quinta-feira, dezembro 21, 2006

Antes de férias, Análise ao Benfica/Belenenses

Ontem, foi um dia duplamente feliz.
O Benfica venceu o Belém por 4-0 e em Basquetebol derrotou o Porto por 89-79.
Mas, voltando ao jogo.
O Benfica conquistou os três pontos no jogo em atraso da primeira jornada com o Belenenses, ficando a oito pontos do líder FC Porto, antes da pausa do Natal e do Ano Novo.
Ainda é uma distância considerável, mas, ainda assim, permite entrar em 2007 com uma réstia de esperança.
Esperança essa suportada no evidente acréscimo de qualidade do futebol apresentado pela equipa e num calendário claramente favorável.
O Benfica, na 2ª volta, fará 8 jogos em casa, sendo que dos 7 que realizará na condição de visitante, apenas, os no Restelo e na Madeira, com Marítimo e Nacional, emergem como de grau de dificuldade elevado.
Haja fé!
Fernando Santos repetiu o onze do último jogo, ao passo que Jesus introduziu uma alteração no conjunto que havia derrotado o Marítimo, qual seja a titularidade de Eliseu no flanco esquerdo.
Em bom momento e com a confiança reforçada pelos resultados recentes, o Belenenses entrou de forma descomplexada na Luz e assinou os primeiros remates dignos de nota. Mais do que isso, conseguiu equilibrar e até ganhar alguma vantagem nos duelos a meio-campo, enguiçando o início de jogo do Benfica.
Só que, aos 18 minutos, Gaspar cometeu uma enorme infantilidade, ao jogar a bola com a mão num lance pouco mais do que inofensivo.
Penalty tão indiscutível, quanto desnecessário, que Simão converteu no 1-0.
Estava desbloqueado um jogo que os primeiros minutos anunciavam complicado.
Todavia, quem pensou que o Bélem iria baixar os braços, enganou-se.
A formação da Cruz de Cristo até teve uma boa reacção ao golo sofrido, subindo mais no terreno e criando, consequentemente, alguns calafrios à defensiva do Benfica.
Com Silas a dirigir o processo ofensivo e Eliseu a dar dinamismo à ala esquerda, o Belenenses empurrou o Benfica para a sua área e ganhou cinco cantos entre os 20 e os 25 minutos.
Mas, tirando um aviso de Zé Pedro, por cima, e um corte de Léo após cabeçada de Ruben Amorim, eram escassos os frutos para tanta parra. E, pouco a pouco, o Benfica foi levando o jogo para terrenos neutros.
O intervalo avizinhava-se quando veio a confirmação de que esta era uma noite em que nada podia correr mal ao Benfica: um livre de Karagounis a 30 metros da baliza foi desviado pela barreira. Costinha escorregou e não conseguiu mais do que desviar a bola para a baliza.
O 2-0 liquidava o jogo e tornava-se castigo excessivamente pesado para um Belenenses que até aí tinha feito um jogo de igual para igual.
Com uma vantagem confortável ao intervalo, o Benfica não podia ter começado melhor o segundo tempo.
Até então afastado da área de rigor, Fonseca foi servido por Nuno Gomes, cabeceando com êxito para o fundo das redes.
O golo foi efusivamente comemorado ou não fosse o primeiro do internacional mexicano em jogos oficiais com a camisola das águias.
Antes de Fonseca matar o jogo, Quim tinha evitado o golo dos azuis com uma espectacular defesa para canto.
Já depois de o resultado estar em 3-0, o guarda-redes deu autêntico festival, ao fazer três excelentes intervenções.
Apenas com 40 minutos a separá-lo das férias, o Benfica entrou numa longa contagem decrescente, tanto mais que Quim, em noite abençoada, era garantia de um «zero» absoluto lá atrás.
Todavia, a atitude aberta e destemida do Belenenses, possibilitou o surgimento de espaços que permitiram o ampliar da vantagem.
Após livre de Simão, cabeçada irrepreensível de Katsouranis, fazendo o 4-0.
Tal como disse Fernando Santos: "Correu bem, foi uma vitória justa. O jogo não foi fácil, a equipa do Belenenses é muito bem montada e organizada. As coisas correram bem porque nos momentos certos marcámos golos, tivemos alguma felicidade.
As duas equipas procuraram os golos. Mas é um resultado demasiado pesado para o que o Belenenses fez. O Belenenses também podia ter chegado ao golo, houve mérito do Quim, mas um golo não tinha ficado mal ao Belenenses."
Agora, Férias que bem preciso.
Feliz Natal e Boas entradas.

