "graça") deste palerma, e não um do MST?

antes morto que vermelho disse...

quem é que foi o marreta que falou em vitórias morais da selecção?

os cavalinhos que querem o soco de volta, que vão chorar para londres.
já repararam que o soco, já vai para o banco de fato (não de fato de treino), já não fala da tal nossa senhora, já não insulta os jornalistas, já não chama o roberto leal, já não fala de bandeirinhas... enfim deixou de ser saloio! só lhe falta cortar o bigode.

VermelhoNunca disse...

Macaco, Scolari vai para o banco de fato de treino e não de fato. Ele e o seu adjunto são coerentes nesse aspecto.

antes morto que vermelho disse...

VS: quem começa sempre por empregar " palavras menos próprias proferidas pela minha pessoa em alguns posts aqui do blog", é você!
vou tentar não ligar aos seus escarros lampeónicos! mas se o fanatismo estiver acima do admissível, denuncio-o prontamente!

quando ao taculargo, é mais do mesmo, lixo!
os meios não tendo nada para vomitar, aparecem com estas idiotices, a que só os lampiões vão ligar. porque não "lançam" o jogo dos lagartos amanhã no noucamp?

Vómito Vermelho disse...

Sor Delane voçê não engana ninguem, pois deve andar pela cidade com albarda e sendo assim só mesmo uma majedoura para comer, já percebi que consigo só falando uma linguagem animalesca que eu vou tentar evitar, mas por vezes é mais forte , pois só vejo comentários de grande fanatismo.

antes morto que vermelho disse...

nunca: já vi conferências de imprensa em que ele tinha uns fatitos... podem ter sido comprados no "tito cunha" mas ia de fato, ou então foi uma que ele deu quando chegou...

Jimmy Jump disse...

“Essa é, aliás, a minha principal preocupação para o jogo desta semana: o Benfica vai jogar à capital da Camorra com o Nápoles, e receio que possa ter dificuldades em adaptar-se.
Não estamos habituados a defrontar mafiosos vestidos de azul e branco”!
Absolutamente divinal, mas ao mesmo tempo preocupante!

Divinalidades e preocupações à parte, impressiona a aplicação abusiva deste cliché (passo o pleonasmo) de comparar os métodos utilizados pelo FC Porto aos empregados pelos mafiosos italianos. Começo seriamente a acreditar nisso.
Também José Mourinho há uns anos atrás quando regressou ao Porto para disputar um jogo com o Chelsea, levou seguranças, e perguntaram-lhe então porquê?? Abertamente respondeu: “quando vou a Palermo, tem de ser assim”.
Palermo...Palermo é a capital da Sicília, terra da Máfia, da Cosa Nostra.
Mais uma vez o cliché!...
No mínimo preocupante.

Relativamente ao Rui Santos dizer apenas que o grande RAP disse tudo!

P.S: Amigo Sempre, saudações Neo-Benfiquistas!?
Supremamente Hilariante!

antes morto que vermelho disse...

chegou o engraçadinho, escarro atrás de escarro, grande capacidade de escarrar!

antes morto que vermelho disse...

grande cr7:
"Preguntado sobre la competencia de Messi y de Iker Casillas para lograr este galardón, dijo que "si las personas fueran honestas me votarían a mí".
"El internacional portugués, considerado un 'sex symbol' del balompié, no descarta pisar el mundo del cine en un futuro, ya que considera que tiene "talentos escondidos".

VermelhoNunca disse...

Complexo de inferioridade é não achar piada ao senhor Pereira quando opina sobre desporto. Recalcamento é não gostar do senhor Pereira quando opina sobre desporto.
Como eu não sou lampião e não estou habituado a comer ração,levo essa chamada de atenção como mais um disparate do Condómino em questão.

Jimmy Jump disse...

Vuckevic “desolado” por ter ficado de fora da convocatória para o jogo do Sporting em Nou Camp. Pois, quem não gosta de jogar contra o Barça?
Com que então o jogador lagarto nem convocado foi para Barcelona?!
Por falta de valor não terá sido com certeza!
Por falta de aplicação nos treinos? Se sim, importa saber (para além obviamente de representar o Sporting) o que está na origem da falta de motivação do internacional Montenegrino. Seria igualmente importante perceber se o jogador é o principal responsável de toda esta trapalhada.
Espanta ainda que o Embaixador do Fergunson em Portugal tenha vindo a público comunicar que não há problema algum entre ambos, contrariando uma eventual confidência do jogador ao seu compatriota Filipovic.
Mas o que é que se passa então?
Alguém capaz de deslindar este imbróglio?

Ndrangheta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ndrangheta disse...

Snr. Nunca:
O Snr. é o típico português - invejoso, "pequenino", complexado, recalcado e crente no que é estrangeiro é bom.
Como lhe disse a semana passada, a sua ração é do Eurosport.
Como é estrangeira ou, pelo menos, vem com um embrulho de fora, o Snr. pensa que é diferente e é melhor.
Não é.
É igual ou mesmo pior.

Ndrangheta disse...

Snr. Jimmy:
"Não sou convocado porque ele simplesmente acha que não mereço. Porque lesionado, não estou." - Vukcevic ao CM
No pasa nada.
Nem com este, nem com o sérvio.
Deve ser xenófobia em relação a nomes terminados em "ic".

Vómito Vermelho disse...

Sor jimmy jump , parece que voçê não sabe como o futebol funciona, voçês lá fora são vistos como o clube do chinelo, tenho impressão que quando chegarem ao aeroporto vai-lhes ser negada a possibilidade de entrar em Itália, e vão ser deportados para o Afeganistão, diga-se de passagem que voçês são piores que talibans.
Agradecia que não tivesse a ousadia de pensar que poderão empatar em Nápoles.

Vómito Vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vómito Vermelho disse...

Sor Delane , pela MANEIRA COMO SE DIRIGE A ALGUMAS PESSOAS VOÇÊ PARECE QUE FOI PARIDO PELO OLHO DO CÚ

Vermelho disse...

Amigos:
No âmbito das minhas funções de Administração, gostaria de vos propor a disputa de uma edição europeia da Liga dos Astros.
Falo-vos da UEFA Champions League Fantasy Football.
É um passatempo similar à Fantasy que disputámos a propósito do Euro-2008.
Irei criar a Liga e amanhã darei nota do código.
Abraços.

VermelhoNunca disse...

Não gostar dos comentários do lampião Pereira como opinador de futebol é ser o tipico português...segundo a opinião do Condómino.
Pensava que ser tipicamente português era ir para o Curral da Luz com o garrafão de tinto debaixo do braço, como confidenciou o presidente Vieira.
Mas eu sou tipico português porque não aturo as palermices do senhor Pereira.

Vómito Vermelho disse...

Sor Delane olhe que ser parido pelo olho mdo cú é caso inédito, não sei qual a sua grau de deficiencia mas parece-me algo assustador, evite comentários pouco ortodoxos.

VermelhoNunca disse...

Como não gosto do senhor Pereira na posição de opinador sou invejoso, complexado e defendo o que é estrangeiro.
Ou seja, para não ser o tipico português tenho de achar piada às opiniões do senhor Pereira sobre futebol.

Ndrangheta disse...

Snr. Nunca:
Os seus comentários revelam bem a tacanhez do seu espírito.
Tem extremas dificuldades em perceber o que se lhe diz.
É pena.

VermelhoNunca disse...

Invertendo o meu comentário, concordo em absoluto com este comentador, o senhor RAP, que é um verdadeiro génio.
Este senhor é de facto um caso de sucesso, e só quem é mesquinho, invejoso e tipicamente português é que não lhe acha piada.
Acresce o facto dele ser do Maior Clube do MUndo, portanto todos temos de lhe achar piada.
AMén senhor RAP

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho.
Estarei na liga europeia dos astros!
Penso que minimo tambem lá está!

Vermelho disse...

Amigos:
O código de Acesso à Liga dos Astros - Versão Champions é
70497-13911.

Mestrecavungi disse...

Ví ontem o Rui Santos que estava visivelmente incomodado com RAP, dado este o ter classificado como Carlosqueirosista.
Só por ter irritado o animal de caracois, o meu muito obrigado!

Ndrangheta disse...

Snr. Nunca:
As suas dificuldades acentuam-se.
Está a roçar o autismo.
É pena.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, estive a reler o artigo de RAP. Ele é de facto brilhante. Só um cretino não o pode considerar um génio.
O facto de ser do Maior Clube do Mundo pouco importa, para alguns inteligentes aqui do sitio lhe acharem piada.
Estou com Macaco, a imagem que tenho dele e que me ficou gravada na memória , foi daquela noite chuvosa em Alvalade, em que ele saiu de cauda enfiada no rabo, vergado à vergonha de ter sido enxovalhado pelo Sporting.

VermelhoNunca disse...

Cada macaco no seu galho.
RAP é um belo Gato. RAP é um péssimo opinador. Isto para mim, claro está.

antes morto que vermelho disse...

nunca: concordo em absoluto com o que diz sobre esse anormal do pereira!
esses escarros humanos dos "2 tristes lampiões" têm a mania que têm classe e que são cultos, mas: a) andam todos de meias brancas, b) com alfinetes nas gravatas (fininhas e de cabedal),
c) têm uma pulseira de ouro com o nome, têm bigode,
d) no dedo mindinho de uma (e uma só) mão têm uma unha gigante que serve para tirar a caca das outras unhas e para tirar o sebo dos ouvidos.
De verão esta "espécie" vai passar férias para o "avançado" que têm no parque de campismo da costa de caparica, é comum ouvi-los arrotar "É como se tivesse um apartamento á beira mar e só para €35/ mês".
De férias estes anormais, andam invariavelmente de xanatos marca zico, calções de banho comprados nos saldos da maconde em 1968, como t-shirt é comum vê-los com a última camiisola dos "móveis gaspares", que arranjaram quando 5 unidades, foram lançadas de uma avionete que passou na praia da cova do vapor.
Música preferida destes anormais: Roberto Leal e Quim Barreiros; livro preferido: eu, carolina; carro preferido: toyota celica (amarelo) com uma aparelhagem de 5.000W e com sub-woofer;
cor preferida: vermelho

Zex disse...

Não entro mais competição nenhuma, como voto de protesto contra a retirada do senhor administrador dos comentários tendencioso e outras ordinarices blogueiras.
Por ora, limito-me ao Karamba e ao Zandinga e já ponderei o abandono total de tudo. Amanhã decidirei.
De qualquer modo, limito a minha presença ao máximo de um ou dois, comentários diários e prognósticos, caso entenda manter-me inscrito.

Quanto ao texto de RAP até está razoável, nada comparado, no entanto, com os programas televisivos da personagem, que têm inegável qualidade.
Denota, no entanto, um complexo anti-portista incrível e pouco engraçado.
Ele acha que é giro dizer mal do Porto onde o Porto não é chamado. E o que é grave é que ele acha que tem graça e existe quem ache que isso tem graça. E somos todos obrigados a achar que isso tem graça !
Pronto.
Quem quiser comer a ração que a engula !
Faça bom proveito !

antes morto que vermelho disse...

http://www.youtube.com/watch?v=O0w4vlJvc6o&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=jiG707bVfLA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=oowGKod7rck&feature=related

aprendizes de nulo gomes

Unknown disse...

Sobre artigo do RAP, como já disse, gostei particularmente da crítica mordaz ao Rui Santos e à análise à selecção Queirosiana.
Da primeira parte do artigo nem tanto.

Quanto aos passatempos, Amigo Vermelho, apenas me limitarei aos que decorrem neste espaço.
Fora daqui, do blogue, dá-me acrescido trabalho participar, devido à minha inépcia no manuseamento com a informática.

PS: Gosto particularmente das conversas entre os vários heterónimos do Cavungi.
E voçês? Não gostam?

Vómito Vermelho disse...

Sor Delane parece que o seu cerebro ficou dentro do olho do cú, talvez tenhamos que o desculpar por isso, quanto a ao VS apenas gostava de lhe dizer que já não adamos a passear vacas pela cidade, pois sinto-me bastante contente por o senhor não falar comigo e já agora fique com esta - também deve ter sido parido pelo olho do cu.

Unknown disse...

"manuseamento da informática", queria eu dizer.

Vómito Vermelho disse...

quinta feira parece que a greve do lixo vai voltar a Napoles

VermelhoNunca disse...

O que se passa 5ª feira em Nápoles? Algum acontecimento importante?

Vómito Vermelho disse...

Parece que vai haver um reforço de Almeidas vindo directamente da fossa da luz para combater a greve do lixo prevista para quinta feira em Nápoles

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Bem sei que tenho cadastro, e não será fácil alguem acreditar em mim, no entanto, agora sou só o Cavungi.