segunda-feira, setembro 20, 2010

Benfica: mais qualquer coisa - Sérgio Pereira

onto prévio: o Benfica ainda não é excelente. Não foi a vitória no derby, indiscutível em toda a linha, que virou as coisas do avesso.

Muito do melhor que os encarnados fizeram frente ao Sporting, por exemplo, nasceu de lançamentos longos que a defesa leonina tinha obrigação de defender melhor.

O Benfica da última época jogava à bola com mais qualidade.

Mas é indesmentível também que a equipa está a crescer. A última semana foi nesse aspecto sintomática. Duas vitórias, ambas muito justas.

A maior evidência é esta: o Benfica está a ganhar intensidade. Nos dois últimos jogos pareceu uma equipa mais pujante, mais consistente, que defende melhor e sobretudo é mais robusta no aproveitamento das saídas rápidas para o ataque.

Cardozo e Saviola, por exemplo, fartaram-se de ganhar bolas perante os defesas do Sporting. O paraguaio foi aliás o caso mais evidente da intensidade crescente do Benfica: marcou dois golos, atirou uma bola ao poste e rematou duas vezes às malhas laterais.

No fundo é isso que aos poucos está a mudar na Luz. É verdade que não é tudo, nem sequer se torna agradável à vista como já foi, mas já é qualquer coisa. É sobretudo um bom princípio. O Benfica pode partir daí para outras conquistas.

Sem comentários: