quarta-feira, dezembro 09, 2009

Artigo de Opinião de Luís Avelãs

Tal como sucedeu na época passada, o FC Porto não teve uma entrada muito convincente na corrente temporada. E como é usual nestes casos, alguns sócios e adeptos - anónimos e não só - aproveitaram a ocasião para criticar. Questionaram a entrada de alguns elementos, a saída de outros, o modelo de jogo, as substituições operadas pelo treinador, etc, etc.

Agora, em escassos dias, os azuis e brancos resolveram mostrar que, afinal, não estão assim tão mal quanto determinados apaniguados queriam fazer crer. É verdade que no Campeonato Nacional os dragões seguem num inusitado terceiro posto mas, quem olhar para a tabela classificativa, rapidamente constata que a diferença para Sporting de Braga e Benfica é apenas residual, facilmente recuperável quando a prova ainda nem a meio chegou.

A forma esclarecedora como a equipa de Jesualdo Ferreira ganhou em Guimarães e Madrid, praticando bom futebol e revelando uma eficiência ofensiva notável, confirmou que o FC Porto subiu de forma precisamente na fase em que mais importava: quando se decidia o apuramento para os oitavos-de-final da "Champions" (a qualificação até acabou por ser selada com antecedência, beneficiando da paupérrima prestação do Atlético e da já esperada debilidade dos cipriotas do Apoel) e em vésperas da deslocação à Luz.

Sendo justo dizer que o Sporting de Braga tem mostrado qualidade suficiente para sonhar com o título, continuo a pensar que, no final, os minhotos não terão "embalagem" para alcançar algo que só duas vezes caiu para "estranhos": uma para o Belenenses e outra para o Boavista. Considero que Benfica e FC Porto são mesmo os reais candidatos a vencer o Campeonato. E por isso mesmo o clássico agendado para o próximo dia 20 na Luz será uma cartada importante para ambos os emblemas.

As águias, pese um ou outro percalço pelo caminho, têm estado fortes desde a pré-temporada. Ainda recentemente ganharam na Bielorrússia e pouco depois já estavam a "despachar" com 4 golos a Académica. Com Cardozo endiabrado na hora do remate e uma série de jogadores a confirmar o que Jesus tinha prometido - jogar, no mínimo, o dobro da época passada -, o Benfica versão 2009/10 parece não ser conjunto só de promessas.

No entanto, depois de perder em Braga e de não conseguir melhor que o nulo em Alvalade, o Benfica precisa de mostrar credenciais no duelo caseiro com o FC Porto. Se ganhar, a confiança da equipa (e dos adeptos) irá crescer de forma significativa, facto de poderá funcionar como um trunfo adicional. Contudo, se no seu reduto voltar a claudicar - como se verificou na Taça de Portugal perante o Vitória de Guimarães -, será o FC Porto a ficar na mó de cima.

É evidente que resta sempre o empate. Um desfecho mais simpático para os visitantes, mas que não terá grande impacto em nenhuma das equipas. Bom, bom, apenas para o Sporting de Braga que, cumprindo a sua parte, pode ser ajudado, indirectamente, pelos dois clubes a quem quer "passar a perna". Muito remotamente também poderá ser um resultado interessante para o Sporting. Os leões podem nunca reentrar na discussão do título, mas quanto mais próximos estiveram dos rivais maior ânimo ganham para as outras competições em que estão inseridos.

Por tudo isto, com as competições europeias "de férias" e com a Selecção já garantida na África do Sul, resta-nos esperar que o tempo voe até ao dia 20. Venha o clássico!

1 comentário:

VermelhoNunca disse...

Algum comentário,administrador, ao negócio Benfica-Estádio-SAD? Ou está a borrifar-se no tema, uma vez que está em 2ºclassificado do campeonato, que o Cardozo marca que se farta, que o Makukula é o Maior e por aí adiante...