quarta-feira, junho 20, 2007

Óscar Cardozo - Um caso de Scouting Jornalístico?

Em Dezembro de 2006, Luis Freitas Lobo concluiu mais uma das suas minuciosas pesquisas pelo futebol da América do Sul.
A propósito do Torneio de Abertura de 2006 escreveu no seu site Planeta do Futebol: "Buscam um bom ponta-de-lança que ainda viva escondido da alta roda? Pois bem, seu nome: Óscar Cardozo. Esguio, canhoto, domínio de bola e rápido a executar, remate forte, bom de cabeça e inteligente fora da área".
Coincidência das coincidências, desde essa data, como por milagre, Óscar Cardozo surgiu como estando na órbita do Benfica.
Nesse mesmo artigo, Luís Freitas Lobo aduzia mais um nome - Bergessio.
Coincidência das coincidências, o jogador acompanha Cardozo na lista de preferências encarnadas.
Luís Filipe Vieira afirmou em entrevistas recentes que o Benfica apenas iria adquirir os jogadores solicitados pelo treinador Fernando Santos.
Acreditam que Fernando Santos conheça Cardozo e Bergessio?
Eu não!
Nos clubes por onde passou, Santos solicitou ou sugeriu a contratação de algum futebolista argentino?
Nos clubes por onde passou, Santos foi além do mercado europeu e brasileiro na aquisição de jogadores?
Não!
Rectius, Pizzi foi contratado pelo Porto na época de 2000-2001, sendo que havia construído o essencial da sua carreira na Europa ao serviço de Tenerife e Barcelona.
Destarte, sou tentado a concluir que estamos perante o primeiro caso de sucesso de scouting jornalístico em Portugal.
Como curiosidade aqui ficam as apreciações de Luís Freitas Lobo sobre Óscar Cardozo e Bergessio.

Óscar Cardozo

ÉPOCA - CLUBE - JOGOS - (Suplente utilizado) - GOLOS
2005 3 Febrero
Nacional 10 (4) 3
2006 Nacional 12 (12) 8
2006/07 Newell's Old Boys 11 (0) 8

Buscam um bom ponta-de-lança que ainda viva escondido da alta roda? Pois bem, destino: Rosário, província argentina. Seu nome: Oscar Cardozo, 23 anos, paraguaio.
Alto (1,93m.) esguio, com grande domínio de bola e rápido a executar em espaços curtos, tem um remate forte e colocado com o seu pé esquerdo.
Canhoto, tanto joga em cunha na área, pois é também exímio a jogar de cabeça, como mais solto, fugindo da área para procurar depois espaços vazios de penetração, embora não seja muito rápido.
Ingressou esta época no Newell`s (onde leva 8 golos em 11 jogos) vindo do Nacional do Paraguay. Um nº9 que é proibido perder de vista.

Bergessio

2001/02 Platense 13 /1
2002/03 Platense 12 /3
2003/04 Platense 36 /13
2004/05 Platense 28 /10
2005/06 Instituto 35 (2) 6
2006/07 Racing Club 11 (0) 4

Joga por toda a frente de ataque com grande inteligência, revelando capacidade técnica e leitura de jogo. Tanto surge na área a rematar como um nº9 puro, como mais descaído, fazendo um passe de morte.
É este o estilo de Gonzalo Bergessio, 22 anos, um avançado muito oportuno (1,78m. e 72kg.), com precisão de passe, ágil, astuto a segurar a bola e com remate colocado. Formado no Platense, passou a época passada pelo Instituto e agora alinha no Racing.

69 comentários:

VermelhoNunca disse...

Confirmar apenas,que se passar nos testes médicos na 5ª feira, Derlei vem mesmo para o Sporting

VermelhoNunca disse...

Quanto ao seu artigo, amigo Vermelho, estou totalmente de acordo com a sua opinião.

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho Nunca:
Infelizmente é mesmo verdade.

VermelhoNunca disse...

Amigo Mínimo, esta parte da notícia é importante:
"
Derlei é o terceiro reforço do Sporting para a próxima época. O atacante luso-brasileiro chega a Alvalade a custo zero, uma vez que acertou a desvinculação com o Dínamo de Moscovo, clube com o qual tinha contrato até Dezembro. O "Ninja" ficará ligado aos leões por uma temporada, com outra de opção – será accionada se o jogador participar num mínimo de 30 partidas –, assinando um contrato por objectivos, cujos valores ficaram abaixo do tecto salarial leonino – vai receber 500 mil euros/ano –, uma realidade que pesou bastante na decisão leonina. Com efeito, o jogador aceitou baixar, significativamente, o salário mensal de que usufruía no Dínamo de Moscovo (acima dos 200 mil euros mensais). A vontade de voltar a actuar nos palcos da "Champions" pesou na decisão de Derlei, que se mostrou ainda agradado com o interesse demonstrado por Paulo Bento na sua contratação. "

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho Nunca:
A única coisa que nos pode valer, é o Derlei chumbar nos testes médicos. Vamos todos rezar, para que isso aconteça!!!

VermelhoNunca disse...

Reafirmo o que disse ontem: não o contrataria, mas acho que no esquema que o Sporting actua, ele será totalmente diferente do que foi no Benfica. E Paulo Bento já se pronunciou sobre a contratação, afirmando ter o seu aval e estar de acordo com o que pretende para o plantel. Aguardemos. A partir do momento em que passe nos exames médicos, para mim, força Derlei.

Unknown disse...

Á partida, Derlei é jogador que não queria ver no SCP.
Pela sua idade e porque é duvidosa a sua actual capacidade técnica.
Pode, porém, fazer-nos uma surpresa e vir a revelar-se útil à equipa.
Não tenho dúvidas que, como diz Nunca, o esquema de jogo do SCP se encaixa mais na forma de jogar do Derlei - ou o inverso, Derlei encaixa-se bem no esquema de jogo do SCP.
Pode, assim, render mais do que rendeu no Benfica.
Para além disso, vai fazer a pré-época com o SCP ao contrário do que sucedeu com o Benfica, aonde chegou a meio da época.
Tem, pois, condições, para nos surpreender e surgir em melhor forma do que o ano passado quando jogou pelo Benfica.
Pior que o Bueno não deve ser. ´
E quanto à idade, não nos esqueçamos Acosta e da época fantástica que fez no ano em que SCP foi campeão com Inácio.
Vou dar, por ora, o benefício da dúvida a quem o contratou e ao próprio jogador.

Vermelho disse...

amigo JC:
Em que é que o esquema de jogo do Sporting difere do do Benfica que beneficia as características do Derlei?

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, o esquema do Sporting é alguém que ajude Liedson. O esquema do Benfica a nível ofensivo era alguém que ajudasse Nuno Gomes a pentear-se.

VermelhoNunca disse...

A jogar no Sporting, Derlei fará companhia a Liedson. Obrigação de defender tanto ou mais que Liedson, que é exímio nesse capítulo. No Benfica: além da ajuda capilar a Nuno Gomes, Derlei, quando jogou, penso que nunca soube o que deveria fazer. Também se compreende, uma vez que tinha também Mantorras em campo, o que dificulta a missão de um avançado...

Vermelho disse...

amigo JC:
dizes: "Pior que o Bueno não deve ser."
lanço-te o desafio de identificares o autor das afirmações que se seguem:

"Quanto ao SCP, conseguiu, nos 15 minutos finais, fazer uma das melhores exibições desta época, revelar apreciável saúde física e, provavelmente, garantir um grande reforço de Inverno, tantas vezes criticado por todos (onde me incluo)."

"Agora é um facto que o Bueno não é assim tão fraco como quiseram fazer crer.
O último golo que marcou revelou excelente execução técnica e 4 golos são 4 golos."

in redvermelho, 05 de Fevereiro de 2007.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Vejo que foste ao baú.
"PROVAVELMENTE, garantir um grande reforço de Inverno, tantas vezes criticado por todos (onde me incluo).
Provavelmente.
Foi a minha apreciação a partir de um único jogo, onde tive esperança que Bueno se tivesse finalmente afirmado e valesse mais do que tinha mostrado até então.
Os jogos seguintes deitaram por terra essa esperança, e confirmar as fracas qualidades que todos - eu, inclusivé - sempre lhe apontei.

Quanto à integração do Derlei no esquema do SCP, faço minhas as palavras do Nunca.
acrescento que, no Benfica, a maior parte das vezes Derlei jogou encostado à linha direita, o que não sucederá no SCP, que não joga com alas.
E quanto ao esquema do SLB ser igual ao do SCP, eu não cheguei a perceber qual era o verdadeiro esquema do Benfica, se 4-4-2 em losango como o SCP se 4-3-3, no qual jogou várias vezes - inclusivé com Derlei.
Aliás, parece-me que nem o Fernando Santos o chegou a perceber.

Vermelho disse...

Amigo JC:
E esta de quem é?
"Agora é um facto que o Bueno não é assim tão fraco como quiseram fazer crer.
O último golo que marcou revelou excelente execução técnica e 4 golos são 4 golos."

o amigo nunca nada diz quanto ao esquema de jogo do Sporting.
fala em questões capilares e outras, mas de futebol pouco ou nada diz.
Assim, continuo sem perceber em que é que o esquema de jogo do Sporting difere do do Benfica que beneficia as características do Derlei?

VermelhoNunca disse...

Correcto e afirmativo, amigo JC. O esquema do Benfica era o que o curral pedia. Sempre com a aficcion a pedir Mantorras. Mas foi o melhor Benfica dos ultimos 15 anos.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, o amigo sabe perfeitamente qual o esquema de jogo de Paulo Bento. E sabe, melhor que eu, que Derlei encaixa muito melhor no esquema do SPorting, que joga com 2 avançados soltos, e nenhum ala. O Benfica jogava conforme o público e os jornalistas pediam, e Derlei actuava como ala, e não como avançado. Se você quer que eu utilize as expressões que o amigo tanto gosta, como pressão alta ou baixa, aconselho-o a continuar a ler Freitas Lobo, ou a recordar Antimio de Azevedo na RTP Memória.

Vermelho disse...

amigo nunca:
Finalmente, fala um pouco de futebol!
Na verdade, Derlei fez alguns jogos como ala no Benfica, mas na esmagadora maioria das vezes que foi utilizado fê-lo como segundo ponta de lança.
Mas, mais do que a sua posição no terreno, o que se questiona é a sua condição para continuar a jogar a alto nível.
Quem é que um dia neste blog disse isto:
"concordo com a opinião do administrador relativamente a Derlei. Acho que está nitidamente em curva descendente."
quanto ao mais, assim farei, especialmente o Anthimio de Azevedo, que tanto aprecio.
Podia também ter falado na Maria de Lurdes Modesto ou no Chefe Silva, os quais não raras vezes falavam de panelas de pressão.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Bueno não era tau mau quanto se dizia - eu próprio alinhei nesse coro de críticas - mas era mau.
Quanto ao esquema do SCP já disse a minha opinião:
4-4-2 sem alas e com dois pontas de lança móveis - um dos quais Liedson e onde Derlei será, então, o segundo.

Quanto ao esquema do Benfica, não sei bem qual era, nem sei se alguém saberá, inclusivé o treinador: 4-4-2? 4-3-3?
Diz-me tu, se souberes.
Para te refrescar a memória, vê se sabes de quem são estas palavras:

"O Benfica triunfou num jogo que deu para quase tudo… até para Derlei marcar.
Na ausência de Petit, Fernando Santos surpreendeu ao apostar num 4x4x2 clássico em detrimento do previsível 4x3x3." - redvermelho, 21/5/2007.

"Na ausência de Petit, Fernando Santos deverá optar pelo 4X3X3 em detrimento do 4X4X2 com meio-campo em losango." - redvermelho, 11/05/2007.

E quanto aos esquemas de SCP e SLB serem iguais, relembro-te estas palavras:
"O 4x4x2 em losango de Fernando Santos apenas aparentemente se mostra igual ao do Sporting, pois que as suas dinâmicas se revelam bem distintas."- redvermelho, 26/04/2007.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:

Mais umas achegas para discernirmos qual é, afinal, o esquema do Benfica:
Esta, desde logo, com a particularidade de trazer uma apreciação ao Derlei:

"Chegaram Derlei e David Luiz.
Viu-se com o Leiria, que o regresso de Rui Costa deverá fazer Fernando Santos regressar ao 4-3-3 e é nessa perspectiva que se enquadra a contratação de Derlei.
No futebol actual, não mais é possível jogar em 4-3-3 com extremos clássicos que apenas procuram "ganhar a linha" através de movimentos verticais ao longo da lateral, sob pena de retirar dinâmica e imprevisibilidade ao processo ofensivo.
Derlei, ao contrário por exemplo de Manú, é muito forte em movimentos diagonais e, actuando a partir da direita, poderá ser um complemento a Nuno Gomes e Simão, formando um tridente com características muito semelhantes ao do FC Porto (Quaresma, Lisandro e Postiga). Por outro lado, há que não esquecer os benefícios que retirará Nelson das movimentações interiores de Derlei.
David Luiz tem apenas 19 anos."


Mais umas achegas, agora na vertente do 4-2-3-1:

"O Benfica deverá apresentar-se no seu esquema habitual – 4x2x3x1, mas com algumas alterações no onze titular.
Assim, na defesa, Alcides e Ricardo Rocha deverão ser chamados a substituir Nelson e Anderson.
Se a entrada de Rocha se ficará a dever ao mau momento de forma evidenciado por Anderson no Bessa, já a titularidade de Alcides explica-se por uma tentativa de adaptação ao tipo de futebol praticado pelo adversário." - redvermelho, 13/09/2006

Mais outra, na senda do 4-2-3-1:

"O Benfica apresentar-se-á no tradicional 4x2x3x1, apenas e tão só restando por discernir se o fará numa versão mais ofensiva com Nuno Gomes no apoio a Kikin ou se o fará numa versão mais usual com Rui Costa ou Nuno Assis no apoio a Nuno Gomes" - redvermelho, 8/09/2006.

Vermelho disse...

amigo JC:
em termos tácticos, os sistemas são iguais.
Diferem nas dinâmicas - No Benfica que dá profundidade pelas alas são os laterais, ao passo que no Sporting são primordialmente os médios interiores.
Santos apenas optou 4x3x3 no início da época.
O seu esquema preferencial foi o 4x4x2 em losango.
Aliás, tal resulta claro das transcrições efectuadas.

Vermelho disse...

amigo JC:
Já agora que estamos em maré de transcrições, rebuscando no baú dos tesourinhos deste blog, aqui ficam mais umas frases para adivinhares o seu autor:
"Também quando se falava na possibilidade de ida do Derlei para o SCP no tempo de Peseiro, sempre temi que tal se concretizasse.
Com mais dois anos em cima, é óbvio que a hipótese Derlei não é boa solução para o Benfica."
"E até se compreende a contratação do Derlei:
Como têm o Mantorras sem um joelho e ao Derlei também já devem faltar algumas partes do esqueleto, contratam-no para tirar peças para o Mantorras e para outros jogadores que entretanto se lesionem.
E até podem vender peças a outros clubes para jogadores com falta delas, tipo Sokota e Pedro Emanuel.
O próprio SCP poderá ter interesse em comprar alguns centímetros de perna para equilibrar o Carlos Martins"

Vermelho disse...

amigos:
O padrinho fala do afilhado:
"Luiz Felipe Scolari reagiu já na Holanda, onde hoje assiste ao jogo decisivo da Selecção sub-21 portuguesa com a Itália, às críticas que têm sido feitas ao trabalho de José Couceiro. «Tem correspondido plenamente», afirmou.
«Couceiro fez o melhor possível, tal como os jogadores. Não atingimos o primeiro objectivo, que passava por ficar entre os quatro primeiros classificados, mas ainda há um chance de irmos aos Jogos Olímpicos», lembrou Scolari à TVI, juntando: «Para mim, Couceiro tem correspondido plenamente».
O seleccionador nacional chegou esta manhã à Holanda para assistir ao jogo com a Itália, que vale um lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. «Estava combinado que viria à Holanda para assistir ao primeiro jogo após a fase de grupos. Estou aqui para falar com eles e observar a nossa equipa», referiu."
Scolari diz que falhámos o objectivo principal e simultaneamente tem a distinta lata de afirmar que Couceiro tem correspondido plenamente...
Extraordinário!
Este homem é um mister, como diria o engenheiro Paços de Ferreira.

VermelhoNunca disse...

Então é tudo uma questão de dinâmica de jogo, é a conclusão que se tira do remexer no baú das recordações aqui do blog.
O amigo Vermelho refere que Santos apostou num 4-3-3 no início da época, mas o amigo JC coloca posts do administrador datados de Maio de 2007, em que surge exactamente este esquema.
A dinâmica do post também está em jogo, quer-me parecer...

Vermelho disse...

amigo nunca:
o que JC cita é uma antevisão minha, que decorre de uma circunstância específica - ausência de Petit.
Se ler tudo constata que na análise subsequente à realização do jogo se diz "Na ausência de Petit, Fernando Santos surpreendeu ao apostar num 4x4x2 clássico em detrimento do previsível 4x3x3."
É tudo uma questão de boa-fé.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, sinceramente estou a borrifar-me para esta discussão táctica. Na minha opinião Derlei encaixará melhor na "dinâmica" do jogo do Sporting, do que o fazia no Benfica, sendo ou não o esquema táctico o mesmo.
Também repito que se fosse eu não o compraria, mas se Paulo Bento o indicou, deverá ter as suas razões.
Fica, se Caneira continuar, a faltar um defesa esquerdo e um avançado, para o plantel estar completo, embora o meio-campo possa ainda ser reforçado, até porque há nomes que não foram confirmados ainda.

