O Benfica está nos oitavos-de-final da Taça UEFA, mas sofreu de forma inútil e despropositada durante 40 minutos.
O Benfica até entrou bem no jogo.
Conseguiu controlá-lo emocionalmente nos primeiros 20 minutos.
A experiência da esmagadora maioria dos jogadores benfiquistas tornou o ruído provocado pelo massivo apoio dos adeptos romenos num imenso silêncio futebolístico.
O ambiente era um dos principais problemas que o Benfica tinha que enfrentar neste confronto com os romenos, mas os primeiros 20 minutos da partida desmentiram essa ideia.
Fernando Santos surpreendeu ao colocar Derlei na posição de Nuno Gomes.
Percebeu-se a intenção – acrescentar agressividade no 1º momento da transição defensiva e profundidade no processo ofensivo.
Todavia, na 1ª parte, Derlei não existiu. A sua influência na equipa foi nula. Falhou passes e perdeu várias bolas na transição ofensiva.
Com a defesa subida e o meio-campo equilibrado, o Benfica aguentou sem dificuldade as primeiras investidas romenos.
Aliás, o Dínamo também nunca mostrou verdadeira vontade de pressionar. Então de pressionar alto, nunca mesmo.
Muito fechado atrás, o Dínamo espreitava o contra-ataque e de forma muito paciente um eventual erro encarnado.
E o erro apareceu. Até aí o Benfica dominara e controlara a partida.
O Dínamo pouco ou nada havia feito para alcançar vantagem no marcador, mas o seu cinismo e a sua paciência foram premiados.
Diagonal de Munteanu, passe preciso e a defesa do Benfica a abrir entre os centrais, com especiais responsabilidades para Anderson.
Uma oportunidade, um golo, eliminatória empatada.
Neste momento, o Benfica abanou.
Vacilou, mas não caiu.
Daí até ao minuto 40, o Benfica conheceu o seu pior período no jogo.
Incapaz de fazer circular a bola e perdendo inúmeras bolas na transição, o Benfica mostrava-se inoperante.
Como equipa experiente que é, não se desuniu, mas demorou uma eternidade a reagir.
Até aos 40 minutos, o Benfica não conseguiu ligar o seu processo ofensivo, apenas tendo criado perigo num cabeceamento de Luisão na sequência de um livre lateral.
Contudo, à passagem do minuto 40, tudo se transformou.
O período de trevas e de obscurantismo desapareceu.
Aos 43 minutos, três oportunidades sucessivas de golo, brilhantemente defendidas por Lobont.
Derlei, Simão e Katsouranis não conseguiram desfeitear o guardião romeno, que se exibiu em grande plano.
Seguiu-se o intervalo e a vantagem romena não encontrava reflexo na produção das duas equipas.
Seguiu-se o intervalo é como quem diz. O Benfica entrou na 2ª parte exactamente com a mesma atitude, fazendo crer que a pausa no jogo não tinha acontecido.
Mais posse e melhor circulação de bola, mais organização e melhor equilíbrio, permitiram ao Benfica começar a conquistar espaços entre linhas e a aumentar a fluidez do seu processo ofensivo.
O Benfica conhecera o seu melhor período nos últimos 3 minutos da 1ª parte e faria o empate logo aos 4 da 2ª metade.
Anderson elevou-se mais e melhor que os seus adversários e deu o melhor seguimento a um canto cobrado por Simão na esquerda.
O mais difícil estava feito.
O Benfica “remontava” na eliminatória e tranquilizava-se.
Ao invés, os romenos sentiram que as suas pretensões de qualificação haviam ruído de forma definitiva.
Ainda ensaiaram uma tímida reacção que os conduziu às imediações da área benfiquista por duas ocasiões, cerca dos 60 minutos.
Não obstante, por esta altura, o Benfica já se havia assenhoreado do comando da partida.
Karagounis assumia-se como o principal impulsionador da manobra ofensiva encarnada.
Mais solto do que na 1ª parte, emprestava dinâmica à transposição defesa-ataque, transportando a bola ou endossando-a em passes de ruptura.
Geria os ritmos da partida, colocando o jogo em bases lentas, como que adormecendo o adversário para, em seguida, o acelerar no último terço e, assim, conquistar os espaços necessários à criação de oportunidades de golo.
Foi, deste modo, que, aos 62 minutos, na sequência de uma bela combinação colectiva, Simão poderia ter feito o 1-2, mas Lobont impediu-o, de novo.
Não tardou, contudo, o segundo golo do Benfica.
Um minuto depois, canto na direita apontado por Simão e surge Katsouranis, à imagem daquilo que fizera no Dragão, ao primeiro poste, a cabecear de forma imparável.
Nesse instante, acabou o jogo.
A eliminatória estava resolvida, até porque os romenos não aguentaram mais esta estocada, que se revelou fatal.
Até final, o Benfica limitou-se a gerir a vantagem.
Manteve a bola no meio-campo contrário e diminuiu a intensidade do jogo.
Luisão mostrava-se imperial no comando da defesa, conjurando as insípidas tentativas romenas, Petit, Katsouranis e Karagounis controlavam a seu bel-prazer o sector intermediário, ao passo que Simão e Miccoli conservavam a bola no meio-campo romeno.
O Dínamo baixou os braços, assinando a sua rendição, o que explica que, quase sem querer, o Benfica ainda tenha construído mais três boas ocasiões de golo por intermédio de Simão, Miccoli e Petit.
Na 2ª parte, o Benfica evidenciou autoridade e controlo total do jogo.
Vitória e qualificação justas e indiscutíveis.
Com esta vitória, está assegurado o 6º lugar português no Ranking da UEFA, o que permitirá a manutenção dos actuais 6 clubes nas competições europeias.
Segue-se o PSG.
Em Parma, fantástica vitória e qualificação do Braga.
Vitória da capacidade de sofrimento, da organização, da segurança, da consistência e, por que não dizê-lo, da fortuna.
O Braga soube sofrer quando foi preciso e soube ser feliz quando foi necessário.
Lá como cá, a sorte do jogo bafejou os bracarenses. Mas, não será menos verdade, que tudo fizeram para a merecer.
Segue-se o Tottenham.
39 comentários:
Amigo Vermelho,
excelente análise.Globalmente de acordo.
Dizer apenas que o Benfica não só derrotou uma das mais temiveis equipas do "futebol de leste", até ontem imbativel nesta época,como conquistou importantes pontos para Portugal poder manter o 6º lugar no ranking da uefa, que permitirá a outros disputar a pré-eliminatória da Liga dos campeões.
É o lado altruista de um grande clube.
Parabéns ao Braga.
Após ler o disparate de Cavungi veio-me à memória uma frase bem apreciada pelos adeptos de futebol:
"nunca ficámos em 6º lugar"
Condómino Zex, totalmente de acordo. Daí eu apenas endereçar os parabéns ao Braga, que conseguiu ultrapassar um obstáculo( embora o Parma esteja diferente para pior), e não se limitou a cumprir calendário ao jogar com uma equipa fraca, muito fraca mesmo.
Frase do louco cavungi: " Dizer apenas que o Benfica não só derrotou uma das mais temiveis equipas do "futebol de leste", até ontem imbativel nesta época". Então não perdeu na Luz????
Este amigo anda louco, deve ser influência do professor Alexandrino...
Amigo Sempre , recorde-se do ano em que o Leixões conquistou mais pontos para Portugal do que o Benfica ( não foi assim há tanto tempo...)
amigo zex:
essa do topete, levou-me a recordar freitas do amaral, o que me deixou com nauseas, mas não deixei de soltar umas belas casquinadas.
a vitória do benfica permitiu, desde logo, assegurar o 6º lugar no Ranking UEFA pela simples circunstância de ter sido obtida frente a um concorrrente directo na luta por aquele posto.
independentemente do resultado do braga, o 6º lugar ficou assegurado com a vitória do benfica.
abraço.
O presente...pensei que vocês vivessem na era do Pantera Negra ainda. Porque se falamos de presente, o Benfica é uma vulgar equipa a nível europeu. É reconhecido pelo seu passado, já pré-histórico, reconheço, mas que ainda hoje lhe abre muitas portas. O passado era Eusébio; o presente é Luís Filipe, é José Veiga, é, porque não dizê-lo, Barbas e Máximo, Lili e Maya. No dia em que vocês desprezarem o passado , tornam-se num mísero clube de jagunços, que tem a honra de estar no guinness por ter o maior número de Pais Natal em estádio, por ter o maior número de dirigentes acusados e por ter o maior número de cadeiras vazias por jogo ( a mania das grandezas que sempre vos acompanha).
Significa amigo Vermelho, que se o Braga perdesse o 6º lugar estava garantido? Não era o que se dizia antes desta jornada europeia..
Ou está a contar também com a derrota do Steua?
amigo nunca:
se o braga tivesse perdido, o 6º lugar estava garantido com a vitória do benfica.
a derrota do steua, também, contribuiu para que assim fosse, pois que a roménia deixou de ter representantes nas competições europeias.
abraço.
Amigo Sempre, se escamotear o passado, que pertence aos museus como você diz, é isso mesmo que o Benfica é. Digo-lhe apenas uma equipa, que sem nada ganhar na Europa, é muito maior que o seu clube de jagunços, actualmente, a nível europeu: Lyon. Está sempre presente na fase final da Liga dos Campeões. O FCPorto hoje em dia, e esquecendo o passado, repito,é muitissimo maior que o Benfica, incomparavelmente. Portanto, não ignore o século passado,onde aí sim, elevaram o nome Benfica bem alto.
Uma boa notícia, depois da má notícia de ontem, vinda da Roménia.
"Miguel Salema Garção, director geral de Comunicação do Sporting, anunciou em exclusivo ao site oficial do Clube, que o Sporting e a Caixa Geral de Depósitos chegaram a um acordo de princípio “que visa o apoio da Caixa Geral de Depósitos a todo o futebol de formação do Sporting, bem como ao andebol e futsal, podendo ser estendido ao atletismo.”
amigo nunca:
a partir de hoje, a caixa deixou de ser uma empresa pública, não foi?
abraço.
amigos:
uma excelente notícia:
"Grande noite para Portugal que subiu ao quinto lugar do ranking UEFA, ultrapassando a Alemanha. Tudo graças às vitórias de Benfica e Sporting de Braga.
Mas as boas notícias não acabam aqui. Os dois clubes romenos foram afastados e por isso é praticamente garantido que o sexto lugar, pelo menos, não foge.
O quinto classificado do ranking tem direito a duas equipas directas na Liga dos Campeões e uma na terceira pré-eliminatória, além de três na Taça UEFA. O sexto também.
O sétimo só tem duas equipas na Liga dos Campeões (uma directa, outra na pré-eliminatória), mais quatro na Taça UEFA. O mesmo é válido para o oitavo.
O nono tem direito às mesmas duas equipas na Liga dos Campeões e duas na Taça UEFA, uma das quais na segunda eliminatória.
Os efeitos do ranking desta época sentir-se-ão em 2008/09."
abraço.
Amigo Vermelho, já falámos inúmeras vezes sobre a situação. Como você acha natural o Benfica receber um empréstimo de uma instituição bancária pública, para a construção de um centro de estágios,e ao mesmo tempo receber o mesmo valor de patrocinio do mesmo centro, estamos conversados. Se acha isso um negócio claro, é a sua opinião. Se acha natural a EPUL não se poder candidatar a concursos por falta de verba, em virtude do que pagou ao benfica, é a sua opinião. Se acha natural a CML , de Santana Lopes, desviar dinheiro para a construção de esgotos ( tudo aquilo é um esgoto) do estádio da Luz, é a sua opinião. Eu do seu clube espero tudo.
Quanto à questão Caixa/Sporting, estou satisfeito, e espero que a apoio seja dado a nível de pavilhão, o que será dificil, pois a CML, comandada desde há muitos anos por sportinguistas, o que poderia fazer supor que traria alguma vantagem na celeridade de algum processo, não ata nem desata. Espera-se em Alvalade por 35 milhões de euros, porque a CML não dá autorização de construção de algo que está em PDM há imenso tempo. É o país que temos!
Amigo Vermelho, afinal a vitória do Benfica garantiu o 6º lugar, ou , conforme coloca no seu post, é praticamente garantido?
E na noticia que coloca,não fazem menção ao FCPorto? Não pontuou esta equipa? A vergonha habitual dos jornalistas lampiões e cegos.
Quero também recordar-lhe amigo Vermelho, que Platini foi eleito, e que tem ideia de mudar o formato Liga dos Campeões. Portanto aconselho ponderação, embora eu sinta nos amigos lampiões o entusiasmo, talvez devido a terem a possibilidade de verem novamente o sobretudo do Barbas!
Amigo Mínimo, ontem na TVI, programa em directo,gala de aniversário, José Eduardo Moniz, estava num belo discurso e acaba com um Viva o Benfica!! Braga ignorado!! A vergonha de sempre.
Estará presente em Alvalade hoje?
Amigo Sempre, fale do que sabe. Há muitos anos que a Caixa tem ligações ao FCPorto.
amigo nunca:
ao que sei não está no PDM.
foi feito, isso sim, um Plano de Pormenor para a área em questão.
O uso previsto para a área comportaria apenas a edificação de equipamentos desportivos, o que não é, manifestamente, o caso.
já aqui falámos, dezenas de vezes, do negócio entre Benfica e CGD.
na ocasião, um dos argumentos aqui trazidos à colação prendia-se com a natureza pública da CGD.
Hoje, ignora-se esse facto e enaltece-se o contrato celebrado com o Sporting.
Na altura, não parecia correcto a alguns que a CGD celebrasse contratos de patrocínio.
Hoje, já o é.
abraço.
amigo nunca:
o praticamente tem, apenas, que ver com a holanda, que, ainda, tem 2as equipas nas competições europeias, as quais teriam que fazer uma prova extraordinária e os clubes portugueses uma prova ruinosa, para nos ultrapassarem.
abraço.
amigo mínimo:
lamentavelmente, não poderei seguir a tua sugestão, dado a poll que sugeres não ser sindicável por não possuir acesso aos registos clínicos e ao perfil genético de todos os atletas do benfica.
abraço.
amigo jc:
o jogo é às 17h00.
16h15/30 no São José.
abraço.
amigos:
Marítimo e União de Leiria vão avançar com a inscrição para participarem na Taça Intertoto da próxima época.
finalmente, que alguém olha para a Intertoto.
Bem sei, que o Leiria ensaiou algumas participações, mas sem grande empenho.
Trata-se de uma competição, que permite aos clubes angariar receitas na pré-época, realizar jogos com um bom nível competitivo e, ainda, lhes dá a possibilidade de entrarem na Taça UEFA.
espero que, agora, tudo seja diferente e Portugal possa ter oito equipas nas competições europeias da próxima época, dado que têm presença assegurada três na Liga dos Campeões (uma delas na pré-eliminatória) e outras três na Taça UEFA.
abraço.
Amigo Vermelho,
falar de competições europeias com os condóminos Lagartos, é o mesmo que discutir sinfonias com os surdos.
Nem sequer tem passado.O presente não existe.O futuro é pretérito perfeito.
Mas o jogo de ontem serviu também para vingar o Sporting, que há poucos anos ganhou 1-0 em alvalade a uma equipa de Bucareste e 15 dias depois levou duas batatas na Roménia e lá se foi mais uma particiapção na Taça Uefa.
Como Portugueses demos o devido troco.
amigo cavungi:
precisamente.
penso que terá sido em 91.
abraço.
vernáculo:
para que fique sabedor, apenas lhe digo que sei quem que se esconde por detrás desse nick.
sinceramente, espantei-me quando lhe conheci a identidade.
saiba que muito o estimo e considero e que nunca pensei vê-lo nessa veste.
abraço.
Amigo Cavungi, influenciado pela casaca do Barbas, volta a disparatar. Recorde-se do Leixões na Europa, e não desenterre o baú de 1991. Pois após essa data o seu clube dirigido por jagunços ficou fora da Europa, tendo nesse ano colocado a hipótese Intertoto.
Ganharam ao Dinamo?
Grande Merda!
Ganharam ao Parma?
Grandessissima Merda!
Empataram com o Chelsea?
Grande coisa!
Ficámos a ver estes jogos na TV?
Pois ficámos e depois?
Força vernáculo.
Põe os pontos nos ís.
Se é merda, não é cócó!
vernáculo:
em tantos sítios e em tantas ocasiões.
estou certo que nos voltaremos a encontrar.
talvez hoje, quem sabe amanhã.
abraço.
Na volta, o vernáculo é o alter ego do JC!
Belo disfarce Jota.
amigo holtreman:
o Costa não, mas o vernáculo, sim.
abraço.
amigo jc:
estamos esclarecidos.
de ti, não preciso mais do que a palavra.
amanhã, teremos oportunidade de falar e então explicar-te-ei o sucedido.
abraço.
p.s. desculpa o atraso na resposta, mas estava em viagem.
amigo jc:
acredito e acreditarei sempre em ti.
abraço.
amigo holtreman:
não me digas que era o nosso?
tens o suplemento?
se tiveres, peço-te o favor de transcreveres o que lá se diz.
abraço.
amigo holtreman:
vou tentar arranjar.
não se consigo.
se o tens, peço-te que mo guardes.
abraço.
Enviar um comentário