34 comentários:

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Embora a vitória tenha sido incontestada e justa, há que dizer que foi excessiva.
O 3-0 teria sido mais fiel ao que se passou no jogo.
Kikin marcou, aquele que terá sido o ultimo e unico golo oficial ao serviço do glorioso.
Para um avançado é pouco.Muito pouco.
Os oito pontos de atraso do FCP serão todavia irrecuperaveis.
A dúvida é quando se dará a ultrapassagem supersónica ao Sporting.
Talvez na próxima dupla jornada fora da lagaratagem Restelo e Bessa.
Haja Fé.

VermelhoNunca disse...

O futebol é feito destas injustiças. O Benfica marcou 4 golos, não jogou nada. Fernando Santos diz que deveria ter sido 4 a 28 ( ouvi no directo após o jogo-mais tarde disse que o Belenenses merecia marcar 1). Penalidade duvidosa, golo de Kikin em fora de jogo de Nuno Gomes, que fez a assistência, uma série de faltas inexistentes à entrada da área( Simão a atirar-se constantemente para a piscina), e uma grande noite e Quim, fizeram o resultado.
Parabéns, vão em 3º lugar.

VermelhoNunca disse...

Incontestável a penalidade para o nosso administrador. Mais uma vez assim não é no Tribunal do Jogo:
(+) JORGE COROADO

Gaspar vai em corrida, o corpo passa para a frente, o braço direito fica para trás. Trava a trajectória da bola, comete grande penalidade que o árbitro não hesitou em assinalar, exibindo ainda o cartão amarelo.


(-) SOARES DIAS

É muito duvidosa a decisão do árbitro. Deixa-me muitas dúvidas, pois a bola vai de encontro ao jogador, e o Gaspar tenta tirar o braço, mas não consegue. Não me parece que tenha sido intencional a sua acção.


(-) ROSA SANTOS

Acho que o lance é duvidoso. Não vejo intenção do jogador do Belenenses de tocar a bola com o braço. Decisão errada de Bruno Paixão.


(+) ANTÓNIO ROLA

Gaspar, com o braço direito, impediu que a bola chegasse a Simão. Sendo assim, e fazendo cumprimento da lei, o árbitro sancionou a grande penalidade, no aspecto técnico, e mostrou cartão amarelo ao jogador do Belenenses, no aspecto disciplinar.

VermelhoNunca disse...

Mais outro caso polémico:
(+) Lance típico dos pontapés de canto, em que avançado e defesa entram em contacto. Não me parece existir infracção, ou algo que impusesse a acção do árbitro.

(-) Houve situação para que o árbitro ajuizasse tecnicamente e marcasse a infracção. Neste caso, ficou por marcar uma grande penalidade, mas é extremamente complicado ver este tipo de falta.
(-) Luisão agarrou Dady, não há dúvida. Ficou por marcar uma grande penalidade. O árbitro não teve critério.
(+) Na marcação do canto, e dado que, nestas circunstâncias, há com frequência contactos físicos, aceito a decisão do árbitro.

VermelhoNunca disse...

