quarta-feira, julho 04, 2007

A Prospecção e o Departamento de Prospecção do Benfica

Rui Águas foi apresentado, esta quarta-feira, como coordenador-geral do departamento de prospecção do Benfica.
Independentemente da nomenclatura do cargo ou da identidade de quem o exercerá, dúvidas não restam de que se trata de uma medida de gestão da mais elementar oportunidade e necessidade.
Introduzir no organigrama do futebol, profissional e de formação, uma figura que desempenhe funções de organização e coordenação dos diferentes “prospectores” não deixará de representar evidentes ganhos de produtividade e eficiência no funcionamento de um sector vital para o clube.
Implementar critérios claros e rigorosos que atenuem as diferenças de opinião e diminuam a margem de erro na prognose das potencialidades dos futebolistas, arvora-se como o principal desafio do novel coordenador-geral do departamento de prospecção.
O processo de reformulação da formação do Benfica iniciado com a contratação de Carraça e continuado com a construção do centro de estágios e formação do Seixal pressupunha a criação do cargo que agora Rui Águas é chamado a desempenhar.
Prospecção é detecção precoce de talentos e, como tal, assume importância fundamental em qualquer clube.
É fundamental nas camadas jovens porque representa a antecipação na captação dos maiores talentos em cada um dos grupos etários.
É fundamental no futebol profissional porque permite atrair talentos antes da inflação do valor do seu passe.
Como disse e bem Rui Águas: “É tentar chegar primeiro. Criar condições para que a procura comece mais cedo. Há máquinas rivais que estão, pelas condições que usufruíram, à nossa frente. Com as novas condições existentes e com uma organização mais completa, pretendemos ultrapassar a médio prazo os nossos competidores.”
A prospecção deve ser orientada no sentido de gerar qualidade para a equipa principal e, se necessário, mais-valias financeiras para o clube.
Portugal, ao contrário do que se apregoa, é um Pais onde a prospecção predomina em favor da formação.
Descobrir talentos é a nossa especialidade.
Dotá-los de competências extra, nem tanto.
Os nossos jogadores são insuperáveis na dimensão de rua do jogo, mas evidenciam algumas lacunas importantes no seu percurso formativo ao nível dos aspectos tácticos e mesmo em relação a alguns específicos “skills” técnicos, tais como a capacidade de remate.
Driblar ou improvisar, é connosco.
Tudo o resto, é mais complicado.
Aliás, quando se transferem para outros campeonatos, os seus progressos mais evidentes radicam, precisamente, na dimensão táctica do jogo.
O talento de Rui Costa, Luís Figo, Cristiano Ronaldo sempre foi indiscutível, mas, apenas e tão só, quando adquiriram competências ao nível da dimensão colectiva do jogo se guindaram a um plano de excelência superior.
Veja-se o número infinitamente superior de médios ofensivos e alas que as nossas “canteras” “produziram” em comparação com defesas ou médios defensivos.
Aliás, a afirmação mundial dos nossos defesas e médios de vocação defensiva apenas ocorreu quando a sua carreira sénior conhecia já alguns anos, ou seja, quando a alta competição superou e preencheu as suas lacunas formativas.
O nosso futebol nas camadas jovens é mais prospectivo do que formativo (o modelo competitivo pelo qual perpassa um desnível abissal entre os clubes determina muitas das nossas insuficiências na formação).
Assim, a relevância da prospecção emerge ainda mais decisiva.
O Benfica sofreu na última década turbulências várias que obstaram ao regular desenvolvimento da sua formação.
É desejável que se introduzam elementos de estabilidade que permitam sustentar um futuro que se pretende mais frutuoso.

31 comentários:

JorgeMínimo disse...

Longe vão os tempos do nº 9 Rui!!!

Zex disse...

Sim. eu estava no Estádio da Luz antigo quando foi proferida essa afirmação vergonhosa. O bblogger estava ainda de coeiros...
Acho que o resultado foi um empate.
Quando a equipa do FCPorto foi anunciada aos microfones, o nº 9 coube ao "Rui". Na altura, os adeptos do Benfica rejubilaram. Houve festa nas bancadas. Horas mais tarde, o "speaker" disse que tinha anunciado assim o jogador porque ele "não era digno de usar o apelido Águas". Um escândalo !
Agora é o salvador da Pátria !
Faz lembrar outro que passou de "filho da puta" a "grande artista"...

JorgeMínimo disse...

Com a reestruturação do departamento médico do Benfica, o herdeiro da poção mágica do "Homem das Cavernas", demitiu-se das suas funções.

VermelhoNunca disse...

Pormenor bem recuperado pelo condómino Mínimo. Fazendo recordar o PCP a engolir o sapo Mário Soares.

Vermelho disse...

amigo zex:
eu, também, estava lá!

VermelhoNunca disse...

Para variar o condómino amuado quer comprar guerras. Continuarei a seguir os estatutos do meu clube...

VermelhoNunca disse...

Vindo do público, certas reacções compreendem-se, é próprio do fenómeno. Vindo de alguém com responsabilidades...
Mas Vale Azevedo também foi riscado do mapa de preseidentes do Benfica. Esta é a maneira de ser daquela gente.

VermelhoNunca disse...

"Carlos Tevez no Manchester United por 30 milhões de euros"

A confirmar-se, gastaram pouco na totalidade.

Zex disse...

É bom que ele se demita das suas funções, Sr. Mínimo ! Com os milhares de euros que ganhava e com saída do Miccoli, o Benfica vai ter uma poupança histórica no orçamento mensal. E com a agravante de nem sequer ser graduado em fisioterapia. Motivo, aliás, que levou a comunicação social e o Benfica a inventar uma nova terapia que diziam com grande pompa e circunstância: cinesioterapia, ou algo assim.
Quando vi tal nome, perguntei ao meu fisioterapeuta o que significava tal designação e ele não me soube dizer, já que desconhecia.
O Rudolfo Moura era enfermeiro, isso sim !

Zex disse...

O cognonimado "homem das cavernas" foi aquele médico que salvou vidas de membros da Juve Leo, debaixo de uma chuvada de pedras dessa mesma claque, convém não esquecer !

Vermelho disse...

amigo zex:
disseste tudo quanto havia para dizer sobre Rodolfo Moura!
Todavia, sou forçado a reconhecer a existência da cinesioterapia:
"Auguste Georgii (1847), ao utilizar o termo cinesioterapia, propunha esta definição: "O tratamento das doenças através do movimento"; a cinesioterapia activa é assim a parte da fisioterapia que utiliza o movimento provocado pela actividade muscular do paciente com uma finalidade precisamente terapêutica. É o que há muito tempo se chamou de ginástica médica em oposição à ginástica geral, cujos propósitos são essencialmente higienicos ou estéticos. Entretanto essa noção de movimento é muito restritiva, portanto se incluem inteiramente no quadro da cinesioterapia activa solicitações musculares de estabilizações que não induzem nenhum deslocamento das alavancas ósseas.", in www.cinesioterapia.com/.

Unknown disse...

Parece que João Alves, o "luvar pretas", vai integrar também esta equipa de prospecção que o Benfica está a formar.
Velhas glórias que regressam, assim, ao clube da Luz, agora nas funções de olheiros.
Não deixa, contudo, de cheirar a bafio este recrutamento de treinadores no desemprego para os quadros do Benfica.
Será que serão as pessoas indicadas para o exercício destas funções?

Vermelho disse...

amigo mínimo:
a poção mágica não era do tal "homem das cavernas", mas sim de um reputado médico que no início da sua carreira fez verdadeiros "milagres" em diversos clubes de futebol.
esse reputado médico é hoje um dietista muito afamado e integra os quadros da administração de uma SAD.
este sim, é o "inventor" da poção.

amigo zex:
muito bem lembrado!
justiça seja feita a Domingos Gomes, que teve um desempenho assaz louvável na situação que referes

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho:
Foi uma belíssima atitude do "Homem das Cavernas", concordo plenamente. Aliás a própria direcção do Sporting, no SCP-FCP da época seguinte, ofereceu-lhe uma salva de prata de agradecimento do clube, pela sua postura, na referida situação.

Zex disse...

Sr. Vermelho:
Eu não disse que a cinesioterapia não existia.
Apenas me parece ridículo que um enfermeiro não fisioterapeuta ostente essa especialidade, que era imposta como sendo muito melhor que fisioterapia, que era o que tinham os outros clubes.
De qualquer modo, obrigado pelas explicações.

Unknown disse...

Este Berardo é o máximo!

"O empresário Joe Berardo admite que os investidores que detêm acções do Benfica SAD perdem "muito dinheiro" se venderem na sua oferta pública de aquisição (OPA). O alerta de Berardo surge quando confrontado com a percepção que tem sobre a intenção dos accionistas."

Lança uma OPA e depois diz que quem lhe vender acções perde muito dinheiro!
Fantástica jogada de marketing!

Unknown disse...

Mais Berardo:

"Berardo revelou também ontem que não teve influência na contratação de nenhum jogador para o Benfica, recusou-se a adiantar se já tinha investido algum dinheiro no clube e lançou mais uma orientação para a administração SAD: "Portugal precisa que Calos Queiroz volte para gerar aqueles meninos de ouro que ele gerou há uns anos". Neste sentido o empresário acabou por citar o exemplo da formação do Sporting. "O Sporting é um exemplo a seguir", confessa Berardo.

Depois de atacar Rui Costa, põe-se agora a elogiar o SCP!
Não há dúvida que o MAN tem feeling.
Mas, pelos vistos, a ele tudo é perdoado, na esperança, creio, que meta uns milhões no Benfica.

Antes morto que vermelho disse...

não esquecer que o enfermeiro antes de ir para a lampionagem, esteve na lagartagem.
Ainda no FCP, um dia, o enfermeiro chegou ao gabinete de PC e disse: "Presidente, tenho um clube que me dá 5.000 contos por mês, mais carro e casa". Ao que PC respondeu: "Então vai, que nós não te podemos dar tanto". E lá foi ele para a lagartagem...
Seguidamente a lagartagem decidiu reduzir sálarios e o enfermeiro foi a correr para a lampionagem, chegou ao mesmo tempo que o Veiga.
E agora vai embora, claro.... depois das barracas que foram produzidas, no depertamento "médico" da lampionagem durante a época.

Antes morto que vermelho disse...

Os bons médicos ficam sempre em "casa", como é o caso do Domingos Gomes (hoje do comité executivo anti-doping da UEFA) e do Fernando Póvoas (o autêntico druída do FCP), que possui duas clínicas de emagrecimento uma no Porto e outra em Lisboa.

Antes morto que vermelho disse...

Quanto a J. Alves ir para o benfica é bom.
1º porque o homem já andava aí a passar fome e a fazer comentários (miseráveis) na SporTV.
2º Porque como treinador sempre foi uma verdadeira merda, e assim só vai fazer merda para a lampionagem.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, berardices, apenas isso.

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

por falar em barbaridades o sásá e o cavu não serão da mesma família? São reis na arte do arroto e do vómito, são lampiões...

Antes morto que vermelho disse...

nunca: Sásá Mutema no seu melhor... enquanto os "papalvos" forem acreditando, enquanto se vender jornais á conta de barbaridades, é "fuga para a frente!!"

Mestrecavungi disse...

Lucho Gonzalez No Valência!
È só entrar massa e comissões.
Que grande verão!

VermelhoNunca disse...

Cuvuvu, não só Lucho não sei aonde, mas Simão fora do Liverpool.
Seria estranho ter que torcer pelo Simulão.

Antes morto que vermelho disse...

o bárbaro cavu já arrotou!! onde é que está a prova que o Lucho vai para o Valência?? ah! deve ser n' Bola... dasss.

Antes morto que vermelho disse...

O "barbaridades" deve ter tirado a notícia do Lucho no "jornal" do Benfica...
É cá com cada vómito... digno da Verónica Moser.(www.veronicamoser.com)

Unknown disse...

"A suspensão preventiva aplicada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aos juniores do FC Porto Rui Pedro e Fábio «resultou de uma notificação do CNAD», que «reportava irregularidades» no controlo anti-«doping» dos dois jogadores no final do jogo com o Benfica, disputado a 5 de Maio."

Problemas capilares também para os lados do FCP?

MigasMan disse...

Rodolfo Moura foi substituído porque agora o Benfica precisa é de um CHINESioterapeuta, para o chinoca que tem lá no ataque. Já agora, os novos equipamentos também devem ter sido comprados nos chineses, mas lavaram-nos e o encarnado desbotou ...

VermelhoNunca disse...

Segundo li, tem a ver com um atraso de 2 minutos na chegada ao controle anti-doping.