quinta-feira, março 09, 2006

Uma noite à Benfica!

Ontem, em Anfield Road, escreveu-se mais uma página brilhante na já de si gloriosa história do SLBenfica.
Exibição personalizada, pletórica de crer, raça e classe.
Koeman deixou-se de peias e temores, apresentando um onze ambicioso.
Prescindiu de um médio construtor como Karagounis, erigindo Nuno Gomes à condição de pivot de toda a manobra ofensiva e de primeiro tampão à construção atacante do Liverpool.
Tal como havia escrito, os primeiros vinte minutos foram de sufoco, com o Liverpool a criar três boas oportunidades de golo - o poste e Moretto evitaram o pior.
Mas, paulatinamente, o Benfica foi-se estabilizando emocionalmente.
A posse de bola foi crescendo, as marcações foram-se sincronizando e o Benfica começou a entrar, verdadeiramente, no jogo.
Estava dobrado o cabo das tormentas e os jogadores começaram a soltar-se.
Quando Giovanni desferiu o remate que a barra devolveu, a tendência do jogo inverteu-se inexoravelmente.
A partir daí, ainda que o Liverpool continuasse a dispor de mais posse de bola, o Benfica assenhorou-se do jogo, tomando as rédeas da partida, controlando as incidências.
Volvidos escassos minutos, numa jogada de contra-ataque, Simão desfere remate sublime, fazendo o primeiro golo da partida.
Invertera-se, definitivamente, o estado de espírito das equipas.
O Benfica assumiu-se, ainda mais, crente nas suas capacidades e o Liverpool entrou em depressão.
Na segunda parte, ainda que os primeiros vinte minutos hajam sido, uma vez mais, difíceis, não o foram em medida semelhante à da primeira metade, o Benfica controlou o jogo a seu bel prazer.
O Liverpool mostrou-se sempre incapaz de criar ocasiões de real perigo, não conseguindo entrar na área benfiquista.
Limitava-se a despejar bolas para a cabeça de Crouch e a procurar remates de longa distância.
O futebol do Liverpool emergiu falho de criatividade, excessivamente estereotipado.
Beto anulou Gerrard e o futebol ofensivo do Liverpool eclipsou-se.
O Benfica, por seu turno, mantinha elevados indíces de concentração, denotando uma organização defensiva exemplar, espreitando, sempre que possível, o contra-ataque.
No terminus da partida, beneficiando do desespero do Liverpool, que na sua ânsia de alcançar um golo desguarneceu a sua defensiva, Miccoli, em mais uma execução técnica perfeita, fez o 0-2.
Jogo intenso, emotivo, decidido pela classe de dois grandes executantes e pelo labor, concentração, suor, garra e crença dos restantes nove.
O Benfica jogou como equipa, elevando o colectivo ao estatuto de estrela maior.
Neste jogo até Koeman fez exibição a roçar a perfeição - escolha correcta do onze, demonstrando vontade de ganhar e confiança na equipa, substituições a preceito, no que toca aos jogadores e ao momento da sua efectivação, sistema táctico e modelo de jogo acertadíssimos.
Exibição enorme de Luisão e Anderson, insuperáveis, de Manuel Fernandes, a ocupar o espaço central, a recuperar bolas e a gerir os ritmos do jogo, de Simão, quanto mais não fosse pelo golo fantástico que marcou e pelos sinais de evidente melhoria na sua condição que deixou (este golo pode catapultá-lo para um final de época em grande).
Os restantes foram, igualmente, grandes, destacando-se a entrega ao jogo, o voluntarismo, o espírito de grupo e a solidariedade que todos patentearam.
Nota menos para Robert, passou, completamente, ao lado do jogo, parecendo, sempre, um corpo estranho na equipa, para Nuno Gomes, que embora tendo dado tudo de si, se encontra em manifesta má forma e incorreu em dois erros crassos (uma perda de bola na sua zona defensiva na 1ª parte que propocionou o remate de Crouch ao poste e uma perda de bola em zona ofensiva quando tinha Léo completamente desmarcado), para Moretto, que não obstante tenha realizado duas defesas de elevado grau de dificuldade, transmitiu uma preocupante ideia de insegurança no jogo aéreo.
O Benfica foi melhor que o Liverpool no conjunto dos dois jogos, mostrou mais e melhor organização, mais vontade de triunfar e mais e melhores individualidades.
Curiosa foi a coincidência no score alcançado pelo Benfica, esta época, no confronto com os dois últimos campeões europeus: 3-0 no conjunto dos dois jogos, com 1-0 em casa e 0-2 fora.
Vitória meritória, sem pinga de contestação.
Referência final para a actuação do árbitro e seus auxiliares que prejudicaram, e muito, o SL Benfica.
Fora de jogo mal assinalado a Geovanni no dealbar da partida, sendo que no desenrolar do lance se impunha a expulsão de Finnan.
Fora de jogo de mal assinalado a Nuno Gomes na segunda parte, quando se encontrava em posição muito favorável para visar a baliza de Reina.
Na dúvida assinalou sempre em favor do Liverpool.
Mas tudo ultrapassamos, vencendo de forma indubitável.

60 comentários:

Muceque disse...

Uma noite triste. Árbitro que favoreceu o benfica, escamoteando duas penalidades ao Liverpool por mão na bola dos defesas lampiões. Sorte a rodos, com os postes a protegerem o péssimo guarda-redes que é Moretto. Golo anulado por a bola ter saído de campo, ninguém viu como. Falhanços consecutivos dos avançados do Liverpool. Noite triste para a maioria dos portugueses, noite de festa para os angolanos, cabo-verdianos, e restantes Palop. Noite feliz para os arrumadores e para os taxistas. Noite de festa nas prisões deste país. Têm um presidente que dedica a vitória aos filhos dos jogadores??? Francamente, vocês são mesmo pequenos

Zex disse...

Mais uma "brilhante" análise bacoca no nosso porteiro !
Ponto 1 - o Bfica mereceu passar a eliminatória.
Ponto 2 - Jogaram bem em Anfield
Ponto 3 - Os meus parabéns !
Agora discordo da análise.
O Liverpool não joga(ou) nada. O Koeman foi tacticamente inteligente.
O Simões marcou um golão. O Luisão fez um ou dois penalties (mão na bola na área), pelo que a análise à arbitragem do Sr. Porteiro é lamentável, sendo que o que diz apenas se pode limitar aos primeiros dez minutos. O bfica teve a sorte do jogo. O Crouch falhou um, ou dois, golos feitos. Levaram duas bolas no poste.
No entanto, graças ao golo de bandeira do Simões, a eliminatória ficou resolvida.
Globalmente o Bfica esteve bem, com algumas excepções, designadamente Nuno Ribeiro, Alcides e Murretto.
Do Liverpool gostaria de salientar, apenas as exibições de Xavi Alonso e de Gerrard que, ao contrário do que diz o Sr. Porteiro, não foi anulado pelo Beto. Aliás, penso que estará para nascer o primeiro jogador que o seja.
Ainda assim, gostaria de dar o meu braço a torcer ao nosso companheiro de blog Arroubas. O Beto é mesmo um génio. Brilhante remate de primeira a roçar o poste da própria baliza e brutal assistência tensa para o golo do Miccoli.
De qualquer modo, notando que apenas passaram aos quartos de final, há que dar os parabéns e esperar que o próximo adversário do Benfica saia do trio composto por Juve, Milan ou Barça.
Adeus, amigo porteiro !

karalhounis disse...

Terminou mal, como não podia deixar de ser, o reinado de Jorge Sampaio, que se diz, falsamente, sportinguista.
Como se lembram quando o Cavaco e Silva ganhou as eleições o SCP espetou 3 golitos ao Benfica (nada comparado com o feito de agora ganharem a esta equipa tão potente que é o Liverpool, único campeão europeu que teve de disputar as pré-eliminatórias para aceder à Champions), mas como o Professor só hoje tomava posse, tivemos aquela catástrofe ontem à noite, que espero não ponha em causa a mais antiga aliança europeia.
Mau dia, também, para Mourinho, pois depois de se perceber que afinal não é assim tão imbatível, percebemos agora porque é que ganha o campeonato inglês com tanta facilidade. É que, de facto, as equipas inglesas não jogam um Karalhu.
Depois como é que se pode dizer que uma equipa dominou um jogo, quando só fez 3 remates à baliza, e tem, mais uma vez, o paio de fazer dois golos?
E as mãos na bola na área que cá dão penalties a favor do Benfica e na Europa já assim não sucede quando tal acontece com as equipas que jogam contra o Benfica. E as sídas em falso do Moreto, e o golo mal anulado? O gigante do Liverpoool cai na area tocado por dois anões do Benfica e ainda por cima leva cartão amarelo. Haja paciência e honestidade intelectual, pelo menos por parte do porteiro desta cena.
Que lata do caraças vir dizer que dominaram. Aos 10 mintos já não lhes cabia um feijão no cu e agora dominaram. É cada uma.
Acantonaram o pessoal na catedral da cerveja a ver o jogo porquê? Não foi sói para o Toni e o Vilarinho não ficarem sós, foi já para combater a tremideira, de uma equipa que no campeonato deles, tal como o Benfica, já está longe do título e de uma equipa que este ano, tal como o Benfica no próximo, terá que disputar pré-eliminatórias para aceder à Champions, e isto se tiverem muita sorte.
Mas o Liverpool é alguma equipa. O Estrela da Amadora fuzilava aqueles gajos e em 10 minutos.
Tal como a velha máxima: O crime compensa sou forçado a dizer A mediocridade/ A pequenez vence.
Felicidades para o sorteio, que vos calhe essa super-potência, o Vila real que vocês nunca conseguiram derrotar.
Sugeria ao Zex, ao Holtreman ou ao muceque que criassem um blog decente e o divulgassem numa sexta, no espaço Karamba, pois é a minha última intervenção, face ao carácter nitidamente tendencioso, faccioso e pernicioso que este blog assumiu.
Lá nos encontraremos.

carlos disse...

Os meus sinceros parabéns ao nosso amigo Vermelho, pelo resultado obtido pela sua equipa ontem à noite.
Ainda que seja um facto que o Benfica teve muita, muita sorte em não estar a perder, pelo menos, por 2-0 aos 30 minutos da 1ª parte, teremos todos de reconhecer que o que conta é o resultado e que, esse, diz que o Benfica passou a eliminatória.
Até ao golo do Simão, o Benfica encontrava-se completamente dominado pelo Liverpool, sem meio-campo, a defender à entrada da área.
Depois do golo, o Liverpool desanimou por completo, deu o jogo por perdido, e então o benfica passou a controlar o jogo, ainda que tenha continuado a ser bafejado pela sorte (o poste da sua baliza voltou a ser chamado a intervir).
DO jogo, ficam-me na memória os excelentes remates do Geovani à trave e do Beto, na direcção da própria baliza.
Força Beto!

Zex disse...

Srs. Holtreman e Karalhounis:
É com grande pesar que registo o vosso abandono deste blog.
Parece-me, no entanto que fazem mal. Todos nós sabemos que este blog é extremamente faccioso. Eu sempre o referi nos meus comentários e sempre tentei confrontar o Sr. Porteiro com essa vergonha, que me ignorou.
Mas, apontar essa vergonha, desmascará-la, ridicularizá-la, esse é aqui o nosso papel para o qual conto convosco.
Fiquem, comentem, intervenham, serão sempre uma presença agradável.
Reconsiderem.
Saudações anti-lampião !

Arroubas disse...

Finalmente estão a dar o devido valor a Beto!Viram o perfume do futebol dele?Deixou tudo em campo,sangue tinha deixado na catedral-olho de Sissoko,suor e lágrimas.O lance que esse anti-benfiquista Zex refere,quando Beto remata por cima da própria baliza após um corte,tem apenas a ver com a questão da deficiente iluminação do campo dos ingleses,algo que já o nosso Manuel Galrinho Bento se tinha queixado,e que pelos vistos continua por resolver.Quem vier a seguir morre.
Força Beto!!
Fora com o Moretto!!

www.sapo.slb disse...

Comom compreendo a frustação de todos aquelas cujas preocupações se esgotam, neste momento, e nas semanas seguintes, na Naval, no Estrela, no Penafiel, no Belenenses, enfim, nesses portentos de técnica e de equipas de grandes pergaminhos do futebol internacional e quiça europeu.
Deve custar sentir o prepúcio.
Estão sempre a tempo de mudar de paixões, até clubísticas ou, então, emigrar para outras latitudes ou, simplesmente, fazer uma cura de sono, pelo menos no que toca ao futebol.
Tal com uma vez disse o SUAREZ para os polícias: DESAPAREÇAM, DESAPAREÇAM, pois não fazem falta, muito menos neste espaço. Força camarada Vermelho. Custa-me ver os outros sofrer mas nunca com os êxitos do nosso GLORIOSO. E, como já havia dito, NINGUÉM PÁRA O BENFICA; NINGUÉM PÁRA O BENFICA; NINGUÉM PÁRA O BENFICA!
Sofram.

verdete disse...

Já cá faltava o batráquio.

Zex disse...

Deviam cortar os tomates a este batráquio. Só diz disparates !

cavungi disse...

Mais uma noite europeia gloriosa.Com sorte, é evidente, mas também com talento e personalisdade.
Claro que, para os ressabiados deste espaço (os apoiantes do Reboque CP e o sr Zex)o Liverpool é que joga(ou) mal...como o Man.United.
Grandes equipes do mfutebol europeu, com grandes tradições, como O Artmédia ou Udinese é que jogam muito.
Os ressabiados vão abandonar este espaço?
Força, fazem tanta falta aqui, como uma guitarra num funeral.
Um Abraço

www.sapo.slb disse...

Ó Zex tu ontem, logo aos 32 minutos, deves ter ficado sem os teus não? Ou já os havias perdido há 15 dias atrás? Se calhar é aí que eles estão.
Ó Camarada Vermelho seleccione os participantes, por favor.

cavungi disse...

O sr Administrador Exmo Sr Vermelho, atentou no numero de pessoas presentes no aeroporto da portela ás 05.00h só por termos mais uma vez atingido os 1/4 de final da Taça/Liga dos campeões europeus?
Mais 500 do que na assembeia geral do Reboque CP na FIL.
Imagine quando formos CE.

Muceque disse...

Cavungi, fique a saber que os funerais na terra do macaco Mantorras e aonde o vosso clube tem o maior número de apoiantes, ou seja, na África selvagem, as guitarras tocam-se nos funerais.
Não há nenhuma rã que afogue aquele batráquio que só aparece para dizer disparates???
Tristeza de clube. Fiquem sózinhos a dizerem bem uns dos outros, que o macaco Beto é muito bom, que o anão Leo é o maior do mundo, que o encornado Simão( quem é o pai da Mariana ) é o maior e que o selvagem gorila Mantorras vale 18 milhões de contos...cambada de tristes !!!

Muceque disse...

Atentei que estavam 500 bebâdos no aeroporto sim. Aliás moro em Lisboa e o cheiro a merda que pairava no ar era por demais nauseabundo. Ontem na tentativa de apanhar um táxi para casa vi-me forçado a ir de autocarro uma vez que quase todos os fogareiros se encontravam numa qualquer taberna a visonarem o jogo pela TV.Se vocês mandassem em Portugal viveriamos sem dúvida numa república das bananas, fruto tão apetecido pela maioria dos vossos adeptos...

cavungi disse...

Ó Muceque :
O Seu clube o Reboque Clube de Portugal, o melhor que conseguiu nestes 100 tristes anos de participação em provas futebolisticas foi chegar por uma ÚNICA vez ás meias finais da extinta Taça dos Campeões Europeus.
Sei que, V.Exa não sabe do que estamos a falar aqui,hoje,neste espaço.
Falamos dos 1/4 de final da Liga dos campeões, fase essa que V.Exas no Reboque CP só apreciam pela Sportv.
Esta não é, de todo,uma competição a vós estejais habituados.Este clima não é, decididamente para voçês.
Joguem com o Vizela e o Paredes, e sofram a bom sofrer para lhes ganhar.
Um Abraço

Muceque disse...

Cavungi:
O senhor conhece aquele camisola que se vende em qualquer loja de qualidade com a seguinte legenda."nunca ficámos em 6º lugar "? Tenho alguns exemplares emoldurados, se pretender avivo-lhe a memória e ofereço-lhe uma. Recorde-se há poucos anos atrás com quantos pontos contribuiu o seu clube de bairro para a classificação europeia dos clubes portugueses, naquele ano em que o Leixões marcou bem mais pontos que o benfica. Tenha vergonha, ganharam o ano passado um campeonato com regras aldrabadas, próprias do regime de Eduardo dos Santos, onde uns mamam e os outros são mamados. Em qualquer país civilizado um clube que tem como referência o BARBAS era afastado que qualquer competição digna desse nome. Vão competir para Cabo Verde ou Angola...

Muceque disse...

Cavungi:
Sabe o significado da palavra muceque? Foi em honra dos adeptos do seu clube que eu o escolhi...

camachio disse...

A lagartagem e os morcões que continuem aí com a sua verborreia cornaíca, que daqui por oito dias já estão a lutar os dois APENAS pelo segundo lugar do nosso competitivo campeonato.
E como diz o nosso Presidente TENHAM VERGONHA, TENHAM VERGONHAM.

cavungi disse...

Muceque:
Qual a importancia de ter ficado uma vez em 6º Lugar.? Acaso isso é relevante?
O Fc Porto já ficou em 9º e também já ganhou 2 Taças CE, 1 Supertaça Europeia; 1 Taça Uefa e 2 Taças Toyota.
Nada que se compare á vossa taça Copa/ABola/Bes.
Vós nunca baixaram do 5º lugar.Que bom.Ficaram foi a maior parte das vezes entre o 3º e op 5º Lugar.E também tinham o unico estádio olimpico de Portugal.E são os unicos que são de Portugal.
Como o vosso nome indica;
Reboque Clube de Portugal.Os outros só são de cidades.Não é?
Que grande consolação essa do 6º lugar.
Quem tem uma casa pobre, tende a desvalorizar o portão de ouro dos vizinhos.

www.sapo.slb disse...

Bom, considero-me solidário, democrático, humanista, complacente, solícito e como tal até já me custa ver tamanho sofrimento que se abateu sobre grande mole dos participantes deste blog,até já nem me importava que o Benfica tivesse perdido (desde que apenas por um golo de diferença, claro), podia ser que isso atenuasse tanta dor, tanta encornidão. Pode ser que para o ano se a Madeira e os Açores forem independentes consigam vencer uns jogos internacionais.

Muceque disse...

Cavungi:
Sabe qual o problema dos lampiões? É que acham que tudo gira à vossa volta. Alguém vos meteu na cabeça que o vosso clube é o maior. Como meninos bem mandados aceitam essa indicação e pensam que todos os outros não têm cabeça para pensar por si próprios. São uns tristes isso sim, Ganharam ao Liverpool! É uma realidade. E daí? Vão perguntar a algum outro clube que estará no sorteio quem quer que lhes saia no sorteio. Façam esse exercício e logo verão a resposta.
Vocês vivem na memória dos êxitos alcançados pelo macaco Eusébio. Isso é passado,do século passado. É como dizerem que o Pelé é um grande jogador. Foi!! O Benfica já foi grande, no tempo do Puskas..Actualmente têm de se cingir ao que são, um clube mediano comandado por um mafioso que dedica a vitória de ontem aos filhos dos jogadores!!! Aliás se ouviu o seu treinador ele disse isso mesmo, não acreditava que passava a eliminatória, ele próprio o disse. Só fanáticos como o senhor , o taxista, o Barbas , o Veiga é que acreditam que o Benfica é um colosso.

cavungi disse...

Muceque:
Por falar em cidades, já reparou que em todas as grandes cidades da europa (e também do mundo)há um clube representativo dessa cidade,com palmarés a sério, e outro, mais pobre e invejoso que vive na sombra e no embaraço das vitórias do seu rival.Senão vejamos
Lisboa tem O SL Benfica(1), como figura de cartaz e o Reboque CP(2) como actor secundário(Não nomeado para oscar).
O Porto tem o FC Porto(1) e O Boavista(2).
Madrid tem o Real Madrid (1) e o Atletico(2).
Barcelona tem O FC Barcelona e o Espanhol (2).
Milão tem o AC Milan (1) e o Inter (2).
Liverpool tem o FC Liverpool e o Everton(2).
Turim tem a Juventus (1) e o Torino (2).
Londres tem o Arsenal (1) e o Charlton (2).
Munique tem o Bayern Munich (1) e o TSV Munchen.
Espinho tem o Sporting de Espinho.
Como diria Connor Macleod
"You will always be wicker than I"
Um Abraço

cavungi disse...

Amigo Sapo.
Estou solidário contigo amigo batráquio.Se eu soubesse que a nossa imensa vitória de ontem, iria causar tanta dor e sofrimento,inveja e dor de corno a alguns condóminos deste espaço, eu próprio, votava na derrota do SL Benfica por 3-2.
Sabes Sapo, iniciámos ontem um Mito: Sempre que Visitamos os ultimos Campeões Europeus damos-lhes 2 secos.Dragão e Anfield.
Um abraço

Muceque disse...

Cavungi, tenho de me ausentar. Deixo-o a falar com os seus companheiros de jornada, divirtam-se, vão beber umas mines e uns tremoços, e vão para o Marquês de Pombal apitar, pois estar nos quartos de final da Champions é já uma justificação para mais um feriado em Portugal.
E tenha atenção quando fala do futebol inglês, o Charlton não é nada...tinha inúmeros clubes de Londres para escolher agora o Charlton...poupe-me Cavungi ( a propósito,o verdadeiro Cavungi é-lhe alguma coisa, primos afastados ou algo assim)?

verdete disse...

Por acaso nenhum dos lampiões que por aí andam a comentar todos embabados por terem ganho a um Liverpool decadente sem saberem bem como é que isso foi possível é aquele grunho desdentado/arrumador de táxis que falou ontem para as câmaras da SIC no Marquês do Pombal, não?
E já agora, onde estavam vocês todos há um mês atrás quando o tal Reboque vos deu um bailinho de futebol na "catedral" que não me lembro dos vossos comentários?
Ó snr. batráquio, já reparou que a cor dos sapos é verde?

www.sapo.slb disse...

O Verdete, quando escolheu essa designação, foi em homenagem aos vossos trofeús? Não sei se sabe mas os sapos também incham, olhe e eu hoje sinto-me inchado, já o Verdete deve estar lixado, sempre é bem melhor do que ser linchado. Pode ser que se linchem na vossa Assembleia, a realizar na Feira Popular.

Muceque disse...

Veja lá se lhe entrou algo por um sitio errado e daí sentir-se tão inchado...

www.sapo.slb disse...

ó muceque eu tou inchado e o meu amigo, é que se calhar, ficou mais largo com o meu inchaço. Cuidado. Tenha lá paciência, para não se notar as dificuldades em sentar-se, passe o dia a fazer a onda.

Prof. Venceslau disse...

Caros Senhores:
Foi com pesar que li os últimos posts. Falando agora a sério, porque é de ódio incontido e desarrazoado que se trata, foi com plangor que vi o que foi sendo dito por quase todos aqueles que se afirmam simpatizantes de outros clubes, que não o SLB.
A veemência gratuita, o rancor, o ódio pelo ódio levam, decerto, a tolher o raciocínio.
Não escamoteio o facto de ser simpatizante do SLB. Não tenho a culpa. Aliás, como no “Bom Selvagem” de Rousseau, acho que se nasce benfiquista. Depois pode ou não haver degeneração por via da aculturação e alguma predisposição genética.
Pessoas com algum refinamento, como o Sr. Holtreman, entram facilmente na injúria mais inconcebível apenas porque esta é dita com ódio, retirando-lhe aquele tom jocoso que por vezes aqui usamos.
O Benfica ganhou. É um facto que não servindo para dizer que somos os melhores, pois isso necessariamente provocará ressabiamento e na verdade não somos, mas porque ganhamos, porque somos uma equipa portuguesa, porque é prestigiante para o país, porque é benéfico para os outros clubes nacionais e porque temos VALOR.
Ingenuamente, quando o FCP ganhou a primeira taça dos campeões festejei, como muitos, mesmo não sendo portista. Continuei a festejar mesmo depois de se fazerem os “enterros” ao Benfica e de ser festejada a vitória do AC Milan na última final em que o SLB esteve presente como nem os milaneses se calhar festejaram. Continuei a festejar vitórias alheias de clubes nacionais porque entendia, como português, que o devia fazer. Nunca me deixei influenciar pela estupidez, pelo menos conscientemente.
Já aborrece o discurso de que os benfiquistas são grunhos, pouco polidos, estúpidos, escória, etc. Aliás, quanto às elites, lembro-me de dois presidentes do SCP (Jorge Gonçalves e Sousa Cintra) da Juve Leo, das peixeiras do Bulhão, do macaco ou dos meninos de couro que são os Super Dragões, com as famosas “rapadelas” nos postos de abastecimento. Há de tudo no Benfica como há noutros clubes.
Primeiro o Benfica iria ser humilhado pelo Manchester United, clube das estrelas, superpotência do futebol. Ganhamos...
Depois o Liverpool iria cilindrar o Benfica. É o campeão europeu em título (batendo o todo-poderoso Chelsea). Ganhamos...
Na segunda-mão o Liverpool iria humilhar o Benfica. Prognósticos de 5-0 foram imensos. Afinal, nenhuma equipa portuguesa ali havia ganho. Vi gritar Liverpool e tantas e tantas vezes o “You´ll never walk alone”. Ganhamos mais uma vez...
Sempre que ganhamos é incessantemente por causa da sorte. Nunca temos mérito, mesmo quando ela advém do facto de não permitirmos que outras equipas joguem bem. Os outros nunca têm sorte (o Sporting passou à final com a ex-equipa do Co Adriaanse cheio de “azar”).
Os árbitros roubam sempre a favor do Benfica. O Liverpool teve muito azar...mas levou 3 secos. Só viram as bolas que embateram no poste da baliza do Benfica, não viram a que embateu na barra da do Liverpool e cuja recarga foi direitinha às mãos do guarda-redes. Viram penalties do Luisão com bolas enviadas “à queima” mas não viram os dois fora-de-jogo mal aassinalados que isolavam jogadores do Benfica...enfim.
Valha-nos a centelha de lucidez do Sr. Zex: O Benfica teve sorte, mas mereceu ganhar. Ponto final.
O que vier a seguir, será por acréscimo. Chegar aqui foi tão bom. Só não esperava que incomodasse tanta gente.
Um pouco mais de objectividade e contenção.
Prof. Venceslau

vermelho disse...

Caro Prof. Venceslau, serve o presente para lhe endereçar os meus sinceros parabéns pela lucidez que perpassa pelo seu comentário.
Obrigado.
Abraço.

camachio disse...

Tem razão Professor, é só ódio, rancor, enfim, desculpe a vulgaridade, é a chamada dor de co(rno)-ou-(tovelo).
Coitadinhos. O benfica sentiu tantas dificuldades que quase nem passava.
Já agora Profesor escreve-se Bolhão e não Bulhão (devia estar a confundir com as ameijoas).
Grande abraço.

Prof. Venceslau disse...

Sr. Vermelho
Sr. Camachio
Ao primeiro, muito obrigado. Ao segundo, agradeço também corrigindo o lapso. O mercado é, efectivamente, do "Bolhão", e não são meninos de "couro" mas sim de coro. Contingências da escrita apressada.
Prof. Venceslau

camachio disse...

Sr Vermelho, porque razão só dirige palavras amistosas para o Professor e não, também, para os demais que estão aqui a defender o nosso clube?
Não me diga que é seu aluno?

cavungi disse...

Nós os adeptos do Slb somos sempre uns básicos, taxistas,porteiros,pessoal do garrafão.
Nada que se compare aos adeptos do Reboque CP, netos do visconde Delapeida, que cuspiram em directo e a cores no Dr Dias da Cunha.Esses são finissimos.Nada que se compare aos infelizes que invadiram o campo quando Geovanni marcou o 1-0 aos 87 m, de pau na mão completamente embriagados, só sustidos pelo Dr Eduardo Bettencourt.Ou aqueles que levaram Lençois brancos para o estádio para despedirem o saudoso José Peseiro.
Os do Bolhão dispensam comentários, tal sua linhagem.

cavungi disse...

Os srs Jorge Minimo, Arroubas,vermelhonunca,Borba e outros lagartos,hoje não dizem nada?

Muceque disse...

Prof. Venceslau:
Palavras sábias, mas que em nada contrariam opiniões diversas que aqui têm surgido. Não se esqueça que no último estudo divulgado pelo benfica, o número de adeptos desse clube é de 14 milhões.Desses cerca de 3,8 milhões vivem em Portugal( estranho que em poucos anos morreram cerca de 2,2 milhões, para atingir o tão famigerado número dos 6 milhões ); os outros 10,2 milhões estão espalhados pelo Mundo, com especial incidência nos países africanos de língua portuguesa. Não é pois ofensivo para os adeptos do benfica quando se vos dirigem alguns impropérios, que em nada pretendem ofender.Claro que todos os clubes têm gente boa e gente má, isso é um dado adquirido. Agora, também é adquirido que o adepto tipico do benfica é o do garrafão ("lembro-me em miúdo de vir ao estádio com a minha família e o garrafão para fazer o piquenique"-palavras do vosso actual presidente). Também é dado adquirido que a ausência de dentição e a presença habitual de bigode é usual em adeptos benfiquistas. Não podemos escometear estes dados.
Saudações Leoninas

Muceque disse...

Prof Venceslau:
Comente connosco o nome deste nosso ilustre participante, o Cavungi. Acho que é nome de gente? Como é que alguém pode ter este nome de baptismo? E o primeiro nome, qual será? Aristides Cavungi? Zumbalé Cavungi? Doa Boa Cavungi?

Muceque disse...

Será que os nomes que Cavungi referiu como estando ausentes são todos a mesma pessoa? Serão benfiquistas encapotados? Pelo que me tem sido possível ler, acho que Vermelho Nunca, Jorge Minímo, são sportiguistas. Arroubas parece-me um lampião doente, ao ponto de só dizer disparates. Borba...é aquele que faz? de emigrante, é isso?

Muceque disse...

Cavungi:
Você tem algo contra os sportinguistas? Vejo-lhe aí algum ódio cravado. Algum amigo seu sportinguista o tratou mal. Será uma questão pessoal? Será um namorico de infância mal resolvido? Será pura inveja?
Pode ser um caso médico, tenha atenção...

Prof. Venceslau disse...

Sr. Muceque
V. Exa. é capaz de ter razão. Eu é que nunca tinha pensado nisso com propriedade. Na verdade, assim é como V. Exa. diz. Quando fala em bigode lembro-me logo de um ex-Presidente do Benfica, o Sr. Jorge Gonçalves. Quando fala nos PALOP recordo a viagem que outro Presidente do Benfica, o Sr. Pinto da Costa fez a Angola por entender que aí residia um importante grupo de apoio e era importante para a internacionalização da agremiação. Quando fala de estereótipos, curiosamente tenho visto umas casas pintadas de azul e branco (cores típicas do Benfica), de outras verdes cheias de leões de pedra (animal emblemático do Benfica) e de um Sr. de BIGODE, cheio de ouro e anéis, que faz corar o Sr. Barbas de vergonha, decerto também simpatizante do Benfica. Mas enfim, com tantas evidências como é possível não concordar com V. Exa.?
Também aquilo que V. Exas. tantas vezes põem em causa - a implantação internacional do Benfica - parece que agora se transformou num estigma e o facto de pessoas que nunca vieram a Portugal gostarem do Benfica é pecado. Realmente os habitantes dos PALOP devem ser todos estúpidos e, já agora, à semelhança dos Benfiquistas, desdentados, característica muito comum nos indivíduos de raça negra.
Cumprimentos,
Prof. Venceslau

Prof. Venceslau disse...

Sr. Muceque
O seu nome, Muceque, poderia ser o primeiro nome do Sr. Cavungi...Muceque Cavungi...assim seria nome de "gente".
Recebi agora um agradecimento. Da Direcção do Liverpool. É que eles souberam através deste blogue que tinham muitos simpatizantes em Portugal, país que, para um Inglês, está altamente cotado, conotado com pessoas de bigode, tez escura, pouco urbana e higiénica e com nomes estranhos como Muceque, Verdete, etc...Isto sim, ao contrário do Benfica, é um clube de dimensão internacional, não é como aquele clube que, para os Britânicos, tem umas camisolas tipo "râguebi", parecidas com as do Celtic.
Abraços
Prof. Venceslau

Muceque disse...

O Prof. Venceslau perdeu um comentário meu em que dedico o meu nome precisamente aos benfiquistas. Aliás é um nome muito comum em países africanos.
Quero apenas referir uma coisa,para que fique esclarecido: não tenho nenhuma questão rácica quando me refiro aos adeptos benfiquistas ligando-os a países africanos. Tenho tenho o respeito por indivíduos de raça negra, tendo aliás vários amigos radicados em Angola. Agora uma coisa parece-me certa: para os benfiquistas ,pelo menos alguns, conotar o benfica com o clube dos pretos, faz-lhes confusão. Porque será? Recusam essa ideia, como se os pretos fossem algo a evitar. Fico feliz por saber que o Prof. tem relações priveligidas com a direcção do Liverpool, talvez assim possa transmitir algum civismo à maioria dos adeptos do benfica.
Chamo-lhe ainda a atenção para o facto de, embora com letra minúscula, sempre me referir ao benfica, coisa que o Cavungi não faz em relação ao meu clube, chamando-lhe de qualquer coisa CP.

Costa disse...

Já ficámos a saber que o Proveta Venceslau é barbudo, tem alguns dentes e gosta muito de proteger os africanos (sabe-se lá porquê). Só espero que o Bnefica não vá jogar a Espanha, contra o Vilareal, pois podem os aficcionados espanhóis começar a proferir expressões semelhantes às que foram dirigidas ao Eto, tipo preto, fazer barulhos imitando macacos e outras coisas do género, e depois pode acontecer que mais de metade da equipa do SLB não fique em condições de jogar: luisão, léo, alcides, beto, manuel fernandes, petit, marcel, beto, geovanni, e outos que tal e se les começarem a dizer hijos de p..., atão vem toda a gente embora.

Prof. Venceslau disse...

Sr. Costa
Eu não defendo africanos, defendo pessoas. Quanto ao "barulho de macacos", V. Exa. é que tem um líder de claque com esse nome. Quanto ao proveta, na altura em que nasci não existia mas o mesmo não poderei dizer de V. Exa.
Quanto aos africanos e à protecção, retomo dizendo que não devia falar tão mal daquilo que gosta, precisamente quanto lhe surgem pelas "COSTA"(s). Aí é que vou ouvi-lo a fazer barulhos de macaco.
Prof. Venceslau

Prof. Venceslau disse...

Sr. Costa
Mais uma coisa. Não desanime, quando disse que ia fazer barulhos de macaco aludia à utilização do nariz. A boca pode V. Exa. mantê-la ocupada...excepto para se dedicar a bocas racistas.
Prof. Venceslau

cavungi disse...

Meu caro Mucecque:
Eu chamo Reboque CP ao seu clube, porque andam á 100 anos atrás de nós.Tipo reboque.Como aqueles da caça para levarem os cães.De vez em quando descontrolam-se e lá perdemos o reboque,e passam por nós temporariamente.Depois volta tudo ao normal e voltam a andar atrás de nós.Tipo reboque.Como já o fazem,e bem diga-se,á quase 100 anos.
Um abraço

Muceque disse...

Curioso andarmos há 100 anos a reboque de um clube que, estranhamente ainda não fez 100 anos, mais isso são outras conversas. Fiquei esclarecido senhor Cavungo

cavungi disse...

Quanto ao nome escolhido por mim para utilizar neste espaço;Cavungi, gostaria de lhe explicar que o mesmo significa "Aquele voa mais alto".É um facto que é uttilizado no noroeste do Zimbabwé, Ex-Rodésia.

Muceque disse...

Senhor Cavungo, o seu nome não tem assim nada a ver com a glória do seu clube...fiquei esclarecido.
Acho que o meu nome o agride em algo? Muceque? Se acha ofensivo eu altero-o, pode estar à vontade

Prof. Venceslau disse...

Há aqui alguém do ex-Zaire?
Prof. VEnceslau

Muceque disse...

E digo-lhe outra coisa, senhor Cavungo. Pode ter os motivos que entenda para chamar o que quiser ao Sporting, aqui no blog deve tratá-lo pelo nome, por respeito aos seus adeptos.
Saudações Leoninas

Costa disse...

Proveta Venceslau, certamente que me estará a confundir com alguém, mas se bem me lembro nuca lhe dei o meu código postal, por isso se calhar é melhor ter algum cuidado nos comentários que faz. Mas se calhar o facto de se exprimir da forma que o faz são sintomáticos e reveladores. Não sei o que professa nem mesmo se professa, mas se o faz isso explico o quão vai mal o ensino no nosso País.
Olhe levante-se e vá dar um passeio se não ainda lhe acontece como aos macacos e fica com calo no rabo.
Pelos vistos terá mais idade do que aquilo que supunha, todavia não tem o juízo que deveria ter, a ver pelos seus lamentáveis comentários. De todo o modo queria informá-lo que não tenho nenhum líder nem pertenço ou apoio alguma claque, seja ela qual for e de que natureza for, mas se V. Exa, tem um líder e gosta de com ele ter uma claque, pois que gozem muito, ou que ele goze consigo a sós. Por mim é indiferente, tal como o facto de proteger os africanos ou destes o cobrirem a si.
E, olhe vá lá preparar as suas aulas ou corrigir exames orais ou rectais, mas não se dirija a mim, pois como lhe disse, não o conheço de lado nenhum nem o quero conhecer.

VermelhoNunca disse...

Vejo que as coisas estão ao rubro.Vou então fazer meu comentário ao jogo,pois era esse o tema.Eu queria que o Benfica perdesse!Ganhou.Fiquei chateado!Tiveram sorte no inicio,mas a partir da bola enviada à trave por Geovanni controlaram o jogo.Foram felizes,mas ganharam.Parabéns aos benfiquistas deste blog.Agora também não se envaideçam assim tanto,ganharam ao campeão europeu,certo,mas que,por exemplo nos últimos 12 jogos marcou apenas 8 golos. Que há dois meses atrás levou 2 secos do Fulham de Luís Boa Morte.Vão com calma.

broas disse...

Mijões do caraças, agora ninguém os atura. Pode ser que a minha querida Naval vos afunde como já afundou o Sporting.

carlos disse...

Caros condóminos:
Invocando o facto de ser o condómino mais antigo deste condomínio, mas sem querer retirar autoridade ao snr. administrador, peço, com a devida vénia, mais contenção verbal nos vossos comentários.
Não deixem que uma vitória sem grande significado (acham que daqui a 10 anos alguém se vai lembrar da época em que o benfica, nos quartos de final, ganhou ao Liverpool? Será que este resultado vai para a galeria do palmarés do SLB?) crie este clima beligerante no condomínio.
Snr. Costa:
Não obstante eu próprio já ter sido alvo de impiedoso ataque do Prof. Venceslau - para alguns Prof. Varapau - peço-lhe que não o martirize da forma que o fez.
Não se esqueça que o snr. Administrador está a preparar um jantar para o final da época e não vamos querer, seguramente, que esse jantar termine à batatada!!!!
Snr. Muceque:
Concordando inteiramente com maioria dos seus comentários e considerando-o, já, uma das muitas lâmpadas fluorescentes que mais brilham nesta garagem colectiva que é o blog, peço-lhe que abrande o tom com que tem vindo a fulminar
o condómino Cavungi.
Concordo que a escolha do nome deste condómino não foi a mais feliz, pois se queria invocar ou homenagear alguma velha glória benfiquista, outros havia de maior brilho, embora assim de momento só me ocorra o nome do Reinaldo.
Mas também, só por isso, não o vamos diminuir.
Snr. Verdete:
Olhe que, assim, como nem todos os arrumadores de carros são grunhos desdentados, também nem todos os adeptos do benfica são grunhos desdentados, existindo, até alguns, infelizmente, que são também adeptos de outros clubes.
Parece-me, contudo, de muito mau gosto da sua parte insinuar que algum dos condóminos benfiquistas que aqui habitam possa ser grunho. Pela qualidade do que vão escrevendo todos os condóminos - noutras ocasiões em que os ânimos não estão tão cerrados - facilmente se deduz não lhes poder ser atribuído tal epitáfio.
Estou em crer que o que este condomínio agora precisa, verdadeiramente, é de um choque conológico, para ver se abrandam alguns nervos à flor da pele.
Mais contenção, pois, que mais não seja por respeito ao Ilustríssimo snr. Administrador.

carlos disse...

Correcção: nos quartos de final não, nos oitavos de final.
"acham que daqui a 10 anos alguém se vai lembrar da época em que o benfica, nos OITAVOS de final, ganhou ao Liverpool?"

Holtreman disse...

Carlos,
Concordo inteiramente consigo. E eu terei sido o primeiro a enveredar pela vulgaridade e má educação, como, com razão, apontou o Sr.Cavungi, e por isso resolvi retratar-me.
Fui de facto muito infeliz nos meus 2 últimos comentários.
Estava bastante perturbado com o jogo de ontem e, indevidamente, utilizei este espaço para manifestar a minha frustração. E da pior maneira possível, ofendendo vários "colegas" e até o Sr.Administrador.
Prof.Venceslau, Cavungi, Borbas e claro, Sr.Vermelho, queiram-me por favor desculpar.

Ao contrário do que referi, vou continuar a participar regularmente, pois tenho muito prazer nisso. São brilhantes muitos dos habituais comentadores. Inteligência e Humor abundam. Espero estar ao nível.

Cumprimentos,

M.P.R.Holtreman

carlos disse...

Grande Holtreman!
O choque conático já começou a produzir efeitos!

Prof. Venceslau disse...

Sr. Holtreman
Vejo que regressou ao seu melhor estilo, refinadíssimo. Muito obrigado e espero continuar a vê-lo por aqui. O espírito apaziguador do Sr. Carlos parece começar a produzir efeitos. O meu primeiro post foi, precisamente, no sentido do apaziguamento, pondo alguma razão ao tom desabrido de alguns. Porém, também eu me deixei enredar quando vi que o Sr. Muceque se estava a exceder com o Sr. Cavungi. Depois, perdi a compostura com o Sr. Costa. Mas foi o Sr. Costa que iniciou as hostilidades. Primeiro, SEM QUE NUNCA LHE TIVESSE DIRIGIDO A PALAVRA, chama-me PROVETA, diz que SOU BARBUDO E QUE TENHO (apenas) ALGUNS DENTES, que gosto de AFRICANOS (insinuando o que agora concretiza) espalhando a sua bílis em tom racista e identificando todos os benfiquistas com "HIJOS DE PUTA". Depois, quando lhe respondi ao insulto, assume o papel de virgem ofendida, que não me conhece de lado nenhum e, em tom mafioso, profere algumas ameaças. Quanto a si, não há apaziguamento que lhe valha. Eu é que não o conheço de lado nenhum, não quero conhecer e peço que não volte a tomar a liberdade de se me dirigir ou pronunciar o meu nome. Se eu corrigisse melhor os exames talvez alunos como o senhor não passassem da 4ª Classe.
Aproveitam-se do anonimato para virem para aqui dizer o que lhes apetece!
Prof. Venceslau

carlos disse...

Fora com o Costa!
Viva o Prof. Venceslau!
Força Beto!