terça-feira, maio 15, 2007

Um Exemplo de Competitividade

A 29.ª jornada não definiu qualquer lugar relevante da tabela classificativa: campeão, vice-campeão (com entrada directa na Liga dos Campeões), sexto posto (dá acesso à Taça UEFA) e despromovidos.
À entrada para a última jornada, os candidatos ao título, Porto, Sporting e Benfica, mostram-se separados por apenas dois pontos.
O sexto lugar, que dá acesso à Taça UEFA, continua em aberto, acessível a três candidatos: Paços de Ferreira, U. Leiria e Nacional da Madeira.
O Paços de Ferreira tem 41, o U. Leiria 40 e o Nacional 38 pontos.
Beira Mar e Aves, com 22 pontos, e V. Setúbal, com 21 pontos, discutem entre si a permanência na Liga Bwin.
Tudo conjugado, cumpre concluir estarmos na presença de um dos mais emotivos campeonatos europeus.
Nas restantes ligas europeias, só a espanhola, holandesa e checa terão sido tão ou mais disputadas.
A quatro jornadas do fim, a liga espanhola segue ao rubro.
O Real Madrid assomou, este fim-de-semana, à liderança, ainda que em igualdade pontual com o Barcelona, que perdeu terreno ao empatar com o Bétis, 1-1, em Nou Camp.
Logo atrás seguem o Sevilha e Valência, a dois e quatro pontos dos líderes, respectivamente.
Na Holanda, o PSV conquistou o título na última jornada, ao vencer o campeonato por um golo de diferença do Ajax.
O Ajax era campeão ao intervalo, mas a goleada do PSV imposta ao Vitesse (5-1), deu o título à equipa de Eindhoven.
À entrada para a última jornada, o PSV, o Ajax e o AZ estavam empatados na classificação geral, sendo que a equipa de Alkmar se apresentava como a grande favorita à conquista do título, pois dispunha de vantagem no confronto directo com os seus adversários.
Contudo, acabou por ser derrotada por 3-2, no terreno do Excelsior.
Apresentando similar competitividade apenas o campeonato checo onde faltam duas jornadas para o final e ainda há quatro candidatos ao título.
Sparta Praga, Boleslav, Liberec e Slavia Praga estão separados apenas por três pontos, com o primeiro e o terceiro classificados com um jogo em atraso.
Na Alemanha, a reviravolta deu-se a duas jornadas do fim, com o Estugarda a assumir a liderança em detrimento do Schalke 04.
O Estugarda entra para a última jornada com três pontos de avanço e basta-lhe um empate para se sagrar campeão alemão, numa luta a dois, 15 anos após o seu último título.
Em França, Itália e Inglaterra, já se conhecem os respectivos campeões, título que alcançaram de uma forma razoavelmente tranquila.
Em França, assistiu-se a mais um passeio triunfal do Lyon, que conquistou o hexa.
Em Itália, após o escândalo que abalou o calcio na época transacta, o Inter de Milão não conheceu dificuldades em alcançar o título, tamanha foi a vantagem que granjeou para o segundo classificado Roma.
Em Inglaterra, o Manchester United averbou o seu 16º título e impediu que Mourinho conquistasse o tri-campeonato.
Manchester United terminou o campeonato com mais cinco pontos que o Chelsea, dando-se ao luxo de perder na última jornada frente ao West Ham.

46 comentários:

Unknown disse...

Não me recordo, de facto, de um campeonato em Portugal que tenha sido tão competitivo como este, nos seus vários patamares: Campeão, acesso directo à Liga dos Campeões, Uefa e despromoções.
Não se saber à entrada para a última jornada quem vai ficar nos 3 primeiros lugares, em 6º e nas duas últimas posições traduz, na verdade, um dos campeonato mais competitivos da Europa.
Não me parece, contudo, que isso signifique uma aumento da qualidade das nossas equipas ou o nivelamento destas "por cima".
Pelo contrário: para as três primeiras posições surgem apenas como candidatos os habituais 3 grandes, tendo desaparecido o habitual out-sider que se tentava intrometer entre eles - em tempos, o Boavista, ultimamente o Braga;
O nível do 6º candidato a um lugar europeu é, em minha opinião, francamente baixo, pois que tanto Leiria como Paços de Ferreira ainda há pouco tempo andaram pela 2ª Divisão e são clubes que no início do campeonato apenas se propõem a não descer;
Os que lutam por não descer são clubes que alternam com frequência entre os dois escalões maiores.
Competitivo sim, mas com um fosso cada vez maior entre os 3 principais clubes e os restantes.

Vermelho disse...

Amigo JC:
concordo, em absoluto, contigo.
competitividade sim, mas nivelada por baixo.
o fosso entre os grandes e os demais acentuou-se e a perca de qualidade das nossas equipas foi evidente.
abraço.

Unknown disse...

São já conhecidos os árbitros para os jogos dos três grandes.
João Ferreira de Setúbal no Benfica-AAC;
Jorge Sousa do Porto no SCP-Belenenses;
Olegário Benquerença de Leiria no FCP-Aves.
Destaco a nomeação do Larápio para o FCP-Aves.
Para o jogo do título, é nomeado um árbitro sem qualidade, que recebeu nota negativa pela sua arbitragem desastrosa no último jogo que arbitrou, o AAC-Braga.
Falta de bom senso da comissão de arbitragem?
Um árbitro que não esteve à altura de um jogo bem menos complicado como o foi o AAC-Braga, como pode ser escolhido para arbitrar o decisivo FCP-Aves?
É óbvio que a diferença de potencial entre estas duas equipas até indiciaria, noutras circunstâncias, um jogo fácil de dirigir.
Mas atendendo ao que está em jogo -o título para o FCP e a manutenção para o Aves - não seria de nomear um árbitro menos polémico e com mais qualidade?
Isto para já não falar da nomeação de um árbitro do Porto para arbitrar o SCP-Belenenses.
Não acredito em bruxas, mas que as há, há.

VermelhoNunca disse...

Larápio está onde deveria estar, pronto para uma eventualidade. Ganhemos o nosso jogo, amigo JC, e depois rumamos para o Jamor.

Vermelho disse...

amigo jc:
lembraste o que escrevi ontem a propósito do jogo do Porto?
"penso que o Porto irá vencer, com maior ou menor dificuldade, o Aves.
Não concebo outra hipótese!
o futebol português teria que ter mudado muito para que tal não se verificasse!
E, infelizmente, não mudou!"
esta nomeação insere-se no quadro descrito.
estou curioso para ver onde irão jogar Nuno Espirito Santo e Jorge Ribeiro na próxima época e a forma como será composto o plantel do Aves, mormente que empréstimos receberá.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, e se o SPorting ganhar este recurso?.
"Recurso do Sporting sobre jogo com a U. Leiria discutido sexta-feira"

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho:
Não seja tão venenoso para os tripeiros. O grande escândalo até poderá vir do conselho de justiça, com a deliberação do recurso do U. Leiria-Sporting. Se o jogo tiver que ser repetido, ainda vai ser escrita muita tinta sobre este campeonato. Como é possível demorar tanto tempo para resolver este caso? Ser resolvido na véspera da última jornada ou já depois de acabar o campeonato, é uma perfeita barbaridade!!! Temos um futebol de mer##!!!

samsalameh disse...

Como é que é possível nomearem o pior árbitro de futebol dos últimos e que é sobejamente conhecido em beneficiar o Futebol Clube do Porto!?!?
Basta até vê-lo na rábula do Gato Fedorento e ver o jogo entre o FCP e o Benfica em que o homem foi um autêntico desastre...
Meus amigos, apesar de ir à Luz neste domingo, o campeão com este árbitro já está garantido, será infelizmente o FCP!
Mas, segundo li há pouco na página do Record o jogo entre o Leiria e o Sporting poderá ter que ser repetido...Será assim!?
Caso o FCP seja campeão, espero que, ao menos, o Sporting consiga ganhar na Secretaria!!!
Agora, o Olegário...Tá tudo dito!!!

Vermelho disse...

amigos:
a classificação da Liga dos Astros já foi publicada.

amigos nunca e mínimo:
sinceramente, não acredito na repetição do Leiria/Sporting.
do que li do acórdão da CD da Liga não me parece que o Sporting logre vencimento do recurso apresentado.
mas, mais não me pronuncio, pois que, como sabem, disse antecipadamente que não comentaria quaisquer questões relacionadas com o CJ.
abraços.

Unknown disse...

Ridículo e tremendamente frustrante seria o jogo entre o SCP e o Leiria ser repetido e o SCP perdê-lo e, à conta disso, perdesse o 2º lugar para o Benfica ou até o 1º.

Antes morto que vermelho disse...

as ilusões da lagartada...onde é que já se viu um jogo ter que ser repetido????

a lagartada já tem uma justificação quando perder o campeonato no domingo: "o árbitro do jogo do porto foi o olegário"
estava a ver que nesta altura não havia justificação, é que desta vez não há um pintelho que entrará no olho do árbitro e que fará com que o mesmo não vá ver uma hipotética mão de um jogador do porto na sua área... já estou mais descaçado! A lagartada já arranjou justificação

samsalameh disse...

Caro JC,
Só haverá problema na repetição do jogo caso nomeassem o Olegário para o Leiria-Sporting...Aí sim, já diria que seria melhor não repetirem o jogo...
Se queriam que os estádios dos três grandes estivesse cheios neste fim-de-semana, depois de se saber a nomeação do Olegário, nem o Estádio de Alvalade, nem o da Luz ultrapassarão metade da sua capacidade máxima de espectadores!!!

Unknown disse...

Caro Salame:
Não sei se já reparou, mas o meu avatar foi escolhido propositadamente a pensar em si.
É uma pequena homenagem aos seus últimos dias de homem solteiro.

samsalameh disse...

Obrigado JC e obrigado a todos aqueles que assitiram comigo ao jogo de Júniores que opôs o Estrela de Portalegre - Visitante!!!
Foi um jogo com muitos golos, muita emoção, algumas falhas no capítulo técnico da arbitragem e com um resultado final que ninguém esperava e que só no último minuto se soube o vencedor da partida.

VermelhoNunca disse...

" O que me parece importante é que os três vereadores do PS presentes nesta reunião ficaram cientes de que a proposta tem condições para ser aprovada.Não há razão para ser reprovada. Na análise que fizemos esta proposta cumpre o regulamento do PDM por isso não se pode dizer que é uma proposta ilegal"- palavras de Dias Baptista em 27 de Abril de 2007, após reunião com Soares Franco. Dias depois inviabilizou a votação.

Vermelho disse...

amigo sam:
grande jogo!
enquanto o meu caro amigo se passeava (literalmente) pelo kartodromo de Portalegre, tive ocasião de assistir, na companhia de uma loura bem saborosa, a uma soberba execução de um penalty.
abraço.

Unknown disse...

Caro Nunca:
Como eu pensava e já aqui disse, alegar-se que o projecto do SCP viola a lei parece ser apenas uma opinião, no caso desse desmiolado do Vómito Fernandes que quer é protagonismo.
Opinião essa que se calhar nem fundamento tem.
No meio disto tudo, prejudica-se um clube de futebol com manifesto tratamento diferenciado relativamente a outro clube nas mesmas circunstâncias.

Vermelho disse...

amigo jc:
se é só uma opinião, por que razão se adiou a votação?
abraço.

Unknown disse...

Sinceramente não sei, mas se o tal de Batista disse na verdade ao SOares Franco que estava tudo em ordem e dois dias depois votou o adiamento, não foi seguramente por haver violação da lei. Ou mudou de opinião em dois dias?
Aliás, se há violação da Lei, não se adiava a deliberação, indeferia-se o pedido.

VermelhoNunca disse...

Sabe porquê, amigo JC? Porque termos eleições em Julho, e porque fica bem "afrontar" os interesses dos clubes, dando ainda assim a "mão" aos benfiquistas, por ficava mal resolver esta questão com o Sporting. Sabe que o animal do CDS, Anacoreta Correia, também votou a favor do adiamento? Sabe porque motivos? Porque, segundo ele, é lagarto e escrevia no jornal do Sporting, portanto não queria ser tendencioso!!
Mas alguém acredita num animal destes?

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, Dias Baptista, vereador do PS, não disse a Soares Franco que estava tudo bem, disse-o à comunicação social, após a reunião com SF.

Unknown disse...

Mais grave ainda, caro amigo Nunca.

Vermelho disse...

amigo jc:
adiou-se para ultrapassar os vícios de que padecia a proposta.
adiou-se para que a proposta fosse alterada no sentido da sua conformidade com a lei, pois que não contemplava as necessárias cedências de áreas de terrenos para equipamentos colectivos e espaços verdes.
aliás, tal já havia sucedido da 1ª vez que foi apresentada.
como na 2ª vez a proposta não havia sido alterada...
abraço.

Unknown disse...

Caro Nunca, diga-me por favor:
O futuro Presidente da Câmara de Lisboa - o ex-candidato à Câmara de Loures, que pôs um Ferrari a competir com um burro na Calçada de Carriche na hora de ponta matinal e que festejou antecipadamente a sua vitória nessa eleições que depois não se confirmou - é benfiquista ou sportinguista?
Rezo para que seja benfiquista, pois que se for sportinguista, e como já vem sendo hábito, o mais provável é que a urbanização do SCP nunca mais seja aprovada.

VermelhoNunca disse...

Claro que é mais grave, concordo consigo. Ele também acrescentou outras pérolas:
"O Sporting apresentou os seus ponto de vista e as garantias que tem contratualizadas com a CML.Nessas garantias existe um contrato programa que clarifica os direitos concedidos ao Sporting da edificabilidade de 109 mil metros quadrados, mais 29 mil metros quadrados. O Sporting demosntrou que tem direito a eles"
Que conclusão tira daqui, amigo JC? Será que "somos loucos"?

VermelhoNunca disse...

AMigo Vermelho, você não tem razão no que diz. Fique a saber que as cedências para áreas verdes previstas no PDM, podem ser legalmente dispensadas pela CML, em diversas situações.A CML, primeiro e depois a Assembleia Municipal-passo a citar: "considerar que as taxas ou compensações alternativas aplicávia nas operações de licenciamento de urbanização promovidas pelo SCP se consideram dispensadas em consequência dos serviços prestados à comunidade pelo SCP enquanto instituição de utilidade pública."
Portanto amigo Vermelho, não insista nessa sua teoria, porque ela não corresponde à verdade.

Unknown disse...

Caro Amigo Vermelho:
Como já disse, desconheço se o projecto do SCP obedece ou não aos requisitos legais.
O que sei é que isso que dizes é o que Sá Fernandes alega.
Contra essa opinião, emerge o protocolo celbrado com a Câmara, votada por unanimidade à excepção do Vómito, e a declaração do Dias Batista, vereador do PS, à comunicação social, acima transcrita pelo amigo Nunca.
De igual forma, o facto de Ancoreta Correia ter dito - como refere também o Nunca - que apenas votou o adiamento para não ser acusado de tendencioso.
É todo este quadro que me leva a considerar que o projecto pode, na verdade, não ser ilegal.
Pois que apenas o Vómito, que eu saiba, invocou uma pretensa ilegalidade para não votar o projecto.

Vermelho disse...

amigo nunca:
se podem ser dispensadas, é porque, antes de mais, existe a obrigação de cedência.
inexiste possibilidade de dispensa se não existir previamente uma obrigação.
abraço.

Vermelho disse...

amigo jc:
volto a perguntar:
se não há ilegalidades, por que razão não se votou?
por que razão se adiou?
abraço.

Unknown disse...

