terça-feira, março 21, 2006

Apontamentos vários sobre a actualidade

Felipe Soares Franco não se demitiu, como se previa, das funções de presidente do Conselho Directivo do Sporting, devido, segundo justificou, ao facto de os estatutos do clube não o permitirem.
Antes de serem ouvidos os órgãos sociais do clube, nomeadamente o Conselho Leonino, tudo irá manter-se como está, até quinta-feira próxima. «A partir daí deixarei a Direcção do clube e haverá eleições, mas não serei candidato», garantiu o ainda líder leonino.
Não duvidando da bondade das intenções do ainda Presidente leonino, parece-me que se irá criar uma vaga de fundo sustentando a recandidatura de Soares Franco e que este, em nome dos superiores interesses do Sporting, acabará por se recandidatar.
É um filme já visto, fazendo jus à máxima que Pimenta Machado imortalizou - "o que hoje é verdade, amanhã é mentira".
Os actuais corpos directivos do Sporting estão de tal maneira comprometidos com as sucessivas gestões pós Roquette que vejo com dificuldade um abdicar tão singelo das cadeiras do poder.
Acaso não surja um outro nome afecto ao círculo do poder, Soares Franco ver-se-á na contingência de se recandidatar.
Os putativos candidatos á presidência do Sporting representam um regresso ao populismo tão ao jeito de Jorge Gonçalves e Sousa Cintra que os mentores, seguidores e apaniguados do projecto Roquette, certamente, não lhes quererão entregar de mão beijada o poder.
Até por tal significar um regresso a um passado que enjeitaram e que não pretendem ver reeditado.
Noutro quadrante, Koeman regressou ao activo e às errantes declarações à imprensa espanhola.
O treinador holândes coloca, uma vez mais, à evidência as suas aspirações de treinar um grande em Espanha, indo ao ponto de afirmar não descartar treinar o Real Madrid.
Sendo um ídolo na Catalunha, parece-me que está a desperdiçar, de forma inglória, aquele capital de simpatia e a possibilidade de se tornar, num futuro próximo, treinador do Barça.
No mais, um chorrilho de encómios ao Barça.
Salvam-se na entrevista os elogios a Simão, Miccoli e Manuel Fernandes e o colocar de pressão acrescida no Barça através da referência à ausência de jogadores no eixo central da defensiva.
Aspecto positivo a realçar radica no destaque conferido a Manuel Fernandes no site da FIFA.
O médio do Benfica surge, esta segunda-feira, em destaque no site da FIFA, sendo apontado como um dos jogadores a observar no Mundial-2006, ainda que ressalve as poucas possibilidades de o jovem ser chamado por Scolari.
Em comentário, diria poucas não, nenhumas...
Por fim, alusão à circunstância de Luz e Dragão figurarem na lista de estádios concorrentes à realização da final da Champions relativa à época de 2007/2008.
Depois de Alvalade o ano passado, esta notícia constitui motivo de regozijo.

Sem comentários: