terça-feira, julho 24, 2007

Artigo de Opinião de Bruno Pires

Correndo o risco de falhar em toda a linha, parece-me que os três grandes do futebol português reforçaram-se bem neste defeso.
O Benfica gastou muito dinheiro num jogador cujas características precisava desde que Brian Deane abandonou a Luz. Cardozo tem presença na área e pode ajudar Nuno Gomes a fazer uma temporada excepcional. Bergessio, Zoro e, sobretudo, Manuel Fernandes são futebolistas de reconhecida qualidade.
E veremos se Fábio Coentrão não vai obrigar Fernando Santos a mudar o esquema táctico. O jogo na Roménia foi prometedor. O mesmo não pode dizer-se de Butt. Como é que o alemão chega a Lisboa com a titularidade no bolso antes de ter feito um único treino. O que é que o germânico já faz mais do que Quim em toda a sua carreira. A frangalhada na Roménia não ajuda Fernando Santos a optar, sem dúvidas, pelo antigo guarda-redes suplente do Bayer Leverkusen.
O Sporting, no meu entender, fez uma viragem inteligente na sua política de contratações. Izmailov e Vukcevic não enganam, a dúvida prende-se com a adaptação a um futebol diferente. Purovic é o tal gigante que pode proporcionar a Liedson uma maior liberdade. Derlei tem fome de bola e Gladstone sabe que esta é uma das derradeiras oportunidades de não passar ao lado de uma grande carreira.
Resta Stojkovic. Não me parece um jogador muito seguro. Desde Damas que o Sporting não aposta num guarda-redes. Desde Vítor Baía que um dos três grandes não lança às feras, com continuidade, um jogador proveniente da formação para as suas balizas. Rui Patrício pode ser mais um sinal de coragem de Paulo Bento. Assim ele a tenha, porque o miúdo destila classe e qualidade por todos os poros.
Sem sombra de dúvida que este foi um dos melhores defesos do Sporting nas últimas temporadas. Contratações cirúrgicas, vendas bem feitas (vender Ricardo e ficar com parte significativa dos passes de Carlos Martins e Semedo são medidas inteligentes) e alvos claramente identificados.
Nota negativa apenas para a planificação dos jogos de pré-época. Não saber a cinco dias do encontro quem vai estar na apresentação dos leões é um forte sinal de amadorismo.
A finalizar, o FC Porto com baterias direccionadas à juventude. Fernando, Leandro Lima, Bolatti, Edgar, Luís Aguiar são investimentos seguros. Lino tem experiência e está identificado com o nosso futebol. Stepanov e Farias são incógnitas, mas quem fez o dinheiro que fez no defeso pode dar-se ao luxo de falhar uma ou duas contratações, agora imaginem se acertam em todas.
Boas compras, boas políticas, veremos se teremos um campeonato com mais qualidade. Muitos apostam que não, pois eu acho o contrário porque reparo nos plantéis de Sp. Braga e Belenenses (um luxo o meio-campo azul) e vejo que os três grandes podem, finalmente, ter concorrência à altura, coisa que não acontece desde que o Boavista foi campeão.

9 comentários:

Unknown disse...

Caros Amigos (que já vão sendo poucos nesta altura do ano).
Entrei hoje de férias, o que implica igualmente férias de blog.
Quando voltar, espero que o SCP tenha resolvido o problema dos laterais e que a equipa esteja já afinada.
Espero, principalmente, que o SCP mantenha durante toda a época o nível competitivo e exibicional do terceiro terço do campeonato e que não desperdice meia época, como sucedeu este ano.
Vou ter, ainda, o privilégio de, logo mais, confraternizar com o Snr. Administrador e mais alguns condóminos do blog, a quem desejarei pessoalmente boas férias.
Para os demais, ficam aqui as minhas despedidas, com os votos de que consigamos agendar um novo metting gastronómico durante o próximo ano.
BOAS FÉRIAS.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, eu ainda me mantenho ao serviço, mais 1 mês praticamente. Assim sendo, cá continuarei a dar na cabeça aos poucos lampiões sobreviventes. Quanto aos laterais, o direito parece estar resolvido:
"Pedro Silva três anos em Alvalade
O alvo do Sporting para o lado direito da defesa, Pedro Silva, já não é jogador do Corinthians e prepara-se para viajar para Lisboa para assinar contrato com os leões válido para as próximas três épocas.



ASF
O brasileiro rescindiu ontem o vínculo que o ligava ao clube de São Paulo, confirmou a A BOLA o vice-presidente do Timão, Rubens Gomes, depois de uma reunião com o procurador do jogador, Teodoro Constantin.

Agora, o defesa espera apenas por voo para Lisboa – a situação nos aeroportos de São Paulo está ainda muito complicada –, onde vai realizar testes médicos e assinar um contrato com o Sporting válido por três temporadas antes de se juntar aos novos companheiros.

VermelhoNunca disse...

Deesejo-lhe também umas boas férias e que regresse mais acutilante que nunca, para me acompanhar nesta "luta" contra os lampiões.

VermelhoNunca disse...

Quanto às contratações deste defeso, ouvi anteontem que o reforço Fernando, que segundo o autor do artigo, é um investimento seguro, vai ser emprestado pelo FCPOrto. Estranhos negócios estes!

Vermelho disse...

amigo nunca:
entro de férias na sexta e comigo também o blog.
Regresso em Setembro, sendo certo, todavia, que não excluo, de todo, a possibilidade de durante o mês de Agosto postar de forma esporádica algum artigo.
Claro está que, durante as férias do blog, o amigo e outros podem sempre expressar a sua opinião no post que amanhã publicarei para o efeito.

VermelhoNunca disse...

Ora cá está mais um mamão. Atenção aos produtos capilares, que agora passarão a estar mais em voga:
"João Alves apresentado amanhã
João Alves será apresentado amanhã como novo elemento da estrutura do futebol dos encarnados, a partir das 12 horas, no Estádio da Luz.



ASF
Luís Filipe Vieira marcará presença na cerimónia que assinala o regresso do «Luvas Pretas» ao clube da Luz.

João Alves, de 54 anos, regressa assim a uma casa que conhece bem para integrar, provavelmente, o departamento do futebol de formação, para onde chegou igualmente Rui Costa, o novo responsável pela prospecção do clube."

Vermelho disse...

amigo Nunca:
o João Alves é uma excelente pessoa e posso-lhe garantir que não é treinador que recorra a "produtos capilares".
Não o vejo como mamão, até porque nunca se ofereceu ou mendigou fosse para o que fosse no Benfica.

pachulico disse...

Caros amigos:
Está na altura de acrescentar algum azul a este tão bipolarizado blog: Boa tarde a todos...desde já apresento-me: sou o pachulico, coimbrinha de nascimento mas visiense de adopção, e, obviamente, adepto do FCP!!! Sou um profundo admirador do poder analítico do administrador deste blog, pessoa que conheço há cerca de 15 anos (porra!!!...), e de quem, e com enorme gosto, tenho a honra de ser amigo.
Apesar das divergências clubísticas , e com o "Apito Dourado" a pairar, espero que não me excluam e me permitam uma oportunidade de colaborar neste blog de tão elevada qualidade. Até breve...

VermelhoNunca disse...

Condómino Pacha, seja bem vindo.