terça-feira, março 14, 2006

Cuidado!!!

Os três diários desportivos dão, hoje, à estampa declarações de Koeman a um seu congénere catalão, nas quais afirma que uma equipa que não vence a Naval, em sua casa, não pode ser campeã.
Verdade e verdade óbvia, quase de La Palice.
Contudo, se de uma inquestionável verdade falamos, menos acertado não será asseverar que se trata de mais um "tiro no pé" do treinador holandês.
Num momento em que a equipa que dirige se encontra a disputar três competições, em todas com condições, maiores ou menores, de as conquistar, parece-me de uma total ausência de bom senso proferir tais declarações.
Não pode o Sr. Koeman olvidar que, para além da revalidação do título de campeão nacional, a Liga comporta outros objectivos, certamente menores, mas não menos importantes de um ponto de vista económico-financeiro, qual seja o acesso directo à Champions.
Esvaziar as expectativas de conquista do título, numa equipa que, simultâneamente, se acha envolvida em outras competições, afigura-se-me extremamente perigoso, quiçá suicida.
As declarações de Koeman podem acarretar o centrar da concentração dos jogadores na procura da vitória na Taça ou na Champions, descurando, por completo, o campeonato.
Como disse, o campeonato não se esgota, hodiernamente, na obtenção do 1º lugar.
Alcandorar o 2º lugar não é desiderato despiciendo, face à garantia de acesso directo à champions.
Os clubes, de tão estrangulados financeiramente que estão, necessitam como de pão para a boca de receitas extraordinárias para fazer face aos deficit´s de tesouraria de que padecem.
A certeza da captação de cerca de, pelo menos, 5 milhões de Euros não pode ser desprezada.
Estabelecer um objectivo e dá-lo por não adquirido, implica, sempre, desmotivação.
E quando outras portas se acham abertas, implica, necessariamente, um canalizar unívoco de forças para a sua transposição.
Há que adaptar o discurso às circunstâncias, estabelecer novas metas ou afiançar a crença na prossecução dos objectivos inicialmente traçados por mais difícil que tal empreitada se afigure.
Koeman falha, rotundamente, neste aspecto.
É fraco na abordagem pública ao jogo, não raro é vê-lo exaltar as qualidades do adversário e a menorizar as suas hipóteses de sucesso.
Koeman perde nos "mind games" e as suas declarações de ontem são exemplo gritante disso.

31 comentários:

carlos disse...

Mais uma vez, Koeman deu, de facto, um tiro no pé.
Aliás, tal característica e falta de jeito do treinador para comunicar com a imprensa e, por via desta, com os adeptos, tinha já sido aqui denunciada pelo Snr. Administrador num artigo que subscreveu não há muito tempo, no que foi por mim secundado.
A relação de Koeman com os adeptos do Benfica, aliás, tem andado na corda bamba, que só providenciais resultados obtidos in extremi pela equipa tem evitado os lenços brancos.
Foi assim quando conseguiram ganhar ao Porto nas Antas, ao Manchester United na fase de grupos da Liga dos Campeões, e, agora, ao Liverpool e novamente ao Porto na Luz.
O Koeman volta, agora, a estar à beira do abismo, com a agravante de, desta vez, ser já curto o tempo e os jogos que lhe restam para encontrar nova tábua de salvação.
O campeonato parece, irremediavelmente, perdido, e não existem já, nesta competição, grandes jogos para nova pedrada no charco.
A Taça de Portugal, mesmo que o benfica passe a próxima eliminatória, saberá sempre a pouco para quem, como so dirigentes do Benfica, colocou a fasquia tão elevada (queriam ganhar tudo e foram alimentando essa esperança).
Resta-lhe o jogo com o Barcelona.
Se o Benfica for eliminado (como se antevê que será), creio que o Koeman terá um final de época terrível.

Costa disse...

Brilhante o comentário com que nos brindou, mais uma vez, o mentor deste blog que nos une.
Curto, conciso, esclarecedor, citando La Palisse.
Brilhante.
Quase nada tenho a acrescentar dada a sua lucidez e esclarecimento, a não ser que não concordo com o mesmo.
Koeman deu um tiro no pé, e depois, qual é o problema, ele não vai jogar.
O Mantorras também já levou muitos tiros quando fugia na savana e continua a jogar no Benfica (dizem, pois eu não o tenho visto) e vale um dinheirão.
Koeman disse o indesmentível, ou seja que o Benfica não tem equipa para ir a lado nenhum.
Se o Benfica está nas 8 melhores equipas da Europa em que lugar está a Naval que não perde com essa armada gloriosa?
Koeman apenas prepara a cama dos adeptos benfiquistas.
Por falar em cama, é aí que se situará o benfica no futuro mais próximo, ficará nos QUARTOS da Champions; ficará nos QUARTOS da Taça e ficará em QUARTO na Liga (teria ficado já ontem se não fosse o amigo Jesualdo poupar já essa justiça).
A capital do móvel passará de Paços Ferreira para o Estádio da Luz. Já estou a ver as próximas feiras na FIL a dizerem esta é uma cama tipo Luís Pneus XV (diferença de pontos para o campeão); esta é uma prateleira tipo Veiga Luxemburguês, é pequenina porque é só para pôr a laca.
Este é o mausoléu Koemanista, onde estão imagens de todas as conquistas holandesas até 12.03.2006.
Também em Barcelona, o compatriota do Tintim começa a ser criticado por ter já começado a mostrar a estratégia com que vai defrontar o Benfica, ao fazer com que a sua equipa jogasse com NOVE elementos contra o adversário.
Os adeptos diziam BASTA, BASTA, Rijkaard, esse grande sportinguista, percebeu que tais palavras eram para serem interpretadas no sentido de que 9 jogadores bastavam para o Benfica, quando o que os adeptos queriam dizer era que Bastava de mostrar a táctica e de arriscar tanto num jogo da liga.
Curioso que o mentor do blog não se refira ao facto de o Koeman ter dito que Barcelona era a sua casa.
Assim sendo, será caseiro da Luz, ou antes coveiro???????

Zex disse...

Estarei errado ou o sr. porteiro começa a ficar preocupado com esta época. Ir-se-á repetir um ano do "quase", à semelhança do Sporte do ano passado ? Parece-me que o blogger anda a prever uma situação idêntica.
De facto, não estamos habituados a um treinador como o Koeman que diz as verdades. É outro estilo. Nem todos têm que ser como o Mourinho ...
Lateralmente, gostaria de apresentar o meu protesto contra o senhor muceque que ontem, uma vez mais, ignorou o já antigo apelo do sr. porteiro e esteve, neste blog, a descarregar o seu ódio contra o Bfica e contra o FCP, tendo, inclusivamente, tratado muito mal um nosso condómino de nome mariofeliciano, sendo mesmo insultuoso, parece-me.
São situações que pouco têm a ver com o espírito deste blogue, pelo menos com o que eu aqui julgava reinar. E muito pouco tem a ver com os comentários brilhantes que aqui eu vi escritos noutras ocasiões, designadamente pelos condóminos borbas, arroubas, carlos, mínimo, cavungi, karalhounis, vermelhonunca, qualesma, holtreman, verdete e, claro, pelo mentor e gde figura deste blog, o Mestre Venceslau...
Pessoas como esse senhor muças não me parecem bem vindas a este espaço. Só descarregam ódio, não têm humor, não têm ironia e, provavelmente têm problemas na sua vida por resolver e aqui vêm descarregar a sua fúria.
Assim não.
Noto que já ontem o condómino holtreman havia alertado para esta questão.
Sr. porteiro, ainda que não se trate de censura, penso que v. exa. poderia tomar uma outra atitude.
Bem hajam.

Zex disse...

Este é o espírito que falava no meu comentário.
Brilhante, condómino costa.
Quanto a si, condómino carlos, já lhe conhecmos o estilo acólito e seguidista...

Costa disse...

Condómino Zex, creio que deverá fazer apelo à utilização da Recomendação do dia 10 passado próximo, a não ser que esta seja só para alguns, que não muceques e companhia.
Bem haja.

carlos disse...

De facto, continuam neste espaço a abundar os artigos claramente insultuosos, que em nada o dignificam .
A Recomendação a que alude o condómino Costa - que mostra já ser um dos grandes alimentadores do condomínio, quiçá em vias de ultrapasssar o próprio Prof. Venceslau, dado o silêncio a que este Ilustre Pensador se remeteu (a NAVALheira que comeu estaria inquinada?)- foi, julgo, um ponto de ordem posto à mesa que deveria ter sido respeitado.
Não está, infelizmente, a acontecer, e eu, nomeado já Zelador- e, agora, também Acólito -não posso de deixar de manifestar a minha indignação.
Aliás, a por causa disso, estou seriamente a pensar em mudar o meu user name para, exactamente, Zelador.
Talve assim, aparecendo neste blog com o nome de Zelador, consiga intimidar os snrs. condóminos cuja pena mais escorrega para o insulto, e fazer com que os mesmos pensem duas vezes antes de se espalharem com inusitados disparates.
A minha omnipresença talvez surja, desse jeito, mais evidente, contribuindo assim para, como diz o grande ZEX, manter o espírito do blog.
A ver vamos...

Muceque disse...

Senhor Zex:
Ninguém tratou mal o senhor Bimbiano. Limitei-me e responder a alguém, quiçá voçê mesmo, que propositadamente me provocou, quase roçando o insulto. Se quer chamar Muleque a alguém, chame a alguém que lhe seja próximo, alguém da sua família desportiva. De cada vez que o senhor Bimbiano me tratar do modo que o fez terá resposta adequada.
Quanto ao facto do holandês ter falado o que pensava, de facto não estamos habituados a tal em Portugal. Limitou-se a constatar uma evidência. Claro que Koeman devia era dar um tiro no pé de Anderson e de Marcel ( que jogador este jovem...), pois a falhanços daqueles não há Koeman que resita.

Zex disse...

Sr. Muceque:
Engana-se V.Exa. se pensa que eu sou o tal feliciano. De qualquer modo, se achou que o seu comentário roçou o insulto, de seguida, V. Exa., insultou.
Essa é a conduta que me parece errada e foge, nitidamente, ao espírito do blog.
Digo-lhe, ainda, que a minha identidade é conhecida, tal como o meu alter-ego, que V. Exa. também conhece.
Não entendo é o porquê dessa sua raiva e agressividade para com o mundo.
Os seus vários comentários falam por si.
O que lhe peço é calma.
E, mais, pensava eu que os comentários versariam, tendencialmente, sobre os variados temas colocados pelo Sr. porteiro nos seus posts. Ex: contas do Sporting.
Mas se esse é um tema que V. Exa. não quer ver debatido, então o cenário muda de figura. Mas, ao menos, como já disse, assuma-o, não comece a disparar para o lado para desviar a atenção.
Tenho dito.

Muceque disse...

Sr. Zex:
Uma vez que o seu alter-ego é conhecido, ou seja é uma pessoa de absoluta confiança, solicito-lhe que consulte o meu outro post, onde lhe lanço um desafio.
Se eu lhe chamasse Rex, Tex, Mex ou Fex como reagiria o senhor?
Cumprimentos

Zex disse...

Sr. Muceque:
Já fui apelidado de Rex, nome de matriz canina, pelos condóminos Holtreman e Professor Venceslau e nada fiz. Pedi apenas para não me chamarem dessa forma.

Muceque disse...

Senhor Zex:
Não vou de facto continuar esta discussão inútil. O seu colega chamou-me Muleque e eu respondi-lhe do mesmo modo tratando-o por Bimbiano. Se o senhor Zex se sentiu ofendido peço-lhe desculpa por tal. Relembro-lhe apenas que o senhor comentou o post em questão e depois veio disparar na minha direcção como advogado de defesa do seu companheiro. Ontem pensei que fosse um homem de números, hoje vejo que deve ser da área do direito.
Cumprimentos

Jorge Mínimo disse...

Zangam-se as comadres sabem-se as verdades.
Sr. Muceque julgo que está enganado, quando diz que Mario Feliciano e Zex são a mesma pessoa. Talvez o sr. Cafungo o possa ajudar a descobrir esta identidade, dado os seus dotes policiais.
O sr. Zex anda muito preocupado em chatear a lagartagem, talvez por medo, espero que por traquinice. No entanto, estou sinceramente convencido que foi boçal, na sua destilação de veneno sobre o Paulo Bento.

cavungi disse...

Sr Muceque.
parece que ficou incomodado por alguém lhe ter chamado Muleque ou muqueque ou lá o que foi.No entanto o sr e o sr minimo gostam muito de me chamar cavungo ou cafungo ou simplesmente....Acho hilariante que se sinta ofendido por alguem que apenas ao que parece seguiu a sua forma de estar.De estar mal.

Zelador disse...

Atenção à Recomendação....

Jorge Mínimo disse...

Caro sr. Cafungo:
Está enganado, eu não o trato por cafungo, mas sim por sr. Cafungo. Gostaria que me tratasse por Mínimo ou sr. Mínimo, não pelo ofensivo minimo.
Abraços, Jorge Mínimo.

cavungi disse...

Sr Minimo.
Concordo consigo, porque ao que sei, porque confio, o sr zex não é o sr mario.Esta constatação não deriva de nenhuma investigação policial em especial, mas sim do conhecimento do profile de Zex.
Zex, que aqui tem prestado comentários de inestimável valor sobre a situação de ruptura encapotada no seu clube.Não podemos mais ficar calados perante o embuste que é o projecto adiado do Dr Roquete.
Obrigado caro Zex pelo seu discernimento.

Holtreman disse...

Mímimo,
As apreciações do Sr.Rex sobre o Paulo Bento não foram boçais mas sim bocais.

Muceque disse...

Simplesmte Cavungi:
Como sempre ofensivo, apontando e disparando em todas as direcções. Os comentários que Jorge Mínimo faz a ser respeito, referindo locais que frequenta e amizades que parece ter, levam-me a pensar que o senhor é de facto mal formado.

cavungi disse...

Mas vamos ao que importa verdadeiramente.O Sport Lisboa e Benfica.
Não estamos habituados de facto, neste pequeno país á beira mar plantado de ouvir/dizer a verdade.
Koeman foi frontal."Quem não ganha em casa á Naval, não pode ser campeão.Duvidas?.Quem diz á Naval, diz ao Gil, ao Rio Ave, ao Belém ou mesmo perder 6 pontos com o sporti..!
Os jogadores não podem ficar melindrados.
Nós sim.Sim eu sou sócio e pago um balúrdio por ano para ajudar o clube.
Eu sim posso ficar melindrado com a exibição paupérrima da 1ª parte.Sofrivel na 2ª.
Marcel fez-me ter saudades de Martin Pringle.
Eu como os outros 49192 presentes no Inferno é que podemos ficar melindrados e desanimados.Essa agora.
Concordo com o sr Administrador quando diz que o 2º lugar é importanrte.É-o sem duvida.E senão consigos já chegar ao 1º, lutemos então pelo 2º como se do campeonato se tratasse.
O ano passado o pior resultado do SCP foi ter perdido na ltima jornada com o Nacional em alvalade o 2º lugar e consequente acesso directo á liga dos campeões.

Zex disse...

Parece que vou ter que juntar o Sr. Cavungi, o Sr. Mínimo e o Sr. Muceque no mesmo grupo.
Comentem as situações e os problemas, mas não comecem com a agressividade já ontem demonstrada.
E, ao que parece, o sr. zelador, ao não intervir já foi dormir...
O que devia existir neste blog, à semelhança do que sucede nas salas de "chat", era a possibilidade de banir algumas pessoas. Faz falta !

Jorge Mínimo disse...

Caro sr. Lex:
Não fique agastado, tudo isto não passa de um jogo de palavras e de uma prosa irreverente.

Holtreman disse...

Rex,
Estou inteiramente de acordo. Mas esse é um problema que poderemos ultrapassar com alguma imaginação. Já que não é possível banir, basta ignorar esse Sr.Muceque que de facto é insuportável. Deixar de responder.
Quanto ao Cavungi e ao Mínimo, aprecio a presença de ambos.

MarioFeliciano disse...

E depois o Sr Co Adriaanse é que é infeliz, nas suas declarações.
Pelo menos já se esforça para falar a lingua do país que lhe paga e o acolheu,enquanto que o Señor Koeman fala, e mal, o Espanhol.

Muceque disse...

Vou poupar-vos a esse esforço. Zex, Holtreman e Cavungi podem estar descansados. Partem para o insulto gratuitamente e quando alguém vos responde ficam verdadeiramente escandalizados. Olhem para o espelho, especialmente Simplesmente Cavungi e Holtreman( leia o post do novo elemento a seu respeito e talvez sinta algum peso na consciência.

Zex disse...

Já agora, Sr. Mínimo, está redondamente equivocado quando menciona o meu ódio pelo Paulo Bento. Sabe, ele até meu colega de escola foi e até com ele joguei futebol, na mesma equipa...
O que comentei foi o seu aspecto físico e as suas declarações. Não teci considerações sobre a sua personalidade e/ou competência.
Parece-me que está a bater na porta errada...

cavungi disse...

Obrigado caro Holtreman.
Terei mais tento de futuro.
Outros apoiantes do seu clube, o Sporting, como o Sr Muceque é que provocam beligerações orais desnecessárias.

Muceque disse...

Porque não se juntam os dois à esquina...nessas esquinas que Jorge Mínimo refere quando fala a seu respeito. É incrível. A pessoa que mais passou dos limites neste blog foi Holtreman, demonstrando um mau perder inacreditável ( e não jogou o Sporting). Foi de longe o mais mal educado, e depois vem assumir esta postura de coitadinho. Francamente.

Zex disse...

Engana-se,uma vez mais, Sr. Muceque !
Leia com atenção os meus comentários e atente que nunca o insultei.
As únicas pessoas que baptizei, com ironia, penso eu, e sem malícia, foram o sr. porteiro e o seu acólito zelador.
Nada mais !

Muceque disse...

Tem razão Zex. Coloquei-o no meio de outros nomes uma vez que anda a criar uma força para não permitir que eu continue a contribuir com as minhas opiniões.

Zelador disse...

Condómino Jorge Mínimo:
Tenho de dar razão ao condómino Zex.
Ele nunca disse que odiava o Paulo Bento.
Pelo contrário, até reparou e elogiou os lábios bonitos dele, o que indicia mesmo alguma admiração pelo rapaz.
Condómino Zex:
Eu não estou a dormir.
Estou, como o próprio nome (que fez o favor de me dar) indica, a zelar.
Já que o Snr. Administrador não intervém no debate - fora a célebre Recomendação - como devia, como moderador, vou eu tentando - sem êxito, já vi - substitui-lo nessas funções.
Folgo em saber que foi praticante de futebol, o que só acrescenta pontos à credibilidade dos seus comentários.
E se jogou com o Paulo Bento, já agora diga-me se teve oportunidade de lhe elogiar pessoalmente a beleza dos seus lábios?

Jorge Mínimo disse...

Caro sr. Lex:
Também eu joguei na escola com ele, na Eugénio dos Santos. Na altura já era um belíssimo jogador. Já agora, nos dossiers dessa escola estava uma frase que eu acho oportuno destacar neste espaço: " A violência é o argumento do incompetente "