terça-feira, dezembro 19, 2006

Resenha da Actualidade Desportiva

Manuel Fernandes poderá estar de volta ao mercado em Janeiro, caso Portsmouth e Benfica não cheguem a acordo nos próximos dias.
O empréstimo do futebolista português ao clube do sul de Inglaterra termina a 1 de Janeiro de 2007 e para já é um dado adquirido que o Portsmouth não pagará o valor da cláusula inscrita no contrato: 9 milhões de euros.
O Benfica teria direito a este valor logo que Manuel Fernandes fizesse três jogos consecutivos na liga inglesa. Acontece que Redknapp, o treinador, deixou claro que isso não sucederá. O Portsmouth até gostava de manter o médio, mas não por esse preço.
A operação foi intermediada por Jorge Mendes e será o empresário português a tentar, já nos próximos dias, uma solução para o problema.
O Benfica já fez saber que não deseja o jogador de volta, até por ser público que essa solução também não agrada a Manuel Fernandes.
Resta negociar com o Portsmouth ou procurar outra solução no mercado, que agrade ao jogador e ao Benfica.
Má notícia para o universo benfiquista.
A transferência de Manuel Fernandes representaria um encaixe financeiro deveras importante, tanto mais que o Benfica foi eliminado da Champions.
Com a frustração da transacção, caso o Benfica não logre ainda assim vender o jogador, a vulnerabilidade do clube face ao mercado aumenta exponencialmente.
Face à difícil situação económica, a inviabilização da transferência poderá importar a venda de um outro futebolista do plantel encarnado.
Não sei mesmo se o Project Finance a tal não obrigará!
Por outro lado, qualquer investida sobre o mercado no sentido do reforço do plantel mostra-se bem mais difícil.
No mais, lastimar, profundamente, o possível regresso de José Veiga ao Benfica.
Embora Vieira se tenha remetido ao silêncio sobre o assunto, acredito que o regresso do "luxemburguês" ocorra após as festividades natalícias, não obstante o teor das suas declarações ao diário Público desta terça-feira: «Regresso ao Benfica depois de o João Pinto ser ouvido. Acredito que nessa altura tudo ficará esclarecido e se saberá qual o destino dos 3,3 milhões de euros que o Sporting pagou ao jogador.»

No Porto, a notícia do dia é a possível aquisição de Lucas Mareque, jogador do River Plate.
Lucas Mareque deve reforçar o FC Porto durante o período de inscrições de Janeiro.
O acordo entre o campeão nacional e o River Plate está dependente de detalhes que deverão ser ultrapassados nas próximas horas, permitindo que o jogador viaje para Portugal nos próximos dias, a tempo de realizar os exames médicos da praxe antes de ser inscrito quando o mercado de transferências reabrir em Janeiro.
O jogador foi pouco utilizado durante a última temporada por Daniel Passarella, treinador do River Plate, e, aos 23 anos, vê com bons olhos a transferência para o futebol europeu, mais ainda para uma equipa envolvida nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e onde joga Lucho González, amigo de longa data.
O facto de ter ascendência italiana é outro factor que joga a favor da sua contratação, permitindo a sua inscrição como jogador comunitário.
O reforço do lado esquerdo da defesa, actualmente entregue a Fucile, um lateral-direito, é uma das prioridades de Jesualdo Ferreira para a próxima fase de inscrições e a contratação iminente de Mareque abre a perspectiva de dispensas no actual plantel, com Marek Cech e Ezequias com os respectivos lugares em risco.
Sublinhe-se, entretanto, que, como é natural, Mareque não foi o único jogador considerado pelos portistas para a posição.
O também argentino Leandro Grimi, do Racing, foi oferecido aos portistas, mas acabaria por ser descartado a favor do mais experiente Lucas Mareque.
Durante os próximos dias o negócio deverá ficar concluído, assegurando o reforço de uma posição deficitária em termos de opções para Jesualdo Ferreira.

