quinta-feira, novembro 09, 2006

Artigo de Opinião do Condómino Cavungi

Insuperável Vontade de Vencer

Terminou recentemente, a 57ª edição do campeonato mundial de Formula 1 e Michael Schumacher decidiu terminar a sua brilante carreira.Fechou-se assim, um ciclo de ouro.
Não reunindo unanimidade, é justo dizer-se que se trata do melhor piloto de todos os tempos.
Claro que a Formula 1 teve outros pilotos extraordinários, Grandes Campeões, como Juan M. Fangio (5 titulos), Jack Brabham (3), Jim Clark (2), Jackie Stewart (3),Emerson Fittipaldi (3), Niki Lauda (3), Keke Rosberg (1), Nelson Piquet (3), Alain Prost (4), Ayrton Senna (3) ou Nigel Mansell (1).
Outros ainda, que não obstante nunca terem sido campeões do mundo, foram pilotos excepcionais, como Stirling Moss, François Cevert, Ronnie Petersson ou Gilles Villeneuve, os quais têm garantido o seu lugar na história da competição.Quiçá até, um lugar mais destacado, que alguns discretos campeões, tais como Nino Farina (50), Mike Hawthorn (58), John Surtees (64),Dennis Hulme (67),James Hunt (76) ou Jody Scheckter (79).
Nenhum deles porém, se compara a Michael Schumacher, na forma esmagadora como dominou os seus adversários.
Michael Schumacher esteve 16 anos na Formula 1 (1991-2006), 15 deles (1992-2006), ao mais altíssimo nível, o que lhe permitiu coleccionar recordes, alguns deles, levarão décadas a serem de novo igualados e/ou ultrapassados.
Exceptuando o numero de participações em Grandes Prémios, Ricardo Patrese (256) e das Quádruplas, Jim Clark (8), todos os outros recordes são pertença de Michael Schumacher.
Vitórias (91), Pole Positions (68), Voltas mais Rápidas (75), Pontos (1379), Pódios (154), Vitórias numa época (13-2004), Voltas na liderança (5.147), Duplas (40), Triplas (22),Pódios consecutivos (19), Ùnico piloto a terminar uma época inteira no pódio(2002), Vitórias consecutivas (7-2004), Maior velocidade média numa prova (247 Km/H!), Mais vitórias num GP (8-GP França), Temporadas consecutivas com vitórias (15), Mais pontos numa época (148-2004), Título mais rápido (ao 12º GP-2002), Título mais confortável (+67 Pts-2002) Melhor Vice-Campeão (121 Pts-2006) e claro está 7! Títulos de Campeão Mundial.
Só para se ter uma ideia, Michael Schumacher tem mais segundos lugares (43), do que Ayrton Senna vitórias (41).
Fernando Alonso é o piloto em actividade com o maior numero de vitórias (15), e a manter a sua média de vitórias/ano actual (3), precisará de mais 25 anos para igualar Michael Schumacher.
É certo que Schumi beneficiou de melhor, e mais avançada tecnologia que lhe permitiu terminar mais corridas, em maior segurança. Mas nas épocas em que não foi campeão, os seus adversários dispunham de melhores conjuntos Mansell/Williams (92), Prost/Williams (93), Hill/Williams (96), Villeneuve/Williams(97), Hakkinen/Mclaren (98/99) e Alonso/Renault (05/06).
Quando as “odds” eram semelhantes venceu-os, quando eram superiores, esmagou.
Ou então nunca teve adversários verdadeiramente à altura.Nunca o saberemos.
Mas sabemos que, para além do seu talento excepcional, Michael Schumacher era fortíssimo física e psicológicamente.
A sua superior preparação física permitia-lhe chegar ao pódio, como se tivesse chegado de Concorde.Em 1ª classe.
Quem não se lembra de Senna, Piquet, Mansell ou Prost a desfalecerem no Pódio?
Schumacher tinha uma insaciável vontade de vencer. E foi esta férrea vontade de ganhar, e essa sua constante motivação para ir sempre um pouco mais além, e melhor, que o tornou no grande campeão que é.
Hill (94) e Villeneuve (97), sofreram na pele os seus excessos, mas nada que belisque uma carreira inigualável.
Para quem, como eu, ama a modalidade, uma só palavra;Obrigado.
Em 2007 teremos uma grelha diferente, onde Alonso, Raikkonen, Massa e Fisichella disputarão o Título, com Kubica, Kovalainnen e Speed a serem os jovens lobos.
Vai com certeza, continuar a valer a pena, levantar-me ás 4 ou 5h da manhã para a volta de aquecimento.

Casquinada (erúdita) da Semana: “... Existe quitoso sabe !Porco e asno é V. Exa. !Eu não mudo de camisa ?V. Exa. não muda de cuecas.Eu sou asno ? V. Exa. é jumento ! Zex in redvermelho.blogspot.com 07/11/06

39 comentários:

VermelhoNunca disse...

Condómino Cavungi: depois de uns artigos verdadeiramente lamentáveis, aparece o amigo com um artigo de especialidade. Gosto de Fórmula 1. Não gosto de Schumacher. Reconheço , no entanto, que foi um grande piloto. Não aprecio a sua maneira de ser. Igualmente não gosto de Mourinho, e ambos os personagens têm temperamentos parecidos. Ambição de vitória, sendo uns excelentes estrategos de competião. Mas para mim os dois têm o mesmo defeito: para ganharem vale tudo. Assim como o alemão mandava adversários para fora de pista-comportamento que demonstra uma total ausência de fair-play, Mourinho também tira bolas das mãos dos adversários, para retardar a continuação do jogo. Outro ponto que me leva a não gostar do alemão, é que prefiro pilotos mais exuberantes, tais como Mansell.
De qualquer modo, parabéns pelo artigo.

Vermelho disse...

amigo Cavungi:
apreciei, deveras, o teu texto.
Também eu sou um apaixonado pela Fórmula 1.
Devo, contudo, dizer-te que, hoje por hoje, não partilho já do teu entusiasmo.
Quem viu as fabulosas corridas dos anos 80 não pode deixar de sentir nostalgia.
a técnica de condução, a coragem e o coração dos pilotos foram substituídos pela tecnologia.
tecnologia essa que até impede a mais excitante das manobras - as ultrapassagens.
hoje, a tecnologia assume papel de primeira grandeza na decisão dos grandes prémios.
por outro lado, o traçado dos circuitos foi alterado em nome da segurança.
As curvas rápidas foram abolidas e construíram-se circuitos tão seguros quanto insípidos como a Hungria.
sou ferrarista confesso, embora o meu percurso de aficionado não tenha sido linear.
o meu primeiro ídolo foi Gilles Villeneuve aos comandos de um Ferrari.
Depois, Keke Rosberg ao volante de um Williams (que venceu um título contra os turbo).
Com o seu abandono, o meu eleito foi Prost, até porque era o grande rival de Senna, que todos teimavam em idolatrar e eu detestava.
A partir daí e da sua entrada na Ferrari, tornei-me um ferrarista confesso.
Schumacher foi um grande campeão, não sei se o maior, mas, pelo menos, o piloto mais completo que tive ocasião de ver.
O seu carácter impedeu que fosse uma figura consensual, o que, desde logo, empalideceu o brilho da sua estrela no palco mediático.
Fosse pelo que fosse, o seu palmarés fala por si.
em Portugal, caso fosse brasileiro, teria sido elevado à categoria dos imortais.
assim, não deixando de reconhecer os seus méritos, os media portugueses colocam sempre um mas nas apreciações que fazem da sua carreira.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Alguma coisa contra os meus artigos, até ao momento, condómino Zex? Como sabe sou apreciador das modalidades ditas amadoras, mas nunca coloquei um artigo relativo às mesmas. Comentários faço-os, mas artigos nunca o fiz.

Vermelho disse...

amigo carlos:
não, já foi,mas actualmente não é.
abraço.

amigo costa:
diga.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
De facto é verdade.Como disse Niki Lauda,(O meu Idolo nº1),hoje em dia até um macaco guiava um formula 1.
E existem outras "ajudas" na condução.
È um facto que a espectacularidade das corridas é menor.Sigo atentamente o Mundial desde 1978.
Tive a sorte de assistir ao vivo em 1975 e 1976 aos GPs da Africa do Sul, hoje desaparecido do calendário.As corridas eram muito mais disputadas e incertas.Os carros partiam motores, e morriam pilotos em pista.Nas Décadas de 80/90 assisti também ao vivo ao GP de Portugal, GP Bégica, GP Itália e do insipido GP da Hungria.As corridas em melhores.mais emocionantes e ví grandes pilotos.Senna, que eu também detestava reconhecendo porém a sua excelencia.Prost (idolo nº2), Mansell, que fez duas das melhores ultrapassagens de sempre, 1 a Piquet (GP Inglaterra)e outra a Senna (GP Hungria).Rosberg, Villeneuve(Pai), Laffite, Pironi ou Arnoux.
Outros também que não tiveram tempo para mostrarem os seu valor como Bellof.
A evolução da modalidade está em justa posição com o progresso da sociedade.
Eu também tive um TV Brinca.Hoje tenho uma Ps2.

Vermelho disse...

amigo costa:
como compreende tratou-se de um gralha ao digitar a palavra unanimismo.
claro que já pratiquei onanismo!
quem nunca praticou onanismo que atire a primeira pedra!
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex,
Discordo quando dizes que Schumacher acabou com a Formula 1.
Não teve foi adversários á altura.
A Mclaren, quando dominou a década de 80 tinha sempre dois grandes pilotos.
A Williams na década de 90 também.
A Ferrari tinha só Schumacher, porque o horrivel Barrichello, O Rubinho, filho do "seu Rubão", é pior que o Tiago Monteiro.

Mestrecavungi disse...

Amigo Costa,
experimente o onanismo ambi-dextro.
Até parece que não é nada consigo.

samsalameh disse...

É verdade que para quem seguiu os Grandes Prémios da década de 80 e inícios da década de 90 as actuais corridas de Fórmula perderam o brilho e o entusiasmo que tinham anteriormente.
O piloto que pautou sempre pelo civismo dentro de pista e fora dela e até ganhou alguns campeonatos foi o Nelson Piquet, que será sempre para mim o indiscutível nº 1!!!
Depois da saída deste fabuloso piloto comecei a torcer pelo Alessandro Nanini que, volvidos 2 ou 3 épocas entrou para o campeonato de turismo na Alemanha, vulgo DTM.
A partir daí e então com a entrada do Schumi, que sempre detestei, nada voltou a ser como antes e a Fórmula 1 perdeu todo o seu carisma.
Ainda cheguei a ir ver um Grande Prémio ao Estoril quando o Gérard Berger ao tentar ultrapassar um outro piloto (neste momento não me recordo do nome!) levanta vôo e faz um mortal com o próprio carro mesmo em frente à linha da meta.
Eram campeonatos à séria. Agora, quem os vê em frente à televisão: ou é para adormecer a seguir ao almoço de domingo ou então é porque infelizmente não tem TV Cabo.
Brilhante artigo, Sr. Cavungi!

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Já não há controlo de tracção.
Apenas concordo contigo quando dizes que existem ajudas na condução que anteriormente não existiam.
Caixas automáticas, suspensões activas, controlo de tracção, traçados mais seguros, monolugares segurissimos.
Penso que desde 1994, que não morre um piloto em corrida.Ou nos treinos.

Vermelho disse...

amigos:
penso que com a alteração dos regulamentos o controlo de tracção no arranque foi abolido.
abraço

Vermelho disse...

amigo samsalameh:
então quando o piquet espetou uma pêra no salazar também foi por civismo?!
abraço

Carlos disse...

Caros amigos

Eu que pensava que o espírito deste espaço versava sobre a redondinha que alcançou o estatuto de desporto-rei. A Fórmula 1 é desporto de mariolas!

ACORDEM!!! A análise do Costa, do Cavungi e do Vermelho parece-me bem mais interessante que os GP's, tracções ou Ferrari's!!!

Uma palavra de solidariedade à figura bílica Onan, que para se manter fiel(?) aos seus princípios(?) iniciou o dito onanismo. Foi esse palerma que, sem saber, acabou por relançar a indústria do calicida que, à época, vivia uma crise estrutural. Nos dias de hoje, ela ainda se mantém activa. Quem quiser pode encontrar no mercado o famoso calicida Indiano.

Caro Cavungi, o onanismo ambi-dextro é a negação do grande Onan! A sua prática deve ser banida porque desvirtua os princípios que estão na génese da sua criação. Da mesma forma que não é correcto usar-se o computador - que controla a tracção ao solo - no momento do arranque de um bólide de Fórmula 1, também essas práticas podem pôr em causa o futuro do onanismo. Urge erradicar esse comportamento desviante! Já agora, onde é que o meu amigo aprendeu essa técnica?
Saudações

VermelhoNunca disse...

