quarta-feira, junho 27, 2007

Alargamento das competições profissionais - Concordam?

Boavista e Beira-Mar elaboraram propostas de alargamento das competições profissionais que serão votadas na próxima assembleia geral da Liga, a realizar na 6.ª feira.
Na sua essência, ambas as propostas convergem no número de clubes participantes nas competições profissionais - 18 -.
O Boavista sugere uma competição para 18, com a descida já na próxima época de um clube e a subida de três, enquanto os aveirenses propõe um alargamento já para esta temporada ou, na pior das hipóteses, para a época de 2008/2009, neste caso propondo a descida de dois clubes na próxima época e a subida de quatro.
A aprovação de uma proposta de alargamento parece-me óbvia, pois que do agrado da maioria dos clubes.
Assim, resta, apenas, por saber qual das duas será aprovada.
Já aqui afirmei que a redução do número de clubes participantes nas competições profissionais não trouxe quaisquer vantagens competitivas, económicas ou outras.
Todavia, trata-se de um modelo competitivo ainda insuficientemente testado para ser, desde já, rejeitado, ainda para mais num ano em que será complementado com a Taça da Liga, que irá preencher os hiatos de competição resultantes da redução.
Parece-me, no mínimo, precoce caminharmos no sentido do regresso ao passado recente.
Qual a vossa opinião?

12 comentários:

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Sempre fui a favor do campeonato de 18 equipas, não concordei com a redução do ano passado. Se as grandes ligas europeias têm esse número de participantes, por alguma razão será. Não é por aí, que se vai melhorar a nossa liga. Penso que a melhoria das condições dos estádios e o objectivo de recuperar adeptos a assistir "in loco", será muito mais importante.
Para finalizar, devo dizer que me faltaram mais uns jogos na liga do ano passado, talvez o campeão tivesse sido outro.

Zex disse...

Sim, se a Lga tivesse 54 jogos, o campeão seria o Paços de Ferreira !
Que argumentação lagarta bacoca !

Vermelho disse...

amigo zex:
o amigo mínimo deve estar a referir-se ao Espaço Prof. Karamba!
abraço.

VermelhoNunca disse...

Não houve nenhum benefício com a redução das equipas. No entanto a próxima época, além de ano de Europeu, tem também mais uma prova nacional, a Taça da Liga.

VermelhoNunca disse...

O pasquim lampião faz capa sobre Caneira, quase anunciando a despedida deste do Sporting.
"O Valência tem até ao dia 15 de Julho para accionar o regresso de Marco Caneira, mas para que esse regresso seja efectivo o Sporting terá de ser compensado financeiramente e o jogador terá de estar de acordo com este desejo do clube presidido por Juan Soler. "

Claro que estas particularidades não são referidas no orgão oficial, pelo menos em destaque de 1ª página, uma vez que não adquiro esse jornal nojento.

Unknown disse...

Caros Amigos:
Acho que para a dimensão do nosso País, um campeonato com 16 clubes é mais do que suficiente.
Dão-se exemplos das outras ligas europeias esuqecendo-se que Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França são países quatro ou mais vezes maior que o nosso, com muitos mais praticantes de futebol do que Portugal.
O Boavista pretende agora o alargamento porque receia descer de divisão num futuro próximo.
Este ano fez um campeonato miserável e a continuar assim pode mesmo descer no próximo ano.
Sou contra o alargamento.

Unknown disse...

Amigo Nunca:
Essa informação de que Caneira só regressa ao Valência se manifestar o seu desejo nesse sentido e de que nesse caso o SCP terá de ser compensado financeiramente é segura?

VermelhoNunca disse...

AMigo JC, não sei se é segura. É informação do site Mais Futebol.

Vermelho disse...

a propósito de Caneira, aqui fica uma notícia do site tuttomercatoweb.com:

"Marco Caneira, difensore portoghese ex Inter, rientra al Valencia. Il club levantino ha esercitato un'opzione di riacquisizione, che priva così lo Sporting Lisbona di un elemento importante per la fase difensiva. I lusitani sono pronti a trattare col Valencia per una nuova cessione: Caneira è valutato 4 milioni di euro."

Unknown disse...

Vamos aguardar serenamente o evoluir desta situação.
O ano passado também foi complicado conseguir o empéstimo de Caneira e, no final, logrou-se um empréstimo de longa duração por 3 anos.
O Valência só terá de volta o jogador caso accione a cláusula prevista no contrato que lhe permite fazer cessar aquele empréstimo no final de cada época.
Admito que, caso faça isso - e desconheço se já o fez ou não - esteja prevista no contrato de Caneira alguma compensação financeira para o SCP.
Mas não é isso que inetressa gora mas sim garantir o concurso do jogador, que é de capital importância não só no balneário como no campo de jogo.

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
O Valência está interessado em vender o Caneira. Como sabe que o Sporting tem dinheiro este ano, aproveitou e está a fazer este ultimato bacoco.

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho:
Estava-me a referir ao campeonato. Vendo a tremideira com que se apresentavam os tripeiros, num campeonato normal com mais 4 jogos, o campeão e até, mesmo, o 2º classificado poderiam ter sido outros.