quinta-feira, dezembro 14, 2006

Um exemplo de como funciona o mercado...

Notícia do site Sportugal sobre a transferência de Kikin para o Benfica.
Um exemplo de como todos "mamam".

"O Benfica contratou Kikin ao Cruz Azul em Julho deste ano.
No entanto, a Federação Mexicana e um dos mediadores no negócio garantem que o avançado não tinha contrato com o clube e era, naquela altura, um jogador livre.
Para onde foram os dois milhões de euros que alegadamente José Veiga, em nome dos encarnados, negociou com o emblema mexicano?
Kikin Fonseca chegou a Portugal a 27 de Julho para assinar pelo Benfica.
O jogador mexicano marcou um golo à selecção portuguesa no Mundial da Alemanha e chamou a atenção dos clubes nacionais, tendo afirmado no final dessa partida que gostava do Sporting.
O avançado acabou por transferir-se para o outro lado da Segunda Circular, com o Benfica a pagar cerca de dois milhões de euros ao Cruz Azul, seu anterior clube.
Esta é, pelo menos, a versão oficial da história.
No entanto, todos os dados indicam que Fonseca era um jogador livre e não tinha qualquer vínculo contratual com o Cruz Azul no momento da sua transferência para a Luz.
O que coloca, à partida, uma questão pertinente: por que pagou o Benfica dois milhões de euros por um jogador livre?
“O Kikin era um jogador livre quando saiu do México. Não tinha qualquer contrato registado na Federação por parte do Cruz Azul”, afirma ao Sportugal Maurício Savalla, director do gabinete de imprensa da Federação Mexicana de Futebol (FMF).
Zlatko Petricevic, o croata que negociou, juntamente com Zdenko Ilicic (agente FIFA), o jogador para o Benfica, esclarece: “Kikin não tinha qualquer contrato aquando do Mundial. Era um jogador livre e foi sempre nesse pressuposto que avançaram as negociações com o Benfica.”
Custo zero?
Certo é que a própria FMF confirma que o passe ficou na posse do jogador e que Kikin não tinha qualquer vínculo contratual. “Ele não tinha contrato com o Cruz Azul, por isso entregámos o passe internacional ao jogador. Ele não poderia jogar no estrangeiro se tivesse alguma dívida ou algum contrato em vigor aqui”, garante o responsável da Federação azteca.
A FMF informou o Sportugal que não pode facultar o acesso aos contratos nem aos registos de inscrição visto serem dados privados e a lei mexicana não o permitir.
Questionado sobre os contornos que envolveram a chegada de Kikin Fonseca, um responsável do Benfica diz que o clube “não comenta nenhuma transferência”.
Já o Cruz Azul afirma que o avançado “tinha contrato” com o clube na altura em que se deu a transferência para Portugal - versão corroborada pelo futebolista quando chegou a Portugal.
No entanto, quando confrontados com a posição da Federação mexicana, os responsáveis do clube não souberam esclarecer por que razão o organismo que dirige o futebol daquele país não tinha qualquer registo de contrato de Kikin Fonseca, à altura da transferência para Portugal.
Segundo o Sportugal apurou, Kikin teve uma proposta do Cruz Azul para renovar, mas o jogador acabou por não assinar novo vínculo devido a não concordar com uma cláusula que lhe permitiria receber 10% de uma eventual transferência para o estrangeiro.
Petricevic explica que, na altura das negociações, Billy Alvarez, presidente do clube mexicano, lhe tinha garantido que havia “um acordo de palavra com o jogador para mais um ano e meio de contrato".
A confirmar-se que o contrato não chegou a ser assinado, legalmente Kikin era um jogador livre e o Benfica nada tinha de pagar ao emblema mexicano pela aquisição do futebolista.
Kikin chegou a Portugal no dia 27 de Julho, e foi apresentado como jogador do Benfica no dia seguinte.
A imprensa portuguesa da altura refere um valor aproximado de dois milhões de euros alegadamente pagos pelo Benfica ao Cruz Azul.
A imprensa azteca não cita valores referentes ao negócio, e Alfredo Alvarez (vice-presidente do Cruz Azul) afirmou à Notimex, agência de notícias do México, que não revelava os montantes envolvidos no negócio com o Benfica.
E a dúvida mantém-se quanto aos contornos monetários desta transferência...
Segundo um dos mediadores nas negociações, Zlatko Petricevic, Kikin Fonseca assinou um contrato de quatro anos com o Benfica, no valor total de três milhões de euros – limpos – de salário.
Ilicic, juntamente com Petricevic, reclama 10% deste valor pelo trabalho de intermediação e representação de Kikin no negócio que o levou ao Benfica.
Os dois croatas tinham feito saber que entregaram uma queixa na FIFA, no final de Setembro, pelo não pagamento deste valor.
O organismo máximo do futebol mundial confirmou ao Sportugal que recebeu esta queixa contra o Benfica e que o caso está a ser analisado pelos meios competentes.
No entanto, a FIFA recusou comentar quais poderão ser as sanções ao clube português, no caso de ser dada razão ao empresário croata. “Como o caso aguarda solução, não estamos em posição de fazer qualquer comentário até que o mesmo esteja concluído e a decisão seja comunicada a ambas as partes”, lê-se na resposta da FIFA, que também não adiantou qualquer prazo para a resolução do problema.
Petricevic acusa José Veiga de ter feito o negócio à revelia dos intermediários, que têm na sua posse um fax, já entregue na FIFA, em que o ex-director geral do Benfica reconhece o croata como responsável por contactos anteriores com o Cruz Azul.
Segundo o mediador no negócio, quando tudo estava praticamente resolvido, Veiga deslocou-se ao México e terá finalizado a transferência, à revelia de Ilicic e Petricevic.
Com quem terá José Veiga negociado e fechado o negócio? Nem o Cruz Azul nem o Benfica fornecem dados sobre os valores envolvidos, quando seria de todo o interesse os encarnados anunciarem a aquisição a custo zero.
Se Kikin era o detentor do seu próprio passe, terá sido o jogador mexicano a receber parte do dinheiro da sua transferência para Portugal?
Os tais dois milhões de euros...
Talvez quando a FIFA comunicar a decisão sobre a queixa contra o Benfica se possam aclarar alguns dos estranhos contornos deste negócio."

33 comentários:

Vermelho disse...

amigos:
hoje, não poderei por razões profissionais e pessoais participar no blog.
abraço.

Vermelho disse...

amigo zex:
Gostaria de te felicitar pelo teu 37º aniversário.
Muitos Parabéns!
Como já aqui disse:
"Construímos a nossa amizade na base de um profundo respeito e consideração.
Quem convive em situações de provação cria laços de união que, geralmente, perduram para a vida.
Inteligente e sagaz (e rezingão) é uma figura ímpar no contexto do blog."
abraço.

VermelhoNunca disse...

Técnica habitual do condómino Zex. Racista, provocador, uma autêntica criança, mas hoje como faz anos até que nem lhe assenta mal esse papel.
Partindo para a guerra, desejo que Kikin cumpra o seu contrato com o Benfica, independentemente de Veiga ter ou não mamado na comissão de transferêcia. Kikin é fundamental na manobra encarnada.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, não me fale de Miguelito, esse craque, futuro internacional e titular da selecção nacional, no posto especifico de tratador de relva, seguramente.

VermelhoNunca disse...

O nosso administrador ontem não acreditava... "Carlos Freitas em negociações para cedência de Rochemback
O administrador do Sporting, Carlos Freitas, assumiu hoje interesse em garantir o empréstimo de Rochemback. Por seu turno, o médio está em negociações com o Middlesbrough para regressar a Alvalade. O salário não será entrave porque o jogador está consciente dos limites «leoninos».

Pode não vir, mas não parece ser mais um boato, como lá para os lados de Benfica estão habituados.

Carlos disse...

Caro camionista zécora

Felicito-o pelo seu aniversário embora julgasse que fosse muito mais velho do que é.

O senhor é desbocado e intratável; a sua argumentação feroz e agressiva são condizentes com a defesa que faz ao nosso tão querido e amado clube. Mas é assim que é, e temos que gramar consigo. Acredite que, aqui do Minho, aprecio deveras a argumentação que alguns dos bloggistas possuem e nos quais o incluo. O senhor, que não é mais que um ignorante camionista assalariado, bate-se e retórica com alguns brilhantes juristas que aqui aBUNDAm. O seu problema, condicionado pelo facto de ser um shô camionista, é que a lingagem resvala com facilidade para a sarjeta. E para a bunda. E para o entre-nadegueiro. E para a obstipação. E para massagens rectais...

Eu próprio fui vítima do seu estilo mas estou aqui.

Ontem isto aqui foi um pandemónio: quando o tema é PC versus FCP o blog supera-se. Eu próprio tive dificuldade em dormir de tão transtornado que estava: este espaço é realmente pouco democrático; a maioria destes condóminos insiste em colar as hipotéticas mafias do presidente ao passado glorioso do clube. E depois falam em mérito desportivo só para disfarçar...

Não esperava que desistisse com tamanha facilidade, logo o senhor que sempre se mostrou tão abnegado na defesa das suas ideias como por exemplo, na defesa dos pretos!

Solicito, pois, que imbuídos do espírito natalício seja reposta a normalidade do blog: tudo como dantes. Nada com um mea culpa para repor o calor.. da discussão.

A minha participação futura deverá ser mais reduzida porque estou a iniciar um curso de mestrado.Por isso, não vamos permitir que o Furão sirva de repasto a uns quantos leõezinhos decrépitos e a umas ditas águias depenadas, pois não?!

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex,
Muitos parabéns.
Como te conheço á 31 anos sei que não vais desistir.A não ser que faças mais uma tipo cola do totobola.
Abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Braguilha, o condómino Zex é velho, já nasceu assim. A conversa dele demosntra isso mesmo, daí que festejar 37 ou 73, nunca alterará o seu estilo arruaceiro com que , constantemente nos brinda. Gostei do inicio do seu post: "você é desbocado e intratável". Assenta que nem uma luva ao nosso aniversariante do dia.

Carlos disse...

Amigo Cavungi

Felicito-o pela imagem. Ontem saí sem saber se o tinha conseguido.

Esse tal Alexandrino é para pôr os meninos a correr ou é para levá-los ao Portugal dos Pequeninos?

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, pelos vistos a Bola Online não "ouviu" nada da boca de Carlos Freitas, mas limitou-se a ler uma mentira lançada pela imprensa britânica:
"Sporting desmente declarações de Freitas na imprensa inglesa
O director de comunicação do Sporting, Miguel Salema Garção, desmentiu hoje a notícia na imprensa inglesa, onde o director desportivo Carlos Freitas falou sobre a possível contratação de Rochemback.




Na notícia presente na SKY Sports o director desportivo do Sporting falou do interesse sobre Rochemback e que existe a vontade de garantir o seu empréstimo. Essas declarações foram desmentidas pelo Sporting, mas não a possibilidade de Rochemback regressar a Alvalade."

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, ficamos apenas a confiar nas notícias dos nossos orgãos oficiais, o site do Sporting e o jornal de clube desportivo mais antigo do Mundo, Sporting. Orgão oficial do Benfica será de desprezar!

VermelhoNunca disse...

Não pode ser condómino Holtreman. Isso é totalmente falso, porque o FCPorto vai à frente com 5 e 11 pontos de avanço, porque o FCPorto é o Máiorrrrrrrrr

VermelhoNunca disse...

Vamos com 5 de avanço, nada mais!!!

Carlos disse...

Caro Holeman

Um pouco de gasolina na fogueira ajuda sempre a manter quente o ambiente.

A grandeza do FCPorto também se deve às pressões que são exercidadas na comunicação social. Aliás, todos os media são pró/FCP: faz parte do sistema. Cala-se a boca a quem fala e aquece-se, com putas, a cama a quem decide. Se o Sporting tem a academia das estrelas, nós temos a academia dos jagunços, cujo supervisor técnico é o querido guarda Abel. Aliás, o último grande trabalho desta oleada equipa aconteceu recentemente no jogo com o Arsenal; perdoem-me a inconfidência, mas os jogadores ingleses sabiam que se entrassem no meio campo portista alguém furaria os pneus do avião! Pronto, está dito.

Obs. Salvo os casos do incontinente urinário e da escritora madame ofendida, todo o mais não deu em nada: das duas uma ou levaram porque estavam a pedi-las (o correctivo pedagógico é sempre aconselhável) ou então é mais uma cabala.
Quantos aos pontos de avanço isso é trabalho de outro departamento...

Carlos disse...

Concordo Holeman, o Sporting, esse grande clube da 2ª circular, essa máquina trituradora de adversários, esse plantel de predestinados... só não faz mais porque sucessiva e premeditadamente lhe cortam as pernas!
É uma vergonha nacional, solicito a intervenção urgente do Presidente da República.

VermelhoNunca disse...

O amigo Braguilha anda ligeiramente preocupado, supondo talvez que nem tudo serão boatos...

Carlos disse...

Amigo jc

Não me move nenhuma animosidade contra o seu Sporting; aliás nutro alguma simpatia por essa agremiação desportiva porque defende alguns valores com os quais me identifico. Quanto ao papa, não sou nenhum seguidista: não digo o que ele diz, nem faço o que ele faz! Como ontem referi, esse senhor deveria ter saído pela porta grande depois de ter ganho a Liga dos Campeões.

O que se passa é que já fede o discurso do coitadinho! "O Sporting participa honestamente nas competições em que tem entrado" - concordo. E os outros não?! Irrita-me essa colagem que fazem ao FCP! Só ganhamos por causa das "jogadas sujas por baixo da mesa". A que jogadas é que se refere? Onde acaba a batota e começa o mérito? E as vitórias no estrangeiro também são fruto de esquemas? Ou é a filial europeia dos jagunços do FCP que tem feito o seu trabalho?

Quanto à equipa do Sporting, como a classifica nos últimos anos? Pois para mim tem um plantel fraco e desiquilibrado com muita unidades, cuja qualidade, não é condizente com a ambição do clube. Vê aqui alguma animosidade?

VermelhoNunca disse...

Amigo Braguilha, que valores defende o Sporting que você compartilha?

VermelhoNunca disse...

Deduzo das suas palavras que está a referir-se a valores que outros clubes não defendem, ou será má interpretação da minha parte?

Carlos disse...

São exactamente os mesmos amigo Nunca: esforço, dedicação e glória.

Queria também agradecer o resumo do amigo Sempre do pasquim da madame escritora amiga de benfiquistas (depois da Filomena, mais uma aquisição - preocupa-me que o comportamento de PC esteja a engrossar as fileiras do 6 milhões...) cuja leitura voraz se apressou a publicar no blog. Assim, não preciso de usar esse papel higiénico reciclado por uma editora, nas palavras de MST.

Agrada-me saber que PC proporcionou uma "linda e inesquecível noite de amor" à puta dourada que é de toda a gente. Força Papa: dá-lhes forte e feio!!!

Carlos disse...

Esclareça-me amigo jc

A imagem que acompanha os seus coments é do camionista zécora em dia de aniversário?

Carlos disse...

Caro Holeman

O curriculo de PC fala por si. Se tivesse um presidente com este historial, o que sentiria? Desprezo?

Actualmente, única coisa de que me orgulho no meu presidente sexagenário é a performance sexual entre madames.

"Toda a gente de bom senso reconhece como pouco sérias e com ausência de escrúpulos". Que gente séria é esta que reconhece? Vale e Azevedo ou Jorge Gonçalves?

Não lance a suspeição, exemplifique!!! E já agora diga-me qual a unidade de medida que usou para avaliar a honestidade das pessoas.

Carlos disse...

Não me responde caro Holeman, olhe que é muito feio fazer blackout.

Vamos efabular.

Imagine que esfregava a lamparina! Diria -não! ao génio se este lhe concedesse o desejo de dar ao seu presidente/clube o mesmo que PC deu ao Porto?????????

Obs. São proibidas a hipocrisia e as respostas politicamente correctas.

Carlos disse...

Amigo jc

Aqui só se efabula. A flatulência deixo-a para os especialistas; no melhor e no pior, PC está sempre em grande.
Poderia dizer-me qual o texto que colocou sobre a fotografia do amuado zécora que tem no coment?

A lamparina continua à espera de ser esfregada...

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, a Bola online não só não ouviu Carlos Freitas, como adianta, posteriormente que as declarações teriam sido feitas à Sky Sports, o que á falso:
"SPORTING DESMENTE SITE PLANETFOOTBALL.COM

Miguel Salema Garção, director geral de comunicação do grupo Sporting, desmente categoricamente o site www.planetfootball.com, onde vêm proferidas "declarações que Carlos Freitas não fez, acerca da transferência de Rochemback para o Sporting".
Esta notícia é retirada do nosso orgão oficial, o site.

Carlos disse...

O amigo jc ignorou o meu peidido, não faz mal!

Aquilo são dua mamas ou é mais uma madame dourada que engoliu dois limianos?

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, desta vez escapa.

Carlos disse...

Patrão fora, dia santo na loja.

Quando o senhor dono do blog der por terminadas as razões pessoais e profissionais que o afastaram do nosso animado conbíbio é que vai ser!...

Este espaço deve, a partir de agora, vir acompanhado de XXX.

Carlos disse...

Com os acontecimentos mais recentes o jantar dos bloggistas só pode mesmo ser CANCELADO!

Carlos disse...

Apoiado Costa!
Eu levo a sobremesa: morangos com chantily, para pincelar as meninas.

Mestrecavungi disse...

Então meninos!!
Comportem-se.As mamas tudo bem, agora tanta imagem de peido aé o cheiro chegou a lisboa!

Carlos disse...

Ó Cavungi, o Pai Natal este ano veste de azul?

Unknown disse...

Ó Cavungi:
Agora é que reparo.
Não é de Merlin que estás vestido.
É de Pai Natal.
Só que é um Pai Natal Portista, pois é azul.
Se te querias vestir de Pai Natal, vestias de vermelho, que é a cor dele e do Benfica.