AMigo Vermelho, está a faltar a lista de convocados de Scolari, onde há grandes novidades!

Carlos disse...

Caro jc

Confesso a minha ignorância: desconheço a existência desse dito xarope e dos seus efeitos terapêuticos. Se é bom para a tosse? O meu amigo o dirá. Eu ainda sou daquela estirpe que trata das suas maleitas à moda antiga, isto é, com mezinhas e tisanas.
Eu referia-me mesmo, era a uma figura de estilo.

Já que é viciado no blog, talvez queira dar uma olhadela ao meu comentário no "Tributo ao Condómino Carlos" que, tal como os outros, entrou fora d'horas...

Saudações

Carlos disse...

Caro jc

Como sabe, sou novo por estas andanças e desconhecia, de todo, que o jc é o Carlos, o mesmo do artigo do tributo. Quando respondia ao jc por momentos questionei-me (e isto é rigorosamente verdade) se essas iniciais seriam a marca de alguma camisa (não dessas que está a pensar!), de algum movimento de jovens político/partidário ou de alguma vitamina adequada para a tosse. Não sei se está ou não com tosse, mas já agora aconselho uma outra mezinha que lhe poderá ser útil em caso de aperto. Escolha alguns tomates bem maduros, escalde-os, retire-lhes a pele e esprema-os bem espremidinhos. Junte uma colher de mel e agite bem até obter um xarope viscoso. Tome durante uma semana, mas não abuse porque pode provocar dependência

Carlos disse...

...publiquei o comentário inadvertidamente sem o ter concluído.
Tenho conhecimento de muitas outras mezinhas que lhe poderão ser úteis e que lhe poderei fornecer se assim o desejar.

Quanto ao comentário do Fura-Redes não tem que o considerar exagerado. É sempre agradável o reconhecimento dos outros, ainda que numa vertente mais "lírica". E quanto à sua dureza, penso também existem mezinhas mas aí não lhe poderei ajudar...

Eu gostaria era de trocar algumas impressões consigo e com os outros acerca das bolas, de futebol, entenda-se...

Um abraço

samsalameh disse...

Quem era o Salazar que Vossa Excelência fala Red Face!?

Carlos disse...

Caro Costa

Ainda não fui almoçar por causa deste blog. A conversa estava morna, até que veio à baila o onanismo. Pergunto-lhe: será que se pode encontrar alguma relação entre a prática do Onan e a Fórmula 1?

Até agora mais não fiz do que trocar receitas de mezinhas com o condómino jc/Carlos e isto está a perder a piada toda...

Mestrecavungi disse...

Caro Braguilha,
O Onanismo quando praticado com a mão de Lenine, torna-se uma especie de "vol-au-vent" do céu.
Prática que estudei e aperfeiçoei na transição das decada de 70/80 com uma amiga, muito generosa de nome Mafalda.

samsalameh disse...

Xôr Costa, quer cá vir!?
Será bem recebido pela Madame "Leona", cujo o nome até lhe assenta bem!!

Força Benfica!!!

samsalameh disse...

Sr. Braguilha isto hoje é que é!!
Tá de Greve?

Estou solidário!

Xôr Costa, a partir de hoje e deste momento vou deixar de lhe responder, por que começou de novo a roçar a injúria.
Passe bem.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
As últimas voltas deste GP de França,que foi ganho por Jean-Pierre-Jabouille, foram fenomenais.
Claro que eu também tenho muitas saudades desta F1.
Mas gosto da que temos hoje, porque é F1.

Carlos disse...

Caro jc
Cada um onamiza como quer, quando quer e com quem quer... Alguns são ambi-dextros, outros têm uma Mafalda sempre à "mão" e, outros ainda, fazem um "warm up"...

Senhor Salamaleque, o senhor está a onamizar aí num recanto qualquer? Com uma Madame de nome -Leona? A avaliar pelo nome não deve ser grande coisa! Só pode ser mais funcionário público em greve.

Quanto a si, amigo Cavungi, agradecia que se explicasse melhor. Talvez por ser mais novo e por não ter estado presente na queda do muro, gostaria de saber que raio de "mão de Lenine" é essa a que se refere. E já agora, que é feito dessa Mafalda?

Em relação a si, senhor Encosta, agradecia que não fizesse trocadalhos com o meu nickname. Está bem?

Saudações

Mestrecavungi disse...

Amigo Samsa,
Não ligues aos dislates e bernardices do caro Costa Costa.
Sabes que os sportinguistas são todos muito educados.Nem cospem nos seus presidentes nem nada...

Mestrecavungi disse...

Amigo braguilha,
da Mafalda já não restam mais do que boas, friso boas, recordações.
A "mão de Lenine" é a "maõ Esquerda".
Um sufoco.

Vermelho disse...

amigo nunca:
penso reservar o assunto selecção para amanhã.
abraço.

amigo samsalameh:
refiro-me a alberto salazar.
abraço

Carlos disse...

Como é que o meu amigo Vermelhosempre sabe que o condómino Costa onamizava nas viagens de avião enquanto bebia champangne. Também estava lá?

Usar o dicionário não é vergonha nenhuma. O onanismo, como já referi, é uma prática sexual iniciada pela figura bíblica Onan que, desta forma, evitava cair na tentação da carne com uma mulher. Em linguagem de Fórmula 1, diga-se, "ficava sem pedal".

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Peço desculpa, mas é Eliseo Salazar.
Abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Samsa,
Este ano podes começar a cultivar um novo idolo.Nelson Piquet Jr. vai ser piloto de testes da Renault.
Espero que tenha melhor feitio que o pai.

Carlos disse...

Caro Vermelhosempre

Esclareça-me: esse seu amigo cinco estrelas que não é seu chefe, também é condómino deste espaço?
Será, como diz o amigo Costa, que se é vermelho de tanto onanizar? E será que onanizar significa o mesmo de leonizar?

Mestrecavungi disse...

Amigo Braguilha,

"...Onan que, desta forma, evitava cair na tentação da carne com uma mulher. Em linguagem de Fórmula 1, diga-se, "ficava sem pedal".
V.exa é um génio.Pronto.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
tens inteira razão.
erro meu, má fortuna.
abraço

Carlos disse...

Caro Cavungi

Eu só pretendia completar o sentido que o amigo Vermelhosempre retirou do dicionário. O assunto pode muito bem versar sobre onanizadelas e leonas e manter uma certa elevação; não essa em que o caríssimo estará a pensar, mas uma elevação cultural. Eu que pensava que a ironia era o cartão de visitas do Fura-Redes...

Carlos disse...

Estimado Vermelhosempre

Posso extrair das suas palavras que Sportinguista é o mesmo que Onanista?
Espero que não haja nenhum lagarto por perto...

Carlos disse...

Caro Vermelhosempre

Li o seu commnet como sugeriu e reforço a minha convicção: para si leonizar (ser do sporting) e onanizar (brincar com a Leona) ..."significam a mesma coisa".
Ou muito me engano ou deve esperar represálias!

Carlos disse...

Caro Vermelhosempre

E o que é que esse dicionário "O Grande Benfiquista" tem mais de interessante, além da definição de onanismo e das comparações implícitas aos adeptos do sporting, mas que V.Ex.ª prefere não assumir?

Mestrecavungi disse...

Amigo Braguilha,
Seja mais assíduo neste espaço, que o bom humor é sempre necessário.

Carlos disse...

Caro Cavungi

Agradeço as suas palavras de apoio (estímulo não, porque com tanto onanismo ainda poderão pensar que se está a estimular outras coisas...). Não passo por aqui mais vezes por falta de tempo, mas prometo ser, doravante, mais assíduo. Aprende-se sempre alguma coisa interessante: a mão de Lenine, a técnica ambi-dextra que garante melhores performances, as amigas de infância que dão uma mãozita sempre que é preciso, o onanismo do Sr. Costa enquanto bebe champagne e passeia de avião, a mezinha da cenoura do amigo jc, a Madame que acompanha (para todo o lado, julgo eu!)o condómino Samaleque e que se dá pelo nome de feroz Leona e muitas outras coisas mais (mas de menor interesse) como, por exemplo, carcterísticas dos actuais carros de Fórmula 1.

E com esta me vou. Amanhã, se puder, passo por aqui para ver como páram as modas.

Saudações