Amigo Nunca:
Vejo que conhece bem os contornos legais do caso em apreço.
Eu desconheço essas particularidades do PDM
Se é assim como diz - se os munícipios podem dispensar, legalmente, as exigências do PDM quanto aos espaços verdes - e se foi isso que a Câmara de Lisboa efectivamente fez, não existe manifestamente, qualquer ilegalidade.
A questão é até muito simples:
Em tese, os projectos de urbanização devem respeitar uma determinada quota de espaços verdes. Podem, porém, ser dispensados de a respeitar pela própria Câmara, com base em determinados fundamentos que a lei prevê.
No caso, foi isso que aconteceu, por se entender que esses fundamentos estavam verificados, fundamentos esses que seriam os relevantes - e indiscutíveis -serviços prestados ao Município pelo SCP.
O que o Vómito agora questiona é se isso era ou não motivo para se dispensar o SCP de respeitar a tal quota, sendo certo que a Câmara entendeu que sim.
Fundada e legalmente.
Será mais ou menos isto que está a acontecer, não Amigo Nunca?

Amigo Vermelho:
A resposta à sua pergunta está neste meu comentário.

samsalameh disse...

Esta vossa questão parece-me autenticamente ridícula!!!
1. Por que razão a Câmara de Lisboa ofereceu terrenos ao Sporting (tal como faz ao Benfica) quando a edilidade está em falência técnica!?
2. Não haveria melhores alternativas!?
3. Por que razão não dá os terrenos a outros habitantes de Lisboa que tanto dele precisam (mais que os clubes de futebol)!?
4. Os clubes só sobrevivem à custa de terrenos que são de todos nós!? Se assim for, mal, muito mal vai o País e nós ainda por cima nada fazemos para contrariar este tipo de negociatas, quando o dinheiro e os terrenos seriam bem mais úteis se investidos para quem deles efectivamente precisa!!!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, a questão é que foram dispensadas, e não como o amigo diz num dos seus posts. Você joga com as palavras.

Mestrecavungi disse...

Noticia do jornal Record:
No treino do Benfica, Beto fez de Petit.
Está tudo dito.O Engº é um imbecil.
Ponto final.
Beto????

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, acrescento-lhe outra informação. Os terrenos onde foi construida a estação de metro do Campo Grande eram do Sporting. O Sporting cedeu-os à CML, para construção da estação. Em troca recebeu direitos de construção de 4 edificios por cima da estação. Esses direitos que o Sporting detém e quer vender a troco de bom dinheiro também se encontram para discutir.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, a questão do PDM é exactamente como a refere no seu post. E o Sporting está enquadrado nessa dispensa de cedência para espaços verdes. Agora, um merdoso qualquer aparece, com sede de protagonismo e diz que , a ser aprovado, manda para o Tribunal Constitucional. Claro que o Sporting queria evitar essa situação, mas para ver como a razão assiste ao nosso clube, pura a simplesmente não cedeu em nada, o que indicia logo a segurança que temos em como a razão nos assiste. Politica, apenas isso.
Entretanto esse Anacoreta Correia já não escreve no jornal do SPorting, pois assim poderá votar conscientemente, ser ser acusado de beneficiar este ou aquele.

Unknown disse...

A obrigação de cedência de espaços verdes aos municípios é, de facto, uma obrigação.
Vivo numa urbanização que cedeu à Câmara 3.000 m2 de espaço verde.
Mas tudo isso foi contratualizado com a Câmara.
No âmbito desse acordo, o construtor incluiu também o logradouro do prédio, que em lugar de se destinar a uso exclusivo dos condóminos ficou afecto ao uso público: qualquer marmanjo pode lá estacionar o carro, o que significa que nós, condóminos, nunca temos lugar de estacionamento, sendo certo que no preço que pagámos pelos nossos apartamentos estão incluidas as obras nesse lgradouro e nos espaços verdes.
Em dias de futebol até na rampa de acesso às garagens chego a ter carros parados.
Como contrapartida, o construtor teve de pagar menos impostos à Câmara.
Podia ter pago mais impostos à Câmara e ter cedido menos área de espaço verde e ter afecto o logradouro a uso privativo dos condóminos.
Urbanizações bem maiores que a minha têm menos área de espaço verde, quando a têm, pois que outras nem um centímetro cederam para espaços verdes!
Isto para dizer que tudo isso é negociável, ao que me parece, sem que se estejam a cometer ilegalidades.
A Cãmara de Lisboa parece ter entendido que o SCP já tem cumprido tantas obrigações para com a Câmara e prestado tantos serviços ao município - nomeadamente no âmbito do desporto e no arranjo de toda a zona de Alvalade, para já não falar nos terrenos cedidos ao Metro e ao interface - que entendeu dispensar o SCP dessa obrigatoriedade de ceder terrenos para espaços verdes.
Se isso estiver previsto na Lei - a possibilidade de serem dispensados de cederem terrenos para espaços verdes com base em certos pressuspostos - então não vejo aqui qualquer ilegalidade.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, tanto assim é, que vai ver que lá para Outubro ou Novembro, sairá a tal licença para construção, exactamente nos mesmos moldes que hoje o SPorting defende. Só que nessa altura alguém , PS, calará o marreta do Fernandes. Mas agora fica bem não dar aos clubes. Mas quano deram ao Benfica, quem sabe sob ameaça de serem invadidos, o Vómito nada disse.

