terça-feira, março 14, 2006

Alienação de Património - Inevitabilidade, Necessidade ou mero acto de gestão?

Como se sabe, no final desta semana, realiza-se reunião magna dos sócios leoninos no sentido da apreciação de uma proposta da direcção para a alienção do património recentemente edificado.
Louva-se tal sugestão na necessidade imperiosa de assim proceder por forma a garantir o cumprimento das obrigações bancárias em que o clube se acha incurso.
Notáveis conselheiros leoninos se têm pronunciado publicamente sobre o problema, divergindo na resposta.
O conjunto dos dirigentes do Sporting que encarnaram o denominado Projecto Roquette, com excepção para Dias da Cunha, mostram-se favoráveis à venda do edificado, ancorando-se na inevitabilidade de tal decisão, à míngua de outras fontes de receita.
O conjunto de dirigentes que, de uma forma ou de outra, representam o Sporting pré-Roquette mostram-se unânimes na rejeição da alienação.
Certo é que a ponderação de tal venda não pode deixar de significar a falência do chamado Projecto Roquette.
Aliás, não percebo como é que aqueles que o protagonizaram se apressam a propôr e a sustentar a alienação do património.
Então, a gestão rigorosa não soube prever os encargos que advinham da construção do estádio e estruturas adjacentes? foi aventureira ao ponto de não equacionar, previamente, o montante das obrigações futuras ou, se o fez, de não assegurar os meios necessários à sua satisfação? não partiu para a decisão de edificação baseada em estudos sérios de sustentabilidade do projecto?
O que se passou?!
Por que razão as sucessivas gestões não cumpriram com o "project finance"?
Porque, como os outros, são incompetentes.
Gerem à vista, ao sabor da bola na trave, da contestação dos sócios, gastando o que podem e o que não podem.
A gestão pseudo-rigorosa e diferente, foi igual às outras - quis ganhar e, mais do que isso, viu-se forçada a fazer por isso.
O Sporting, desde que Roquette e seus séquitos assumiram o poder, criou a SAD, cotou-a em bolsa, construiu um estádio e edifícios adjacentes, uma academia de futebol, alcançou sucesso desportivo.
Todavia, a pedra angular do Projecto ficou por cumprir - o tal rigor gestionário, pura e simplesmente, não existiu, nem existe.
O equilíbrio que se procurava não se alcançou, antes se agravou.
Financeiramente o Sporting está pior.
O Sporting vê-se hoje na contingência de ter que vender património para fazer face às suas obrigações.
A SAD está descapitalizada, o deficit de exploração crescente e o passivo monstruoso.
Roquette e seus apaniguados falharam, comprometendo o futuro do Sporting.
Alienar património é uma inevitabilidade, a última das tábuas de salvação.

37 comentários:

Zex disse...

Obrigado sr. porteiro !
Já ontem eu e o condómino Cavungo, não com a propriedade de V. Exa, alertávamos para esta realidade.
O que se questiona, parece-me, não é a incompetência dos dirigentes, que me parece óbvia e igual às dos outros clubes. O que se pergunta é qual a eficácia dessa gestão de "rigor, equilíbrio e sustentabilidade", que era única e diferente da dos outros clubes.
Será que estes são diferentes ou estarão todos dentro do mesmo "saco" ?
Parabéns sr. porteiro por este brilhante post, há muito que não conseguia atingir este nível !
Mas cuidado com o sr. muceque que não admite, sequer, a constatação desta evidência.
Citando António Dias da Cunha: "se este deficit for verdadeiro, alguém irá para a cadeia".
Barça siempre !

Costa disse...

Em clubes que não se vive para a fotografia nem para os media, nem seuqer para o National Geografic, com uma triste cena de uma ave descuidada, zarolha (tipo Diamantino Miranda) a deslizar por um campo à procura de um pedaço de carne (tipo Petit), estas coisas podem acontecer, mas pelo menos sabe-se para onde foi o dinheiro, infra-estruturas, reteretes, autocarros, bombas de combustível, máscaras, plasticina para imitar o nariz do Coke, enfim, um manacial de coisas.
Agora, e no Glorioso, para onde vai o dinheiro, terá o mesmo destino que as contas do Alverca e do Estorial, cujas figurinhas eram aquelas que agora se abrilhantam no Glorioso.
Para além de óculos para a águia, toalhas para o Eusébio, aágua oxigenada para o Peti, tacões altos para o Simão, apara pestanas para o Miccoli, segurança nos aeroportos, jantares no Sapo, onde gasta o Benfica o seu dinheiro?
Ah, pois investe na Liga de Clubes e nas arbitragens, enfim o Benfica é um clube cheio de L CASEI, tem muitas Devesas (Netos e Cia).
Donde provém esse dinheiro que permite ao Benfica adquirir os passes de jogadores ao Vitória de Setúbal por um preço superior ao pedido e suportar um salário mensal ao Moretto acima do que este equacionava?
Para já não falar no caso Marcel, sendo certo que neste caso, as notas depois apareceram na mala do presidente da Briosa.
Não sei qual a preocupação dos outros com o SCP, quando este clube tem vários jovenns talentos, e inúmero património.
Já o Benfica não consegue vender o Simão, há já 2 anos. O mantorras será que ainda se continua a valorizar? Vai vender quem o Karagounis, o Pestanas, q não é deles, o Petit, o Beto, o Ricardo Rocha????
O Nuno Gomes que também veio de um clube falido?
Esquecem-se que já tiveram a operação Coração, agora a tanga dos Kits.
Para o ano, o que sérá?
Uma OPA sobre o Samora Correia?
A fusão com a Quimigal?
Deixem-se de tretas.
Asilem a águia, pelo menos.
Por falar nisso, já registaram a águia?

Zex disse...

O que acho engraçado é que parece que é proibido falar das contas do Sporte. É o novo tabu ?
Viram-se logo contra os outros e começam a falar dos outros.
Comentem as contas do Sporte, não as dos outros, como fez o sr. porteiro !
Falem, também, sobre a vossa casa !
Não comecem a disparar para todo o lado com medo de falar da Assembleia Geral e dos problemas aí colocados !
Esta é a questão da ordem do dia, não os problemas dos outros.

Muceque disse...

Quem se julga o sr. porteiro, para após dissertação sobre as contas do Sporting, propor a venda de património? Por acaso é sócio do Sporting? Vai à assembleia de 6ª feira? Limite-se a dar a sua opinião. Quanto ao comentário do sr. Zex apenas refiro que prefiro que o meu clube apresente as contas que apresenta, do que encapotá-las, apresentando-as de modo confuso e leitura diversa, com o beneplácito de Valentim Loureiro( sim, este senhor esteve na apresentação das contas do benfica, vai lá saber-se porquê). Já agora sr. Zex explique-nos a todos o que é feito daquele admistrador do seu clube que tanta polémica levantou aquando de pagamentos de avultadas quantias a membros da SAD do seu clube? Conseguiram silenciá-lo?

Zelador disse...

Caro Administrador:
Mais uma vez, a clareza do seu raciocínio e brilhante capacidade de análise se mostra representada no presente artigo.
Não posso, contudo, deixar de manifestar a minha estranheza pelo facto de, agora que o Doido da Cunha já não é Presidente do Sportingue, vários condóminos o citarem constantemente, como se cada baforada de ar que o mesmo expele fosse um novo Mandamento.
E esta útlima atordoada dita pelo Snr. Doido da Cunha dá-me grande vontade de rir.
Então o Doido da Cunha esteve vários anos como Presidente do Sportingue, era ele o responsável pelo clube no início da época, foi com ele que toda a época foi planificada e vem agora dizer que com este déficit alguém irá para a cadeia?
Se calhar o primeiro candidato a ir apra a cadeia será ele, talvez até não para a cadeia mas para o Júlio de Matos.
Tenha juízo, snr. Doido da Cunha, e tenham juízo também todos os condóminos que agora o citam, como se ele fosse o grande Provedor do Futebol do Sportingue.
O Snr. Doido da Cunha conseguiu estrampalhar todo o Projecto Roquete e vem agora imputar culpas à actual Presidência????
Foi ele o responsável por uma bacoca aliança com o Snr. dos Pneus e com o Luxemburguês que bem tramou o Sportingue, que foi totalmente comido o ano passado pelo Benfica sem uma palavra da Presidência do Sportingue?
Qual manifesto qual carapuça!!!!
Snr. Doido da Cunha: ponha uma mantinha nas pernas e deixe-se estar quietinho em casa a ver a Praça da Alegria.

Zelador disse...

Snr. Administrador:
Para quem não viu o meu comentário postado no artigo "Cuidado", referente a esse monstro da arte de comunciar através da imprensa que é o Koeman (ou deverei voltar a dizer, Go, man) eu sou o Carlos, agora com o nome de Zelador, já que em tal cargo fui investido pelo sempre atento Zex.
Como já disse, este artigo sobre o património do Roquete traduz mais uma perspicaz análise na linha do que já nos habituou.
Parece inevitável, de facto, a venda do património do Sporting, perante o acumular de passivo que representa os erros de previsão orçamental que têm minado a gestão do sporting nos útlimos anos.
Não creio, porém, que tal represente a falência do Projecto Roquete e não posso de deixar de manifestar aqui o que penso sobre o assunto:
Roquete foi, após João Rocha, o melhor presidente que o Sporting teve.
Não só desportivamente como em termos de crescimento do Clube: foi feito um novo estádio, foi construída uma Academia, criou-se a SAD, o SCP foi cotado em Bolsa.
Tratou-se de um projecto inovador e pioneiro em Portugal, que, depois, as demais equipas se apressaram a copiar.
Em termos desportivos, ganhámos dois campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Supertaças, e esivemos presentes numa final da Taça UEFA.
Conseguimos, ainda, trazer uma final de uma Taça Europeia para o nosso estádio.
Mais sucesso desportivo do que este só mesmo o Porto, que, como se sabe, domina o Futebol Nacional há duas décadas.
O Benfica tentou fazer igual e apenas tem construído o Estádio e um conta com um ex-Presidente na cadeia (O Vale Azedo, para quem não se lembre), sendo certo que o seu passivo é, se não me engano, 1/3 superior ao do SCP.
Importa, contudo, saber se o actual déficit do SCP é da responsabilidade do Projecto Roquete ou se não será antes consequência do facto de termos tido nos últimos anos na presidência um senhor chamado Doido da Cunha.
Este senhor, que nunca, durante os anos em que foi Presidente, disse o que quer que fosse em relação às contas do SCP - pelo contrário, sempre veio levantar a voz contra os que diziam que o SCP estava falido - surge agora a atacar a actual presidência, que tem alguns meses de mandato, no momento mais inoportuno possível: nas vésperas de uma assembleia geral e numa ocasião em que o Sporting está na luta pelo campeonato.
Se o Snr. Doido da Cunha quer contrariar e discutir as propostas do Soares Franco, que o faça na Assembleia Geral, que apresente soluções alternativas, que explique o que andou a fazer no SCP estes anos todos e que se candidate à Presidência do SCP.
Se o fizer, verá o que os sócios pensam dele, pois que a sua votação não será superior, com toda a certeza, á que o Garcia Pereira obteve para a Presidência da República.

Costa disse...

Por falar em Garcia Pereira, meu co-municipe, será que o Koeman anda com o cachecol daquele Ilustre Causídico, por prever que lhe vai acontecer o mesmo, ou seja não ganhar nada?

LoboBorralho disse...

Caro administrador:

Tendo consultado o seu espaço amiúdes vezes ao longo dos últimos meses sem nunca antes participar, escolhi o dia de hoje para o fazer. Apresento-me como benfiquista, mas benfiquista esclarecido e amante do jogo pelo jogo. Esta minha declaração vai no sentido de lançar alguma critica a membros, que embora me divirtam, desvirtuam o objectivo do seu espaço. Penso que intervenientes radicais como Muceque, Costa, Cavungi, Costa, em nada dignificam este debate. Mesmo Zex que mantem um discurso aprumado, mas à mínima critica torna-se um elemento agastado. Holtreman, nome de alguém ligado a um clube que não o meu, mas que respeito plenamente, é outro elemento que, no meio de discursos onde aplica palavras ditas "caras", intervem com inflamadas declarações onde insulta qualquer adepto do Benfica( refiro-me à sua reacção após a brilhante vitória do Benfica sobre o Liverpool, vindo depois a pedir desculpas pelos seus excessos). Esse não é o meu modo de ver o desporto. Como pode verificar tanto faz serem adeptos deste ou daquele clube, porque também me referi a Cavungi, óbvio adepto do Benfica.
Em breve voltarei e este agradável espaço.

Zex disse...

Uma vez mais o Sr Muceque começa a falar para o lado...
Impressionante !

Muceque disse...

Colega Zex:
Uma vez que está devidamente informado, muito melhor que eu, faço-lhe um desafio: diga-me qual a situação do Sporting hoje; diga.-me qual a situação do Sporting no ano 2000; diga-me qual era o património do Sporting em 2000; diga-me qual é o património de que hoje tanto se fala actualmente. Tire-me essas dúvidas, pois eu não sei a resposta, daí estar a pedir-lhe ajuda. Porque dá-me ideia que o senhor fala de cor, sem saber o que diz, ou estarei enganado. As questões são simples: Passivo/ Activo em 2000 e em 2006; Património em 2000 e em 2006. Conto com a sua colaboração.

Zex disse...

Sabendo eu que o Sr. Moceque tem a resposta na ponta da língua para todas as questões que coloca, porque não as partilha com os seus colegas de blog.
Porque não nos explica o que está a acontecer. Não se zangue. Informe-nos !

Muceque disse...

Engana-se senhor Zex. Não tenho a resposta para nada do que lhe solicito ajuda. Mas uma vez que o senhor fala tão claramente sobre o assunto seguramente que tem informações para partilhar com todos nós. Ou emite opiniões sem certezas, fazendo o jogo de levantar suspeitas para lançar a confusão?

Zelador disse...

Condómino Muceque:
Não se apoquente com o condómino Zex.
Ele anda perturbado com os lábios do Paulo Bento!!!

Muceque disse...

É de facto estranho o que os lábios de Paulo Bento provocam nalguns colegas de blog...

Costa disse...

Caro condómino loboborralho, deixe que atenta a Recomendação de 10 passado próximo lhe dê as boas vindas a este espaço.
Todavia, não percebo por que me cita duas vezes, bem como também não percebo porqiue me considera radical, quando é V.Exa que diz que HÁ MEMBROS que o divertem!!!!
Tenha lá cuidado com esses ditos.

Muceque disse...

Sugiro ao senhor Cavungi que ontem falou de falsificações de assinaturas no Sporting que hoje leia o comunicado da SAD assinado pelo elemento que ontem, segundo Dias da Cunha, foi falsificado. Estranha situação não acha Cavungi?

Zelador disse...

Condómino Costa:
Vejo que cita com muita frequência a Recomendação.
Assim sendo, não se limite a citá-la e veja lá se a CUMPRE.
Estou a verificar que o caro condómino anda constantemente com a Recomendação na boca e, logo de seguida, viola a dita.
Por isso, e dentro do espiríto da mesma Recomendação, e para o qual o condómino Zex também já chamou a atenção em comentário hoje postado, recomendo-lhe alguma contenção verbal, particularmente com os condóminos recém-chegados.

Sousa disse...

Realmente tão todos falidos.
O Porto desbaratou o dinheiro que ganhou com a Champions, com o Chelsea e os russos.
Comprou mal e caro.
Os administradores ganham muito e produzem pouco.
O Reinaldo gastou a massa no casino e o Pinto nas meninas.
Dizem que o Reinaldo até ao Fernandez deve dinheiro.
O Sporting pouco ganha, mas gasta muito para o que tem.
O dinheiro não abunda e as formas de o conseguir também não.
São já pouco mais de 40.000 os sócios com quotas em dia.
O Benfica alimenta o lobby da construção e o passivo cresce.
Tão todos falidos...

Costa disse...

Sr. zelador, não violei a Recomendação sagrada, apenas me limito a citar aquilo que os outros referem, nada mais.
Tenho tido muita contenção, acredite. Se fosse o Paulo Bento dir-lhe-ia READ MY LIPS.
Bem haja, pela sua zelação.

LoboBorralho disse...

Caro Costa:

Tem de facto razão, citei-o 2 vezes, por mero engano. Pelo facto peço-lhe desculpa. O facto de me divertir ao ler os seus comentários, bem como de outros participantes, não invalida a minha intenção de tentar apaziguar um pouco os ânimos. Mas de qualquer modo todos estão de parabéns.

Costa disse...

Caro loboborralho, sem me querer substituir ao caro Administrador e ao caro zelador, seja bem vindo a este espaço, e continue a brindar-nos com as suas intervenções e/ou reparos sagazes.
Bem vindo.

LoboBorralho disse...

Caro Costa:

Grato pela deferência, vou seguramente aceitar o seu desafio e participar dentro das minhas possibilidades.

Holtreman disse...

Mas quem é este borralho que cai aqui de pára-quedas e põe-se logo a criticar e dar sugestões?
Quanto ao Sr.Costa, não sei porque é constantemente alvo do Zelador. Penso que não só tem acatado a famosa Recomendação, como tem estado brilhante em muitos dos seus recentes comentários. Humor genial.
Em relação ao "post", concordo com a análise do Administrador. Projecto falhou claramente. Por isso mesmo, tem de se tentar outra via. Estarei na AG, procurarei intervir e apoiar incondicionalmente Soares Franco.

Zelador disse...

Atenção à Recomendação....

Zelador disse...

Condómino Holtreman:
Já que vai à AG do SCP, se vir por lá o Doido da Cunha pergunte-lhe qual a sua quota de responsabilidade no falhanço do Projecto Roquete.
E leve-lhe uma mantinha para ele pôr nas pernas.

Jorge Mínimo disse...

Discordo da análise tendenciosa do sr. administrador deste blog. O projecto Roquete não falhou, porque mais do que ter dinheiro, o importante são os títulos e o prestígio que se consegue alcançar e nesse aspecto o Sporting está bem melhor do que estava, já não há jogadores a dizer nos jornais que não têm dinheiro para comprar gelados aos filhos, como se leu num passado não muito longínquo.
Posso dar razão a alguns, que talvez seja altura de mudar, de actualizar a gestão do clube ainda mais. Os pressupostos do projecto Roquete modificaram-se, ex: contratos de televisão, diminuição dos lucros nas transferências, etc. Por isso aguardo serenamente a assembleia geral do meu clube para ser esclarecido.

Muceque disse...

Eu não irei à Assembleia do Sporting, uma vez que estarei ausente de Lisboa. Acho que o senhor zelador tem razão em muitas criticas que lança a Dias de Cunha. Quem o ouvir pensa que ele nada teve a ver com os últimos anos de gestão do Sporting. Acho que vai ser um momento bem quente a intervenção de Dias da Cunha. Mas se Holtreman vai estar presente ,vai por-nos a par de tudo o que se lá passar

cavungi disse...

Brilhante post.
"Se vendermos o património, não o poderemos recomprar, nem que se ganhe cinco ligas dos campeões seguidas"
José Eduardo Bettencourt in jornal "O Jogo" 14/03/06

Alucinante....

cavungi disse...

Caro sr Loboborralho,
Estranho que, na sua primeira intervenção, a sua "censura" caia na maior parte sobre a minha pessoa.
Ou talvez, não seja assim tão estranho...

Jorge Mínimo disse...

Se houver um mundial, essa máxima poderá não ser totalmente verdade.

Holtreman disse...

Zelador Carlos,
O Doido, como lhe chama, está completamente demente. Nisso, eu sempre concordei com todos que assim o apelidavam. Eram dolorosas as suas entrevistas de fundo no ano passado. Que vergonha sentia ao vêr o nosso Presidente expressar-se daquela maneira. 15 minutos para responder a cada pergunta e acabava-se por não entender nada. Ainda ontem, na entrevista ao Record, passa o tempo todo a manifestar-se contra a venda de património, que é um erro incrível vender o Alvaláxia, pois vai valorizar muito e tal e no fim termina dizendo que vai à AG apresentar a sua proposta. Qual?
Vender o edifício-sede e o...Alvaláxia.
Alguem dá crédito a este Senhor?

LoboBorralho disse...

Caro Cavungi:

Não foi essa a minha intenção. Partipantes como Muceque, Zex, Costa, foram também referidos por mim. Acho que todos devemos ser mais tolerantes com as opiniões dou outros. Partipantes como Muceque são de facto elementos que provocam celeuma, uma vez que o estilo agressivo com que ele manisfesta os seus pensamentos, vão muito além do aceitável.
Quero assim manifestar-lhe a minha solidariedade, pedindo que aceite as minhas desculpas se fui menos educado para com a sua pessoa.
Dou-lhe os parabéns pela sua análise ao jogo do nosso clube, pois é coincidente com a minha. Tinhamos obrigação de ganhar. Amanhã espero vê-lo na Luz.

MarioFeliciano disse...

Amigo Zex, não te desgastes com estas alarvidades dos clubes da capital, que só tem os estádios porque a Câmara Municipal de Lisboa e a EPUL lhes deu os terrenos e agora vão vende-los.
Não lhes dês troco.
Senta-te á minha beira e vamos discutir temas do G-14.Dos clubes ricos da Europa.

cavungi disse...

Ok Sr Lobo.
Benvindo e amanhã lá estarei.

Muceque disse...

Quem se julga este lampião de nome LoboBorralho, caido do céu, para dar palpites em relação à minha pessoa? Eu por acaso dirigi-me a si? Não parta para a ofensa...

Jorge Mínimo disse...

Perante o comentário do sr. Cafungo noutro post, parece-me mais LodoBorrado.

VermelhoNunca disse...

Este LodoBorrado chega a parecer o Sr. Cartaxana,esse lampião louco que escreve no Record.