terça-feira, setembro 29, 2009

Uma Péssima Notícia




Argentina e Uruguai rejeitaram pedido da SAD para o trio jogar segunda-feira, dia 5, no Minho.
Brasil e Paraguai devem libertar Luisão, Ramires e Cardozo.
Jesus não quis jogar domingo.

Três baixas de vulto para Paços de Ferreira: a Associação de Futebol Argentina não liberta Aimar e Di María para o jogo de segunda-feira, a contar para a sétima jornada da Liga, sucedendo o mesmo com a congénere uruguaia relativamente a Maxi Pereira.
Já a Confederação Brasileira de Futebol e a Associação Paraguaia de Futebol deverão libertar Luisão, Ramires e Cardozo, respectivamente, para o encontro do Minho.
As diferentes respostas aos pedidos que a SAD requisitou encontram justificação na fase em que os quatro países se encontram no que à zona de apuramento rumo ao Mundial 2010 diz respeito: brasileiros e paraguaios já estão qualificados para a África do Sul e daí a maior flexibilidade, ao contrário de Argentina e Uruguai — ambas as selecções têm a presença no campeonato do Mundo em risco e decidiram não abrir excepções, recorrendo aos regulamentos da FIFA, nomeadamente a obrigatoriedade de os clubes cederem os jogadores cinco dias antes do jogo no caso de os atletas jogarem em confederações que não as de origem, como é o caso.
Recorde-se que as águias jogam dia 5, segunda-feira, em Paços de Ferreira por causa do desafio de quinta-feira, frente ao AEK, para a Liga Europa, pelo que Aimar, Di María e Maxi Pereira só iriam treinar-se com as respectivas selecções na quarta-feira, dia 7 (a véspera seria passada a cruzar o oceano Atlântico, perdendo como tal os treinos de terça-feira dia 6).
A Argentina joga dia 10 frente ao Peru, em Buenos Aires (capital), enquanto o Uruguai desloca-se, no mesmo dia, ao Equador (Quito). Quatro dias depois haverá lugar a um escaldante Uruguai-Argentina, em Montevideu (capital do Uruguai), encontro que poderá ditar a exclusão de uma destas equipas da África do Sul. Convém lembrar que há cinco países em luta por dois lugares de acesso ao Campeonato do Mundo e argentinos e uruguaios estão separados apenas por um ponto.

Operação Madrid

Luisão, Ramires e Cardozo devem poder alinhar em Paços de Ferreira e a SAD já montou uma operação especial: o trio joga segunda-feira à noite em Paços, fica a dormir no Porto e na manhã seguinte arranca de jacto alugado pelo Benfica rumo a Madrid, de onde partirão para os países de origem.

Antecipação fora de hipótese

Os encarnados ainda chegaram a ponderar a hipótese de antecipar o encontro com o Paços de Ferreira para domingo (dia 4), de modo a permitir que Aimar, Di María e Maxi Pereira chegassem à América do Sul no dia seguinte, mas Jorge Jesus terá recusado este cenário, preferindo perder três jogadores influentes a prejudicar os restantes — a equipa joga quinta-feira à noite em Atenas e fará uma viagem de quatro horas para Lisboa. Jogando no domingo, ainda por cima com uma deslocação ao Norte, obrigaria a um desgaste suplementar de todo o plantel.

Uma questão de horas

O Uruguai já impediu o Benfica de utilizar Maxi Pereira a 6 de Outubro de 2008, com o Leixões, na época passada (Liga), também a uma segunda-feira: o lateral não foi a Matosinhos, pois dia 11 jogava frente à Argentina.

No caso actual, tudo se resume a uma questão de horas: se Aimar, Di María e Maxi Pereira jogassem na segunda-feira com o Paços Ferreira, partiriam no dia seguinte, chegando aos seus países perto da hora do jantar (hora local). Em teoria, chegariam cinco dias antes do jogo, como é regulamentado, mas na prática perderiam esse dia de trabalho (treinos). É esta a diferença que permite às selecções usarem a lei a seu favor.

Sem comentários: