segunda-feira, maio 07, 2007

Análise à Jornada

No Sábado, o Benfica venceu a Naval por 2-1.
“Matou um borrego” ao quarto jogo disputado entre as duas equipas, mas não convenceu.
Longe disso.
Apesar de não poder contar com Simão, Nuno Gomes e Luisão, todos lesionados, e com Anderson castigado, Fernando Santos não abdicou do seu 4x4x2, em losango, colocando Derlei atrás de Manú e de Miccoli.
Mais do que a obstinação de Fernando Santos pelo 4x4x2 em losango, emergiram os erros de casting na escolha do onze.
Derlei nunca foi e agora não é de certeza um n.º 10 e Manú não é, nem nunca será capaz de jogar noutra posição que não junto à linha.
Ainda assim, o Benfica, apoiado na criatividade e mobilidade de Miccoli e na “vontade” de Rui Costa, Karagounis e Petit, assumiu sem dificuldade o controlo do jogo.
Sem surpresa e como decorrência natural da supremacia que evidenciava na partida, o Benfica chegou ao golo logo aos 11 minutos, na sequência de um excelente trabalho de Miccoli na esquerda. O italiano cruzou de forma perfeita e Petit só teve de encostar
Após o golo, o Benfica continuou a exercer domínio completo sobre a partida, encostando a Naval ao seu meio-campo.
Daí até ao intervalo, o encontro foi-se tornando enfadonho, até pelo ritmo cada vez mais lento a que ia sendo jogado.
No início da segunda parte, aos 49 minutos, a Naval podia ter empatado, mas Fajardo falhou.
Este lance se para mais não serviu teve, pelo menos, o condão de despertar o Benfica que acelerou um pouco e retomou o controlo da partida.
Aos 51 minutos, grande passe de Rui Costa a desmarcar Miccoli, o italiano endossou a bola para Manú que, sem dificuldade, encostou para o 2º golo benfiquista.
Contudo, o auxiliar invalidou mal o golo, assinalando um fora de jogo inexistente.
Poucos minutos volvidos, Karagounis, na direita, driblou dois adversários, cruzou atrasado para Derlei, que com a baliza completamente à sua mercê, atirou fraco, permitindo o corte de um defesa figueirense.
A partir deste lance, o Benfica foi diminuindo ainda mais a intensidade que emprestava às suas acções e a Naval começou a acreditar que seria possível acercar-se com perigo da área encarnada.
Após algumas ameaças, os figueirenses lograram mesmo o tento do empate.
Minuto 77, Lito começou a jogada no meio-campo, entrou pela direita e fez a «tabelinha» com Elivelton antes de empurrar a bola para o fundo da baliza de Quim.
Estava consumada a igualdade e o Estádio da Luz tornou-se um imenso mar de lenços brancos.
Todavia, aos 88 minutos, Miccoli resolveu.
Recebeu um passe de Paulo Jorge, rodou e rematou cruzado e colocado ao poste mais distante, batendo Taborda.
Vitória justa, mas exige-se bem mais a uma equipa como o Benfica.
No Dragão e em Alvalade, Porto e Sporting venceram os seus adversários sem contestação.
Não tive ocasião de ver os jogos, pelo que me abstenho de fazer mais comentários.
Nos restantes encontros da jornada, destaque para as vitórias do Braga, que lhe permitiu assegurar a qualificação para a Taça UEFA, do Leiria, que lhe permitiu garantir a Taça Intertoto, do Estrela, que lhe permitiu assegurar a permanência, e do Beira-Mar, que lhe permitiu sonhar com a manutenção.
Referência final para o empate da Briosa no Funchal, que se não permitiu garantir, desde já, a permanência, não deixou de constituir mais um precioso auxílio nessa árdua tarefa.

46 comentários:

vermelhosempre disse...

Tudo igual na frente.

O porto sentiu dificuldades, mas venceu justamente.

O Benfica já só reza para que o campeonato acabe.

O Sporting voltou a resolver o jogo no principio.

Vamos esperar pela próxima jornada, pois parece-me que vai haver mudanças na linha da frente.

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Como "só" vi os jogos do FC Porto e do Sporting, e não vi o único jogo que é comentado pelo estimado, abstenho-me de fazer qualquer comentário.

Unknown disse...

SCP marca de novo nos minutos iniciais e por isso, na opinião de MST, volta a ter sorte.
A diferença para os outros clubes -se se quiser chamar a isto sorte - é que o SCP trabalha para ter sorte e sabe aproveitar essa sorte.
O Benfica também marcou cedo - aos 12 minutos - e de nada lhe serviu, pois não evitou que a Naval conseguisse chegar ao empate e só logrou resolver o jogo no final da partida, com um golo - esse sim - fortuito e de sorte.
O SCP além de marcar cedo o primeiro golo jogou muito bem, como tem feito nas 1ªas partes dos outros jogos, e conseguiu marcar mais 2 golos antes que o adversário lograsse marcar um golo.
Liedson já segue na frente da lista dos melhores marcadores e este mês o SCP teve vários jogadores nas posições cimeiras dos melhores jogadores de Abril.

Lateralmente, há a referir a bagunça que impera no reino da Luz:
São as trapalhadas no departamento médico;
É a polémica sobre o regresso ou não regresso de Veiga ao Benfica, com Luis Filipe Vieira a dizer que daqui para a frente será ele sempre o responsável pelo futebol do encarnados;
São os sócios a brandirem lenços e lençóis brancos ao seu treinador e Eusébio - a secundar a direcção - a dizer que Santos é um grande treinador e que deve continuar à frente do Benfica.

Só me espanta como é que, no meio disto tudo, a equipa do Benfica consegue a duas jornadas do fim estar matematicamente na corrida para o título e a um ponto do acesso directo à Liga dos Campeões.

Unknown disse...

Caro Mínimo:
Abstém-se de comentar o jogo do Benfica mas pode opinar sobre o jogo do SCP, acho eu.
Até porque dessa forma complementava a "análise à jornada".

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
Como sinal de protesto não faço comentários.

VermelhoNunca disse...

Muito boa 1ª parte do SPorting. Resultado muitissimo curto. Sorte, nas palavras de MST. Somos uns sortudos.
Parabéns a Vanessa Fernandes, por mais uma bela vitória na etapa portuguesa da Taça do Mundo de triatlo, que tanta gente levou ao parque nas Nações.
Benfica e FCPorto, não vi.

Unknown disse...

Parabéns também ao Benfica, pela vitória em basquetebol frente ao FCP, e à Lusitânia dos Açores, por ter obrigado a Ovarense à disputa do 5º jogo para apuramento de um dos finalistas da Liga de Basquetebol.

Unknown disse...

Caro Kubas:
O SCP não voltou a resolver o jogo no princípio.
Um golo marcado no início dos jogos não resolve esses mesmos jogos.
É certo que sempre facilita, como diria Bruno Nogueira, mas não resolve.
Basta que não se marque mais nenhum golo e que o adversário marque para que nada esteja resolvido.
Foi, aliás, o que aconteceu ao Benfica no jogo com a Naval: marcou no início e ia-se tramando, para não dizer outra coisa começando por f e terminando em o, e que no meio tem ainda as letras o, d, e, n e de novo d.

Vermelho disse...

amigo nunca:
faço minhas as tuas palavras em relação a Vanessa Fernandes.
abraço.
amigo jc:
este fim de semana foi profícuo em vitórias do Benfica sobre o Porto.
foi em basquetebol, em andebol e no nacional de Juniores de futebol.
no basquetebol, conhece-se, hoje, na tua terra natal, o primeiro finalista da Liga.
Por ti, torcerei pela vitória vareira.
espero e desejo uma final Benfica-Ovarense, a reeditar outras gloriosas finais dos anos 80 e 90.
pelo menos, nos bancos estão duas antigas glórias de cada uma das equipas - Henrique Vieira e Mário Leite.
abraço.

Vermelho disse...

amigos sportinguistas:
aqui fica uma notícia para vosso conhecimento e eventual adesão:
"Um adepto do Sporting decidiu reforçar as esperanças dos leões na conquista do título nacional e apelou à união verde e branca para lançar um apelo irrecusável ao próximo adversário do líder F.C. Porto.
Ora bem, diz Manuel Costa que, em caso de vitória pacense e triunfo final do Sporting na Liga 2006/07, os apoiantes do clube de Alvalade passarão a comprar todos os seus móveis em Paços de Ferreira, abolindo a Ikea, passe a publicidade.
A ideia promete pegar e já conta com mais doze seguidores, que subscreveram a petição que começou a circular pela net. Leia o apelo de Manuel Costa, coloque o seu nome da lista ou, caso seja a favor do F.C. Porto, procure encontrar uma alternativa ainda mais apelativa. O desafio está lançado e o Maisfutebol promete dar-lhe voz."
abraço.

Vermelho disse...

amigos sportinguistas:
para consulta e subscrição da petição, aqui fica o endereço electrónico onde se encontra alojada:
http://www.petitiononline.com/Pacosfcp/petition.html
abraço.

Zex disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zex disse...

Sr. Vermelho,
Folgo notar que, para além de não comentar os jogos do dois primeiros classificados da Liga, ainda vibra com os resultados do andebol, dos juniores e coisas do género, ignorando olimpicamente o desfecho do campeonato de futebol, o denominado "desporto-rei", vá lá saber-se por que razão...

O FCPorto marcou ao 72m, mas ganhou com toda a justiça. O Anderson voltou a mostrar que é um super-jogador, que não vai continuar por cá muito tempo e que, se não fosse o Assassino Ranis, eventualmente, o FCPorto já poderia ser campeão...
Faltam duas vitórias e estou convecido que o "pé frio" vai conseguir !

E nem uma palavra sobre o departamento médico do Benfica e sua inacreditável conferência de imprensa ? Lança-se um boletim médico para a comunicação social que é falso ? O treinador tem conhecimento e comenta um Boletim Médico que sabe que é falso ? Só nesse clube imundo e neste país se pode passar uma coisa destas...

Unknown disse...

Petição ridícula, essa, na minha opinião.
Principalmente se tivermos em conta que o Paços de Ferreira roubou ao SCP 5 pontos, sendo que a vitória obtida em Alvalade foi conseguida, como todos se lembram, com um golo marcado com a mão.
Se o Paços ganhar ao Porto, fico satisfeito.
Não alinho é em campanhas a favor de quem nos tramou tanto este campeonato.

Zex disse...

Opinião muito sensata, Sr. JC !
Ao contrário do blogger que deve estar prestes a aderir à campanha e a comprar um grande melão de madeira na "capital do móvel", para substituir pela águia de loiça, que comprou no Ikea, que se destaca na sala da sua casa !

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

só neste país é que temos "notícias" como a tourada que vai no dep. "médico" do benfica! Mas a culpa é dos meios de comunicação "amigos", que reproduzem todas as atoardas que aqueles "médicos" vomitam.
O que é que interessa saber que o simulão foi operado ao pénis ou á mona? o que é que interessa saber se foi no hospital chico xavier ou na clínica dos arcos em badajoz? são nitidamente as notícias-lixo!

Antes morto que vermelho disse...

e ainda falta o celefante (C'vulva) aderir á campanha e comprar também, um bloco de madeira com folhas, para registar todos os disparates que arrota constantemente.

JorgeMínimo disse...

Caros Condóminos:
Ontem houve um grande momento, no Gato Fedorento, com o nosso estimado Olarápio Benquerença.
Aqui fica o link:

http://www.youtube.com/watch?v=xu9ip39UYEQ

Antes morto que vermelho disse...

mínimo: muito fraquinho esse gf sobre olegário...

Vermelho disse...

amigos:
por forma a emprestar maior emotividade ao espaço prof. karamba nestas duas jornadas finais, pensei alargar o âmbito dos jogos sujeitos a aposta.
assim, nestas duas jornadas finais, os participantes seriam chamados a palpitar todos os jogos da Liga Bwin.
gostaria de saber a vossa opinião sobre esta sugestão, por forma a aquilatar da sua implementação.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Por mim está à vontade. Mas será que Cavuvu aceita? Isso não colocará em risco a sua vitória? Estou em crer que Cavuvu se perder o Karamba, abandona este espaço de vez.

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho:
Não estou de acordo. O Cavungi tem tido sorte (como diria o MST), mas merece ganhar. As regras foram implementadas no princípio da época e devem ser cumpridas até ao fim. Essa seria uma medida à la lampião!!

Vermelho disse...

amigos:
não se verificando unanimidade, a sugestão cai por terra.
assim sendo, escusam os restantes condóminos de se pronunciar.
abraço.

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Já agora queria fazer uma proposta para a próxima época do Prof. Karamba. Julgo que seria mais acertado só ter jogos da 1ª Liga, quanto muito fazer novos espaços (tipo Prof. Bambo e Prof. Zé Kitumba) para as taças europeias e Taça de Portugal.

Vermelho disse...

amigos sportinguistas:
este fim de semana joga-se o Académica x Sporting.
Como já disse antes, só estarei em Coimbra no Domingo, mas penso que a tempo de assistir ao jogo.
Assim sendo, reitero o meu convite para que se desloquem a Coimbra.
abraço.

Vermelho disse...

amigo mínimo:
sugestão aceite.
aliás, dentro em breve (quando terminar o campeonato) colocarei à vossa apreciação novos passatempos e reformulação dos existentes, para além de vos instar a sugerirem novos espaços.
abraço.

Zex disse...

Quanto a alterações do karamba, sou, como fui no ano passado, contrário a qualquer alteração a meio do jogo. Não me parece justo !

VermelhoNunca disse...

Condómino Zex, a questão está encerrada.
Amigo Vermelho, não me vai ser possível assistir ao Académica/Sporting. Estarei ausente de Lisboa, no fim de semana, em festejos de aniversário.

Zex disse...

Eu sei que a questão está encerrada. Não obstante, entendi que devia dizer alguma coisa, já que, no ano passado foi também tentada uma manobra do género no karamba e, naquela altura, tal como nesta, discordei.
Só por isso é que manifestei am minha opinião !

VermelhoNunca disse...

Correcto condómino Zex.

Unknown disse...

Caro Amigo Vermelho:
Confirme as minhas contas, por favor:
A Académica só não se manterá na Liga se, não fazendo pontos nos dois próximos jogos, duas das três equipas que a antecedem - Aves, Beira-Mar e Setúbal - ganharem os jogos que faltam até final.
Ou seja, mesmo que a Académica não faça qualquer ponto mais, só desce se dois dos seus adversários directos ganharem os dois jogos que faltam.
No caso do Setúbal, teria de ganhar ao Benfica (em casa) e à Naval (fora)
No caso do Aves, teria de ganhar ao Estrela da Amadora e ao Porto, no Dragão;
No caso do Beira Mar, teria de ganhar ao Nacional, na Madeira, e ao Paços de Ferreira (penso), em Aveiro.
Basta duas daquelas equipas não ganharem um dos dois jogos que lhes restam para que a Académica permaneça na Liga.

Se estas minhas contas estiverem certas, só mesmo uma hacatombe ditará a descida da Briosa.

Vermelho disse...

amigo jc:
estão absolutamente correctas as tuas contas.
Num quadro de normalidade, a Briosa não mais pontuará no campeonato, terminando-o com 26 pontos.
O Aves muito, muito dificilmente nos ultrapassará. Precisava de uma vitória no Dragão. Para a semana recebe o tranquilo Amadora e deve vencer.Penso que ficará nos 25.Mesmo que empate no dragão ficaria em desvantagem connosco.
O Beira Mar chegou esta jornada aos 22 pontos. Tem um jogo de vida ou de morte na Madeira, com o Nacional para a semana e recebe a seguir o Paços.Deve fazer 25-26 pontos.Só ganhando na Madeira ( atenção que o Aves fê-lo) nos ultrapassará.
Finalmente o Setúbal.Está com 21 pontos.A 5 pontos de distância.Tem para a semana um jogo chave com o Benfica e acaba o campeonato na Figueira onde os aflitos têm encontrado facilidades. 24 pontos são certos(dou como adquirida a vitória na Figueira).Se empatar com o Benfica chega aos 25 pontos( daí o pontito ontem na Madeira ter sido quanto a mim tão importante).
Só a vitória nos trará problemas.
Penso que por tudo isto, os despromovidos serão o Setúbal e o Aves.
abraço.

Unknown disse...

Notícia da edição on line de A Bola:
"O Departamento Médico do Benfica tem novas normas a partir de hoje. Com efeito, depois do episódio ocorrido com Simão, os responsáveis pela saúde dos profissionais «encarnados» decidiram passar a emitir dois boletins clínicos por semana, às terças e sextas-feiras."

Está certo, dois boletins por semana. Agora pergunto:
Boletins falsos ou verídicos?
Ou um falso e outro verídico?
O de terça será verdadeiro e o de sexta falso ou vice-versa?

Ridículo.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Por mim podia-se alterar o numero de jogos a prognosticar.
Assim a minha vantagem podia ser maior.
Como a questão caiu por terra, posso não particiar nas 2 jornadas que faltam para assim haver mais luta.

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex,
Penso que o d.médico também mentiu ao engº do penta.
Uma vergonha!

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
O de 6ª feira é falso de certeza absoluta.
Só para confundirem o Engº e os adversários.

Unknown disse...

O que me espanta, caro amigo Cavungi, é que o Benfica, com todos estes imbróglios - Santos detestado, departamento médico cheio de casos e revelando incompetência, confusões com o Veiga, lesões em série dos jogadores mais importantes - continua na luta, pelo menos, pelo 2º lugar, apenas a um ponto do SCP!
E esta, hein?

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
O que só vem dar razão ao nosso estimado administrador quando, no inicio da época, disse que o SLB tinha o plantel mais equilibrado.
não contava ele, nem eu, nem ninguem de bom senso tanta alarvidade e tanta barbaridade.

Antes morto que vermelho disse...

cavu = dep. médico do benfica

ambos são "experts" na barbaridade e na alarvidade.
uma sanita de ouro para cada um. o piaçaba de prata vai, ainda, para o cavu pela quantidade de asneiras proferidas... sim! consegue superar os "médicos" do benfica.

Antes morto que vermelho disse...

o benfica não tem médicos, tem sapateiros.

Mestrecavungi disse...

Obrigado Macaco!
Muito obrigado.
Um abraço!

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

cavu: www.veronicamoser.com

uma amiga sua... uma concorrente sua.

Mestrecavungi disse...

Grande Macaco!
Macacão!
Belo site!
Abração Macaco!

Mestrecavungi disse...

Há balbúrdia na Liga dos Astros!
Nasceu um novo caso:
O "Caso Liga dos Astros".