quinta-feira, março 16, 2006

Análise à Eliminatória da Taça

Os quartos de final da Taça de Portugal podem ser cognominados de "mãozinhas".
Afinal, plúrimos foram os lances em que as mãos dos jogadores entraram em contacto indevido com a bola.
Nenhum jogo foi excepção.
Na Luz, o Benfica, embora tenha produzido caudal ofensivo bastante, saiu eliminado.
Um golo irregular de Dário fez o resultado, num jogo de sentido único, tal foi a dimensão do domínio encarnado.
Se até ao lance do golo que se viria a revelar decisivo, a partida da Luz seguia morna, sem grandes situações de perigo, a partir desse instante, o Benfica assenhoreou-se do jogo.
Daí até final, apenas o Benfica procurou chegar ao golo, tendo o Guimarães se remetido a defesa profiada.
Muitas foram as ocasiões de golo criadas pelo Benfica, mas umas vezes, poucas, a inépcia dos jogadores do Benfica, outras, muitas, o brilhantismo de Nilson, impediram a sua concretização.
Nilson exbiu-se a grande altura, evitando com quatro ou cinco intervenções de alto nível que o Benfica alcançasse o golo que tanto fez por merecer.
O Vitória no seu denodo defensivo abusou da agressividade, incorrendo em múltiplas e sucessivas faltas que passaram sem a devida punição.
Ofensivamente o Vitória, pura e simplesmente, não inexistiu.
Limitou-se a defender e mal diga-se, mas, como supra aludi, o seu guarda-redes e a inépcia vermelha asseguraram o resultado.
O Benfica fez o suficiente para sair vencedor.
Após o golo vitoriano, apresentou futebol de boa qualidade, enleante, pelas alas, chegando com facilidade à área vimaranense.
A malapata na finalização persiste e, assim, é complicado vencer.
Todavia, se os méritos vitorianos, especialmente de Nilson, e os deméritos próprios muito contribuiram para a eliminação, não de menor importância se revelou a prestação do árbitro.
Na verdade, Jorge Sousa fez uma arbitragem miserável, na senda daquilo que têm sido as arbitragens nos jogos do Benfica na Liga.
Erro gravíssimo e sem explicação no lance do golo, de tão evidente que foi a utilização da mão por Meireles para fazer chegar a bola a Dário.
O árbitro encontrava-se em posição privilegiada e tecnicamente correcta, na diagonal do lance, para ajuizar acertadamente. Não o fez, vá lá saber-se porquê...
Os jogadores vimaranenses usaram e abusaram do recurso às faltas, sem que o Sr. Jorge Sousa lhes desse punição adequada.
Na primeira parte, Meireles, quando já se achava admoestado com um cartão amarelo, joga a bola com a mão, impedindo o desenvolvimento de uma jogada de contra-ataque do Benfica.
Árbitro vê o lance, assinala a falta e olvida o amarelo que seria o segundo e acarretaria expulsão.
Paíto fez, pelo menos, 12 faltas durante toda a partida.
Foi-lhe exibido um singelo amarelo numa entrada a matar sobre Manduca.
Desconhece, certamente, o Sr. Sousa que a persistência em jogo faltoso acarreta punição com cartão amarelo.
Diversos foram os lances em que faltas evidentes sobre jogadores do Benfica passaram em claro, sempre que o desenrolar da jogada poderia permitir uma boa possibilidade de contra-ataque ao Vitória.
Inventou livres laterais e centrais nas imediações da área benfiquista.
Um chorrilho de asneiras.
Para dourar a pílula, expulsou, mal, Cléber.
Petit "cavou" a falta e a expulsão. O auxiliar foi na fita e Jorge Sousa, como lhe falta categoria e a equipa da casa estava a perder, expulsou o jogador.
Mal, muito mal, péssimo, sem categoria para apitar jogos entre equipas da 1ª Liga.
Falta-lhe categoria até para gamar.
Em Coimbra, o Sporting ganhou pela oitava vez consecutiva.
Dado que o Benfica jogava à mesma hora e outros valores mais altos se levantaram, não assisti ao jogo.
Pelo que ouvi, vi e li, o jogo terá sido cópia fiel das recentes partidas leoninas - segurança defensiva, jogar com o erro adversário, desferir contra-ataques e, atingido que seja o golo, segurar a vantagem.
Dois belos golos terão sido o melhor que o jogo teve para oferecer.
A Académica, muito embora em largos períodos de tempo, tenha dominado territorialmente o jogo, revelou-se sempre inofensiva.
Actualmente, é extremamente difícil marcar um golo ao Sporting quando em vantagem.
O Sporting alicerça o seu futebol numa segurança defensiva que lhe tem servido de base às vitórias obtidas (toda a equipa defende em bloco).
Também no Cidade de Coimbra, um lance em que um jogador utilizou, indevidamente, a mão para jogar a bola se mostrou decisivo para o resultado final.
Com efeito, no período de compensação de neutralizações, Nani jogou a bola com a mão no interior da área leonina sem que o árbitro haja assinalado penalty.
Para desgraça suprema, desse lance nasceria o segundo golo do Sporting.
Malgre tout, vitória justa do Sporting, embora ensombrada pelo lance supra descrito.
No Funchal, o Porto, denotando enorme espírito de entreajuda e sacrifício, alcançou a vitória.
Quanto mais não fosse pela circunstância de ter actuado com 10 elementos por mais de 60 minutos, justifica-se plenamente o sucesso portista.
O Marítimo terá dominado o jogo, mas nunca se revelou capaz de atingir as redes de Baía com êxito.
Ao invés, o Porto, a partir do momento em que se viu a jogar com 10, terá tido pouca posse de bola, poucas oportunidades terá criado, mas soube sempre gerir as incidências do jogo e num lance fortuito almejou o golo.
Pragmatismo acima de tudo.
Uma vitória à imagem dos tempos de Carlos Alberto Silva.
Igualmente nos Barreiros passou em claro uma mão de Pepe na área portista que merecia penalty.
Caso houvesse sido assinalado, talvez a história da partida fosse outra.
Em Setúbal, surpresa das surpresas (pelo menos para mim).
O Vitória defendendo bem, contra-atacando melhor e beneficiando de um erro grosseiro de Proença, venceu o Boavista.
Aqui o juiz da partida avaliou mal um contacto da bola com a mão de Cadu, assinalando penalty.
Soberbo o golo de João Vieira Pinto.
Satisfação pessoal por, finalmente, ver reconhecido o trabalho que o meu querido amigo João de Deus está a realizar no Vitória, através da sua designação para a conferência de imprensa.
Embora nervoso, soube estar ao seu nível, procurando fugir das banalidades e dos lugares comuns tão utilizados naquelas situações.
Agora que os clubes dos quais sou sócio foram eliminados, estarei a torçer por ti.

55 comentários:

Muceque disse...

Inacreditável a apreciação do admistrador aos jogos da Taça. Eu estive em Coimbra. A sua dissertação sobre o jogo de Coimbra devia ser retirada, uma vez que não viu o jogo. Fala numa potencial mão de Nani. Porque não fala na mão do defesa da Académica, Hugo Alcântara, essa sim mais que evidente? Convém ver para ambos os lados. Compreendo a sua revolta e tristeza por os 2 clubes de que se diz adepto perderam, mas não abuse.
Vi imagens do jogo do benfica. Porque não inclui nos erros da arbitragem a escandalosa expulsão de Cléber? Que castigo acha que merecia Petit? Que falta de profissionalismo deste, que no Boavista era maldoso e no benfica é duro.
Ninguém pára o benfica

Muceque disse...

S. Administrador:
Peço-lhe desculpa, pois após leitura mais atenta verifico que fala na injusta expulsão de Cleber. Pelo facto peço-lhe mais uma vez desculpas.

samsalameh disse...

Eu não estive no Municipal de Coimbra, nem no Estádio da Luz. Mantive-me ocupado na reconstrução da Prisão de Jericó.
Aqui em Ramallah, o meu primo Sahib que teve oportunidade de ver o jogo pela Al-Jazeera, contou-me que o Benfica foi mais uma vez ROUBADO!!!
Ora, começo a olhar para este Benfica como o Estado da Palestina e para o Estádio da Luz o campo de refugiados de Nemzir.
Tal como aqui, enquanto Israel nos invade com tudo e mais algumas coisas, aí no vosso país o "sistema" não te fim e começa a parecer que os árbitros nunca têm dúvidas em lances mal assinalados contra o Benfica ou em lances que deviam assinalar falta ou penalty a favor e não o assinalam...Será medo de algum dos conferencistas deste blog!?
Será que o Xistra e o Sousa costumam vir a este blog e viram que algo de mal lhes podia acontecer, designadamente serem arduamente criticados pelo Zex ou pelo Cavungi ou pelo Conático, Qualesma e por aí fora.
É frustante, segundo o Sahib me contou, que uma equipa como o Vitória de Guimarães faça anti-jogo durante 80 minutos, com lesões fictícias, com mergulhos para a piscina, etc. e tal, e o árbitro, imagine-se, com cartões amarelos (se alguma vez a entrada do Paíto sobre o Manduca é amarelo, vou ali e já venho...O homem quase o matou)e vermelhos à mistura, dar-se 5 minutos de desconto (sendo certo que nesses 5 minutos foi feita mais uma substituição e exibidos 2 cartões amarelos).
É óbvio que também temos que ver os guarda-redes do nosso campeonato só "engatam" quando jogam contra o Benfica...Não se vê o mesmo empenho nos outros jogos do campeonato. Por que será!?!?
Volto a repetir o que ainda neste blog há poucos dias disse: "O mês de Março vai ser lembrado por todos nós (Benfiquistas)!".
Esqueci-me foi na altura de referir que não é pela atitude dos jogadores e do seu empenho...A ARBITRAGEM tem sido uma peça chave nas nossas derrotas (ou empates que para mim é a mesma coisa).
Espero que o Setúbal repita a proeza do ano passado.

Zex disse...

Pois é , amigo Sr. Muceque, a precipitação tolda-lhe a razão, não é ?
É tal a ansia de ser agressivo que se precipita, mas ao menos reconheceu o erro, o que revela, aqui, ponderação. Olhe, parece o Carlos Xistra... Será que V. Exa. também andou a beber café com leite, como disse, outrora, o sr. porteiro ?
De facto, a arbitragem do jogo do Bfica foi má. Mas, parece-me que houve erros para os dois lados. Naturalmente que não ignoro que o maior erro foi o golo validado. Embora possa haver alguma justificação, uma vez que só se vê na repetição, é um erro com reflexo directo no resultado. Mas o que dizer de Petit ? Excelente actor de teatro ? Será que irá fazer dupla com Leo Messi no teatro da Catalunha, como disse Mourinho ? Uma vergonha. Mas do Petit esperamos tudo, já que se trata de um jogador extremamente maldoso, com inúmeras situações do género. Bem fez o Deco quando, em tempos idos, lhe partiu o pé ...
E por falar em Catalunha, penso que é importante destacar esta passagem do jornal "Sport" dessa região: Quaresma no tiene dudas sobre sus preferencias. “Le deseo toda la suerte al Barcelona en la competición. Quiero que la gane. El Benfica es un buen equipo al que no lo tendrá tan fácil como quizá se pueda creer, pero si el Barça juega como sabe, creo que tiene más posibilidades de llegar a semifinales”. Este é o discurso correcto, não aquele das frases bacocas, politicamente correctas que dizem que querem que ganhe o futebol português...
Uma palavra final para os Srs. Cavungi e Mínimo: não entendo qual o vosso objectivo em estar, principalmente o segundo citado, a insultar, a mim e a outros, permanentemente. Se têm problemas em casa por resolver, não venham descarregar as vossas frustrações neste blog. Como já afirmei, podem estar descansados que não entrarei pela mesma via. O que apreciaria era uma intervenção rápida dos Srs. responsáveis por este condomínio: o sr. porteiro (sempre ausente) e o Sr. Zelador Carlos (sempre atento).
O que posso dizer, em tom de desabafo, é que com a entrada recente de certos senhores este espaço perdeu muito da erudição e interesse que possuía em tempos recentes.
Volte Professor Venceslau !

Costa disse...

Brilhante análise, mais uma vez, do mentor do blog, discorrendo, sem excepção, todos os jogos desta eliminatória da Taça, fazendo uma apreciação objectiva, clara, adequada, correctíssima, inatacável do que se passou em todos os jogos, com a justeza, independência, realismo e isenção que se lhe reconhecem, ou seja, nenhuma.
Mãozinhas.
Pois muito bem.
Há as mãoszinhas de Coentrada e há também, as maõzinhas de coSAÍDA, pelo menos saída da eliminatória da Taça de Portugal, o que calhou no prato de, pelo menos, o Benfica, Boavista, Marítimo e Académica, equipas medianas e irregulares deste nosso campeonato.
Curioso que se fale tanto de maozinhas quando o Benfica já foi a uma final da Taça dos Campeões Europeus com um golo OSTENSIVAMENTE marcado com uma mão, na altura de Vata.
Na época até se achou piada. Actualmente não é bem assim. Se calhar também não se lembram de outros jogos recentes do Benfica, nem sequer do jogo da 1ª volta contra o Guimarães.
Importa, também termos por certo o que é e onde fica no nosso corpo, a mão, o braço, o cotovelo, o antebraço e joelho, coxa, perna e pé, por forma a sabermos do qyue estámos a falar.
Por sorte, o meu pai estudou para Médico ( não tendo completado, todavia, tal formação, abandonando os estudos na 4ª classe) e ensinou-me, tal como também aprendi, mais tarde, na escola, onde se situam tais partes do nosso corpo, e afirmar que a bola antes de ser rematada por Dário, foi jogada com a MÃO, é puro exercício de especulação desportiva.
Ninguém, no seu perfeito estado, pode dizer que a bola foi jogada pela mão.
é claro que se fosse um dos muitos jogadores do Benfica a intervir no lance, e a praticar tal contacto com a bola, se defenderia que era penalti?
Claro que sim, mas aí há uma diferença, na maior parte dos jogadores do benfica, o antebraço, cotovelo e mão, estão integrados num curto espaço de cerca de 20 cms, sensivelmente o diâmetro de uma bola de futebol, pelo que seria evidente que se teria que assinalar grande penalidade.
Agora quando um jogador tem um antebraço, braço e mão com uma extensão de cerca de 60 cms (altura média dos jogadores do Benfica) é muito dificil que jogue a bola com a mão.
Por outro lado, é uma crueldade dizer que na marcação de um livre, da forma como o foi, o bandeirinha ou o árbitro estavam em condições privelegiadas de ver qualquer tipo de infracção - que sublinhe-se não existiu - o bandeirinha não viu nem pode ver o que quer que seja, pois está encoberto pelo jogador do Vitória e o árbitro também tem um maralhal de jogadores à sua frente que não pode ver o que se passa diante daquele jogador, ou seja, ele a tocar na bola com o seu corpo que não a mão.
Perante o comportamento de Petit que ditou a expulsão de Cléber, omitiu o Sr. Administrador que tipo de jogador/profissional/colega é aquele, bem como qual a punição que o mesmo merecia, bem como que tal acarreta, necessariamente, um encolhimento por parte da equipa Vitoriana que, sim, foi claramente prejudicada no jogo, pois viu IRREMEDIAVELMENTE expulso um seu jogador, quando tal não deveria ocorrer.
De qualquer forma, e por uma questão de coerência, gostaria de aqui dizer que, de todo o modo, considero que o Benfica merecia ter ganho o jogo, pela forma como jogou e pelas oportunidades que criou.
Agora, não se pode é vir dizer numas quartas e quintas feiras, que a sorte também conta, independentemente do caudal ofensiva e depois, mais tarde, vir dizer que o que interessa afinal é a maneira como sejoga.
O benfica merecia ter ganho ontem, como o Liverpool também merecia ter eliminado o Benfica.
Enfim, vicissitudes da sorte.
Vicissitudes de que, também, foi alvo, Simão Sabrosa quando, ontem, ao não se fazer acompanhar do tijolo que o ajuda aascender para o degrau do autocarro, fez um esforço acrescido, que lhe provocou um estiramento.
Estiramento que já não acontecia na sua estrutura desde os 12 anos de idade.
Veremos também quais as consequências das reacções da equipa boavisteira à equipa de arbitragem, bem como dos piropos dirigidos pelo Sr. Koemam ao árbitro da partida de ontem.
Quanto ao SCP, triunfo fácil, sem rodeios, dois grandes golos (sendo certo que só o do João Vieira Pinto é que encantou o Sr. Administrador), sendo certo que o Nani tinha uma ligadura na mão, pelo que nunca poderia ter dado mão na bola.
No que respeita aos outros dois jogos não sei grande coisa, pelo que me abstenho de qualquer comentário, já que não partilho de facciosismos.
A 1ªa cama para os quartos do Benfica, já está, então, feita.
Bem hajam.

Muceque disse...

Senhor Zex, sempre ao seu estilo. De mansinho manda umas bocas, partindo para a agressão a tudo e a todos. A mim próprio, ao senhor Cavungi e ao senhor Mínimo. Estranho não comentar a mão do seu jogador Pepe no jogo da Madeira. Não viu? Não acha que era mão? E não me venha dizer que a penalidade marcada não existiu, pois um erro não esconde o outro( isso é nas contas de Manuel Machado quando era treinador do Moreirense, que disse , após erros graves do árbitro contra o Sporting, que a sua equipa ainda tinha a haver uma penalidade , que lhe tinha ficado a dever de jogos anteriores ).
Quanto ao senhor Salamandra fixe esta ideia. O seu clube não tem estrutura, estatuto, qualidade e competência para lutar por vários títulos ao mesmo tempo. Esta é a realidade, não vale a pena vir falar dos árbitros, pois não foi o árbitro que a meio metro da baliza conseguiu acertar nas pernas do guarda-redes vitoriano. Assim como o árbitro errou (apenas na repetição se consegue perceber que foi mão, braço, cotovelo? no lance do golo), os jogadores do benfica também erraram. E os jornais escamoteiam esta realidade com a descompressão da Liga dos Campeões, citando exemplos de outros clubes. Deviam era dizer a verdade: o benfica não tem capacidade para estar a competir em várias frentes.

Costa disse...

Sr. Samsalameh:
Realmente os guarda-redes só engatam contra o Benfica.
Veja-se o do Gil Vicente que, contra o Benfica, quando um seu colega lhe passa a bola, engatou, ficou preso, deixou passar a bola e foi golo e correu a festejar para os braços da simpática Jõao Pereira; o Baía que também engatou uma qualquer velocidade abaixo daquela que o remate do L. Robert merecia.
Enfim, até o Moretto engatou o Benfica.

Muceque disse...

Amigo Costa:
Brilhante o seu comentário. Apenas uma resalva. No jogo do benfica não foi mão de Vata, mas sim mão de Vaca, prato que na altura passou a ser muito apreciado pela comunidade vermelha deste país, ao ponto de termos atingido antes que outros países a crise das vacas loucas.

VermelhoNunca disse...

Última Hora:
Koeman deu uma entrevista a um jornal espanhol onde diz que se o Benfica não consegue ganhar ao Guimarães em casa nunca conseguirá ganhar a Taça de Portugal.Este holandês cada vez é mais apreciado em Portugal,pois tem um discurso a que não estamos habituados.

Costa disse...

Brilhante, condómino Vermelhonunca.

samsalameh disse...

Sr. Costa, Muceque e VermelhoNunca,
Estou a ver que Vossas Excelências não têm sequer um clube de eleição. Pois em vez de dizerem algo de bom e de positivo sobre aquilo que alegam serem os "vossos clubes" ficamos todos a saber que apenas se interessam pelo clube que está nos quartos de final da Liga dos Campeões e o único a dar pontos a Portugal que o "vosso clube" consiga entrar directamente na Champions, o que muito nos honra.
Para vocês afinal só existe um clube: o Sport Lisboa e Benfica. Tudo o resto são migalhas...
Tenham coragem e critiquem os "vossos clubes" quer pela positiva, quer pela negativa.
Agora andar sempre a achincalhar o Benfica é que não. Basta de tanta hipocrisia!!! Não sejam cegos, tal como Xistras, Sousas e outros...

Costa disse...

Caro Sr. Samsalameh.
Todos os dias falo do meu clube, o anti-benfica. Que mais quer que faça?!

Zelador disse...

Condómino Zex:
Não sou nem quero ser responsável por este condomínio.
O único responsável pelo condomínio é o snr. Administrador, sendo a ele que se deve a criação deste espaço, bem como toda a sua linha editorial, se assim se pode dizer.
Foi dele a iniciativa de o criar, foi ele que o pensou, arquitectou e o fez nascer.
Tive conhecimento do blog por interposta pessoa, e, tendo por ele elevada estima e consideração, desde o início que passei, diária e religiosamente, a aqui aparecer, comentando os artigos que escrevia.
Este espaço passou a ser muito importante para mim, servindo de escape ao stress e à rotina do trabalho diário - que é muito e, já, entediante.
Veja os artigos de Novembro e Dezembro para ver que é verdade o que eu digo.
Sucessivamente, foram aparecendo neste espaço novos comentadores, que, não duvido, o vieram enobrecer e justificar a razão da sua existência.
Mas, o mérito e excelência deste espaço devem-se, por inteiro, à arte e engenho do amigo Vermelho, que soube cativar com o gabarito das suas análises um sem número de "adeptos" que aqui começaram a acorrer.
Penso que muitos nem o conhecem.
Perante algumas investidas menos delicadas que aqui começaram a aparecer, decidi, como condómino mais antigo, tentar pôr alguma água na fervura - embora reconheça que por vezes também fui um bocado na onda, animado por rivalidades clubísticas.
O caro condómino decidiu, então, apelidar-me de Zelador e, por piada, decidi adoptar tal designação.
Mas nunca por nunca tive qualquer menção de recolher quaisquer louros pela excelência do espaço nem sequer, tentar definir a sua orientação.
Vejo, contudo, duas coisas: que não consegui acalmar o estilo agressivo e, até, insultuoso de alguns dos comentadores e que estou a começar a ser visto como responsável do espaço.
Deste modo, e porque não quero, de forma alguma, beliscar a “propriedade intelectual” do autor do blog, comunico-lhe, bem como a todos os condóminos, que abandonarei a designação de Zelador e retomarei a minha primária e verdadeira identidade.

vermelho disse...

Amigo Carlos:
o teu desempenho da função em que o Zex te investiu tem sido excelente, merecedor dos mais rasgados encómios.
Assumiste o papel de corpo e alma, zelaste com denodo pela sanidade deste espaço.
Efectivamente, sou o criador deste espaço, mas se alguém fez por que ele subsistisse foste tu.
Quando ninguém ou poucos o conheciam, foste tu que sempre fizeste o favor de comparecer, expressando a tua opinião de uma forma assaz brilhante.
Pugnaste pelo respeito e pelo civismo na discussão.
Enobreceste este espaço, procuraste que conservasse a sua dignidade e preocupaste-te em elevar a discussão.
Sem ti, penso que a deriva de agressividade e de insultos teria tido repercussões catastróficas, ao ponto de conduzir, mais dia menos dia, ao encerramento deste espaço.
Tornaste-te um verdadeiro moderador deste espaço.
Foste, és e serás insubstituível.
Ninguém como tu para ser a reserva moral do blog.
Peço-te que não abandones o teu papel de Zelador.
O teu esforço não foi, nem será, em circunstância alguma, inglório.
Obrigado.
Abraço.

Costa disse...

Caro Zelador; Caro Samsalameh; e acima de tudo Caro Vermelho:

Ao ler o comentário do condómino Zelador, entendi que devia fazer um acto de reflexão e quiça de contrição.
Este espaço une-nos, dispo~e-nos bem, convivemos, disfrutámos. Umas vezes melhor, outras vezes pior, tal como as exibições das equipas dos nossos corações.
Estou aqui há pouco tempo e tenho tentado, se calhar não o tenho conseguido, respeitar o espírito do mentor deste espaço. Se calhar também já exagerei e se o fiz peço desculpa.
De qualquer modo, gostaria que ficasse expresso que se não fosse a diversidade de clubes e de simpatias por estes, por ventura o blog não seria tão diversificado e participado.
Aturemo-nos, então, uns aos outros, sempre com o devido respeito, e encaremos o estilo e maneira de pensar e escrever de cada um e continuemos a sã convivências.
Pedindo, novamente, desculpas por algum excesso que tenha cometido.
Caro Sr. Zelador e, seja com que identidade seja, continue a acompanhar-nos.
Gostaria que o Sr. Vermelho se pronunciasse, nomeadamente se está disposto a que aqui convivam vizinhos de diversas crenças.
Bem hajam

VermelhoNunca disse...

Após leitura atenta aos últimos posts, faço minhas as palavras do condómino Costa.Penso no entanto que todos entendem que nenhum de nós ter intenção de melindrar,ofender ou insultar quem quer que seja.Como sportinguista gostava de continuar a "picar-vos",no sentido de dar alegria e vivacidade a este espaço.

vermelho disse...

Amigo Costa, antes de mais, claro que sim.
A democraticidade deste espaço só o enobrece e o enriquece.
Aliás, o propósito que presidiu à sua criação reside exactamente aí - criação de um espaço em que diversos indivíduos, mais ou menos conhecidos uns dos outros, discutissem, sem peias, futebol.
A cor das almas é-me completamente indiferente.
Sabe que as primeiras pessoas a quem contei da criação do blog foram dois portistas, um sportinguista e um benfiquista.
Como vê, logo fiquei em minoria.
Penso que o que perpassa pelos post´s do zex e do carlos é um certo desencanto pelo rumo quase belicista que isto tomou.
A recomendação que com tanta ironia quase sempre invoca ia nesse sentido.
Não se trata de censurar este ou aquele, esta ou aquela opinião, esta ou aquela maneira de ver as coisas, trata-se, isso sim, de procurar que nos respeitemos.
Não vejo necessidade de, para fazer valer os meus argumentos, recorrer ao insulto.
Deixe-me que lhe diga que até aprecio particularmente a sua prosa.
Gosto da sua ironia e até da forma como destila a sua aversão aos vermelhos.
E não veja nas minhas palavras qualquer ponta de ironia, porque são sinceras.
A sua participação tem-se pautado, quase sempre, pelo brilhantismo.
Dias maus ou menos bons todos temos.
Participe que é sempre bem vindo.

vermelho disse...

Sr. vermelho nunca:
Apesar de me custar escrever o seu nick, como compreenderá, o que disse em relação ao amigo costa conserva integral validade em relação à sua pessoa.
Só é pena que não intervenha com maior assiduidade.
Continue a "picar-me".
Abraço.

cavungi disse...

Gostaria de dividir a minha intervenção em 3 fases distintas.
Em primeiro lugar em minha defesa.
Vejo, que sem nada que o justificasse, fui mais uma vez insultado por um membro do blog, no caso o Sr Zex.
Falar do que se gasta em minha casa é de um profundo mau gosto.Depois, e aqui entra o insulto gratuito,comparar-me o Sr Minimo ou ao Sr Muceque....Haja pudor.
Engraçado que, O Sr Zex citando sempre A Recomendação, esqueça-se que ele proprio costuma actuar aqui no blog como um autêntico incendiário.
Chega, diz umas "coisas", geralmente com graça é certo,e depois desapareçe e deixa "tudo ao barulho".
Quem lançou aqui o tema dos lábios de paulo bento? Quem lançou a celeuma carlos martins?Ou do projecto Roquette?Nestes temas até o acompanhei, mas propôr uma condecoração ao "talhante" paulo machado pela entrada assasina sobre Petit?Propo-lo para Comendador?Comendador paulo machado".Isto é ser construtivo?É seguir a "Orientação"?Liverpool sempre?Visca el Barça?INCENDIÁRIO!
Em segundo lugar, concordo no esencial com a brilhante análise do Sr Vermelho aos jogos de ontem.
Foms mais uma vez indecentemente ROUBADOS.
Mas isso não invalida que a confrangedora realidade seja esta:
Não conseguimos, muitas vezes de baliza aberta, como ontem aos 48m Nuno Gomes,marcar um golo.
O Benfica não consegue construir uma jogada que lhe permita marcar um golo?É Muito mau.
Em Terceiro lugar e para desanuviar o ambiente lanço uma pequena adivinha:
Qual a semelhança ente Graemme Souness, Jorge Jesus e os Adeptos do Sporting?

Costa disse...

Amigo, permita-me que o trate assim, obrigado pela prontidão na resposta e pelas palavras escolhidas no seu comentário. Bem haja.
Acredite que, não obstante as garras afiadas, o admiro e tentarei sempre participar e respeitar os demais, ainda que com algumas bicadas.
PARABÉNS.

marreco disse...

Vim aqui poucas vezes, e as poucas que vim foi mais para falar com os meus amigos Vicente Lemos e Chico Lázaro.
Então Chico, tudo bem? Ainda bem que apareceste no Café do Barbosa no Sábado.
Olha que a Zirinha está mesmo desenvolvida para a idade, não achas?
Eu sei que sim, que tu não paraste de olhar para os peitos dela a noite toda.
Fiquei foi agora muito comovido com o artigo do Senhor Doutor Professor Zelador e depois com a resposta do Senhor Doutor Professor Vermelho e do Senhor Costa, que não sei se é também Doutor.
E assim é que é bonito o convívio entre todos.
Há para aqui uns senhores que eu não sei bem o nome, Durex, Outromen, Loborralho, Muleque, Cafunhé, que são muito agressivos e que deviam ter mais respeito pelos benfiquistas porque umas vezes estão em cima e outras em baixo.
Façam antes como eu e os meus amigos Chico e Vicentino, dêem-se bem e bebam uns canecos.

Sousa disse...

Faço minhas as palavras do sr. administrador.
Sr. Zelador, embora sportinguista, rogo-lhe que não nos abandone.
Precisamos de si.
Caros costa e vermelho nunca, apesar de lagartos e isto está transformado numa coutada de lagartos, aprecio-vos.
Demonstram ser pessoas de elevado humor, de fina e recortada ironia, que defendem bravamente o seu clube do coração - o anti-benfica.
Isso não me apoquenta.
Pensar diferente não é pensar mal.
A diferença enriquece e faz-nos crescer.
Ninguém é dono da razão.
Continuemos a conversar como até aqui, defendendo as nossas damas ad nauseum.
Bem-hajam.
Com respeito e consideração por todos os intervenientes,
Francisco Lázaro (não o que morreu na Maratona, nem o da Bancada Central da TSF).

VermelhoNunca disse...

Caro Vermelho:
Agradeço a sua cortesia e o seu fair-play para com os seus adversários.Pode estar descansado,que,dentro das minhas possibilidades,irei partipar com todo o prazer.E pode estar seguro que o picanço irá prosseguir.
Aliás começarei agora mesmo ao referir que,após leitura dos jornais desportivos de hoje,sou obrigado a entrar em desacordo consigo na análise que fez ao jogo do Sporting em Coimbra.A leitura dos mesmos indica que o Sporting foi prejudicado pela arbitragem do incompetente Paraty.

Sousa disse...

Ora viva marreco.
Tás bom?
Viste bem os marmelos da menina?!
Que coisa linda!!!
Amanhã vou lá estar.
Aparece, pá.
Abraço.
P.S. onde anda o Vicente? sabes dele? estará ainda a curar a narsa?

qualesma disse...

Amigo e colega Vermelho:
tenho escrito pouco aqui, bem sei, mas isso não quer dizer que não visite, frequentemente, o espaço, como sabes, embora hoje já tenha visto para aí uma citação do saleme a uma das minhas escolhas (tu sabes do que estou a falar).
Tenho-me controlado porque sempre tive medo de me esticar na escrita e assim perder um amigo, pois embora goste muito de futebol, não gosto tanto como dos meus amigos.
Gosto muito de um gfrango à moretto, mas nada iguala aquele frango da guia, como ontem, nem como no areal.
Mas acabei de receber um SOS, de um amigo comum, e achei que devia escrever algo, pois o meu amigo merece muito.
Primeiro porque sempre foi meu amigo depois porque criou este espaço que muito nos tem unido.
´+e certo que por vezes há exageros, mas também há coisas engraçadas, gosto do estilo do zex, do costa, do zelador, do muceque, do holtremann e de outros, embora não sejam do meu clube.
Mas isso é quase como no sítio em que trabalhamos ou vivemos, não se pode gostar de todos. Paciência.
As minhas palavras são de vênia, perante a sua arte e dedicação, e de incentivo para que continue, pois a minha vida depende, em grande parte disto, sendo certo que tenho garndes aspirações no Prof. Karamba, como sabe, embora me dê algum trabalho.
Publicamente afirmo ÉS O MAIOR, CARAGO, o resto que se lixe, pá, escreve pelo menos para aqueles que, ainda que percam um campeonnato em tua casa, continuam a venerar-te.
Grande abraço.
E tu ó carlos, és um lamechas do caraças.
Abraço também para o salame e para as outras personagens que encarno.
ÉS O MAIOR CARA***.

Zex disse...

Penso que estes últimos comentários revelam que, de facto, a minha mensagem passou, pensando que o Digníssimo Zelador Carlos, naturalmente assim apelidado para tentar ter piada, deverá continuar a intervir neste blog, com a enorme propriedade e classe que o distinguem. Quanto a esta questão penso que as doutas palavras do sr. porteiro, assim apelidado também para ter piada, dizem tudo, pelo que subscrevo-as e nada acrescento.
Sr. Zelador (finalmente com letra maiúscula): naturalmente que é do meu conhecimento que V. Exa. não é responsável por este espaço mas, como sabe, eu sempre o considerei como uma espécie de Baltemar Brito deste espaco, ou melhor Rui Faria, ou seja, o adjunto com conhecimentos profundos do tema. Sempre no tom jocoso que penso conseguimos manter, até qdo discutíamos os propalados lábios do "labião"... Como sabe, também fui dos primeiros a comentar neste blog. Tal não me confere direitos alguns, mas não deixo de atentar no rumo que se vai trilhando e que faço questão de dar nota nos meus comentários.
Como calcula, e é do conhecimento do Sr. Vermelho (finalmente),não gosto do Sporte, odeio o Bfica e gosto de brincar com os adeptos dos dois clubes, mas penso que alguém terá ido longe de mais...
Mas, neste ponto, tenho que estar, pela primeira vez, inteiramente de acordo com o sr. porteiro (outra vez pequeno), V. Exa. é a AUTORIDADE MORAL deste "jornal".
Pelo que, prossiga com os seus comentários de gde lagarto !
E, já agora, uma vez que o conhece, traga consigo a figura mais luminosa deste espaço: O PROFESSOR VENCESLAU !!!
bEM HAJAM !

vermelho disse...

Caro vermelho nunca:
Das imagens que vi o único lance duvidoso que poderá ter prejudicado o sporting foi a pseudo-mão do alcântara na área.
Não me pareceu que tivesse jogado com a mão, embora do rapaz possa e deva esperar tudo.
O alcântara é um exemplo de como as transmissões televisivas podem induzir em erro em relação à valia de um jogador.
Eu tinha-o como um bom central, que apenas pecava por ser um pouco lento.
Mas, ao ver as suas actuações este ano ao serviço da Briosa, o rapaz é fraco, muito fraco e ainda por cima vence mais de 20.000 € mês.
Não tem poder de impulsão, capacidade de concentração, não tem velocidade, joga mal de cabeça, tem uns pés que parecem duas mesinhas de cabeceira, enfim...

VermelhoNunca disse...

Esta troca de elogios está a ir um pouco longe demais,não lhes parece?

vermelho disse...

Obrigado qualesma.
As tuas palavras são a centelha da minha alma.
És um grande amigo.
És Grande, CARAGO.

VermelhoNunca disse...

Caro Vermelho:
"Dois braços que cortaram a bola nas áreas não foram devidamente sancionados.Muitas faltas sobre jogadores do Sporting não foram marcadas"-Record de hoje.
A apreciação do jornal "Am BOLA" vai no mesmo sentido,embora online não esteja disponível a apreciação da mesma(mas pode crer que eu li na edição papel do dia de hoje).

Conático disse...

ÉS O MAIOR.
ÉS O MAIOR.
ÉS O MAIOR.
ÉS O MAIOR.
TU E O ZELADOR.

ÉS O MAIOR.
ÉS O MAIOR.
ÉS O MAIOR.
ÉS O MAIOR
TU E O CARLOS.

vermelho disse...

Como disse o vermelho nunca, deixemo-nos de lamechices e voltemos à discussão.
Daqui a um bocado tá tudo aqui a chorar e a tecer loas uns aos outros.
Oficialmente encerrado o período de paz e concórdia.
Abraço.

vermelho disse...

Eu, também, li o que escreveu.
Mas, como disse, continuo a pensar que o desgraçado do rapaz não jogou a bola com a mão.
Deve ser de mim a ter por certas as considerações anatómicas do sr. costa.
Já agora podíamos acabar com esta treta do senhor para aqui do senhor para ali.
Tratemo-nos simplesmente pelos nick´s.

Paco Nassa disse...

Nick Vermelho, sabes o que te digo:
não há como paCO NASSA.
Siga.

Zex disse...

Só mais uma coisa, Sr. Cavungi, nunca disse que era construtivo, nunca disse que era um santo, nunca disse que era por todos.
Gosto de lançar polémicas, gosto de "picar" os outros, gosto de lançar ironia sobre as questões que assolam os outros clubes, mas não insulto ninguém, ou pelo menos tento. Quanto às questões que levanta, de facto fui eu que as lancei, mas ofendi alguém ? Não se percebeu que eram brincadeira ? E tanto que eram pertinentes que o sr. porteiro as abordou nos posts. Por algum motivo terá sido...

Costa disse...

BLÁ, BLÁ, BLÁ.
E com esta treta toda, lá conseguiram os benfiquistas, tal como na comunicação social, desviar as atenções de mais um falhanço.
A propósito para quem não sabe FCP-SCP nas meias finais da Taça.
Podemos continuar a discutir Futebol????

matulona disse...

Está gaita já parece o Perdoa-me.
Chiça! Ou melhor, Xistra!

VermelhoNunca disse...

Zex:
O amigo deve trabalhar no mercado do Bolhão,função engraxador.Ou seré funcionário da empresa FIMA,das margarinas?Leu o que o Vermelho disse,deixe-se de lamúrias.

VermelhoNunca disse...

Costa,a partir de agora,baterias apontadas a Norte,uma vez que os vizinhos do centro comercial Colombo já foram ao fundo.

Zex disse...

Sr. Vermelho Nunca,
A semelhança dos seus escritos com os de muceque é curiosa...

VermelhoNunca disse...

Zex,continua a lamuriar-se.Sabe,somos ambos do Sporting,embora isso não signifique rigorosamente nada.Claro que eu também posso dizer que o seu modo de escrever é parecido com o do Papa,Jorge Nuno,e isso quererá dizer algo?

cavungi disse...

Curioso, curioso, Sr Zex, é o desaparecimento do Sr Muceque, simultaneamente com o súbito retorno do Sr vermelhonunca...

Holtreman disse...

Isto já parece o Blogback Mountain....com os protagonistas principais Zelador e Porteiro....Ai aqueles vãos de escada lá do prédio...

Zex,
Também já tinha reparado na semelhança de escrita entre Vermelhonunca e o Muceque. Demasiado evidente. Obviamente não estou a insinuar nada...apenas coincidência.

Cumprimentos,

M.P.R.Holtreman

VermelhoNunca disse...

Cavungi:Curioso que de um momento para o outro nomes que têm andado completamente ausentes apareçam a opinar?Não estranha também isso?Marreco?Lázaro?Qualesma?"Conversam" com Vicente Lemos?Não acha nada isto estranho?Dá-me ideia que a sua questão é simples:apercebeu-se que a maioria dos elementos do blog são do Sporting,e isso deixa-o preocupado.Mas tenha calma.O Sporting vai ao Dragão,talvez isso o anime.

cavungi disse...

Eu quero o Futebol Clube do Porto na Final do Jamor.
Já agora com o Vitória de Guimarães.
Força Benny.!

VermelhoNunca disse...

Última hora:
Moretto regressa a Setúbal.

carlos disse...

Tenho pena que o FCP e o SCP tenham que jogar uma das meias finais da Taça de Portugal, pois gostava de que fossem ambos à final.
Tinha projectado, aliás, no ínicio da época, ir ao Jamor assistir, pela primeira vez, a uma final da Taça de Portugal, ou com a Briosa presente ou com o SCP.
Assim não o poderei já fazer, não por achar que o SCP não vá à final mas porque não me interessará ver uma final SCP-Guimarães ou SCP-Setúbal e, muito menos, como é óbvio, um FCP-Guimarães ou um FCP-Setúbal.
Sim, porque eu não dou antecipadamente por assente que o SCP vá à final, contrariamente aos adeptos de outros clubes que andaram iludidos que iam ganhar tudo este ano.
Acho que será um jogo muito interessante o FCP-SCP, pois que só a vitória interessa a ambos, antevendo, até, que será o melhor jogo do ano - à semelhança do que foi o ano passado o SCP-SLB, que tive a oportunidade de ver ao vivo.
Por isso, e provavelmente, irei ao Dragão assistir ao jogo das meias-finais, onde espero encontrar alguns dos condóminos deste blog.
Por isso desde já anuncio que irei com um letreiro dizendo o meu nome, esperando que os demais condóminos façam o mesmo.
E boa sorte para esse jogo.

Costa disse...

Condómino Carlos e nesse letreiro levará escrito: Carlos, zelador, acólito, seguidistra ou outra identidade que não conheçamos?

Jorge Mínimo disse...

Caro Carlos:
Fico contente que permaneça como zelador deste nobre espaço. Não permita que a srª Vizinha faça um " coup d' état " e fique com o seu lugar. Tem todo o meu apoio.
Abraços, Jorge Mínimo.

carlos disse...

Snr. Bosta:
Vejo que continua no seu tom de ironia fina.
O seu estilo tem vindo a ser muito apreciado pelos diversos condóminos deste blog, nos quais me incluo.
Como irei acompanhado ao Dragão com alguém bem relacionado com os dirigentes portistas - não, não é o Guarda Abel - farei questão de que o seu nome seja anunciado nos altifalantes do estádio e tipo: "Pede-se ao Snr. Costa que se dirija junto do Bar onde tem alguém que quer falar consigo", onde estarei e onde teremos oportunidade de travarmos conhecimento, caso também vá ao estádio.
Não se preocupe. por isso, com o letreiro que levarei.

Costa disse...

Valeu Sr. Carlos. Pode ser que nos encontremos no bar e pode ser que leve com o letreiro (estou a brincar).
Bom jogo e bombar, o que interessa é bombar.

Zex disse...

sr. ex-zelador carlos:
Eu vou com um letreiro a dizer: "Carlos Ronaldinho Martins Gaucho, vim de Lisboa para te ver, dá-me a tua camisola. Olha e, já agora, traz-me os lábios do Paulo risco ao meio" !

Holtreman disse...

Zelador Carlos,
Se todos aderirem à sua sugestão de levar letreiros para o Dragão, temo que alguns participantes habituais, não terão onde os colocar ou mãos suficientes para os segurar. O Sr.Muceque, creio que teria de ir de camião.

M.P.R.Holtreman

VermelhoNunca disse...

Inacreditável a postura de Zex.Não dá ponto sem nó.Comparado com Muceque,Cavungi,Jorge Minímo é de uma arrogância e má-criação incomparavelmente superior.Tenho de me conter para não lhe responder no mesmo tom,ao abrigo da Recomendação.

Zex disse...

O sentido de humor e encaixe de Vermelho Nunca é fenomenal ! Pergunte a quem se dirige o comentário, que não a V. Exa., se ficou ofendido.
O seu estilo e reacções fazem-me lembrar alguém que, subitamente, se eclipsou deste blog... Deve voltar amanhã, não ?
E não me parece que seja apenas uma mera semelhança clubística...