quarta-feira, fevereiro 22, 2006

De regresso às grandes noites europeias

Ontem, lá fui em peregrinação à Catedral.
Lindo, fantástico, inolvidável, sublime, são os adjectivos que me perpassam a mente ao recordar a noite europeia de ontem.
Ultrapassadas as peripécias que rodearam a minha entrada, ao ver o estádio cheio, num imenso mar vermelho, vieram-me à memória as fantásticas noites, em que pela mão do meu pai, tive a oportunidade de assistir a muitas e gloriosas vitórias europeias, a maior das quais a meia-final com o Marselha com 140 mil pessoas na velha Luz.
Tal como tinha previsto, Koeman apresentou uma equipa marcadamente de contenção.
Uma vez mais, revelou-se um treinador temeroso, pouco crente nas capacidades da sua equipa.
Todavia, Benitez ainda se mostrou mais cauteloso, apostando num onze surpreendente, prescindindo de Gerrard (ao que se sabe lesionado), Hamann e Crouch.
O Liverpool demonstrou, claramente, desde o primeiro minuto de jogo, que procurava, apenas, empatar, para assim decidir a eliminatória em Anfield Road.
A partida acabou por ser marcada pelos receios dos treinadores.
Tratou-se de um jogo, essencialmente, táctico, sem grande brilho.
Na 1ª parte, o jogo decorreu sempre a meio-campo, com poucas ou nenhumas oportunidades de golo.
O Benfica dispôs de uma chance num livre à entrada da área, no final da primeira metade, muito mal cobrado por Simão, diga-se em abono da verdade, e o Liverpool dispôs de uma meia-oportunidade num lance em que Moretto largou, incompreensivelmente, a bola, valendo Andersson.
As duas equipas pareceram muito receosas uma da outra e a qualidade do futebol praticado ressentiu-se disso mesmo.
Primeira parte fraquinha, num jogo excessivamente táctico, sem brilho.
No Benfica, apenas Robert, com um punhado de boas incursões e passes, se destacou.
Pelo contrário, Alcides e Beto mostraram, se tal fosse necessário, que não têm valor para jogar no Benfica.
Alcides nunca ultrapassou a linha de meio-campo, nunca deu apoio ao extremo, não conseguiu efectuar um passe ou um cruzamento com nexo, enfim, somente conseguiu fechar o seu flanco, o que, face à inoperância ofensiva do Liverpool, não se mostrava difícil.
Beto, por seu turno, é um caso de clara inaptidão para a prática do futebol. Se o futebol se resumisse a vontade, garra e luta, Beto seria o seu expoente máximo, mas como assim não é, tudo se torna complicado.
Com a bola nos pés, Beto nunca soube que destino lhe dar, incorrendo em sucessivos passes transviados e, como tal, em consecutivas percas de bola. Mais do que isso, jogando num sector nevrálgico no que concerne à organização do futebol ofensivo da equipa, a sua inépcia resulta no cercear da capacidade ofensiva da equipa.
Intervalo com 0-0 e a esperança ainda presente.
No reinício da partida, uma desilusão - Beto continuava firme no seu posto.
Todo o estádio assobiava Beto quase desde o início e o jogador, já de si suficientemente tosco, revelava-se, cada vez mais, perturbado, incapaz de dar a mínima consistência ou nexo ao seu futebol. Infelizmente, Koeman permanecia impávido e sereno, desprezando o contributo de Karagounis.
Finalmente, aos 60 minutos, o técnico holândes lá se decidiu a fazer entrar Karagounis.
Acabou, nesse momento, a rigidez táctica e a magia surgiu.
Karagounis não é nenhum sobredotado, mas é um jogador de inegáveis qualidades técnicas, de boa visão de jogo, com capacidade de organização, de transporte de bola e com carradas de experiência.
O futebol do Benfica como que se transfigurou com a sua entrada, até porque permitiu a Manuel Fernandes recolocar-se na posição que lhe é própria (até aí esteve sempre perdido em campo, sem sentido de colocação no terreno).
Karagounis catapultou a equipa para o ataque e o Benfica começou a criar ocasiões de perigo e a ganhar livres perigosos nas imediações da área.
Esta é, aliás, uma das características do grego - como conduz a bola sempre colada ao pé e a protege muito bem com o corpo, os adversários na busca de o desarmarem, geralmente, incorrem em falta.
E seria na sequência de um desses lances que o Benfica chegaria ao Golo, num cabeceamento portentoso de Luisão.
Aí o estádio veio abaixo. Instalou-se a loucura nas bancadas e o ambiente criado foi de incomensurável euforia e de fervor clubista.
Logo após o golo, Koeman regressou aos temores iniciais e apressou-se a retirar Léo (só o melhor em campo) para colocar Ricardo Rocha em jogo.
Incompreensível.
Talvez não tenha sido por acaso que o Liverpool, que até então não havia conseguido executar qualquer incursão pelo flanco esquerdo do Benfica, alcançou dois cantos por aquela "banda".
Jogo globalmente fraco, mas que valeu pelo resultado e pelo ambiente no estádio.
Decidiu-se num lance de bola parada como é habitual em jogos deste género.
Numa análise individual direi que Moretto esteve nervoso, precipitado, com erros que poderiam ter-se revelado fatais, reclamando-se a titularidade de Quim o mais depressa possível, Alcides fez o que pode, fechando a preceito o seu corredor, Luisão e Andersson, impecáveis no centro da defesa, com a mais valia para Luisão de ter sido o autor do golo do triunfo, Leó, esteve insuperável, exibição fabulosa, pletórica de vontade, força, empenho, raça, às quais juntou a sua reconhecida capacidade técnica (não perdeu um lance de cabeça).
No meio-campo, Petit foi um gigante, jogando por si e por Manuel Fernandes e Beto, tendo, ainda, tempo para ser o principal municiador do ataque e para ser o mais rematador da equipa (aquele chapéu de meio-campo merecia melhor sorte), de Beto já disse tudo, não tem valor para jogar no Benfica, Manuel Fernandes andou perdido a maior parte do tempo, até à entrada de Karagounis, revelando, acima de tudo, uma vez mais, uma condição física e técnica muito deficientes.
Robert, enquanto teve pulmão, fez o seu melhor jogo pelo Benfica, sendo o principal construtor do futebol ofensivo do Benfica na primeira parte, Simão, foi uma sombra de si mesmo, apático, furtando-se ao mínimo choque, escondendo-se do jogo, incapaz de criar desequilíbrios.
Nuno Gomes esteve incansável numa missão de claro sacrifício, emparedado entre Hyppia e Carragher.
Karagounis, já o disse, foi o principal artífice da vitória, quer por aquilo que jogou quer pela revolução que a sua entrada provocou na equipa.
Nélson, no escasso tempo em que esteve em campo, limitou-se a defender.
Agora, Sr. Koeman, por favor, não invente no jogo da segunda mão...

47 comentários:

Zex disse...

Ontem fiquei indiferente à vitória do Bfica. Mas hoje, ao ver os títulos dos jornais, pensei: deviam ter levado um cabaz... Que soberba ! Que peneiras ! E, ainda por cima, e aí o amigo vermelho foi certeiro, com uma exibição sofrível.
O que é certo é que, tal como eu, muitos portugueses, daqui a 15 dias, serão do liverpool "desde pequeninos".
E se por acaso, algum milagre ocorrer, só espero que o próximo adversário do Bfica seja o vencedor do duelo Deco/Mourinho.
E só espero que o vinho que o Sr. Borbas bebeu para comemorar estivesse azedo e estragado, que hoje tenha ficado com uma grande ressaca, vomitando incessantemente.
Abraços, amigo vermelho e prof. venceslau, esse mago da escrita!

verdete disse...

Ontem dissipei as poucas dúvidas que ainda tinha de que os lampiões, para além de protegidos pela imprensa escrita e falada, pelas arbitragens, Liga de Clubes e sabe-se lá que mais, são-no também pelos deuses.
Não bastavam as fífias do guarda-redes do Gil Vicente e do Nacional e os auto-golos dos defesas contrários (Roberto, do Penafiel).
Para ajudar à festa, surgiu-lhes agora pela frente um LIverpool a jogar para o empate, cujo treinador, de quem eu até tinha boa impressão, se acagaçou todo no ninho das galinhas (terá tido medo da gripe das aves?) e deixou no banco os três melhores jogadores da equipa!!!!!!
E então, num jogo miserável em que o Benfica não construiu uma única oportunidade de golo, lá surgiu aquela caganeira da época passada, com um golo na sequência de um livre, marcado nos últimos 10 minutos de jogo!!!!
Lembram-se de quantos jogos o benfica ganhou assim a época passada, com o articulado Mantorras a marcar nos últimos minutos?
(Por falar nisso, que é feito dessa referência do futebol benfiquista?)
Lembram-se como o Benfica ganhou ao SCP o ano passado, também com um livre do "petite" para a cornadura da Luisinha? (Este com a agravante de o livre ter sido mal assinalado e de a Luisinha ter feito falta sobre o Ricardo?
E pronto, os lampiões já voltaram a ser outra vez uma grande equipa, já são os favoritos no jogo contra o Porto, das três derrotas sofridas nos últimos 4 jogos já ninguém se lembra, nomeadamente da tareia que levaram do SCP...
E lá vamos ter de ouvir outra vez as "certezas absolutas" do ilustríssimo presidente do sport lisboa e benfica, esse mago dos "kits", e o cinismo do ainda mais ilustre director do futebol do benfica que nem sequer é funcionário do clube para não ver o seu ordenado penhorado pelo fisco.
Só espero agora que a equipa do Ilustre Zex possa repor a verdade futebolística no próximo fim-de-semana, dando, como o SCP, outro banho de futebol às galinhas engripadas.
Abraços e fico à espera dos comentários do bem alcunhado "mago da escrita", na expectativa de que, desta vez, se consiga perceber o seu matraquear.

O_Borbas disse...

Os senhores Zex e Verdete, devião ter vergonha. invejosos. eu que vi o match com portuguese de todo o pais e clubes, e estavamso todos unidos pela nossa patria, o nosso escudo, o nosso hino e as nossas racines. foi um sentimento lindo e emocianante. Não sei como o senhor vermelho deixa esses sem vergonha escreverem neste seu bonito jornal. e eu quero agradesser deixarme participar nisto. até já mostrei a meus colegas e eles tamben querem entrar mas eu disse que não sabia se podiam. podem sr. vermelho?
muito obrigado pela honra e qu sorte a sua ter estado ontem na catedral.

samsalameh disse...

Pois ontem fui mais um que assistiu na Catedral da Luz à magia, à cor, ao vibrante calor que é ver, estar e sentir naquele estádio com 62.000 vozes (os outros 3.000 que faltam para completar o estádio, que diga-se, cheiinho que nem um ovo!!)a puxar desde o primeiro até ao último minuto pelo Glorioso.
O jogo resumiu-se a um "championship manager" do melhor que já vi, ambos os conjuntos alinharam com uma táctica 4-2-1-2-1, passando nos últimos 15 minutos do jogo a ter uma táctica 4-1-2-1-1, que deu melhores frutos ao Benfica.
No aspecto geral, pareceu-me um jogo fraco, o Liverpool fez-me lembrar uma vulgar equipa do meio da tabela da Superliga portuguesa que, quando jogam na Luz, pretendem empatar, gastar tempo em qualquer reposição de bola, na entrada das equipas médicas, nos livres, enfim...Foi este o campeão europeu da época passada!? Se o foi, não pareceu. Em relação ao SLB, acho que já é tempo de colocarem o menino Simão no banco um ou dois jogos para o homem pensar no que é que anda a fazer. Do Beto, meus senhores, não o critico, pois graças a este génio da bola estamos nos oitavos-de-final da maior das provas de futebol do Mundo (eu penso até que o homem só jogou assim para não ter ninguém a defendê-lo em Anfield Road, e aí...).
O Zex tá de mau humor, o coitadinho!? Agora deu-lhe para embirrar com os emigrantes que vibram com qualquer equipa portuguesa nas competições europeias, foi!? O Verdete, por seu turno, em vez de dar a mão à palmatória, não...vem ainda relembrar a época anterior. Sr. Verdete, lembre-se que Vossa Excelência numa só semana perdeu o campeonato e a Taça Uefa (não me diga que também aqui a culpa foi da arbitragem...).
Com os melhores cumprimentos da terra onde Maomé caminhou e onde se diz que o homem era do Salgueiros!!!

vermelho disse...

Menino Simão para o banco já e depressa

verdete disse...

Afinal, não me enganei.
Como tinha dito no anterior "post", o director-de-não-sei-quê-do-benfica-mas-que-não-é-funcionário-do-mesmo já pôs outra vez a cabeça fora da toca (diria melhor, do galinheiro) e já anda para aí a dizer que são os melhores do Mundo e que vão ganhar ao Porto e que o campeonato é deles (veja-se a edição on line do jornal "Os Lampiões", perdão, "A Bola").
Não deixando de relembrar que ainda estão em três frentes....
Que foi feito de si, snr. Corleone, durante as quatro semanas transactas, que não o ouvi a piar?
Onde se meteu vossa excelentíssima galinácea-mor desde que o scp vos deixou em estado de choque?
Quiçá apanhou a gripe das aves?
Veja lá, olhe que isso é perigoso e dá recaídas....
Ao snr. Borbas, que mais parece a antítese do Ilustríssimo e culto Prof. Venceslau, só lhe digo para pedir a este o dicionário para não dar tantos erros ortográficos.

Zex disse...

Parece-me que eu o o Ilustre Senhor Verdete estamos de acordo quanto à análise do jogo do Bfica de ontem e quanto à época passada. Mas também não me parece justo implicar com a escrita do sr. Borbas ! Está,provavelmente, fora do país há muito tempo, já não domina a língua de Camões, pelo que serão naturais os erros ortográficos.
Nem todos podem ter a magnífica verborreia e eloquência do Eminente Prof. Venceslau que, seguramente, escreve com o Dicionário do Manuel Machado ao lado, tirando quaisquer dúvidas com o magnânime Prof. Hernani Gonçalves, caso elas surjam, o que duvido.
Só mais uma nota, amigo vermelho, se o Simão fôr para o banco amua, não sendo a primeira nem a segunda vez. E, depois, iremos assistir a mais uma campanha da comunicação social lampiã para o voltar a por a jogar, com direito a pedido de explicações nas capas dos vossos jornais e tudo.
Salvar-se-á, seguramente, o jornal "o jogo", seguramente o único isento.
Abraços, amigo vermelho,

karalhounis disse...

Ontem, percebi que tinha estado omniausente durante três meses, pois, desde bem cedo, só escutava, em qualquer meio de comunicação social, que iria haver um grande jogo internacional entre dois titâs desta modalidade.
Tal entusiasmo e enxamear de notícias aumentava à medida que os minutos iam passando, de forma que até as notícias de trânsito se situavam, apenas e só, no tráfego que se fazia sentir na segunda circular.
Percebia, como referi, que tinha andado desorientado durante muito tempo e que tinha, finalmente, despertado, e por sorte, no dia da final da "Champions League", que, curiosamente, se voltava a disputar no nosso país e, mais curiosamente, no estádio de um dos finalistas.
Tal como o ano passado, com o bem aventurado e encaminhado Sporting Club de Portugal.
Dei por mim a pensar aonde tinha andado com a cabeça este tempo todo.
E, depois todo aquele memorial de outros tempos, néné, toni, maniche, esses jogadores que aparecem sempre nas grandes jornadas europeias do benfica. Se bem que ontem não apreceu esse grande mito africano. A pantegra suja da toalha do eusébio. Lapsos. Era muita emoção.
E lá tive eu que suportar esta ruideira infernal nesta cidade rasca que dá nome àquele vergonhoso clube.
Quando começou o jogo, fiquei assustado ao ver o SLBost com tantos não brancos, mas é uma política que teri de respeitar.
Depois quando vi a postura do Simanão percebi tudo.
Este magano já foi vendido, logo voltámos à política do Gil Vicente, do Penafiel e etc, ou seja, negociações antes do jogos, implica vitórias para o SLBost e assim sucedeu.
Aliás, bastava ver pela abordagem do jogo efectuada pelo treinador do Liverpool, ao fazer descansar os melhores jogadores da sua equipe e com todas as cutelas com que jogou.
É certo que o Murreto ainda tentou ajudar o Liverpool, mostrando que no benfica tudo é diferente, pois se no setúbal em quase 20 jogos tinha sofrido 11 goles, no SLBost, em 3 sofreu 8 goles.
Como se não bastasse hoje toda a gente diz que o SLBost fez uma grande exibição e que controlou, desde o início, o jogo.
Discordo.
Há que perceber que uma coisa é dominar o jogo, podendo uma equipa fazê-lo porque a outra, deliberadamente, o consente; outra coisa, bem diferente, é controlar o jogo.
Quanto a mim o Liverpool começou por dominar o jogo e depois passou a controlá-lo e quando já ninguém acreditava, o SLBost marcou um gole com o espantalho do costume.
Agora, de que oportunidades de perigo disfrutou o SLBost durante toda a partida?
2 livres para as nuvens?
Quantas defesas apertadas fez o guardião do Liverpool?
Domínio, meus caros, é coisa diferente.
Domínio é jogar como o Sporting Clube de Portugal fez no ESTÁDIO DOS pequeninos.
Como o SLBost negociou recentemente com o FCPigs o Murreto e o Marco Ferreira, provavelmente irão vencer o encontro do próximo domingo, o que fará com que o Sporting Clube de Portugal fique a depender de si para a conquista do título, em ano de centenário.
Quanto aos "Champinghons", daqui por 15 dias falamos.

, por um lado triste porque o ben

Arroubas disse...

Amigos vermelhos,ou seja amigos do coração(não aproveitem os lagartos para me relembrarem a triste operação Coração,que nada dignificou o nosso Glorioso).Dirijo-me a vós,na perspectiva de todos juntos criarmos um movimento pró-Beto.É inconcebível o que ontem assisti no nosso estádio!As criticas,os assobios,os insultos(desde o meu vizinho do lado a chamar-lhe chulo até à minha companheira o apelidar de chibo!!).Isto não é possível no nosso clube.Temos de o proteger.Hoje,e após visionar as emissões televisas de ontem,ouvindo as declarações do nosso Beto fiquei siderado e convencido que este nosso elemento merece a nossa protecção.Sugiro assim que levemos uma faixa no domingo de apoio a Beto.Força SLB

Prof. Venceslau disse...

Caro Sr. Vermelho
Srs. Rex e Verdete
Ao Sr. Vermelho quero sobrescritar a minha franca mensagem de parabéns pelo vencimento da sua equipa. Agora, como noutras conjunções, o importante é ganhar, de forma leal, independentemente da porção, e concorrer para o “ranking” da UEFA de modo a que, no porvir, outras e mais turmas portuguesas possam estar presentes. Fico, de facto, muito satisfeito por isso, mesmo que não seja afligido por uma desmesurada clubíte.
Estiola, deveras, ver o que discorrem os outros dois senhores. É triste. De facto, devo ser muito incauto ao puxar pelas equipas portuguesas quando estas arrostam esquadras de além-fronteiras. Vejo que o carácter mal-formado e a zelotipia embriagam a conspecção desses senhores – um deles com provas dadas no doesto fácil e infundamentado – ao depreciarem completamente a vitória de uma equipa portuguesa, ampararando um clube forasteiro provindo de um estado que, há bem pouco tempo, considerava Portugal pouco mais do que um domínio e os portugueses uma género de negros de outra cor, com toda a conotação racista envolvente. A eugenia não empeçou na Alemanha, meus senhores, e a ideia de uma “raça superior” foi apenas retomada por outros que, na História, são comummente vistos como os autores da axiomática. Mas adiante. A invídia e a malevolência são sentimentos difíceis de encovar. Ainda hoje falam no golo do jogador Luisão e de uma putativa falta que não existiu, sonegando que a “gripe das aves” afligiu, durante muito tempo, um jogador cuja gesta mais relevante foi ter defendido, sentado, uma bola chapadamente dentro da baliza enquanto o fiscal de linha coçava um lúzio.
Enfim, se querem futebol europeu com equipas lusas vejam a segunda mão do S. L. Benfica/Liverpool e não instilem tanta malquerença. Mais desportivismo. Mais probidade.
Prof. Venceslau

vermelho disse...

Amigo Zex vejo que segues o estilo do teu presidente, pois só por ironia podes apelidar o jornal "O Jogo" de isento.
Melhor seria denominá-lo de "Pravda".
Abraço

broas disse...

Há várias semanas que o Benfica acumula maus resultados. Segundo Nuno Rogeiro, Koeman está a perder de propósito: "as evidências estão lá todas, basta estar atento:
1. Luisão continua a ser titular;
2. Luisão ainda não foi abatido;
3. Luisão não está na Unidade de Cuidados Intensivos."

Relativamente às causas por detrás da traição de Koeman, Rogeiro avança as seguintes teorias:

1. Koeman e Luisão são amantes;

2. O Penafiel está a subornar Koeman com prostitutas de Leste e pratos de lagosta, o que justificaria também a cor rosada do treinador encarnado (em todos os sentidos...);

3. Koeman está envolvido no programa nuclear do Irão e as derrotas do Benfica servem para desviar as atenções;

4. Belmiro de Azevedo está a forçar as derrotas do Benfica para depois comprar as acções do Benfica mais baratas e vender o clube aos espanhóis de FC Badajoz.

Nuno Rogeiro considera ainda a possibilidade de Koeman estar envolvido no tráfico de Bolachas Maria e de ser um dos autores dos cartoons de Maomé.

carlos disse...

Vejo que o blog do meu amigo Vermelho está deveras movimentado.
Registo com agrado o regresso do Prof. Venceslau, que contribui, e muito, para o elevar do nível deste espaço.
De facto, nem o Prof. Manuel Machado o consegue alcançar, em erudição, embora desconfie que andaram ambos na mesma escola - sendo que o Manuel Machado deve ter ficado pelo 9º ano incompleto e o Prof. Venceslau se licenciou com distinção e ainda foi convidado para assistente (o que, delicadamente, recusou. Muito delicadamente, diria alguém que já aqui comentou alguma coisa).
Mas o motivo principal pelo qual escrevo estas linhas é para transmitir ao meu amigo Vermelho os meus sinceros parabéns pela vitória de ontem do benfica e dizer-lhe que me senti ontem contente, ao saber que isso o fazia, a ele, muito feliz.
Depois das derrotas contra o SCP, Leiria - a que ele assistiu, in locco - e Guimarães, merecia uma alegria imensa como, certamente, ontem sentiu.
Registo, também, a sua habitual lucidez e isenção na análise que fez ao jogo e às prestações dos vários jogadores do benfica, não deixando de criticar, e bem, a falta de perspicácia do treinador.
E, a propósito, ou muito me engano ou o Koeman será o Peseiro do SCP.
Bem hajam a todos.

matulona disse...

Descobri hoje mesmo esta página da internet de que uma amiga doida por futebol e pelo nosso glorioso me tinha falado e tenho-me deliciado a ver os comentários...
Há para aí uns senhores que devem ser muito másculos e que me agradam muito!...
Gosto muito do ZEX e do Karalhounis!!!! Só o nome deste me deixa muito entusiasmada! Tanto como quando vejo o nosso glorioso a fazer exibições maravilhosas como fez ontem contra os ingleses.
Aquilo é que foi jogar futebol! Dominámos por completo os bifes e só por azar não lhes espetámos uma goleada histórica!
O estádio cheio foi lindo de ver!
Quase tão lindo como quando jogamos contra os lagartos, mas aí a coisa correu mal.
Bem, despeço-me, mas antes gostava de fazer uma pergunta?
Que lingua é que fala aquele senhor Professor Catatau ou Varapau ou lá o que é e que costuma escrever para aqui? É mirandês ou o que é aquilo? Só sei que não percebo nada, mas pelo estilo ou muito me engano ou é maricas.
Desculpe lá, senhor professor, mas é a ideia que dá.
Estou muito contente

cavungi disse...

Noite Europeia.
Mais uma vez, aconteceu uma noite europeia no estádio do SLB.
Ganhámos ao campeão europeu.
O que queriam mais?
Uma exibição de luxo?
Dar-lhes 4 ou 5?
Será possivel que ninguem tenha um pouco de serenidade na análise?
O Liverpool para além de Campeão Europeu em titulo tem um orçamento maior que os 18 clubes da superliga.
Tá tudo doido ? Deliram?
GANHÁMOS AO CAMPEÃO EUROPEU EM TITULO.Chega.Ponto Final.
Não ganhámos ao Maritimo por 1-0 nem ganhámos ao Paços do Prof José Mota.
GANHÁMOS AO CAMPEÃO EUROPEU EM TITULO.Naõ Jogámos bem?Ganhámos.Ponto Final.
É indispensável ser minimamente sério nestas análises.Mesmo não jogando muito, é um facto, GANHÁMOS AO CAMPEÃO EUROPEU EM TITULO. Ponto Final.
Eles (FC LIVERPOOL)não jogaram nada.Talvez.Ganhámos.Ponto Final.O LIverpool não é o Artemédia.Nem a Udinese.É o CAMPEÃO EUROPEU EM TITULO.E fomos nós que ganhamos ao intervalo.É melhor assim.Sempre vamos a Liverpool com uma pequena vantagem, que pode não chegar, porque não é uma equipe qualquer, mas somos nós que temos uma pq vantagem.
Por curiosidade das 7 vezes que ganhámos a 1ª Mão por 1-0, passámos seis vezes.Haja fé.
Por muito que lhes doa......

cavungi disse...

E é graças ao BENFICA que Portugal faz uns pontinhos no Ranking da UEFA este ano.
Somos Magnanimos.......

Prof. Venceslau disse...

Sra. Matulona
O seu nome – matulona – e o seu acento do português do Brasil, terra muito dada a suaçus (ou, para que perceba, veados), permitem concluir que o fêmeo que emprega é tão genuíno quanto a Tatiana Romanova do Sr. Castelo Branco. Aliás, como sabe, matulona é o uso defectivo do feminil de matulão, palavra que quer significar “rapagão”, “calmeirão” ou “matulo” mas cujo feminino não existe. Sendo V. Exa. homem, pelo menos no género que não nas atitudes, a sua referência a “varapau” denuncia quem se esconde por detrás da figura que agora forjou, o aviltamento e o ataque desprezível que sempre fez, embora com outros “nomes” (seja “qualesma”, seja “verdete”, seja outro). Também demonstra à saciedade aquilo que lhe vai na mente e que reteve: - a imagem de um grosso landreiro. Deixe-me em paz e, já agora, o “mirandês”, ou “mirandum” no dialecto em causa, é bem diverso daquilo que escrevo. Só não tenho culpa que tenha frequentado a escola da noite ao invés da escola do dia.
Continue pelos maus caminhos e deixe-me em paz. Já o avisei e reafirmo o aviso. Fale de futebol e convide outros para lhe pagarem bebidas.
Prof. Venceslau

qualesma disse...

Caro Amigo Vermelho, já sabes és o maior, e fiquei feliz por ti.
PARABÉNS. MAI NADA.
Quanto à matulona se gostas do Karalhounis e amigos, posso ajudar-te a conhecer um MEMBRO.
Quanto ao Prof. Venceslau, olha que ele também deve gostar do ora citado.

cavungi disse...

Eu vi logo que a Matulona não passava de um Travesti de 15 anos com vontade de ser engraçado.
Não tem piada nenhuma.
É como o Paulo Bento, que quer ser como o Mourinho, mas só consegue imitar (e mal)o Octávio.Feio, mal encarado e perdedor.
Um abraço

O_Borbas disse...

O Senhor Verdete que fala nos meus erros ortrogáficos, devia mas é estar preocupado com a sua atitude que envergonham todos os que partiçipam neste jornal de internet. nós benfiquistas e imigrantes podemos ser ignorantes (alguns) mas somos honorados e trabalhadores e tambem há muitos com cultura como o Sr. Venceslau que aposto que o sr Verdete nem compreende por não ter nivel para tal. e hoje? até aposto que está a torcer pelo barcelona em vez de estar pelos nossos patriotas Mourinho, paulo ferreira , ricardo carvalho e tambem do Silvino Louro que é afilhado aqui do Sr. Manso que vai ver o match com a gente e claro, vamos criar mais uma força portuguesa que se vai transmitir para a equipe do chelse. e essa tal de matulona que aparesseu aqui só para chatiar, ela que leia o Venceslau e vá escrever para outros jornais.
FORSSA PORTUGAL!!! FORSSA CHELSE!!!

cavungi disse...

O senhor Zex e o Sr Verdete falam de noites europeias porquê?
Acaso os seus clubes jogaram ontem?
Jogam hoje?
O senhor Zex, comprende-se, foi campeão europeu á meia dúzia de anos,pela mão do Prof Mourinho e julga que ainda sabe o que significam esyas vitórias e noites europeias.
Quanto ao senhor Verdete, sendo Lagarto fala de quê?
Liga dos Campeões?
No novo estádio (alvalade XXI)ainda não se jogou lá nenhum jogo desta competição.
Meus amigos não devem falar daquilo que desconhecem.
Estamos noutra dimensão.Haja bom senso.
Um Abraço

qualesma disse...

O matulão, o matulo, o varapau, o Catelo Branco, são tudo COISAS que o Prof. Venceslau domina, sendo que quando leva com essas coisas é ele que é dominado, seu Romazonzo do carapau.
O Benfica ontem não ganhou, por acaso, por mídero 1-0 A UMA EQUIPA A QUEM excepcionalmente DEIXARAM DISPUTAR A "Champions" depois de ter que disputar umas pré-eliminatórias e que no seu campeonato está, sensivelmente, no lugar ocupado pelo Benfica?
O guimarães, um dos últimos ganhou recentemente à equipa que ganhou aos gajos que ganharam aos actuais campeões europeus, isso dá alguma prerrogativa ou apenas dá desconto no combustível?
Marcam um golito e Meu Deus ninguém os atura.
Quando eliminaram o Nacional da taça. em que marcaram mais golos de bola parada, foi assim o festim?
O Prof. Venceslau se o outro se esconde por detrás, tu escondeste pela frente? Cuidado com quem vem lá!!!!

verdete disse...

Meus amigos, qualquer confusão entre este blog e a Bancada Central da TSF é pura coincidência.
Snr. Cavungi:
Desde já, deixe-me que lhe diga que melhor fora que tivesse escolhido o nome do Reinaldo para pseudónimo, porque esse, ao menos, ainda teve a fama de arrebenta rabos às Doce e o Cavungi, que me lembre, não passou de um triste avançado benfiquista.
Eu bem sei que o scp ainda não jogou nenhum jogo da taça dos campeões no novo estádio nem tem o currículo do Porto ou do próprio Benfica nas comeptições europeias.
Mas, pelo menos, já jogámos, e ainda o ano passado, uma final europeia, depois de brilhante campanha, e só não a ganhámos porque à frente do SCP estava um anormal de treinador que se dava pelo nome de Peseiro.
De qualquer maneira, não sei porque acha que está noutra dimensão só porque jogou ontem a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Por acaso julgava que era a final da dita competição?
Olhe que não, olhe que não era.
Deve estar a lembrar-se é do tempo do Eusébio, Colunas e outros que tais, quando a televisão ainda era a preto e branco.
Ai sim, iam a finais e ganhavam algumas. Mas daí para cá, lembra-se de quê?
Do Pacheco a perder as botas numa final europeia há vinte anos?
O ZEX sim, poderá falar de alto, porque o Porto é, de facto, uma das grandes equipas europeias da ACTUALIDADE.
Agora o Benfica?
Por favor....

Arroubas disse...

Caros amigos:
Ninguém me apoia na sugestão da faixa de apoio a Beto???
Amigo Venceslau,porventura não é o pai da nossa campeã,Vanessa,sim,a nossa campeã do triatlo?Queriam os outros clubes de menor dimensão terem nas suas fileiras a nossa querida Vanessa Fernandes...

qualesma disse...

O Venceslau pai da Vanessa?. Não, o Venceslau é mais o celim e coisos sem fim.

Arroubas disse...

Poderiamos contar com a experiênca do nosso amigo o borbas e organizarmos uma excursão a Liverpool, o que acham da ideia?Vamos mostrar por essa Europa fora que o nosso Beto ainda nos vai dar muitas alegrias.Eu defendo os jogadores de raça como ele.Viram como ele entrou na cara do jogador do Mali,Sissoko?Provavelmente arruinou-lhe a carreira em defesa dos interesses do glorioso.Força Beto!!!

Zex disse...

Esse sr. cavungi devia era esclarecer quem andou durante anos e anos a dar pontos a Portugal nas competições europeias. Devia esclarecer qual foi a única equipa que obteve triunfos nessas competições. E devo recordar que o FCP foi campeão europeu há (com h) dois anos e não há meia dúzia...
O Ilustre senhor verdete coloca uma questão que me parece importante: será que o guimarães ganhava ao liverpool ? E o união de leiria ?
Quanto à questão de fazer um movimento pró-Beto, estou consigo senhor Arrobas. Levo uma mola no nariz e vou ao curral apoiar esse super jogador. É, sem sombra de dúvida, um superdotado.
Quanto ao Sr. Prof. Conselheiro Dr. Mestre Verborreico Venceslau, escusava de apelidar-me de nome canídeo.
Quanto à turba da Suiça, do senhor borbas, apenas gostaria de o questionar se também ocorreram estes festejos bacocos aquando da vitória do FCP na Liga dos Campeões ou na Taça Intercontinental.
Se o FCP não fosse treinado por aquele senhor de nome Adrião, um nazi anormal, certamente que ganharia no curral, mas como esse facto é uma realidade, temo que o Bfica irá ganhar ao FCP. E lá virão os jornais lampiões, que não o vestuto "o jogo", dizer, que o campeonato está relançado. Haja paciência !
Questão para colocar à consideração do matulão e da Eminência Parda Venceslau: por que motivo o Simão corre com o rabo espetado para trás ? Terá algo a ver com os tais "suaçus".
Abraços ao amigo vermelho e parabéns por este já apelidado "jornal" ou "Bancada Central"

qualesma disse...

o zex É O MAIOR.
gOSTO DA PINTA, GANDA PORTISTA.
o Prof. Venceslau não corre como o Simão Sabrosa.
SAUDAÇÕES DRAGONIANAS.
ATÉ OS COMEMOS CARAGO!

Arroubas disse...

Domingo será outro sucesso do nosso SLB.Por acaso não tenho usado esta designação de SLB,uma vez que tenho "apanhado" com muitas bocas de lagartos que sairam da toca aquando do nosso insucesso perante eles.Aquela piadinha de mau gosto que SLB é Só Liedson Basta,daí que me anda a retrair em aplicar a nossa sigla.
Força Glorioso,Força Beto!!!

Prof. Venceslau disse...

Senhor Zex:
Lamento tê-lo tratado por REX. As minhas desculpas.
Quanto ao "qualesma", que é simultaneamente a "matulona", deixo-lhe uma adivinha: - qual é coisa qual é ela que no homem entra sempre por trás e na mulher entra à frente?
Seja esperto e ponha o seu único neurónio a funcionar!
Prof. Venceslau

Prof. Venceslau disse...

E já agora, Sr. "qualesma", ou "matulona" como também gosta que o tratem...recordo-lhe um dos meus últimos post, do início do mês, a propósito da sua fraldiquice: Querem galhofear com uma putativo tribadismo, que o façam! De facto, quem os pode entravar.
Para além dessa ostentação primária de homofobia que, se me vissem, velozmente desvaneceria – pois, ao contrário dos senhores, sou um homem feito – rogo-vos escassamente que se detenham um instante e reflictam sobre o que garatujaram. Assim, é comovente a vossa cultura musical relativamente a todos os estereótipos ligados à homossexualidade. Nem mesmo um homossexual, do mais fraldiqueiro possível, teria a fardagem que V. Exas. comprovam ter sobre o assunto. Depois, é no mínimo curiosa a vossa indisfarçável trepidez e histérico desassossego ao congeminarem um varão de soutien, facto que apreciam, até, como boa ideia, ou melhor “óptima ideia”! Será algum fetiche?
No demais e quanto à minha fala diante uma “fêmea deserta”, retenho a imagem desaprazível que guardam da mulher, associando-a ao animalesco “fêmea”, com certeza alojando a expressão “macho” para os vossos semelhantes, política muito cara aos por vós referidos “Village People”. Digo-vos: - mais depressa se extasia uma mulher com linguagem cuidada do que com o vosso constante assomo de gaiatice juvenil, acompanhado certamente de alguns flatos trocados entre vós, no espírito “macho” que cultivam e se deleitam e, já agora, amparados nos tão referidos varapaus, expressão que parece ter ficado no goto a V. Exas..
Cresçam e apareçam, criaturas de Deus!
Prof. Venceslau

Prof. Venceslau disse...

SR. QUALESMA
Recordo-lhe mais este post antigo, cheio de actualidade pela sua inusitada brejeirice: "Senhor ou rapazinho que respinga pelo nome/alcunha de “qualesma”
Sobre si já disse tudo o que tinha para dizer. Essa sua entonação de constante derriço, agora em prolação brasiliana, terra muito dada a suaçus, faz lembrar os meus aulistas mais irreverentes, aqueles púberes estultos que gozam a cada verbo que decretam. Por favor, deixe que as pessoas se manifestem livremente e pare de azoar. É melhor para si, sabe?"
Prof. Venceslau

matulona disse...

Ó senhor Prof. Varapau:
Não percebo porque carga de ideia me está a chamar de qualesma.
Não sei quem é esse senhor que aqui aparece a escrever e nem conheço ninguém com tal nome ou alcunha.
Conheço, é certo, um tal de Quaresma, mas esse até é jogador de futebol e o senhor professor também o deve conhecer, pelo menos da televisão - já que, ao que aprece, não vai aos estádios de futebol.
Mas é o único que conheço com tal nome ou com nome parecido ao tal qualesma.
E não sei porque se ofendeu tanto por eu lhe dizer que o seu palavreado dava a ideia de que era maricas.
Se não é, prontos, não se fala mais nisso. Eu até nem gosto deles.
Gosto de homens feitos, e se o senhor professor diz que é um homem feito, então eu acredito.
Só não percebi aquela de na mulher entrar à frente e no homem por trás. Se se está a referir ao que eu estou a pensar, parece-me que na mulher também entra por trás.
Pela frente e por trás.
Se não for isso, já agora gostava que me esclarecesse.
Mas fale de forma mais simples, sim senhor professor?
E já agora, dirigi-me ao senhor Arrobas: deixe lá o Beto em paz, se não, a falar tanto nele, ainda vou pensar - como pensei de início sobre o nosso senhor professor Varapau - que gosta mais deles do que delas.

broas disse...

Acabei de assistir ao Chelsea - Barcelona.
Um espectáculo pobre.
Um estádio pequeno, um relvado miserável, sem aves à procura de hamburguers antes do jogo começar, sem um gajo pestilento com umas grandes barbas, sem um mito agarrado a uma toalha.
Mau demais.
Nenhumas daquelas equipas praticou um futebol tão vistoso e a tão grande nível como o do Gigante Benfica.
Hoje todos os jornais escolheram a palavra gigante para se referir ao Benfica. Numa equipa de anões não deixa de ser curioso.
Têm lá os anões e um gajo muito branquinho no banco, se bem que se me afigura mais similar ao Tintin ou à Heidi mas com shampoo de ovo.
Bem, mas dizia eu, este jogo de futebol a que acabei de assistir, foi demasiado enfadonho.
Não teve aquele lance ou aqueles dois lances que vi ontem entre aquela equipa que está em quarto lugar da Liga Betadine e a equipa que está a cerca de 20 pontos da equipa que jogou de azul há pouco.
Também é certo que o adversário do Chelsea não tem o poderio, a arte e o engenho e tem menos dois brasileiros que o Benfica, por isso é uma equipa muito mais mesquinha.
Além de que tem um avançado que o Benfica não quis o Maxi Lopez.
Na hipótese, fabulosamente galvanizadora da economia nacional, de o Benfica passar e ter que jogar com uma destas equipas, terá fortes hipóteses de passar, se bem que eles também sabem praticar o expoente máximo de futebol moderno que é marcar livres e ter um anormal a meter a cabeça à bola.
Mas se tal suceder, vou estar um pouco indeciso, pois não sei quem deverei apoiar, é que o Chelsea só joga com menos 2 portugueses que o Benfica e o Barcelona joga só com menos 3, mas tem mais gajos a falar português.
O Chelsea também jogou com 10, tal como o Benfica com o Beto.
Vai ser complicado.
Mas, a ideia central que gostaria de deixar aqui é que muito mal joga o Barcelona e o Chelsea.
Não sei como equipas destas chegam a esta fase.
Bom, bem vistas as coisas, isto explica muitas outras coisas.

www.sapo.slb disse...

Tanta inveja, tanta raiva, tanto ódio, tanta dor de cotovelo, mas sei onde vos dói, sei que sentem aí o prepúcio - calma, Prof. Venceslau -.
O certo é que gostariam de estar no nosso lugar, a saborear MAIS UMA ESTRONDOSA VITÓRIA e uma vitória com eco nos quatro cantos do Mundo.
Mas o que vocês gostam mesmo é de derrotar o Paredes no prolongamento ou o Maritimo por um arrebatador 1-0.
Cada um tem os seus horizontes.
Nós, vermelhos, só podemos dizer, a partir de agora:
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, NINGUÉM PARA O BENFICA. E NINGUÉM ME PÁRA A MIM.
Segunda e dia 8 de Março em diante, falamos.

Zex disse...

Acho estranho que o Sr. Vermelho não se dê ao luxo de intervir em tão acalorada discussão que se desenvolve neste Blog.
E parabéns, senhor broas, pela isenta análise que fez, comparando esse péssimo jogo que foi o Deco/Mourinho com o do gigante Bfica. Este último teve muito mais qualidade. Aliás o Messi e o Robert estão ao mesmo nível, tal como o Nuno Ribeiro (não o do Chelsea) e o Eto'o, ou tal como o Ronaldinho e o Karagounis.
Abraços, amigo vermelho, uma vez mais

Zex disse...

Uma palavra final para o comentário do Sr. batráquio: LAMENTÁVEL.
Aliás, ao nível dos adeptos (com excepção do blogger) do clube que apoia, o gigante Bfica.

verdete disse...

Depois de ver o Chelsea-Barcelona, tenho de admitir: o slb é o grande candidato à vitória na Champions.
De facto, comparando o futebol do benfica com o daquelas duas equipas medianas, que só sabiam chutar para a frente, rendo-me ao futebol de fino recorte técnico do slb.
E os valores individuais?
Uma enormidade.
Nenhuma daquelas duas equipas tem um Simão - que, mesmo em baixo de forma e desanimado por não estar a jogar na equipa contra quem jogou ontem (coitado do rapaz, deve andar mesmo baralhado), vale bem por dois Ronaldinhos - nem um Petit - que mete o Makelele no bolso - nem, principalmente um Beto - que mete aqueles todos no estaleiro como fez ao Sandoku ou Sissikou se tiver de jogar contra eles.
Concordo, pois, inteiramente, com o Senhor Broas, que fez uma análise muito imparcial, objectiva e realista do jogo de hoje entre aquelas duas equipas medianas da Europa.
É pena que não possam passar as duas à fase seguinte, pois que contra equipas destas certamente o SLB chegaria à final com a maior das facilidades.
Adeus, então a todos, que preciso de dormir,
Ah, como bem refere o colega de blog, Zex, porque é que o autor do Blog, o Ilustre Vermelho, não entra nesta interessantíssima discussão futebolística que se vem desenrolando?

verdete disse...

PS: Abaixo o batráquio!!

Prof. Venceslau disse...

Sr. MATULONA
Como previa, V. Exa., que também responde por outros nomes ou nicks (ou será dicks) não soube decifrar a charada. Por aí se vê que V. Exa. está sempre com o dito membro na cabeça ou noutro sitio mais sombrio já que a vossa caixa craniana é bastante arejada. Não, meu amigo, não é o "varapau". É tão somente a letra "M", que no "homeM" está atrás e na "Mulher" à frente.
Prof. Venceslau

matulona disse...

Ó senhor professor varapau, o senhor já me irrita.
Não devia já estar a ressonar à hora em que escreveu o seu último comentário? E afinal, é professor de quê?
Qual é a sua cátedra?
Ás tantas é padre, daqueles que gostam muito de dar catequese aos meninos.
Vá mas é dormir, ó senhor professor.

Arroubas disse...

Bem,pelos vistos ningúem me apoia na defesa do Beto.Espero que o façam pelo menos em relação ao Nuno Assis,esse glorioso e valoroso elemento que nos deu o título o ano passado.Sim,não venham os verdetes e companhia apregoarem que só o conseguimos com ajudas dos árbitros,pois não se podem esquecer do contributo de Nuno Assis e também,sim,também Mantorras,esse icone angolano,essa bandeira da liberdade africana.Amigos benfiquistas,vamos apoiar Beto e Mantorras e também Nuno,o Assis!!!

Prof. Venceslau disse...

Sr. Matulona
Não se amofine. Resfolegue fundo e sinta a quietação. Então não foi V. Exa. que começou a caçoar de mim sem me conhecer de parte alguma? Agora, que me permito retrucar V. Exa. não aceita? Chateia-se? Tem a memoração curta e pouca lotação no encaixe.
Pergunta-me se, à hora do último post não deveria estar a dormir? É verdade, já que os meus horários, no discorde dos de V. Exa., são diurnos e não noctívagos. Se dou catequese? – Não, não dou mas não tenho nada contra nem o preconceito de V. Exa. quanto aos padres. Pode ser que as crianças, assim, ganhem bons princípios e não se bastem com a frivolidade e grosseria que V. Exa. exala.
A minha “cátedra” é a civilidade, a deferência, o desportivismo e a direitura. Chega?
Se não quer ser desacomodado, comece por não acossar. Afinal, estou aqui apenas para comentar futebol e o desporto em geral.
Com o tempo e a idade tenho esperança que V. Exa. mude.
Prof. Venceslau.

vermelho disse...

A minha função neste espaço é de estimular a discussão, que, como se vê,segue acalorada.
Espero e desejo que se mantenha este estilo "Bancada Central".
A minha opinião surge expressa nos artigos que posto, cingindo-me ao papel de mero catalizador de discussões.
O resto é para vocês que o fazem como ninguém.
Obrigado, amigos e continuem.
Estou a divertir-me à brava.
Já agora não se esqueçam de participar no espaço Prof. Karamba.

karalhounis disse...

Puxa, aqui nesta cena toda a gente é bem falante, agora até o autor disto, diz que é catalizador e o diabo a quatro, às tantas é camionista, bem não deve ser se não punha mas é fotografias de umas damas gostosonas, mas em vez disso põe fotos de gajos agarrados uns aos outros e coisas do género.
Não sei porque é que se remete tanto ao silêncio e só intervem para mandar o simão para o banco, só se for o de esperma, a ver se cresce mais um bocadinho.
E agora aparece a falar do Karamba? Faz algum sentido?
Seja mais dinâmico, um bloguer não pode cingir-se a fazer um comentário, pôr umas fotos e lembrar-se do simão. Seja mais dinamizador para estes que gravitam à volta desta bancada.
Quanto ò arroubas, será que só sabe falar de gajos e ainda por cema gajos feios, beto (ai e eu quero tanto o Beto e não sei mais o quê), o Mantorras (que nem os angolanos lá querem) e o gajo que transpira nandrolona.
Bloguer imponha regras de participação nesta bancada, é só gajos a falar de gajos e que querem muito fazer força por e com eles e outros que só falam em coisas fálicas.
Defina regras e defina-se.

vermelho disse...

Ó amigo Karalhounis eu já me defini há muito.
Quem impunha regras de discussão era a Pide.
Este espaço é livre e espero que assim o continue a ser.
Cada um fala do que lhe aprouver, como e quando quiser.
Nunca me servirei de um qualquer "lápis azul" para cortar a raiz ao pensamento de quem quer que seja.
Abraço.

Sousa disse...

Se calhar são os outros que gostam de Varapaus e não o prof. venceslau que me parece homem másculo.