terça-feira, novembro 21, 2006

Artigo de Opinião do Condómino Vermelho Nunca

Vivam os bragantinos

No passado fim de semana, o jornal Record apresentou um estudo acerca da distribuição dos sócios do Benfica, os tais que estão no Guinness. Planeta Benfica, é o nome aplicado à peça. Desmistificando certas convicções, indica o estudo, que o Porto não é propriamente um bastião de sócios encarnados. A minha ideia, fruto da vivência na própria cidade nortenha, era contrária. Mas continuo convicto que na cidade do Porto há mais adeptos benfiquistas que portistas. O espectro dos kits encarnados está assim fortemente implantado na zona de Lisboa, com 75.714 aderentes, em Setúbal, com mais de 18.000, e em toda a faixa litoral, com destaque para Leiria e Aveiro. Santarém, Coimbra, Braga, estão também nas regiões mais representativas dos adeptos do McDonalds. Analisei o dossier Kit sócio do Benfica - passarei a chamar-lhe Kit, pois acho que há muito boa gente que se tornou sócio pelo Kit e suas vantagens, e não pelo Benfica. São apenas 324 páginas, coisa pouca. Parceiros nacionais, parceiros estratégicos, parceiros regionais, há de tudo um pouco. Penso que Luís Filipe Vieira está de parabéns neste ponto. Tornou o Benfica um autêntico supermercado , com descontos de ocasião para quase todos os ramos de actividade. Descontos na Repsol, na PT, na TMN, na TV Cabo, nos seguros Açoreana, na Avis, em sapatarias, em lojas de desporto, em concessionários automóveis, em lojas de tintas, em casas de câmbios, enfim, uma imensidade de empresas que aderiram a este cartão.
Considerando que o Estádio da Luz nunca enche com gentes de Lisboa, embora se saiba agora que o clube tem mais de 75.000 sócios nessa zona do País, leva-me a deduzir que muita desta gente está-se perfeitamente nas tintas para o clube, usando o cartão para usufruir de descontos em refeições, combustíveis, etc. Será este o novo modelo de associado de clube que garante a sobrevivência dos mesmos? No caso dos encarnados penso que o Kit é um sucesso, como comprova a sua entrada no Guinness. Claro que não podemos colocar no mesmo cesto os sócios da Carris, ou dos STCP, pois aí penso que o Benfica ficaria a perder. Mas a filosofia do kit e dos passes sociais é idêntica: descontos. Eu sou sócio da Carris porque me compensa. Há inúmeras pessoas que são sócias do Benfica, porque lhes compensa. Eu sou sócio do Sporting, porque é esse o meu modo de viver o meu clube. Não sei se o futuro do Sporting será o do Benfica, mas espero sinceramente que não o seja, e contribuirei activamente para que isso nunca aconteça.
Realço o facto que o Benfica, embora tenha 6 milhões de adeptos em Angola+Moçambique, não ter conseguido a penetração de Kits desejada nesses países: 224 unidades vendidas . Claro que ter kits vendidos na Ucrânia, no Paquistão ou no Mónaco, nada tem a ver com o princípio de supermercado que Vieira implementou no clube. Aí sim, estão os verdadeiros adeptos do Benfica, aquele Benfica que se tornou grande na Europa e no Mundo, pelas conquistas desportivas e não pelos números de aderentes à banha da cobra.
Por fim, um viva a Bragança, pois é a região de Portugal Continental que menos kits tem.

87 comentários:

JC disse...

Este será, na minha opinião, o melhor artigo "postado" pelo condómino, amigo e colega VermelhoNunca.
Está deveras bem escrito.
Desmistifica o Kit, pois põe a nu qual o verdadeiro interesse das pessoas em adquiri-lo.
Eu, pessoalmente, desconhecia que o Kit do Benfica tinha um "pacote" de produtos e descontos agregados.
Se calhar é caso para pensar em adquirir um desses kits.

Zex disse...

Bom artigo !
Ponderado e com alicerces, o que contrasta com as normais opiniões do autor do Post.
Desmistifica o KIt que, não obstante, é um grande produto de marketing.
Pena que o caso Veiga não tenha sido o tema...

VermelhoNunca disse...

Amigo JC: são 324 páginas de um extenso dossier, onde pode escolher de tudo um pouco. Há uma empresa de lavagem de automóveis, o Elefante Azul, mas, infelizmente para o nosso condómino Mínimo, não há descontos no Elefante Branco.

VermelhoNunca disse...

Condómino Zex: O caso Veiga será seguramente hoje aqui debatido, daí não ter baseado o meu artigo nesse rapazinho.

vermelho disse...

amigo nunca:
sou sócio do Benfica desde 1994.
Ao contrário do que expressas no texto, contenta-me que o benfica tenha lançado uma campanha de angariação de sócios.
é isso que o kit representa.
é imperioso potenciar as receitas existentes e criar novas.
porto e sporting seguem no mesmo caminho.
ter uma receita de quotizações elevada é muito importante.
para mim, é absolutamente indiferente saber quais as motivações que presidem à adesão ao kit.
se é paixão clubística tanto melhor, mas se são os descontos associados tudo bem.
Noutros clubes são circunstâncias ligadas à prática desportiva que conduzem as pessoas a tornar-se sócias.
as motivações são-me indiferentes.
a dimensão do universo benfiquista é, por demais, conhecida.
Aliás, a associação de vantagens comerciais, num País mergulhado numa profunda crise económica, é muitas vezes decisiva para a adesão.
O dinheiro é um bem cada vez mais escasso e o futebol não alimenta ninguém.
Por outro lado, o facto de a Cidade do País que menos kit adquiriu ser Bragança desmente a conclusão que pretendes retirar com o teu texto.
é que sendo uma das que mais dista de Lisboa permite perceber que não são as vantagens comerciais associadas ao cartão que por si cativam, pois estas são comuns a todas as Cidades do País, mas sim as vantagens meramente desportivas associadas ao facto de ser sócio, mormente a possibilidade de assistir ao vivo aos jogos do Benfica a preços mais baixos e com preferência na aquisição de bilhetes.
mais do que o número de kits vendidos, o importante é saber quantos foram os aderentes ao desconto bancário, pois que permite aferir da fidelização do sócio.
esse número é que gostava de conhecer.
quanto à fraca adesão nos Palop´s e comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo, em breve, assistir-se-á a uma campanha específica por forma a alargar a base de influência societária do benfica.
os acordos comerciais estão a ser concluídos, o que neste particular assume ainda maior relevância, pois que as vantagens meramente desportivas decorrentes do estatuto de sócio dificilmente podem ser exercidas.
abraço.

p.s. não acredito que um sportinguista ou portistas adira ao kit sócio apenas por este lhe proporcionar vantagens comerciais.
seria muito mau sinal.
arbaço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho: imagina Zex camionista, pode ter interesse em ter cartão Repsol, desculpa, kit Benfica. Não duvides que há muito boa gente que tem o kit para ter descontos na Telepizza.
Quanto à questão que colocas, essa sim, é fundamental: quantos é que pagam por transferência bancária? Porque aí reside o actual número de sócios do Benfica, pois seguramente( e eu conheço casos) muitos dos aderentes ao kit já se "esqueceram" de pagas as quotas.
Por fim, dizer-te que és sócio do Benfica há pouco tempo, mas reconheço-te o mérito de teres entrado na altura da crise( pós -titulos) , o que é de enaltecer. Já agora, se puderes partilhar connosco, qual o teu número de sócio?

vermelho disse...

amigo nunca:
não é assim há tão pouco tempo - já lá vão 12 anos.
fiz-me sócio quando tive condições financeiras mínimas para tal.
para quem como eu não é de Lisboa e se tornou sócio ainda estudante, o esforço financeiro que fiz não foi fácil de suportar, ainda para mais com escassas possibilidades de usufruir das vantagens de ser sócio.
o meu número de sócio é 35 mil... (não revelo o número exacto por meras razões de segurança).
abraço.

VermelhoNunca disse...

Sim, mas sendo o sócio 35 mil e tal, temos aí uma ideia da fidelização do adepto/sócio do Benfica. Aliás no Sporting, embora em menor escala, também se passa esse problema. Inúmeras pessoas são sócias de passagem, quer seja pela vantagem de serem praticantes de modalidades amadoras, quer pelo entusiasmo pela conquista de um titulo. Para teres uma ideia da diferente fidelização do Sporting, o meu filho é o sócio 38.000 e tal , e tem 9 anos de associado( tantos como de vida). A nossa actualização de numeração foi feita o ano passado, e esse factor é importante, pois tem-se uma noção mais exacta da realidade do universo de sócios. Não te admires que o Benfica passe de 160.000 para 100.000 kits aquando da próxima actualização, que não sei quando é.

JC disse...

A propósito da entrevista de José Veiga de ontem na SIC, li este artigo publicado no JN que me parece oportuno trazer aqui, para reflexão.

Com a devida vénia, obviamente, ao Snr. Administrador.

"Algo que me comove, de cada vez que vejo na TV uma figura pública arguida de qualquer crime a explicar-se, é o facto de a sua consciência sempre estar tranquila. De Vale e Azevedo a José Veiga, dos arguidos da Casa Pia aos do Apito Dourado, dos da Moderna aos de Entre-os-Rios, dos do sangue contaminado aos da UGT, de Fátima Felgueiras a Isaltino Morais, de Ferreira Torres a António Preto, tudo está de consciência tranquila. Suponho, aliás, que as cadeias hão-de também estar cheias de gente de consciência tranquila, pois não consta que sejam lugares onde se passe o tempo a fazer penitência e a arrancar cabelos. E ocorre-me uma questão ou a consciência desses portugueses é especialmente condescendente (e é improvável que o seja, pois todos são pessoas de elevados padrões cívicos e morais) ou a Justiça ainda está pior do que se pensa e anda por aí a perseguir inocentes em vez de se preocupar com os verdadeiros criminosos, os de consciência pesada e atormentada. E pergunto-me: se a consciência desses cidadãos os absolve, que legitimidade têm os tribunais para eventualmente os condenarem? Talvez seja justamente para suprir as atávicas insuficiências da nossa Justiça que os portugueses já vêm equipados de fábrica com uma consciência."

VermelhoNunca disse...

Passemos a um pouco mais de acção: tiveram oportinudade de ver a entrada do capitão portista? Algum comentário a esse lance?

samsalameh disse...

Pois eu adquiri o Kit e garanto-vos que tem mais descontos do que qualquer cartão jovem. Aliás, já o usei e, não poucas vezes, nomeadamente no Seguro do carro, em Restaurantes e nas bombas da Repsol onde se tem o desconto de 3 cêntimos por cada litro de combustível!
Bem-haja kit do Benfica!!!

Irei daqui a bocado ao Estádio e anseio por não encontrar uma qualquer faixa a dizer:"Veiga não nos deixes!" ou algo parecido.
Mas é infelizmente o tuga que temos: apesar dos desfalques, e sobretudo financeiros, continuam apoiar as Felgueiras, os Isaltinos, os Santanas, os Valentins e por aí fora!!
Vivemos, infelizmente, no país da mediocridade!!

Desde já voto na casquinada da semana para esta brilhante frase do Veiga ontem à noite na SIC: "Eu tenho o direito de pensar!"

Cavungi, vais à bola logo?

JC disse...

Qualquer semelhança entre a entrevista de ontem do Veiga e a de Carlos Cruz quando se começou a falar no seu nome como um dos envolvidos (leia-se, enrr#b#d*s) no processo Casa Pia é pura coincidência.

VermelhoNunca disse...

Acho que está claro para todos que quem lançou a queixa foi Carla Pinto, ex-mulher de João Pinto. Agora resta saber como é que João Pinto, durante todos estes anos, nunca se preocupou que Veiga não lhe pagasse. Pois também é evidente que o Sporting pagou. Aliás muitas pessoas acham estranho o Sporting ter pago algo pelo João Pinto; recordo-me perfeitamente de conversas com amigos, que diziamos com segurança , que o contrato do JVP tinha um prémio de assinatura( que julgávamos ser de 500.000 contos e diluido pelos 4 anos da duração do contrato).

vermelho disse...

amigo nunca:
a actualização no benfica, também, foi o ano passado.
antes do kit foi feita uma actualização.
tens razão quanto à fidelização, por isso é que me referia ao desconto bancário.

amigo jc:
o número ensaiado pelo Veiga ontem foi um déjà vu de todas as situações aludidas no texto que transcreves.
é tudo uma questão de consciência ou da falta dela...
parece que o processo se prende com o valor pago pelo passe do JVP.
pela leitura que faço do que foi dito e publicado, parece-me que a ter-se por certa a informação segundo a qual o veiga está indiciado pela prática de um crime de burla, o burlado só pode ser o sporting.
veiga terá feito crer aos dirigentes do sporting que os direitos desportivos do JVP pertenciam a uma empresa britânica, estes laborando neste erro, pagaram o quantitativo acordado entre as partes àquela sociedade, daqui resultando um prejuízo patrimonial para o sporting.
caso estivesse indiciado por um crime de abuso de confiança, então sim o ofendido seria o JVP.
O sporting teria pago um determinado valor ao JVP pelos seus direitos desportivos, o qual teria sido entregue ao veiga, que o teria feito coisa sua.
ontem, no dia seguinte, guilherme aguiar induziu em erro os espectadores ao incorrer em erros técnicos de monta.
referiu-se a prisão maior, expressão já banida do nosso ordenamento jurídico.
os crimes que admitem prisão preventiva são aqueles que são punidos com pena de prisão superior a 3 anos, como é o caso.
referiu-se a caução carcerária, igualmente banida do ordenamento jurídico.
a caução determinada não tem nada de carcerária.
não encontra qualquer correspondência com aquelas que são determinadas nos USA.
trata-se de uma medida de coacção que nem sequer pode ser substituída por prisão preventiva ou domiciliária.
este caso do veiga diz bem daquilo que é o submundo do futebol.
abraço.

VermelhoNunca disse...

A sua leitura é mais técnica, amigo Vermelho, do que a minha, não percebo nada dessa matéria. Para mim, quem levou o golpe foi JVP, ou pelo menos a Carla Pinto( atenção, pois JVP, pode ter recebido do Veiga). Veiga por sua vez recebeu por baixo da mesa a sua comissão de 170,000 contos, que não entram neste discussão.

JC disse...

Essa hipótese levanta uma questão:
Qual o papel de JVP no meio de tudo isto?
Porque se Veiga o acompanhou foi com a sua permissão.
Se não era seu empresário e se foi apenas como amigo, não tinha dinheiro a receber do SCP.
Ora, JVP teve concerteza conhecimento das indicações que Veiga deu aos dirigentes do SCP quanto ao pagamento da tal verba que está agora em causa.
Esteve presente nas negociações e essa verba consta, provavelmente, do contrato.
Se JVP não tinha empresário, permitiu que o Veiga o acompanhasse a que título?
Como amigo?
Se era como amigo, não tinha nada a receber.
E JVP sabia, como é óbvio, que essa empresa britânica que o Veiga terá indicado não geria os seus direitos desportivos.
Até que ponto JVP não foi cúmplice desta forma de Veiga sacar dinheiro ao SCP?

Zex disse...

Sr. Melhunca,
Vi o Lance do Lucho sobre o rapaz que não ia jogar, segiundo o blogger (enganou-se) e é para cartão vermelho, nada a dizer.
Não vi o lance da ontem aqui mencionada agressão a murro do Tonel que, parece, V. Exa. tb não viu. A SIC não a mostrou, ou então não interessava que a mostrasse...
Quanto ao prémio por assinatura do JVPinto, o número que sempre ouvi foi 700 mil contos pelos quatro anos de contrato, o que a acrescer aos 25 mil contos que o jogador recebia mensalmente, perfazia aproximadamente a quantia de 37 mil contos/mês (dividindo o prémio de assinatura pelos meses de contrato). Não sei se a informação está corecta.
Posso afiançar que sempre foi público que o JVP tinha recebido prémio por assinatura. Tal como o Nuno falha golos recebeu ! E muitos outros. É o normal. O "custo zero" é uma ficção.
Claro que quem levantou a questão foi a Carla Pinto, ex-mulher do João Pinto, isso parece-me evidente ! E o JVP não quer dar nada e "sacudiu o capote" para cima do Veiga que fez o mesmo para cima do Sporte. Alguém, não sei quem, anda a fazer os outros de tontos...
Quanto a tese da cabala, um comentário: Ridículo !

vermelho disse...

amigo nunca:
estás a insinuar que o sporting pagou ao veiga por baixa da mesa, incorrendo na prática de um ilícito fiscal?
a Carla Pinto não é tida nem achada em termos criminais no que concerne à transferência do JVP.
Em sede cível eventualmente.
abraço.

Zex disse...

O chorrilho de disparates jurídicos dos comentadores do dia seguinte foi lamentável ! Desinformação pura e dura ! Uma vergonha ! Com Guilherme Aguiar à cabeça, mas não só ! Ele chegou a dizer que a Burla era um crime de perigo...
Então a análise aos arts. 217º e 218º do Código Penal foi penosa !
Foi um espectáculo muito deprimente, mesmo para um camionista como eu !

vermelho disse...

amigo jc:
o papel do JVP está por esclarecer.
estou contigo, pode ter sido cúmplice.
ontem, o veiga disse que o JVP esteve presente numa reunião com a administração do sporting, pelo que terá ouvido e concordado com os termos do contrato que lhe foi proposto.
assim, anuiu à história que o veiga terá criado.
provavelmente, o veiga ter-lhe-à dito que assim não pagava impostos e o rapaz concordou.
depois não viu a côr do dinheiro e calou-se com medo das repercussões criminais e mediáticas que a situação podia acarretar.
abraço.

vermelho disse...

amigo zex:
totalmente de acordo.
já nem me lembrava dessa da burla ser um crime de perigo.
lamentável, ainda para mais vindo de 3 juristas.
abraço.

samsalameh disse...

Por o ser em sede cível, concordo com a teoria do Nunca.

Quando é que a Carla se divorciou do João!?
Ah pois é, há aqui dinheirinho que a dividir por dois...sim, sim... já eu, por certo, não pedia empréstimo para a construção da minha casa!!

Caro Administrador, não quererá enviar esse seu comment aos homens do DIAP de Lisboa, era capaz de lhes dar muito jeito!

Zex disse...

Vermelho,
Ninguém disse que a Carla Pinto era tida e achada.
Pode ter sido ela a despoletar o processo.
Basta que a tal carta anónima a que o Expresso "on line" faz referência tenha sido remetida por ela para o MP. Como sabe o crime de Burla Qualificada é público...
O JVP, quando confrontado com esse dinheiro, mesmo num processo cível, pode ter dito que nada tinha recebido.
Penso que a situação não é tão simples como V. Exa. está a querer transmitir, mais uma vez sentando-se na sua cátedra. Para já, não dispomos de todos os dados da situação, pelo que certezas como essas poderão ser temerárias...
Sr. Ex-Zelador, ex-carlos, ex-acólito, JC: esta poderá ser uma boa oportunidade de nos mostrar o seu enorme valor, tantas vezes aqui apregoado.
Este camionista que muito o respeita, escuta-o !

vermelho disse...

amigo zex:
tive o cuidade de ressalvar que "pela leitura que faço do que foi dito e publicado, parece-me que (...)"
limito-me a levantar hipóteses.
já agora levanto outra: e se o dinheiro de que se fala serviu para pagar outros serviços do veiga enquanto empresário em nada relacionados com a transferência do JVP?
é que, segundo consta, uma outra transferência (tello) protagonizada pelo lado do sporting pelos mesmos dirigentes serviu para pagar uma indemnização que nada tinha a ver com a dita transacção (mourinho).
abraço.

VermelhoNunca disse...

Estou perfeitamente convencido que foi a Carla Pinto a denunciar a situação.
Quanto ao Sporting pagar 25% da tranferência ao Veiga, fê-lo por baixo da mesa sim, pagando assim a comissão do empresário. Infelizmente as comissões em Portugal pagam-se assim.
Quanto ao lance do Tonel, condómino Zex, não vi, portanto não comento. O condómino Mínimo descreveu-mo, mas após ler a opinião do Mínimo sobre o jogo do Sporting- em que afirma que o Sporting não merecia ganhar- sou da opinião que o jogo que Mínimo viu foi um diferente do que a TVI trasmitiu.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho: Tello pagou a indemização a Mourinho. Isso é um facto. Luís Duque, foi na minha opinião, o maior cancro que passou por Alvalade nos últimos tempos. Como acha que o lampião Norton de Matos trabalhou no Sporting? As contratações sul-americanas que indicava, como acha que eram feitas? Felizmente varremos esses mafiosos de Alvalade!

JC disse...

Qual valor, condómino Zex?
Não me goze.
Over.

vermelhosempre disse...

Eu abstenho-me de fazer qualquer comentário, por enquanto, mas leio atentamente tudo o que vcs por aqui escevem, sempre vou aprendendo alguma coisa sobre Direito, ao contrário do que se passou ontem à noite no emanal " O dia seguinte". Ontem, para além de não perceber nada do que aqueles 3 desgraçados diziam, ainda parecia que nem eles próprio sabiam do que falavam.

Ps: O zex camionista, para a profissão que tem até que percebe alguma coisa disto.

vermelho disse...

amigos:
vamos lá perspectivar os jogos da champions.
No grupo do Benfica, em Glasgow, um empate garante a passagem do Manchester United e uma vitória assegura-lhe já o primeiro lugar.
Uma vitória do Celtic permite aos escoceses subir ao primeiro lugar e pode até encerrar as contas do grupo, apurando as duas equipas britânicas, mas só se o Benfica-Copenhaga terminar empatado.
Na Luz, quem perder fica no último lugar do grupo, quem ganhar garante a UEFA como mínimo e mantém o segundo lugar em mira.
Se o jogo der empate, é preciso que o Celtic não vença para ainda haver alguma coisa por que lutar na última jornada.
No grupo do Porto, só o CSKA pode garantir já o apuramento, mas para isso precisa de vencer o F.C. Porto e esperar que o Arsenal não ganhe ao Hamburgo, que já não pode fugir ao último lugar.
Uma derrota do porto não representa desde logo a eliminação, mas torna obrigatório vencer o Arsenal na última jornada, e por mais de dois golos de diferença, caso os ingleses vençam o seu jogo com a equipa alemã.
No grupo do sporting, um triunfo do Bayern nesta jornada, dará aos alemães a vitória no grupo.
Por outro lado, caso vença, o Inter fica automaticamente apurado.
Em caso de empate, fica tudo adiado para a última jornada, ocasião em que o sporting recebe o Spartak e o Inter se desloca a Munique.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Benfica ganha hoje, MU também ganha. Porto perde, Arsenal ganha.
Sporting só joga amanhã, depois darei a minha opinião.

VermelhoNunca disse...

São os meus palpites, não desejos. Pois desejaria que o Benfica perdesse, mas isso parece-me quase impossível..

vermelhosempre disse...

Prognósticos só no fim do jogo, mas mesmo assim arrisco numa vitória do Glorioso e numa vitória do MU sobre os gajos de saia. No grupo do Porto, estes perdem hoje frente ao CSKA e o arsenal vai empatar com o Hamburgo.
Os lagartos não vão ter a mesma sorte da 1ª volta e espero que não sejam goleados no San Siro, mas mesmo assim saem de lá derrotados enquanto os SchweinsTeigers ganham aos russos.

Só não ganho o Euromilhões...

Holtreman disse...

Já que o artigo (interessante) do Lhô Nunca fala sobre o famoso Kit, e que este blog está cada vez masi multimédia, achei oportuno deixar aqui este link. Para recordar.

http://www.youtube.com/watch?v=HxA4rE8Qlb8

Holtreman disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
VermelhoNunca disse...

300.000 ou saio. Brilhante condómino Holtremann

JC disse...

Não sei se o Benfica ganhará hoje ao Copos de Àgua.
Tem equipa para ganhar mas não sei se o conseguirá.
Os recentes acontecimentos - Veiga, ralhete do presidente - não deixarão de pesar nos jogadores encarnados e de influenciar o seu jogo.
POr outro lado, parece óbvio que algo não vai bem no seio da equipa, seja lá o que for.
As constantes referências do Fernando Santos a que se trata de um grupo coeso deixam-me algumas suspeitas, tanto mais que depois no campo, a equipa mais parece um conjunto de rapazinhos desgarrados.
Se houvesse coesão, podiam jogar mal mas esforçavam-se, lutavam, corriam, entreajudavam-se, reagiam às contraridedades.
E isso não tem sucedido.
Por isso, ainda que o Benfica tenha em abstracto, capacidade para ganhar aos dinamarqueses, não seria grande surpresa se tivesse logo mais um dia não.

O FCP tem um desafio muito difícil pela frente.
O CSKA é uma equipa fria, calculista, e terrivelmente eficaz.
Veja-se que com apensas dois golos marcados lidera o seu grupo.
Á frieza e eficácia das equipas soviéticas de antigamente juntou a habilidade e técnica de três jogadores brasileiros fabulosos.
O FCP, por sua vez, vem-se afirmando como uma equipa com grande poderio atacante.
O seu calcanhar de Aquiles é, na minha opinião, a defesa.
Se, para o campeonato Português, essa defesa tem chegado, particularmente para as equipas medianas que o integram, para defrontar equipas mais poderosas com avançados mais evoluídos poderá não ser suficientemente consistente.
Vejamos como conseguirão suster Daniel Carvalho, Wagner Love e Cª.

Holtreman disse...

Também existe este, muito interessante e que nunca tinha visto. É na minha opinião, a figura mais ridícula da sociedade portuguesa. Felizmente encontrou o cargo apropriado.

http://www.youtube.com/watch?v=9b5B0iWdUo4

VermelhoNunca disse...

A carinha do NUno Falha Golos que Homenageia o BI-Bota é enternecedora!

Holtreman disse...

E este o motivo porque ainda há zonas do globo sem associados (ou kitados?) do glorioso.

http://www.youtube.com/watch?v=pvw-Nw5ix04

VermelhoNunca disse...

Kitados...faz-me lembrar algo que tem a ver com piolhos...

JC disse...

Tenho pena mas no meu posto de trabalho não consigo ter acesso a videos do youtube.
O Administrador do Sistema - seja lá ele quem for, sendo certo que deve ser um grande quadradão que passa o dia a ver videos de sites xxx - não deixa.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, guarde o endereço para mais tarde se rir um pouco. "Se não tiver 300.000 sócios obviamente que me demito"- claro que sabe de quem se fala...

cavungi disse...

Amigo Samsa,
Podias ter dito mais cedo que eu lá estaria contigo.
Assim em cima da hora e-me dificil ir ao teu encontro.
Fica para os Oitavos de Final.
Um abraço

JC disse...

Hei-de ver em casa.
Por acaso recordo-me bem de ter ouvido essas declarações do Orelhas quando anunciou que se demitia se não chegasse aos 300 mil sócios.
Um patego de todo o tamanho.
De certeza absoluta.

Holtreman disse...

Já a pensar na Taça de Portugal, Cavungi?

JC disse...

Amigo Cavungi?
Já tem o Kit?

cavungi disse...

Amigo Nunca.
Parabéns pelo esforço.
Uma prosa de fácil leitura e não muito maçadora.
È um tema deveras interessante, o do Planeta Veremlho.Aliás, tudo o que diz respeito ao glorioso é interessante.Não tanto para nós Benfiquistas, mas sobretudo para v.exas, adeptos dos outros clubes, como se pode constatar nas constatntes alusões, considerações e opiniões que o nosso amado clube suscita.
Quanto ao Kit, é um sucesso.Eu sou sócio desde 1985.Os meus filhos desde 2000 e 2002.Não comprei nenhum Kit.Sou sócio Porque sim.
O problema do desconto é uma psicose nacional.Eu nunca entrei num estabelecimento comercial e pedi uma atençãozinha.Um descontozinho.
Qualquer português que se preze pede sempre um desconto, como se quem está a vender estivesse a querer enriquecer despressa e vai daí o Zé tuga diz:Não me faz um atençãozinha.E o desgraçado lá faz.
Há paisses em que regatear é um estado de alma.Outros que é um insulto.Posso dizer-te que vivi 4 anos na Africa do Sul e o preço marcado é o preço a pagar e pronto.
Este espirito do desconto está no Vieira e n maioria dos Portugueses.O Vieira limitou-se a ser Romano em Roma.

cavungi disse...

Amigo Jus,
è um facto que os acusados estão sempre inocentes.Sobretudo quando nós vemos exactamente o contrário.
Mas tenho uma dúvida em relação à justiça.
Ela não é cega?Não é igual para todos?
Ou só quem tem dinheiro, geralmente roubado, é que pode sair sob fiança?
As fianças são determinadas consoante o crime oo consoante a fortuna pessoal do arguido?
Eu não tenho 500.000 euros para pagar de fiança.Ficaria preso.
O veiga e o Pimenta Machado pagaram as fianças, certamente com o dinheoro préviamente desviado e vão para a sua casinha muito descansados.
Pergunto isto porque sei que alguns dos caros condóminos frequnetam de vez em quando os tribunais, e podiam esclarecer este leigo em matéria de leis.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, repito que escrevo sobre o Benfica, pois este é um blog do Benfica. Porque ao fazê-lo, pode crer que,de imediato,tenho de purificar-me e beber saúde em algo que tenha a ver com o Sporting. Kitado...Kitoso...é isto não é amigo Cavungi..o anti-piolhos?

VermelhoNunca disse...

Diga-me uma coisa amigo Cavungi: tem o livro dos descontos do Kit?

cavungi disse...

Quem é que do Sporting ficou com a massa?
Isso é o que eu gostava de saber.
Quem foi o malvado lagarto que ludibriou, não só o senhor Veiga, mas também esse grande sportinguista João "O Grande Artista" Pinto?
Terá sido o segurança da Strong Bettencourt?O Telles? O Duque? Quem?

JC disse...

Amigo Cavungi:
Este seu comentário, melhor burilado, dava um excelente artigo para postar no blog.

vermelhosempre disse...

Exmo Sr JC eu sofro do mesmo mal que vc, tb não consigo ver os videos do youtube aqui no meu trabalho.. que azar.
Amigo Samsalameh apesar de não estar consigo em carne e osso nesse estádio magnifico, sublime, fantástico, pode ter a certeza que terá a minha companhia espiritual, a minha, a do Cavungi e a do vermelho.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Segundo a táctica do Imbecil hoje é vez de ganharmos.Talvez até por 3.O Porto não perde em Moscovo.Infelizmente.
O Man.United empata.Amanhã falarei dos lagartos.
Não perspectivei ainda por quantos vão perder....

VermelhoNunca disse...

Você, nas suas famosas fontes, sabe que alguém do SPorting, ficou com o dinheiro. O que vale é que temos visto que as suas fontes são fidedignas que existem.

vermelho disse...

amigo cavungi:
lê o meu comentário supra.
não não podias ser preso.
"a caução determinada não tem nada de carcerária.
não encontra qualquer correspondência com aquelas que são determinadas nos USA.
trata-se de uma medida de coacção que nem sequer pode ser substituída por prisão preventiva ou domiciliária."
o montante da caução é determinado em função da gravidade do crime, do dano causado e da condição sócio-económica do arguido.
abraço.

cavungi disse...

Amigo Jus,
Não tenho o Kit.Mas tenho o livro dos descontos.Que nunca utilizei.
È Marketing.De certeza absoluta.

VermelhoNunca disse...

...o mais fidedignas que existem, assim é que está correcto.

cavungi disse...

Amigo Jus,
A que te referes?Já disse tanto disparate hoje...

Holtreman disse...

José Veiga, garantiu, esta terça-feira, em declarações à RTP1, que «ou o Sporting diz a verdade quanto aos mais de três milhões que desapareceram, ou, se não o fizer, terei de ser eu a revelar certas e determinadas coisas relativamente à transferência».


Não esteve ontem no tribunal a prestar declarações?? Então omitiu factos relacionados com o processo que conhecia?? Isto não é outro crime qualquer, tipo "obstrução à justiça ou algo assim?

vermelhosempre disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
JC disse...

Amigo Cavungi:
Refiro-me ao comentário em que dá os parabéns ao Nunca pelo seu artigo.
Quanto a essa treta da "fiança", ou caução, ela é normalmente aplicada quando são crimes económicos que estão em causa, e o seu valor tem a ver com a situação económica do "criminoso" e com os proveitos que obteve com o crime.

Mas desde já lhe digo que não quero nem gosto de trazer aqui para o blog conhecimentos oriundos da minha actividade profissional.
Blog é blog, conhaque é conhaque.
O Blog é para "desopilar".
Assim como o Zex se apresenta aqui como camionista, a mim pode-me ver como vendedor de castanhas no Inverno e de bolacha americana no Verão.

vermelhosempre disse...

Alguém que me esclareça uma duvida:
Se o José Vigarista for considerado inocente, ele tem direito ao reembolso dos 500 mil euros que pagou para saír sobe não sei quê??

VermelhoNunca disse...

Amigo JC: por falar em conhaque. Kitoso diz-lhe alguma coisa? Ou será quitoso?

JC disse...

Sempre:
Como vendedor de castanhas, digo-lhe que sim, que pode reaver esse dinheiro.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Esclarecido.
De qualquer forma, para um leigo como eu não me parece, "justo" que se possa pagar para sair em Liberdade.
Ou há matéria e fica no xadez ou não há vai embora á sua vidinha.
Mas são só opiniões.
Eu até tenho interesse (profissional) que haja muitos reclusos.Cada um que saí sob fiança, são euros perdidos...

JC disse...

Nunca: Não será antes quistoso?

cavungi disse...

Amigo Jus,
esclçarecido também.
A quanto é que vendes a dúzia?

JC disse...

1 euro a dúzia.

Holtreman disse...

Eu espero que tudo isto do Zé Vigas se resolva rapidamente e que ele volte para o glorioso. Pode ser que ainda consiga concretizar mais algumas trasferências (tipo kikins, marceis, karyakas, miguelitos, etc..). A próxima bem que poderia ser a aquisição do líbero do Santacruzense. Dizem que não tem nada na cabeça, mas parece que é bom de bola.

vermelhosempre disse...

Obrigado pelo esclarecimento Exmo Sr JC.
Então a ideia que tiro daí é que o José Vigarista cada vez que for ao TIC vai pagar 500 Mil euros para saír em liberdade até prefazer o total do montante em questão 3 Milhões e tal de euros. Depois disso ele vai dentro e ficam todos a arder...

Zex disse...

À atenção do Sr. que tem o televisor avariado quando se trata de questões contra o Sporte :

" A Comissão Disciplinar da Liga poderá castigar, mediante recurso às imagens televisivas, o sportinguista Tonel, em processo sumaríssimo, por incorrer num acto de natureza disciplinar passível de sanção, o qual não foi objecto de procedimento adequado por parte do árbitro Bruno Paixão que dirigiu o Marítimo-Sporting.

O defesa-central atingiu ostensivamente com o cotovelo o central do Marítimo, Alex, durante a marcação de um livre favorável ao Sporting.

Tonel estava a ser pressionado pelo seu adversário quando o atingiu na face. Bruno Paixão não terá visto esse gesto, pois só puniu disciplinarmente Alex, o qual esboçou uma reacção após ter sido atingido, com a exibição do cartão amarelo. "

Já agora JC,
espero que as suas castanhas não estejam podres como as célebres maças do Toni, quando estava no Bfica !

vermelhosempre disse...

Holtermaniac.. se há alguém que não tem nada na cabeça, esse alguém é vc.. seu retardado.

JC disse...

Por cada castanha podre que vender outra castanha saudável darei!
Quanto ao lance em que interveio Tonel e Alex, se o árbitro, na sequência desse lance, admoestou Alex com cartão amarelo não significa que apreciou o lance e o sancionou de acordo com a sua apreciação, ainda que mal?
Parece-me que sim, e se assim for, não devia haver lugar a sumaríssimo nenhum.

Holtreman disse...

Li há dias um comentário curioso sobre a arbitragem que tinha a vêr com a diferênça entre sorteios e nomeações.
Parece que nos últimos anos (aí uns 20 ) houve apenas 2 épocas em que se optou pelo sorteio. Nos últimos 20 anos, o Sporting ganhou 2 campeonatos.
Coincidência, precisamente nos anos em que não houve "nomeações"...

cavungi disse...

Amigo Zex,
Dizem que a Fruta é melhor no Norte.Daí as maças do Toni serem podres...

cavungi disse...

Amigo Holtreman.
Está redondamente enganado.Nunca houve sorteio.Houve sorteio condicionado.O que em sí mesmo não é um sorteio puro.
Lembro que num celebre FCP-SLB, o unico arbitro no pote do sorteio era o de Zé Pratas.

cavungi disse...

E Milagre: Saiu o Zé Pratas.

JC disse...

E não se lembram das bolas que iam para o congelador?
A bola que continha o nome do árbitro que pretendiam que fosse nomeado era colocada no congelador na véspera do sorteio, de forma que quando o responsável por tirar as bolas do pote as apalpava, retirava a que estivesse fria e escolhia, assim, o árbitro que se pretendia que fosse nomeado.

Holtreman disse...

Condicionado ou não, era sorteio. Não eram nomeações de acordo com a exclusiva vontade de vígaros beijoqueiros e de fornecedores de fruta. Mas como os resulatdos não agradaram ( Não nomeação = Sporting Campeão) o sistema não vingou.

VermelhoNunca disse...

Condómino Zex: viu o jogo do Sporting?

VermelhoNunca disse...

Já aqui tinha confidenciado que viu o jogo do Sporting. Eu também o vi. O que eu disse foi que não vi nenhum lance do Tonel, assim como você não viu. Portanto cale-se!
Quando o grego atingiu Anderson caiu o Carmo e a Trindade. Quando o seu capitão argentino-uma vergonha- assassinou o jogador da Académica você diz que ele devia ter sido expulso e encerra a questão! Desapareça!

VermelhoNunca disse...

O Porto já está a ganhar, quaresma

cavungi disse...

Abaixo O Quaresma!

VermelhoNunca disse...

Apoiado amigo Cavungi.

cavungi disse...

Abaixo o Quaresma!Chulo Cigano!

cavungi disse...

Viva o CSKA!!CSKA Forever!
Força CSKA! Forca Quaresma!