domingo, maio 31, 2009

A propósito de Finais da Taça de Portugal

1 - O Benfica venceu, no Sábado, o Belenenses por 4-1 e conquistou a Final da Taça de Portugal em Futsal.
E quem estava na bancada a assistir à partida?
Luís Filipe Vieira!
Não sei se louve o seu restabelecimento ou se o comunique, de imediato, ao Vaticano para que seja espoletado o processo de canonização do Santo Milagreiro que curou o seu problema coronário!

2 - O Bétis de Ricardo e Nelson desceu à II divisão espanhola.
Mais uma porta para a rescisão do contrato com Quique Flores que se encerra!

3 - Figo terminou, hoje, a sua carreira de futebolista profissional.
Um grande jogador que se despede, mas não um grande homem!

4 - O Porto venceu o Paços de Ferreira, por 1-0, e conquistou a sua 14ª Taça de Portugal.
Num jogo fraquinho, um golo de Lisandro no dealbar da partida foi suficiente para os portistas derrotarem um brioso e abnegado Paços de Ferreira.
A débil qualidade da contenda leva-me a questionar os dotes de prognose de Pinto da Costa quando manifestou o desejo da Final da Taça de Portugal se realizar no Estádio da Luz para que os benfiquista tivessem, por fim, oportunidade de assistir a um "bom jogo de futebol".

5 - A propósito da Final da Taça de Portugal em Futebol, Pinto da Costa retomou o discurso velho, demagógico e gasto sobre o local da sua realização.
Percebe-se a intenção ou não tivesse sido o Porto o único clube que alguma vez disputou finais da Taça de Portugal no seu próprio estádio!
Aconteceu por 3 vezes: 1960-61, 1976-77 e 1982-83.

6 - Mas, dois momentos houve relacionados com esta Final da Taça de Portugal que me encheram de satisfação.
Quais?
O discurso de Pinto da Costa na Casa de Lisboa do Porto e os cânticos dos adeptos portistas no instante em que sentiram a competição ganha.
E porquê?
Porque demonstraram, uma vez mais, à saciedade a grandeza de uns e a pequenez de outros!

7 - No momento em que escrevo estas linhas, muitos foram já os encómios dirigidos a Pinto da Costa por mais esta conquista.
Não estranho!
Num país desprovido dos mais elementares princípios e valores, é natural que se lancem loas a um dirigente desportivo condenado por tentativa de corrupção e que se acha a cumprir uma pena de 2 anos de suspensão!

Sem comentários: