quarta-feira, junho 13, 2007

Análise ao Holanda/Portugal

Segundo jogo, igual desilusão.
Os pecadilhos e as insuficiências da estreia marcaram, de novo, presença.
Couceiro alterou o onze e o sistema, mas sem resultados perceptíveis.
Fez entrar Amoreirinha, Antunes e Ruben Amorim para os lugares de Filipe Oliveira, José Gonçalves e Yannick Djállo, respectivamente.
Se as primeiras duas modificações não importaram qualquer abalo na estrutura táctica antes apresentada, já a chamada de Ruben Amorim em detrimento de Yannick Djállo implicou uma substancial ruptura sistémica.
Ao invés do 4x3x3 da partida com a Bélgica, Portugal apresentou-se num 4x4x2 em losango.
Se é inegável que o 4x3x3 do jogo inaugural se mostrou totalmente inadequado face às características dos jogadores à disposição de Couceiro, desde logo pela ausência de extremos puros, menos verdade não foi que o 4x4x2 em losango se perdeu na comunhão de identidades futebolísticas dos elementos que compuseram o meio-campo.
A matriz essencial do futebol de Miguel Veloso, Rubem Amorim e Manuel Fernandes é substancialmente idêntica, o que, pura e simplesmente, provoca a sua anulação mútua.
Uma equipa é tão mais forte, quanto mais complementar conseguir ser e Portugal é a negação deste princípio.
Mas, Couceiro consegue ir mais longe – desbaratou as melhores qualidades de alguns dos jogadores mais influentes da equipa.
Moutinho e Nani são excelentes médios de transição.
Aí expressam de forma assaz eloquente os seus melhores predicados – a capacidade de jogar entre linhas e a capacidade de emprestar profundidade ao momento ofensivo em penetrações verticais ou estendendo-o até às alas.
Actuando como n.º 10 e como segundo homem do duo atacante a sua influência dilui-se.
Mais – Couceiro desperdiçou as rotinas que a opção por um meio-campo composto por Veloso, Moutinho, Nani e Djállo lhe oferecia.
Deitar fora processos de jogo profundamente consolidados e inegavelmente eficazes, só por estultice.
Olhando ao naipe de atletas que compõem o plantel de Couceiro apenas se pedia que não inventasse. Que optasse pelas escolhas óbvias e as colocasse nas suas posições naturais.
Pois bem, nem isso Couceiro logrou!
Claro está que assim não se estranha que Portugal se apresente como uma equipa pouco compacta, com pouco ligação entre sectores, com as linhas muito espaçadas entre si e demonstre não possuir fio de jogo.
A incapacidade de ligar dois passes no momento ofensivo é chocante.
As transições não existem.
Cada jogador procura por si resolver a incompetência colectiva da equipa, usando e abusando das iniciativas individuais.
Por outro lado, Couceiro demonstrou, uma vez mais, falta de capacidade de liderança.
Não conseguiu domar os enormes egos dos jogadores da nossa selecção.
Antes pelo contrário.
A ausência de uma voz de comando, libertou as vedetinhas que habitam na generalidade dos jogadores portugueses.
Neste particular, com Scolari tudo seria bem diferente.
Os resultados averbados não são mais do que reflexo destes problemas.
Neste jogo, como no da Bélgica, Portugal nunca foi uma equipa, mas sim uma mera soma de individualidades.
Pelo contrário, a Holanda foi uma verdadeira equipa, polvilhada de individualidades que nunca descuraram o sentido colectivo do jogo.
Por isso venceu.

88 comentários:

JC disse...

O jogo de ontem demonstrou à saciedade a total incompetência do treinador José Couceiro.
O onze inicial foi um autêntico disparate: Amoreirinha a defesa direito, três jogadores com características idênticas a ocuparem a mesma faixa de terreno (Manuel Fernandes, Veloso e Amorim), Nani a funcionar como segunto ponta de lança, Moutinho a apoiar os avançados, Antunes sem autorização para passar a linha de meio campo.
Tanto Veloso como Manuel Fernandes são jogadores que precisam de todo o corredor central para desenvolverem o seu futebol e atrapalhavam-se um ao outro.
Amorim andava por ali perdido, a atrapalhar ainda mais os outros dois.
Entre estes e os demais jogadores um fosso enorme, onde a bola não chegava.
Almeida tinha de recuar para buscar jogo.
Os laterais não subiam, o que, para uma equipa que joga em losango, é fatal.
E que dizer da substituição de Amoreirinha por João Pereira?
Em si mesma, até nem foi má, pois que João Pereira entrou bem no jogo e começou a fazer o que até aí Amoreirinha não tinha feito, isto é, emprestou agressividade à equipa e subiu no flanco.
Demonstra, contudo, o disparate que foi a colocação do Amoreirinha, central de raiz, na lateral.
O treinador, com o lote excepcional de jogadores que tem à sua disposição, não sabe compor uma equipa harmoniosa.
Quando assim é, as vedetas tentam resolver o jogo sózinhas, e nesse particular Nani é um mestre.
No final, a cereja em cima do bolo: a culpa foi do árbitro.
Árbitro que o Gilbeto Madail também brindou com críticas e suspeições que, se fossem produzidas no âmbito do campeonato português por um dirigente ou treinador nacional, davam azo a imediata sanção disciplinar.

JC disse...

"Até admito que seja ‘penalty’ contra nós", disse Couceiro.
Até admite?
O penaltie teve tanto de evidente como de estupidez do guarda-redes.
Fazer uma falta descarada daquelas sobre um avançado que afastado da baliza, que vai em velocidade para a linha de fundo, que nem sei se controlaria a bola antes dela sair foi uma precipitação de todo o tamanho do nosso GR.
Agora vem o Couceiro dizer que "até admite" que seja penaltie?
Até admite?
Nós é que não admitimos mais que continue como seleccionador nacional, a auferir um vencimento que não deverá ser inferior a 25.000 euros mensais - se não for mais - sem qualquer competência para exercer essas funções.

vermelho disse...

amigo jc:
não podia estar mais de acordo contigo.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Ontem vi o jogo. Sendo assim posso comentar. Acho que Couceiro é o verdadeiro culpado da má exibição, mormente no 1º tempo. Confusão táctica, inibindo jogadores de desenvolverem as suas capacidades. Concordo com o administrador, sem qualquer tipo de clubismo: aproveitamento do meio campo do Sporting, que por sinal na fase final da época, foi considerado o melhor da nossa Liga. Amoreirinha, Amorim ( é este que se fala que vai para o Benfica), foram abaixo de zero. Fizeram zero, prejudicaram a equipa no seu conjunto. O guarda-redes: péssimo! Não sei onde joga, nem me interessa.
A entrada de Varela modificou a equipa, para melhor ( talvez não tenha sido a entrada de Varela, mas a saida de Amorim), assim como João Pereira, que demonstrou muito maior aptidão do que Amoreirinha( bela venda fez o Benfica ao despachar esta nulidade).
Embora com culpas no golo, repartidas com JOão Pereira, destaco Manuel da Costa, que fez uma boa exibição.
Com Couceiro não vamos a lado nenhum, porque o homem é mau.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, afinal Edgar vai para o Dragão? Esta guerra lampiões tripeiros agrada-me bastante.

JC disse...

Amigo Nunca:
Jogar contra a selecção da Holanda apenas com Hugo Almeida na frente, completamente desapoiado, sem nignuém que lhe fizeese cruzamentos para aproveitar a sua elevada estatura, com três trincos, um defesa central a lateral direito - talvez para dar altura à equipa, sendo certo que os nossos centrais mais o Miguel Veloso têm altura mais que suficiente e que os Holandeses nem abusam dos cruzamentos para a área - só revela duas coisas do treinador: medo e incompetência.
Portugal ontem fez-me lembrar aquelas equipas do nosso campeonato que lutam para não descer e que quando vão jogar ao campo dos "grandes" colocam o autocarro à frente da grande-área para não sofrer muitos golos, sendo que quando se vêem a perder alteram a estrutura da equipa e começam então a jogar o seu futebol - quando já é tarde.
Por coincidência ou não, a nossa equipa só começou a jogar melhor quando Couceiro foi expulso!
O que mais me irrita é a sensação que tenho que Couceiro vai continuar à frente da selecção.
Esperemos para ver.
Agora só peço é que não aconteça nenhum milagre e que Portugal não passe à fase seguinte, para que os jogadores do SCP possam ir gozar as suas férias e não se lesionem entretanto!

JC disse...

Amigo Nunca:
Por acaso, ontem estive para fazer um comentário a perguntar com que fundamentos é que a Bola dava Edgar certo no Benfica.
Andei a ler uns sites brasileiros que falavam na aquisição do passe do Edgar pela sociedade que agora é falada e que a intenção dessa sociedade era colocar o jogador na Europa.
Um desses sites dizia que, provavelmente, iria para Portugal, citando a Bola que o dava certo no Benfica.
Acabei por não postar esse comentário, mas, curiosamente, fui surpreendido esta manhã com a notícia de que, afinal, o Edgar ia para o FCP.
Avisadamente, o Snr. Administrador não respondeu ao meu repto lançado ontem para se pronunciar sobre o jogador, dizendo que o fazia apenas quando o Benfica iniciasse a época.
Parece-me que das duas uma: ou o jogador não esteve para ir para o Benfica e a Bola precipitou-se ou estava para ir e o SLB perdeu a corrida para o FCP.

Hoje fala-se que Veiga está na Argentina à procura de jogadores.
É bom que o Benfica defina quanto antes a sua equipa, pois que o inicio de época se avizinha e ainda só tem duas contratações, de valor muito duvidoso, aliás.
Não sei se foi Fernando Santos que disse que até final da semana queria ver o plantel definido.
Não sei a que semana se estava a referir, mas se era a esta não vejo como o seu desejo se poderá cumprir.

vermelho disse...

amigo nunca:
essa novela do Edgar, como outras, são manobras de diversão que se destinam a empolgar as massas.
A do Edgar, então, é hilariante.
Ontem, o Benfica tinha chegado a acordo com os espanhóis por 2 milhões de Euros por 50% do passe.
Hoje, o Porto conseguiu desviar o jogador através de um empréstimo com opção de compra de 50% do passe por 1 milhão.
Os espanhóis quiseram perder dinheiro!
Trocaram o certo pelo incerto!
Num momento delicado havia que acenar com mais uma conquista aos mouros e Edgar serviu a estratégia previamente ensaiada.
Lança-se o alegado interesse do rival para os jornais, dá-se como certo o acordo e depois surge o volte face inesperado e arrebatador.
Desta vez foi o Porto, mas a estratégia não é seu exclusivo.
Aliás, os que por lá aprenderam apreciam bastante este tipo de expedientes.
Quando MST falava em jogos florais, há que dizer que estes também são jogos florais.
abraço.

vermelho disse...

amigo JC:
registo, como registei no passado em relação a outros, que em breve irei postar, a tua apreciação sobre o valor de Fábio Coentrão e Zoro.
Benfica e Sporting começam a época praticamente ao mesmo tempo, sendo certo que o Sporting o fará na disputa imediata de um troféu.
Do Benfica não saiu ninguém.
Do Sporting já saíram Tello, Nani, Carlos Martins e ao que parece estará para o fazer em breve João Alves.
O Benfica contratou dois jogadores para posições para as quais estava deficitário.
O Sporting comprou um para um posição que já tinha e profusamente preenchida.
Assim, a necessidade de definição do plantel para a próxima época parece-me comum, porventura até com maior premência para as bandas de Alvalade.
abraço.

vermelho disse...

p.s. e Custódio.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, admito que assim seja, mas então o orgão oficial do Benfica anda muito distraido, pois cai em qualquer armadilha. Situação a rever.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, se não saiu ninguém do Benfica e já contrataram 2 jogadores, algo estará errado. Ou tinham jogadores a menos?
Quanto ao Sporting, dizer que sairam os jogadores que refere, que foi contratado um ( hoje a Bola diz que Peseiro o quer!!), a que deve acrescentar os juniores que farão a pré-temporada. E sinceramente não estou nada preocupado com a politica de contratações do Sporting, pois confio em quem lá está.
Amigo Cavuvu, para quando as escutas de Carlos Freitas?

JC disse...

Amigo Vermelho:
Classifico os jogadores Fábio Coentrão e Zoro de "valor duvidoso".
Significa que tenho dúvidas sobre o que vão render no Benfica.
As mesmas dúvidas que tive em relação ao Miguelito, por exemplo.
Pode ser que vinguem mas não são valores seguros.

Quanto Às saídas do SCP, dizer que Carlos Martins e João Alves não jogavam pelo que a sua saída não conta. Custódio pouco jogava.
Gladstone permite a derivação de Caneira para a esquerda.
Assim, só Nani tem de ser colmatado.

Quanto ao início de época, o Benfica disputa a pré-eliminatória de acesso à Champions e o SCP não, pelo que deve acabar as férias pelo menos uma semana antes do SCP.
De qualqeur forma, dizer-te que também acho que o SCP tem ainda muitas situações por definir - Romagnoli, Alecsandro e o substituto de Nani.

VermelhoNunca disse...

Mas, amigo JC, o Benfica não tem assim tantos problemas. O ano passado tinha o plantel mais equilibrado de todos. O ano passado foi o melhor Benfica dos últimos 15 anos, estatisticamente falando. Apenas retoques devem chegar para serem campeões europeus...

vermelho disse...

amigo JC:
Pelo teor do teu comentário depreendo que o Sporting passará a ter um plantel composto apenas por 11 jogadores...
por fim, apenas dizer que a Supertaça se disputa antes da 1ª mão da Pré-Eliminatória (11 de Agosto e 14 ou 15).
abraço.

JC disse...

Amigo Vermelho:
Não sabia que a Supertaça se disputava tão cedo.
Então tens razão.
Precipitação e desconhecimento meu.
Abraço.

Zex disse...

Considerando que o autor da ridícula petição se encontra a milhares de km de distância, onde a Internet é um bem raro, volto, com a devida autorização do administrador, a este espaço ! Mesmo correndo o risco do ordinário dar de caras com um PC no meio da selva...
Aproveito, então, para saudar os condóminos, dando por encerrado o meu período de nojo.

Algumas notas:
a) Finalmente o país está feliz, já que foi deduzida uma Acusação contra o Imperador de todo o mal do futebol português. Mesmo após a designação "ad hoc" de uma procuradora-geral adjunta com a função específica de crucificar o Papa, o que se conseguiu foi pouco. As provas são as mesmas que estiveram na base do arquivamento prévio. Tudo se limita a um jogo. Vamos ver se é suficiente.
Estranhei que a dedução de tal peça processual não tenha dado azo a festa no blog. Também, por isso, voltei a este espaço.

2) Há algum tempo, Cavu, esse mago da chibaria, dava nota da Academia do Sporting, como um viveiro de peneirosos. No entanto, parece que é um mal geral e não exclusivo do Sporting.
Vi o jogo de ontem, tal como o anterior, e deve denunciar-se, entre outros problemas, um vaidoso jogador que emperra todo o futebol de Portugal: MANUEL FERNANDES. Para além de para nada servir, é de uma falta de humildade apenas superada pelo já habitual Nani.
Esse Makélélé da Cova da Moura, de quinta classe, tem jogado mesmo muito mal. Está inchado só porque jogou na Premier League. Pensa que é alguém e nem na selecção de sub-21 tem lugar.
Sempre achei que o valorizaram demasiado e, agora, parece que tinha razão. Vergonhoso !
Nem vou falar de Amoreirinha e de Amorim (que vá para o Benfica), já que outros já o fizeram.

Antes morto que vermelho disse...

zex: benvindo!!

o "merdalélé", tem só uma coisa boa: não quer voltar ao benfica e isso há que realçar!
Vi a 2ª parte do jogo e "vislumbrei" um outro jogador que espero que esteja na "agenda" do benfica, um tal de Manuel C. "abaixo de cão e de polícia!" O P. Crouch e os outros do Liverpool, já tinham exposto esta nulidade e ontem foi a confirmação.

Antes morto que vermelho disse...

zex: há que actualizar o "21º" para "22º"... o ressabiado deve saber onde encontrar esse "22º".
Ou então o Cavu que se bufe e indique a morada.
Eu a única coisa que posso fazer é dar: www.fcporto.pt

vermelho disse...

amigo zex:
bem retornado sejas!
é com muito agrado que constato o terminus do teu período de nojo.
abraço.

Antes morto que vermelho disse...

... ou:http://portistasdebancada.blogspot.com/ ou
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
ou http://fecepe.blogspot.com/
ou http://forcaporto-2006.blogspot.com/
ou http://guerreirosdainvicta.blogspot.com/
entre outros.

JC disse...

Retornado Zex:

Uma boa surpresa o seu regresso.
Já tinha saudades da prosa que o caracteriza.
Espero que se mantenha atento e interventivo neste período do defeso.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, as suas fontes também andam a deixar muito a desejar. Ontem referiu-me Linz, a troco de dinheiro, mais Beto, Manu e Marco.
"Linz nunca será jogador do Benfica. Edgar nunca será jogador do Benfica. Kazmierczak nunca será jogador do Benfica. Aquilo que nós estamos a dizer, sem colocar em causa o valor dos atletas, é que não estamos interessados neles» afirmou Vieira, em declarações à Renascença."

VermelhoNunca disse...

Pelos vistos,e segundo informações de Cavuvu, o choramingas Zex visitou este espaço com outra identidade. Não perde a vergonha, depois do amuo ridiculo que aqui ensaiou. Vem agora insurgir-se contra um condómino que,pelos vistos,não terá capacidade de se defender.
Emfim, meras encenações.

vermelho disse...

amigo nunca:
é bem verdade e já "puxei as orelhas" à minha fonte.
em troca, disse-me que tinha caído no logro que foi montado para mais uma notícia do género da de hoje e que terá, por certo, um título semelhante a este - "Leão com olho de Linz finta Águia".
ressalvo, contudo, que a fiabilidade desta fonte não se compara à da Briosa.
abraço.

JC disse...

Á atenção desse mago que é Sílvio Cervan:

"O Tribunal suíço negou provimento ao recurso apresentado pelo jogador do Benfica, Nuno Assis. O T
Tribunal não reconheceu a violação dos princípios de «ordem pública» invocada pelo futebolista.

Perante esta situação, Nuno Assis cumpre o castigo que lhe foi imposto, até ao último dia, isto é até dia 26 do mês de Julho."

VermelhoNunca disse...

Veremos se a teoria do Olho de Leão se confirma.
Quanto à Briosa, não duvido que o amigo tem informações privilegiadas.

The Special Tone disse...

Lisboa, essa fonte de perigos.
Fiquei, como devem imaginar, altamente preocupado com a acusação de que foi alvo o Jorge Nuno e sus muchachos.
Não pela acusação em si, mas por aquilo que a fundamenta.
Como diz a canção: são os tolos de Lisboa…

Corro o risco, aliás como milhares de portugueses, de não ir de férias ou passar umas férias castrantes à custa dessa história.
Como farei quando estiver no aeroportela ou quando for já no avião quando quiser comer algo?
Não posso pedir café com leite; não posso pedir chocolates nem fruta.
Como farei?
E se me esquecer disto e a dada altura pedir um chocolatinho, nem que seja para o meu rebento?
Se me atrever a pedir a um café pela manhã, de que dependo necessariamente, terei problemas?
Terei de voltar a utilizar a expressão “cimbalino”?

Tantas vezes andei enganado acerca das minhas companhias femininas, quando ia jantar a casa delas e me vinham com a conversa, “ai e agora não queres uma frutinha” ou “ não te apetece um cafezinho”, assim um “expresso” antes de irmos …

E eu sempre a pensar que me estavam a dar grande tampa, quando a final estavam a ser tão amooooorosas.
Que pena não ter nascido em Lisboa!

Para contornar tais problemas comecei já a treinar expressões substitutivas:
Café ´com leite – líquido forte dos grãos do Nabeiro misturado com aquilo que dão as tetas de algumas vacas;
Fruta – conjunto dos órgãos vegetais que sucedem à flor e contêm as sementes ou então produto da terra para sustento do Homem (se bem que esta expressão também pode dar azo a confusões) e
Chocolate – substância que para se obter é preciso ter cacau e obter leite.

Assim se quiser entabular conversa com alguém e dizer que quero inaugurar um chocolataria, direi que pretendo abrir um espaço que para funcionar é preciso que haja muito leite e onde entre o cacau.
Quando for a um restaurante qualquer em Arruda dos Vinhos e pretender uma salada direi que preciso de umas amostras de produtos da terra que ali existam para sustento dos homens.

Como é bom viver-se em Lisbonne.

Por outro lado, Lisboa e mais concretamente Lisboa e Benfica prestam-se, também, a outro tipo de equívocos.
Começa a ser frequente muitos desportistas dizerem que vêem para tal latitude e acabam noutros pontos cardeais.
Como é que é possível que relativamente a um clube que tem o record de sócios e de simpatizantes aconteça tanto isso.
Tal contraria a lei das probabilidades.
A não ser que seja, mais uma vez, por diferentes sentidos que a palavra assegurar tem em Lisboa.
Aqui pensa-se que assegurar é garantir, ao passo que em Lisboa assegurar é colocar no seguro, em entidade exterior ao tomador, ao interessado.
Assim, quando se lê SLB assegura Gladstone e Edgar, etc, se tal notícia for veiculada por fonte de Lisboa, deve entender-se, que os citados não interessam ao SLB, clube que já transferiu a responsabilidade por aqueles para outros clubes concorrentes.

JC disse...

1) A Bola, citando o jornal As, de espanha, dá Ricardo como certo no Bétis de Sevilha caso a equipa se mantenha na Liga Espanhola.

No site daquele jornal, pude ler que de facto assim é.
Parece-me estranho, contudo, que ali se diga - na edição on line do AS - que Ricardo no último ano não teve bom relacionamento no clube e que quer por isso sair.

Vamos ver os desenvolvimentos da notícia, mas creio não ter fundamento.

2) Uma nota para o comentário do Special Tone, que mostra estar em grande forma.
Também eu já tinha reparado que em Lisboa, as palavras por vezes tem significados diferentes.
Por exemplo, substância dopante significa, para aquelas bandas, produto de tratamento capilar.

cavungi disse...

Amigo Zex,
Estou feliz por tu estares contente.
Bom regresso.
Só é pena que contigo tenhas trazido o intratável macaco.

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Ainda ninguem saiu do SLB?
É pena!
Há tantos que podiam sair, mas que infelizmente ninguém os quer.
Morreto, Beto, Manú, Pájo,marco Ferreira, Mantorras, Nuno Gomes....

The Special Tone disse...

Amigo JC:
percebi a mensagem subliminar e iniciarei, então, dentro em breve a minha dopagem.

Tenho é medo que me aconteça como ao Fernado Couto e o Nuno Assis e inicie esse tratamento e começe a falar à La Féria.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cuvuvu, eu não sei se saiu alguém do Benfica, quem o referiu foi o administrador. Por mim não sairia ninguém, uma vez que foi o melhor Benfica dos últimos 15 anos.

cavungi disse...

Amigo Jus,
Como te disse Kaz vai para o FCP.
Parece-me também evidente que Edgar foi tão só uma manobra de diversão da SAD tripeira para desviar a atenção da acusação de corrupção de que foi alvo o seu presidente.Como muito bem disse o nosso estimado administrador.
Dos restantes jogadores dados como reforços certos do SLB o que sei é que se forem mesmobons jogadores...Não vêm.

JC disse...

Amigo Nunca:
Que acha desta notícia da eventual saída do Ricardo para o Betis?

JorgeMínimo disse...

Caro Birrex:
Saúdo o teu regresso e faço-te uma homenagem com o meu novo avatar.

Zex disse...

Que o inenarrável administrador venha com a tese de que a notícia de ontem, ou de hoje, era para abafar a acusação do Pinto da Costa, eu ainda compreendo.
Agora o Bufo Real Cavu ? Não percebo !
O que aconteceu foi uma, mais uma, notícia atirada à balda para vender jornais e os carneiros lampiões, como o Cavu, foram todos comprar o jornal. Os jornalistas não cuidaram de saber se a notícia era verdadeira, como nunca o fazem. Nem interessava, o que queriam era vender. Aliás, o Edgar já estava nas cogitações do Benfica há vários dias, pelo que o desenvolvimento parecia natural. Associar a notícia à acusação do Pinto da Costa, parece-me muito estúpido !
Concluir que a Bola esteve ao serviço do FCPorto, parece-me idiota !
Pensar que esse merdoso jogador abafa a Acusação de Pinto da Costa, parece-me ignóbil !
Enfim, conclusões que entroncam nas personalidades da lampionada...

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, ignoro essa notícia. Todos os anos Ricardo sai do SPorting. O homem casou, está em lua-de-mel, tem mais com que se preocupar. Não dou crédito nenhum a isso.

Cuto disse...

por norma leio sempre tudo o que escreve quem eu não gosto, pois so assim posso criticar.Com este principio leio sempre o Sousa Tavares.Nesta semana mais uma vez assim foi.À semelhança de alguma, poucas, vezes tenho que dar razão a algo que escreveu e mais do que isso bater palmas. Foi o unico,pelo menos que eu tenha lido, que se atreveu a escrever a verdadde sobre o Sr. Adriano Pinto.Tirando o Sousa Tavares foi um cortejo de elogios como se o famoso homes dos "xitos" não tivesse sido uma das figuras mais nefasta que alguma vez passou pelo dirigismo do nosso futebol. Mas, vejam bem a AFPorto na continuação da sua "tradição" nomeou mais uma das figuras tenebrosas para seu Presidente ,o Sr.Dr. Lourenço Pinto.

vermelho disse...

amigo cuto:
não podia estar mais de acordo.
a Adriano Pinto até aquela voz de Marlon Brando no Padrinho o denunciava.
Mas, pasme-se foi comendador!
Bem aventurado é o País que consegue agraciar gente como esta!
abraço.

cavungi disse...

Amigo Zex,
Edgar é mais um para a lista dos 90 ordenados mensais pagos pela SAD tripeira...
Este avatar é em homenagem ao teu regresso

cavungi disse...

Amigo Cuto,
Vejo que hoje é dia de regressos.
Totalmente de acordo.
Morreu (para o futebol) foi tarde.

JC disse...

De facto, parece-me que uma notícia sobre o eventual desvio de um jogador do Beira-Mar, sem grande notoriedade (para não dizer de notoriedade nula) do SLB para o FCP não abafa a acusação do processo Apito Dourado formulada contra o PC.
Parece mais uma forma de o Benfica desmentir que andasse atrás do jogador e justificar a razão de ser da notícia.

Foi, aliás, essa a argumentação do Orelhas em entrevista dada hoje à RR:
"Como tem sido hábito, Luís Filipe Vieira abordou o processo do «Apito Dourado» e elogiou a evolução registada nos últimos dias: «o apito está a apitar. A justiça está a funcionar e se calhar por isso é que saíram títulos pomposos sobre jogadores roubados ao Benfica, se calhar têm que esconder alguma coisa".

cavungi disse...

È triste alguem pensar como o Vieira....

Antes morto que vermelho disse...

The Brokeback Montain One: sem ponta de interesse, aqueles arrotos!! e ainda por cima deve ser amigo do cavu, porque tenta pensar que tem piada!

vermelho disse...

amigos:
serve o presente comentário para vos comunicar algo que já tinha decidido há muito:
irei abandonar os comentários diários no blog.
bem-hajam.
abraço.

Antes morto que vermelho disse...

zex mascarado???!! dasss, além deste chiringuito ter um Bufo-Real agora tem um submarino .... dasss um dia destes tem um rôto!!

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Como vai ser o futuro funcionamento do blog? Não há comentários feitos por si, mas presumo que não vai acabar com este espaço.

vermelho disse...

amigo mínimo:
o funcionamento do blog não sofrerá alterações.
abraço.

The Special Tone disse...

Amigo Vermelho, lamento a decisão que tomaste e anunciaste.
Espero que reconsideres.
Agora que me predispunha a participar com assiduidade neste teu brilhante espaço, lamento que assim tenhas decidido e, sobretudo, espero que para tal não tenham contribuído as minhas participações de hoje.
Se a tua decisão se prende com aquelas intervenções fica a saber que as retirarei de seguida.

VermelhoNunca disse...

AMigo Vermelho, então regressa o amuado e o amigo sai? Alguma estratégia em conjunto?

Antes morto que vermelho disse...

zex: as "palhaçadas" dos pasquins de lisboa só se podem comparar com as atoardas que o ressabiado/ciumento "dono" do blog vai arrotando diáriamente. O que tem piada são as justificações que ele dá, quando repara que o que arrotou, não passava disso mesmo um alto e sonoro arroto. É um pouco na "base" do seu deus o Dumbo-Orelhudo, são marretas que não têm vergomha na cara... arrotam e... táss bem!!

"é bem verdade e já "puxei as orelhas" à minha fonte", deve ter-lhe dito: "Ó pá, vê lá se inventas uma burriçe com mais um pouquinho de credebilidade..."

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Julgo que os comentários a seguir aos jogos deviam continuar. O seu facciosismo é importantíssimo, para se iniciar a análise de todos os condóminos.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: o ricardo vai acabar a carreira no sporting, para o ano deve ir para o Marselha... (segundo a "informação" do ressabiado)

JC disse...

Amigo Vermelho:
Logo hoje que regressou o Retornado Zex, não vai o caro amigo entrar em período de nojo.
O bom filho regressa a casa e o pai vai-se embora?
Se foi por algum excesso da minha parte, desde já me penitencio.
O blog, mesmo que se mantenha a sua linha editorial, empalidece sem os teus sempre oportunos comentários.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, estou com Mínimo. O teor lampião dos seus comentários e posts, é que me fazem vir aqui. Picá-lo é sempre do meu interesse, e gosto quando riposta. Quero dizer-lhe que abandonarei também os comentários,se o amigo prosseguir na sua intenção de abandono.

Antes morto que vermelho disse...

o ressabiado vai embora!! Aleluia!! quem é que toma o lugar dele a "citar fontes", a dar noticias da académica que são tão interessantes como a situação do crash da bolsa na Nova Zelêndia e a fanatizar (a torto e a direito) nos comentários?

Algum lampião que se chegue á frente!!
Cavu chegou a tua oportunidade... o blog em vez de se chamar "vermelho" pode começar a chamar-se "A Barbaridade Vermelha", tem um misto de cavu(barbaridade) e ressabiado(vermelho)!

vermelho disse...

amigos:
a minha decisão não se prende com qualquer comentário, nem à mesma preside qualquer estratégia.
trata-se apenas de cansaço.
escolhi o dia de hoje para vos comunicar esta decisão apenas porque se deu a feliz coincidência de se terem reunido a quase totalidade dos condóminos residentes deste espaço.
o blog continuará a funcionar como sempre, com actualização diária.
aliás, esta minha decisão visa assegurar que assim continue a ser.
abraço.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: mais um que precisa de ser apaparicado.
Quem é que vai apaparicar o ressabiado?

holtreman disse...

Apesar de estar no meio da "selva", junto ao Índico, enquanto aprecio uma lagosta, uma garrafa de D.Perignon e uma massagem, estou sempre atento ao meu laptop com conexão wireless a este blog. Se não fosse o Professor Queirós estar aqui na mesa do lado, seria perfeito.

Como previsto, o infantil José Luís Bernardo regressou e fico feliz por isso.
Pena que venha acompanhado do seu familiar.

Bom, um abraço a todos. Agora tenho de terminar o lanche.

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Logo agora que o blog chega a outros continentes, o estimado decide aliviar a sua participação.

VermelhoNunca disse...

Bem, amigo Vermelho, se é cansaço, tem bom remédio. Aproveite parte do defeso para descansar, e regresse em breve.

JorgeMínimo disse...

Caro Holtreman:
Para você que se encontra num país do 3º mundo, a trabalhar em condições climatéricas nefastas, num país com grave deficiências a nível da saúde, higiene, alimentar, de transportes.
Boa sorte,
Tudo de bom!

VermelhoNunca disse...

Amigo Holtreman, não faço ideia onde você está, mas folgo em saber que se mantem atento à actividade do blog. Verifico que saudou o regresso do amuado, o que registo.
Saudações Leoninas.

Antes morto que vermelho disse...

uma sugestão para que num dos dias da semana, não haver que recorrer ás atoardas: Realizar o "Copy-Paste" do artigo de opinião (????) da leonor pinhão. Há uma boa probabilidade de em 3 artigos destes, em um deles, pelo menos, a cabra não estar bebeda.

Zex disse...

Sr. Jamal Mendi Carimo:
Vejo que na "selva" se vive bem !
Tenho pena que exiba os seus excessos num país que é dos mais pobres do mundo !
Quando comer a próxima lagosta, enfie a respectiva casca no seu entre-nadegueiro decerto com um orifício mais largo atenta a potência milenar do Homem Negro !

