segunda-feira, março 08, 2010

Artigo de Opinião de Luís Avelãs

FC Porto e Sp. Braga vacilaram no sábado e o Benfica, como lhe competia, aproveitou no domingo. Ao derrotar, em casa, o Paços de Ferreira, por 3-1, a equipa encarnada não só recuperou a liderança isolada da Liga, como viu a sua vantagem aumentar para 3 pontos. Contudo, ao contrário do que se escuta por aí, não se pode dizer, desde já, que o assunto do título esteja resolvido. As águias seguem na frente, possuem mais e melhores soluções que os minhotos (os portistas, como referi pouco depois do empate caseiro com o Olhanense, abdicaram de vez), atravessam um momento de forma notável mas, tudo somado, isso não garante nada, a não ser uma maior percentagem de favoritismo. É que ainda faltam 8 jornadas...
No desporto profissional, quase tudo está bem quando se ganha, da mesma forma que quase tudo está mal quando se perde. Por outras palavras, a eventual coroação da equipa encarnada fará de Jorge Jesus o grande vencedor da temporada futebolística em curso. Contudo, depois do caminho traçado até agora, a não conquista do título será um choque tremendo para toda a "nação encarnada" e, como sempre, deixará o treinador fragilizado perante muitos adeptos. É que independentemente da caminhada na Liga Europa, de um hipotético sucesso na Taça da Liga e do bom futebol apresentado, a temporada só será boa se o principal objectivo for alcançado.

Cada vez são mais as pessoas que dizem ser o Benfica a equipa que melhor futebol pratica em Portugal. Aí estou de acordo. Com algumas excepções pontuais, isso é mesmo verdade. E é exactamente por isso que também é a turma da Luz que mais vence (17 partidas), a que mais golos marca (59) ou, visto de outra forma, a que menos vezes perde (1 jogo) ou a que menos golos sofre (12).

Diante do Paços de Ferreira - que foi "só" das equipas mais positivas e atrevidas que esta época actuou no reduto das águias - o Benfica assinou uma clara demonstração de força. Marcou 2 golos nos primeiros minutos, criou ocasiões para acertar mais vezes na baliza superiormente defendida por Coelho e, tenho a certeza, se o adversário não tivesse revelado capacidade para reagir com classe... teríamos assistido a outra goleada das antigas. E nem o golo dos visitantes quebrou a vontade encarnada. Após o normal abalo, cedo fizeram o 3-1 e, até final, nunca deixaram de tentar mais golos. Com Jesus, outra das virtudes, é que a equipa descansa pouco à sombra das vantagens e que o duelo seguinte só começa a preocupar quando acaba o actual.

Com 8 jogos pela frente, creio que o Benfica será campeão se ganhar os quatro embates que lhe restam em casa, até porque o próximo é precisamente contra o Sp. Braga. E sabendo que na Luz, em 11 jogos, as águias venceram 10 vezes e apresentam um saldo de 36-5 em golos... esta é uma forte possibilidade.

Mas, como já referi, os minhotos também estão na corrida. E convém recordar que foram eles os únicos, em 22 encontros, a conseguir bater o Benfica. Contudo, assumo, já vi a turma de Domingos mais forte. Nos últimos jogos pareceu-me algo permeável. Porém, tenho a certeza que, se vencer o Rio Ave, em casa, na próxima ronda - e independentemente do que suceder com o Benfica, na Madeira, perante o Nacional -, irá à Luz disposta a tudo.

PS - Outra das chaves para o eventual sucesso dos encarnados é chegar ao Dragão, na penúltima jornada, a poder não precisar dos 3 pontos. É que se é verdade que o FC Porto já parece fora deste "filme", jamais estará de fora se puder decidir o final da "película".

Sem comentários: