quinta-feira, novembro 23, 2006

Artigo de Opinião do Condómino Cavungi

O Concílio das Ilustres Gravatas

Em 325 D.C. no concílio de Níceia foram “escolhidos” de entre os mais de 270 Evangelhos existentes na altura, aqueles que seriam considerados os Oficiais.
Decidiu-se que seriam colocados em cima de uma mesa, todos os manuscritos e a sala fechada á chave durante a noite.
Na manhã seguinte, estavam apenas quatro em cima da mesa.
Os de São Lucas, São Marcos, São Mateus e São João. Estes foram os “eleitos”.
Até hoje ninguém sabe com quem ficou a chave.
Em 1917, em São Petersburgo, Lenine deu ínicio à revolução Bolchevique, que iria nas décadas seguintes dar a conhcer ao mundo um dos mais singulares sistemas sociais dos tempos modernos, e que em muitos países perdura até hoje. O Comunismo.
Em 1995, nasceu em Lisboa “ O Projecto do Dr. Roquete”.
Duas palavrinhas, vazias e ocas, em que se utiliza e usurpa o nome de uma pessoa credível, à laia de propaganda financeira, por um conjunto de Gestores bem vestidos e com lindas gravatas, bem falantes, mas sem saberem muito bem o que é o Projecto, tomando de assalto o clube.
Mais tarde, José Holtreman Roquete, ex-sócio de Mário Conde e alegado pai do projecto, ao ver-se no meio de tantos Duques e Principes, abandona-o a meio e nunca mais dá entrevistas relacionadas com o Sporting.
Mas que relação existe entre estes factos tão distantes no tempo e no espaço?
Tudo.
Porquê? Porque define o que é o Sportinguismo Puro.
Senão vejamos:
Começando pelo sistema eleitoral diria que o do Sporting C.P é o menos democrático.
Em Roma para a eleição de um novo Papa, reunem-se, cerca de 180 Cardeais que, por votos em várias rondas, vão eliminando os candidatos préviamente escolhidos.
Esta eleição como se sabe, pode durar semanas até que haja fumo branco e consequente escolha do novo Sumo Pontífice.
No Partido Comunista quando se elege um novo Secretário Geral, a escolha é feita pelos numerosos delegados do comité central, que de braço no ar, e de olhos nos olhos, escolhem o seu novo Líder.É um Partido com paredes de vidro.
No Sporting em dia de eleições presidenciais, aparecem três estafetas do BES que entregam ao conselho Leonino, um envelope com o nome escolhido pela instituição bancária, do próximo presidente do Sporting.E assim dá-se a Cooptação do novo Presidente.
Pedro Santana Lopes, foi o 1º Presidente da Era Roquete e que mais tarde viria a mostrar a sua perícia ao comando da Nação.Mas isso são contas de outro rosário.
Depois temos a envagelização das massas.
Dizem-me que nos estatutos do Sporting não é permitido, aos seus adeptos, criticar o clube em público.Tal como nos Partidos Comunistas as querelas são decididas dentro de casa e quem critica as cúpulas é proscrito. Ou passa para ala dos renovadores.É um clube com paredes de cristal.
Nas Igreijas, organizações democráticas por excelência, as criticas também não são bem toleradas.
Roma adoptou inclusivé, no sec. XV, a Santa Garduña para tratar dos seus críticos.
O Sporting tem a Juve Leo.
Bramindo barras de ferro invadem o campo quando o adversário marca um golo.
Martinho Lutero, Mikhail Gorbatchev e Dias da Cunha pagaram um preço bem alto pela sua insolência.
Por fim, a Teoria da conspiração.
Um comunista, culpa amiúde o capitalismo e as multinacionais, por todos os males e desigualdades existentes na sociedade.
Como se a capacidade individual, fosse matéria inócua.
Um fanático vê nas outras religiões, o princípio do caminho para o fim da humanidade.
Todos os que não alinham nos seus credos são infieis causadores do apartar do Rebanho.
Um Sportinguista Puro, nunca assume a derrota como uma causa interna.Não, isso nunca.
Para ele, uma derrota do seu amado clube, tem quase sempre como causa a incompetência alheia.
São os arbitros, o sistema, a UEFA, a FIFA, o vento, a chuva mas nunca as medíocres equipas que tem construído ao longo dos tempos, e que lhes permitiu ganhar apenas, cinco campeonatos nacionais (de futebol sénior), nos últimos 35 anos.De arrepiar o mais optimista.
Das frustações, nasce a auto-flagelação.
Enquanto para uns, mais dados ao esóterico, basta apertar o cilício e pronto, outros juntam-se em grandes hordas, aos gritos, em “manifs” a protestar contra tudo, e contra todos que possam ter uma vida melhor que a deles.
Há ainda aqueles que entram em estádios desportivos, de luto, e com um caixão ás costas.
Em suma, Roma teve necessidade num dado momento da sua história, de criar uma religião de Estado para dar coesão ao império e escolheu o cristianismo para desempenhar esse papel, apagando todos os outros credos existentes à época.
Vladimir Ilitch Lenine com a sua revolução Bolchevique, apagou do mapa a Rússia dos Czares que vivia num sistema feudal e atrasado, e introduz um sistema económico que nega a propriedade privada dos meios de produção, criando uma nova ordem social.
O Projecto do Dr. Roquete, faz um corte radical no sistema de gestão do clube, substitui dirigentes de valor como Paulo Andrade, Sousa Cintra ou Jorge Gonçalves, por gestores do mercado financeiro, com um marketing eficaz, na tentativa vã, de se tornarem num novo clube, diferente daquele que nunca pagou impostos, que pagava salários de faxina aos seus melhores atletas, que também como outros conforme os tempos e as vontades, fizeram acordos e alianças com a facção no poder, e que apresenta um paupérrimo palmarés (de futebol sénior) no seu historial.
Esta imagem não apagaram.


Casquinada da Semana:
“...Luís Duque, foi na minha opinião, o maior cancro que passou por Alvalade nos últimos tempos. Como acha que o lampião Norton de Matos trabalhou no Sporting? As contratações sul-americanas que indicava, como acha que eram feitas? Felizmente varremos esses mafiosos de Alvalade! “
Vermelhonunca in redvermelho.blogspot.com, 21/11/06

47 comentários:

vermelho disse...

amigo Cavungi:
muito provavelmente, este é o teu melhor artigo de sempre.
muito bem escrito e estruturado.
abraço.

vermelho disse...

amigos:
por me ter sido pedido pelo amigo Cavungi, que, hoje, se mostra impedido de pariticipar no nosso blog, aqui deixo um seu comentário sobre a participação do Sporting na Champions:
"Mais uma vez o Sporting deu-me uma grande alegria nas competições da UEFA.
Ocupa neste momento o seu lugar habitual na Liga dos Campeões, de fora.
É aliás a única equipa portuguesa que não tem ainda assegurado sequer, a presença na Taça Uefa.
Conto com o Spartak para lhes negar o visto de embarque.
Se é para fazerem esta figura mais vale não participarem.”

abraço.

VermelhoNunca disse...

Como o condómino Cavungi não estará presente no forum de hoje, deixo para outra ocasião a minha opinião sobre esta novela das "igreijas"???.
Quanto ao Sporting, não sei se teremos artigo do administrador...

vermelho disse...

amigo nunca:
penso que se poderá concentrar a discussão sobre o sporting neste post.
por mim, direi que o sporting ontem, ao contrário de munique, nunca demonstrou capacidade para vencer o jogo.
faltaram sempre 30 metros ao sporting.
O inter foi um justo vencedor, muito embora seja a mais irritante das equipas europeias.
tributária do pior da escola italiana - contenção e cinismo.
bloco sempre baixo na expectativa de um erro do adversário.
o jogo foi um longo bocejo, pela incapacidade do sporting em ir mais além e pela falta de vontade do inter em ir mais além.
realço o efusivo e desbragado festejo de Figo no golo italiano.
reconduziu-me a uma discussão aqui tida há alguns meses atrás...
abraço.

VermelhoNunca disse...

No essencial de acordo consigo. O Inter mereceu ganhar. O Sporting, com os elementos disponíveis, mostrou-se incapaz de assegurar o dominio do jogo. No entanto criou pelo menos 2 boas ocasiões para marcar, sendo que uma delas, Tonel de cabeça ao lado, antecedeu o golo italiano. O futebol é assim mesmo. As lesões dos 2 jogadores do Sporting, condicionaram e muito, as eventuais alterações que Paulo Bento poderia fazer.
Penso que até esta fase o Sporting fez uma prova positiva, uma vez que estava num grupo bastante dificil. Agora, espero que ganhemos ao Spartak.

vermelho disse...

amigo nunca:
a entrada de Martins em detrimento de Bueno, com a equipa a perder, significa o fim da linha para o uruguaio?
penso que sim.
abraço.

VermelhoNunca disse...

A não utilização de Bueno de inicio acho que é significativa do "peso" que o mesmo tem na equipa.

JC disse...

Tenho a anunciar que entro em luto desportivo ou período de nojo ou lá o que lhe quiserem chamar por alguns dias, DERIBADO ao jogo de ontem do SCP.
Não me quero retirar, porém, sem salientar a qualidade do excelente artigo do amigo Cavungio, a quem dou os meus parabéns.
Parabéns Cavungio.
Quanto a quem vai à UEFA - Benfica e/ou SCP - depois falaremos.

VermelhoNunca disse...

Porque o Sporting mudou o sistema que costuma utilizar, e não o fez por o adversário ser o Inter( na Alemanha jogou com 2 pontas de lança, como sempre faz). Isso "mede" o quanto conta Bueno para Paulo Bento.

Zex disse...

Excelente artigo.
Bem escrito e pontuado, presistindo, porém, erros de otografia que se poderiam evitar...
Curioso que os adeptos do Sporte nada digam sobre o conteúdo do mesmo, como se a ausência do respectivo autor isso determinasse.
Quanto ao jogo de ontem, devo dizer que o resultado é justíssimo. O Sporte nada fez para ganhar o jogo e o Inter foi o vencedor justo da contenda. Curioso que a equipa que melhor começou a Liga dos Campeões, que era a melhor, que tinha os super-jovens, que tinha vulgarizado o Inter, seja a primeira a despedir-se definitivamente da Champions. O grupo era, sem dúvida, o mais difícil do três que se apresentavam aos clubes portugueses.
Concordo com o blogger, no que respeita ao cinismo do Inter. Horrível, mas já habitual nos clubes italianos. O Inter, nos últimos anos, arrumou o FCPorto (2 vezes), o Sporte (2 vezes) e Bfica. Inacreditável ! Com a super-equipa que têm, não havia necessidade.
Ontem só o Nani (1ª parte) e Labreca estiveram bem, o que já diz muito.
Quem é Farnerud ???? Mais parece nome de medicamento ! E o tal Aleczandro, muito elogiado no blog ? Que matraco !!! O Carlos Paredes fez cerca de 15 faltas...
Agora resta ganhar ao Spartak.

Zex disse...

Esqueci-me de mencionar Materazzi. Um mestre na arte de dar porrada. Incrível !

vermelho disse...

amigo zex:
realmente tens razão.
não vi da parte dos nossos ilustres amigos sportinguistas qualquer comentário ao artigo do cavungi.
a sua ausência não determina o silêncio, até porque terá sempre oportunidade de replicar ao final do dia de hoje ou amanhã ou noutra ocasião qualquer.
neste espaço, o contraditório é sempre assegurado.
por outro lado, dizer que também não vi qualquer reacção daqueles ao facto de figo ter festejado de forma efusiva e desbragada o golo do inter.
por que será?!
abraço.

vermelho disse...

amigo zex:
tens toda a razão.
o homem é um verdadeiro assassino futebolístico.
abraço.

samsalameh disse...

Alguém sabe a que horas é o jogo do Braga e se dá nalgum canal televisivo?

Quanto ao jogo de ontem, foi mais que normal a vitória do Inter. Anormal foi a sua derrota em Alvalade!!!
Num aspecto discordo com o condómino Cavungi: espero que o SCP consiga ir pelo menos à UEFA!!

Exmo. Sr. JC, ao contrário do que Vossa Excelência pensa, o Benfica já tem pelo menos o lugar garantido na UEFA, o que já não acontece com o seu clube.
Por outro lado, os rapazinhos do FCP não se podem rir muito, até porque não tem assim a coisa tão bem garantida como imaginam. A ver vamos como irá correr esse jogo contra o Arsenal!

E domingo lá estarei novamente a ver o Marítimo!!

JC disse...

Como já disse, estou de nojo.
Na minha ausência, têm-se dito mentiras.
Que nenhum sportinguista comentou o artigo do Cavungio.
Chamo a atenção, então, para o meu comentário aqui publicado anteriormente.
É o oitavo.
Vou voltar para o nojo.

vermelho disse...

amigos:
é notícia de hoje que Quaresma irá para o Atlético no mercado de Janeiro e que Sougou é o jogador escolhido para o substituir.
o que lhes parece?
abraço.

vermelho disse...

amigo samsalameh:
o braga joga às 19h45 e até ontem não havia acordo para a transmissão.
caso tenhas acesso à tv espanhola, o jogo será transmitido pela Antena3.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Dentro de 15 dias, quando escrever o meu artigo, responderei aos disparates do condómino Cavungi. Claro que foi muito elogiado pelo rectal Zex. Curioso, que para o rectal, aquando do Sporting/Porto, o Sporting era muito superior ao Porto. Agora, como perdeu com o Inter, eclipsou-se o valor dos jogadores e da equipa. Enfim, disparates.
Quanto ao facto de Figo festejar, acho perfeitamente normal. Simão não festeja os golos que marca ao Sporting?

VermelhoNunca disse...

O condómino rectal ontem, muito convenientemente, ausentou-se. Não participou na discussão do capitão portista. A vergonha habitual, quando o tema lhe escalda as nádegas, pura e simplesmente, foge!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, baixa de vulto no FCPorto não será Quaresma, mas sim Baía que está com gripe!

vermelho disse...

amigo nunca:
o seu comentário é profundamente contraditório com aquilo que disse aquando de uma célebre discussão sobre a homenagem prestada a Figo.
Julgava que o sportinguismo de Figo era, na sua óptica, muito superior ao de Simão (se é que neste existe um pingo que seja de sportinguismo), constituindo uma heresia compará-los.
Constato, agora, que afinal estava enganado.
Parece-me que o amigo profeça a célebre frase de Pimenta Machado: "o que hoje é verdade, amanhã é mentira"
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vemelho, pode recuperar o comentário feito por mim em relação a Figo?

VermelhoNunca disse...

Deduzo que está com esses comentários na manga...

vermelho disse...

amigo nunca:
nada na manga como diriam os mágicos.
a discussão foi tão longa e tão intensa que a sua reprodução seria fastidiosa e destituída de sentido prático (ao que julgo, foi o dia em que batemos o recorde de comentários).
de um modo genérico, dir-te-ei que a ideia que procuraste transmitir foi a de que o Figo seria um símbolo do sporting e que a homenagem prestada seria um tributo natural ao seu sportinguismo.
não me parece que a sua ligação ao sporting seja, na tua óptica e de acordo com aquilo que expressaste, comparável à de Simão, até pelo percurso profissional de um e de outro.
estranho que sendo tu um ferveroso adepto sportinguista não lamentes a atitude do figo no jogo de ontem.
para quem se diz tão sportinguista, penso que os festejos foram exagerados.
penso que não pode ser uma situação conjuntural a fazer-nos renunciar aos nossos valores mais profundos.
para mim, não foi surpresa, mas sim apenas a confirmação do carácter ou da ausência dele de figo.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho: será que não estará a confundir os comentários do Mínimo com os meus?

vermelho disse...

amigo nunca:
pode ser.
vou confirmar.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Em relação a Simão, que sei que é do Sporting, confirmo que o acho uma pessoa sem carácter, e, espero que nunca mais volte a vestir de verde. Peço mesmo que mude de clube. Quando falo em Simão a festejar os golos que marca ao Sporting, não quero de modo algum compará-lo a Figo e ao sportinguismo de cada um. Que o Rui Costa, num jogo de apresentação, marque um golo ao Benfica a não festeje, é um problema vosso. Se calhar se fosse num jogo da Liga dos Campeões a reacção não seria a mesma. Acha que Cristiano Ronaldo se marcar um golo ao Sporting não festeja? Conhece Jonhson do Everton? Sabe qual o seu clube? Liverpool. Acha que ele não festeja se marcar, ou se a sua equipa marcar. Não entendo qual o problema de Figo festejar...

Zex disse...

Acho normal que uma pessoa que compra uma homenagem ao clube, que de sportinguista pouco tem, festeje um golo do adversário do Sporte, a que pertence.
Só o ridículo Maestro diz que não o faz !
Não vejo problema nenhum em festejar !
Eles são profissionais, não são só sócios do clube.
Curioso que os lagartos agora se desculpem com as ausências. Até ontem, o Liedson era o avançado da Liga dos Campeões com mais faltas cometidas. Têm que se aguentar às consequências.
Quando o FCPortro visitou Alvalade, entendi que o Sporte estava em melhor forma. Pelas exibições mais recentes que vi, o FCPorto subiu de rendimento, o Sporte tem vindo a decrescer. Algum problema ?
Segundo quase todos os "opinion makers", devido ao treinador do Bfica e à saída do Cu, o Sporte era o grande favorito e o único que jogava à bola. O estado de coisas tem vindo a mudar ? Parece que sim !
Não entendo o problema desta constatação ? Uma opinião tem de se manter imutável ao longo de uma época ?
Não é essa a minha forma de pensar !
Sr. Nunca, vejo-o um pouco mais agressivo e nervoso do que o habitual. Tenha calma ! Ainda podem ir à UEFA, onde podem vir a encontrar os outros grandes do futebol português !

vermelho disse...

amigos zex e nunca:
quando um jogador serve um clube de um ponto de vista estritamente profissional, não vejo qualquer problema em que festeje golos.
Diferente é quando publicamente afirma uma relação sentimental com um clube e depois festeja golos.
Isto não é mais do que a negação do que afirmara antes.
a paixão clubística não é, por definição, conjuntural.
mantem-se imutável quaisquer que sejam as circunstâncias.
o Rui Costa não esboçou o mínimo festejo quando a sua equipa defrontou e venceu o benfica numa eliminatória europeia.
E bem.
se se afirmara benfiquista antes, não fazia sentido que festejasse os golos do adversário da sua equipa do coração.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho: o Jesualdo festejou os golos do FCPorto contra o Benfica? O Ricardo quando joga contra o Benfica e ganha( o que tem sido habitual) não festeja? Não vejo aí nenhum problema.
Condómino rectal: ninguém está agressivo. Ontem mesmo disse que convivo bem com a derrota. Alguém se justificou com as ausências? Eu disse isso? Digo e reafirmo que os azares das lesões condicionaram as eventuais alterações que Paulo Bento poderia fazer. E Paulo Bento, não festeja quando ganha ao Benfica, amigo Vermelho?

samsalameh disse...

Estão a ver como o Katsouranis foi fulcral no lançamento do FCPorto para os jogos que se seguiram ao célebre clássico contra o Benfica.

Infelizmente, mas graças ao Katsou, o FCPorto começou a jogar muito melhor por que se libertou de um fulano, sem alta clínica à vista, que prendia muito a bola no meio campo e não fazia grandes assistências para golo.
O Andersson é um mero jogador de brinca na areia e vê-se pelas exibições que o FCPorto tem feito, sem a presença daquele, que são 3 ou 4 vezes melhor, além de que o futebol praticado é muito mais rápido!!!

vermelho disse...

amigo nunca:
dizer-te primeiro que, de facto, estava equívocado quanto à paternidade dos comentários então formulados.
mil desculpas!
segundo, em relação aos nomes que referes, nenhum se afirmou publicamente como benfiquista.
repito o que disse, se a relação for estritamente profissional, não vejo qualquer problema, se for sentimental o caso muda de figura.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Bem, não posso discutir se publicamente se assumiram lampiões. Como conheço Paulo Bento, sei que é benfiquista. Quanto ao Jesualdo, será que publicamente não se assumiu. E Fernando Santos, nunca ganhou ao Benfica? E festejou?

vermelho disse...

amigo nunca:
se o fez, não o devia ter feito.
aliás, segundo me recordo, Santos ainda foi mais longe - quando assinou pelo Porto e pelo Sporting, procurou reescrever a história e apagar o momento em que se assumiu como benfiquista.
como que abjurou em nome da pacificação da sua relação com os adeptos.
claro está que quando lhe fez jeito desenterrou o passado antes esquecido.
atitudes...
abraço.

VermelhoNunca disse...

Eu aí, caro Vermelho, estou com o Zex, são profissionais, e defendem quem lhes paga. Nada mais natural. O Simão, odeio-o,porque disse que em Portugal só jogava no Sporting, e depois foi o que se viu. O Quaresma nunca disse nada disso, é profissional. Ainda recentemente houve um jogador, que não me recordo o nome, que disse que em Portugal só jogaria no Benfica.
Acha que Jorge Costa, se ganhar ao FCPorto, não festeja? E Domingos Paciência?

VermelhoNunca disse...

Chamo-lhe a atenção para o facto de Soares Franco ir dar esta tarde uma conferência de imprensa, quiçá em relação ao tema Veiga...

vermelho disse...

amigo nunca:
são opinões. todas respeitáveis.
aguardo com expectativa a conferência de imprensa.
já agora, sabes a que horas é.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Às 18h00

Jorge Mínimo disse...

Caro Vermelho:
A discussão sobre o tema Figo/Rui Costa foi comigo e não com o VermelhoNunca.
Não vejo qualquer problema no festejo que o Figo fez no golo do Inter. Ele é um profissional e neste momento está ao serviço dos italianos, por isso acho que é perfeitamente natural que festeje.
Que se saiba ninguém aqui no blog terá dúvidas do meu sportinguismo, mas posso-lhe dizer que, aquando da minha curta carreira de futebolista, marquei 2 golos ao Sporting em 2 jogos diferentes e confesso que foram os golos mais festejados por mim. Se alguém quiser poderá confirmar isto com o condómino Zex, na altura um promissor defesa esquerdo.
Quanto ao artigo do ressabiado Cavungi, foi sem dúvida o melhor que já escreveu neste blog. Belas casquinadas soltei ao lê-lo! Contudo não posso concordar com o conteúdo do mesmo, como devem compreender.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Afinal cheguei ainda a horas de participar neste forum.
Antes de mais agradeço-te teres postado o meu comentário sobre a bonita derrota do sporting.

cavungi disse...

A todos muito obrigado pela vossas criticas.
Espero com o artigo não ter ofendido nenhum credo nem cor politica, porque não era essa de todo a minha intenção.

E já agora amigo Jus, comparar-me a Confúncio é um elogio que não mereço.
De qualquer forma, obrigado.

Costa disse...

O Zex com tantas peneiras e não sabe escrever.
OTOGRAFIA.????
É a escrita dos Otomanos concerteza.

Tanta alegria, parece que já conquistaram alguma coisa e que não estão a 9 pontos do 1º na Betadine.

Quanto ao Figo, só me interessa a mulher dele.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, a sua intenção era chatear os sportinguistas. Como sabe, no meu caso, não tem essa capacidade. De qualquer modo, louvo-lhe o esforço, foi o seu melhor artigo, pois os anteriores foram maus, para não dizer péssimos. Está assim, na minha opinião, de parabéns.

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Tenho pena que o meu esforço tenha sido em vão.
No entanto obrigado.Vou trocar mais uma vez o meu corrector OTOGRÀFICO para não dar tantos erros.
Igreijas?!?!Tá doido o tipo ou quê?

VermelhoNunca disse...

Esse seu fair play conquista-me.
Abraço

JimmyJumpReloaded disse...

oh vermelho nunca! Fique aqui aqui registado o meu fair play para tipos ignorantes como voce: Se o unico comentario que lhe ocorre depois um texto brilhante como o do Sr cavungi, e esse?!!; oh homem cale-se para sempre!; ou entao reconheca ao menos a sua ignorancia!!E, e sera sempre um bom principio para aprender algo mais!!
Forca Glorioso!Parabens ao Sr Cavungi pela sua brilhante intervencao!!Simplesmente fabulosa!

JimmyJumpReloaded disse...

oh amigo nunca, nao me vai dizer que falta um "de", pois nao??