E ainda outro:
(+) É o estilo de jogar de Luisão, e a sua envergadura é pouco ortodoxa, por vezes transmite ideia de alguma brutalidade na forma como salta e se faz às jogadas. O futebol não é propriamente um jogo cortês. O árbitro não tinha nada que assinalar neste lance

(-) Situação tirada a papel químico do que aconteceu aos 32’. Luisão agarra o jogador do Belenenses. Apesar de ser complicado avaliar, dado que estão muitos jogadores juntos, a falta deveria ter sido assinalada.
(-) Ficou por marcar outra grande penalidade. Neste tipo de lance, é frequente o contacto entre jogadores. Os árbitros devem tomar mais atenção a este tipo de jogadas.
(-) É mais um lance em que, no meio de um aglomerado de jogadores, Luisão salta sobre o adversário e, simultaneamente, o puxa na zona do pescoço. Pelo que vimos na televisão, ficou por marcar uma grande penalidade contra o Benfica.

VermelhoNunca disse...

Como podem comprovar, foi uma vitória justa e imaculada! A vergonha habitual. E não comentam o fora de jogo de Nuno Gomes no golo de Kikin!

VermelhoNunca disse...

O espirito de grupo do Benfica:
O central brasileiro Anderson, do Benfica, não escondeu, esta manhã, antes de partir de férias para o seu país, o estado de espírito em que vive e não podia ser mais claro e frontal: quer sair do clube da Luz e pretende falar com a direcção para resolver a sua situação. O jogador disse mesmo que o técnico Fernando Santos sabe da sua intenção de sair e procurar outro clube. Reconhecendo que a dupla habitualmente titular, o internacionais Luisão e Ricardo Rocha, brasileiro e português, respectivamente, está a jogar e a entender-se bem, Anderson, aparentemente sem qualquer ressentimento, admitiu a razão do treinador, mas quer jogar. Assim, o jogador já pediu ao seu empresário que lhe arranje clube, na Europa ou no Brasil. “Não há nada de concreto, mas a minha vontade é de seguir a minha vida. Estou triste, mas não quero atrapalhar a vida de ninguém e também não quero que ninguém atrapalhe a minha”. Neste quadro, é bem possível que o jogador já não volte à Luz.

VermelhoNunca disse...

Totalmente de acordo amigo JC. Os casos duvidosos do jogo são mais que muitos, mas o senhor Paixão, imbuído do espirito natalício, resolveu brindar o Belenenses com um roubo vergonhoso. Mais uma escandaleira.

VermelhoNunca disse...

E o nosso amigo Vermelho acha muito justa a vitória encarnada, talvez excessiva, o Cavungi acha que 3 a 0 era justo e o Engenheiro acha que deveria ter sido 4 a 2!!
Acho que devem pensar que andamos todos a dormir...

Vermelho disse...

amigo nunca:
consegue ver foras de jogo onde eles não existem, mas já não consegue ver uma carga em campo aberto sobre o guarda-redes.
diferentes cores, diferentes olhos.
ninguém, mas ninguém se refere ao hipotético fora de jogo de que falas.
porque será?
abraço.

p.s.: quanto ao penalty, para além da generalidade da imprensa afirmar a sua existência (apenas os dois casos que citas opinam em sentido contrário, que eu saiba), basta ver as imagens para constatar que a bola embate no braço do Gaspar.
Gaspar deixa o braço para trás.

amigo jc:
quando uma equipa vence outra por 4-0, dizer-se que se assistiu a uma das maiores injustiças de sempre, só se for para rir.
conforme disse na minha análise, o Benfica foi feliz, mas daí a ter sido uma injustiça a sua vitória?!
marcar 4 golos deve querer significar algo, não?!
eficácia na finalização é relevante, não?!
o guarda-redes faz parte da equipa, não?!
quantas oportunidades de golo claras teve o Belém?
Num ponto concordo contigo:
Foi de facto um massacre!
Vencer por 4-0 não pode deixar de ser sinónimo de massacre.
abraço.
p.s. quanto ao lance que falas do Luisão, é mais um daqueles lances de área que a ser assinalado penalty redundaria na existência de, pelo menos, uns 10 por jogo.
Dependeria, apenas, do número de cantos e livre laterais nas imediações da área.
Todos se agarram uns aos outros.
Por outro lado, trata-se de um lance em que os jogadores se agarram mutuamente, não sendo possível definir quem o faz primeiro.
Por fim, dizer que se trata de um “penalty televisivo”, ou seja, apenas as câmaras de televisão o revelam.
No campo, são lances indecifráveis.
Alvitrar o assinalar de penalty nestes lances só de quem nunca jogou futebol a nível oficial.