Unknown disse...

Ilegalidade haveria, parece-me, se das duas uma:
A Lei não previsse que as Câmaras Municipais pudessem dispensar os munícipes da obrigação de cederem terreno para a construção de espaços verdes;
ou se, prevendo essa possibilidade com base na verificação de certos pressupostos, estes não se verificassem no caso concreto.
Aí sim, haveria uma manifesta ilegalidade e o Vómito teria toda a razão para vomitar.
Agora se a lei prevê essa possibilidade mediante a verificação de certos requisitos e se estes existem, então não vejo onde está a ilegalidade.

Unknown disse...

Caro Salame:
A Câmara cedeu terrenos ao SCP porque o SCP, antes, cedeu também terrenos seus, nomeadamente para a construção do Metro!
Depois, porque os clubes cumprem uma função que seria das Câmaras e da qual estas, normalmente, se desoneram, qual seja a de proporcionarem aos munícipes a possibilidade de praticarem desporto - ginástica, natação, atletismo, futebol, etc.,

VermelhoNunca disse...

O Vómito vomita, sempre que abre a boca. Acabou de vomitar agora mesmo, ao dizer que quer uma frente alargada para as eleições de 1 de Julho.
Há pouco questionou-me qual o clube de Costa, não faço ideia.

VermelhoNunca disse...

As Câmaras dão a inúmeros clubes em Lisboa. Naturalmente que não dão ao Oriental o mesmo que ao Benfica. Mas ajudam imensos clubes e colectividades desta cidade. Veja-se o Belenenses, por exemplo, aquando da construção da piscina, projecto que também esteve imensos anos na gaveta.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
O Escurinho será provavelmente o futuro presidente da CML.Infelizmente.sabemos o que costuma ser a gestão socialista na nossa cidade, mas enfim é o que temos.
O Escurinho é Sportinguista.
Poderá na altura resolver o imbróglio Sá.Este também será eleito vereador pelos burgueses do bloco.Assim vai continuar a aborrecer a malta.
Forca Sá
Forca Costa.

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Faço votos para que lhe paguem, finalmente, a dívida das refeições que tem fornecido às crianças de Lisboa.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
O escandalo tem esta dimensão.
15.000 refeições são servidas diariamente por 3 empresas ás crianças de Lisboa.
São cerca de 37.500 euros dia que não são pagos.Isto desde 2004.
Contudo estas empresas pagam todos os meses salários, iva, fornecedores etc.
Um dia iremos receber.
Porque neste Portugalzinho de meia tijela é regra de ouro, o estado pagar mal , mas pagar sempre.
Até lá, aguentem.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavuvu, não é por Costa ser sportinguista que vai resolver o que quer que seja. A ser assim, Sampaio, Santana, Carmona já o teriam feito. Vai resolver porque passando as eleições, todos darão razão ao Sporting.

holtreman disse...

Vuvas, tens a certeza que Tó Costa é do Sporting?
Sei que o irmão dele , Ricardo da SicN é um grande sportinguista, agora o Toni do Ferrari não sei.