segunda-feira, maio 11, 2009

Artigo de Opinião de Luís Avelãs

Pois é. A tal conversa da estabilidade que Luís Filipe Vieira andou a apregoar por aí, tal como sempre defendi, era mesmo só para entreter. Mal o Benfica deixou de ter hipóteses de terminar a Liga num dos dois primeiros lugares (matematicamente só sucedeu este fim-de-semana, mas há muito que o assunto estava resolvido), o presidente das águias virou a agulha. Horas depois do empate com o Trofense (os encarnados somaram 1 ponto em 6 com um conjunto que cumpre, esta época, a sua primeira temporada na divisão principal, sofrendo 4 golos nas duas partidas), o responsável máximo do clube da Luz anunciou que vão existir mudanças. Quem diria?!

É verdade que Vieira não especificou as alterações que tem em mente, mas façamos um pequeno exercício para tentar decifrar o que, bem vistas as coisas, acaba por ser claro como a água. Vai o presidente bater com a porta? É óbvio que não! Já o vimos, vezes sem conta, a reclamar com todas as injustiças que ocorrem no desporto, em geral, e no futebol, em particular, mas daí até resolver abdicar... a distância é grande. Digamos que daqui até, talvez, Plutão!

Segunda hipótese: estará Vieira a pensar em Rui Costa? Também não. Para além de isso ser pouco provável (o presidente não poupa, pelo menos publicamente, elogios ao director-desportivo), em período de pré-eleições - caso o líder fosse por aí - bastaria ao ex-futebolista associar-se a uma candidatura de oposição (ou avançar com uma própria) para Vieira, muito provavelmente, ter os dias contados na Luz. Há muita gente que reconhece o mérito do actual presidente em recuperar a imagem do clube junto das instituições financeiras, mas desportivamente o seu consulado tem sido muito fraquinho. E quantos sócios estarão do seu lado se, por hipótese, Rui Costa alinhar do lado contrário da barricada? Poucos. Muito poucos.

Terceira hipótese: serão os futebolistas os alvos da mensagem? Nem por sombras! Se fosse esse o caso, não era preciso o presidente fazer esta sentida declaração. Todos os anos, todas as equipas, independentemente de conquistarem títulos ou descerem de divisão, procedem a mudanças. Podem ser significativas ou meros ajustamentos, mas nunca o Benfica, nem nenhuma equipa de um escalão principal, teve o mesmo grupo de profissionais duas temporadas seguidas. Logo, esta possibilidade também não serve.

Acreditando que Vieira não deve estar muito preocupado em mudar o motorista do autocarro, os tratadores da relva, os técnicos de equipamentos (antigamente conhecidos como roupeiros) ou mesmo os membros da equipa médica (este ano, por comparação com anteriores, tiveram pouco trabalho), sou levado a pensar que quem está no ponto de mira é Quique Flores e mais os adjuntos. Os "seus" adjuntos, pois convém recordar que, para o espanhol, Diamantino e Chalana eram ilustres desconhecidos que, de vez a vez, apareciam equipados nos relvados do Seixal para, digo eu, fazer umas corridinhas, já que, para aquilo que foram contratados, desde o primeiro dia estiveram dispensados.

Moral da história: Vieira pode ter muitos defeitos, mas não anda a dormir. E por mais que pretenda ter um clube estável, sem grandes oscilações, não vai fazer finca pé contra a opinião quase unânime de associados, simpatizantes e, mais importante, companheiros dos orgãos sociais. Quique há muito que tinha o destino traçado (as suas últimas conferências de imprensa foram bem elucidativas). Pura e simplesmente era deselegante não fazer a sua defesa perante a opinião pública quando, matematicamente, ainda havia algo a disputar. Agora, após mais uma época que só não foi totalmente perdida porque, como diz o técnico espanhol, o Benfica ganhou a Taça da Liga, Vieira apressou-se a fazer... a sua própria defesa. Quem diria?!

25 comentários:

Mestrecavungi disse...

Par quem defendia a continuidade de Quique penso que bastou vê-lo substituir o urreta pelo Balboa para finalmente perceber que o Quique "não percebe um boi" de futebol!
É até pior que o Vieira!
O que é difícil.
Mas este completo falhanço da mediática, equipa de Quique Flores só foi surpresa para alguns incautos Benfiquistas.Ou Neo-Benfiquistas.
Não para mim.
Nem par o Sr Macaco que aqui avisou em julho de 2008 que Quique tinha dado cabo da melhor equipa da história do Valencia.E tambem o Sr Nunca avisou que Quique iria fracassar.
Mas os apoiantes da "fuga em frente" apoiaram Quique até á exaustão.Houve até alguns que defenderiam a sua continuidade.
São os que gostam de ganhar os "titulos invisíveis".
Quique não tem vida para o futebol.
Não é profissional, não é rigoroso, não estuda os adversários e nem sequer se deu ao trabalho de estudar o futebol Português.
Felizmente vai voltar para Espanha.
E se se confirmar a vinda de Jorge Jesus, penos em matéria de receitas ficamos a ganhar!
Uma conferencia de imprensa com Jesus e Vieira deve ser paga.
Só com bilhete pago se poderia, poder assistir a tal evento.
Dois grunhos a grunhir ao mesmo tempo deve ser de ir ás lágrimas!

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Que saudades!
Pode-se resumir o trajecto do Benfica este ano com UM ÚNICO título:
"Crónica de um terceiro lugar anunciado".
ou
"Crónica de mais um desastre anunciado".
ou
"Crónica de mais do mesmo seja com o Quique, seja o Camacho, seja o Fernando Santos, seja o Chalana seja o Maestro"
ou
"Quem te avisa teu amigo é".

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
A historia recente do Benfica, resume-se a uma Taça da Liga roubada, a 3 terceiros lugares e um Quarto lugar.Em Quatro anos é o que se conseguiu fazer.Não esquecer porem que Vieira tambem conseguiu um 6º e mais um 4º lugar antes da época de Trappatoni.
Mas o que me entristece mais, é ter amigos Benfiquistas, uns até vão comigo de 15 em 15 dias sofrer "in loco", perguntarem-me e "Quem é que tú punhas lá?".
Chegou-se a um ponto tal, que o Viera ainda é visto como o "mal menor".
É tenebroso mas é assim mesmo!
De derrota em derrota até á derrota final.
E depois ainda tem a distinta lata, a falta de desportivismo e total falta de noções de se queixarem dos arbitros.
Como se fossem sempre os arbitros os culpados.
Porque será que o Veira não acerta uma?
E o Rui Costa,porque não se mata?

Mestrecavungi disse...

Cissoko 300 mil euros!
Balboa 4 Milhões de euros!
Rodriguez é caro?
Aimar deve ser barato!
Quando á dois anos veio o Rodriguez do PSG não houve ninguém no dep. juridico, que funciona ainda pior que o Dep. Médico, que acautelasse os interesses do SLB caso o Rodriguez viesse a interessar como aliás interessou?

Mestrecavungi disse...

Parabens ao FCP que mereceu sem qualquer contestação o titulo de campeão.
E parabens ao Sporting pelo 2º lugar e acesso á pré da champions, que foi totalmente merecido.
4 anos 4 vice campeonatos.
2 Taça de Portugal e mais 2 Supertaças.
No SLB não se consegue melhor que o bronze!
E ainda se queixam do sistema.
haja vergonha na cara e trabalhem mais e melhor que os outros em vez de andarem sempre nas primeiras págas dos jornais a vomitarem baboseiras tipo "a rematar Makukula já faz lembrar Eusébio".
Deixem se se peidarem pela boca e trabalhem com rigor.

Unknown disse...

Sábias palavras, Amigo Cavungi.
Sábias palavras.
Quanto ao SCP, não me dá particular gozo o pecúlio acumulado nestes 4 anos.
Um título na Liga faz falta e com urgência!
Mas pelo menos penso ter o SCP os pés mais assentes na terra.
Não tem entrado em loucuras financeiras, reconhece a usa impotência face ao Porto e vai ganhando o que pode.
Não é bom, mas é melhor que nada.
Vamos ver como será daqui para a frente, com quem ganhar as eleições.
Começo a ouvir algumas coisas que não me agradam, tipo "comigo seremos campeões".
Estas afirmações sem qualquer fundamentação cheiram-me a vieirismo populista e fazem-me temer o pior.
Mas se ganhar um desses candidatos populistas, será bem feito para os sportinguistas que andaram este tempo todo a contestar Soares Franco e Paulo Bento.

E parabéns aos ex-condóminos portistas por mais um título.
Em particular ao ZEX, a quem espero que o Amigo Cavungi transmita este meu recado.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Será transmitido.
No teu clube deve ganhar o Carlos Cruz.
Candidato do Poder.
Da continuídade, do sistema.
Carlos Barbosa da Cruz e não Carlos Cruz, que como bem sabes um Presidente do SCP tem que ter 3 nomes. No minimo!

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Ponto prévio:
És o maior!
Prenunciaste o falhanço!
És um visionário!
Tu e os indivíduos que referes!

Conclusões dos teus comentários:
Eu defendia a continuidade de Quique, logo não percebo um "boi" de futebol! E sou de compreensão lenta!
Eu não previ o falhanço de Quique, logo ou sou incauto ou sou neo-benfiquista.
Sendo incauto ou neo-benfiquista sou ingénuo e ao sê-lo sou apoiante da "fuga em frente" (o quer que seja que isto significa).
Sendo um defensor da continuidade de Quique, um incauto, um neo-benfiquista, um ingénuo, gosto de ganhar "título invisíveis".
Sendo um defensor da continuidade de Quique, um incauto, um neo-benfiquista, um ingénuo,não penso que Quique não tenha vida para o futebol e não seja profissional.
Vi uma grande parte dos treinos deste ano civil e a minha opinião não é minimamente coincidente com a tua.
Bem sei que não é preciso ver os treinos, basta ter certos dons, mas como não os tenho, tento fundamentar as minhas opiniões.
Não pertenço a uma raça superior - sou simplesmente um incauto e um neo-benfiquista (embora tenha mais anos de filiação que alguns e viva a mais de 200 km do Estádio da Luz).
A Taça da Liga foi roubada e o sistema não existe.
Estas são duas verdades insofismáveis.
Quem pense o contrário, para além de esquizofrénico, é incauto, ingénuo e neo-benfiquista.
Felizmente, que me incluo no rol!
O Rui Costa defendia a continuidade de Quique, logo não percebe um "boi" de futebol! E é de compreensão lenta!
Não previu o falhanço de Quique, logo ou é incauto ou é neo-benfiquista.
Rui Costa é um péssimo Director-Desportivo.
Quem contrata Aimar, Reyes, Suazo, Sidnei, Ruben Amorim ou Yebda e um treinador jovem com experiência de uma grande liga Europeia é uma nódoa!
Ou melhor não percebe nada de futebol!
Eu que não percebo um "boi" de futebol, prefiro o Reyes ao Rodriguez.
Grande, grande é quem compra Cissoko, esse mago da bola!
Como é bom reescrever a história a nosso bel-prazer e lembrar o bom e esquecer o mau.
Só este ano Sapunaru, Benitez, Tomás Costa, Guarín, Pelé e Andrés Madrid são bons exemplos de excelente actos de gestão.
Ah! e por atacado!
Mas, foi campeão, dir-me-ão.
Então, por essa ordem de ideias, o que dizer de Everson, Karadas, Yannick, Paulo Almeida, Carlitos, André Luiz, Delibasic, Amoreirinha, Bruno Aguiar?
Foram estes os reforços de Trap...

Termino dizendo que na minha humilde, ingénua, incauta e desclassificada opinião, o problema do Benfica é bem mais profundo que qualquer Quique Flores.
Mas, isso são contas doutro rosário, pois que um indivíduo ingénuo, incauto e neo-benfiquista não pode aspirar a tanto.

p.s. Quem tem Scolari por ídolo não deve falar de grunhices.

Aquele abraço.

Mestrecavungi disse...

Tetra Campeão!
Doia a quem doer!
Ora embrulhem lá Neo-Benfiquistas de trazer por casa!

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Como diria Vasco Santana na Canção de Lisboa: "Compreendi-te!"

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Enfiaste o garruço foi?
Não era para tí, especialmete, dirigido o meu comentário.
Mas agora que este espaço está livre de alguns grunhos e que já se pode debater o SLB em perfeita harmonia, como se depreende do teu abjurado comentário, devo dizer-te que de facto, sou um génio.
Quique ,como te disse ao telefone em julho de 2008 ia falhar.
E falhou.
Evidentemente que sei que tu percebes muito de futebol, pois se vês os treinos e tudo!!!!
E já que vês os treinos, diz uma coisa: Quem costuma ganhar esses treinos?
Uma das equipas do Quique aposto!
Tens sorte, porque eu que só vejo os jogos, não ví muitos em que se ganhou o jogo.
E nunca se ganhou por mais de 1 golo na luz este ano,(exepto aos Lagartos).
Rui Costa falhou?
Não tenhas a minima duvida!
Quem não ganha, falha.
Se um dos critérios para contratar um treinador é a sua experiência em Grandes Ligas Europeias, porque não se contratou o bruxo Mané?
Sempre pensei que um curriculum vitorioso seria uma garantia mais fundamentada.
Rui Costa foi um grande jogador!
Sem duvida!Por isso tem mais responsabilidades!
Será que em 20 minutos não conseguiu ver que o Balboa, nem para o campeonato do INATEL serve?
Quando contratou o jovem e promissor Quique não o soube informar que já havia adjuntos como O Diamantino e o Chalana?
Que necessiade havia de os humilhar daquela maneira!
Tens alguma duvida que se o Chalana se chamasse André e o Diamanatino Rui Barros estavam os dois sentados no banco ao lado do Quique?
E quem é o Director Desportivo pago a peso de ouro?
Eu?
Tu?
Não Rui Costa o frouxo!
Outra coisa que já me satura é ouvir época fracassada após época fracassada que os problemas do SLB vão muito além da mudança de treinador.que não se esgota no treinador.
Partilhando, em parte, deste principio, não consigo perceber que quem diga esta frase em constancia não traga tambem a solução para este problema!
O problema não é o treinador.
Ou melhor este ano o problema não era o Quique.
Então qual é o problema?
E que solução apresentam os estudiosos para ultrapassá-los?

Mestrecavungi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mestrecavungi disse...

Sim ,Scolarí é um Jesus com Bigode!
Mas confessa que não pagavas bilhete para assistir a uma CI com Vieira e Jesus?

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Fui reler o teu comentário ao meu comentário, e devo comentar que noto alguma azia da tua parte em relação ao meu brilhante comentário!
1º - Jamais te confundiria com um Neo-Benfiquista!
2º- Jamais te confundiria com um Incauto Benfiquista!
3º - Acredito piamente, que tu, percebes "muito mais do que um boi" de futebol que o Rui Costa.
Tu, tenho a certeza, não darias o OK para a vinda de balboa!
E balboa com letra pequena!
4º Mas não tenhas dúvidas que o Quique não é grande profissional.
Pelo menos este ano trabalhou pouco.Muito pouco.


Mas onde seguramente, ele trabalhou e bem, foi na Orsí Feher!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,

"A Taça da Liga foi roubada e o sistema não existe.
Estas são duas verdades insofismáveis"
Aqui que ninguem nos ouve, devo confessar-te que me custou ganhar a TL como a ganhámos.
Fica mal.Não me sabe bem.
Sistema não existe?
Existe.Mas foi ele que nos fez perder o campeonato?
Não será exagerado ou rebuscado, redutor e humilhante dize-lo?
Perdemos por culpa do sistema?
Quantas vezes o sistema não nos vezes beneficia?
No jogo com o Braga!
No Dragão há a invenção do penaltie de Yebda mas já havia outro não assinalado aos 10 minutos contra o SLB.
Não digo que o sistema não exista.
Penso é que a superioridade do FCP foi tanta que o Quique nem com sistema ...

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Podias apagar este anormal do vómito?Sempre que ele diga uma coisa, pumba apaga-o.
Pensava que este espaço estava desinfectado.
Se é para ter que levar com este energumeno....
Adeusinho!

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Não tenho qualquer azia!
Ao contrário de outros, lido bem com a diferença de opinião!
Não sinto é capacidade para discutir com tão iluminada mente.
E com quem exulta de forma tão evidente com os êxitos alheios!

p.s. Não enfiei garruço algum apenas me revi no teu comentário.

Aquele abraço.

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Peço humildemente desculpa, por perguntar:
Aquando do empate do Benfica em casa com o Nacional, quantos pontos tinha de vantagem sobre Porto e Sporting?
Em caso de vitória com quantos ficaria?
Quem liderava o campeonato em Janeiro?
Em caso de vitória no Dragão, quem ficaria na liderança?
O Porto foi tão superior que empatou os dois jogos contra o Benfica, sendo que em ambos apenas de penalty conseguiu marcar.
Em Vila do Conde, em Matosinhos, em Guimarães, com o Setúbal na Luz, com o Nacional na Luz, no Restelo, com o Guimarães na Luz, com a Académica na Luz, erros houve em claro prejuízo do Benfica.
Eu que não percebo um boi de futebol, parece-me que o jogo contra o Braga na Luz é paradigmático.
Tem sido assim todas as épocas.
Prejuízo até ser necessário, benefício para branquear e prejuízo de novo.
Por tudo isto e mais uns quantos argumentos que não me sinto capaz de articular, o sistema não existe, não teve qualquer relevância na vitória no campeonato e a superioridade do Porto foi enorme!

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Mesmo descontando os anteriores equívocos de Lucílio, o seu erro no penalty que dá o empate ao Benfica na Taça da Liga não significou a vitória do Benfica.
O Sporting dispôs de soberana hipótese de vencer.
Bastava que tivesse sido competente na marcação das grandes penalidades.
Não o foi e, por isso, perdeu.
Em nenhum dos exemplos que dei no meu comentário anterior, houve esta possibilidade tão clara de redenção do erro arbitral!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Obrigado pelo ratax!

KKK disse...

Este atelier é de gente doida!
Puxa!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Com o Nacional tivemos 90 minutos para marcar um golo.
Foi preciso o polémico minuto 94 para se marcar um golo esquisito!
Com a Académica houve golo mal anulado.Fomos gamados.Mas já iamos em 3º lugar!
Com o Setúbal na Luz????
Quim deu foi um frango monumental!!!!!
No Restelo jogámos um futebol baixo de cão.
Em vila do conde na 1a Jornada jogámos mal.
E na Trofa na nossa 1ª derrota?aquilo é equipa que se preze!
Qunado falei na fuga em frente é a isto que me referia.
Subestimar os exitos dos outros,realçando o nosso azar.Ou a nossa pouca sorte com os arbitros.
Isso é assobiar para o lado e não aprender.Não evoluir.
É o discurso do coitadinho.
Nós somos bons não nos deixam é ganhar, como disse Chalana?
Não me parece.
Eu ví este ano quase todos os jogos do SLB.
Houve alguns em que até fiqi enjoado!
Vou para casa,
Aquele Abraço

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Se quiseres permanecer vendado, fá-lo.
Eu disse muito mais do que um simples enumerar de casos de arbitragem.
Analisa os jogos dos nossos concorrentes directos e perceberás que os maus jogos também acontecem.
O que não acontece são as situações a que aludo.
Antes pelo contrário!
Só a título de exemplo, citar um caso (e para ilustrar o paralelismo):
O Porto tb esteve 90 minutos empatado com o Nacional na Choupana.
No período de descontos, Fellipe Lopes decide cortar com a mão um remate de Guarín que seguia num sentido ascendente, com direcção ao mar!
São os tais azares a que te referes!
Claro que devemos ser superiores a tudo isso!
Por isso mesmo é que digo que só seremos campeões com uma super equipa.
Mas, fico-me por aqui.
És uma consciência superior e isso inibe-me de qualquer outro comentário.

p.s. Registo o teu silêncio quanto à generalidade dos pontos que abordei.
Claro está que fica ressalvada a possibilidade de serem uma estupidez sem sentido e que tu como consciência superior não desces a esse nível.

Abraço.

RM disse...

Parabéns pelo blog, e viva o FCP

http://templates-em-portugues.blogspot.com/2009/05/new-blogger-template-falar-de-bola.html

Jimmy Jump disse...
Este comentário foi removido pelo autor.