Antes morto que vermelho disse...

outra sugestão para poupar trabalho: colocação semanal de um capitulo do livro( ou escarro conforme lhe chamarem), da Santa Carolina, para comentar, através do "Copy-Paste".

vermelho disse...

amigos:
esta decisão visa a manutenção do blog.
não me vou lamentar, mas preciso de descansar.
Aproveitarei estes dois meses que nos separam do início da época para o fazer.
em princípio, no início da nova época regressarei aos comentários.
abraço.

p.s. que fique bem claro que o blog continuará a ser por mim actualizado diariamente.
apenas não entrarei nestas nossas picardias diárias.
abraço.

Antes morto que vermelho disse...

Uma última sugestão: Nos restantes dias, arrotar alguma coisa, sobre o andamento do caso mais mediático de portugal, que está a ser acompanhado pelo Dream-Team duma tal de Maria J.M. A "fonte" Dumbo-Orelhudo, deverá ser considerada (esse sim é bom para puxar as ditas).

VermelhoNunca disse...

Amigo Cuvuvu, colocou o seu contador Rui Santos a funcionar, aquando do abandono do amuado? Quantos dias passaram? Quantos previa o amigo?

vermelho disse...

amigo Holtreman:
uma palavra especial para saudar o teu regresso, ainda para mais quando te encontras em Moçambique.
boa estadia.
abraço.

cavungi disse...

Amigo Nunca,
O meu contador "Rui Santos" indica:
"29 dias sem Zex no blog"

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Espero que a minha raiva a Veiga, Santos e Vieira e o meu consequente ataque diário á "instituição" não tenha contribuido para o teu abandono.
Tenho te deixado sozinho na defesa do nosso amado clube...

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
como «é que sabes que o oltreman está em Moçambique?

vermelho disse...

amigo cavungi:
este é mesmo o último comentário.
partilho da generalidade das tuas opiniões sobre esse trio, por isso descansa que não foi por isso.
apenas cansaço.
quanto ao holtreman, basta consultar o ícone que se assemelha a um gráfico na página inicial do blog e aí terás acesso à proveniência das visitas a este blog.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Não terá sido o amigo a referi-lo aqui, amigo Cuvuvu?

cavungi disse...

Eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!????????????????????????????????????????

VermelhoNunca disse...

Amigo Cuvuvu, tem aqui a prova:
" cavungi disse...
Bom já que tanto insistem, devo confidenciar-vos que o condómino Holtreman se encontra em Moçambique em trabalho de prospecção para o SCP.
Aproveitei para lhe encomendar um dicionário actualizado crioulo-português.
O condómino Zex, continua amuadix.
Parece que só volta depois do defeso.
Dizer que já aqui apareceu será demasiado.
Aliás posso dizer que Fernando Santos é Zex.
Mas também posso não dizer.

2:10 PM

cavungi disse...

UMA BARBARIDADE AMIGO NUNCA!
ALGUÉM A FAZER-SE PASSAR POR MIM É O QUE É!

VermelhoNunca disse...

Não sei se assim será, talvez o amigo deva moderar-se nos comentários "privados" aqui no blog, com risco de começar a haver insultos por parte de alguns condóminos mais sensíveis.

cavungi disse...

Tomarei a devida nota, amigo Nunca!

VermelhoNunca disse...

Certo amigo Cuvuvu.
Abraço

Antes morto que vermelho disse...

Cavu o Bufo-Real, o rei da chibaria no seu melhor!

(talvez o bandalheco/ressabiado-censor deixe postar este meu post)

Antes morto que vermelho disse...

Cavu = Bufo-Real

Cavu = Rei do comentáriozinho privado

Cavu = O rei da "private joke"

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Uma boa noticia para sí.
Ontem Alfama, segundo o CM, foi tetra campeã das marchas populares da nossa querida cidade.
Benfica ficou em 18º e ultimo lugar.
Forca Santos!

VermelhoNunca disse...

Até aí amigo Cuvuvu. Já lá vão os tempos de glória...

holtreman disse...

Sr. Minimo,
Nao entendo os seus comentarios tao depreciativos em relacao a este pais que classifica de 3'mundista. Sempre pensei que fosse apreciador da fauna feminina que por aqui existe.

Sr. Bernardo,
Constato que volta 'as conversas de nadegueiros e coisas do genero. Parece que o periodo de nojo nao alterou a sua postura ordinaria.
Talvez yenha de tomar providencias no sentido de o fazer ausentar definitivamente deste blog.

Nunca e Vermelho,
Obrigado pelas referencias.
Tenho efectuado algum trabalho de promocao deste blog por aqui. Acredito que teremos mais Cavungis a participar neste blog nos proximos tempos.

vermelho disse...

amigo cavungi:
grande notícia me dás.
a "minha" Alfama venceu.
abraço.