quinta-feira, maio 28, 2009

A CMVM e o Benfica - Não havia necessidade!!!

O Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários deliberou, pela manhã, suspender a negociação das acções da Benfica SAD devido ao facto de continuarem a ser veiculadas notícias sobre a contratação de Jorge Jesus, tendo por referência próxima a manchete de hoje do Record.
Uma decisão não só insensata, como precipitada, inexplicável, inócua e violadora do princípio da igualdade.
Dar crédito a uma manchete do "News of the World" desportivo português é estultice incompatível com a dignidade que se supõe possuir o órgão regulador do mercado de capitais.
Aliás, sustentar uma qualquer decisão em notícias difundidas pela imprensa tablóide portuguesa desportiva ou generalista é desrespeitar-se e descredibilizar-se!
Um breve e de conteúdo mais do que previsível comunicado da Benfica SAD bastou para que o Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários tivesse deliberado "o levantamento da suspensão da negociação das acções da Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD nos mercados regulamentados da Euronext Lisbon, a partir das 12h33, por terem cessado os motivos que justificaram a suspensão."
Ou seja, se o Benfica "brincou" com a CMVM a propósito de Ramires e por tal pode e deve ser condenado, desta feita foi a CMVM que "brincou" com a Benfica SAD!
Apenas posso entender a decisão de suspensão à laia de revanche!
Os seus fundamentos são tão vagos e inconsistentes que nem sequer alcançam a categoria de motivo.
Mas, para além de revanchismo, esta decisão foi um obsceno "show-off"!
Por uma razão essencial: as acções das Sad´s cotadas em bolsa não apresentam negociação relevante! A falta de liquidez dos títulos é mesmo um dos problemas primaciais das sociedades anónimas do futebol português.
E mesmo a escassa negociação assenta mais em factores emocionais do que racionais.
A acrescer a todos estes pecadilhos, a decisão da CMVM enferma, igualmente, de uma intolerável violação do princípio da igualdade.
Quantas notícias dando conta das transferências de Bruno Alves ou de Lisandro foram publicadas nas últimas semanas? várias.
Quantos esclarecimentos suscitou a CMVM à Porto SAD?
Nenhum!
A Porto SAD renovou os contratos de Rolando e Fernando.
Informou a Porto SAD a CMVM da duração e dos montantes resultantes dos novos vínculos?
Não!
A Porto SAD adquiriu o passe de Orlando Sá por 2,5 milhões de Euros (segundo António Salvador). Informou a CMVM?
Não!
Paulo Bento abriu as portas à transferência de Miguel Veloso.
Questionou a CMVM a Sporting SAD sobre as suas intenções relativamente à cedência dos direitos desportivos de Miguel Veloso?
Não!
Resumindo e concluindo, não havia necessidade!!!

Sem comentários: