terça-feira, junho 12, 2007

Artigo de Opinião de Miguel Sousa Tavares

1Nenhum benfiquista pode dizer que o seu presidente não é absolutamente infatigável a tentar manter em alta a chama dos benfiquistas espalhados pelo país inteiro e pelas comunidades emigrantes. Já Vale e Azevedo tinha descoberto essa regra elementar: um clube com a dimensão do Benfica não pode passar tanto tempo sem ganhar títulos, nas várias modalidades e, em especial, no futebol. Pelo que, à falta de títulos conquistados em campo, é preciso conquistar, fora do campo, o título de campeão dos jogos florais e isso consegue-se através de duas medidas: estar sempre a arranjar oportunidades para falar e gritar eternamente que, se o Benfica não ganha, é porque os outros fazem batota. Fazem batota em tudo: no hóquei, no básquete, no vólei, no andebol, no atletismo. E, no futebol, não se limitam a fazê-la nos seniores, mas também em todos os outros escalões etários.

Esta semana tivemos mais um bom exemplo desta máxima. Enquanto o presidente do Benfica, de visita a Barcelos, se saía com mais uma repetição daquele disco rachado da «transparência» e «verdade desportiva», em que, segundo ele, o Benfica é campeão nacional absoluto e crónico, lá, de dentro dos campos de futebol, vinham mais uns dolorosos factos: o título de juniores foi à vida, perdido para o FC Porto e, rezam as crónicas, que com toda a justiça; o de juvenis ficou seriamente comprometido com um empate caseiro com o Sporting; e o de iniciados desvaneceu-se numa humilhante derrota por 0-6, também contra o FC Porto. Como não há-de o homem deixar de tocar o seu disco rachado pelo país inteiro, para confortar e sossegar os mais crédulos benfiquistas?

Disse Vieira em Barcelos que, se tivesse ficado calado, o Benfica teria sido campeão (como, porquê, em que jogo?). Mas disse-o por dizer. Ele sabe que a inversa é que é verdadeira: se tivesse sido campeão é que tinha ficado calado. Se tivesse percebido, ao longo da época, que o Benfica tinha superioridade suficiente sobre os rivais para poder ser campeão, não tinha andado a vender a lenda do Apito Dourado pelas chafaricas do Portugal profundo. Não se lembram de o ter ouvido dizer que a arbitragem tinha melhorado, quando o Benfica foi campeão em 2005?

2João Botelho e Cª fartaram-se de esperar que a justiça funcione. Tão ou mais impacientes que o próprio presidente do Benfica, eles estão cansados de esperar que a Dr.ª Maria José Morgado consiga provar que o campeão europeu de 2004 precisou de corromper o árbitro para vencer no Dragão um Estrela da Amadora já condenado à descida. Ou que o Ministério Público consiga pôr de pé uma acusação fundada na credibilidade testemunhal da D.ª Carolina Salgado e que não seja sumariamente desfeita em tribunal. Ou que o CD da Liga invente poderes instrutórios próprios e capacidade de investigação criminal adquirida ad hoc para lhes servir numa bandeja a tão esperada vingança de anos a fio de humilhação desportiva de todos os benfiquistas. A vingança tarda e não há como a arte ao serviço da verdade e do povo. Assim, o João Botelho teve a genial ideia de se substituir à justiça, levando ele o Apito Dourado para o cinema. O título anunciado — Corrupção — diz tudo sobre as preocupações de justiça e verdade de tão cívica empreitada. Antes mesmo de qualquer acusação, de qualquer hipótese de defesa pública, ele já tratou do julgamento e da sentença.

Sabendo-se como em Portugal, todos os cineastas são bissextos, eu fico contente por saber que o João Botelho conseguiu encontrar uma ideia genial para um filme. É mesmo um filão a explorar no futuro, quem sabe, com um novo filme, de título Prisão, versando as aventuras de Vale e Azevedo e os seus apoiantes de então…Por outro lado, também fico contente por saber que este será um dos raros filmes portugueses que não precisa (e certamente não irá ter…) subsídio dos contribuintes. É que, com seis milhões de benfiquistas, e alguns verdadeiramente militantes como o Barbas — capaz de assistir, de lágrima no olho, a sessões contínuas — está garantido o êxito.

3Faço sempre um esforço consciente para distinguir, quando critico alguém, os aspectos públicos dos privados. Isto é, não faço críticas de carácter pessoal, mas apenas à actividade pública, profissional, dos visados — o que é completamente legítimo. Por exemplo: Ricardo, o guarda-redes do Sporting e da Selecção. Critiquei-o algumas vezes no passado, como guarda-redes e nada mais, e, por isso, consigo reconhecer, com toda a normalidade, que ele foi o melhor guarda-redes do campeonato, este ano. A experiência diz-me que isto não é compreendido pela generalidade das pessoas que andam no futebol, e, em particular, pelos jogadores. Estão habituados a só ouvir elogios ou silêncios, quando mereciam críticas. Alguns acham que têm o mundo aos pés e que estão acima do direito de crítica — mesmo alguns que viveram ou jogaram no estrangeiro e que sabem que lá a crítica não é tão branda nem tão hipócrita como aqui. Paciência, só resta esperar que aprendam que não são mais do que os escritores, os pintores, os músicos, os arquitectos, os políticos, qualquer um que desempenhe uma profissão ou uma função pública.

Vem isto a propósito da morte de Adriano Pinto, que anos, décadas a fio, foi presidente da Associação de Futebol do Porto. Li diversos obituários e opiniões sobre ele, mas em nenhum deles, alguém, nem sequer os seus inimigos de sempre, se atreveram a criticá-lo. É um hábito bem português: quando morremos, todos passamos a ser santos. Ora, eu não conheci o homem, que me merece o respeito devido a todos, mas conheci, de fora, o dirigente. É evidente para mim e para todos os que olham o futebol de fora, sem jamais aspirar a nada do que continuar a ser espectador, que Adriano Pinto representou um tipo de dirigente desportivo que nada trouxe, antes pelo contrário, ao crédito e prestígio que todos reclamam para a indústria do futebol. Que ninguém tenha sido capaz de o dizer, preto no branco, demonstra até que ponto essa indústria continua a ser um mundo fechado, de cumplicidades, conivências e solidariedades obscuras, em que os gritos de «moralização» ou «transparência» não passam de tiros de pólvora seca de quem episodicamente está a perder e quer voltar a ganhar. Soube agora que o Presidente Jorge Sampaio o condecorou com uma qualquer medalha de mérito, em 2005. Foi um dos 30.350 (!) comendadores que os nossos Presidentes da República resolveram distinguir nos trinta anos de democracia que levamos. E, se assim foi, devo ser eu que estou errado.

18 comentários:

VermelhoNunca disse...

"Simão só sai por 25 milhões
O Benfica considera que Simão é o elemento imprescindível na equipa que está a formar para a nova temporada, assumindo claramente que não está interessado em deixá-lo sair. E ficou ainda mais convencido disso quando registou que o Manchester United pagou 25,5 milhões de euros ao Sporting "
Será o mesmo que dizer que não sai, o que satisfaz plenamente o nosso administrador.

VermelhoNunca disse...

"Futebol italiano seduz-me» (Nuno Gomes)"

Também deve seduzir muitos adeptos do Benfica. Fica Nuno Gomes,e participa naquilo que és bom, no filme do João Botelho, onde poderás fazer o papel de um qualquer cabeleireiro, que lançou um gel novo no mercado.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, a sua previsão de 4 euros está com dificuldades de ser atingida:
"Acções desvalorizam mais de 43 por cento em três semanas
Três semanas após terem sido cotadas em Bolsa, as acções da Benfica SAD já registaram queda de 43 por cento, tendo fechado esta terça-feira a valer 2,84 euros.




Os títulos «encarnados», recorde-se, começaram a ser negociados a 22 de Maio, com preço nominal de cinco euros, mas apenas no primeiro dia atingiram valor acima do inicial (6,02 euros).

De referir que, a título de curiosidade, as acções do FC Porto fecharam esta terça-feira a valer 2,32 euros, enquanto as do Sporting 2,51. "

Vermelho disse...

amigo nunca:
antes de mais, espero que tenha tido um Santo António em grande!
depois, acredite que essa notícia do Simão me agradou bastante.
segundo, parece que lhe agrada o futebol italiano, mas que está muito perto de se mudar para Inglaterra.
terceiro, olhe que não, olhe que não.
não disse nada disso.
para esclarecer aqui fica a reprodução do meu comentário de então:
"amigo JC:
as acções do Benfica ainda irão baixar mais - arrisco dizer que terminem a semana a cotar pouco mais de 3,20/3,30 e que na próxima a tendência negativa se confirme, sendo que a cotação se deve situar um pouco acima dos 2,75.
A pressão dos investidores é grande.
o que tiveram que suportar só em comissões de custódia dos títulos é uma enormidade e agora correm a vender para verem se atenuam as percas.
os títulos estiveram muito tempo sem serem transaccionados e isso reflecte-se nos primeiros dias de negociação.
depois, como digo, o mercado está a ajustar a cotação à realidade financeira da SAD.
com a incorporação da Benfica Estádio, as acções vão subir e estabilizar num valor próximo do actual ou mesmo na fasquia dos 4,00€.
todavia, continuo a dizer que seria preferível cotar as SGPS e não as SAD´s.
seria mais atractivo para os investidores.
abraço."
aliás, a cotação actual aproxima-se daquela que previ na altura.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Está então em cima da mesa a questão da Benfica Estádio.
Quanto ao Nuno Gomes, acha então que vai para o West Ham?

VermelhoNunca disse...

Leu ontem as declarações de KAz, que coloquei no final do dia, num outro post?

Vermelho disse...

amigo nunca:
dizem-me que sim, mas nunca se sabe.
também me dizem que Linz será jogador do Benfica, a troco de dinheiro e de Beto, Marco Ferreira e Manú.
aliás, quem me deu a informação relacionou uma notícia com a outra.
mais me disseram que outro ponta de lança será contratado para além de Edgar e Linz.
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
li.
penso que se inserem na estratégia desenhada pelo jogador e clube no sentido da sua transferência.
o clube criou uma guerra artificial entre Benfica e Porto para inflacionar o passe e o jogador alimentou-a e dela se serviu para se valorizar.
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
o que Kaz fez já outros nesse sentido e no sentido inverso fizeram muitas vezes.
juras de amor eterno e de fraldário a um ou a outro clube, declarações de repúdio de um ou outro clube.
são puras estratégias de marketing.
infelizmente, o futebol como a sociedade está pejado de hipocrisia mercantilista.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Veremos o que sucederá. já sabemos que os períodos de defeso sempre são muito agitados, especialmente para os lados do Centro Comercial Colombo, onde a fasquia é sempre elevada ao nível dos maiores clubes do mundo.

Unknown disse...

Amigo Nunca:
Sabes esclarecer-me se o SCP recebeu algum dinheiro pela ida de Carlos Martins para o Huelva?
Fiquei com a ideia que não, que apenas ficou com direito a receber 40% do valor de futura venda do jogador.

VermelhoNunca disse...

É assim como diz amigo JC.

VermelhoNunca disse...

Chegaram a acordo nesse sentido. O SPorting não queria ficar com Martins, que tinha mais um ano de contrato. Foi a solução possível, economicamente não será a melhor, pelo menos à 1ª vista, mas desportivamente é a melhor. Libertamos um jogador com que não contávamos, e que seria apenas mais um do plantel, a ganhar o seu vencimento apenas para treinar.
Tenho pena, porque acreditei que mais ano menos ano Martins se afirmasse, o que não veio a acontecer.
Agora vou comer uma sardinhada e Beber( atenção JC-Beber) um vinho branco.

Vermelho disse...

amigo JC:
"O negócio não envolveu qualquer verba, mas acabou por repartir os direitos desportivos e financeiros que recaem sobre o jogador em três partes. Sporting e Recreativo dividem, em partes iguais, 80% do passe do atleta – ou seja, 40% para cada lado –, enquanto os restantes 20% ficam na posse do próprio jogador." in o Jogo.
abraço.

Unknown disse...

Caros Amigos:
Estou esclarecido.
Também eu depositava grandes esperanças no Martins.
Quando a cabeça não funciona, o corpo é que paga.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Que achas da contratação de Edgar pelo Benfica?
Desportivamente, claro, porque financeiramente me parece caro 2 milhões de euros por 50% do passe.

Vermelho disse...

amigo JC:
Quando o Benfica iniciar a época, prometo que me pronuncio em post sobre essa e as demais contratações.
abraço.

JorgeMínimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.