Vermelho disse...

amigo jc:
viste o jogo?
os lances que citas, para além de não corresponderem à verdade, não constituem todos oportunidades claras de golo!
dos que citas, estes terão sido oportunidades claras de golo:
"48' Grande defesa de Quim, a evitar o golo do Belenenses, após desvio de Sandro Gaúcho.
63' Bola ao poste esquerdo da baliza de Quim! Cruzamento de Ruben Amorim e Dady a rematar ao poste. Quim fez-se ao lance e ainda tocou na bola. "
os restantes não são claras oportunidades de golo.
aliás, como supra disse, um deles até está truncado, qual seja o último, pois que o livre de José Pedro não foi defendido por Quim, mas sim ao lado.
Assim, o 4-2 alvitrado pelo Imbecil, talvez, fosse realmente o resultado certo!
Abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, quantas oportunidades de golo criou o Benfica? Verifique a posição de Nuno Gomes no golo de kikin. Não é por ninguém a referir que deixa de ser fora-de-jogo.

Vermelho disse...

amigo jc:
golo anedótico do Karagounis?!
lá estão vocês a adjectivar lances do Benfica da forma como não o fazem em relação a qualquer outro clube!
é um golo igual a tantos outros!
a bola bate na barreira e trai o guarda-redes!
este ano, o Benfica sofreu o primeiro golo no Dragão dessa forma e não vi qualquer comentário teu adjectivando o golo de anedótico?!
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
não será por ninguém a referir que não será fora de jogo, mas deverá querer significar algo ninguém a referir, certo?!
não insultemos a inteligência uns dos outros, p.f.
o benfica, pelo menos, 4 criou e concretizou.
o belem criou 2as e não concretizou nenhuma.
os amigos no ano passado e este ano quando ganham 1-o e o adversário criou mais oportunidades de golo que o SPorting, desvalorizam esse aspecto e afirmam quem marca é quem ganha.
E estamos a falar de 1-0.
borrifam-se para a justiça do resultado.
Hoje, abespinham-se com a pretensa iniquidade do resultado.
Haja coerência!
Não sejam desonestos intelectualmente!
abraço.

VermelhoNunca disse...

4 oportunidades do Benfica? Uma penalidade mais que duvidosa, 3º golo fora de jogo, duas penalidades contra por assinalar. Estamos no Natal, dá para perceber!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Debate-se aqui o futebol dos pequeninos.Coitados tiveram azar.Mereciam ganhar etc e tal.A vitória moral, tão ao gosto dos adeptos do nosso futebolzinho.O costume.
Levaram 4!
Levaram Forte!
Levaram Duro!
Mas claro foram roubados.O Espirito calimero com sabor a pastel de belém.
Se não conseguem marcar de baliza aberta, (gosto do Dady), e se sofrem golos de toda a manreira e feitio, o que é que se há-de fazer?
Uma equipa assim é que merece ganhar.Pois bem.
Levaram 4!
Levaram Forte!
Levaram Duro!
Um dia o celebre Prof Luis Campos Levou 6-2 do Benfica.No fim queixou-se do arbitro porque o 2º golo do Benfica etc e tal.
Haja decoro.

VermelhoNunca disse...

Dei-lhe os parabéns senhor Cavungi, por atingir o 3º lugar, ao momento. Ganhou, acabou. Roubou, mas é Natal. Como disse Mourinho, para ganhar vale tudo!

VermelhoNunca disse...

Foi ao estádio amigo Cavungi? Quantas pessoas estavam na Luz( houve brinde aos sócios com bilhetes a 5 euros)?

Mestrecavungi disse...

O Belem criou 242 oportunidades.Marcou Zero!Nabos!Incompetentes!
O Gloriosso criou 4 oportunidades e espetou 4 lá para dentro!
Eficácia.Excelência!De gala.
Pimba.Toma lá ,vai buscar ó Costinha de merd*.!
Uma nota de rodapé:
O Quim recebe ordenado para defender tudo o que conseguir.Cumpriu bem a sua missão.Merece o subsidio de Natal.
Ou será que o Benfica tem que jogar sem guarada redes?

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, fala muito em calimeros, mas fixe uma coisa: estou a fazer uma colectânea dos seus comentários em que fala do árbitro, depois, quando eu decidir publicá-la, não se envergonhe.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Achas que a lagartagem, sabendo que estão só com 3 pts á maior já estão tão nervosos, que transformam uma derrota de 4-0 numa vitória moral?
Desta nem o Cunhal se lembrava.

Vermelho disse...

amigo nunca:
um lance que dá golo, constitui uma oportunidade de golo, certo?!
uma coisa decorre da outra, certo?!
é um silogismo simples?!
não insultemos a inteligência uns dos outros, p.f.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Não fui.Sei que estavam 49.847 pessoas presentes mais 78 adeptos do Belenenses.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
os sportinguistas se não estão, deviam estar nervosos com a 2ª volta que os espera.
numa 1ª volta em que o seu calendário foi o inverso do Benfica, apenas averbaram mais 3 pontos.
Veremos o que farão agora.
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
está confirmada a transferência de Diego, ex-braga, emprestado ao Penafiel, para o Porto a troco dos passes de Adriano, Ezequias e dinheiro.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Veremos amigo Vermelho, veremos. Fora o Sporting sofreu 3 golos, em Aveiro, ganhou todos os jogos, menos esse que empatou.

VermelhoNunca disse...

Amigo Jc, no jogo da Académica o resultado, para o amigo Vermelho foi injusto. Ontem já não o foi...é Natal!

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Não me costumo queixar do arbitro!
È muito raro fazê-lo.
Se o fiz foi porque tinha uma razão muito forte para o fazer.
De ceteza absoluta.

VermelhoNunca disse...

amigo cavungi, depois veremos as vezes que se queixou. Você até faz pior, desconfia deles antes dos jogos!!

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus, Nunca e Vermelho.
Vou para casa.
Um Santo Natal para voçês e um 2007 em grande!
Um Abraço
Cavungi Herbstmeister.

VermelhoNunca disse...

Abraços Cavungi. a caixa de mail, para variar está cheia.

Vermelho disse...

amigo nunca:
com que adversários?
abraço.

amigo jc:
pelo menos, já passaste de anedótico para extremamente feliz!
louvo a diferente adjectivação!
desculpa, mas comparar a justiça da vitória do Marítimo em Coimbra com a do Benfica ontem na Luz não me parece correcto.
Foram dois jogos perfeitamente distintos.
Primeiro, no resultado.
Para mim, uma vitória por 4-0 não pode nunca ser injusta.
Na justiça da vitória, factores como a eficácia ofensiva não podem deixar de ser considerados.
segundo, o belem não produziu nem de perto nem longe o mesmo caudal ofensivo da briosa ou beneficiou de igual número de oportunidades claras de golo que a Académica.
A Briosa beneficiou de 3as oportunidades de golo com o seu jogador isolado perante o guarda-redes, o belém 1a.
As diferenças são imensas.
O benfica foi feliz, já o disse.
Agora, extrapolar daí para a injustiça da sua vitória parece-me claramente excessivo.
abraço.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
igualmente.
tudo de bom.
abraço.

Vermelho disse...

amigos jc e nunca:
tenho que me despedir de vós por hoje.
espera-me uma "peladinha" com o meu filhote.
irei perder, mas será, por certo, uma enorme injustiça (lol).
a ti, amigo nunca, renovar os meus votos de um Feliz Natal para ti e para a tua família.
Tudo de bom.
a ti, JC, até já, às 19h30, lá estarei para requisitar, de imediato, a companhia de uma loura.
posso pedir, também, para ti?
encontrei, hoje, na Bertrand, o venceslau.
Confirmou que ía e pareceu-me em grande forma.
abraço.