segunda-feira, novembro 06, 2006

Análise à Jornada

O Benfica venceu tranquilamente o Beira-Mar.
Fernando Santos apresentou aquele que pode já ser considerado o seu onze tipo, estruturado no também já habitual losango.
Pressionando alto e em bloco, o Benfica dominou a partida desde o início.
Na 1ª parte, construiu uma boa mão cheia de oportunidades de golo, sem que, contudo, haja concretizado qualquer uma delas.
O Beira-Mar, incapaz de se libertar do espartilho defensivo montado por Inácio e sufocado pela pressão benfiquista, raramente conseguiu sair do seu meio-campo.
Apenas num lance de bola parada, mal resolvido por Quim, e no seu único contra-ataque ao longo de toda a 1ª metade, já no período de descontos, conseguiu criar algum perigo. E, mesmo assim, relativo.
Adivinhava-se o golo do Benfica, mas até ao intervalo tal não viria a acontecer.
Na 2ª parte, o Benfica entrou ainda mais determinado.
Sem surpresa, após um excelente trabalho de Nélson na direita, Katsouranis, de cabeça, fez o 1-0.
Poucos minutos volvidos e Petit fazia o 2-0, concretizando excelente movimento colectivo.
Estava resolvida a partida.
Daí até final, o Benfica dispôs de várias oportunidades para ampliar a vantagem, das quais apenas concretizou uma, através de um auto-golo de Ricardo.
Destaque para Nélson, em clara subida de rendimento, aproximando-se dos patamares exibicionais do início da época transacta, para Luisão, pela segurança evidenciada, para Simão, pela dinâmica que imprimiu ao processo ofensivo, e para Miccoli, sempre muito activo na busca do golo e pelo sublime movimento com que presenteou os espectadores na segunda parte.
Destaque negativo para o árbitro da partida e seus auxiliares.
Um chorrilho de erros.
Perdoou a expulsão a Torrão na 1ª parte, não exibindo o 2º cartão amarelo numa entrada violenta sobre Miguelito, expulsou mal Buba, exibindo-lhe o 2º cartão amarelo num lance que não o justificava, assinalou mal, pelo menos, 3 foras de jogo ao ataque do Benfica e, por fim, validou mal o 3º golo do Benfica, pois que Miccoli, com interferência directa no lance, se encontrava adiantado em relação ao penúltimo defesa do Beira-Mar no momento do passe de Luisão.
Nos restantes jogos, destaque para a 3ª vitória consecutiva do Marítimo, sendo que as duas últimas ocorreram na condição de visitante e em terrenos difíceis como o são Braga e a Figueira.
Realce para o gordo truinfo nacionalista sobre o Paços e para o sucesso forasteiro do Leiria.
Em Coimbra, no melhor jogo da época, a Briosa venceu meritoriamente o Estrela.
Na 1ª parte, pese embora melhorias evidentes na circulação da bola, o losango da Académica não funcionou ofensivamente. Muita posse de bola, mas escassa produção ofensiva, bem espelhada na circunstância da equipa apenas ter alvejado a baliza de Paulo Lopes por uma única vez.
Ao invés, o Estrela apostando em ataques rápidos e contra-ataques protagonizados por Dário e Paulo Sérgio acercou-se com perigo da baliza de Roma por duas vezes, sendo que numa delas fez mesmo a bola embater na barra.
Ao intervalo 0-0.
Na 2ª parte, Manuel Machado fez entrar Hélder Barbosa, assim desfazendo o losango e estruturando a equipa num claro 4x3x3 com evidentes ganhos de eficácia e eficiência.
Beneficiando da subida de rendimento de Filipe Teixeira e da entrada de Hélder Barbosa, o processo ofensivo da Briosa surgiu muito mais fluido e incisivo.
As oportunidades de golo começaram a aparecer e após um magnífico cruzamento de Barbosa, Dame num não menos excelente cabeceamento fez o 1-0.
Logo após, na sequência de uma incursão de Teixeira pela esquerda, Barbosa livre de marcação na área, rematou cruzado para o 2-0.
A Académica jogava como ainda não o havia feito esta época, dominando e controlando a seu bel-prazer a partida.
Inexplicavelmente, Manuel Machado decide substituir Filipe Teixeira por Medeiros, passando a actuar com 3 centrais.
Ao retirar o condutor do processo ofensivo da Briosa, a equipa ressentiu-se e não mais se mostrou capaz de assumir o controlo do jogo.
Ainda para mais, com a introdução de Medeiros, a equipa, naturalmente, recuou no terreno, expondo-se à pressão do Estrela.
Aí, a Briosa tremeu e não fôra a inépcia atacante estrelista e o resultado poderia ter sido outro.
Felizmente, tal não aconteceu e a Académica acabou por segurar um importante triunfo.

43 comentários:

carlos disse...

Mais uma brilhantíssima análise da jornada por parte do Snr. Administrador, sendo certo que não vi o jogo do Benfica e apenas assisti - ao vivo - ao Académica-Estrela da Amadora.
Quanto ao Benfica - que não vi, repito - fiquei agora a saber que beneficiou do 2º auto-golo de jogadores de equipas adversárias em dois jogos.
Registo também os erros de arbitragem a favor do Benfica mencionados na crónica do Snr. Administrador, aos quais faltou aditar a não exibição de um cartão vermelho ao Simão por falta cometida sobre um jogador aveirense:

"Com o pé direito na frente, Simão, sem possibilidade de jogar a bola, atingiu, violenta e perigosamente, a perna do adversário, que procurava pontapear a mesma. O cartão vermelho impunha-se, porque o árbitro não tem de analisar a intencionalidade, mas apenas a objectividade da infracção."

Jorge Coroado, in O JOGO, edição on line, 6/11/2006.

Ou seja, em dois jogos, dois jogadores do Benfica (Katsouranis e Simão) livraram-se da amostragem do respectivo cartão vermelho.
Parece que depois da expulsão do Miccoli, tão criticada pelos dirigentes benfiquistas, mais nenhum jogador encarnado está "autorizado" a levar cartões vermelhos.

Quanto à Briosa, a cujo jogo tive oportunidade de assistir ao vivo honrado pela companhia do Snr. Administrador, tratou-se, de facto, da melhor exibição da Académica no Municipal de Coimbra.
Na 2ª parte, aliás, e até à saída do Filipe Teixeira, o futebol exibido foi de muito boa qualidade, para o que contrbuiu decisivamente a entrada do Hélder Barbosa.
Inexplicavelmente, após o 2-0, e quando se adivinhava goleada, o Prof. Manuel Pardal Machado Imbecil III; á semelhança de outras substituições disparatadas que tem feito, tirou o Filipe Teixeira e fez entrar Medeiros.
Para quem não conhece, o Medeiros é daqueles jogadores que têm excelente controle de bola com o olhar.
Ou seja, a Académica ficou reduzida a 10 unidades, sendo que o sacrificado foi o organizador de todo o futebol ofensivo da Acadámica.
Com a agravente de ter surgido uma "chicane" móvel na defesa a atrapalhar os restantes elementos da equipa.
Sorte que do outro lado estava essa grande equipa que se dá pelo nome de Estrela de Amadora, que a par do Desportivo das Aves, tem já bilhete assegurado para a Liga e Honra.
Caso contrário, não sei se o resultado se teria mantido em 2-0 até final.

cavungi disse...

Gosto do Buba.Grande Jogador.
No mais, o Beira-mar só não desce, poqrque os lugares de descida já tem dono.O Estrela da Amadora e o incrível Desp. das Aves do Prof. Doutor Neca.
Agora é ver o Reboque e clube do Bruxo das Antas a jogar, e esperar (desejar mesmo) qualquer deslize, com muita traquilidade e ilusão no meu sofá.
Parece-me que vai ser uma bela 2ª feira.

vermelho disse...

amigo Carlos:
não concordo quando advogas a expulsão de Simão, no jogo de ontem, e a de Katsouranis, nas Antas.
Quanto ao Katsouranis, já aqui disse o que penso, sendo que na justeza da exibição de um cartão amarelo sou inclusivé acompanhado pelo vovozinho vidente.
Quanto ao Simão, trata-se de um lance em que se justifica o amarelo e não o vermelho.
É pé em riste com contacto punível com cartão amarelo.
Trata-se de uma disputa de bola e não de uma entrada por trás ou lance de violência gratuita como o de Torrão.
abraço.

samsalameh disse...

o Sr, Administrador esqueceu-se de mais um cartão amarelo escandaloso mostrado ao Nuno Gomes por alegado fora de jogo (inexistente!) e por este ter passado a bola ao guarda-redes...

Sr. Carlos, vir o Coronhas da Azia para o blog para justificar um cartão...vermelho!? Concordo que nesse lance devia ter sido exibido um cartão, mas o amarelo. Se reparar nas imagens televisivas, o Simão antes de tocar no jogador do Beira-Mar dobra o pé de modo a não lhe tocar com os "pitons" da chuteira!!

Destaque negativo para Jardel que pouco ou nada fez na partida. Parece-me que os ovos moles de Aveiro têm tendência para a engorda...

Uma palavra para esse craque, Buba de seu nome, que viu bem que jogar contra o Benfica não é o mesmo que jogar contra os gatinhos de Alvalade.

carlos disse...

Amigo Vermelho:
Como salientei, nem vi o jogo nem qualquer resumo do mesmo.
Apenas li a edição on line do jornal O Jogo.
E aí os vários analistas acham que o lance do Simão é merecedor de cartão vermelho (a maioria) ou, no mínimo, da cartão amarelo.
Como o árbitro nada mostrou ao Simão - ficando eu sem saber se asinalou, ao menos, falta - parece-me mais um flagrante erro da arbitragem a favor do Benfica, que não foi mencionado na Análise à Jornada do Blog.

Para melhor compreensão, aqui seguem as várias análises ao lance:


"Jorge Coroado
Com o pé direito na frente, Simão, sem possibilidade de jogar a bola, atingiu, violenta e perigosamente, a perna do adversário, que procurava pontapear a mesma. O cartão vermelho impunha-se, porque o árbitro não tem de analisar a intencionalidade, mas apenas a objectividade da infracção."

"Soares Dias
Haveria razões para isso. Simão faz jogo perigoso activo, entrando de pé em riste, e deveria ter levado, no mínimo, um cartão amarelo."

"Rosa Santos
Entrada violenta. Cartão vermelho era a decisão que o árbitro deveria ter tomado."

"António Rola
Simão, efectivamente, ao tentar jogar a bola, faz pé em riste perigoso sobre o adversário. Penso que aqui se ajustava a exibição do cartão amarelo. Isto tendo em consideração que a falta foi praticada de forma jogável e de frente."

De salientar que o lance aconteceu ao minuto 18 e o Benfica ficava reduzido a 10 unidades, perdendo ainda o concurso de Simão para o próximo embate em Braga

vermelho disse...

amigo Carlos:
antes de mais, faço minhas as palavras do condómino Samsalameh.
analisando as opiniões que citas, ressalta que se dividem.
não mencionei esse lance, pois que entendo que não se justificava mais do que a exibição de amarelo.
só referi lances de expulsão. caso contrário, tinha que aduzir mais uns quantos lances em que o amarelo ficou por mostrar.
por fim, dizer que o árbitro assinalou falta.
abraço.

carlos disse...

Amigo Salame:
Bem aparecido seja.
As cheias em Santiago de Cacém não o arrastaram na correnteza?
Folgo em saber que não.

Presumo que tenha ido assitir ao jogo da Luz ao vivo.
Não sei viu o Simão a dobrar o pé ao vivo ou se foi já pelas imagens televisivas.
De qualquer forma, não deixa de ser um movimento de verdadeiro contorcionista.
Dobrar o pé não é fácil.
Ainda por cima com as chuteiras calçadas.
Mas do Simão tudo se espera, pelo que admito perfeitamente que, a centímetros de atingir o jogador do Beira-mar com o seu pézinho, o Simão Contorcionista tenha tido a habilidade de dobrar o pézinho.

Muioto boa essa defesa do Simão, a lembrar aquela outra da época passada ou de há duas épocas, em que um professor da Univesidade do Movimento de não sei aonde veio justificar que uma agressão do Simões a um qualquer jogador não era intencional, pela análise das imagens televisivas.
Não sei se estarão recordados.

cavungi disse...

Amigo Carlos,
Pede-se a expulsão de Simão?
Estará Coroado doido?
Jogadores como Simão, Quaresma, Moutinho e outros "artistas" passam os jogos a ser massacrado por defesas que procuram jogar sempre nos limites da dureza.Não me recordo do lance aqui citado, mas ví o de Torrão que não merecia 2º amarelo.Era Vermelho Directo tal a intencionalidade da entrada.
De resto a arbitragem do Tal Sousa foi fraca.Muito fraca. Como diria Paulo Bento: Manhosa.Porque deixou de assinalar á entrad da area do BM enquanto 0-0 pelo menos 3 faltas, que poderiam criar muito perigo.E é assim que elas se fazem.Não são precisos penalties ou golos mal assinalados.Basta estas espertezas saloias.
Abraço

Zex disse...

Quanto ao lance do Sinão, naturalmente que é para vermelho directo ! Nem entendo como se pode defender o amarelo. Já imaginaram o que era se alguém expulsasse o "peida espetada" ?
Mas nem cartão houve. E um sumaríssimo não ? Claro que não, não é jogador do FCPorto...
Quanto ao assassino grego, já nem vale a pena dizer nada. E agora até marcou um golo.
A análise ao jogo do Bfica do sr. blogger é, uma vez mais, lamentável, pelo que discordo da adjectivação da mesma que efectuou o condómino acólito Carlos.
A expulsão do Buba é ridícula. Era importante que ele saísse de jogo, não fosse marcar um golo. A análise feita ao terceiro golo do Bfica é extremamente bacoca. Alguém marca aquele tipo de fora de jogo ? Nunca, independentemente de qualquer influência na jogada.
O que se vai notando na linha editorial deste blog é que, à medida que o Bfica vem subindo de forma, o facciosismo aumenta exponencialmente. Ao ponto do condómino Cavém Salame, que andava escondido num submarino, em Santiago do Cacém, ter voltado à tona de água.
Sempre a porem-se em bicos de pé !
Pode não ser hoje, pode não ser amanhã, mas o dia da derrocada, desta época, inevitavelmente chegará !
Cá estarei para os pisar quando caírem ao chão !

vermelho disse...

amigo zex:
sobre o jogo nem uma linha....
lamentas a análise, mas não dizes em que aspecto...
em relação à expulsão do Buba, não deve ser, pois que nesse ponto estamos de acordo.
disse que a expulsão do Buba tinha sido um erro.
quando o Buba foi expulso o resultado estava em 2-0.
o Buba só foi expulso porque momentos antes o nuno gomes num lance em tudo idêntico viu um cartão amarelo.
o sr. sousa, para parecer coerente, viu-se "obrigado" a exibir o 2º amarelo ao Buba.
Só se fôr em relação à validação do 3º golo do Benfica, pois que aí estamos, em completo, desacordo.
ser assinalado ou não fora de jogo num determinado tipo de lances não pode ser critério de análise.
existiu, logo devia ter sido sancionado.
nada interessa que naquelas circunstâncias ninguém marque.
a frase com que terminas o teu comentário é digna de Mohamed Al Saaf...
soltei umas belas casquinadas!!!
abraço.

Costa disse...

Porque é que só nos jogos do SLB é que há expulsões, prejudicando o adversário deste; penalties favorecendo o SLB; e auto-golos favorecendo o SLB??????

Mais uma inevitável coincidência.

O X-actosouranis nunca devia ter jogado, logo o 1º golo não existiria; o 2º golo é precedido de falta mas ninguém fala disso e depois lá está o lógico auto-golo.

As faltas que o Buba cometeu foram mais severas que as do X-actosouranis?

E depois, quanto ódio, quanta raiva a um jogador que pesa quase tanto como o Bola 7, mas que jogou mais minutos que o grande Mantorras.
Por que será?
Será dos golos que vos enfiou?

Nunca tinha visto tamanha demonstração de receio perante um jogador que mal se consegue mexer.

Já agora Sr. Administrador, atenta a parceria do SLB com a CGD, qual é a taxa de juro de que o Sr. Fernando Santos beneficia de ter no BANCO 16 milhões (Mantorras)?
Será uma qualquer aplicação na Filipa Néné?

Esqueceu-se de referir que o SLB conseguiu, mercê do resultado de ontem, inverter a TRADIÇÃO em jogos no seu estádio com a poderosa equipe do Beira Mar.

Costa disse...

Já agora Sr. Administrador que anda sempre bem informado sabe-me prestar duas informações:
- se o Jorge Jesus vai ser alvo de algum processo na sequência das suas polémicas declarações após o jogo do Belenenses- U. Leiria e
- se já saiu a nova lei das rendas e na positiva qual é a respectiva taxa de inflação.

VermelhoNunca disse...

Tentei ver o jogo da Luz. Não foi fácil, uma vez que o sono que me provocou levou-me a um grande sacrificio. De vez em quando era alertado por um grito estridente do comentador de serviço, para anunciar um lance de Nuno Gomes ou de Micoli. Sim, porque cada vez que passavam de meio campo , o dito comentador quase que atingia um orgasmo. Porque o Benfica é uma máquina da fazer golos, por isto e por aquilo. Pelo pouco que vi penso que o Benfica ganhou bem, que Torrão deveria ter sido expulso e que Simulão também, pois colocou em causa a integridade fisica do adversário. Mas para Simulão ser expulso é preciso que algum adversário morra em campo.

vermelho disse...

amigo nunca:
amanhã conto com o teu artigo!
abraço.

Costa disse...

Mais uma vez o Sr. Administrador ignora os meus comentários e solicitações.
É triste.
06.11.06 - 14.20 HORAS

vermelho disse...

amigo costa:
não sei (resposta às duas perguntas que formula).
abraço

vermelhosempre disse...

Este Costa é do mais tristonho do que para aqui anda.. sempre a queixar-se que tem falta de atenção do Administrador, coitadito, é mesmo o espelho do clube do qual é adepto, sempre a chorar e a lamentar-se.
Alguém que ponha travão nesta merda.

Acho curioso, para não dizer estupido, dizerem que a entrada do Simão é para vermelho directo, ai Jesus. Das duas uma, ou o vosso conhecimento futebolistico é apenas teórico, isto é, nunca jogaram futebol, ou então a azia não dá para mais.

O Jorge Coroado, esse ex-grande árbitro, que tem o dom da palavra... puta que o pariu, é que não acerta uma.

Gand Benfica, foram 3 e poderiam ter sido mais.

Ps. Os sportinguistas deveriam de estar contentes, pois nós vingamos o vosso empate.

Costa disse...

Jorge Jesus referiu referiu, no final do jogo, que não contava jogar a 2ª parte com chuva!!!!!!!!!!!!
Que foi um imprevisto!!!!
Será que só choveu nos jogadores do Belenenses. Não é justo.
Será que era suposto estar sol na sexta à noite?

Não sabe se já saiu a lei das rendas, isto é que um advogado!!!!!!!!!!!!!!!

Costa disse...

Sr. Vermelhosempre a sua resposta deve-se apenas em obediência à sua subordinação laboral com o Sr. Administrador.

Será o Administrador de facto deste espaço!!!!????

vermelhosempre disse...

Condómino Costa, vc é ainda mais tristonho que aquilo que eu pensava... "obediência"... o administrador é "advogado". Se vc não sabe das coisas, porque é que só diz barbaridades?

06.11.06 - 15:05

Costa disse...

O Sr. Vermelhosempre deve ser estagiário ou solicitador ou o filho mais velho que ainda anda a tirar o canudo.

Boa sorte!

vermelhosempre disse...

ahahahah... muito bem sr Costa, acertou em cheio. Vou falar com o meu papá para ele dar-lhe mais atenção.
Saudações

Costa disse...

Já fez o seu pedido de Natal, Sr. Vermelhosempre?

Olhe que a Filipa tá à espera!!!!

vermelhosempre disse...

Oh Costa amigo Costa, há-de me dizer onde é o seu caixote do lixo, é porque quem fala assim só lá deve ter acima de Langórias.

carlos disse...

Julgava eu que isto era um blog sobre futebol e não um local para se discutirem preferências sexuais em tom brejeiro.

Costa disse...

O meu caixote do lixo fica perto de um qualque Champagne!!!!

vermelhosempre disse...

Bem me pareceu que vc ou só tem garganta, ou só fala de BOCA cheia, mas neste último caso cuidado para não se engasgar... com o "champagne".

Costa disse...

Já vi que o meu não amigo não sabe a que Champagne me refiro, se calhar só conhece as esculturas do Cutileiro.
Para vir falar em Langórias, enfim.
Tá sintonizadissimo com a Filipa e com os Nénés do seu clube.

Não se preocupe com os meus hábitos pois não vim nem estive na Grécia.
E, já lhe disse, não ande sempre vergado perante o seu Chefe.
Olhe que isso poderá ser perigoso.
Mas a subALTERNIDADE a isso obriga, não é?

Já agora, tem estado com o Calado ou aprecia mais o Melão?

vermelhosempre disse...

Claro que não sei a que Champagne se refere, assim como não sei qual o Avião que apanha para lá chegar. O que eu sei é que vc deve ter algum fetiche com "Filipas", pois não fala de outra coisa.

Ps: Por acaso era vc que estava no último sábado agarrado ao poste central da passarelle??

Costa disse...

Não meu amigo, se bem que parte de mim podia fazer de poste.

Como não me respondeu já percebi que aprecia o estilo, o do Calado.

No que diz respeito ao Avião, acredite que também não é dos que me desagradam.

Com tanta informação começo a pensar que o meu amigo tem muita influência, é assim uma espécie de todo pedroso.

vermelhosempre disse...

Calado, Melão.. pode ficar com os dois.

O meu conhecimento dos respectivos locais de diversão são meramente de nome, uma vez que, ao contrário do Sr Costa, não preciso de pagar para me divertir.

Costa disse...

Tenha cuidado amigo, olhe que dizem que isso pode provocar a cegueira.
O meu amigo é que é conhecido pelo LUVAS pretas?

Ou então, não paga porque lhe pagam a si?
Olhe que também poderá ser perigoso.

Faça uma viagem de Avião, passe numa Passerelle e abra o Champagne.
Inove. Mude de ares.
E dirá:
AQUI VOU SER FELIZ.
HÁ COISAS FANTÁSTICAS NÃO HÁ.
C`UM CAMANDRO.

vermelhosempre disse...

Se o seu conceito de felicidade passa por ir para uma casa de alterne e pagar para se divertir.. meu Deus, que frustrante.

Jorge Mínimo disse...

Caro Costa:
Vejo que o meu amigo deve ser apreciador de pintura e como tal proponho-lhe uma visita ao Gallery. Como é sportinguista não-lhe indico o Elefante Branco, já que não terá como hábito roubar as moedas do mesmo.
Quanto ao Vermelho Sempre, como deve viver na região centro, faço-lhe a proposta de se dirigir à praia da Barra para conhecer o Face Oculta, sítio onde o condómino Salame, já passou uma experiência única.

Costa disse...

Caro Sr. Jorge Mínimo agradeço as indicações.

Já agora poderá partilhar essa experiência única do outro condómino deste espaço?
Caso seja minimamente interessante como é óbvio.

E o Clube Nocturno 76, que lhe parece?

Jorge Mínimo disse...

Caro Costa:
Referia-me a um post atrasado em que o condómino Salame se queixava de ter sido induzido em erro pelo panfleto turístico da região de Aveiro, para a casa em questão, tendo ido com a mulher ou namorada ao referido estabelecimento.
Quanto ao Nocturno 76 não conheço, mas já me falaram bem do estabelecimento.

Jorge Mínimo disse...

Caro Costa:
O melhor condómino para dar indicações a esse nível deve ser o camionista Zex lima, dada a sua profissão.

vermelhosempre disse...

Condómino Mínimo o amigo Samsalameh não foi o unico a viver uma experiencia única nesse espaço a que se refere, pelo menosao que julgo saber.

Condómino Costa, aproveite a sugestão do Sr Mínimo e vá gastar mais uns trocos lá ao Gallery.

Costa disse...

Sr. Jorge Mínimo, para si que não é como o Adrian Mole, e fica vermelhosempre que está diante de uma dama, recomendo-lhe o Nocturno 76.
Do melhor.

Sabe se o Salame ou a acompanhante ficou ou ficaram, depois, a trabalhar nesse estabelecimento?

Jorge Mínimo disse...

Caro Costa:
Irei aproveitar e terei que visitar o clube proximamente.

Costa disse...

Sr. Mínimo poder-me-á esclarecer quanto à questão que lhe coloquei?

Jorge Mínimo disse...

Não faço ideia.

cavungi disse...

Só Putedo.Muito bem se está aqui.