sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Antevisão da Próxima Eliminatória da Taça de Portugal

Este fim de semana, há Taça de Portugal.
E haverá almoço do Blog em Lisboa.
Irei à Tapadinha apoiar a Briosa, na companhia do JC, do Prof. Venceslau, do Jimmy e do Sócio.
E espero estar no Jamor…
O Benfica desloca-se à Póvoa para defrontar o Varzim.
Um clássico do nosso futebol e uma partida tradicionalmente complicada para o Benfica. O registo de 7 vitórias, 12 empates e 2 derrotas espelha bem as dificuldades sentidas pelo Benfica sempre que se deslocou à Póvoa.
Aliás, o último Varzim-Benfica ficou célebre, pois que foi nessa ocasião que surgiu a mítica frase “deixem jogar o Mantorras”.
Curiosamente, os protagonistas dessa noite ainda fazem parte dos plantéis de Varzim e Benfica.
Todavia, este Sábado, é pouco provável que Alexandre e Mantorras se voltem a encontrar.
Ambos são agora suplentes das suas equipas.
Já se sabe que Fernando Santos, provavelmente fruto do trauma que constituiu a derrota com o Torreense nas Antas nos idos de noventa, não é adepto da rotatividade.
Prefere jogar sempre com os jogadores que lhe dão maiores garantias e fazer a gestão do grupo apenas no decorrer das partidas.
Assim, salvo qualquer impedimento de última hora, Fernando Santos não fará poupanças ou alterações naquele que tem vindo a ser o onze titular utilizado nos jogos com o Belenenses e Boavista.
Até porque continua sem contar com Miccoli, ainda a recuperar de lesão, e agora também não pode contar com Derlei, suspenso por dois jogos na sequência do processo sumaríssimo saído do embate com os axadrezados.
Quim vai, ao que tudo indica, manter-se na guarda da baliza encarnada. O quarteto defensivo composto por Nélson, Luisão, Anderson e Léo também não deverá sofrer alterações, embora este possa ser o desafio de estreia com a camisola encarnada para David Luiz. Fernando Santos deve chamá-lo para o lote de convocados.
Petit, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa deverão manter-se no meio-campo, assim como Nuno Gomes e Simão na frente do ataque.
Petit apresentou queixas, que se forem impeditivas, deverão importar a chamada à titularidade de João Coimbra.
O Varzim não apresenta o fulgor de outros tempos e navega em águas revoltas na Liga de Honra.
Diamantino estrear-se-á no comando da equipa técnica, uma situação que esta época tem sido recorrente para o Benfica – enfrentar adversários saídos de chicotadas psicológicas.
Com excepção do encontro com o Vitória de Setúbal, o Benfica não se tem dado nada bem com estas alterações na liderança técnica dos oponentes.
O Varzim apresenta um plantel que é uma mescla de juventude e experiência.
Dos 27 elementos que constituem o plantel actualmente às ordens de Diamantino Miranda, nada mais nada menos do que 17 deles foram criados nas camadas jovens dos poveiros.
Um feito de assinalar nos dias que correm, em que a queda das fronteiras no mercado do futebol propicia a aposta, muitas vezes desajustada, em futebolistas naturais das mais díspares paragens.
Entre os mais novos, destaque maior para o guarda-redes Ricardo, de quem se diz estar nas cogitações do Porto.
Entre os mais velhos, realce para Emanuel, um trota mundos, bom de bola, com passagens por Boavista e Aves, entre outros.
A motivação inerente à exposição mediática proporcionada por um jogo contra um grande não deixará de ter reflexos na prestação dos poveiros.
Um jogo, certamente, complicado, em que a atitude dos jogadores do Benfica assumirá papel de suprema relevância no desfecho da partida.
O Sporting desloca-se ao Barreiro para defrontar o Pinhalnovense.
A primeira dificuldade que os leões poderiam enfrentar neste encontro mostra-se superada pela alteração do terreno de jogo.
O sintético foi substituído pelo relvado natural.
Os naturais problemas de adaptação não constituirão, assim, entrave.
A principal novidade no onze de Paulo Bento, deverá ser a chamada de Pereirinha à titularidade.
Pereirinha deve ocupar um dos vértices laterais do meio-campo leonino, assumindo funções idênticas àquelas que Nani costuma desempenhar.
Aliás, Pereirinha poderá mesmo render o camisola 18, que apenas hoje se junta ao plantel leonino, depois de uma semana com dois jogos pelos Sub-21.
Esta não será, porém, a única alteração a efectuar por Paulo Bento no onze que defrontará o Pinhalnovense: Tiago, Abel, Ronny, Romagnoli e Bueno também são candidatos à titularidade.
No caso do guarda-redes, tem sido hábito, na Taça de Portugal, Ricardo ficar de fora, cedendo o seu lugar ao habitual suplente.
Por outro lado, os laterais Tello e Caneira devem ser poupados devido a razões de ordem física, abrindo duas vagas no sector defensivo, que devem ser preenchidas por Abel (ou Miguel Garcia) e Ronny.
No meio-campo, tudo aponta para que Miguel Veloso mantenha a titularidade, assim como João Moutinho, perspectivando-se o regresso de Romagnoli às funções de 10.
Na frente, Liedson e Bueno devem formar a dupla atacante.
O Pinhalnovense, treinado por Nascimento, o eterno adjunto de Cajuda, é uma equipa amadora.
Com excepção, de Andrade, ex-Sporting, Benfica e Académica, todos os restantes elementos do plantel são amadores.
Do plantel, para além de Andrade, recém chegado de uma aventura no Chipre, apenas o guarda-redes Paulo Sérgio, ex-Campomaiorense e Beira-Mar, se assume como um nome conhecido na alta roda do futebol nacional.
A diferença de valores entre o Pinhalnovense e o Sporting é imensa, pelo que apenas uma tarde de completa desinspiração leonina fará perigar a mais do que provável qualificação para os quartos de final.
A Académica desloca-se à Tapadinha para defrontar o Atlético.
Depois de confrontos com Setúbal e Leixões, a Briosa enfrenta mais um clássico do futebol português.
Não será, estou certo, um jogo fácil.
O Atlético, embalado pelas eliminações de Porto e Santa Clara, surge com os seus índices de motivação em alta e tudo fará para prolongar a sua aventura na Taça.
Espero e desejo sair de Alcântara com a passagem aos quartos de final, mas lá que se perspectiva um jogo de sofrimento, isso é indesmentível.

71 comentários:

vermelhosempre disse...

Amigo vermelho, depois de ler o teu post só me resta desejar a todos os intervenientes no almoço de sábado um bom apetite e que a Académinha, o pinhalnovense e o Glorioso saiam vencedores dos seus duelos.

vermelho disse...

amigo sempre:
obrigado e estender o meu desejo de vitória ao Santacruzense no derby regional de Sábado.
Boa Sorte!
Será o primeiro passo rumo à subida de divisão!
abraço.

p.s. liga no Sábado depois do jogo.
abraço.

Jorge Mínimo disse...

Caros Condóminos:
A nota de maior destaque deste fim de semana vai, na sua totalidade, para o almoço do blog. Desde os tempos do picnicão do Sr. Messias que não havia um evento desta envergadura. De resto, Benfica e Sporting devem passar aos quartos de final, esperemos com a companhia da Associação Académica.

Jorge Mínimo disse...

Caro Vermelho Sempre:
Espero que o Sporting ganhe no próximo sábado e que fique mais perto da subida de divisão, se possível que o estimado consiga marcar o golo da vitória.
Abraços, Jorge Mínimo.

vermelho disse...

amigo mínimo:
a tua presença no almoço confirma-se?
espero que sim.
abraço.

vermelho disse...

amigo mínimo:
já agora, sobre a actualidade, o que me diz das declarações de Dias da Cunha e dos lamentos de Nani?
abraço.

vermelhosempre disse...

Caro Mínimo, tb espero que o Santacruzense ganhe, e que seja um sábado em grande.
Abraço

Jorge Mínimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Mínimo disse...

Caro Vermelho:
Confesso que ainda não tive tempo para ler as declarações do Dias da Cunha, mas também não costumo levá-lo muito a sério. Sobre o Nani não sei o que se passa.
Em princípio vou estar no almoço, mas com o tempo contado.

VermelhoNunca disse...

As declarações de Dias da Cunha valem o que valem. Apenas me merecem essa comentário, nada mais. Talvez destaque nas declarações dele o caso João Pinto, onde ele afirma que foi ouvido pela PJ e qual a sua opinião dos factos.
Quanto a Nani, estou desconhecedor da matéria em causa.

Jorge Mínimo disse...

Caro Vermelho:
É perfeitamente normal que o Dias da Cunha esteja descontente com esta direcção. Faz-me lembrar o caso da Carolina Salgado.
Em relação ao Nani, está a passar por um momento de forma menos bom e é natural que os sócios não o apoiem tanto. Com a subida de forma tudo voltará ao normal.

vermelho disse...

amigo nunca:
aqui ficam as declarações:
"Foi bom ter ganho o prémio, ainda para mais numa fase em que precisava de um incentivo. Sinto que as coisas não estavam a correr da melhor maneira. Estava a precisar do apoio dos adeptos e gostei da forma como fui aplaudido", confessou Nani."
abraço.

VermelhoNunca disse...

Sou sincero amigo Vermelho, nem sei de que prémio se fala...

vermelho disse...

amigo nunca:
o prémio é o troféu de melhor jogador do Torneio Vale do Tejo, mas isso parece-me o menos relevante das declarações de Nani.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Não sei se é mais ou menos importante, acho é que, talvez, se está a dar muita importância a Nani. Ele já esteve em melhor forma, já esteve em pior forma, tem de saber aceitar as criticas, para assim crescer como homem e jogador.

vermelho disse...

amigo nunca:
concordo inteiramente contigo.
abraço.

cavungi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cavungi disse...

Amigo Minimo,
Ao ponto a chega o seguidismo.
Se em 2005 eu comparasse Carolina Salgado ao Dr Dias da Cunha, havia de ser bonito.
Hoje v.exa faz essa comparação impunemente.
È pena que já nem sequer o tratem por Dr.
Como está contra o poder instalado já passou a ser um miserável...

vermelhosempre disse...

Eis a convocatória completa do Glorioso:

Guarda-redes: Quim e Moreira;

Defesas: Nélson, Luisão, Anderson, David Luiz, Léo e Miguelito;

Médios: Petit, Beto, Katsouranis, João Coimbra, Rui Costa, Karyaka, Paulo Jorge, Manú, Marco Ferreira e Simão;

Avançados: Mantorras e Nuno Gomes.

vermelhosempre disse...

Eis a lista completa de convocados dos lagartos:

Guarda-redes: Ricardo e Tiago;

Defesas: Caneira, Miguel Garcia, Polga, Tonel e Ronny;

Médios: Miguel Veloso, Custódio, Pereirinha, João Moutinho Carlos Martins, Romagnoli e Nani;

Avançados: Alecsandro, Bueno, Liedson e Yannick.

vermelho disse...

amigo cavungi:
mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
amanhã, sempre vais ter connosco à entrada de Lisboa para nos guiares até ao Restaurante?
abraço.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Se puderes ilucidar-me, agradecia.
Quando é que Nani esteve em grande forma?

vermelho disse...

amigo cavungi:
por acaso, até esteve, no início da temporada.
depois, entrou em cena Jorge Mendes, as prendas, as ilusões e a sua forma caiu a pique.
parece querer reerguer-se agora.
veremos.
abraço.

p.s. escapou-te a resposta à pergunta que te fiz.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Claro.Lá estarei.
Telefona-me.
Abraço

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Penso que as bombas da Galp, logo ao inicio da 2ª circular é um bom ponto de encontro.
Quando estiverem a 15m de Lisboa liga-me que eu lá vos espero.
Com umas "Cheerleaders" se possivel....

Jorge Mínimo disse...

Caro Cavungi:
Estou à vontade para falar dos 2 últimos presidentes do meu clube, porque não votei neles. Não gosto de nenhum deles, penso que tem sido o mal necessário, ao contrário do estimado que foi, segundo palavras suas, enganado.

cavungi disse...

Em top less!!

vermelho disse...

amigo cavungi:
combinado.
o cenário é animador, muito animador mesmo.
abraço.

Jorge Mínimo disse...

...Além de que segundo corria o boato, a zanga entre o Jorge Nuno e o Dias da Cunha tinha sido por causa da Carolina.

cavungi disse...

Amigo Minimo,
Em primeiro lugar v.exa não votou neles porque no SCP não há eleições.Há cooptações.Pensa v.xa que votou mas na realidade já estava votado por sí.
Em segundo lugar eu não votei em LFV.No entanto como sócio senti-me enganado com o "episódio Jardel".

VermelhoNunca disse...

A que horas estão a combinar amigo Vermelho?

Jorge Mínimo disse...

O episódio Jardel não foi com o Orelhas, foi com o enólogo.

VermelhoNunca disse...

Você não votou amigo Prieto Cavungi, porque não tinha escolha. E mesmo que tivesse não votaria, pois você apenas participa no Benfica assistindo aos jogos de futebol e mesmo assim só se não estiver frio.

Jorge Mínimo disse...

Caro Cavungi:
Amanhã de manhã telefono para combinar-mos a hora a que me vens buscar.

vermelho disse...

amigo nunca:
combinamos sair às 10h15 de Condeixa.
penso chegar a Lisboa por volta das 11h30.
abraço.

cavungi disse...

Amigi Nunca,
Nem chuva.

cavungi disse...

Amigo Minimo,
Mas por detrás do enologo estava LFV.
Se as horas da chegada dos ilustres não for compativel, irá Zex buscar-te.
Amanhã acertamos os ultimos pormenores.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Estarei de prevenção.

VermelhoNunca disse...

Amigo Prieto de Vasconcelos, como a hora prevista de chegada é pelas 11h30, estarei pelas 11h45/12h00 junto aos bombeiros à vossa espera ( sem cartaz do Beto). Junto ao mercado de Alvalade( onde eu todos os sábados vou às compras) há uma esplanada. Estarei aí à espera de tão ilustre comitiva.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vungi de Prieto, confirma que há actividade no seu mail?

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Dá-lhe Forte!

JC disse...

Amigo Vermelho:
Gostava que me explicasse como é que saindo de Condeixa às 10h15m conseguimos chegar a Lisboa às 11h30m.
Ou será que vamos embarcar no seu jacto privado no aeroporto de Cernache?

Jorge Mínimo disse...

Cuidado com os radares!

vermelho disse...

amigo jc:
são 182 km.
se fizermos uma média de 130km/hora, em 1h24 fazemos a viagem.
assim, por volta das 11h39 estaremos em Lisboa.
se não pararmos.
abraço.

p.s. "obrigaste-me" a fazer uma regra de 3 simples, ou seja, uma coisa muito complicada para os meus elementares conhecimentos matemáticos.
abraço.

cavungi disse...

Amigo JC,
Belas casquinadas soltei.
Não te esqueças que Vermelho era fã de Jacques Laffite.

Jorge Mínimo disse...

O Cavungi é fã do Gaston Lagaffe!!

cavungi disse...

No entanto por cada 45 seg que abradarem para 90 Km/h devem conduzir durante 45 seg a 170kh/h.

cavungi disse...

E o minimo era fã do Hector Rebaque.

cavungi disse...

E também do Marsupilami.

Jorge Mínimo disse...

Não, o Petit é que é fã do Marsupilami.

vermelho disse...

amigo cavungi:
soltei belas casquinadas ao ler o teu comentário.
lembras-te quando o falecido Adriano Cerqueira disse que Jacques Lafitte tinha partido as duas pernas da frente.
abraço.

JC disse...

Essa média parece-me muito puxada.
Para isso, teríamos de arrancar logo a 130 km/hora e seguir nesse ritmo durante toda a viagem.
Como diz o Cavungi, um abrandamento do ritmo para os 90 kms obrigar-nos-ia a aumentar correspondentemente a velocidade para os 170 Kms, durante o mesmo período de tempo em que rodámos a 90.
Assim, acho que não conseguimos fazer a viagem em menos de 1h30m.
Logo, se sairmos de Condeixa às 10h15m, talvez consigamos chegar a Lisboa às 12h45m.

cavungi disse...

Ou a paradinha da Renault!Mitico José Pinto referindo-se ao dois primeiros lugares.

vermelho disse...

amigo jc:
provavelmente, a tua estimativa será a mais correcta.
apontamos, então, para as 12h45 em Lisboa.
abraço.

cavungi disse...

12.45H?
Mas voçês vem a pé?

vermelho disse...

amigo cavungi:
vamos a cumprir os limites de velocidade, como bons cidadãos que somos.
abraço.

JC disse...

12h45m não, equivoquei-me e induzi em erro o Snr. Administrador.
11h45m é que é.
Meio-dia menos um quarto.

VermelhoNunca disse...

12h45m!!! Demorarão 2h30 minutos?

vermelho disse...

amigos:
11h45 e não 12h45.
realmente, o cavungi tinha razão.
só se fossemos a pé.
abraço.

cavungi disse...

OK amigo Jus,
Pensava que vinham na Mundial Turismo...

vermelhosempre disse...

Definitivamente a matemática não é o vosso forte. Falem antes de bola que acertam mais vezes.
Saudações

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
O Grande Samsalameh não vem?

vermelhosempre disse...

Amigos benfiquistas, estou quase a garantir uma reforço de inverno para o nosso blog. Era um condómino livre, por isso pode ser inscrito. As negociações n estão faceis, pois pede mt dinheiro para assinar. Mas penso conseguir.
Abraço

Holtreman disse...

Sempre,
Se fôr em sua substituição, ele que venha, a qualquer custo.
Pior será impossível.

vermelhosempre disse...

Holtremaniac:
Pensei que já tivesse nos dado a alegria de não contar mais com a sua presença. A clinica de reabilitação deixou-o sair de fim de semana???

JC disse...

Olegário Benquerença dirige o Varzim-Benfica

A Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou esta tarde o árbitro leiriense Olegário Benquerença para dirigir o Varzim-Benfica, um dos encontros agendados para este sábado para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

O único jogo que opõe duas equipas do principal escalão do futebol nacional, Boavista-Nacional da Madeira, tem como árbitro o lisboeta Pedro Proença.

Árbitros para amanhã:

Pinhalnovense-Sporting: Paulo Paraty Porto)
Varzim-Benfica: Olegário Benquerença (Leiria)
Boavista-Nacional: Pedro Proença (Lisboa)
Naval-Bragança: João Vilas Boas (Braga)
Odivelas-Belenenses: Hélio Santos (Lisboa)
Atlético-Académica: Augusto Duarte (Braga)
Maia-Beira Mar: Rui Silva (Vila Real)

Realço nesta notícia do pasquim o seu título.
"Olegário Benquerença dirige o Varzim-Benfica"
Numa notícia que trata de todas as nomeações para os diversos jogos da Taça, o Pasquim escolhe para título o do jogo do Benfica.
É o costume.
Também é preciso ver que estamos a falar de um dos 20 clubes mais ricos do Mundo e clube que detem o recorde do Guiness.

vermelho disse...

amigo cavungi:
o "alentejano" samsalameh não se pode deslocar a Lisboa este fim de semana.
Virá a Coimbra para cumprir o seu dever cívico e encetará um retiro na CP para compensar as suas prolongadas ausências.
é pena, mas insisti bastante sem resultados.
abraço.

cavungi disse...

Samsa boicota repasto!!!!

cavungi disse...

Ólarápio Benquerença?
Estamos fodid**.

cavungi disse...

DESTAQUE SPORTING
«Pessoas que não têm palavra»
DIAS DA CUNHA ACUSA SOARES FRANCO


No dia em que Soares Franco admitiu que pode deixar o clube em Junho caso não consiga baixar o passivo para os prometidos 200 milhões de euros, Dias da Cunha afirmou que não tem o "mínimo de consideração" pelas pessoas que estão no Sporting. "Por essas pessoas tenho o maior desprezo", confessou o ex-presidente

Este homem só agora é que percebeu que FSF não tem palavra....

JC disse...

Só para não me esquecer de comentar na 2ª feira, aqui fica a notícia de mais um caso de doping no Benfica:

Benfica esclarece «doping» de António Tavares, jogador de basquetebol

A direcção do Benfica esclareceu, esta sexta-feira, em comunicado, o controlo anti-«doping» positivo do basquetebolista António Tavares, registado no passado dia 8 de Dezembro, em partida frente ao Ginásio.

O clube «encarnado» explica que o controlo positivo deve-se a uma substância contida num medicamento para travar a queda do cabelo, algo que o jogador nunca escondeu, mas que o médico responsável pelo acompanhamento da equipa profissional de basquetebol desconhecia ter entrado na lista de substâncias proibidas.

Perante isto, a direcção do Benfica considera que o uso da referida substância, dada como mascarante e não dopante, não teve a intenção de alterar a verdade desportiva, resultando apenas de uma falta de informação que não pode ser imputada ao jogador.