Vermelho disse...

amigo nunca:
o Sporting contratou até agora 1 defesa, 1 médio e 1 avançado, pelo que faltam, pelo menos, mais 2 jogadores para atingir o número de aquisições referido por Paulo Bento.
De referir que Toranzo parece descartado.

VermelhoNunca disse...

Exacto amigo Vermelho, um defesa esquerdo e um avançado. Embora me pareça que a linha média vai ser ainda reforçada.

VermelhoNunca disse...

Quanto a Toranzo, deixou de se falar nele, o que pode indiciar desinteresse. Aguardemos.
Quanto aos reforços do Freitas Lobo, parecem confirmados, não acha?

Vermelho disse...

amigo nunca:
Parece que sim.
Cardozo é de certeza, Bergessio segundo a generalidade da imprensa e principalmente da Bola Branca também será, pese embora informações segundo as quais ainda faltariam acertar alguns pormenores.
Ainda segundo a Bola Branca, quem também estará perto de assinar será Miccoli, não obstante a proposta que ontem o Porto dirigiu à Juve para adquirir o seu passe.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Quanto ao Derlei, mantenho hoje o que disse quando ele foi para o Benfica.
Basta ler o meu primeiro comentário de hoje:

"JC disse...
Á partida, Derlei é jogador que não queria ver no SCP.
Pela sua idade e porque é duvidosa a sua actual capacidade técnica."

E repito: Preferia que o SCP não o tivesse contratado, tanto mais que já nem precisa dele para equilibrar o Carlos Martins porque já se despachou deste jogador.

Quanto ao esquema táctico do Benfica, é como o Nunca diz: alguns dos comentários que fui buscar aos tesourinhos deprimentes são de Maio de 2007, pelo que não é totalmente verdade que o 4-3-3 tenha sido abandonado no início do campeonato.
E que dizer do 4-2-3-1, esquema táctico que, segundo os teus próprios comentários, o Benfica também utilizou?

Por fim, dizer que, quanto a comentários a jogadores, todos nós nos enganamos e por vezes fazemos apreciações que, mais tarde, temos de engolir.

VermelhoNunca disse...

Assegurar Miccoli parece-me uma boa medida do Benfica. Falava ontem o amigo JC em 8 milhões de euros pelo passe, é isso?
Dinheiro não falta para os lados do Centro Comercial Colombo...

Fernando_Mendes disse...

Ele é o Ninja! O nosso Ninja! Em todo o campo, sempre a lutar! Sabem que o golo, ele vai marcar! Ele é o Ninja! O Ninja Derlei!

Vermelho disse...

amigo JC:
Peço-te que vejas o que transcreves e que, pelo menos, não te precipites.
"o que JC cita é uma antevisão minha, que decorre de uma circunstância específica - ausência de Petit.
Se ler tudo constata que na análise subsequente à realização do jogo se diz "Na ausência de Petit, Fernando Santos surpreendeu ao apostar num 4x4x2 clássico em detrimento do previsível 4x3x3."
É tudo uma questão de boa-fé."
Em relação ao 4-2-3-1, foi utilizado circunstancialmente como uma mera derivação do 4x3x3.

as apreciações que fiz são baseadas no que conheço dos jogadores.
quando não conheço, digo-o (em relação ao Izmailov troquei-lhe a identidade).
fazer apreciações sem conhecer os jogadores, não!
entendo que nem sequer é intelectualmente sério.
Isso já aqui foi feito o ano passado e este ano está de novo a acontecer.

Aquando do anúncio da contratação de Katsouranis pelo Benfica, 23 de Junho de 2006

"Estando o Katsouranis entre os 5 melhores jogadores gregos, tendo sido campeão da Europa há apenas dois anos e custando somente 2 milhões de euros, estamos conversados sobre o valor dos futebolistas gregos em geral e deste jogador em concreto.
Lembremo-nos do valor das transacções do Nuno Gomes, Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Quaresma, Maniche, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Costinha, por exemplo, e o valor de mercado de jogadores como Simulão, João Moutinho, Nani, Petit, para termos uma ideia do valor do novo Santo Milagreiro que parece ter arribado na Luz" - JC

"A questão que se coloca é: Quem é o Katsuranis ? Estamos a falar de quê ? Um jogador que, sendo campeão da europa, vale 2 milhões de euros...
O que é isto ?
O futebol grego é miserável, como se sabe, tendo a respectiva selecção sido campeã com um futebol horrível e ultra-defensivo.
O único bom jogador grego é o que joga em Inglaterra, penso que no Bolton, cujo nome agora não me recordo.
O Karagão era bom há uns anos, felizmente para todos nós, está acabado para o futebol.
O D'Alessandro era um bom reforço, com nome, agora este marreta grego ! Por favor ! Desçam à terra !" – Zex;

"Snr. Bubas Svard:
Ninguém tem inveja do Benfica por ter contratado um jogador de nível médio-baixo.
Pelo contrário, até ficamos muito contentes por isso" – JC;

"Por 2 milhões de euros encontravam meia dúzia de bons jogadores portugueses tão bons (maus) ou melhores que o Katsouranis.
Assim, trazem para a vossa equipa um jogador que nada acrescentará aos que já lá estão e que ainda terá a agravante de ir "tapar" o Manuel Fernandes, com a consequente desvalorização deste jogador que nem é mau" - JC

Unknown disse...

Quanto a reforços para o SCP, amigo Nunca, não acha que é necessário também um outro defesa lateral direito?
É que para essa posição o SCP apenas tem, creio, o Abel.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, uma vez que colocou aqui um post antigo do condómino Zex, sabe se ele amuou novamente?

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho:
Acho muito engraçado esse seu endeusamento do Katsouranis. Por acaso viu algum apontamento relevante do "parte-pernas", na segunda volta do campeonato? Só se foi alguma bola no poste com o PSG. Diria que fez um campeonato ao nível do Postiga. Contudo, este é crucificado por toda a gente.

VermelhoNunca disse...

Abel e...Caneira, se ficar. Igual ao ano anterior, pois Miguel Garcia não jogava.

Vermelho disse...

amigo nunca:
o negócio a fazer-se não será por esses valores, mas ou por empréstimo ou em moldes semelhantes aos que o Porto propôs - opção de compra sobre Luisão no caso do Benfica.
O Benfica ainda não despendeu grandes verbas na aquisição de jogadores - a contratação de Coentrão foi financiada pela venda de Amoreirinha, ao passo que a tranche deste ano referente a Cardozo será paga através do dinheiro resultante das vendas de Carlitos e Manduca.
Dizer que, em todo o caso, o Benfica está "obrigado" a investir na sua equipa de futebol por via de a tal se ter comprometido no prospecto de lançamento do empréstimo obrigacionista.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Confio que vejas certas afirmações minhas como meras precipitações e não jogadas de má-fé.

Quanto à análise que fiz ao valor do Katsouranis, parece que se traduziu a mesma num relativo engano.
E digo relativo porque o Katsouranis mostrou oscilações inexplicáveis ao longo da época. Depois de uma muito boa primeira volta, eclipsou-se a partir, creio, do jogo com o Paris Sant Germain, e não mais foi o jogador influente que chegou a ser.
Nesta segunda parte da época, o que exibiu em campo esteve de acordo com o teor do meu comentário sobre a sua valia.
Mas admito que me enganei sobre ele.

Como já hoje disse, todos nós, por vezes, fazemos avaliações erradas dos jogadores.
Sem má-fé, e já que hoje é dia de baú, recorda-se o caro amigo Vermelho destas palavras sobre o Manduca?

"Manduca revelou-se a mais acertada contratação de Inverno.
Chegou de mansinho, quase sem se dar por isso, mas provou valor para ser uma belissíma alternativa para as mais diversas posições do ataque.
Capacidade de drible, de condução de bola e de jogar entre linhas foi o que evidenciou no Benfica.
As suas diagonais das alas para o centro são já umas das suas imagens de marca.
Não se trata de um predestinado, mas na ponderação rentabilidade/custo, o seu ratio é francamente positivo.
Contratação no patamar 7."

Vermelho disse...

amigo mínimo:
ninguém endeusou ninguém.
É inegável que Katsouranis é bem melhor do que as aprciações que citei, sendo certo que foram feitas sem conhecer o jogador!
Exijo-me fundamentação nas apreciações, pelo que me sinto no direito de o exigir dos outros.
Discordar é normal e salutar.
Opinar sem conhecer não o é.

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
Não destrua o nosso blogger. Olhe que o "Brother" não deve estar disponível, para vir em ajuda ao nosso estimado Administrador.

Antes morto que vermelho disse...

Beto (ex-benfica): "Ainda vou jogar muitos anos. Quero jogar até aos 40!". Será que está a pensar acabar a carreira no Benfica aos 39 anos?

Vermelho disse...

amigo JC:
recordo e mantenho-a.
Aliás, não deve ser por acaso que um técnico como Serra Ferrer o quis na sua equipa.
"Não se trata de um predestinado, mas na ponderação rentabilidade/custo, o seu ratio é francamente positivo."
Podes discordar, mas não me podes acusar de ter feito essa apreciação sem conhecimento de causa.
É isso que contesto.
Discordar é normal e salutar.
Opinar sem conhecer não o é.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, na sua perspectiva o Sporting não dispenderá nenhuma verba este ano, pois todas as contratações que fará estarão cobertas pela verba Nani. Acho que a sua leitura neste ponto não é a mais correcta.

VermelhoNunca disse...

"Capacidade de drible, de condução de bola e de jogar entre linhas foi o que evidenciou no Benfica.
As suas diagonais das alas para o centro são já umas das suas imagens de marca."

Amigo Vermelho, eu não sou de ir ao baú, mas não resisto a esta pérola da sua parte, aqui colocada pelo amigo JC. Imagem de marca de Manduca? Nunca me tinha apercebido deste seu comentário, ou na altura teria ripostado.

Vermelho disse...

amigo mínimo:
sabe o que me destrói - quando se opina sem saber do que se fala.
Perco muitas horas em buscas de conteúdos e informações para o blog.
Procuro documentar-me antes de escrever sobre o que quer que seja.
é frustrante quando se assiste a tanta facilidade em escrever sobre tudo e mais alguma coisa sem qualquer preocupação de fundamentação séria.
Isso, sim, destroi-me.

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho Nunca:
...Até me vieram as lágrimas aos olhos!! Soltei belas casquinadas!!!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, claro que se verifica que o amigo é um estudioso da matéria, não lançando calinadas ao desbarato. Mas uma coisa é informar-se e só posteriormente emitir opinião, outra é opinar cegamente em tons vermelhos, como o prova a questão Manduca e a sua imagem de marca.
Esse facciocismo deixe para mim em relação ao Sporting.

Vermelho disse...

amigo nunca:
claro que sim!
as contratações do Sporting serão financiadas pelas vendas, a não ser que o orçamento contemple receitas extraordinárias.
quanto ao Manduca ou a qualquer outro jogador, dizer-lhe que a minha opinião se baseia, única e exclusivamente, na minha apreciação aos jogos por si realizados.
Trata-se de uma opinião que se encontra fundamentada.

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Eu gosto muito de futebol mas pouco percebo do jogo, como sabes.
Assim, não tenho nos meus comentários a profundidade nem a ciência do caro amigo e de outros ilustres condominos que por cá andam.
Não me preocupo, por isso, em aprofundar conhecimentos, e basto-me com "primeiras impressões" para começar a opinar.
Faço mal, eu sei, mas mesmo com grandes estudos as minhas opiniões sobre os jogadores corriam sempre o risco de sairem grandes disparates.
Exemplo disse é o que eu disse sobre o Carlos Martins, jogador que saiu um flop.
E esse eu até o conhecia, contrariamente ao Katsouranis, que, de facto, não o conhecia quando sobre ele opinei.
Mas o resultado foi o mesmo, como se viu.
Sabendo agora que emitir precipitadamente opinão sobre os jogadores é coisa que incomoda assim tanto o meu caro amigo, prometo que vou tentar não o voltar a fazer.

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amigo Nunca:
Quanto à opção Caneira para lateral direito, não sei se dispensará a contratação de um outro jogador para esse lugar.
Desde logo, porque ainda não se sabe se Caneira continuará ou não no SCP.
E depois porque o SCP fica apenas com três laterais, Abel, Ronny e Caneira, o que me parece pouco.
Um abaixamento de forma de Abel obrigará Caneira a derivar para a direita e Ronny ficará na esquerda, solução que, no passado recente, deu maus resultados.

Vermelho disse...

amigo JC:
não concordo que percebas pouco de futebol.
antes pelo contrário!
E precisamente por entender que percebes e muito de futebol é que me entristece que opines sem conheceres do que falas.
Não se trata de precipitação, mas sim de falta de fundamentação.
Perco muitas horas em buscas de conteúdos e informações para o blog.
Procuro documentar-me antes de escrever sobre o que quer que seja.
é frustrante quando se assiste a tanta facilidade em escrever sobre tudo e mais alguma coisa sem qualquer preocupação de fundamentação séria.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, atenção que eu referi que falta um defesa esquerdo. Aliás o próprio Sporting esté em negociações para a aquisição/ empréstimo de um.

Antes morto que vermelho disse...

assassinoranis não jogou naquele jogo em frança contra o psg (ligeira indisposição. disseram), porque lhe foram feitas umas análises ao sangue, uns dias antes, que tinham revelado vestígios de "bomba".
Depois seguiu-se um periódo em que o assassino esteve sem jogar, lesionado dizia-se, mas não esteve a fazer outra coisa senão a "apagar" oa vestígios da "bomba".
Depois voltou "limpo" (já não tomou a bomba usual), mas como diz o minimo, fez alguma coisa de jeito durante esse tempo? Népia!! arrastou-se por esses relvados de portugal, "á lá Postiga"...
Mas como é lampião "apenas passou por um periódo de baixa de forma"
Eu diria antes que o "parte pernas" deixou de ser "bombeiro" para ser "escuteiro"

The Special Tone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Só podes estar a brincar comigo!
Desde quando percebo de futebol?
Passei a saber o básico para perceber um jogo desde que comecei a ir assistir contigo aos jogos da Briosa!
Fora isso, lá sei de tácticas ou da características de jogadores!
Quando muito, posso apenas dizer que estou em fase de aprendizagem, para o que muito tem contribuído o que tenho aprendido no blog.

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
Eu aviseio-o, afinal sempre apareceu o "Brother".

JorgeMínimo disse...

Caro "Brother":
Não revele nada, deixe a bufaria a cargo do Cavungi.

Unknown disse...

Amigo Mínimo:
O Brother não, o Big Brother!

The Special Tone disse...

É oficial.
Começa hoje o Verão.

Já todos começamos a pensar nas gajas, perdão, nas férias e começamos a estar fartos disto ou daquilo.
Eu próprio se já tivesse sido instituído o divórcio laboral, já me tinha separado dos mues colegas de trabalho.

Todavia, não obliteremos a amizade que nos une.
é com alguma preocupação que noto alguma crispação entre alguns membros do blog.
E este blog não pode ter membros quebrados ou com pouca pujança.
Por isso firmeza.

Como foi, encapotadamente, feita uma menção aqui ao brother, decidi aparecer, nomeadamente para, mais uma vez, louvar o trabalho do man que nos atura a todos, que nos une, nos informa, nos documenta e estuda a problemática do futebol como ningém.
Ele é um ás dos filiperes, é o mourinho dos blogs.

Não te canses man. és o maior, man.
Noto que o ZÉlador está excessivamente acutilante e caústicos nos últimos dias, mas com especial incidência no dia de hoje.
Sinceramente, quase não o reconheço e percebo aquilo que o Vermelho diz e sente, porém, também sei que se encontra a passar por um processo da vida dele particularmente difícil, cujos contornos não posso aqui revelar, sendo certo que vocês sabem do que estou a falar, especialmente tu, man.

Por isso, aconselhava alguma calma a dois GRANDES MEMBROS, que têm posto há bastante tempo este espaço DE PÉ, com bastante FIRMEZA.

VAMOS COM CALMA, já recebemos o subsídio de férias e estas estão quase aí.
E, JC tem paciência, mas modera lá as tuas intervenções.
Vermelho, sê compreensivo e continua.

Antes morto que vermelho disse...

special one = palhaço!

Antes morto que vermelho disse...

censor ressabiado (agora compreendo perfeitamente) = korno!

Vermelho disse...

amigo JC:
modéstia tua!

Unknown disse...

Á atenção do amigo Vermelho e demais benfisquistas:

"Está garantido o segundo alvo dos encarnados na América do Sul – o director-geral benfiquista, José Veiga, acertou, nos últimos dias, a contratação de Gonzalo Bergessio, que jogará de águia ao peito nos próximos cinco anos."

Vermelho disse...

amigo JC:
obrigado pela informação.
Veremos se se trata de um verdadeiro reforço.

Mestrecavungi disse...

Derlei no Sporting!
Fiquei contente.
Gostei.

Mestrecavungi disse...

Caro Mínimo,
Por falar em bufice:
"Ontem encontrava-me no Aeroporto da Portela por volta das 6 e 30 da manhã para embarcar runo ao Faial, quando detectei o Prof Jesualdo Ferreira na companhia da sua esposa "bebeda" a embarcar para o Rio de Janeiro.
É oficial: esualdo foi de férias para o Brasil!
Penso que é uma informação interessante.
Pelo menos é grátis.

Mestrecavungi disse...

Cardozo e Bergessio:
Dois melões que se verá o que valem depois de "abertos".
Pelo menos tem a vantagem de não terem sido escolhidos pelo Imbecil.
Com estas duas contratações penso que já não há "espaço" para Micol.~
Sendo espaço = dolares.