quarta-feira, março 15, 2006

Antevisão da Eliminatória da Taça de Portugal

Taça é Taça e as surpresas tendem a acontecer.
Os clubes de maiores dimensões apostam na rotação de jogadores e no cumprimento de jogos de castigo, ao que acrescem níveis de motivação reduzidos.
Por seu turno, os pequenos empertigam-se, jogam tudo na glória suprema e efémera de uma vitória sobre um clube tido por favorito e, claro está, os seus indíces de motivação mostram-se extremamente elevados.
Vale isto por dizer que antever uma partida de futebol é já de si tarefa de difícil execução, dados os múltiplos sortilégios que lhe são próprios, mas prever o que irá acontecer numa eliminatória da Taça é puro acto de adivinhação desportiva.
Na Luz, o Benfica enfrentará tarefa complicada frente a um Guimarães que vê na Taça uma réstea de luz para alcançar a Europa.
Certamente que os jogadores do Benfica quererão dar de si uma imagem diferente da de Domingo, apresentando uma atitude competitiva mais consentânea, encarando o jogo com concentração e espírito vencedor.
Em Coimbra, partida de grau de dificuldade elevado para o Sporting, face às expectativas da Briosa na competição, as quais lhe irão aportar mais concentração, agressividade e espírito de conquista, e dada a rotação promovida por Paulo Bento.
O plantel leonino não apresenta profundidade suficiente para que os substitutos possam alcandorar patamares de qualidade semelhantes aos dos habituais titulares.
Quando se trata de substituir um ou dois elementos, a diferença não será tão notória, mas já se se proceder a quatro ou cinco alterações tal será uma evidência.
No Funchal, o Porto regressa a um estádio em que, normalmente, vivência enormes dificuldades, não raras vezes saindo derrotado.
A chicotada psicológica é factor de dificuldade acrescida.
A atitude face ao jogo que as equipas apresentem fará a diferença, fazendo pender a balança para um ou outro lado.
Em Setúbal, a não ser que surja uma imensa surpresa, o Boavista ultrapassará, facilmente, esta eliminatória.
Hoje por hoje, o Setúbal, a par do Penafiel, é a pior equipa do campeonato.

37 comentários:

Zex disse...

Ou não viesse a boquinha, encapotada, contra o FCP.
Como o FCP foi passear a Setúbal, esta é a segunda pior equipa do campeonato.
Claro que quando o Bfica lá foi era uma das melhores do campeonato, por isso tiveram que marcar um golo precedido de um domínio de bola com a mão do Nuno Ribeiro (não o do Chelsea).
E quem depenou esta equipa ?
Quem levou o Moretto e José Fonte ?
De que clube é o Norton de Matos ?
Quem era o grande amigo de Chumbita ?
Porventura, o sr. porteiro considerará a Naval como um candidato à Europa...

LoboBorralho disse...

A Taça é Taça. Tudo pode acontecer. A minha previsão aponta,mesmo assim, para a passagem às meias-finais dos 3 grandes do nosso futebol. O Benfica terá de contar com a incondicional apoio da sua/nossa massa associativa, uma vez que, após último o revés, os nervos dos nossos jogadores estarão em franja ao mínimo erro. Porto para mim é clarament favorito na Madeira. Sporting terá grandes dificulades, até porque a Académica vai querer vingar o insucesso do jogo a contar para a 1ª Liga. Os sadinos podem ser a surpresa, veremos.
Contenção verbal é o que sugiro a participantes como Jorge Mínimo, Muceque, Holtreman, Vermelho Nunca, que ontem, sem que nada justificasse, partiram para o insulto gratuíto à minha pessoa.

Muceque disse...

Os meus palpites são que seguem para as meias-finais, Sporting, Boavista, Porto e Vitória Guimarães.
Li hoje que o Sporting tem um associado que tem uma proposta de 60 milhões de euros para aquisição do património não desportivo do clube. Inclui edifício-sede, Alvaláxia, Holmes Place e Clinica Cuf. Lanço uma questão aos vermelhos: que património têm vocês para vender? Os pavilhões? Esses são património desportivo! A loja de material informático? Será que é vossa? A estátua do Eusébio? Essa ninguém a compra! A águia? Essa apresenta sintomas da gripe das aves... . Ou seja, o benfica tem para vender nada, porque toda a "riqueza" que apresenta é no âmbito desportiva, e essa também o Sporting tem. Claro que o benfica tem de guardar uns euros para alimentar a clientela da casa Sapo, mas isso são outras contas...

Costa disse...

Mais um brilhante post do admnistrador deste espaço que, não obstante não ser muito profundo, toca nas questões essenciais desta eliminatória da Taça de Portugal.
Brilhante post mesmo, sendo certo que não diz nada de especial, todavia face à Recomendação do passado próximo dia 10 nada mais posso acrescentar, a não ser, por que razão falar sempre no alcandorar e no exercício de adivinhação?
Bom, concordo com o condómino loboborralho quando diz que os três grandes seguirão nesta eliminatória.
Também penso que SCP, FCP e Boavista ultrapassarão, com maior ou menor dificuldades, os seus adversários.
Quanto ao Benfica que tem vivido últimamente de grandes êxistos a meio das semanas, defronta um terrível candidato (à Europa, pelo amor de Deus) à descida de divisão, e sabemos como o Benfica se dá mal com as equipas em que a maioria dos jogadores não conduzem pela esquerda e em que os treinadores não falem inglês.
Quando uma equipa que diz que quer ganhar tudo, inclusivé a Champions, a jogar em casa, a meio da semana, contra uma equipa que ganhou meia dúzia de jogos, que ainda este fim de semana não conseguiu ganhar a outro aflito, receia este jogo, algo vai mal, no reino da Vitória.
Por falar nisso, já registaram a ave?
Por outro lado, considero que o SCP passará facilmente em Coimbra, apenas faltando saber se a Briosa alinhará com o Xanana, caso em que o SCP terá que se reforçar, também, com o Sampaio, se bem que considero que, assim sendo, a Académica teria mais poder de fogo.
O FCP terá em Lucílio Baptista o seu grande adversário, mas talvez logre passar, ou não.
Quanto ao Setúbal, o condómino ZEX já disse tudo, sendo certo que o Setúbal ano passado não jogava muito melhor, mas lá conseguiu ganhar um troféu, contra uma quipa cujo nome agora não recordo.
Mas o certo é que esta eliminatória da Taça caiu como mel na sopa para alguns benfiquistas, ontem desaparecidos, e até para o mentor do blog, que assim lá consegue mudar de tema.
Confrangedor.

Muceque disse...

Costa:
Excelente análise a sua. A recomendação do dia 10 é que não permite que espelhe melhor o seu pensamento, infelizmente para todos nós. Quem não conhece aquele filme "A fuga das Galinhas"? Temos aqui no blog a versão 2 do mesmo, uma vez que os lampiões andam de facto com sintomas de surto viral após investida feroz do porta-aviões e do barco de 3 canos da frota da Naval 1º de Maio.

Costa disse...

Caro muceque, permita que lhe aponte uma omissão, o temível submarino amarelo chamado Villareal.
Bem haja.
A Recomendação, embora não seja por vezes recomendável, existe, embora só se aplique quando ALGUNS são mais incisivos. Para outros existe total liberdade de expressão e impressão. é a Recomendação que temos.

Sousa disse...

Não se esqueçam que pela boca morre o peixe...
Não se precipitem, cuidado!

Costa disse...

Car Francisco Lázaro: essa do peixe tem alguma coisa a ver com a NAVAL, equipa da Figueira da Foz, terra de pescadores?

Muceque disse...

Francisco Lázaro:
Ninguém está a precipitar-se. Apenas estamos a constatar um facto. Ninguém está a festejar a conquista disto ou daquilo. Estamos apenas a festejar o brilhante resultado do benfica com a frota armada da Naval, coisa que , como muito bem chamou a atenção o nosso amigo Costa, quase foi esquecida pelo administrador e seus pares vermelhos.

Sousa disse...

A sucessão de post´s dos sr. costa e muceque deixa a nú uma crua realidade - os senhores são, acima de tudo, anti-benfiquistas.
São do sporting, sim senhor, mas primeiro anti-benfica (aliás, tenho para mim que será o segundo maior clube português).
É indesmentível que o benfica empatou com a naval e depois???
Foi mau, terá afastado o benfica da luta pelo título, mas há vida depois disso ou não?
Não seria melhor enaltecerem os feitos da vossa equipa de coração?
A propósito, não foi o sporting que foi eliminado da taça pela naval quando esta disputava a segunda divisão?
Alzhaimer ou memória curta, meus senhores?

Muceque disse...

Francisco Lázaro:
Está redondamente enganado. O maior clube em Portugal é o Anti- Benfica. Essa é a realidade. Infelizmente nem todos os anti-benfiquistas o expressam tão claramente como eu e o nosso amigo Costa.
Lembro-me de ter sido derrotado pela Naval de Álvaro Magalhães, e claro que a vida continua. Agora permita que quem não gosta do seu clube, se sinta satisfeito com os resultados negativos quando estes acontecem (felizmente acontecem muitas vezes ).

Sousa disse...

O seu regozijo é compreensível, embora pense que o menoriza não se afirmar pela positiva.
Fico contente pela sua afirmação de que o anti-benfica é o maior clube de portugal, diz bem da grandeza do meu clube e da pequenez dos restantes.
Nem verdadeiros adeptos têm.
É pena...

VermelhoNunca disse...

Com mais ou menos dificuldades Sporting, Marítimo, Setúbal e Vitória de Guimarães vão ultrapassar ao adversários.
Vejo que LoboBorralho ou LodoBorrado como alguém lhe chamou ficou melindrado com algumas informações minhas. Não se apoquente senhor Borrado, vá com calma, ninguém o quer ofender.

Costa disse...

O Anti-benfica é um grande clube. Tão grande que todas as semanas temos um jogo desse nosso clube nos ecrans. Só nos falta ter um presidente que irrompe por um programa de TV em directo e que ande à chapada nos aeroportos sem nada de anormal; e não temos um presidente preso, represo e preso novamente; não temos uma estátua de um cromo qualquer à porta de um estádio; não temos um presidente da assmebleia geral que seja ministro; não temos perdões fiscais; não temos operações coração; kits de sócios, não temos uma ave mirolha a patrulhar os nossos céus; não temos um estádio que nunca foi usado para concertos sem ser dos UHF; não temos orelhas com um presidente acoplado; enfim, somos, de facto, pequenos, mas bons.
Por acaso olvidou-se que a Naval era filial do SCP?

Sousa disse...

Sr. Costa o clube do qual está mais próximo depois do da sua devoção, por acaso até nunca teve um presidente preso, pois embora os mandados de detenção existissem nunca foram cumpridos, não tem uma estátua do melhor jogador português de todos os tempos, mas tem uma placa com uma frase "criada" por um ex-jogador e ex-treinador/jogador que até é ídolo de um clube rival,não tem kits, mas se calhar era melhor ter porque 40.000 sócios pagantes é capaz de ser pouco e o project-finance contemplava uma operação semelhante, não tem orelhas com um presidente acoplado, mas um presidente com sangue no whiskey que sucedeu a um inimputável,não tem uma águia a sobrevoar o estádio, pois que tal até poderia ser chato, mas já teve um leão enjaulado no relvado, já teve um presidente que numa entrevista radiofónica se olvidou de ter a janela do veículo fechada e tentou atirar uma garrafa de água através daquela, ao que proferiu diversos impropérios, já teve um presidente a fugir de uma turba de adeptos em fúria, já teve uma morte por falta de condições de segurança num varandim do seu antigo estádio,etc.
A lista podia ser interminável.
Todos temos telhados de vidro.
O melhor é não atirar pedras.

Costa disse...

Caro condomíno Francisco Lázaro, desconheço a maior parte das situações a que se refere, pois ao contrário dos adeptos do clube doi seu coração não vivo do passado, de recordações. Enfim, nem vamos treinar ao Estádio Nacional, que não tem condições para jogos internacionais, mas tem para finais da taça, nem que seja para testar very-lights.
Nem temos um presidente sócio doutro clube nem um director do dep de futebol que fundou a casa de outro clube no luxemburgo, nem um terinador que diz que su casa é noutro clube e noutro país.
Nem temos um pneu duma bicla no símbolo.
Continue, assim, acreditando.
A fé é que nos move.

Zelador disse...

Caro Condómino Costa.
Vejo que está a respeitar, por inteiro, a Recomendação.
De facto, os seus artigos aqui postados traduzem, na mais plena perfeição, o que é o salutar convívio entre todos os condóminos deste condomínio de luxo, embora não fechado.
O respeito que demonstra por todas as grandes equipas de Portugal e também pelo Benfica é um exemplo a seguir por todos e que, como zelador, eu, o Zelador, que já fui Carlos e que também sou acólito e seguidista, recomendo.
Porém, ao utilizar a expressão "confrangedor" no final do seu comentário, deixa transparecer a ideia - para quem tem o hábito de ler os comentários de trás para a frente - que não está a respeitar a Recomendação.
É claro que, depois, à medida que se vai "subindo" no artigo, facilmente se constata que não é isso que acontece.
Mas fica aquela primeira ideia do "confrangedor", o que não é bom, sabido que é que as primeiras impressões são as que perduram por mais tempo.

Condómino Loboborralho:
Deixe que lhe diga: o senhor tem um nome do c**alho.
Ainda hoje me custa a pronunciar essa espécie de destrava línguas.
Mas não deixa de ser curiosa a conjugação do lobo com o borralho, sabida que é a apetência dos lupinos pelas brasas, se é que me faço entender.
Mas se gosta de alho, não ficaria pior escolher antes o nome "rodovalho", até porque o que está a dar são os temas do mar. Veja a Naval, só para citar um exemplo: a jogar fora, e só com 10 jogadores, conseguiu empatar com a equipa que ganhou aos dois últimos campeões europeus e está a um passo de ganhar ao futuro campeão europeu, o Barcelona).
É só uma ideia que lhe deixo.

Condómino Lazarento:
Acha que não foi muito mal o Benfica ter empatado em casa com a Naval?
Olhe que o Koeman não pensa assim.
Se estivessemos na 1ª jornada do campeonato dava-lhe razão.
Agora numa fase decisiva da prova, em que, por força desse empate, o benfica ficou a 7 pontos do primeiro e a 5 (que são 6) do segundo, e praticamente arredado da renovação do título, já me parece muito mau.
É óbvio que há sempre vida para além de tudo menos da morte (e mesmo aqui não se tem bem a certeza), mas, quando se fala de futebol, parece que o Benfica pode mesmo ir já encomendando o enterro.

Sousa disse...

Senhor Costa, como atrás disse, devem ser problemas de memória...
Os três últimos treinadores do clube que mais devota a seguir ao anti-benfica não serão simpatizantes do meu clube do coração?
Já agora que embirração é essa com os pneus das biclas?
O clube do qual o senhor é devoto a seguir ao anti-benfica tem grandes tradições na modalidade.
O melhor ciclista português de todos os tempos foi seu atleta.
O meu clube não procedeu a sucessivos restyling´s no seu simbolo, quiçá por ter a sua identidade bem definida.
Senhor Zelador, para além de o felicitar pelo desempenho tão escrupoloso que faz da função em que foi investido, gostaria de lhe dizer que, certamente por falta de tempo, não atentou correctamente no conteúdo do meu primeiro post de hoje.
Não me parece que do mesmo se possa inferir que não considere mau o empate com a Naval, apenas referi que há mais vida para além disso - "Foi mau, terá afastado o benfica da luta pelo título, mas há vida depois disso ou não?"
É que transcorridos três dias de tão nefasto acontecimento, os senhores costa e muceque persistem em se referir a tal.
Apenas expressei a minha estranheza por tal circunstância.
Uma última nota para lhe dizer que não lhe fica bem adulterar os nick´s dos participantes do blog, até porque a sua luta passa exactamente pelo respeito entre todos.
Abraço.

Muammar_Al_Qadhafi disse...

الفترة التي فرضت وجودها كانت حرة في تشكيل مجلس أمنها وحرة في أن تمارس ماتشاء وما تستطيع من صلاحيات خاصة بها من خلاله.
أما الآن فإن الأمم هي الأمم المتحدة التي لها حقها الطبيعي في أن تشكل مجلس أمنها الذي هو غير مجلس أمن الأمم الأربع التي انتصرت على ألمانيا. إن الأمم المكوّنة للجمعية العامة لها أن

Zelador disse...

Condómino Muammar_Al_Qadhafi:
Agora que entra neste condomínio, deixe-me que lhe dê as boas vindas.
Quero, no entanto, adverti-lo que, entre nós, vigora a famosa Recomendação do passado próximo dia 10, que passo a citar para qe depois não se escude no seu desconhecimento:

هو ترتيب حروف الهجاء في اللغة العربية، وهو مشتق من لفظ ابجد، اول لفظ جمعت فيه حروف الهجاء في اللغة العربية ، والالفاظ التي جمعت فيها حروف الهجاء هي "أبجد هوز حطي كلمن
سعفص قرشت ثخذ ضظغ" وله استخدام في حساب الجمّل ، الذي هو حساب اعداد تقابل الحروف .
محتويات هذه الصفحة منشورة تحت رخصة الوثائق الحرة (جنو) (اقرأ حقوق التأليف والنشر

Muceque disse...

Nota-se claramente que Francisco Lázaro é do clube do pinto, ou da galinha. Pica-se com tudo e com todos.... Também pode ser considerado do clube do perú em honra a esse magnifico garda-redes Moretto.

Jorge Mínimo disse...

Caro LoboBorrado:
Vou utilizar como resposta o famoso sketch do " Tal Canal ", em que o sindicato faz um tempo de antena contra o Oliveira Casca:
Borrado mente...
Borrado é mentiroso...
Borrado cheira mal!!!

Zex disse...

Como ontem já havia mencionado, o sr. Mínimo continua a não observar a,já célebre, Recomendação.
A intervenção do sr. zelador é necessária !
Ou será que o condómino costa tem razão ?

Jorge Mínimo disse...

Caro Zex:
Fica-lhe mal estar constantemente a fazer queixinhas dos meus posts. Qualquer dia terei que tratá-lo por srª vizinha deste condomínio.

VermelhoNunca disse...

Sr. Jorge Mínimo dentro das limitações da famosa Recomendação,dê-lhes forte,sem dó nem piedade.Tripeiros e lampiões merecem tratamento por igual.

VermelhoNunca disse...

Daqui a pouco o senhor Zex está a pedir ajuda ao Cavungi,coisa que se torna habitual cada vez que se sente apertado...

cavungi disse...

Sr Minimo até que enfim um comentário sério.
De facto há aqui alguns queixinhas neste condominio, A Vizinha, qual incendiário será um dos principais instigadores da discórdia sul/sul.
Ora ataca uns, ora atca outros, sempre na senda histórica de PC dos acordos históricos-temporários norte/sul.
Quem terá lançado a questão Labião?
Quem como eu exige explicações ao projecto Roquete/Banesto.?
A Recomendação é igual para todos?

cavungi disse...

Sr Vermelhonunca.
Ao cavungi?
Acaso V.Exa conhece-me?
Ao cavungi?
Atente na recomendação Senhor...

Jorge Mínimo disse...

Caro Cavungi:
Sábio pensamento saíu das suas palavras. Concordo consigo a 100%.

VermelhoNunca disse...

Cavungi sim,como pretende que o chame?Por Cavungo?

VermelhoNunca disse...

Essa Recomendação está a ser levada ao limite, Exmo.Sr.Cavungi

Holtreman disse...

Este blog sem o Mestre Venceslau, embora com cada vez mais actividade (sobretudo através de constantes e intermináveis Mucecadas), perde grande parte do seu encanto. Felizmente que o Sr.Costa tem participado e mantido o nível registado em dias anteriores. Espero que continue.
Apesar de tudo, os "posts" do nosso querido Administrador continuam esforçados e oportunos.

Cumprimentos a todos,

M.P.R.Holtreman

VermelhoNunca disse...

O Setúbal já passou,vamos a ver se tudo continua a correr como desejado por muitos de nós...

cavungi disse...

Acabei de assistir a mais um roubo de igreija.
Como é possivel este arbitro ser de 1ª Liga?
Penso que todos os adeptos do futebol estão indignados.
Eu pelo menos não gostaria que o Benfica fosse apurado com um golo com a mão.
Mas contra o Benfica VALE TUDO.

Zex disse...

O Sr. Mínimo não se aguenta sem um pequeno insulto.
Está-lhe no sangue, não é ?
Chame-me do que entender elhe aprouver.
Uma coisa lhe garanto, não entrarei no seu jogo.
Eventualmente neste blog não está sozinho, comos facilmente se constata !
Ninguém para o Benfica !!!!!!

Jorge Mínimo disse...

Sr. Cavungi:
Eu lembro-me da maneira efusiva como foi festejada a ida à final da Taça dos Campeões com o golo de mão do Vata e o senhor não foi excepção à regra. O que fica para a história é o resultado e esse foi a derrota do Benfica.
Caro Zex:
Deve estar nervoso ou então é devido ao adiantado da hora, normalmente não teria tantos erros tipográficos. Não fique assim, nós não lhe queremos mal, somos seus amigos. Se quiser desabafar esteja sempre à vontade, terá aqui vários leitores no blog que o ajudem.

O_Borbas disse...

Bolas pá. Nem conçigo dormir. Mais uma vez fomos róbados.
É verdade que no ano passado fomos campiões com muitas ajúdas, mas pombas pá, este ano está a ser demais. Será para compençar??
Senhor director deste jornal, por favor, fale nestes escandalos.`
Mas prontos, vamos ganhara aso cateleis.
Eu nunca dezisto.
Benfica Allez.