quarta-feira, novembro 29, 2006

O Árbitro do Sporting/Benfica

Com alguma surpresa, a Comissão de Arbitragem da Liga decidiu escolher Jorge Sousa para dirigir o terceiro clássico da presente edição da Liga principal.
Depois de Pedro Proença e Lucílio Baptista, que apitaram, respectivamente, o Sporting-FC Porto e o FC Porto-Benfica, pertence agora a um árbitro do Porto a responsabilidade de dirigir o derby de Lisboa.
Nome:
Manuel Jorge Neves Moreira Sousa
Dt. Nascimento:
18-06-1975
Idade:
31 Anos
Associação:
A F Porto
Árbitro desde:
1993/1994
Profissão:
Escriturário
47 JOGOS NA LIGA
Com os cinco desta época, são 47 os jogos já apitados no escalão principal.
25 AMARELOS
Ou seja, uma média de cinco por jogo.
O VERMELHOS
Até agora, nem uma expulsão e nem um penalty assinalado.

26 comentários:

Mestrecavungi disse...

Deste arbitro, lembro-me de num Guimarães (felizmente agora na ii Liga)- Benfica, marcar um penalti fantasma de uma pretensa falta de Luisão sobre um vimaranense.Aos 80m com 1-0 para o Benfica.Giovanni aos 92 fez o 2-1 final.
Não penso que tenha "estaleca" para um derbi.
Bons arbitros não abundam, mas Pedro Henriques, Duarte Gomes (O do Penalti de Jardel na luz) ou Pdro Poença seriam boas escolhas.

Vermelho disse...

amigo Cavungi:
concordo contigo.
penso que este árbitro não tem estaleca para um derby.
tenho uma opinião relativamente má sobre este árbitro.
dos nomes que referes, apenas rejeito liminarmente o de Pedro Proença, pois que sempre que apita o benfica, por forma a que nada lhe apontem visto ter-se afirmado benfiquista, nos prejudica (v.g.o penalty do Silva na Luz).
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo cavungi, quem é o calimero aqui?
Ontem quando falei sobre o erro da não expulsão de Anderson, atirou-se a mim. Leia agora os árbitros do tribual de O Jogo:
"Anderson atingiu Kanu com a sola da bota e, com o braço direito, deu-lhe uma cotovelada. Qualquer das circunstâncias impunham, por parte do árbitro, a não contemporização que evidenciou ao deixar o cartão vermelho no bolso."-Coroado
" Entrada violenta de Anderson, a atingir o jogador Kanu. O árbitro, João Ferreira, deveria ter agido disciplinarmente, mostrando o cartão vermelho ao jogador do Benfica, e assinalado o devido pontapé-livre directo. "-Soares Dias.
"Anderson entrou, de forma violenta, às pernas de Kanu, atingindo-o ainda com o cotovelo, pelo que deveria ter sido expulso e assinalado o respectivo pontapé-livre directo contra a sua equipa. A anteceder este lance, o árbitro assistente entendeu marcar um livre contra o Marítimo – inexistente."-Rosa Santos.
"Anderson teve uma entrada antidesportiva, tendo ficado por sancionar, mais uma vez, a falta cometida pelo jogador infractor e por mostrar o respectivo cartão amarelo."- António Rola.
Tiro daqui a conclusão que tanto o amigo cavungi como o amigo Vermelho não passam de umas "rolas"!

Mestrecavungi disse...

João Ferreira não viu.Assim como não viu a mão de Ronny.
Temos que lhe comprar uns óculos novos.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, ouvi dizer que as "rolas" têm fraca memória, e que inclusivé só olham numa direcção, e que a única cor que reconhecem é o vermelho.

Vermelho disse...

amigo nunca:
cocorru, cocorru.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, não responde ao seu amigo "rola" Vermelho?

Carlos disse...

Abriu a época da caça às "rolas", ainda não começou o jogo e já andam para aí aos tiros.

Amigo Cavungi
Como é que se ganha estaleca sem arbitrar jogos dos grandes?

Vermelho disse...

amigo braguilha:
apitando muitos jogos entre grandes e médios, o que, manifestamente, não é o caso.
abraço.

samsalameh disse...

Não há melhor árbitro neste momento em Portugal que o Pedro Henriques e ponto final.

Quanto a este que foi nomeado para o derby, o que espero é que não caia nas ratices do Liedson que até enojam e nas fitas do C. Martins, que a par do "Levezinho" deve ser dos mais cómicos a simular faltas na nossa Liga!!!

samsalameh disse...

Mestre, será melhor Vossa Excelência preocupar-se com o Katsou na área que é melhor!!!
Para mim, começa a ser inquestionável que este grego é, a par do Lucho e do Moutinho, um dos melhores jogadores a actuar em Portugal neste momento!!!

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Cócurucucu!

Mestrecavungi disse...

Amigo Braguilha,
Estaleca ganha-se a apitar primeiro os mini-derbis:
FCP-SCP e Vice versa.
Só depois de passar este crivo se pode aventurar para voos mais altos.
Apitar derbis com o Glorioso.

VermelhoNunca disse...

Normalmente apitar jogos do Benfica obriga a um grau de exigência superior, concordo com o amigo Rola Cavungi. Veja-se, por exemplo, como é possível o Petit acabar os jogos,na grande maioria dos casos, sem nenhum cartão. Isto é obra para um árbitro.

samsalameh disse...

Obra Sr. Nunca é o Liedson não acabar expulso por acumulação de amarelos logo nos primeiros 5 minutos de jogo de tanto "adornar" a relva!!!

Carlos disse...

Caro jc
Também entrei aqui um pouco tarde e muito me espanta que estejam a comer o árbitro vivo: entretenham-se com as rolas! Parece-me que cada uma das partes procura justificar, na antecipação, o desaire que a sua equipa sofrerá. Ou algum de vocês quer mesmo dizer que o senhor Jorge Sousa voluntariamente (ou por incompetência) pretende prejudicar uma equipa a favor da outra? Tenham coragem e chamem as vacas pelos nomes! Não quero ser advogado do diabo mas qualquer uma das outras escolhas tem, no seu historial, um mau jogo e aí poderiam apontar outros prejuízos cometidos. Ou conhecem algum que nunca errou?! Deixem-se de baixarias; preocupem-se com o espectáculo e com o futebol! É vergonhosa a pressão que está a ser exercida sobre o senhor árbitro neste blog!!!

Vermelho disse...

amigo braguilha:
ninguém está a criticar por antecipação o árbitro, mas apenas a reflectir sobre a sua valia e aptidão para dirigir um jogo como o de sexta-feira.
não procuro justificar qualquer eventual desaire.
aliás, a verificar-se um eventual desaire (nestas ocasiões ou se bate na madeira, o que faço neste momento, ou se diz lagarto, lagarto, o que não me parece apropriado neste caso) que o seja pela superior competência do adversário e não por qualquer erro da equipa de arbitragem.
quanto ao espectáculo, espero e desejo que esteja, pelo menos, ao nível do Porto/Benfica.
Claro que espero e desejo, igualmente, que o resultado seja, desta vez, favorável ao Benfica.
abraço.

VermelhoNunca disse...

A única pessoa que veio "classificar" o árbitro, foi o lampião Rola Cavungi. Eu não fiz nenhum juízo de valor sobre o senhor Sousa. Pela boca morre o peixe, e o Rola que acusa os sportinguistas de serem uns calimeros, vem a ser o maior de todos, e, mais grave, por antecipação.

Carlos disse...

Caro jorge mínimo
Como deve ter reparado não aparecia aqui no blog há mais de uma semana: falta de internet (por causa do mau tempo), época de muito trabalho e, por último, razões de saúde que fazem de mim, a partir de hoje, mais um caixa d'óculos. Mas isso não interessa para nada. Ainda bem que falou no camionista zécora. Não vejo vergonha nenhuma em ter pressionado esse condómino, que se presta a constantes ordinarices, a publicar. Aliás, penso que o blog só teria a ganhar com isso.
E quanto a dar a cara, assumo tudo o que faço e não preciso de recados. Só ontem à tarde me telefonaram a propósito do artigo quando eu pensava que, na altura, tinha ficado esclarecido: o zécora publica, eu publico. E em relação à coragem, o meu amigo escolheu a pessoa errada para comparar-se. Se eu lhe falasse um bocadinho da coragem que é preciso ter para certas coisas... iria corar de vergonha!

Carlos disse...

caro vermelho

Não sabia que a questão do artigo tinha dado tanta polémica. Tenho estado afastado, como disse, e nunca me escusei ao que me comprometo. Lamento se esteve à minha espera, mas penso que na altura tinha sido suficientemente esclarecedor.
Um abraço

Carlos disse...

Caro jorge mínimo

Acha errado pressionar o zécora para publicar?
Quanto à última parte do post, não ligue.

Vermelho disse...

amigo braguilha:
da minha parte, está tudo esclarecido.
não estive à tua espera, pois que do contacto que ontem encetei com o nosso amigo comum resultou ficar a saber da tua indisponibilidade para a redacção do artigo.
sinceramente, lamento imenso a tua opção.
apreciei, deveras, a tua colaboração.
tens uma prosa de elevada qualidade e ficamos todos a perder com a tua ausência.
não sou ninguém para te dar conselhos, mas ainda assim deixa-me que te diga que não devias condicionar a tua participação à participação deste ou daquele.
o amigo zex entende não escrever qualquer artigo, mas isso não o deixa a salvo do contraditório.
com frequência diária, o amigo zex comenta os artigos publicados, o que te permite contraditá-lo.
do silêncio não nasce a luz, da discussão antes pelo contrário...
abraço.
e comentários

Vermelho disse...

amigo jc:
então tu não és vendedor de castanhas?!
abraço.

Carlos disse...

Não se esqueçam que para a castanhada também têm lá o Gato Suranis... Qual o perónio que vai escolher desta vez?

Mestrecavungi disse...

Volta Braguilha estás perdoado.

Anónimo disse...

Donde veio este vampiro sanguinário? Tás a precisr de um chazinho, tás