No Sporting, foi, ontem, aprovada a alienação de mais uma parte do seu património não desportivo.
Desta vez foi autorizada a venda das instalações onde hoje existe actualmente a secretaria do clube, junto ao Edifício Visconde de Alvalade, e que renderá aos cofres 500 mil euros.
«Foi colocada a proposta do Conselho Directivo no sentido de se acrescentar ao imobiliário não desportivo em relação à qual já tinha sido aprovada a venda, a fracção que diz respeito à secretaria», disse no final o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Rogério Alves.
«A proposta foi aprovada com larga maioria, com 33 votos a favor, cinco abstenções, e cinco votos contra.»
O dirigente lembra que o património será vendido a um fundo imobiliário, que tem grande participação de uma entidade bancária alemã, e que levará o Sporting a receber 500 mil euros. «Havia outra proposta de 600 mil euros, mas havia um problema. É que esta fracção agora discutida para ser vendida separadamente do Edifício Visconde precisava de obras. E como foi mostrado nesta assembleia as obras ascendiam a mais de cem mil euros, por isso, sairia mais caro vender por 600 mil euros do que pelos 500 mil a este fundo imobiliário», explicou.
Em termos puramente desportivo, destaque para a renovação dos contratos de Veloso e Djaló.
Está por semanas o acordo que conduzirá à renovação dos contratos que ligam Miguel Veloso e Yannick Djaló à Sporting, SAD por seis temporadas, processo que implicará ainda uma considerável revisão dos salários auferidos pelos atletas.
O alargamento dos vínculos dos jovens valores lançados na corrente temporada por Paulo Bento na turma leonina tem vindo a ser alvo de conversações nos últimos meses, estando iminente a conclusão do negócio.
O dossier encontra-se pendente apenas por questões de pormenor.
A administração da sociedade anónima leonina e Paulo Barbosa, representante responsável pela gestão da carreira dos dois futebolistas, estão em sintonia quanto aos termos das prorrogações em questão, abrindo desta forma caminho ao firmar dos contratos que ligarão o versátil defesa e o atacante aos leões até 2012.
Quanto ao mercado, dizer que se noticia que Fábio Rochemback chega hoje a Inglaterra, vindo de São Paulo, para definir a situação profissional até final da temporada.
O jogador foi devidamente autorizado pelo Middlesbrough para ausentar-se na última semana, tendo comemorado o 25.º aniversário no Brasil com a família.
O médio vai reunir-se com os responsáveis da formação inglesa no claro intuito de “forçar” um empréstimo aos leões por seis meses.
Por fim, nota para a saída de Norton de Matos do comando técnico do Vitória de Guimarães e para o anúncio da sua substituição por Manuel Cajuda.

22 comentários:

Vermelho disse...

amigos:
estranho o silêncio e a calma que prevalecem por este espaço.
vamos lá acordar!
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
A profissão de treinador de futebol é sem dúvida a melhor do mundo.
Cajuda foi despedido no domingo com direito a uma indemenização dos Egipcios.Boa provavelmente.Hoje 3ª feira já tem emprego.
Foi despedido porque foi incompetente.E foi premiado/indemenizado.Dois dias tem novo emprego, novo contrato nova indemenização já estipulada para o caso das coisas correrem mal.Para o clube claro.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
parece que não são só os treinadores de futebol.
o presidente da autoridade reguladora da energia, também, se demitiu e tem direito a uma indemnização, que passa pelo pagamento do vencimento nos dois anos subsequentes.
atenção, que não disse que foi demitido, demitiu-se e ainda assim contratualmente acordou-se o tal pagamento.
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
anda aí um falso vermelho.
da próxima vez que suceder, apago o comentário.
abraço.

Vermelho disse...

amigo falso vermelho:
como não quis ouvir a advertência que lhe fiz, irei apagar o seu comentário.
abraço.

Vermelho disse...

amigo jc:
mais uma vez, esclareço que o comentário a que te referes não é da minha autoria.
abraço.

Vermelho disse...

amigo jc:
em relação ao manuel fernandes, renovo o comentário que escrevi no artigo em comentário:
"Má notícia para o universo benfiquista.
A transferência de Manuel Fernandes representaria um encaixe financeiro deveras importante, tanto mais que o Benfica foi eliminado da Champions.
Com a frustração da transacção, caso o Benfica não logre ainda assim vender o jogador, a vulnerabilidade do clube face ao mercado aumenta exponencialmente.
Face à difícil situação económica, a inviabilização da transferência poderá importar a venda de um outro futebolista do plantel encarnado.
Não sei mesmo se o Project Finance a tal não obrigará!
Por outro lado, qualquer investida sobre o mercado no sentido do reforço do plantel mostra-se bem mais difícil."
quanto ao manduca, não vejo porque há-de regressar.
para além do aek continuar nas competições europeias, os pressupostos da sua cedência não se alteraram.
quanto ao reforço do plantel, a re-incorporação de manuel fernandes era, para mim, muito bem vinda.
seria uma mais valia capaz de rivalizar com petit, katsouranis, karagounis, karyaka e assis por uma lugar no meio-campo.
a sua qualidade é indiscutível.
quanto a eventuais reforços, penso que, apenas, um ponta de lança se justifica.
kikin já demonstrou a sua total inadaptação ao ritmo de jogo europeu e mantorras não dispõe de condição física para ser uma alternativa credível.
mais reforços, apenas se forem mais valias indiscutíveis, oportunidades de negócio irrecusáveis ou jovens promessas com larga margem de progressão.
quanto a dispensas e cedências temporárias, moretto ou moreira, pedro correia, beto, diego, joão coimbra, marco ferreira e kikin, perfilham-se como os principais candidatos.
abraço.

Anónimo disse...

quisiera empezar para dirigir mis elogios mejores al administrador.
Sabía el blog para el intermediario de un amigo, que es vivir en España.
Voy a comenzar a escribir con regularidad.
vivo el Madrid.

Carlos disse...

Um pequeno intervalo nos afazeres para picar o ponto. O tempo escasseia. Isto hoje está mesmo choco!

Essa fogosa que vai aparecendo com as suas aventuras sexuais é alguma "partner" do dono do blog? Aguardo uma informação oficial...

E outro Vermelho? Já não bastava termos dois Zex e agora aparece outro dito Vermelho.

Urge saber qual é o original e qual o Capuchinho. Sem isso recuso-me a comentar!

Amigo Cavungi, saúdo-o pelo regresso e felicito-o pela coragem de ter publicado a fotografia. Os contratos laborais no mundo do futebol são um atentado ao pobre trabalhador que sobrevive com o salário mínimo; esta pouca vergonha só tem paralelo em alguns pseudo-gestores de empresas públicas com contratos milionários. Não me incomoda quem ganha o (muito) dinheiro que merece, incomodam-me os gorilas (sem ofensa ao amigo Cavungi) que vivem à custa de todos nós agarrados a tachos políticos...

Amigo jc

O caso de Manuel Fernandes é mais um caso típico das embrulhadas negociais em que o SLB se mete (do género apresentação de jogadores, camisolas vestidas, treinos e depois vão-se embora), às vezes parece o clube lá do bairro presidido por gajos porreiros.
O problema desta situação, além da questão financeira, é mais o transtorno público do negócio mal gerido de um jogador que servia/já não serve/é devolvido. De qualquer das formas, trata-se de um jogador com qualidade e com muito mercado.

OBS. É mais uma novidade negocial com a qualidade de garantia SLB: a partir de agora os jogadores do Benfica são como os colchões. Leva agora, experimenta durante 90 dias e paga depois: satisfação ou reembolso! Vai buscar!...

Anónimo disse...

el fútbol portugués, se dice en España, es un mundo de la corrupción.
el presidente del FCPorto es todo de gran alcance, árbitros de esa compra y la liga apropiada.

Señor Jc, gusto muy de su escritura.
su lealtad al administrador es inigualável.

Senõr Cavungi, muy le no favorecieron en la foto, pero aprecio su dedicación al Benfica.
junto con el administrador, son dos guardiões fieles del templo de la Luz.
elogios.

Anónimo disse...

Señor Braguilha, no gusto del FCPorto.
Copia el estilo de Barcelona, mucho sin embargo no comungue de la misma política de las motivaciones.
la fotografía que los folloies no se deben haber puesto para sí mismo, por lo tanto si él no era entendido.
él será que usted está como el Veiga, pero en cambio...

Vermelho disse...

amigo braguilha:
os comentários ainda visíveis são autênticos.
saudar o aparecimento de mais um condómino, desta vez espanhol.
parece-me que o blog começa a internacionalizar-se...
abraço.

Carlos disse...

Caro Manolo Paella

En España vosotros teneram Gyl e Gyl. Aqui, no blog, nosotros tenemos Pinto da Costa un atentico vice-rey da Xunta Autonoma del Nuerte de Portugal, aunque que no sea de sangre verdaderamente azul.

Carlos disse...

...e ahora tengo que salir para una reunión. Más tarde estoy de vuelta...

Asta luego

Anónimo disse...

asta luego

Anónimo disse...

Hola coños, soy amigo de manolo y estoy descubrindo ahora mismo este sitio. que me encanta. si escribe bien por aqui.
you soy de equador. el futbol en mi pais no es tan bueno como el portugues y mi equipo peor. es el Deportivo Quevedo, que esta una mierda este año. vivo en coimbra e trabajo en una compania de prouctos hospitalares. saludos e gracias a todos.

Carlos disse...

Amico vermejo

Tu amico castellano es un verdadero cabrón chupador de pies, un coño lambe-botas. Tantas mierdas e después fica asi? Usted puedeme dezir si el fornicador hai comido, follado VERDADERAMIENTE la vieja? La cabrona hecho de ti un perro miserabil de polla pequeña... tiene vergonça et vai para tu casa dar baño al perro!!!

Aqui en Portugal las putas son tratadas a la bofetada et después escriben en libro sus experiencias sexuales.

OBS. Es mucho mejor conocer la vida animalesca de nuestra Fogosa qui es amica intima de nuestro Vermejo. Valle!!!

Mestrecavungi disse...

Nova invasão dos Filipes!
Finalmente.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Vejo estupefacto que hoje pululam uma quantidades de espanhois (filipes) no nosso amado blog.
No entanto pertenço aos 28% de Portugueses que quer uma peninsula ibérica Una.

Anónimo disse...

Enfermo Cavungi. no soy español, soy un tipo ecuatoriano orgulloso. Y estaré aquí cada día de mierda para promover mi país hermoso y mi equipo, Deportivo Quevedo.

Carlos disse...

Amigo Cavungi

O meu amigo é uma autêntica caixinha de Pandora e não pára de surpreender o nosso querido e amado blog. Agora quer uma Península Ibérica única? E seremos todos potuganhóis? Iberiquenhos? Ou espanheses? E já agora, essa foto que ostenta é a pose orgulhosa da nossa família real? E o que fazemos ao nosso Duarte Pio? Será o mordomo ou o mestre cerimónias deste povo secular?

São tudo questões importantes que urge discutir neste blog.

Vermelho disse...

amigos:
os post´s assinados por alguém que procura usurpar a minha identidade irão ser apagados.
abraço.