sexta-feira, novembro 10, 2006

A Selecção, a Dança dos Treinadores e a Renovação

Scolari ao anunciar, ontem, a lista de convocados para o jogo com o Cazaquistão, surpreendeu.
Desfez-se o "clube Scolari" ou se preferirem "a família Scolari".
Será, porventura, a convocatória de Scolari com a qual mais me identifico.
O técnico promoveu quatro estreias absolutas (o guarda-redes Daniel Fernandes, do PAOK, os defesas Nelson e Tonel e ainda o médio Raul Meireles), consagrou a recuperação de Jorge Andrade, que volta depois de sete meses de lesão e voltou a apostar em Ricardo Quaresma, João Moutinho e Carlos Martins, que não tinham integrado a última convocatória.
O central do PSV Manuel da Costa foi novamente chamado, depois de uma convocatória «experimental» na preparação dos jogos com Azerbaijão e Polónia.
Em relação à última convocatória saíram Fernando Meira (Estugarda), José António (Borussia Moenchengladbach), Caneira (Sporting), Nuno Valente (Everton), Ricardo Rocha (Benfica), Petit (Benfica), Maniche (At. Madrid), Costinha (At. Madrid), Hugo Almeida (Werder Bremen) e Nani (Sporting).
Ao que se julga, Scolari preteriu os "eternos" Costinha, Maniche e Nuno Valente, pelo menos estes, em nome de irrenunciáveis exigências de disciplina.
Estes e Petit, cuja lesão cheira a "antecipação", integraram o grupo que chegou às 08h00 da manhã ao Hotel no dia do jogo com a Polónia.
Nessa ocasião como noutras, nada aconteceu.
Surgiu a derrota e Scolari decidiu encontrar um bode expiatório.
Lançou as notícias e depois actuou em conformidade.
Já no Mundial as noitadas foram uma constante, indo Scolari ao ponto de afirmar que não tinha que saber o que faziam os jogadores nas folgas.
Como as vitórias acompanharam as saídas nocturnas tudo se esqueceu.
Agora foram proscritos e as folgas abolidas.
Contudo, a duração da pena parece cingir-se ao próximo jogo, se tivermos por diapasão as palavras de Scolari na conferência de imprensa.
Avulta na convocatória a ausência de laterais esquerdos.
Com a exclusão de Valente e a lesão de Caneira, não sobram alternativas no actual contexto do futebol português.
Nélson é o lateral direito mais capaz de jogar à esquerda, sendo que Miguel Veloso poderá ser a opção mais consistente para o futuro.
No mais, concordo com as opções de Scolari.

Rogério Gonçalves irá para Braga, sendo acompanhado do seu habitual adjunto Manuel José e do ex-portista Jorge Costa.
Não me parece treinador para um clube com as ambições do Braga.
Rogério apresenta um currículo marcadamente de Liga de Honra, sendo esta a primeira época que iniciou na Liga Bwin ("salvou" a Naval a época passada, mas entrou já no último terço do campeonato).
Parece-me ser um daqueles epi-fenómenos tão típicos do futebol português.
É certo que estruturou muito bem a Naval, deu-lhe um fio de jogo e uma coerência táctica assinaláveis, mas a Naval não é o Braga.
A matriz de jogo é diametralmente oposta.
O Braga, hoje por hoje, com excepção dos jogos com os 3 grandes, é chamado a assumir o comando das partidas, não podendo como a Naval adoptar uma atitude de expectativa.
O Braga não pode resumir o seu modelo de jogo ao contra-ataque e a ataques rápidos, exigindo-se que a equipa se construa a partir de uma base de ataque continuado.
Por fim, não aparenta o carisma, nem tem o currículo suficientes para se impôr perante alguns jogadores do plantel, como por exemplo aqueles que abriram a porta de saída a Carvalhal.
Neste aspecto, Jorge Costa pode revelar-se decisivo, colmatando as lacunas do perfil de Rogério Gonçalves.
A contratação de Jorge Costa para adjunto parece obedecer a uma estratégia de projecto, no qual o ex-portista fará agora o seu tirocínio para assumir outras responsabilidades futuras.

Vítor Pontes deve ir para a Figueira com o alto patrocínio da Gestifute e de Jorge Mendes, como forma de compensação pela saída de Rogério para os bracarenses.
Jogadores devem seguir em Janeiro.
Depois do retumbante falhanço em Guimarães, Pontes quererá relançar a sua carreira.
Não me parece, contudo, que haja feito a escolha ideal.
Rogério Gonçalves atingiu um patamar inimaginável para a qualidade dos jogadores que a Naval dispõe, elevando, assim, a fasquia a níveis quase intransponíveis.
Existia uma identificação quase perfeita entre os jogadores e o treinador, uma química que se assumiu como condição primeira do sucesso alcançado.
Pontes não prima, propriamente, por ter relações de proximidade com os jogadores, o que poderá provocar um choque ou quiçá um curto-circuito no seio do plantel.
Um treinador com um perfil mais emocional seria mais indicado.
Mais uma opção que vejo com reduzidas hipóteses de sucesso.

Carvalhal saiu de Braga e foi para Aveiro.
Neste caso, a troca parece-me inócua.
Inácio e Carvalhal são treinadores com concepções semelhantes, tributários de um mesmo modelo e sistema de jogo, pelo que me parece uma mudança na continuidade.
O plantel do Beira-Mar oferece garantias de dificuldade para Carvalhal, atenta a sua qualidade e as suas lacunas (vide guarda-redes).

Pinto da Costa, mais uma vez, renovou com um treinador num momento precoce da sua estada no Dragão.
De tanto ter vulgarizado a medida, retirou-lhe qualquer significado.
Se no passado se podia dizer ser uma prova de confiança, hoje por hoje, tantos foram os treinadores com quem Pinto da Costa renovou em momentos idênticos, só poderá significar uma maior indemnização na hora de uma eventual saída.

68 comentários:

Costa disse...

Sr. Porteiro do Blog, o Sr. que sabe tudo - sabe que houve jogadores do Braga que prepararam a cama ao Carvalhal, sabe dessas coisas da Gestifute e da ida do Vitor Pontes para a Naval - saberá também quando é que o benfica começa com a táctica do ano pasado e começa a contratar jogadores das equipas que vai defrontar?

Por mim adorava que o braga contratasse o Petrovic, o treinador que lhe bastam 15 dias para armar uma equipa que derrote o benfica e não joga um car---valhal.

Já agora quando divulga o seu vencimento?
Ou estará a fazer greve por causa disso mesmo?


blá blá blá...?

Zex disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Zex disse...

Curiosa a afirmação de que o Nélson é o jogador mais capaz para jogar a lateral esquerdo...
E o Paulo Ferreira, que até já jogou na selecção nessa posição ?
O fanatismo tapa-lhe os olhos, não é sr. blogger ?

vermelho disse...

amigo zex:
jogar jogou, mas mal.
abraço

vermelhosempre disse...

Eu concordo com a convocatória, mas acho que já era tempo de convocar o Miguelito, pelo menos é lateral esquerdo de raiz e mais capaz do que o Paulo Ferreira e o Nélson para fazer a posição.
Saudações

samsalameh disse...

Sr. Administrador, esqueceu-se da grande e única notícia do dia!?
O nosso Glorioso Benfica é o clube que tem neste momento o maior número de sócios em qualquer parte do Mundo, superando o "Manster", o Barça, Real, Milan e por aí fora!!!

Ninguém nos pára!!!

Em relação a este mercado de transferências de treinadores, elucide-me por favor.
O Jorge Costa que fala é aquele sarrafeiro que só o George Weah conseguiu fazer aquilo que muitos gostariam de o ter feito!?
É que se o for, como será o convívio J.V.P. vs. J.C., isto é João Vieira Pinto vs. Jorge Costa!?

Amigos como antes, assim espero...

Braguilha disse...

Finalmente, o Grande Imbecil começa a dar sinais de alguma normalidade. O mercenário que se passeia cá no burgo e que se diverte à custa do dinheiro de todos nós, vai justificando o muito que ganha com o pouco que faz... Admira-me, apenas, o facto de ter olheiros espalhados por essa Europa fora e poucos aqui na terrinha! Parece-me, aliás, que é mais fácil um jogador português de clube de um bairro de Cracóvia ser convocado, que um jogador que milite na Liga Bwin num dos ditos clubes pequenos mesmo que esteja a fazer um bom campeonato. Pelo menos, viu-se "obrigado" a escolher sangue novo; já no euro2004 foi o último a ver o que todos os outros já tinham visto, mas ainda bem que mudou a tempo...

Quanto à dança de treinadores, é uma vergonha o que se está a passar: as prostitutas é que vão com quem lhes paga mais!!!. Os contratos são para se cumprirem e este deveria ser um princípio para homens honrados (caso se justifique, e a haver acordo entre as partes, pelo menos que a rescisão se faça em final de época). Quando um funcionário assina um contrato laboral fá-lo porque, voluntariamente, concorda com o trabalho em causa, assume o projecto e interessam-lhe as condições salariais. Largar um projecto a meio (o mesmo projecto que pouco tempo antes lhe interessara!) para abraçar outro (só porque lhe dá melhores condições $$$) é sinónimo de um total desprezo para com a anterior entidade patronal, que, de um momento para o outro, se vê entregue à sua sorte. Razão tem Aprígio Santos quando diz que "Na Naval os treinadores não saem... são despedidos!"

Quanto ao senhor Rogério Gonçalves, a confirmar-se a sua saída para o Braguinha, parece-me um caso típico de alguém que se deslumbrou com a vida e que quer dar um passo maior que a perna. Seria preferível que consolidasse o seu trabalho, criasse a marca "Rogério Gonçlves" e depois voaria mais alto. Salvo as devidas proporções, faz-me lembrar um certo Carlos Manuel que foi chamado a treinar o Sporting...

Gostava, também, de comentar as notícias do dia do SLB que já tem acordo para o canal de televisão Benfica. Talvez se justifique já que vai apresentar a sua candidatura ao "Guinness Book of Records" por ser o clube do mundo com maior número de sócios e consequente maior volume de receitas, à frente do United ou do Real Madrid.
160 mil sócios, em seis milhões de adeptos, dos doze milhões de portugas em Portugal e arredores, é caso para dizer que Portugal ainda sofre os efeitos nefastos da ditadura do Estado Novo, em que todas as cabecinhas pensavam pela cabecinha do líder. Pobres daqueles que ainda não cortaram as amarras do fascismo; felizmente que às gerações mais novas é dado a "escolher" uma maior e melhor oferta...

Costa disse...

Sendo certo que o presidente desse clube, que se diz com mais sócios, é também sócio de outro clube.
É um bom cartaz de visita.

Provavelmente o benfica reune todos os associados dos outros clubes e assim sendo ainda bem que não sou sócio de nenhum clube.
Ou será que também no benfica há clonagem de cartões, a olhar pela reputação do presidente .............

cavungi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Concordo contigo.Gonçalves está para o Braga, como o Imbecil está para o Benfica, ou Bruxo das Antas está para o FCP.
Não têm estaleca para este nível de exigência.
A ser verdade o arrogante Pontes, irá fazer da Naval o que fez do Vitória.Uma equipa de2ª liga.
Quantos ás escolhas de Scolari, ou como diz o caro braguilha, O Grande Imbecil, já era tempo de riscar Costinha das convocatórias.Manniche acho mal.
A chamada de Quaresma e Moutinho é de elementar justiça.
Tonel,R. Rocha e R.Costa venha o diabo e escolha.
Meireles e Martins não vêm acrescentar nada, mas não me incomoda a sua convocatória.
Paulo Ferreira sim, está a mais.Tem feito jogos miseráveis no Chelsea, mas "tem" que ser convocado.
Nélson já jogou á esquerda no Boavista, mas eu não sou adepto de adaptações, por isso para lateral esquerdo deve ir um lateral esquerdo.Não há muitos mas equacione-se Miguelito ou Mário Silva.

Sim somos 160.000.E isso é noticia?
Abraço

Braguilha disse...

Amigo Salamaleque

Esse sarrafeiro de que fala, esse tal que se dá pelo nome de JC e que não é o J Cristo, é o mesmo que recentemente levantou a taça de algumas das mais importantes competições internacionais de clubes? Não me diga que não sentiu aquele arrepiozinho? Ou é daqueles para quem o "fanatismo tapa-lhe os olhos"?

vermelho disse...

amigo braguilha:
não confundamos os planos - uma coisa é levantar trofeus, outra perfeitamente distinta é ser sarrafeiro.
neste caso específico, uma e outra são igualmente verdade.
abraço.

Costa disse...

Já o petit é sarrafeiro e poucos trofeus conquistou, falta-lhe pedigree.

E as clonagens dos cartões do benfica, continuam?

Sr. Salameleca logo há ladies night?

Braguilha disse...

Caro Costa

Ladies Night? Mais logo? Com o condómino Salamaleca?
Não me diga, o amigo Costa, que este senhor foi destacado para (a)pitar algum jogo este fim-de-semana!

Braguilha disse...

Amigo Vermelho

Não me respondeu àquela parte do arrepiozinho! Não valem respostas politicamente correctas!

samsalameh disse...

Arrepio de quê!?
Já aqui falei, mas volto a frisar caso não tenha lido esse meu "comment".
Nem na Champions do Berlinde torço pelo tal clube que joga de azul e branco e que tem um estádio que de tal mal construído que foi quando há vento a soprar a mais de 20 Km/hora é impraticável para a prática do futebol.
Sim, sou daqueles que fico contente quando esse clube perde em qualquer competição e em qualquer modalidade!! O que, como também já aqui referi, não acontece com o Sporting.

Provavelmente é a única coisa que o Jorge Costa sabe fazer de jeito: levantar troféus, Porém, eu acrescentaria ainda outro: ceifar e pisar qualquer adversário que ousasse passar por ele!!!

Ninguém nos pára!!!

samsalameh disse...

Outra coisa que aqui gostaria de focar é o facto desta ser a única Liga que pára os "meninos" poderem ter um fim-de-semana agradável e preparar um jogo contra essa grandiosa equipa do futebol europeu: o Cazaquistão!!!
Por amor de Deus, quando é que os nossos dirigentes aprendem como se deve fazer e se faz na Liga Inglesa; ali os jogadores são pagos a peso de ouro, mas até no dia de Natal, na véspera, no Dia de Ano Novo e por aí fora jogam sempre!!!

Aqui não, por causa de um jogo de, desculpem-me a expressão, caca, resolvem fazer como o Kléber na TVI "Pára Tudo!!"

cavungi disse...

Amigo Braguilha,
P único arrepio provocado pelo J.Costa foi quando George Weah, lhe tratou do narigão.
De resto a vitória sobre o Mónaco (um colosso) e sobre o Onze das Caldas (Outro colosso) causaram-me foi arrepios de tristeza.
Já as finais da supertaça com o AC Milan e Valência foram bastante celebradas por mim.
A única vitória (internacional)do FC porto que algum dia festejei
com o Bayern, ainda eu era um jovem imberbe.
Também lhe digo que quando o FCP joga com o Reboque CP torço sempre pelo FCP.
O meu avô materno era sócio honorário desse clube.

samsalameh disse...

Cavungi, Vermelho e VermelhoSempre, pelos vistos, já é mesmo ofcial: entrámos para o Guinness.
Sim, também só naquele jogo contra o Bayern torci pelo FCP, mas tinha eu onze anos e só se via futebol na televisão quando o Rei fazia anos!

Ninguém nos pára!!

cavungi disse...

Amigo Samsa,
Plenamente de acordo.
Acontece porém que não há capacidade técnica-profissional em Portugal.
Na passada 5ª feira o Newcastle jogou na taça Uefa(em Itália), Sabado na Premiership, na 3ª feira na Carling Cup e joga domingo outra vez para a preniership.O Braga jogou 5ª feira (em casa) e na 2ª feira apresentou-se em Alvalade naquele estado físico lamentável.
A Alemanha joga também 4ª feira fora! com o Chipre.
3ªe 4ª feira jogou-se uma jornada da Bundesliga.
Assim seremos sempre do Portugal dos Pequeninos.
Numa palavra: Mediocres.

VermelhoNunca disse...

Como vocês são muito esclarecidos, expliquem-me se ao atingir o maior numero de sócios, o clube vizinho do centro comercial Colombo, é significativo, como aqui alguém sugere, que atingiu o maior numero de receitas? Acho que há alguma confusão.
Acho caricato lençarem o nome de Miguelito para aqui. Um elemento que não joga, só por ser canhoto, deve ser chamado?? Há muitos canhotos neste país que não jogam à bola, por essa ordem de ideias, chamem um deles.

VermelhoNunca disse...

Acho que a entrada para o Guinness é um facto a festejar. Proponho um feriado nacional. Acho mesmo que Manuel Vilavinho deverá estar a festejar, trocando o vinho por um cerveja Guinness...

JC disse...

Grande notícia hoje nos jornais desportivos.
o Benfica entrou para o Guiness.
Pensava que era por ser o único clube do Mundo cujo presidente é sócio de outro clube rival mas não.
Pensava que era por terem a equipa com mais anões do mundo mas não.
Pensava que era por ser a equipa cujos adeptos têm a unha do dedo mindinho mais comprida mas não.
Afinal, é por ter 160.000 sócios!
Para quem tem 6 milhões de adeptos e para quem pretendia chegar aos 300.000 sócios com a venda do Kit sob pena de o seu Presidente não se recandidatar à Presidência do Benfica, vangloriar-se porque, afinal, chegou aos 160.000 é, de facto, triste consolo.

Além de que, a partir de agora, o Benfica ombreia com recordes como o mais comprido bolo rei do mundo, o maior pão de chouriço do mundo, aquele que esteve mais horas seguidas a conduzir um kart.
É sempre uma honra.

Mas, enfim, à falta de outros motivos de rejubilo, que fique o Benfica então com esse consolo.

Costa disse...

160.000 mil sócios.
Significa que os demais 5 milhões e tal não acreditam na equipa???

Sr. Vermelho sabe-me dizer porque razão com tantos sócios, o jogo EM CASA contra o Beira Mar teve tão pouca assistência e ATÉ FECHARAM O ANEL SUPERIOR.
Estavam com receio de ter lotação esgotada?

Aonde estavam os restantes 130 mil sócios nesse dia?

Quando se fala do Guinesse só me lembro daqueles recordes patetas de pecinhas de dominó a cairem, enfim está tudo ligado, é a mesma coisa quando o benfica entra para o Guiness.

Claro que salame e meleca tinha de vir falar do Kleber, afinal é mais uma marca de pneus!!!

E dever ser do estabelecimento que o salame e meleca frequenta que vão buscar as figurantes.

Braguilha disse...

Caro Salamaleque

Não sei se o meu amigo é o mesmo que o Vermelho porque foi a ele que dirigi a minha pergunta. Folgo em saber que o senhor é um desportista nato que até a champions do berlinde acompanha. Quanto àquele estádio mal construído, o meu caro amigo tem toda a razão! Aliás, toda a crítica internacional (e aqueles gregos estúpidos que querem copiar o projecto) não percebe nada do assunto! E depois, quando o vento sopra a mais de 20 K/h ninguém sai de casa...
Quanto ao ceifeiro das pernas e das pisadelas, só posso dizer que o meu amigo é um descarado. Já parou para analisar o comportamento disciplinar do SLB nesta época? E na anterior? E perónios, diz-lhe alguma coisa. Sabe que mais!? Leia o último artigo do Fura.

Em relação a si condómino Canvugi

Aprecio a sinceridade, pena é que os pêlos na cara lhe tenham desviado a lucidez. O senhor seu avô é/será certamente um grande sócio honorário, pena que não tenha ido a reboque...

JC disse...

Notícia da Bola on line:

"O presidente dos «encarnados» aproveitou a ocasião para lançar um desafio aos adeptos: atingir a barreira dos 300 mil sócios. «A partir de amanhã tragam mais um amigo. Sou um homem de sonhos. Isso não depende de mim, são os sócios quem tem de dizer se querem um Benfica a sério na Europa ou não. Mas julgo que estão criadas as condições para chegarmos ao fim do nosso mandato com esse número», afiançou."

Outra vez? Esse desafio não havia sido já lançado há três anos, tendo falhado rotundamente, pois ficaram pelos 160.000?
Esse número dos 300.000 não era para ter sido atingido em Outubro do ano passado?

Braguilha disse...

Caros Costa e jc

Boas apreciações. Quando se perde a noção do ridículo, até entrar para o guiness é mais uma vitória. Na Batalha de 1385 em Aljubarrota os castelhanos eram mais... mais quantidade não significa melhor qualidade.
Segundo se consta, preparam já outras candidaturas para esse livro/pateta: a maior abóbora do estádio, o maior passivo...

VermelhoNunca disse...

Caro JC: está enganado. O numero inicialmente proposto pelo presidente Guinness era de 500.000. Aliás essse número vem no prospecto de venda de acções do clube. Depois de um almoço bem regado com Guinness, baixou a fasquia para 300.000. Claro que isto não interessa ninguém, são apenas números. Do objectivo limpou 200.000. Agora volta à carga com 300.000. E depois admiram-se que apenas os lampiões lhe dêem troco!

cavungi disse...

Amigo Braguilha,
Talvez não me tenha entendido bem.
O meu avô, foi, (teria hoje 97 anos),sócio honorário do FCP, nasceu aliás no Porto.
Talvez por isso, nos mini-derbís FCPorto - Sporting CP (ou Reboque CP)torço sempre pelo FCP.
As vítórias ou derrotas internacionais do FCP são-me geralmente indiferentes.

cavungi disse...

Amigos Nunca,JC e Braguilha.
É na vossa opinião, um clube ter 160.000 sócios, um facto negativo?

JC disse...

Amigo Cavungi:
Obviamente que não.
É negativo é esse deslumbramento pela grandeza nua e crua dos números e o ridículo em que caiem os benfiquistas com esse deslumbramento.
Se fossem modestos, a proposta era de chegar aos 150.000 sócios e nunca aos 300.000 (500.000, segundo o seu amigo Nunca fez agora o favor de esclarecer) - número esse em que o vosso presidente volta agora a insistir.
Essa mania da grandeza exacerbada é que irrita.

Braguilha disse...

Caro Cavungi

Não é positivo nem é negativo. Um clube é uma agremiação desportiva; em termos de associativismo, um clube com mais sócios é mais importante que outro com menos? Parece-me que não.
Como disse de manhã, esse número revela resquícios dos tempos em que vigorava o "ein Fuhrer, ein Volk, ein Reich" (um líder, um povo, uma nação) em Portugal. Mas acredite-me que as coisas estão a mudar!
Saudações

Braguilha disse...

É isso mesmo jc

A mania de grandeza do SLB é mesmo irritante: maior estádio, maior número de sócios, maior palmarés, maior...
Esta situação faz lembrar uma personagem ridicularizada na litaratura que é o fidalgo pobre, caído em desgraça. Alguém, que num dado momento, já foi grande mas que agora vive de sonhos e ilusões que alimentam a sua pequenez!

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi:
Eu disse que se deveria criar um feriado nacional, pois o grande Benfica tem 160.000 sócios. Aliás o número é incorrecto, pois tem 160.392, ou melhor tinha, pois com o apelo do Ventoínha, entretanto esse número subiu. É o Benfica, é a feijoada na Ponte, é o esfregão Bravo...
Seguramente o nosso condómino Zex camionista é sócio do Benfica, pois aproveita o desconto Repsol, assim como todos os árbitros, pois vão à Multiópticas usufruir de desconto em lentes de contacto.
É uma boa notícia para vós, claro que é. O forró que se cria à volta disso, tal como comenta o condómino JC, é que é triste, mas nada a que não estejamos já habituados.

vermelho disse...

amigo carlos:
eu não me deslumbro com o facto do benfica ser o clube com mais sócios no mundo, mas regozijo.
parece-me óbvio, aliás.
agora, quanto a deslumbramento, o que dizer das afirmações do presidente do teu clube após o almoço de recepção ao bayern?
afirmações com as quais concordas pelo que aqui disseste.
abraço.

amigo braguilha:
a única vitória europeia do porto que festejei foi sobre o bayern.
pouco anos depois, vi no estádio das antas uma faixa que dizia: "obrigado Milan".
a partir daí, não mais festejei qualquer das conquistas do seu clube.
abraço.

Braguilha disse...

Caro Nunca

Quando referi o maior número de sócios e consequente maior receita, citei A Bola on-line. A menos que se trate de algum órgão oficial do Benfica...

VermelhoNunca disse...

Agradeço amigo Braguilha. Como deve calcular, esse informação não está correcta, mas para o adepto tipo rebanho, é importante que passe. Digamos que é uma meia verdade-mais adeptos do mundo=mais receita( mas não do mundo).

JC disse...

Amigo Vermelho:
Há - ainda que estranhamente - simpatizantes do Benfica com nível, que não entram em deslumbramentos bacocos.
Como já aqui disse, o meu pai é adepto benfiquista.
Tenho o meu caro amigo dentro desse lote de adeptos do benfica que sabem valorizar o que é de valorizar e criticar o que é de criticar.
Por isso, os meus bitaites desta tarde não se destinam ao meu caro amigo, como é óbvio.

Quanto às declarações do Soares Franco após o almoço com o Bayern -penso que se refere ao facto de ter dito que este ano o SCP até podia ganhar a Champions por uma série de coincidências que encontrou relativamente ao que sucedeu com o Bayern há uns anos atrás - não me parece terem sido declarações com dignidade para eu aqui as comentar.
Parece-me terem sido declarações prestadas após um almoço bem regado, sem qualquer significado.
Se quer que diga alguma coisa sobre elas, poderei afirmar que preferia que o Soares Franco não tivesse dito o que disse, mas entendi tais declarações como uma brincadeira dele.

vermelho disse...

amigos:
como vocês certamente não ignoram, o anúncio de certos números prendem-se com questões de marketing.
tão só.
não se trata de qualquer megalomania ou deslumbramento.
são estratégias comerciais.
ter mais sócios não é, obviamente, inócuo.
mais sócios, mais receitas.
não a maior receita de quotização do mundo, claro está, que o nosso nível de vida não o permite.

amigo braguilha:
é curioso que fale de pequenez.
é sinal de petulância e de arrogância não reconhecer a dimensão das instituições.
Aquilo que critica é aquilo que pratica.
Haverá sinónimo maior de pequenez do que o cantigo que sucede os golos do porto?!
abraço.

VermelhoNunca disse...

Há algum dos condóminos canhoto?

vermelhosempre disse...

Somos os Maiores... nem sporting e Porto juntos conseguem chegar aos nossoas calcanhares, e é por essa razão que os Exmos senhores JC, Costa, Braguilha e por aí adiante não conseguem ficar indiferentes e é isso que vos persegue e vos tira o sono...
Benfica Benfica

160.000,00 é obra

vermelho disse...

amigo nunca:
eu e o condómino zex, por exemplo (no que respeita a jogar futebol).
abraço.

vermelhosempre disse...

E eu posso dizer que tenho dois pés esquerdos...

VermelhoNunca disse...

O condómino Zex a jogar futebol é aleijado.
Quanto ao amigo vermelho esteja alerta, pode ser chamado à selecção, isto ainda na sequência da proposta Miguelito, jogador que deve ter contabilizado este ano meia dúzia de minutos de jogo(uma força de expressão,claro está).

Braguilha disse...

Caro Nunca

Interessante essa ideia do "adepto tipo rebanho". Se calhar, na megalomania, aquele senhor da recauchutagem vê assim os seus adeptos: não questionam, não pensam. Apresenta-lhes a sua mania de grandeza "um clube a sério na Europa" e é vê-los a correr atrás da utopia. É certo que o sonho comanda a vida, mas e se os resultados não aparecerem...

Braguilha disse...

Caro Vermelho

Não confundo a grandeza e a importância das instituições com as pessoas que as dirigem. Ser-se grande não é nenhum pecado, o que não é correcto é afirmar-se a sua grandeza diminuindo os demais... Deixe-me que lhe diga que também não concordo com esses cantos.

VermelhoNunca disse...

De acordo amigo Braguilha. A minha ideia de rebanho já a tinha expressado aqui por várias vezes. Para mim é assim que funciona aquele clube. Aliás temos exemplos disso aqui no blog. Claro está, como salienta o amigo JC, há adeptos esclarecidos e que não entram em deslumbramentos, mas estou convencido que esses serão a minoria.

JC disse...

O que se devia questionar era como é que o clube com maior número de sócios do Mundo, com um dos maiores "merchandising" do Mundo, com o maior estádio, com o maior patrocínio da PT tem o maior passivo dos clubes portugueses.

vermelho disse...

amigos:
não iludamos a realidade - a massa anónima de adeptos de qualquer clube funciona numa lógica de rebanho.
é assim infelizmente na sociedade civil, quanto mais em questões iminentemente emocionais.
então, os adeptos do sporting não agem como rebanho quando aceitam um presidente não eleito?
então, os adeptos portistas não agem como rebanho em relação a tudo o que p.c. diz?
abraço.

Braguilha disse...

Amigo Nunca

Por acaso quererá o meu amigo dizer que, salvo raras e honrosas excepções, haverá carneiros do dito rebanho aqui neste blog?

vermelho disse...

amigo jc:
o maior passivo dizes tu.
os números dizem o contrário.
como diriam os antigos, quanto maior a nau, maior a tormenta.
abraço.

JC disse...

Amigo Vermelho:
Não sei os números exactos - talvez aqui o nunca me possa ajudar - mas o Benfica terá um passivo ligeiramente superior ao do SCP.
Se não, andará muito perto do do SCP.
De qualquer forma a grandeza do Benfica nas vertentes por mim assinaladas justificavam que o Benfica tivesse um passivo muito menor do que o SCP.

JC disse...

À conta do blog nunca mais consigo acabar um trabalho que tenho em mãos desde 2ª feira.
CHIÇA!

JC disse...

Atenção: tenho em mãos mas nada tem a ver com onanismo!

vermelho disse...

amigo carlos:
já discutimos isso há menos de um mês...
o teu silogismo resulta para as receitas da mesma forma que resulta para os custos.
o principal problema reside no passivo acumulado no passado.
o preço da dívida é elevadissímo.
abraço.

Braguilha disse...

Estava mesmo a escrever acerca disso, caro jc. Um trabalho em mãos desde 2ª feira e a coisa não se resolve: use a técnica ambi-dextra ou a mão de Lenine.

vermelhosempre disse...

Ou a mão do condómino que anda de Avião a beber Champagne...

Braguilha disse...

Ou a mão da Mafalda. Quem é o nosso amigo que se faz acompanhar da Madame Leona?

VermelhoNunca disse...

Amigo Braguilha, considero que há carneiros desse rebanho aqui no blog. Isto nada tem de ofensivo, atenção.
Quanto às dividas amigo JC com um trabalho para concluir, o nosso é superior ao Benfica, qualquer coisa como 315 milhões de euros para 360 milhões de euros do Sporting. Falo, claro está, em passivo das Sad´s e dos clubes.

Braguilha disse...

Caro Nunca

Não me respondeu à pergunta dos carneiros do rebanho.

vermelhosempre disse...

Não só existem carneiros do rebanho como ainda há por cá as ovelhas ranhosas assim como as ovelhas negras.
Saudações

VermelhoNunca disse...

Respondi sim amigo Braguilha.

Braguilha disse...

Caro Sempre

E das ovelhas que correm mais do que os carneiros?

Braguilha disse...

Caro Vermelho
A renovação do contrato com o professor Jessualdo não é assim tão vulgar. Afinal, o anterior contrato terminava em 2007. Um projecto que se queira assumir enquanto tal, não se cumpre apenas numa época. Quanto a indemnizações pagas por renovações precipitadas, a quem se refere? Del Neri? Fernandez ou Couceiro?

cavungi disse...

Amigos Nunca,Jus e Braguilha.
Termos 160.000 sócios não é para mim nenhum deslumbramento.Pertencer ao Livro Guiness também não.Ou a outro livro qualquer.
Claro que fico satisfeito por sermos tantos.Mas podíamos ser só eu, o Vermelho, O Sempre e o Samsa que a satisfação era a mesma.
A de pertencer á Familia Benfiquista.
A Familia de quem se fala.A Familia que se discute.A familia que enche páginas e páginas de jornais.Com conteúdo.Sem conteúdo.
Uma Familia feita com uma História de sucesso.Inegável.
E isso é que vos doí.
De ninguem falar nmuito de voçês.Nem bem, nem mal.
De no fundo não terem muita importancia.A não ser a de serem nossos adversários.
É para isso que vivem.A missão para a qual nasceram.a de nos tentarem vencer.
De vez em quando, lá acontece.
Saudações.

JC disse...

Amigo Cavungi:
A sua satisfação lembra-me a do D. Duarte de Bragança.
O prazer de pertencer a uma família que reinou em Portugal.
Que teve muitas coutadas.
Que foi proprietário de Palácios, Castelos e alvo de mordomias.
Mas esse tempo acabou, caro amigo.
Para o D. Duarte e para o Benfica.
Apesar de julgarem que não.
Bom fim-de-semana.
Amanhã o blog faz anos.

VermelhoNunca disse...

Junte então os benfiquistas e joguem sózinhos, pois assim o sucesso ainda será maior. Ganharão sempre.

vermelhosempre disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.