quinta-feira, dezembro 07, 2006

Artigo de Opinião do Condómino Cavungi

A Fábrica de Mitos

Procurando sempre debruçar-me sobre assuntos com uma certa actualidade, gostaria de poder aqui hoje falar do mau, para não dizer péssimo, momento que vive o Sporting.
Porque é um assunto que me preocupa.E preocupa-me porque pode não se prolongar muito no tempo.
Este mau momento quanto a mim, assenta e muito em aspectos mitológicos.
Sabendo que o Sporting é uma das maiores fábricas de mitos que há no mundo, percebemos agora o porquê da sua aversão a esta época natalícia, também ela um pouco mitológica.
Neste momento existem dois mitos em alvalade e uma vaca sagrada.
O primeiro Mito é a sua escola de formação.
Pela enésima vez “apostaram”, quase tudo, numa equipa formada à base dos jovens saídos da formação.
Hoje com Rui Patrício, Miguel Garcia, Carlos Martins, Nani, Djaló, Miguel Veloso ou João Moutinho, noutros tempos com Sérgio, Morato, Venâncio, Litos, Mário Jorge, ou Lima.
Chegádos ao Natal, o resultado é o mesmo: Fracasso!
Hoje a cinco pontos do primeiro lugar, com uma segunda volta de elevado grau de dificuldade e fora das taças europeias, resta ao Sporting, lutar pela conquista da taça de Portugal.
E da Copa BES/A Bola.
O segundo Mito é Paulo Bento.
Bento chega ao Sporting, para substituir José Peseiro numa fase em que pior era impossivel.
”Apostaram” nele e ele fez por merecer essa confiança conquistando, ao fim de seis anos, o acesso directo à liga dos campeões.
No entanto o Sporting de Paulo Bento, nunca jogou tão bem quanto o Sporting de José Peseiro.
Mas ía ganhando.1-0 aqui, 1-0 ali, 2-1 acolá.E o mito foi crescendo.
Acrescente-se uma pré-época 100% vitoriosa, com 3 secos ao Benfica à mistura, e rapidamente se criou a ilusão.
Com Paulo Bento e os seus meninos tinham equipa. Só era preciso reforçá-la um pouco mais. Assim o mago Carlos Freitas manda comprar, Carlos Bueno, Farnerud, Carlos Paredes e Alecssandro que tinha no seu curriculum o facto, valioso, de ser cunhado de Deco.
Conheço muitos Sportinguistas, não vi ainda nenhum perguntar, Quem foi o responsável pela constituição do plantel? Quem foi o responsável pelo Sporting não saber ter a iniciativa do jogo? Quem foi o responsável pelo contiínuo desgaste físico de Moutinho? Quem foi o responsável pela dispensa de Sá Pinto? Quem foi o responsável pelo rotundo falhanço táctico perante o Benfica? Quem foi o responsável pelo desnorte táctico perante o Spartak de Moscovo? Porque dispensaram Manoel e compraram Bueno?
Mas questionar as decisões de Paulo Bento para os lados de Alvalade, não é hipotese.
Esperam até, que ele lá continue muitos anos.Também eu.Chegamos então à vaca sagrada.
Liedson de seu nome.Pelo facto de ter marcado uns tantos golos ao Benfica, Liedson foi rapidamente elevado à condição de mito.” O Homem marca sempre aos lampiões”.
É hoje uma autêntica vaca sagrada.
Só que, desde que renovou contrato e passou para os 100 mil euros/mês o Levezinho pensou:
“Eu já varri muito chão, já arrumei muita prateleira de supermercado, outros que trabalhem”. E assim marcou 5 golos nos últimos 27 jogos.
Mas Liedson pode começar um jogo no banco?Não.Porque?Porque Liedson resolve.Mais um Mito.
Mas neste momento outros problemas se colocam no Sporting.
Filipe Soares Franco prometeu não vender nenhuma das joias da coroa, que é agora uma coroa para unicórnios.
Hoje por hoje, a coroa tem uma só joia.João Moutinho.
Sem as receitas da Uefa e com o dinheiro da venda do património já destinado às instituições bancárias a médio e longo prazo, como se pode reforçar a equipa em Janeiro?
Há duas alternativas.
Ou Soares Franco falta mais uma vez à sua palavra e vende uma Joia, para depois comprar 2 ou 3 buenos jogadores ou então como já não precisam tanto das Game box’s revendem-nas a preços Lidl, para poder haver algum retorno desse desastroso investimento.
Porque a manter-se a actual situação, vai ser penoso chegarmos até Maio.

Casquinada da Semana: “...até consta que a Kinder já intentou uma acção contra Carlos Bueno por denegrir a imagem dos seus produtos.Hoje por hoje, os miúdos já não dizem Kinder é bueno e bueno é bom, mas sim Kinder é bueno e bueno é péssimo....”
Vermelho in redvermelho.blogspot.com 29/11/06

22 comentários:

VermelhoNunca disse...

Após ausência forçada nos últimos dias, volto hoje ao blog. Como sempre deparo com uma quantidade de disparates do condómino Cavungi, talvez ressabiado pela má prestação do seu clube ontem. Agora virou modo lançar as questões que coloca no seu artigo, baseado, quanto a mim, naquele intragável Rui Santos, que como o amigo e o adminstrador são as únicas pessoas que não viram a penalidade cometida por Simulão em Alvalade. Fala dos reforços do Sporting, só falta contabilizar os minutos jogados, tal como Rui Santos fez. Mas , tirando o grego assassino, olhe para o seu clube, que não está em crise, mas vai a 4 pontos do SPorting e está na Taça Uefa, onde as receitas só compensam se atingirem fase adiantada da prova, como refere o administrador - curiosamente ontem sobre o Sporting dizia que a não captação de receitas Uefeiras eram quase que drásticas para o SPorting, hoje muda um pouco o discurso- diga-me qual o reforço que o seu clube tem que se assumiu como titular na equipa. Será Miguelito, aquela vedeta que algum condómino queria ver na selecção? Ou Manu? Ou Paulo Jorge?
Fala em Liedson! Quantos golos marcou o brasileiro desde que está no Sporting? Vem com as estatisticas dizer que nos últimos 27 jogos fez 5 golos- nem me dou ao trabalho de verificar isso, mas sei que lhe deu prazer fazê-lo. Fala na aposta falhada nos miúdos, fala no percurso falhado do Sporting se não vender ninguém, enfim, dispara em todos os sentidos. Em Maio cá estaremos para avaliar o que de bom ou mau fez o Sporting, Paulo Bento e companhia. Até lá delicie-se e dispare sobre o Sporting, pois assim consegue afogar as frustações que o seu clube lhe proporciona. Ontem só vi um lance do MU/Benfica- uma penalidade feita por Simão sobre Ronaldo, que Toni reconhece, mas que Lampião Prates cala vergonhosamente.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
excelente artigo.
subscrevo-o na íntegra.

amigo nunca:
bem regressado sejas.
qualificas de disparates o que escreve o amigo cavungi, mas não aduzes qualquer argumento que o contrarie.
os reforços do sporting têm sido até ao momento um flop.
isso é irrefutável.
quanto às receitas, dizer-te que a situação do sporting é mais gravosa pela simples circunstância de o benfica se aprestar, em Janeiro, para embolsar 8,5 milhões de Euros pela venda do passe do Manuel Fernandes e porque ainda se mantém nas competições europeias.
Como o Soares on the rocks Franco reafirmou que não vende ninguém, a eliminação da Champions assume foros de tragédia no capítulo financeiro.
para além das principais receitas de bilheteira já se acharem consumidas como ontem aqui explicitei.
quando falas no liedson, só dás razão ao cavungi.
a apreciação que fazes é de quem o vê como um vaca sagrada - não marca, mas já marcou, por isso é intocável.
constato que, mais uma vez, não ensaias qualquer reflexão sobre o momento do sporting. Lamento.
Ainda assim penso que o teu comentário revela um pouco do teu pensamento - o silêncio sobre Paulo Bento é eloquente...

p.s.1: conheço mais alguns que pensem como eu e o cavungi (em relação ao lance de Miguel Garcia e Simão).
dos mais conhecidos destaco Rui Moreira e Cruz dos Santos.

p.s.2: lamento que agora te tenhas juntado ao coro demagógico daqueles que denominam Katsouranis de grego assassino.

p.s.3: como vês o facto de questões tão determinante para o futuro do sporting como as discutidas ontem em assembleia geral apenas terem sido decididas por 78 sócios.

abraço.

Vermelho disse...

amigo zex:
foi o petit que teve intervenção no lance.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Foi Petit sim.
Quanto à assembleia de ontem, não sabe do que está a falar quando refere que 78 sócios estiveram presentes. Qual o assunto que estava em discussão?
Os reforços do Sporting são tão flops como os do Benfica. Posso mesmo dizer que Bueno marcou mais golos que Kikin. Tirando o grego, como disse anteriormente.
Quanto às receitas amigo Vermelho, convém dizer que o que estava orçamentado a nível de Uefa foi plenamente cumprido. A ida à Taça Uefa, apenas traria lucros atingindo fase muito adiantada.
Quanto ao Liedson a questão é simples: ele não marca, mas sem ele a equipa marca? Há algum melhor que ele para jogar, mesmo que ele esteja em crise de golos?
Preocupem-se com o vosso Nuno Gomes.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Muito contente fiquei com o teu regresso.
No entanto não respondeste aos meus disparates.
Bento é ou não o novo Mourinho?
Liedson deve ir para o banco?
Acabou-se o estado de graça?

Vermelho disse...

amigo nunca:
cumprir com o orçamentado foi a versão trazida pelo Soares on teh rocks Franco no final do jogo para acalmar os espíritos mais enervados e preocupados.
mas, mesmo que assim fosse, não duvidas que qualquer receita adicional é sempre muito, mas muito bem vinda a qualquer clube português.
quanto à assembleia geral, transcrevo uma notícia do Jogo:
"O Sporting realizou ontem mais uma reunião magna com o objectivo de delegar no Conselho Leonino a responsabilidade de decidir sobre a alienação de mais uma parcela do património não desportivo. Em causa estava o edifício que alberga o centro de atendimento aos sócios, integrado na proposta que vai permitir um encaixe financeiro da ordem dos 50 milhões de euros. Em Alvalade, a assembleia geral foi, contudo, pouco concorrida, contando com a presença de apenas 78 associados – que dispunham de 636 votos.
A reunião decorreu longe dos ouvidos e olhares da Comunicação Social, tendo a proposta da Direcção sido aprovada com uma maioria de 66%, com 25% de votos contra e oito por cento de abstenções. Assim, a integração daquela que será designada por Fracção E no conjunto de património a alienar será definitivamente apreciada pelo Conselho Leonino.
Terminado o encontro, Rogério Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral, dirigiu-se aos jornalistas. “A votação foi feita após um período de debate, durante o qual todos os que quiseram intervir puderam fazê-lo. Naturalmente, há pessoas que não concordam com esta opção e quiseram reafirmar o seu ponto de vista”, revelou o responsável pela orientação dos trabalhos."
como eu falo por aquilo que li nesta notícia que ora trasncrevi, concluo que a notícia só pode ser falsa.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Eu sei muito bem do que tratou a assembleia. Não se tratou de venda de património nenhum, pois essa matéria já estava decidida pelo Conselho Leonino, após autorização dada pela Assembleia Geral do clube. Não confundas as coisas. O que esteve em causa foi a inclusão no pacote negociado do centro de atendimento aos sócios. Sabes do que se trata? Ou leste a notícia e concluíste que esteve em causa novamente a venda do património, algo que está mais que decidido.

Carlos disse...

Amigo Cavungi

Há muito que não tinha o grato prazer de estar on-line consigo. Excelente artigo, não lhe mudo uma vírgula.
Por muito que custe ao condómino nunca aceitar este estado de coisas, a verdade é que este Sporting é um flop adiado. Há muito que me refiro a esta equipa nestes termos e quanto mais o tempo passa mais evidente se tornam as fragilidades. Agora o síndrome do Natal apenas realça a fraca produtividade desportiva como consequência do fraco plantel.

Mestrecavungi disse...

Amigo Braguilha,
Muito Obrigado.Os teus elogios são um verdadeiro balsamo.
A qualidade vem sempre ao de cimo.
O FCP por exemplo.Não começou bem a LC, mas está nos oitavos.Porque o plantel tem qualidade e isso acabaria por se revelar.O adjunto do Vitor Baia pode fazer rotatividade, porque tem plantel para isso.No Sporting só se pode trocar o Bueno pelo Alecssandro.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Devo alertar-te para um facto, ou melhor um dogma de importancia superior.
Esse pasquim a que te referes só tem para os Sportinguistas e ou Portista uma página com credibilidade.
A do famigerado Tribunal do Jogo.Tudo o resto que é publicado são falsidades e levianices.
A comprovar isto é o facto de na AG do SCP não terem estado 78 sócios mas sim 79.Além disso não se tratou da venda de património.Tratou-se da futura venda de património.O que é muito diferente.
E já agora sabes onde serão atendidos os sócios, caso o actual espaço for alienado.
Como já estão habituados, proponho a estação do metro do Campo Grande.

Vermelho disse...

amigo nunca:
foi mais uma parcela a acrescer às já decididas.
esta releva ainda mais para os sócios pois trata-se do espaço destinado ao seu atendimento.
mas, pelos vistos, ninguém quer saber disso.

amigo cavungi:
belas casquinadas soltei com o teu comentário.
estás on-fire, na senda, aliás, do excelente artigo hoje publicado.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Claro está que o condómino Cavungi mais uma vez não sabe do que fala. No entanto talvez se possa aceitar a sua sugestão e assim veriamos Luis Filipe Vieira a pagar as quotas do SPorting na estação do metro.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho: conhece a sala de atendimento aos sócios? Sabe onde está localizada? Sabe qual a sua área? Não ligue aos titulos. Por falar em jornal O JOGO nenhum de vós comentou a questão levantada por este jornal relativamente aos sócios do MU e do Benfica( os tais do Guinness)...

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, excelente resposta sua aos disparates do condómino Cavungi. O amigo é mais moderado do que eu e assim responde-lhe com elevada qualidade. Mas a técnica cavungiana é conhecida, pois dispara inúmeras barbaridades, e, acho eu, acredita verdareiramente no que escreve. É um bom rapaz, mas quanto à sua conversa...estamos entendidos!

Vermelho disse...

amigo jc:
do benfica já nós falámos e muito.
então eu e o amigo cavungi não temos feito outra coisa que não zurzir no imbecil e no ladrão de paquidermes.
reflectir sobre os males próprios parece ser exercício impossível para sportinguistas e portistas.
quando se atrevem a falar sobre os seus clubes, por via de regra, apenas o fazem por comparação e por contraposição ao Benfica.
o teu comentário é exemplo eloquente.
sobre as razões do actual momento leonino nem uma palavra.
quanto ao episódio do Liedson de que falas, dizer-te que tal referência não se compreende, por descontextualizada, desactualizada e por ter obedecido a critérios meramente disciplinares.
o cavungi afirma que liedson é uma vaca sagrada, pois que o seu momento desportivo poderia importar a sua ida para o banco ou, pelo menos, a sua substituição no decorrer dos jogos.
o episódio que referes nada tem que ver com este contexto.
por fim, dizes (sobre liedson)que "E continua a trabalhar e muito, sendo um dos jogadores do SCP mais lutadores, com a infelicidade de não conseguir concretizar."
deixa-me que te diga que não deves ter visto os jogos contra o benfica e spartak, pois que se o tivesses feito, certamente, terias constatado que nem sequer essa imagem de marca do liedson não se mostrou presente nesses desafios.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
A minha preocupação no momento é a crise do Sporting.Receio que não seja duradoira.Por isso não me referi a nada que ao SLB dissese respeito.Pelo menos hoje.facilmente reconhecerás que tanto eu como o amigo vermelho temos criticado o SLB quando é necessário fazê-lo.
Mas eu afinal, estou equivocado.No SCP está tudo bem.Pelo menos voçês estão muito contentes.

Vermelho disse...

amigo jc:
um dos problemas do sporting está precisamente num segmento daquilo que dizes: "que apresenta frequentemente novos jogadores que demonstram ter qualidade - o último exemplo é o Rui Patrício -"
esta precipitação na análise da valia dos jogadores. um exemplo da fábrica de mitos.
a valia de um jogador não pode ser avaliada com base num jogo, mas sim numa época.
boas exibições muitos jogadores fazem.
boas exibições com regularidade poucos fazem e estes sim são os verdadeiros talentos.
Patrício como Veloso ou Djálo para já só fizeram bons jogos, não se podendo assim avaliar de forma consistente a sua valia.
o futebol português está pejado de fenómenos meteóricos.
A boa prestação do Sporting o ano passado no campeonato foi muito potenciada pela confiança que Paulo Bento aportou à equipa.
esse efeito parece, agora, desvanecer-se.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Sem querer ser preguiçoso, não retiro uma virgula ao que o Vermelho diz no post anterior.
Precipitação é o maior "pecado" do Sportinguista.Rui patricio fez um jogo normal na Madeira.Defendeu um penalti, é certo.Apenas porque o arbitro foi condescendente.Não provou nada.Como Nani nada provou.Ou Djaló.
Não referi Figo, Ronaldo, Simão ou Quaresma porque verdadeiramente nunca foram jogadores do Sporting.Não foi lá que ganharam titulos, não foino Sporting que fizeram carreira em 25 anos.Não será afinal mesmo um mito?

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Alguém disse que Rui Nereu era bom?Eu?O Vermelho?
No 1º jogo que fez em Vilareal para a Liga dos Campeões (não foi no Funchal para a liga bwin)saiu-se muito bem.O pior foi depois.
Não houve continuidade.Foi tal como Patricio e Paulo Bento "sorte de principiante" Não houve continuidade.Fora com ele.

VermelhoNunca disse...

Acho que há aqui alguma confusão, pois, por exemplo, quem colocou Patrício em padrão elevado, foram os jornalistas. Pessoalmente nunca emiti nenhuma opinião sobre o jovem guarda-redes.

Mestrecavungi disse...

Ponderação agora amigo Nunca?
Eu também não sei se é bom ou mau.Pode ser bom.mas ainda é cedo para dizer como diz o amigo Jus;:" apresenta frequentemente novos jogadores que demonstram ter qualidade - o último exemplo é o Rui Patrício -
Tem qualidade?????Porquê????

VermelhoNunca disse...

Amigo encavado Cavungi, nada de ponderação da minha parte. Só referi que nunca emiti opinião sobre Rui Patrício. Você, como devorador de jornais desportivos, é que devc comer com tudo o que lhe metem à frente. Aliás os seus comentários elucidam mesmo isso, embora hoje lhe dê desconto, pois está com o encavanço.