segunda-feira, maio 28, 2007

Artigo de Opinião de Paulo Sousa

Aí está o fim de mais uma época desportiva. No início do ano traçaram-se objectivos. Agora é tempo de balanço.
A nível interno, Benfica, Sporting e FC Porto apontaram para a vitória no campeonato e para a manutenção o mais prolongada possível nas competições europeias.
O grande vencedor foi, sem dúvida, o FC Porto. A equipa de Jesualdo Ferreira iniciou o campeonato a jogar um futebol consistente, organizado e com maior regularidade de comportamentos colectivos. Desta forma, rapidamente ganhou vantagem em relação aos adversários directos.
No final da primeira volta, grande parte dos analistas já dava o FC Porto como campeão antecipado. No entanto, o início da segunda volta foi negativo para os azuis e brancos, que se deixaram aproximar na tabela classificativa.
Devido a inúmeros factores, o FC Porto perdeu chama no seu jogo. De repente, a equipa ficou apática e demasiado previsível. Na Champions fez o mínimo obrigatório e passou a fase de grupos. Depois, teve a infelicidade de defrontar o todo poderoso Chelsea, mas deu uma réplica à altura do nome do clube... Jogou bem na primeira mão e fez sonhar muita gente. Os portistas saíram eliminados na segunda mão, mas dignamente e de cabeça erguida. De volta à realidade portuguesa, conseguiram inverter o momento menos positivo e resolver a questão nos duelos directos com Benfica e Sporting. Depois, entraram em velocidade de cruzeiro até ao final do campeonato, jogando apenas o suficiente para garantir o título. Confesso que os últimos jogos do FC Porto não me agradaram nada e acredito que a equipa pode jogar muito melhor.

O Sporting venceu a Taça de Portugal. É sempre um objectivo secundário mas creio que todos devem estar satisfeitos com o desempenho da equipa durante esta temporada. O plantel é muito jovem, tem muita qualidade, muita frescura e foi a equipa que mais entusiasmou. A formação está cheia de jovens talentos que, com mais um ano de trabalho e de experiência, se tornará fortíssima. Vamos ver se o Sporting consegue manter todos os seus craques… Sinceramente, acho difícil. Não acredito que os tubarões europeus andem a dormir. E só mesmo a um dorminhoco pode escapar o perfume de jogadores como Moutinho, Nani, Djaló ou Miguel Veloso. De facto, são jogadores de grande potencial e com um futuro brilhante. Esperemos que olhem o exemplo de Cristiano Ronaldo e que optem por um clube estável e com condições para um crescimento sustentado. Se assim não for, deixem-se estar no Sporting porque estão bem entregues. Às vezes, o dinheiro não é tudo e o que não ganharem hoje vão ganhar a dobrar amanhã.

O Benfica não ganhou nenhum título e foi a grande desilusão da temporada. Prometeu muito no início da época, após a chegada de Rui Costa e com a manutenção de jogadores-chave como Miccoli, Nuno Gomes, Luisão, Léo, Petit ou Simão. Ou seja, o esqueleto da equipa manteve-se e todos sabemos o quanto isso é determinante numa equipa. O entrosamento é naturalmente maior quando os jogadores estão juntos há tanto tempo. Todos esperávamos mais deste Benfica, ou melhor, esperava mais estabilidade na organização de jogo da equipa, esperava maior volume de períodos de qualidade no jogo da equipa. Como afirmei após as primeiras partidas do campeonato, o Benfica chegou a apresentar os momentos de jogo mais ricos. Teve períodos em determinados jogos onde actuou muito bem, com uma dinâmica ofensiva muito rica. Foi pena não conseguir maior regularidade durante a competição.

No topo da classificação da Liga Bwin as coisas foram equilibradas a nível de pontuação. Podemos afirmar que quantitativamente o campeonato deste ano foi emocionante dado que o vencedor só se encontrou na última jornada. No entanto, gostaria também de reflectir sobre as formações que deixaram a desejar na competição. Quando penso em desilusão, a primeira equipa que me vem subitamente à mente é o Marítimo. A história recente do clube madeirense faz-nos pensar num clube escalado entre os cinco/seis melhores do nosso País. Ainda me recordo bem quando na época de 1994/1995 jogava na Juventus e defrontei o Marítimo para a Taça UEFA. Foi uma eliminatória extremamente difícil de passar pois a equipa do Marítimo nesse ano era muito forte. É certo que este ano o clube passou por algumas dificuldades extra no futebol jogado. Ulisses Morais começou mal, com a equipa a apresentar um futebol pobre e aparentemente pouco organizado. Posteriormente, ganhou alguma organização e estabilizou os resultados. Com a equipa a crescer, chegou a pensar-se em outros voos que não apenas o da manutenção. Mas uma regressão nos resultados e nas exibições atirou Ulisses para a rua. Surpreendentemente, Alberto Pazos foi o escolhido para sucessor. O espanhol não tem sorte com os ares portugueses e depois dos fracassos em Braga e no Farense, voltou a não ser feliz na Madeira. O seu desempenho foi pobre demais. Exibições de fraca qualidade e zero vitórias não eram com certeza o que os responsáveis do Marítimo estavam à espera quando o foram contratar…

82 comentários:

JorgeMínimo disse...

Uma bela notícia da edição on-line do jornal "A Bola".

"Sporting
Contra «outdoor» do Bloco de Esquerda
O Sporting vai enviar uma comunicação ao Bloco de Esquerda devido a um «outdoor» alegadamente colocado em terrenos do clube de Alvalade por este partido político para apoiar Sá Fernandes, candidato às eleições para a Câmara de Lisboa.




O cartaz foi colocado nos terrenos do clube junto à Avenida Padre Cruz, sem autorização do Sporting, pelo que os «leões» garantem que caso o mesmo não seja retirado será apresentada uma exposição à Comissão Nacional de Eleições."

VermelhoNunca disse...

É preciso de facto ter paciência para aturar os cartazes que invadem Lisboa. Refiro-me aos cartazes verdes que dizem que o "Zé faz falta". O cúmulo é esse animal ter um outdoor nos nossos terrenos. Claro que não foi ele que o lá colocou, mas é uma infeliz coincidência.
Alguém atropele o Vomito.

JorgeMínimo disse...

Aparentemente o FC Porto contratou o Lino da Associação Académica, no Benfica o Zoro já está em Lisboa e no Sporting o Tello vai renovar hoje.

Vermelho disse...

amigo mínimo:
posso confirmar que o Porto contratou o Lino.
A Briosa deverá receber o passe de Ezequias em definitivo e o empréstimo de Hélder Barbosa pelos 20% que detinha do passe.
Quanto a outras saídas, salientar a dispensa de Brum.
Alegou a direcção impossibilidade de pagar o elevado salário do jogador, 25.000 Euros, para o libertar a custo zero quando tinha mais um ano de contrato.
Vai para o Braga.
Quanto a contratações, Lito e Fajardo estão certos e fala-se com insistência em Piotr WŁODARCZYK,
Silvio Criciúma e Vasco Fernandes.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Mínimo, grave será a lista de dispensas do Benfica, pois nomes de autênticos artistas da bola, deverão estar incluídos, tais como Beto, Marco Ferreira. Vou ter pena de não poder assistir à demonstração de classe com que normalmente nos brindavam.

Unknown disse...

As saídas de Dame, Lino e Brum - para já - vão ser grandes perdas para a Académica, pois constituiam, com Filipe Teixeira, a sua espinha dorsal e os seus melhores jogadores.
Com a aquisição de Lino, o FCP fica com um bom defesa esquerdo, com excelente capacidade ofensiva e bom executante de bolas paradas.
É uma boa contratação para o FCP, caso se adapte bem a jogar num grande - como estou convencido que sim.
Dos nomes avançados pelo Snr. Administrador para reforçar a Briosa, espero que Piotr WŁODARCZYK e Silvio Criciúma não sejam novos Gyanos. Os nomes não auguram nada de bom, mas como quem vê nomes não vê capacidade técnica, fico à espera para ver.

Sabe o Snr. Administrador em que posições jogam?

O que constato é que, contrariamente ao que defendia Machado, a Académica está outra vez a contratar carradas de jogadores e a dispensar outros tantos, o que significa começar de novo da estaca zero.
Não é bom augúrio para a próxima época.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, muita gente deve mamar aí em Coimbra. Atrevo-me mesmo a dizer que estamos em terra de mamões.

Unknown disse...

TUdo indica que sim, Amigo Nunca, mas a pessoa mais habilitada para falar disso é o Amigo Vermelho.

Vermelho disse...

amigos JC e Nunca:
o número de transacções diz bem do que é hoje a Académica - um entreposto de jogadores em que as comissões prevalecem.
Contratou-se muito e sem critério de forma a possibilitar o angariar de comissões nas transferências.
Este ano vamos assistir à contratação de mais uma carrada de jogadores.
Quem ganha?
Os mamões!
Quem perde?
a Académica!
A Académica conheceu um fluxo de capitais nunca antes visto fruto do contrato de exploração do Estádio celebrado com a TBZ.
Estamos a falar de cerca de 500 mil contos/ano.
Todavia, se nos primeiros tempos tudo era um mar de rosas, actualmente a TBZ tem revelado dificuldades em suportar mensalmente a renda estipulada.
Tem-se atrasado no pagamento e não fôra o concerto do Jorge Miguel e a coisa teria ficado muito, muito negra.
Assim, o maná está em vias de desaparecer.
A TBZ já viu que o estádio não é rentável nos actuais moldes de gestão e prepara-se para renegociar o contrato com a Briosa.
Ou seja, entrará menos dinheiro.
Entrando menos dinheiro fica difícil suportar vencimentos milionários como os do Brum.
Sabendo das dificuldades financeiras da Académica e tendo o jogador apenas mais um ano de contrato, não há quem lhe pegue se tiver que pagar uma verba pela transferência.
Vai daí a direcção, ao invés de dispensar uns quantos jogadores que juntos somam vencimentos bem mais elevados do que o do Brum, acorda a rescisão amigável com o Brum.
O Brum custou 2 milhões de Euros à Briosa e sai a custo zero.
Dionattan, Filipe Alvim e Delmer custaram idêntica verba e também saíram a custo zero.
O curioso é que a direcção recebeu em Janeiro uma proposta para vender o Brum por 800 mil Euros e com fundamento no valor da compra rejeitou-a.
Hoje ficou sem jogador e sem dinheiro.
O caso do Lino é diferente, pois que a Académica apenas dispunha de 20% do passe e estava praticamente obrigada a vender caso aparecessem interessados.
Piotr WŁODARCZYK é ponta de lança, tem 30 anos, é internacional polaco e joga no Legia de Varsóvia.
O Sílvio Criciúma é central e tem 35 anos!
35 anos leram bem!!!
o Lito tem 32 e fala-se na contratação de Chainho e Bruno, igualmente trintões!!!
Inversão da política de contratações com acentuada aposta na experiência?!!
o Vasco Fernandes é o único nome que me cativa, pois trata-se de um central internacional sub-20 e com larga margem de progressão.
A Académica vai de mal a pior e com esta direcção só tem tendência a piorar.
abraço.

Unknown disse...

Nota para a notícia de hoje da Bola, que fala no interesse do Liverpool pelo Simão, estando dispostos a incluir Cissé no negócio, como moeda de troca.

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
Esta novela Simão/Liverpool, já parece uma reedição de uma outra, Beto/Real Madrid.

Vermelho disse...

amigo jc:
notícia requentada e meramente especulativa, conforme resulta do próprio texto.
abraço.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Como é possível a exploração do Estádio Cidade de Coimbra não ser rentável quando é seguramente o mais rentabilizado no País em termos de aluguer de espaços?
Nas suas instalações, funcionam duas imobiliárias, o Holmes Place, uma farmácia, uma óptica, um espaço de Jorky Ball, um restaurante Buffet, um bingo, um escritório de advogados, uma escola de dança, a livraria Almedina e o bar Tuaregue (que penso que já abriu) - não sei se me esqueço de mais alguma coisa.
Não sei ao certo em que regime funcionam tais serviços mas penso que pagam rendas pelos espaços utilizados.
Não constituem fontes de receitas suficientes para a exploração do estádio?

Vermelho disse...

amigo JC:
claro que sim!
Mas não geram as receitas esperadas pela TBZ.
Ou a TBZ consegue diversificar as fontes de receita, como foi o caso do concerto do Jorge Miguel, ou aumentar as assistências, ou então tem que renegociar o contrato por valores mais baixos.
Actualmente, o estádio não é rentável para a TBZ, porque os custos de exploração são elevadíssimos.
abraço

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
E que é feito da cantera da Académica?
A Briosa sempre aproveitou jogadores vindos das camadas jovens, que se vieram a revelar bons e mesmo excelentes jogadores.
Luis Filipe, actualmente no Braga, Lucas, no Boavista, Xano - que se perdeu entretanto mas chegou a jogar no Salamanca, Zé Castro, agora no Atlético de Madrid, e mesmo Sérgio Conceição são disso exemplos.
Actualmente, não aparece nenhum destes jovens com qualidade na equipa principal.
Que se passou entretanto, amigo Vermelho, sabendo que o caro amigo foi um dos jovens da cantera academista que enveredou entretanto por outros caminhos?

Mestrecavungi disse...

Amigos, JC;MInimo e Nunca.
Parabéns pela sofrida vitória na taça, com um percurso ao mais alto nivel.
14ª taça.Passaram o FCP.Voltaram a ser o 2º clube neste prova.
Parabens.
O que me doí ter que dizê-lo....

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Ví que ontem te lembra-te do engº.
Realmente não há sms, não há despedimento.
Mas estou certo que não dura mais um ano.
Acaba em Outubro com a época 2007/2008 já perdida.

JorgeMínimo disse...

Caro Vungi:
O FCP é que na época passada nos tinha apanhado, daí achar pouco correcta a sua expressão: "Passaram o FCP.Voltaram a ser o 2º clube neste prova."
Nós não passámos o FC Porto, nós sempre fomos o 2º na taça. De qualquer maneira obrigado pelos parabéns, e eu sei como lhe dói, ter que dizer isso.

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Obrigado pelos parabéns pela vitória na Taça de Portugal.
A época do SCP acabou por ser positiva, embora este ano tenha chegado a ver as coisas negras, naquela semana em que perdemos em casa com o Benfica e com o Spartak.

"cavungi said...
Amigo Jus,
Ví que ontem te lembra-te do engº"

Lembra-te não. Lembraste!
Vi que ontem te lembraste.

É certo que o Zex já não anda por cá, mas não vamos agora começar a facilitar...

Vermelho disse...

amigo JC:
As camadas jovens da Briosa nunca estiveram tão bem como agora!
Claro que sou um bocadinho suspeito ao afirmá-lo dado os laços de amizade que me ligam ao coordenador do futebol juvenil, Prof. António Figueiredo.
Todavia, basta ver os resultados alcançados e as presenças de atletas nas selecções nacionais.
Esta época foram muitos os jogadores chamados às selecções o que diz bem da qualidade do trabalho realizado.
Traquina, Pedro Ribeiro e Kay serão aqueles que mais hipóteses terão de realizar a pré-época com os seniores.
Contudo, tal como acontece no Benfica, inexiste uma aposta séria nos jovens saídos da cantera.
Machado como Santos é suficientemente medroso para não apostar nos jovens da cantera.
Não há coragem!
Machado quer êxito no imediato e pensa que para o conseguir só apostando na experiência.
Perdem-se talentos e gasta-se dinheiro.
No início da época passada, José Eduardo Simões reuniu-se com o Prof. Figueiredo e Machado para discutir a formação.
O Prof. Figueiredo apresentou um projecto global para a formação, ao qual o Machado apenas disse nada ter a dizer pois que o seu contrato era de uma época.
Elucidativo!
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavuvu, agradeço os parabéns. Não os posso retribuir, mas felicidade minha.
Fica Beto; Fica Marco Ferreira; Fica F. Santos.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, admito que uma dose de experiência faz falta, mas contratar um jogador de 35 anos...penso que é demais. Será que no Estádio vai abrir uma casa de saúde do Grupo Mello, e temos dedo da TBZ nessa contratação?

vermelhosempre disse...

Boa tarde.
Alguém me sabe dizer (explicar) a que é que um funcionário tem direito quando finda um contrato laboral a termos certo de 18 Meses.

Vermelho disse...

amigo nunca:
belas casquinadas soltei ao ler o teu comentário.
abraço.

amigo sempre:
dirige-te aos Serviços do MP junto do Tribunal do Trabalho do Funchal, pois aí serás informado dos teus direitos.
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
recebi agora uma boa e uma má notícia relacionadas com a Briosa.
A boa é que Bruno assinou pelo Marítimo e, assim, deixou de ser hipótese.
A má é a contratação de Pedro Costa ao Braga.
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
a Briosa não para:
agora garantem-me que Hélder Rosário, Ricardo Chaves, Chainho, Lucas, Ricardo (GR Varzim), Pedrinho (Varzim - este tem de vir se vier o GR), Pedrinha (Paços de Ferreira) estão a caminho.
abraço.

vermelhosempre disse...

Obrigado pela informação amigo vermelho.
Abraço

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho:
Se vierem esses jogadores, parece-me que a nossa "Briosa" pode aspirar a algo mais, para a próxima época.

VermelhoNunca disse...

Amigo Sempre, estou a tentar resposta à sua questão. Mais um pouco e talvez o possa ajudar.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Quem é o Pedro Costa?
Não é um defesa direito brasileiro que há dois anos jogou na Briosa e que depois rumou ao Braga, pois não?

Quanto aos jogadores da formação, essa postura do Machado ainda mais vem contribuir para elevar o meu ódio de estimação contra o dito professor.

Vermelho disse...

amigo JC:
estás confundido.
Esse brasileiro chamava-se Pedro Silva e está no Santos e a jogar muito.
Este Pedro Costa é português, internacional nas camadas jovens e está no Braga há já algumas épocas, embora sempre com escassa utilização.

amigo mínimo:
esperemos para ver os jogadores confirmados.
para já, só Lito, Fajardo e Licá estão confirmados.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Lembraste-te.Era o que queria dizer.
Mas tens razão não podemos facilitar.
Abraço.

Unknown disse...

Certíssimo, Amigo Cavungi.
Sendo certo que não está nos meus horizontes tentar substituir nessa tarefa hérculea e mui digna - a da correcção ortográfica - o falecido Zex.

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
O Zex encontra-se em período de nojo, dado que o nosso Sporting(felizmente) não-o ajudou a regressar mais cedo do que seria esperado.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Finalmente foi-me dada razão por alguns amigos meus adeptos do FCP que entre o SLB/SCP preferem o SCP e outros benfiquistas que entre o FCP/SCP preferem o SCP.
Eles(SCP) não podem ganhar nada!
É um clube pouquissimo habituado a ganhar.
Vê-me só a festa bacoca e ridicula que fizeram no estádio por terem ganho a TP.
Uma competição menor.Esta é a realidade.E ganharam-na ao BELENENSES.
E se tivesem sido campeões (Deus é grande e não dorme), o que teria sido?
E se ganhassem uma taça europeia?
Era feriado?
Um titulo em cinco anos!
Uma festa enorme!
Ridiculo, bacoco e pequenino.
A "grande" época que querem, á força, que todos assim a julguem, resume-se nisto:
2º lugar no campeonato, com 1(UM) ponto a mais que o SLB.
Grande época do SCP.Má época do SLB.Um ponto.
Prestação miserável nas taças europeias.Como é apanágio.
Até o Haifa de Israel foi mais longe na UEFA.
Venceram a TP com todos os jogos em Alvalade XXI, com equipas horriveis, (Rio Ave, B-Mar, Académica etc) e com uma deslocação terrivel a Pinhal Novo.
Varzim e Atlético foram mais longe na competição que o SLB e o FCP, daqui se pode ver a qualidade desta prova.
Ganharam a final ao Belenenses.Como ganharam á 5 anos ao poderoso Leixões e á 12 anos ao temivel Maritimo e á 26 anos ao grandiosos SP Braga.
Nas ultima três décadas quando chegaram á final e tiveram que jogar com o FCP ou o SLB levaram.
Quando é que ganharam a ultima taça a um dos seus pares (SLB ou FCP).?
Eu digo-te: Em 1978.2-1 ao FCP.
Grande época?
Só se for para um clube pequeno!

Unknown disse...

Caro Mínimo:
Há esperanças na resurreição do Zex?
Ou esse milagre - o da Ressurreição - vai continuar exclusivo do meu homónimo e genuíno JC?

VermelhoNunca disse...

Amigo Sempre:
Deram-me estas indicações:
"1) Tem direito ao ordenado do mês em que cessa o contrato, mais férias(se ainda não gozou) e sub. férias desse ano(os proporcionais), mais sub. natal e tem direito a uma compensação de 2 dias de retribuição base por cada mês completo de duração do contrato.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavuvu, não comece no disparate.Seja sério no seu comentário e corrija-o. Não está correcta a lista de jogos que o Sporting fez para a Taça.

vermelhosempre disse...

Muitissimo obrigado amigo Nunca.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
excelente comentário!
excelente análise ao percurso leonino na presente edição da TP e ao seu passado na competição!
quanto ao campeonato, o meu post de amanhã versará alguns dos aspectos que referes no teu comentário, por isso, por ora, fico-me por aqui.
abraço.

p.s. ainda assim, sou um daqueles que prefere o Sporting ao Porto.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Em 1978 era 1º Ministro de Portugal o Dr. Mota Pinto!
Em 1978 morreu o Papa Paulo VI.
Em 1978 nasceu um novo País: Tuvalu.
Em 1978 usavam-se calças elasticas.
Em 1978 ainda não havia o TV Brinca.
1978 foi campeaõ do mundo de F o Mário Andretti.
Em 1978 jogavam ainda o Rivelino e o Mario Kempes.
Em 1978 a Grécia adopta a sua bandeira actual.
Em 1978 o Guarani foi campeão brasileiro.
Foi o ano das equipas pequenas darem um ar da sua graça....

Unknown disse...

Caro Cavungi:
Pronto. (Ou "prontos", se quiseres)
Acabou o estado de graça.
Já cá faltava o ressaibianço.
Como não ganharam nada, como ficaram atrás do SCP, como não conseguiram acesso directo à Liga dos Campeões, como perderam as três frentes depois de terem andado na ilusão criada pelo vosso Presidente de que iam ganhar tudo, como foram eliminados da competição que o SCP ganhou pelo modesto Varzim, há que vir achincalhar e diminuir a conquista do SCP.
Posso deduzir, então, que o Benfica não ganhou a Taça de Portugal porque não quis.
Abdicou dela.
Engraçado. Pensava que tinha sido eliminado pelo Varzim.
E essa de diminuir a vitória do SCP porque o adversário se chamava Belenenses só se for para rir.
Quem é que há dois anos perdeu a final da Taça de Portugal com uma equipa da margem Sul, com ordenados em atraso, e liderada por um treinador chamado José Rachão?
Por acaso não foi o Benfica, treinado pelo Trapattoni, acabado de ganhar o campeonato?
E o Benfica não perdeu já uma final da Taça de Portugal com o mesmo Belenenses a quem o SCP agora ganhou, penso que em 1989?

Enfim, é o ressaibianço puro e duro que está de volta.

JorgeMínimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VermelhoNunca disse...

Já cá faltava a conversa de Cavuvu que deve estar com uma dor de corno daquelas. A prova é menor. Talvez seja mais prestigiante acabar com ela, ou perder de propósito, para guardar os jogadores para o assalto ao título. Autêntica palhaçada o seu comentário. De alguém que não tem dormido bem, seguramente. Bom é ficar em 3º, depois de desbaratar 40 milhões de euros. Eu prefiro ficar em 2º e ter gasto 22 milhões.

Unknown disse...

Caro Sempre:
Confirmo essa informação do Nunca sobre os direitos do trabalhador que não vê renovado o seu contrato de trabalho a termo certo.

JorgeMínimo disse...

Caro Vuvu:
Como o Pinto da Costa já tinha dito, a Taça de Portugal não passa de uma fruteira. Mas, no quadro nacional é a nossa segunda competição, em termos de importância. Daí, que é sempre bom ganhar.
Claro, que não caímos no ridículo como os nossos rivais da 2ª circular, que quando ganharam ao FC Porto de Mourinho, que jogou mais de 1 hora com 10 jogadores, e não ganhou por mera infelicidade, e gritavam a plenos pulmões que eram CAMPEÕES DA TAÇA.
Já que esteve a fazer contas, só dizer-lhe que há sensivelmente 20 anos, o seu clube perdeu uma final da taça para o Belenenses (célebre golo do Juanico), na altura para o estimado devia ser um colosso do futebol mundial; nem nos podemos esquecer há dois anos a brilhante exibição e excelente derrota com mais um colosso do futebol mundial, o Vitória de Setúbal.

Na minha terra esse seu tipo de atitude tem um nome, chama-se DOR DE CORNO.
Bem Haja,
Jorge Mínimo.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Tens razão.Mea culpa.
Esqueci-me na dificil deslocação Leonina ao reduto de um poderoso clube da IIB.
União da Madeira.
O que só vem dar mais brilho á vitória final.

VermelhoNunca disse...

Sabe o que é uma rolha, amigo Cavuvu? Enfie-a onde mais que lhe der jeito.

VermelhoNunca disse...

A deslocação à Madeira é tão dificil quanto a do Varzim. Mas os senhores são importantes demais para jogarem uma Taça de Portugal. Preferem o ridiculo da Taça do Dubai. Já alguma vez foi ao Jamor? espero que não lá tenha estado quando mataram um adepto do meu clube, ou suspeito que esteve metido no homicidio, embora o seu objectivo fosse apenas acabar com a prova em questão.
Não tenho conhecimento de medicina, mas seguramente que haverá algo para a dor de corno com que se apresenta nas ultimas semanas. Pensei que a vitória contra o AEK o tivesse ajudado, mas vejo que não.

Mestrecavungi disse...

Amigos Jus, Minimo e Nunca,
Claro que é bom ganhar a TP.
Claro que é mau ser eliminado pelo Varzim.
Prefiro ficar em 2º do que em 3º.
Quanto ao dinheiro gasto, não tenho problema algum: Só gasta quem tem.
Apenas acho que a festa foi desmesuradamente grande para a vitória em causa.
È a prova de que não estão de facto habituados a ganhar.
Desde 2002 que nada ganhavam, daí o descontrolo emocional.
Os que foram para o Marquês em 2004 estavam há 8 anos sem nada ganhar, mas não foram para o estádio da luz armados em Campeões da Europa.
Repito: a festa no Alvalade XXI foi ridicula.

VermelhoNunca disse...

Você viu a festa no Estádio de Alvalade? O que sentiu? Dor de corno? Inveja? Eu não vejo festas do Benfica, mudo para o Canal Panda.

Mestrecavungi disse...

Amigo Minimo,
Não ridiculo!
Se esteve no Jamor, quando foi entregue a taça foi concerteza os jogadores e adeptos do SCP entoar o conhecido exito musical dos Queen "We are the Champions".
Não esteve no Jamor?Ou não cantou?
Ou não ouviu?
Se não ouviu é surdo!
Não seja bacoco.
We are Champions???? de quê? da taça?
"Champions of the Tace"
Soa bem.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavuvu, só festeja quem tem motivos para festejar. Cada um fá-lo à sua maneira. Não perca tempo com isso e concentre-se no seu clube, e na contratação do Zorro.
Deixe os festejos para quem está de parabéns.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavuvu, mais uma vez a dizer disparates. Quem colocou essa música foi a FPF, não foram os adeptos do SPorting que a cantaram.

Mestrecavungi disse...

Ví de facto parte da festa do Alvalade XXI.
O que senti?
Inveja? Dor de corno?
Não.Iguais àquela temos 24.

Senti pena.

JorgeMínimo disse...

Caro Vuvu:
A música que passa no Jamor não é da responsabilidade do Sporting.

Vermelho disse...

amigos JC, mínimo e nunca:
Uma coisa que fique clara - nada me move no sentido de diminuir a conquista do Sporting.
E penso que ao amigo Cavungi também não!
penso que o Cavungi apenas pretendeu contextualizar a vitória.
para mim, a TP é a 2ª competição nacional e engrandece quem a vence.
Não tem o prestígio da Taça de Inglaterra, mas também nenhuma competição o tem.
Se é indesmentível que uma vitória na TP é sempre prestigiante, também não é menos verdade o enquadramento que Cavungi faz do êxito.
O percurso do Sporting foi fácil - duas deslocações para defrontar equipas da 2ª B e jogos em casa com uma equipa da Honra - Rio Ave -e duas equipas da metade inferior da tabela classificativa da 1ª Liga.
Na final, venceu e com mérito.
Não se trata de diminuir, mas de dar a real dimensão do êxito!
Benfica e Porto sucumbiram às mãos de adversários fáceis, pelo que, pelo menos, essa competência deve ser atribuída do Sporting.
Um outro facto é indesmentível - a excessiva dimensão dos festejos.
Todavia, compreensível.
Sempre foram 5 anos sem títulos.
Aliás, aconteceu o mesmo com o Benfica de Camacho quando derrotou o Porto de Mourinho.
Festejou-se como se de uma Liga dos Campeões se tratasse!
abraço.

Unknown disse...

Caro Cavu:
A prova de que a festa não foi ridícula está nos 20 mil adeptos presentes.
A festa não se baseou apenas na conquista da Taça.
Foi o reflexo da empatia que existe entre os adeptos e a equipa.
Foi o reconhecimento de que o SCP está no bom caminho e uma aprovação da politica desportiva seguida.
Ridiculo era terem aberto as portas para festejar e aparecessem lá meia-dúzia de gatos pingados.
A família sportinguista quis estar junta e celebrar uma época que, não tendo sido excepcional, foi bastante positiva.
De qualquer forma, a Taça de Portugal é a segunda competição mais importante do nosso País e a sua importância está bem patente na presença do Presidente da República para proceder à entrega do troféu.

E ou muito me engano ou a próxima Taça de Portugal que o Benfica ganhar vai terminar também em festa no estádio da Luz.

Mestrecavungi disse...

Parabéns então mais uma vez.
Fico feliz por serem quem, e o que são.

Mestrecavungi disse...

Amigo Minimo,
E a que é cantada na estátua do Marquês de Pombal é da responsabilidade do SLB?
Não seja bacoco.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caro Cavungi:
"Champions of the Tace"????
Essa paga direitos de autor ao Zé Zé Camarinha...

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Como diria o saudoso Zex Jesus,fez marcha atrás.
Época positiva?
Concordo.
Grande época?
Discordo frontalmente!
"A festa não se baseou apenas na conquista da Taça.
Foi o reflexo da empatia que existe entre os adeptos e a equipa.
Foi o reconhecimento de que o SCP está no bom caminho e uma aprovação da politica desportiva seguida."
Até aqui tudo bem.
Também concordo.
Não quis diminuir a vossa brilhante conquista.
Preferia ganhar ao Belenenses do que perder com o Varzim.
Discordo da excessiva dimensão dos festejos apenas.
Todavia, muitos e renovados parabéns.

JorgeMínimo disse...

Caro Vuvu:
Talvez tenha razão, mas desconheço. Não estive no Marquês e não assisti à festa em casa. Deitei-me cedo, porque na segunda-feira trabalhava às 08h00m.

Mestrecavungi disse...

Má fortuna a tua.
mas alguém tem que trabalhar para Portugal sair deste marrasmo em que se encontra.
Força Minímo.

VermelhoNunca disse...

Alguém falou em grande época? Amigo Cavuvu, para o seu clube daqui a 14 anos há mais, mantenha-se calmo.

Vermelho disse...

amigos:
quando em antevisão ao Porto-Aves disse que estava curioso para ver onde jogariam Nuno Espírito Santo e Jorge Ribeiro na próxima época algumas vozes se levantaram no sentido de estar a criar uma teoria conspirativa sem sentido.
Pois bem, é notícia que Nuno Espírito Santo regressa ao Dragão.
Ele há cada coincidência!!!
abraço.

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Não falei em grande época.
Falei em época bastante positiva.
E se com uma época bastante positiva os festejos foram o que foram, imagine o que será quando o SCP fizer uma grande época!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, a voz a quem se refere está enterrada.

Unknown disse...

Caro Cavungi:
A very positiv season e não a wonderfull season, como diria Zé Zé Camarinha

Vermelho disse...

amigo nunca:
bem sei.
foi mais uma tentativa de o ressuscitar!
ainda não perdi a esperança!
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Desse mal espero que estejamos todos livres!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Quando lí essa noticia lembrei-me dele.O departed.
Confirma-se portanto que o 3º golo do FCP foi uma especie de adiatamento laboral...

Vermelho disse...

amigo cavungi:
eu diria mais o 2º.
o 3º foi uma prenda do outro cujo paradeiro me interessa conhecer.
abraço.

Unknown disse...

Notícia de hoje do DN refere que o Manchester United está mesmo interessado em Nani e mostra-se disposto a pagar 20 milhões de euros pelo miúdo, sendo, no entanto, intenção dos devils manter o Nani emprestado por um ano ao SCP.

Mestrecavungi disse...

Mau négocio.
Se é para o venderem que o levem já!

Vermelho disse...

amigo JC:
essa notícia não faz qualquer sentido, pois que Nani ainda não renovou, terminando o seu contrato em 2008 e dele constando uma clausula de rescisão de 20 milhões.
o M.U. comprava por 20 milhoes e só utilizava em 2008, ocasião em que podia comprar por 0.
mais, comprava pela clausula de rescisão e emprestava?!!
não beneficiava financeiramente com o empréstimo?!!!
abraço.

Unknown disse...

Espero que tenhas razão, amigo Vermelho.
Que o levem para o ano, por 30 milhões de euros.

Antes morto que vermelho disse...

O ressabiado-vermelh(ã)o e o "Rei da Barbaridade" Cavu, arrotam e arrotam e arrotam... e não param de vomitar.
Muita inveja têm estes dois bandalhos... O cavu é um habitué, o outro bandalho, destila ressabiamento em doses industriais.

Conforme diz o numca: "apontem as baterias" em manter o beto e o m. ferreira e vão contratar o zorro, esses expoentes máximos do futebol intergalático!

Mestrecavungi disse...

Já cá faltava o senil macaco.
Só idiotices saiem dessa boca malcheirosa.

Antes morto que vermelho disse...

cavu = ressabiado, palhaço!
não ganhaste nada!! só o prestigiado torneio do dubai e o zorro!!
Tens é dor de corno!!

A minha boca cheira a lampião... acabei de papar uma lampiona, deprimida por não ter ganho nada!!

Vai mostrar lisboa ao zorro!!

Antes morto que vermelho disse...

cavu: sou senil mas ao menos o fcp ganha alguma coisa
tu és burro, e principalmente um grande bufo.


BUFO!!!!!!!BUFO!!!!!!