quinta-feira, outubro 26, 2006

Mais contas...

Notícia da Agência Financeira:
"Os administradores da SAD do FC Porto vão ganhar na época que decorre 1,275 milhões de euros, segundo o orçamento de exploração aprovado na Assembleia Geral de anteontem.
Ou seja, é um «bolo» mensal de 91 mil euros (a dividir por 14 meses) o que dá uma média de 22.700 euros/mês para cada um dos quatro (Pinto da Costa, Adelino Caldeira, Fernando Gomes e Reinaldo Teles), sendo que o presidente ganha bastante mais do que os outros, refere o «Correio da Manhã».
As remunerações da época que passou não estão discriminadas no relatório.
Chegaram ao milhão e 780 mil euros mas incluem os sete administradores executivos das quatro empresas do grupo (SAD, PortoComercial, PortoMultimédia e PortoEstádio) que consolidam as contas.
O resultado do exercício foi negativo em 30,4 milhões de euros «muito longe daquilo que se ambicionava», como diz o relatório.
Lendo o relatório e contas da FC Porto Futebol SAD relativo a 30 de Junho de 2006 conhecem-se alguns pormenores interessantes.
Os 65% do passe de Anderson que foram adquiridos inicialmente custaram 7,6 milhões de euros. Entretanto, já foi comprada mais uma fatia de 15%.
No capítulo de Fornecedores, nas «Transacções com passes de jogadores», consta uma verba de 16,6 milhões de euros que, na explicação que se segue, diz que respeita o «valor a pagar respeitante ao jogador Thiago, posteriormente alienado ao Dínamo de Moscovo» e também de transacções com o Leiria, Marítimo (Leo Lima e Alan) e ainda «soma a pagar ao Tottenham por Postiga».
Thiago foi um defesa-central brasileiro que esteve no FC Porto mas nunca jogou na primeira equipa.
Neste exercício, o FC Porto gastou 17 milhões e 15 mil euros em passes de atletas, 45% dos quais relativos a Anderson.
No final de Junho, o FC Porto tinha ainda a receber 14,1 milhões de euros do Dínamo de Moscovo, cinco milhões do Chelsea e quatro do Werder Bremen.
Houve uma queixa à FIFA contra o Dínamo porque já se encontravam vencidos os prazos para receber 5,3 milhões e o clube russo, em resposta à FIFA, solicitou um adiamento até Novembro. Mas a SAD constituiu uma provisão naquele montante. "

Sem comentários: