Portugal venceu a Bélgica por 4-0.
Triunfo indiscutível.
Quarto jogo no Alvalade XXI, quarta vitória.
O jogo valeu, essencialmente, pela segunda parte, pois que na primeira o espectáculo foi mais circense do que futebolístico.
Cada um dos "artistas" quis apresentar o seu número e a qualidade da exibição lusa ressentiu-se.
Quaresma e Ronaldo usaram e abusaram do individualismo, recreando-se excessivamente com a bola, esquecendo qualquer sentido prático nas suas acções.
Face às ausências de Deco, lesionado, e de Simão, castigado, Scolari apostou em João Moutinho e em Quaresma.
Paulo Ferreira surgiu na lateral esquerda e Nuno Gomes como ponta de lança.
Na primeira parte, apenas as acelerações de Moutinho e as movimentações de Tiago emprestaram algum brilho à toada morna pela qual se pautou a actuação portuguesa.
O jogo dealbou lento, mas aos 4 minutos uma boa iniciativa de Moutinho possibilitou a Quaresma a primeira oportunidade de golo. E, talvez mesmo a única em toda a primeira parte.
Este lance permitiu perceber que as individualidades podiam fazer a diferença.
Com a Bélgica estruturada sob um bloco muito baixo, a defender com dez jogadores atrás da linha da bola e com Portugal a jogar em ritmo moderado, as ocasiões de golo rarearam na primeira metade.
Portugal circulava pouco a bola e fazia-o em velocidade reduzida, o que permitia aos belgas cercear com relativa facilidade os movimentos ofensivos portugueses.
Portugal dominava a partida, mas mostrava-se incapaz de ultrapassar a muralha belga.
Muito individualismo e pouco colectivo, para além de dificuldades notórias na transição atacante, emperravam a manobra lusa.
Os belgas limitavam-se a defender e apenas por uma ou outra ocasião ensaiaram tímidos e inócuos contra-ataques.
Ao intervalo, o nulo no marcador era mais demérito luso do que mérito belga.
Na segunda parte, Portugal acelerou e materializou o seu ascendente na partida.
As individualidades lusas abdicaram dos números circenses, conferindo outro sentido colectivo e outro pragmatismo às suas acções e a exibição portuguesa alcandorou-se a patamares de excelência.
Valha a verdade que não terminaram as "chiquelinas", mas desta feita foram acompanhadas das competentes farpas.
Os belgas acabaram toureados, numa faena em que Moutinho, Tiago, Quaresma e Ronaldo se assumiram como os principais bandarilheiros.
Aos 52 minutos, após uma excelente jogada de Moutinho, Nuno Gomes fez 1-0.
O mais difícil estava conseguido.
Logo depois Cristiano Ronaldo aumentou a vantagem lusa, na sequência de um bom cruzamento de Quaresma.
Portugal empolgou-se e partiu para uma exibição de encher olho.
Com excepção de um lance aos 65 minutos, no qual Sterchele desperdiçou de forma absolutamente inacreditável um "golo feito", a Bélgica não se revelou capaz de contrariar minimamente a superioridade portuguesa.
Poucos minutos volvidos, o momento mágico do jogo.
Quaresma, na execução perfeita da sua famosa trivela, fez o 3-0.
Um golo do outro mundo.
Aos 74 minutos, Ronaldo bisou e fechou a contagem.
Estava construída uma vitória ampla, mas não tão tranquila quanto o resultado final indicia.
Com este triunfo, Portugal reequilibrou as contas do apuramento.
Referência final para outra representação nacional que alcançou um êxito merecedor dos maiores encómios - a selecção nacional de râguebi que logrou o apuramento para o Campeonato Mundial da modalidade.
Os meus Parabéns a Tomaz Morais e aos jogadores!
26 comentários:
Vitória justa, com bela exibição na 2ª parte.
A formação do Sporting que só fabrica penteados está de parabéns. Jogadores como Cristiano, Quaresma, Moutinho e Nani, asseguram um futuro risonho. Deco e Simão não foram recordados, o que é um bom sinal.
Parabéns ao rugby nacional, por um marco histórico na modalidade.
Caras meninas:
Já devia ter deduzido que abriu a caça ás bruxas, a Vossa curiosidade é mesmo demais querem saber quem eu sou...
Durante o fim de semana recebi várias chamadas telefónicas ameaçadoras do: a)vermelho a ameaçar a minha integridade fisica e lembrando-me o caso bexiga. b)JC a perguntar se eu queria leite branco, café com leite, ou só café... também me questionou sobre a fruta madura além de me mandar frequentar o calor da noite e comer bolinhos na sua casa. c)zex onde fui informado que se fosse á marisqueira do chile me dariam marisco podre, mas que no entanto não pagaria nada.
Posto isto gostaria de informar as meninas que:
1- Não destilarei meis veneno
2- Apenas terei como alvo o meu macaquinho de estimação: A. "Butthead" Kavungy e o she-male "Dracula"
3- A operação de mudança de sexo do Dracula não será financiada pelas meninas deste blog. O Dracula terá que ir obter o seu financiamento na Cofidis
4- Até ordens em contrário poderei menter o meu boneco como homenagem a essa diva do eurotrash Lollo Ferrari.
Relativamente ao jogo com a Bélgica as coisas correram com normalidade, onde se pode aferir aquilo que todos sabiamos menos os reporteres dos pasquins lisboetas: a Bélgica não joga nada!!
O que me chamou mais atenção foi o Luis Baila... esse monstro sagrado do jornalismo, esse Larry King da televisão. Esse gajo só de falar com o Scolari consegue-se vir e vem-se várias vezes, é o reporter que faz as perguntas mais obvias do mundo, quem for "entrevistado" por esse Jay Leno não necessita de se esforçar nada pois as respostas são óbvias.
Pobre Luis Baila!!! è este o jornalismo desportivo que temos nos nossos meios
Condómino Zex, não querendo entrar também na questão formação do SPorting, apenas referi a questão, porque, como sabe, o nosso condómino Cavungi, gosta de reduzir a formação leonina aos penteados, o que me parece manifestamente injusto.
Quanto a Nuno Gomes, é de facto um problema que nos assola: não temos ponta de lança, e sugiro que na Sérvia Nuno Não Marca Golos, não jogue.
-Nulo Gomes, muito fraquinho o mais fraco da equipa, porquê a não utilização do Hugo Almeida??! cunha? favores? dívidas? ou será uma questão de "simpatia"?
-Moutinho ou Deco? aqui fica a questão e agora que também o scolari não concorda com a operação do Deco...
-Cristiano Ronaldo e Quaresma... os melhores...
-Simulão... só lhe resta o banco
-Luís Baila, igual a si mesmo um portento de servilismo de trivialidades e de desinteresse!!
-A. "Butthead" Kavungy, igual ao Luís Baila
-Rugby, excelente principalmento o facto de terem partido uma discoteca e de terem molhado a sopa num moinante!!
Penso que Fura poderá ser uma mais valia. Entrando no espirito, como parece estar a conseguir.
O caso Rugby e discoteca partida- normal na modalidade, os festejos assim o impuseram.
amigo zex:
excelente texto.
concordo inteiramente contigo.
abraço.
menina zex: não há qualquer agressividade a não ser para o shemale (Drácula) e algum carinho pelo meu macaquinho de estimação: A."Butthead" Kavungy...
Esquecerem-se de referenciar o êxito da nossa Vanessa "Venceslau" Fernandes
E também de alguma forma a proeza do "nosso" J. Costa que consegue apurar o Braga para as meis finais da taça á custa desse "dream team" de equipa chamada varzim que na última eliminiatória tinha cometido esse feito histórico de eliminar a lampionagem
amigo nunca:
a circunstância de ser normal não invalida a censura que esses comportamentos nos devem merecer.
frequentei durante muitos anos um espaço mítico em Coimbra - o Clube de Râguebi - e sei bem como são as comemorações dos praticantes da modalidade.
muitas vezes, vi cadeiras e pessoas pelo ar.
presenciei grandes sovas!
tenho amigos que jogam râguebi, passei excelentes momentos no Clube de Râguebi, mas isso não me leva a desculpar o indesculpável.
abraço.
p.s. já agora, satisfaz-me a curiosidade: desde miúdo que ouvi que no Sporting não se pratica râguebi devido ao falecimento de um jogador, no decurso de um jogo, sufocado.
é verdade?
abraço.
menina vermelho: só para o esclarecer, não era eu era o nacho vidal, sabe quem é?
Acabei de ler que o maradona vai ser novamente operado, porque retém liquidos que não deve, além dissa anda a fumar 4 charutos (cubanos) por dia... um dia destes está novamente a dar na coca...
amigos:
tal como fiz em relação ao Porto/Sporting, gostaria que redigissem um texto em antevisão do Benfica/Porto.
consoante o número de inscritos, assim serão divididos pelos diversos dias da semana.
deste modo, pedia-vos que aceitassem ou rejeitassem mais este desafio que vos lanço no mais curto espaço de tempo possível, por forma a organizar as vossas contribuições, distribuindo-as pelos diversos dias da semana.
abraço.
O Rugby inicou a actividade no Sporting, em conjunto com a natação e com o Pólo Aquático, nos anos 20 do século passado. O 1º jogo entre duas equipas portuguesas realizou-se entre o Sporting e o Royal Football Club, que se realizou em 1922.
A partir desta data, sob a égide do Sporting Club de Portugal, que sucedeu ao Royal F.C. (extinto em 1923) como pioneiro do Rugby em Portugal, é formada em 24 de Janeiro de 1927 a Associação de Rugby de Lisboa. Foram seus fundadores o Sporting e outros clubes que formaram equipas a partir de antigos praticantes do Sporting – Sport Lisboa e Benfica, Ginásio Clube Português e Carcavelinhos Football Club.
Nessa mesma época realiza-se o primeiro campeonato de Lisboa, ganho pelo Sporting Club de Portugal.
Durante as décadas de 60 e 70 assiste-se ao crescimento dos clubes universitários, à iniciação cada vez mais precoce no Rugby, e à extinção da secção de Rugby no Sporting Clube de Portugal, clube de grande importância na fase de consolidação do Rugby em Portugal.
Não sei que a questão que me coloca é veridica, mas vou indagar junto de Moniz Pereira.
Resposta de moniz pereira:http://img78.photobucket.com/albums/v295/fluffyi/imagens/luis-baila.jpg
amigo nunca:
ok.
obrigado.
abraço.
amigo jc:
ok.
sem problema.
abraço.
Pasquim: A Bola:
Britney Spears e Toy vão gravar o novo hino do benfica.
Esta noticia foi avançada por Luís Baila que se encontra ai serviço da RTP na casa de banho onde a selecção está hospedada na Sérvia, e que espera ver Scolari a "verter águas"
Condómino Bolo-Furado-Que-Putas-De-Mamas, essa sua tara pelo Luis Baila está a ficar perigosa... é ele pelo Scolari e vc por ele.
Será que isso é tudo ciumes???
Amigo Vermelho,
Sou do FCP e sou amigo do Cavungi.
O ùnico bloguista que conheço pessoalmente, e quem me deu a conhecer este espaço, hà algum tempo atrás.
Embora não intervenha muito, (também não tenho muito para dizer), visito esta página quotidianamente.E gosto.
Participo no Espaço Karamba.Não participo na Liga dos Astros, que não percebo, nem na recém criada Taça Kill-Kavungy.Consiste esta "salutar" competição em ver quem consegue inventar e chamar mais nomes ao Mestre Cavungi no menor curto espaço de tempo possivel.
Numa rápida pesquisa histórica que efectuei, encontrei pérolas do insulto fácil como p.e. Alarvidades; Barbaridades; Losangi; Vunge; Preto Racista; Tozé big Brother; Vasconcelos; Botelho; Pinhão; Alexandrino; ect e tal.
Estavam alguns convivas entretidissimos nesta disputa, quando eis senão, chega o campeão do insulto Fura-bolos.Qual Júlio César, chega, vê e vence.Arrasa a competição e saí em ombros dos diversos comparsas.
Foi um festim de riso e humilhação.
A.Butthead Kavungy o macaquinho de estimação do blog.
Foi bonito.
A turba em completo extase e excitação aplaude e tenta colocar-me no mesmo barco.Enganam-se.
Quando vejo alguém no chão ajudo-o a levantar-se.Não o piso um pouco mais para gaúdio dos outros "valentes".Penso pela minha cabeça, não preciso de linchadores de ocasião, para fazer valer os meus pontos de vista.Bons ou maus são os meus.E com eles vivo.
Isto tudo para te pedir desculpa pela minha lamentável intervenção de 6ª feira.
Os amigos dos meus amigos, meus amigos são.O inverso, também è verdade.Muito verdade.
De futuro pautarei as minhas (poucas) intervenções pela sobriedade.
Assim espero.
menina estar vivo:
penso que não, acho que é ódio ao Luis Baila e a todos os da corja dele (pertence?).
Não se esqueça que tenho que estar "calmo"... só posso cascar no meu macaquinho de estimação.
Também... numa semana onde há selecção e não há casos, de que se pode falar além do Luis Baila?
Fica aqui a minha sugestão: a antrevisão do jogo entre o PSM Makassar e o Perseman MK a contar para a Divisi Utama da Indonésia
Menina??? Que raio de confusão é que para aí vai nessa cabeça oca e rota bolo-furado???
Estava para aqui a pensar se vc n terá nenhum trauma de infância, abusos sexuais, ou outros similares, é por que uma coisa é cetta, vc é um completo anormal.
Saudações
Condómino Drácula:
No seu post. triste por sinal, faz indirectamente referência à minha pessoa, nomeadamente quando escreve isto:
"Numa rápida pesquisa histórica que efectuei, encontrei pérolas do insulto fácil como p.e. Alarvidades; Barbaridades; Losangi; Vunge; Preto Racista; Tozé big Brother; Vasconcelos; Botelho; Pinhão; Alexandrino; ect e tal."
A maior parte dos títulos que refere são meus. O que tem de insultuoso chamar Tozé Big Brother? Ou Vunge? Ou Alexandrino?
Se você quer defender o seu amigo, procure é que ele não nos brinde com constantes inverdades, para não lhe chamar mentiras. Se você se diz amigo de Cavungi, fique a saber que eu também o sou, e que não confundo as coisas: Cavungi é o personagem de um amigo meu.
Comentários como o seu, de 6ª feira, é que são um atentado ao blog, e não os nomes que eu chamo ou deixo de chamar ao Barbaridades.
Bem, só agora é que li os comentários da última sexta-feira, e notei que instalou-se uma verdadeira caça ao homem, neste caso a um Bolo. Mas a questão é: Será que vale a pena perderem o vosso tempo com este senhor, não seria mais fácil eleimiar cada comentário que ele faz??
Pensem nisso, e como dizia o outro, este é Majestique de hoje...
amigo drácula:
desculpas aceites.
sigamos em frente, num rumo diferente.
abraço.
Eminência JC:
Clamo por perdão!!
Qual a minha penitência??
Zex e resto das meninas: de futuro brincarei com mais calma, menos com o meu macaquinho de estimação
Pronto,pronto.
Não se zanguem.
Enviar um comentário