quarta-feira, maio 23, 2007

As SAD´s e a Bolsa

As acções da Benfica SAD foram admitidas à cotação, na terça-feira, na Eurolist by Euronext a 5,00 euros/título.
O Benfica seguiu o caminho já antes trilhado por Sporting e Porto.
Duvido seriamente da bondade da solução!
Percebe-se o objectivo, mas não se pode ignorar o percurso descendente dos papéis de clubes de futebol cotados em bolsa.
Havia que dar liquidez aos accionistas, mas não se pode olvidar a desvalorização que os títulos de Sporting e Porto conheceram desde a sua admissão à negociação bolsista.
Tirará o Benfica proventos da dispersão do capital em Bolsa?
Não!
Retirarão os accionistas mais valias?
A experiência de Sporting e Porto diz-nos que não e o primeiro dia de cotação das acções do Benfica confirma-o.
Quanto muito, perderão menos pelo aliviar da pressão inflacionista e do valor suportado junto da banca pela custódia de títulos!
As acções de Sporting e Porto valem hoje quase menos 50% do que no momento da admissão à cotação.
As acções da Benfica SAD tiveram uma estreia brilhante na bolsa (atingiram o máximo de 6,02 euros), mas rapidamente entraram em terreno negativo, tendo terminado a sessão a perder 11,6%, para uma cotação de 4,42 euros.
Aliás, a queda da Benfica SAD na sua admissão à negociação não constituiu uma excepção, sendo antes a regra.
Segundo dados da Euronext Lisbon, no primeiro dia de negociação, a SAD do Sporting movimentou 130.292 títulos, tendo as acções acumulado uma perda de 14,32% nas duas primeiras semanas de negociação.
O Porto arrancou 111.221 acções transaccionadas, e duas semanas volvidas, os investidores já estavam a perder 6%.
Às cotações de fecho de Terça-feira, a Benfica SAD apresentava um valor de mercado de 66,30 milhões de euros, ao passo que Porto e Sporting demonstravam capitalizações bolsistas de 36,45 milhões e 53,13 milhões de euros, respectivamente.
Para que as acções do Benfica, Porto ou Sporting se valorizassem necessário seria que os clubes firmassem contratos televisivos ou publicitários chorudos, pois que os aspectos meramente desportivos não assumem relevância bastante para de per si motivar o mercado (veja-se que as acções portistas baixaram a sua cotação no dia seguinte ao da conquista do título de campeão nacional).
A variação negativa da cotação dos papéis do Benfica justifica-se, essencialmente, pela busca do próprio mercado em ajustar o preço com a realidade financeira da Benfica SAD.
Verifica-se um claro desfasamento entre a cotação e o valor contabilístico, pelo que o mercado caminhará no sentido da recomposição do equilíbrio.
Pese embora a Benfica SAD tenha comunicado um resultado líquido antes de impostos na ordem dos 4 milhões de Euros, o certo é que sem a incorporação da Benfica Estádio na Benfica SAD os capitais próprios desta sociedade apenas totalizam 11,7 milhões de euros.
Ou seja, encontra-se em “falência técnica”.
Sendo o capital social da Benfica SAD de 75 milhões de euros aquando da admissão à negociação de 15 milhões de títulos na praça financeira portuguesa, emerge que os capitais próprios eram inferiores em 541 por cento ao capital social, bem abaixo do limiar dos 50% que impõe o Código das Sociedades Comerciais.
Claro está que a incorporação da Benfica Estádio resolve o problema, mas urge inverter o ciclo de perdas que tem conhecido desde a sua criação.
Por outro lado, as blindagens legais sobre as SAD´s cerceiam-lhes interesse mercantil.
Na verdade, a impossibilidade do lançamento de OPA´s sobre as SAD´s ou os direitos de veto que legalmente assistem aos clubes fundadores afastam os possíveis investidores.
Falta liquidez às SAD´s.
O desinteresse resulta, também, da ausência de uma política de comunicação.
O mercado exige que as SAD´s e os seus administradores assumam outro comportamento, no sentido da rigorosa divulgação de factos relevantes, da transparência na política de contratações, do planeamento tempestivo da temporada seguinte e, sobretudo, da ponderação nas intervenções públicas.
Mas, mais do que tudo, o principal problema é de lógica.
Uma qualquer empresa procura gerar resultados que se reflictam em valor para os accionistas, ao passo que as SAD´s buscam conquistar títulos.
Inexiste uma qualquer lógica financeira que presida ou oriente a actividade das SAD´s.
Esta antinomia de propósitos cria uma contradição de vontades que afasta os investidores.
Aliás, o modelo financeiro que assenta na dispersão do capital em Bolsa parece irremediavelmente ultrapassado.
Hoje por hoje, assiste-se ao controlo dos clubes por grupos de grandes investidores.
Desde Inglaterra a França tem sido esse o sentido do devir financeiro dos principais clubes de futebol.
No futebol português e face aos espartilhos legais não se mostra possível, no imediato, a adopção de semelhante solução.
Por ora, resta-nos esperar que um qualquer toque de Midas transforme sociedades deficitárias em empresas lucrativas.
Actualmente, não descortino qual o interesse em investir neste tipo de sociedades, para além do emocional.
Dominadas pelo governo apaixonado de uma turba de administradores cujo fito primordial ou mesmo único repousa na obtenção de títulos não se mostram minimamente atractivas do ponto de vista financeiro.
Impunha-se uma lógica de criação de valor para os accionistas para que o paradigma bolsista funcionasse verdadeiramente.
Contudo, tal não acontece e ainda bem digo eu!

28 comentários:

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Isto das Sad´s é muitio engraçado coisa e tal, mas o assunto que está na "agenda do dia" é :
A "morte" de Zex. Zex morreu.Viva o Zex.
Soube por portas e travessas que sou um dos responsáveis da tentativa de homicidio sou eu: Um dos chibos.
Do seu assassinato via on-line NÂO!
A dita petição, que não ví, não lí e nem vou ler é a nova moda lagarta.Começaram com os moveis e agora, no velório do titulo, passaram a sua raiva aos Portistas outrora tão amigos.
Tenho pena que Zex se vá.Foi ele que me trouxe para este espaço.Onde sou diariamente vilependiado, insultado e agredido verbalmente, porque sei que fisicamente não o podem fazer, senão...
Conheço-os a todos e sei que
são todos uns brincalhões.
Só que, entre os brincalhões, há diferentes sensibilidades.
Diferentes poderes de encaixe.Cada um aceita as bricadeiras que quer aceitar.
É livre de o fazer.
Agora, ver homens de barba rija, a pautarem a suas actuações por aquilo que se diz e escreve no AQUI no confessionário é hilariante.
Quanto a mim:
Fica Macaco.
Fica Zex.Estás perdoado!
Um abraço

Mestrecavungi disse...

Querido Macaco,
Quanto ao assunto chibaria, sobre o tal concerto só soube que lá ias porque tú mesmo o disseste.
Tás a ficar velho....
Já nem te lembras do que dizes...

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, li atentamente o seu artigo. Gostava que me explicasse a situação Estado/Benfica, acções dadas para pagamento de dividas fiscais. Como está essa situação, sabe informar o blog?

Vermelho disse...

amigo cavungi:
Zex não morrerá!
Zex ressuscitará!
Deixá-lo fazer o seu "luto", que regressará ainda mais pujante!
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
o Benfica nunca deu acções para pagamento de dívidas fiscais.
as acções foram dadas como garantia (procedimento idêntico ao verificado com o Braga).
como o pagamento já foi realizado, a garantia desapareceu.
Finda a obrigação, finda a garantia.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, não se trata de raiva por alguém do FCPorto. Reconheça que os tripeiros surgem com um discurso que mete nojo: ganharam contra tudo e todos. E referem-se várias vezes aos jornais. Se Zex e Macaco fossem para o Norte, seguramente comprariam o JOGO, o Jornal de Notìcias, e veriam que o clube regional que é o FCPorto tem um tratamento privilegiado aí.

VermelhoNunca disse...

O pagamento está efectuado? Sendo assim nada mais tenho a dizer.
Vilavinho é que deve estar com os bolsos um pouco mais vazios...

Vermelho disse...

amigo nunca:
isso de certeza!
abraço.

Unknown disse...

Excelente artigo do Snr. Administrador, a demonstrar a enorme bagagem de conhecimentos de que dispõe sobre os mais variados temas.

Sobre o valor das acções do Benfica, tenho a dizer que, consultado agora mesmo o site da agência financeira -

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/bolsas.php?cod_bolsa=LS&codigo_lista=7 -

verifico que aquelas estão a ser vendidas hoje a 3,53 €, representando uma queda de cerca de 9% em relação ao fecho de ontem.
Não deixa de ser estranho que as acções de um dos 20 clubes mais ricos do mundo estejam a valer apenas mais 1 euro do que as do endividado e pobrezinho Sporting.

Num registo diferente, saliento a afirmação proferida ontem pelo Presidente benfiquista, LFV, de que "a próxima época será nossa".
Lá começam os benfiquistas com esta conversa!
MST dizia no artigo publicado ontem que o que irrita nos sportinguistas é o facto de viverem a lamuriarem-se, a encontrar sempre uma culpa alheia para os desaires próprios.
Até concordo, em parte.
Mas respondo que o que irrita nos portistas é a mania de que têm todo o Mundo contra eles (ganharam o campeonato contra tudo e contra todos, disseram, quando a mim me parece que a única pessoa que os ia impedindo de ganhar o título foi Jesualdo Ferreira).
Ora, nos benfiquistas, o que irrita é esta arrogância, este convencimento de que são e serão sempre os melhores, estas certezas de vitória.
E LFV começa cedo com estas afirmações de grandeza!
Haja paciência!

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Eu só reconheço duas coisas:
1- Ficámos em 3º lugar.
2- Acho piada que quando os Sportinguistas, que achavam que iam ser campeões, mas só mesmo eles acreditavem nissso,verificaram que mais uma vez perderam, descarregaram a sua azia nos outrora aliados e amigos Portistas.
Estes, com o seu habitual modo-salazarento do "contra tudo e contra todos" e sobretudo com o seu complexo parolo, no minuto seguinte a serem campeões, em vez de celebrarem os seus novos herois, lembraram-se de nós, e gritavam SLB, SLB, SLB, seguido de mais qualquer coisa.
Com diria Jesus, não Zex Jesus, "Isto do Fair play é tudo uma treta".

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Dizes que Zex ressuscitará.
Sabes isso como?
Telefonaram-te?
Tens contactos priveligiados?
Ou estás simplesmente a "chibar" algo que te disseram e vens para AQUI ao confessionário bufar coisas que te dizem da vida privada dos outros?
Como é que é?

Vermelho disse...

amigo JC:
as acções do Benfica ainda irão baixar mais - arrisco dizer que terminem a semana a cotar pouco mais de 3,20/3,30 e que na próxima a tendência negativa se confirme, sendo que a cotação se deve situar um pouco acima dos 2,75.
A pressão dos investidores é grande.
o que tiveram que suportar só em comissões de custódia dos títulos é uma enormidade e agora correm a vender para verem se atenuam as percas.
os títulos estiveram muito tempo sem serem transaccionados e isso reflecte-se nos primeiros dias de negociação.
depois, como digo, o mercado está a ajustar a cotação à realidade financeira da SAD.
com a incorporação da Benfica Estádio, as acções vão subir e estabilizar num valor próximo do actual ou mesmo na fasquia dos 4,00€.
todavia, continuo a dizer que seria preferível cotar as SGPS e não as SAD´s.
seria mais atractivo para os investidores.
abraço.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
como companheiro de chibaria devo dizer-te que se trata apenas de um desejo.
um desejo que espero ver concretizado em breve, até porque explicações já foram dadas.
zex ressuscitará, não sei se ao 3º dia, mas ressuscitará!
abraço.

VermelhoNunca disse...

AMigo Cavuvu, eu para descarregar uso o WC. O amigo sabe que eu odeio o Benfica, nunca o escondi. Quanto ao clube regional, nunca me viu aliado. Pode é existir consonância de opiniões, entre sportinguistas e tripeiros, no ódio ao Benfica.
Contra tudo e contra todos.

VermelhoNunca disse...

Mas alguém acredita nesta Bola on line???
"O ex-seleccionador de Inglaterra, o sueco Sven-Goran Eriksson, foi oferecido ao Benfica mas Luís Filipe Vieira não se mostrou receptivo à ideia, preferindo continuar com Fernando Santos"

Vermelho disse...

amigo nunca:
essa notícia é do Correio da Manhã, na qual se afirma que a razão principal da rejeição se prende com o elevado salário de Eriksson.
mais uma entre muitas.
abraço.

Antes morto que vermelho disse...

Dasssssss!!! cavu és mesmo estúpido que nem uma porta!!
só sabes é arrotar, tu é que te chibás-te todo sobre um aspecto da minha vida particular (que te foi revelado a nível particular,«), e depois vens para aqui branquear a tua chiabaria e senilidade!! é preciso ter lata para cagares o que cagas, bem dizem os gajos deste estaminé és mesmo o rei da barbaridade!!
tou velho mas não estúpido e sei que te chibas-te todo... tu é que és senil e tentas esconder isso!!
deves ser irmão do holterman... outro engraçadinho!

Antes morto que vermelho disse...

nunca: um clube regional?????? essa é melhor que o eriksson ter sido oferecido ao benfica...

Antes morto que vermelho disse...

cavu: chiba-te mais... sua verónica moser do blog!!
a prova da tua senilidade é não te lembrares, que quando esse clube menor foi campeão com o trap, o miguel e o armando a gritarem aos microfones: "ó pc vai pró cara***!"
essa mona já não funciona...

Antes morto que vermelho disse...

cavu: ainda bem que falas do salazar, pois esse marreta era grande amigo do benfica!!

VermelhoNunca disse...

Condómino Macaco, é isso mesmo: um clube regional! Esse é uma questão que o seu clube nunca conseguiu ultrapassar. Muito por culpa do presidente Costa, que tem imenso mérito nas conquistas do FCPorto, mas que nunca ultrapassou esse estigma. E os adeptos do contra tudo e contra todos mais contribuem para elevar a imagem do FCPorto, bandeira de uma região. Clubes com expressão nacional há 2: Benfica, o mais expressivo e SPorting.
Contra tudo e contra todos.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: olhe que não... olhe que não!

Unknown disse...

Amigo Nunca:
Segundo o site Sportugal, Custódio vai para o Dínamo de Moscovo por 2 milhões de euros, mais 500 mil euros do que o anunciado pela Bola mas mesmo assim ainda longe dos 5 milhões referidos pelo Jogo.
De qualquer forma, já me parece um negócio mais razoável do que os tais 1.5 inicialmente avançados.

VermelhoNunca disse...

como diz o slogan do jornal que assino, SPorting, antes ler que ouvir dizer. Aguardaremos informação ofical.
Contra tudo e contra todos

Unknown disse...

Á atenção do condómino Cavungi:
Beto no AEK!
Tal como sucedeu com Manduca, o Benfica conseguiu despachar o grande Beto para aquele clube grego, pela módica quantia de 500 mil euros!
Não há dúvida que fizeram um bom negócio.
Parabéns.
Força Beto!

Rui Oliveira e Costa disse...

Bom, devemos analisar esta questão sobre diversos prismas.

Será esta tendência das Sad's um epifenómeno? Ponto.

Será um fato feito à medida para servir interesses económicos de alguns actuais e ex- dirigentes desportivos? Ponto.

Valerá a pena continuar a seguir este modelo de gestão ou por outro lado será melhor ir vender rajás para a praia? Ponto.


Perante isto, parece que concordarão comigo que não deveremos TRANCAR esta discussão no armário dos mais recentes acontecimentos.

Para terminar, tenho uma cereja.
Kerry já ganhou! Está garantido. Resta apenas saber se por 10, 20 ou 30 pontos.

VermelhoNunca disse...

Veremos se a previsão do nosso administrador baterá certo.
"Acções da Benfica SAD com nova queda esta tarde
O valor das acções da Benfica SAD voltou a baixar durante a tarde desta quinta-feira.




As acções da SAD «encarnada», que de manhã estavam a ser negociadas por um preço abaixo dos 4 euros, mais concretamente a 3,80 euros, com uma desvalorização de 2,06%, recuaram à tarde 8,51%, para os 3,55 euros.

Desde a estreia, na última terça-feira, a Benfica SAD já perdeu mais de 29% em bolsa."

Na minha opinião não.

JorgeMínimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.