terça-feira, março 14, 2006

Cuidado!!!

Os três diários desportivos dão, hoje, à estampa declarações de Koeman a um seu congénere catalão, nas quais afirma que uma equipa que não vence a Naval, em sua casa, não pode ser campeã.
Verdade e verdade óbvia, quase de La Palice.
Contudo, se de uma inquestionável verdade falamos, menos acertado não será asseverar que se trata de mais um "tiro no pé" do treinador holandês.
Num momento em que a equipa que dirige se encontra a disputar três competições, em todas com condições, maiores ou menores, de as conquistar, parece-me de uma total ausência de bom senso proferir tais declarações.
Não pode o Sr. Koeman olvidar que, para além da revalidação do título de campeão nacional, a Liga comporta outros objectivos, certamente menores, mas não menos importantes de um ponto de vista económico-financeiro, qual seja o acesso directo à Champions.
Esvaziar as expectativas de conquista do título, numa equipa que, simultâneamente, se acha envolvida em outras competições, afigura-se-me extremamente perigoso, quiçá suicida.
As declarações de Koeman podem acarretar o centrar da concentração dos jogadores na procura da vitória na Taça ou na Champions, descurando, por completo, o campeonato.
Como disse, o campeonato não se esgota, hodiernamente, na obtenção do 1º lugar.
Alcandorar o 2º lugar não é desiderato despiciendo, face à garantia de acesso directo à champions.
Os clubes, de tão estrangulados financeiramente que estão, necessitam como de pão para a boca de receitas extraordinárias para fazer face aos deficit´s de tesouraria de que padecem.
A certeza da captação de cerca de, pelo menos, 5 milhões de Euros não pode ser desprezada.
Estabelecer um objectivo e dá-lo por não adquirido, implica, sempre, desmotivação.
E quando outras portas se acham abertas, implica, necessariamente, um canalizar unívoco de forças para a sua transposição.
Há que adaptar o discurso às circunstâncias, estabelecer novas metas ou afiançar a crença na prossecução dos objectivos inicialmente traçados por mais difícil que tal empreitada se afigure.
Koeman falha, rotundamente, neste aspecto.
É fraco na abordagem pública ao jogo, não raro é vê-lo exaltar as qualidades do adversário e a menorizar as suas hipóteses de sucesso.
Koeman perde nos "mind games" e as suas declarações de ontem são exemplo gritante disso.

6 comentários:

Unknown disse...

Mais uma vez, Koeman deu, de facto, um tiro no pé.
Aliás, tal característica e falta de jeito do treinador para comunicar com a imprensa e, por via desta, com os adeptos, tinha já sido aqui denunciada pelo Snr. Administrador num artigo que subscreveu não há muito tempo, no que foi por mim secundado.
A relação de Koeman com os adeptos do Benfica, aliás, tem andado na corda bamba, que só providenciais resultados obtidos in extremi pela equipa tem evitado os lenços brancos.
Foi assim quando conseguiram ganhar ao Porto nas Antas, ao Manchester United na fase de grupos da Liga dos Campeões, e, agora, ao Liverpool e novamente ao Porto na Luz.
O Koeman volta, agora, a estar à beira do abismo, com a agravante de, desta vez, ser já curto o tempo e os jogos que lhe restam para encontrar nova tábua de salvação.
O campeonato parece, irremediavelmente, perdido, e não existem já, nesta competição, grandes jogos para nova pedrada no charco.
A Taça de Portugal, mesmo que o benfica passe a próxima eliminatória, saberá sempre a pouco para quem, como so dirigentes do Benfica, colocou a fasquia tão elevada (queriam ganhar tudo e foram alimentando essa esperança).
Resta-lhe o jogo com o Barcelona.
Se o Benfica for eliminado (como se antevê que será), creio que o Koeman terá um final de época terrível.

Unknown disse...

De facto, continuam neste espaço a abundar os artigos claramente insultuosos, que em nada o dignificam .
A Recomendação a que alude o condómino Costa - que mostra já ser um dos grandes alimentadores do condomínio, quiçá em vias de ultrapasssar o próprio Prof. Venceslau, dado o silêncio a que este Ilustre Pensador se remeteu (a NAVALheira que comeu estaria inquinada?)- foi, julgo, um ponto de ordem posto à mesa que deveria ter sido respeitado.
Não está, infelizmente, a acontecer, e eu, nomeado já Zelador- e, agora, também Acólito -não posso de deixar de manifestar a minha indignação.
Aliás, a por causa disso, estou seriamente a pensar em mudar o meu user name para, exactamente, Zelador.
Talve assim, aparecendo neste blog com o nome de Zelador, consiga intimidar os snrs. condóminos cuja pena mais escorrega para o insulto, e fazer com que os mesmos pensem duas vezes antes de se espalharem com inusitados disparates.
A minha omnipresença talvez surja, desse jeito, mais evidente, contribuindo assim para, como diz o grande ZEX, manter o espírito do blog.
A ver vamos...

Mestrecavungi disse...

Sr Muceque.
parece que ficou incomodado por alguém lhe ter chamado Muleque ou muqueque ou lá o que foi.No entanto o sr e o sr minimo gostam muito de me chamar cavungo ou cafungo ou simplesmente....Acho hilariante que se sinta ofendido por alguem que apenas ao que parece seguiu a sua forma de estar.De estar mal.

Mestrecavungi disse...

Sr Minimo.
Concordo consigo, porque ao que sei, porque confio, o sr zex não é o sr mario.Esta constatação não deriva de nenhuma investigação policial em especial, mas sim do conhecimento do profile de Zex.
Zex, que aqui tem prestado comentários de inestimável valor sobre a situação de ruptura encapotada no seu clube.Não podemos mais ficar calados perante o embuste que é o projecto adiado do Dr Roquete.
Obrigado caro Zex pelo seu discernimento.

Mestrecavungi disse...

Mas vamos ao que importa verdadeiramente.O Sport Lisboa e Benfica.
Não estamos habituados de facto, neste pequeno país á beira mar plantado de ouvir/dizer a verdade.
Koeman foi frontal."Quem não ganha em casa á Naval, não pode ser campeão.Duvidas?.Quem diz á Naval, diz ao Gil, ao Rio Ave, ao Belém ou mesmo perder 6 pontos com o sporti..!
Os jogadores não podem ficar melindrados.
Nós sim.Sim eu sou sócio e pago um balúrdio por ano para ajudar o clube.
Eu sim posso ficar melindrado com a exibição paupérrima da 1ª parte.Sofrivel na 2ª.
Marcel fez-me ter saudades de Martin Pringle.
Eu como os outros 49192 presentes no Inferno é que podemos ficar melindrados e desanimados.Essa agora.
Concordo com o sr Administrador quando diz que o 2º lugar é importanrte.É-o sem duvida.E senão consigos já chegar ao 1º, lutemos então pelo 2º como se do campeonato se tratasse.
O ano passado o pior resultado do SCP foi ter perdido na ltima jornada com o Nacional em alvalade o 2º lugar e consequente acesso directo á liga dos campeões.

Mestrecavungi disse...

Obrigado caro Holtreman.
Terei mais tento de futuro.
Outros apoiantes do seu clube, o Sporting, como o Sr Muceque é que provocam beligerações orais desnecessárias.