quinta-feira, maio 10, 2007

Antevisão da Jornada

Esta semana, a generalidade da comunicação social tem falado no jogo do título por referência ao Paços de Ferreira x Porto.
Contudo, apenas se conhecerá já, esta semana, o vencedor do campeonato caso o Porto faça mais pontos do que o Sporting.
Os três grandes actuam na condição de visitados e enfrentam partidas de grau de dificuldade médio-alto.
O Porto desloca-se a Paços de Ferreira naquele que será o desafio mais trabalhoso e intrincado dos que envolvem os três grandes.
Enquanto visitado, o Paços apenas conheceu a derrota frente ao Belenenses, tendo averbado empates com Benfica e Sporting.
A Mata Real tem sido fortaleza inexpugnável para a generalidade dos adversários.
Na luta por um lugar europeu, o Paços será um conjunto fiel aos seus princípios de jogo, que actuará olhos nos olhos com o Porto, sem tibiezas, nunca se encolhendo e procurando dar sentido ofensivo ao seu futebol.
Organização, sistematização e leitura perfeita das circunstâncias do jogo deverão ser a matriz essencial do modelo de jogo pacense.
Defenderá quando a tal for forçado, mas não deixará de se estender no terreno quando puder, ancorado num fortíssimo sentido colectivo, emprestando coerência e consistência ao processo defensivo e ofensivo.
Apenas uma equipa que assenta no primado do colectivo poderia passar incólume à saída de 4 unidades nucleares – Ronny, Didi, Dani e Fredy.
O Paços é uma equipa singular no contexto do futebol português – encara cada jogo e cada adversário sempre da mesma forma, sem abdicar da sua identidade.
O Paços é a equipa mais proletária e mais socialista da Liga Bwin – corre, luta e sua sempre em prol de um ideal comum, sobrepondo o colectivo ao individualismo.
Pedro, Primo, Ricardinho e Phil Jackson continuam lesionados e nenhum deles vai recuperar a tempo de defrontar o Porto. Ao contrário de Mangualde e Antunes, que regressam após castigo.
No Porto, com os regressos de Quaresma e Bruno Alves, sobram duas interrogações: manterá Jesualdo o 4x4x2 em losango e a identidade dos substituídos.
O 4x4x2 em losango permite a Anderson dispor de total liberdade para pensar o momento ofensivo portista, ao passo que o 4x3x3 lhe impõe a execução de tarefas defensivas para as quais não conhece vocação, nem disponibilidade física.
Por seu turno, o 4x3x3 favorece Quaresma porque lhe possibilita jogar na ala, ao contrário do 4x4x2 em losango que o “obriga” a actuar em zonas mais interiores, mais próximo do ponta de lança.
Perante este dilema, penso que Jesualdo optará pelo 4x3x3 quer por ser o sistema em que a equipa está mais rotinada, quer por ser aquele que mais se identifica com o do Paços.
Em 4x3x3, Jesualdo poderá libertar mais Anderson se colocar Lucho e Assunção como pivots defensivos.
Garantirá consistência defensiva sem cercear a “genialidade” de Anderson.
Se introduzir esta cambiante, transformando o 4x3x3 num 4x2x1x3, Jesualdo alcançará o equilíbrio.
Jogo de prognóstico reservado, com favoritismo repartido por ambas as formações.

Em Coimbra, a Académica recebe o Sporting.
A três pontos da liderança e dispondo de vantagem no confronto directo, o Sporting não desarma e até encontra razões históricas para tamanha esperança.
Corria a época de 1979/80 e num campeonato que também contemplava 16 equipas, o Porto estava na liderança e parecia próximo do “tri”, mas um empate com o Varzim, aliado a uma vitória do Sporting sobre o Beira-Mar, guindou os leões ao topo da tabela na antepenúltima jornada.
O Sporting venceria depois em Guimarães graças ao polémico autogolo do ex-leão Manaca, comemorando o título na última jornada com o Leiria.
Paulo Bento deverá apresentar o mesmo onze que defrontou e derrotou o Setúbal, pese embora a recuperação de Alecsandro.
Ainda sem ter alcançado matematicamente a permanência na Liga Bwin, a Académica encarará esta partida como uma final.
Sem poder contar com Pitbull e Vítor Vinha, lesionados, Machado não deverá apresentar uma equipa muito diferente daquela que
empatou na Madeira.
Assim, Pedro Roma, Sarmento Litos, Káká, Lino, Paulo Sérgio, Alexandre, Brum, Filipe Teixeira, Dame e Joeano deverão ser os eleitos, não sendo, contudo, de excluir que Machado apresente a sua já habitual surpresa.
Machado estruturará a sua equipa num 4x4x2 em losango, procurando “encaixar” no Sporting.
Temo que a Briosa apresente dificuldades no processo ofensivo, mormente na
transição, às quais não serão alheias a opção por um tridente de médios
defensivos, garantes do equilíbrio defensivo, mas deficitários na capacidade
de construção.
A Académica assumirá uma postura de contenção, ancorando o processo ofensivo num futebol mais directo, de transições rápidas e de contra-ataque, o que lhe permitirá atenuar os problemas assinalados.
O processo ofensivo viverá quase em exclusivo da maior ou menor inspiração de
Filipe Teixeira, Dame e Lino.
As bolas paradas, mormente as sobre a direita em benefício do pé esquerdo de Lino, serão outro dos trunfos ofensivos da Briosa.
Jogo de prognóstico favorável ao Sporting.

O Benfica desloca-se a Setúbal para defrontar um agonizante Vitória.
Desesperado por pontos, o Vitória fará deste um jogo de vida ou de morte.
Diga-se em abono da verdade, que um resultado que não passe pela obtenção de pontos deve ditar a despromoção do Vitória.
Todavia, o histórico dos confrontos entre Benfica e Vitória é largamente favorável aos encarnados, que em 58 jogos disputados no Estádio do Bonfim, venceram 31 partidas, empataram 14 e perderam apenas 13.
Superioridade esta que tem vindo a acentuar-se, pois que a última derrota do Benfica remonta à época de 1998/99 (desde então o Benfica averbou quatro vitórias e um empate).
Com Luisão, Nuno Gomes e Simão lesionados, mas com Anderson de regresso, Fernando Santos deverá introduzir algumas alterações na equipa.
Anderson deve emparceirar com David Luiz no eixo da defesa, o que implicará o retorno de Katsouranis ao meio-campo e o adiantamento de Derlei para a frente de ataque com a consequente saída de Manú do onze titular.
Deste modo, o Benfica deverá apresentar-se estruturado no habitual 4x4x2 em losango com Quim, Nelson, Anderson, David Luiz e Leo, Petit, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa, Miccoli e Derlei.
Jogo de prognóstico favorável ao Benfica.

38 comentários:

Vermelho disse...

amigos:
relembro que os palpites relativos ao espaço Prof. Karamba devem ser enviados até às 12h00 de hoje para o meu e-mail.
abraço.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Confirma, por favor, se recebeste os meus palpites do Karamba no teu e'mail.

Quanto à jornada, penso que o FCP (infelizmente) ganhará o jogo disputará com o Paços Ferreira.
Com os artistas Quaresma e Anderson em simultâneo na equipa e com o oportunismo de Adriano, creio que com mais ou menos dificuldade o FCP não deixará de ganhar um jogo que emerge como decisivo, disputado quase que no seu território.
Aposto, pois, na vitória do FCP.

A mesma confiança já não tenho quanto ao SCP, porque nunca sei que equipa vou encontrar por parte dos leões: se o SCP confiante, empenhado e demolidor das últimas jornadas se aquele SCP - não muito longínquo - nervoso, inconsistente, atabalhoado na defesa, da 2ª metade da 1ª volta e da 1ª metade da 2ª.
Por outro lado, a Académica não é uma equipa fácil. Tem alguns jogadores que, inspirados, se tornam perigosos para os adversários - Dame, Filipe Teixeira, Lino e Joeano.
SLB e FCP, apesar de terem ganho em Coimbra, tiveram de enfrentar uma Académica que exibiu bom futebol, que lutou e que lhes causou bastantes problemas.
Jogo de prognóstico reservado.

O Benfica, apesar de privado de dois dos seus jogadores mais influentes - Simão e Luisão - ainda assim ganhará - acho - em Setúbal.
Os sadinos atravessaram vários problemas durante toda a época, que, aliás, já vêm do ano passado.
Têm vindo paulatinamente a descer na tabela classificativa, estando agora no último lugar depois de terem sido ultrapassados por um Beira-Mar em crescendo e pela pior equipa da Liga, na minha opinião: o Desportivo das Aves.
Por outro lado, o Benfica mesmo privado daqueles jogadores, consegue sempre arranjar força e capacidade para superar eventuais fraquezas momentâneas que apresente, alicerçado no apoio dos seus adeptos - que enchem sempre os estádios - e na capacidade e qualidade individual de um ou outro jogador - ultimamente, tem sido Miccolli a "resolver".
Aposto, pois, na vitória do Benfica.

salvatruxa Jr. disse...

Noutro âmbito, ví com alguma perplexidade o linchamento público de um grande autarca:
José Sá Fernandes!
É o meu novo ídolo.Não se vergou aos poderes do futebol e não deixou passar em claro um peojecto ilegal.O do Sporting.
Queixam-se, hoje os Sportinguistas, que não tiveram o mesmo tratamento que o Benfica.
Não tiveram de facto.E nem poderiam ter.
São dois clubes diferentes, de diferente dimensão.
Não são iguais, nunca poderiam ter tratamentos iguais.
Este é o meu mathesis magiste para hoje.
Tenho pena de não poder votar em Lisboa.Se pudesse o meu voto seria para ele.
Long Live Sá Fernandes!

Vermelho disse...

amigo jc:
confirmadíssimo.
em relação ao teu comentário, apenas dizer que me assalta uma dúvida, qual seja a coabitação de Anderson e Quaresma.
Não táctica ou sistémica, mas de personalidades.
Como, certamente, te recordas a ascensão futebolística de Quaresma esta época coincidiu com a ausência de Anderson.
Enquanto houve Anderson, Quaresma andou apagado.
Veremos.
abraço.

salvatruxa Jr. disse...

Caro Vermelho,
Dado que não tenho o seu e-mail posso aqui deixar o meu palpite?
Não luto para a vitória....

VermelhoNunca disse...

Penso ir de "Mota" este domingo para Coimbra.
Força Paços.
Morte ao Vómitos.

VermelhoNunca disse...

Diz o condómino Trouxa que o Sporting se queixa de tratamento diferenciado. E diz que assim está bem, por serem clubes de dimensão diferente. Quando um dia for ao hospital, espero que verifiquem se a sua dimensão permite que seja tratado ou não.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Quanto à questão que colocas, sobre a coabitação de Quaresma e Anderson na equipa do FCP, o meu desejo é que se anulem um ao outro!
Mas, de facto, é pertinente o que dizes.
Estranhamente, o Quaresma nos últimos jogos tem andado muito apagado, o que coincidiu com o regresso de Anderson à equipa.
Será que o mau feitio do cigano chegará a esse ponto?

salvatruxa Jr. disse...

Caro VermelhoNunca,
A assistência hospitalar igualitária, está consagrada na contituição da república.
O facilitismo constantemente dado aos clubes de futebol não.Estes são uaspiradores dos dinheiros públicos.
Neste caso o Sporting teve manifesto azar.Está há sete anos à espera.
Mas penso que um dia o caso acabará por se resolver.

Vermelho disse...

amigo jc:
não sei, mas o que sei é que o rendimento do Quaresma decresce sempre que tem que dividir protagonismo.
abraço.

Vermelho disse...

amigo salvatrucha:
os seus palpites já estão publicados no Espaço Prof. Karamba.
abraço.

Zex disse...

É a única coisa de jeito que o blogger diz, desde há muito tempo.
O Quaresma é um grande jogador, mas é uma vedeta. Gosta de protagonismo. Não gosta de partilhar a glória com ninguém. Os seus primeiros jogos no campeonato não foram nada de especial, sendo que muito melhorou após a lesão assassina de Anderson.
Espero que possam ser compatíveis em campo.

E sr. Vermelho, o jogo em Paços tem favoritismo repartido entre as duas equipas ? Esta é a piada do ano ! Não me lixe ! Meta o fanatismo no bolso !

VermelhoNunca disse...

Condómino Trouxa, estas palavras não são de ninguém do Sporting:
"Neste momento, verifica-se que a Câmara cumpriu com todas as suas obrigações em relação ao Benfica e, agora, pelos vistos, mais uma vez está a prejudicar o Sporting. A autarquia lisboeta não está a dar ao Sporting o mesmo tratamento que deu ao Benfica»,"
Mas como a dimensão do Benfica assim o justifica, na sua opinião, tudo está bem.

VermelhoNunca disse...

Diz o condómino Trouxa que concorda com Fernandes. Sabe o que ele pretende? Faz ideia do que está em causa?

salvatruxa Jr. disse...

Condómino Vermelhonunca,
Por mim está tudo bem.
Este assunto do parque infantil ou jardim, do Sporting não tem grande importancia para o quotidiano da cidade.
Outros assuntos bem mais importantes estão também sem resolução.

VermelhoNunca disse...

Não tem grande importância na sua perspectiva. Claro que ha inúmeros assuntos urgentes a resolver em Lisboa. Isso não justifica que um anormal com sede de protagonismo venha bloquear tudo e todos em nome da moral. Depreendo das suas palavras que o próprio Sporting não tem importância para a cidade, talvez devido à sua dimensão.
Quando os papalvos dos politicos sentam o cú em Alvalade ( incluindo gente desse intratável Bloco dito de Esquerda), gostam de reconhecar o Sporting.

salvatruxa Jr. disse...

Eu não sou do BE!
Aliás Sá Fernandes é foi e será candidato independente.
Nessa do BE estou consigo.
Uns burgueses mascarados de defensores do povo oprimido!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Confirma-me se recebeste o meu mail!
Abraço

Vermelho disse...

amigo salvatrucha:
não podia estar mais de acordo com o seu último comentário.
abraço.

amigo cavungi:
confirmadíssimo.
abraço.

Unknown disse...

Em Portugal, este fim-de-semana, vão ocorrer vários eventos de extrema importância, que não deixarão de despertar o olhar internacional e que mobilizarão mulhares de pessoas.
O concerto de George Michael em Coimbra será um deles.
Nesta cidade, aquele cantor, famoso não só pelas suas músicas, iniciará a sua digressão europeia, e pelo barulho que tem feito nos ensaios durante toda esta semana, o concerto promete ser animado.

As cerimónias do 13 de Maio em Fátima é outro dos acontecimentos que colocarão Portugal nos roteiros internacionais.
Seja-se ou não crente, o fenómeno Fátima não pode deixar ninguém indiferente e mo biliza sempre milhares de pessoas em peregrinação ao Santuário.

Depois, e noutra dimensão, a penúltima jornada do nosso animado campeonato de futebol irá também cativar o interesse dos adeptos do desporto-rei em particular e o interesse de milhares de portugueses em geral.

E, por fim, a despedida de solteiro do condómino Salame será também um acontecimento de não menos importância nacional e mesmo internacional.

Um fim de semana recheado, pois, de acontecimentos de inegável interesse, qual deles o mais importante.

Vermelho disse...

amigo jc:
brilhante roteiro.
deixa-me, apenas, dar-te um conselho:
não frequentes casas de banho públicas no Sábado...
abraço.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
A que horas contas chegar a Coimbra no Domingo?

VermelhoNunca disse...

Talvez se pudesse investigar a independência do Vómitos quando atrasa obras em todo o País. Obras que têm um acréscimo brutal de custos. Quem ganha com isso? Os empreiteiros. Será que aí se medirá a independência do "independente" Fernandes?

Unknown disse...

Eis o meu novo avatar, em homenagem ao condómino Salame, que deixa em breve o mundo dos solteiros.

Mestrecavungi disse...

Exmo Sr Zex,
Ainda em relação ao tratamento "avontadinha" que tive para consigo, aconteceu no seguimento deste seu comentário:
"Eu não tenho nenhum problema com o Cavungi, bem pelo contrário..Conheço o Cavungi há 30 anos !"
Daí eu ter pensado que o poderia tartá-lo por tú.
Foi um lapso, uma graça que tentarei não repetir

Antes morto que vermelho disse...

cavu = salva, mas porquê? será que um é lampião e o outro é lagarto? será que um á lampião e o outro é o desejo reprimido do marreta, que era ser do fcp?? se calhar é mais esta hipótese.
ai, ai cavu! sempre na brecha da barbaridade!

Antes morto que vermelho disse...

nunca: mas que preocupação é essa com a CML? Os terrenos arderam...

no sábado vou arrancar um pouco de relva (mas não vou comê-la como o barbas) do estádio de coimbra, para ver se o liedson lá tropeça, e parte uma perna.


Força Académica!

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Do teu excelente roteiro, destaco a despedida de solteiro de Samsalameh.
Neste evento há de certeza gajas boas.O único até.
O concerto do jorge miguel é próprio para rôtos.
Na reunião da seita em fátima anda tudo com vestidos até aos pés.
Nos jogos de futebol que não sejam disputados no Alvalade XXI, não há gajas boas.Há que reconher a qualidade das lagartas...
Assim a despedida de samsa será sem dúvida O acontecimento.

Antes morto que vermelho disse...

o paços vai ser esmagado e espero que a televisão além de mostrar as comemorações do titúlo, também filme a depressão lagarta!!

Antes morto que vermelho disse...

cavu: o único rôto que há aqui, será sem dúvida o cavu a provar pelo avatar, só um rabiosque como o cavu é que poderia escolher esse boneco "fofinho".
Deixe estar que um dia 2 ou 3 pretos bem aviados lhe tratarão da saúde e aí sentirá plenamente o que é ser rasgado.
Quem é que ía ao Trumps e ao Finalmente "á pesca"?
Quem é que gostava de ouvir e dançar Sylvester?
Quem é que tinha um amigo no "Alcãntara-mar, chamado Rodolfo?

VermelhoNunca disse...

Para os benfiquistas, nem tudo está perdido:
"Há pelo menos um Benfica a caminho do título
[ 2007/05/11 | 13:34 ] Redacção MaisFutebolO Hamm Benfica está perto de sagrar-se campeão da Promoção de Honra do Luxemburgo, o equivalente à Liga de Honra portuguesa, caso não perca este domingo. "

Unknown disse...

Curioso que 3 benfiquistas deste blog - o Snr. Administrador, o Salame e o Sócio - vão logo festejar a despedida de solteiro do Amigo Salame para uma localidade com o nome.... PORTO ALEGRE!
Porto?
E Alegre?
Alegre porquê?
Porque sabe que ganha o campeonato?

Parece-me mal esolhida a terra para se despedir do mundo dos solteiros....

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Eu enviei os meus progonósticos atempadamente para o seu mail, contudo não os vejo "postados" no Espaço Prof. Karamba. É favor ver bem no seu mail, porque devem lá estar. Agradecia resposta urgente.

Unknown disse...

Caro Mínimo:
Coma uma fatia de Salame e deixe lá o Karamba.

Vermelho disse...

amigo mínimo:
tem toda a razão.
foi mero lapso no copiar dos palpites para o post.
as minhas desculpas.
irei corrigir de imediato.
abraço.

Vermelho disse...

amigo jc:
não serão 3 benfiquistas, mas mais.
Aliás, condóminos serão 4, pois que, para além dos referidos, acresce o Jimmy.
abraço.

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho:
Só o quis alertar para o facto. Para que não houvesse, depois do "Caso Mateus", um "Caso Mínimo".

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Não me lembrei que o Jimmy também ia.
Portem-se bem e não passem vergonhas.
Não deixem, contudo, de deixar bem representada a cidade de Coimbra.
Boa viagem de regresso é o que desejo.
Abraço.