quinta-feira, outubro 26, 2006

Artigo de Opinião do Condómino Cavungi

Escola de Peneiras

Dando de barato, que a escola de formação do SCP é a melhor do pais, e quiçá, uma das melhores da europa, importa perceber as raízes do seu pseudo-sucesso.
O Sporting é, e sempre foi, um clube pobre. Falído. De gente bem vestida,bem falante e cheios de pose, mas que não têm dinheiro para “mandar cantar um cego”.
Uma vertente repúblicana dos aristocratas falidos, de meados do século XX.
Os mesmos que, durante mais de três decadas fugiram impunemente ao pagamento de impostos, mas que hoje , são impolutos pagadores dos mesmos.
Género:”Nós somos um clube sério!”
Quando não se riem, são.
Ora aqui começa a “aposta” nos jovens.
Como não têm capacidade financeira para adquirir jogadores já amadurecidos, têm que “apostar” nos jovens da formação.
No entanto, o que nos diz a história recente?
Que a formação do Sporting tem um exelente marketing e uma boa imprensa.
Quantos grandes jogadores, de categoria internacional, produziu a formação do Sporting? Três! Paulo Futre, Luis Figo e Cristiano Ronaldo.
E estes, só conseguiram dimensão extra, quando sairam do clube.
Acrescente-se Ricardo Quaresma e Simão Sabrosa, jogadores acima da média, e temos o resultado da “aposta” nos jovens.
De resto, só têm produzido jogadores razoáveis para consumo interno, mas que, quando são transferidos para outros campeonatos mais competitivos, são invariavelmente titulares indiscutíveis das bancadas dos estádios dos clubes que os contratam. Ou então são emprestados a clubes nacionais que lutam pela sobrevivência e caiem no esquecimento.
Os que ficam no clube, agoniam.
Sem terem tanta e tão “boa” tradição na formação, o Benfica e o FC Porto, produziram nos últimos vinte anos, pelo menos sete jogadores de nível mundial.
O Benfica com Rui Costa, Maniche e Paulo Sousa, e o FC Porto com Vitor Baía, Ricardo Carvalho, Sérgio Conceição e Fernando Couto.Todos com vários títulos nacionais e internacionais.
É a aposta na qualidade em detrimento da quantidade.O marketing nem sempre, resolve tudo.
Mas a penúria financeira do Sporting, nota-se também, na insuficiência de recursos humanos noutros sectores do clube. A falta de um cabeleireiro decente, por exemplo.
Quem não se lembra do mítico penteado de Luis Figo, ao jeito de uma abóbora-menina?
Um problema que se arrasta até hoje. Quem afinal, trata do cabelo do Paulo Bento?
Porque será que, quase todos as “jovens apostas” da formação do Sporting, desde Jorge Cadete a Lima, passando por Mourato, Litos, Djaló ou Varela têm penteados ridiculos?
Será que no Projecto do Dr. Roquete, não há lugar para um terapêuta capilar?
A estas e a outras questões, voltarei numa próxima oportunidade.

Casquinada da Semana: “Parece-me incrível depois de tudo o que Nani tem feito e do grande jogador que se tem revelado que comece agora a ser assobiado... Os adeptos do SCP são mesmo assim, verdadeiros suicidas...”
Carlos in redvermelho.blogspot.com 23/10/06

56 comentários:

VermelhoNunca disse...

Mau, muito mau. Artigo de alguém que não sabe o que dizer, e prefere lançar disparates. Com tempo, que não disponho agora, responderei de modo a desmascarar este artigo sem nexo nenhum.

carlos disse...

O artigo do Cavungi - condómino que aprendi a apreciar - é interessante e mostra-se bem redigido.

Aborda um tema bastante actual - a formação de jogadores - e tem a necessária dose de humor, com as referências ao cabeleireiro do SCP e ao Maniche como um exemplo do produto da formação do Benfica.

Ficamos a saber que, ao contrário do que sucede com os jogadores do SCP, os do Benfica - no caso o Rui Costa, o Maniche e o Paulo Sousa - ganharam dimensão ainda enquanto jogadores do clube da Luz.
Estou totalmente de acordo, principalmente no que ao Maniche se refere.

Esqueceu-se, porém de citar o Chalana como um exemplo da formação do Benfica, o que não deixa de ser uma falha imperdoável.

No mais, só me resta dar-lhe os parabéns por este (mais um)brilhante artigo, a que não falta a frase para "casquinada da semana" - no caso uma frase minha, o que muito me orgulha.

Parabéns, Cavungi.

Jorge Mínimo disse...

Caro Cavungi:
Artigo engraçado que perde muito por aparecer depois de 2 excelentes artigos de opinião dos condóminos Vermelho Nunca e Fura Redes (o corrector africano continua a funcionar mal).
De qualquer maneira quando diz que os jogadores tiveram que sair do Sporting para chegarem ao estrelato mundial, o mesmo se passou com os exemplos dados de jogadores do Benfica.
Julgo que não ficaria mal acrescentar os nomes do João Moutinho e do Nani aos do Sabrosa e do Quaresma, porque me parece que são jogadores claramente acima da média.

Jorge Mínimo disse...

Caro Cavungi:
Estou em condições de fazer uma confidência sobre a sua pergunta: "Quem afinal, trata do cabelo do Paulo Bento?". Trata-se nada mais, nada menos que o mesmo barbeiro do nosso condómino camionista sempre em viagem Zex do pé de laranja lima.

VermelhoNunca disse...

Amigo Carlos, o artigo do condómino Cavungi aborda diversos temas, e esse, para mim., é que é o problema. Se queria falar da formação do Sporting que abordasse esse tema. Agora mistura formação, com fuga aos impostos, com ofensas aos sportinguistas, com aspectos de beleza pessoal, enfim, uma tristeza.

samsalameh disse...

Quem dera a nós benfiquistas ter actualmente na sua equipa jogadores que desde pequenos têm o emblema do clube nas camisolas.
Neste momento só me lembro de dois que pelos vistos um deles até fez metade da formação noutro clube, ao que julgo saber no Salgueiros.
Estou a falar do Moreira!
O outro é o Rui Costa.
E nenhum dos dois joga, um tapado pela abelhinha do Quim e o outro estacionado no Gabinete Médico-Legal da Luz!!
Eu prefiria ter como o Sporting neste momento tem pelo menos 3 ou 4 miúdos da "cantera" a jogar todos os sábados ou domingos e é isso que faz o público de Alvalade aplaudir os seus jogadores no final do jogo mesmo quando perdem!

Sabem que aqueles miúdos deram o litro durante o jogo e para além disso também a eles lhes custa perder o jogo, pois sentem o brio da camisola e do clube!!!

carlos disse...

Amigo Salame:
É isto que aprecio em si.
A sua sinceridade, o seu bom coração, a sua honestidade a sua ingenuidade (entendida no bem sentido da palavra).
Diz aquilo que lhe vai na alma.
Por isso invectiva os jogadores da Briosa quando simulam faltas e lesões em vez de jogarem à bola.
Mais um benfiquista que, geneticamente, é sportinguista.
Ainda está a tempo de se corrigir.

Zex disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Jorge Mínimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Zex disse...

Bom artigo !
Pena foi que o título prometesse mais, uma vez que de peneiras, que abundam na realidade, pouco se falou.
Lamento discordar do condómino Carlos, quando menciona que o Paulo Sousa e o Rui Costa não tiveram dimensão no Benfica.
Está errado !
Naturalmente que não se compara à notoriedade atingida noutros foros, mas eram já jogadores de grande destaque, ao contrário do Figo, do Futre e do Ronaldo, quando ainda se encontravam no Sporte.
Apesar da inegável qualidade, não há a mínima dúvida que os produtos da escola de Alvalade são muito vaidosos. E pensam que são muito melhores do que na realidade são. O Figo poderá ser a excepção, mas o Nani é a confirmação.
De facto, formam uma grande cambada de peneirosos ! E foi com pena que constatei que o artigo tenha abordado superficialmente estee aspecto particular. A imprensa também ajuda muito.
Naturalmente que o "aparelho" lagarto deste blog não gostou do artigo. Desde lhunca ao seu malcriado e desrespeitador servo ...
Uma vez mais, o Sr. ex-zelador foi a honrosa excepção, pelo "fair-play" e fina ironia. Mas tal não está ao alcance de todos...

E já agora, sr. minúsculo malcriado, já nos conhecemos ?
É que V. Exa fala de mim como se me conhecesse há 20 anos...
Que sabe da minha vida privada, para lançar a atoarda do cabeleireiro ?
E quem é o seu cabeleireiro ? Será o Sr. Wilkinson, colega do Andre Agassi ? Ou será o sr. Gilette ?
Saberá V. Exa. onde penteio os meus pelos púbicos ? E se faço risco ao lado nos mesmos ?
Saberá V. Exa. qual a minha posição a defecar ? Será semelhante à do Bi-bota ?
Sabe como coço o escroto ? Será com a unhaca do mindinho ?
Vá lançar atoardas infundadas da vida privada dos outros para outro local...
Pensei que tinha melhorado o teor das suas intervenções neste blog, mas enganei-me. Continua com esse topete trocista, de criancinha imatura. Com piadinhas ridículas tipo "parodiantes de Lisboa" ou Badaró.
Comporte-se ! Não há paciência ! Pelo menos o seu chefe não se comporta dessa maneira ridícula. Aprenda com ele ! Cresça e apareça !

Jorge Mínimo disse...

Caro Zex lima:
Não fique agastado com a minha confidência sobre o seu cabeleireiro. Não há necessidade de ficar tão irritado comigo.
Já agora vai desmentir que nos idos anos 80, o estimado mais o seu ajudante Cavungi defecavam no banho de imersão. Aliás, o meu caro virava-se e dizia: "Oh, Gi! Olha este a boiar!"

Zex disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Zex disse...

Persiste nesse tom de criançola, sr. minúsculo ordinário ?
Não vai muito longe !
Deixe-se disso e apresente uma prosa com conteúdo. É aquele problema de não conseguir escrever mais de vinte palavras seguidas, não é ? A sua enorme cabeça já está a fumegar, não é ? Tome dum duche frio que isso passa !

Jorge Mínimo disse...

Caro Zex:
Tome dum!? Não será Dum Dum? Ou será Raid? Ou DaZEX do dariz?

vermelho disse...

amigos:
o artigo do condómino Cavungi debruça-se, essencialmente, sobre a glorificação da formação do Sporting.
Não renega o seu estatuto de melhor do País, apenas aponta as razões para a aposta na formação e procura desmistificar ou melhor dar a dimensão que entende por justa do sucesso daquela aposta.
Em momento algum, afirma desprezar a formação ou não querer que semelhante modelo seja implantado no Benfica.
Penso que se trata de um artigo, predominantemente, bem humorado.
Apostar na formação deve ser um imperativo, também por razões económicas. Mas, não só.
Também, por razões afectivas como bem diz o condómino Samsalameh.
Aliás, quer Benfica, quer Porto trilham, agora, caminhos perdidos no passado.
O Porto menos, pois que a sua formação nunca foi completamente descurada, mas, verdade seja dita, não produziu nenhum talento acima da média nos últimos anos.
Benfica e Porto apostaram na profissionalização das cúpulas directivas das suas camadas jovens por forma a revitalizá-las.
Carraça e Luís Castro são disso exemplo.
A implementação de um rede de escolas em sistema de franchising parece ser a aposta com vista a alargar a rede de detecção precoce de talentos.
Ora, radica neste ponto o cerne da discussão que penso ser importante ter no que à formação respeita.
Em Portugal não existe verdadeira formação, mas tão só Prospecção de Talentos.
Em Portugal não se "criam" jogadores, apenas se aproveita o seu talento natural.
Nem sequer se aperfeiçoa o talento natural.
A falta de competitividade do nosso futebol jovem a tal conduz - é praticamente impossível obrigar um miúdo a soltar a bola quando ele percebe que pode fintar todos os seus adversários e marcar golo.
O jogador português é, por definição, talentoso, mas se virmos bem perde, claramente, em relação aos seus congéneres europeus nalguns aspectos técnicos e tácticos.
Talento, criatividade e técnica de drible temos de sobra, mas falta-nos o resto - sentido posicional, capacidade de recepção de bola, domínio de bola, capacidade de leitura de jogo, capacidade de remate,etc.
Exemplo mais flagrante é a incapacidade dos nossos jogadores de rematarem à baliza - não temos técnica de remate.
quantos laterais, centrais e médios, que não fantasistas, produzimos?
temos muitos alas, muitos n.ºs 10, mas poucos jogadores para posições em que se exige mais do que talento.
Os que temos apenas atingiram patamares de diferenciação após vários anos no futebol sénior, nos quais preencheram as lacunas da formação.
Exemplo mais paradigmático do que Ricardo Carvalho não há.
Esse é o grande desafio da nossa formação.
abraço.

Jorge Mínimo disse...

Caro sr. Administrador:
Tem toda a razão quando enuncia que em Portugal não temos capacidade de remate. Ainda há uma semana no aquecimento do Sporting-Bayern pude constatar isso. Qualquer remate executado pelos alemães tinha como destino a baliza, os nossos, salvo raras excepções, iam parar à bancada.

Jorge Mínimo disse...

Caro Zex lima:
Ao contrário do que o estimado diz, não falei mal do artigo do condómino Cavungi. Pelo contrário, até afirmei que era engraçado.
Sou obrigado a concordar consigo, quando alertou para o facto, do título ter pouco a ver com o conteúdo do texto.

Zex disse...

Sr. Vermelho:
Esqueceu-se de abordar o assunto das escolas de futebol das vedetinhas da bola...
É que em Lisboa, pelo menos, esse fenómeno está a atingir uma dimensão assustadora !
No meu tempo, nós "aparecíamos" nos clubes e treinávamos. Eram chamados treinos de captação. Livres, sem encargos de qualquer teor. E todos os clubes o faziam.
Eu treinei no Sporte e no Bfica (treinado por Eusébio).
Agora não é assim, pelo menos nos clubes mais importantes de Lisboa, que é a realidade que conheço.
Continuam a existir treinos de captação e "olheiros", é certo. Mas os clubes também têm "protocolos" com essas escolas das vedetinhas e aceitam x jogadores dessa escola por ano para a formação do clube. Aceito que as condições nessas escolas de ex-jogadores, com bons contactos, sejam boas; acredito até que se realize aí uma boa selecção de talentos, mas um pormenor não pode ser ignorado, o treino nessas escolinhas é pago, e bem pago. Trata-se de um grande negócio. Em Lisboa, ronda os 50 €, para treinar duas vezes por semana, numa criança de oito anos.
Ou seja, quem tem dinheiro para pagar, pode aspirar, com mais probabilidade, a vir a pertencer a um clube de nomeada. Estarão os lugares na formação dos clube à venda ?
Será que assim não se perde a essência do futebol ?
Será que alguns talentos não poderão ser desperdiçados devido a precárias condições económicas ? Se um olheiro não o vir, o que vai ele fazer ? Marginalidade ?
Atenção que, quanto a estes "protocolos", nem o Sporte é excepção ? Embora os seus olheiros sejam de elevada qualidade e o desperdício de talentos tenda a ser menor !

vermelho disse...

amigo zex:
o que dizes é uma nova realidade da sua nossa formação.
Nova que não boa.
É o fim da democratização do acesso à prática desportiva.
No meu tempo, que não difere muito do teu, íamos, como dizes, aos treinos de captação.
No meu primeiro treino no Velhinho Santa Cruz éramos perto de 50 miúdos em meio-campo, pois que na outra metade decorria o treino dos iniciados.
Não havia condições logísticas, mas, pelo menos, a todos era dada uma oportunidade.
Hoje ou os Papás têm dinheiro ou os putos ficam privados de jogar à bola.
Na "província" não existe a praga das escolinhas dos ex-jogadores, mas os próprios clubes cobram uma mensalidade para os miúdos jogarem nas escolinhas.
Na académica, por exemplo, as receitas das escolinhas Briosa representam 1/4 do orçamento do futebol juvenil.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Condómino Zex:
Com calma, vou rebater essa sua ideia das escolas e escolinhas de vedetas. Não falo dos outros clubes porque não conheço a realidade.
Como sabe o Sporting tem um protocolo com o Casa Pia, onde treinam dezenas de miúdos até aos 11, 12 anos. Seguidamente é feita uma selecção, onde os melhores "seguem" para a Academia Sporting Puma.
Em breve comentarei mais profundamente esta matéria.

VermelhoNunca disse...

Embora, condómino Zex, sei daquilo que fala. Mas no seu tempo o amigo "apresentou-se" no Benfica e no Sporting. Hoje em dia, no que toca ao Sporting, pode fazer exactamente a mesma coisa.

vermelhosempre disse...

Oh Shôr Lhunca.. esse protocolo com o Casa Pia não abona muito a seu favor.
Não me diga que os "Misters" são o Silvino e o Cruz, o Silvino para apanhar as bolas e o Cruz para as meter lá dentro.
Será que é por isso que o Pedro Barbosa tinha aquele andar esquisito?

Jorge Mínimo disse...

Caro Sempre:
Parabéns, finalmente fez uma bela chalaça! Mas tenha cuidado, não vá o diácono Zex lima compará-lo com o Fernando Rocha.

VermelhoNunca disse...

Fale do que sabe, condómino Sempre. Talvez na sua terra a noção do que é a Casa Pia seja essa...

Jorge Mínimo disse...

Caro sr. Administrador:
Talvez esteja na altura de colocar o Prof. Karamba e os Astros.

VermelhoNunca disse...

E ninguém disse que o protocolo com a Casa Pia seja para abonar o que quer que seja. Serve é sim, para substituição do que deveriam ser os deveres estatais, em proporcionar a actividade desportiva a dezenas de miúdos, muitos deles vivendo em ambientes familiares conflituosos.

vermelhosempre disse...

Caro Lhunca, na minha terra Gajos como o Silvino e o Cruz tinham boa solução, ou com gajos como Tomés e/ou utensilios como ferros quentes...

VermelhoNunca disse...

A questão não é essa, condómino Sempre. Não deve banalizar o que é a Casa Pia, em virtude de casos polémicos que estão em julgamento. Separe as águas. Uma coisa são os crimes horrendos que estão em discussão. Outra é o papel da casa Pia na sociedade portuguesa, e pode crer, que protocolos com clubes desportivos em muito ajudam a Casa Pia a desempenhar o seu papel.

petit disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
petit disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
petit disse...

A um c%&%rão dexxex eu metialhe uma batata com laminax gaxtas e regada a alcool pelo cu a xima.

vermelhosempre disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
vermelhosempre disse...

Condómino Lhunca:
É claro que eu não banalizo o Caso "Casa Pia" até porque condeno esses filhos da puta como silvinos e cruz.
Mas nós estamos a falar do protocolo do seu clube com o Casa Pia, não sobre o Caso "Casa Pia".

cavungi disse...

Amigo Carlos,
Muito obrigado pelas tuas palavras.Sei que o Manniche não teve projecção no SLB.mas foi formado no SLB.O Rui Costa e o Paulo Sousa foram campeões Nacionais pelo clube, ao contrário do Futre,Figo e Ronaldo que nada ganharam no SCP.
Não mencionei o Chalana porque não teve dimensão Internacional e porque penso que foi formado no Barreirense.
O Amigo Nunca, Vermelhonunca saberá.

cavungi disse...

Amigo Mínimo/Petit/Small,
Não mencionei o Moutinho,Veloso ou Nani porque ainda não provaram nada.Sei que têm muitas qualidades e serão certamente jogadores acima da média.Como possivelmente o Manuel Fernandes ou o Vieirinha.Mas até hoje tem só "boa imprensa".Que merecem.
A aposta na formação é essencial.Uns precisam mais dela do que outros.Só isso.

VermelhoNunca disse...

Condómino Sempre:
Eu falei do protocolo do Sporting com o Casa Pia. Você respondeu-me assim:
"Oh Shôr Lhunca.. esse protocolo com o Casa Pia não abona muito a seu favor.
Não me diga que os "Misters" são o Silvino e o Cruz, o Silvino para apanhar as bolas e o Cruz para as meter lá dentro.
Será que é por isso que o Pedro Barbosa tinha aquele andar esquisito? "
Quem falou do caso Casa Pia??

cavungi disse...

Amigo Zex,
É verdade.Quando escrevi este artigo, queria tambem denunciar o excesso de vedetismo dos jovens Leos.Mas não tenho o poder de sintese do José António Saraiva nem a qualidade literária do Miguel Sousa Tavares.
Sabes que estes temas "verdes" são infinitos para mim.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vungi:
Agradeço que corrija a ausência de titulos por parte de Figo no Sporting.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungo:
Quantos anos jogou Rui Costa no Benfica? Não se esqueça que este no Fafe...

carlos disse...

Cavungi:
Penso que não é o facto de se terem ganho ou não títulos que dá projecção a um jogador.
Se não, todos os jogadores da equipa do Boavista que ganhou o campeonato nacional tinham grande projecção.

Mínimo:
Por favor, tire lá a cara do Petit da sua personagem com o mesmo nome.
Quero ter uma tarde descansada e uma digestão tranquila.
Se tiver que vomitar, que seja por uma noite de loucura.

cavungi disse...

Sr Padre Nunca,
Não pretendi, de forma alguma ofender qualquer sportinguista.Para além de sí, tenho muitos amigos e familiares adeptos desse nefasto clube.
mas temos que denunciar os impostores.
Ao ler a sua reacção e a do seu acólito Sacristão Minimo, ví que tinha acertado no alvo.
V.Exas são bons na formação.Não tão bons como o julgam.Ou como vos fazem.

cavungi disse...

Agora vou sair.Até logo.

cavungi disse...

Amigo Reverendo Padre Nunca,
Ok.Sei que Figo ganhou uma Taça de Portugal.Como os jogadores do Amadora e do Beira-Mar na década de 90.

cavungi disse...

Agora vou mesmo que abandonar...

vermelhosempre disse...

Caro Lhunca o Silvino que eu falava era o actual treinador de Guarda redes do chelsea (Guarda-Redes apanha bolas) e o Cruz era o Julio Cruz (Avançado marca golos).. vc na sua cabeça é que fez mal a associação dos nomes.
Saudações

cavungi disse...

Amigo Carlos,
Para mim só são jogadores de dimensão extra os Vencedores.Os que ganham títulos significativos.O Rui Costa e paulo Sousa são campeões da europa.Ganharam campeonatos nacionais em vários paises.Além de taças e trofeus importantes.Obviamente que o Figo é de outa galáxia.Mas no SCP, tinha pouca projecção e não ganhou titulos importantes.Aliás queria tanto sair do clube que assinou por 3 (Três) clubes ao mesmo tempo.Parma e Juventus que depois o venderam ao Barcelona.
Abraço

carlos disse...

Cavungi:
Estamos de acordo, então.
Rui Costa e Paulo Sousa tiveram tanta projecção enquanto jogadores do Benfica como o Ronaldo e o Figo no SCP.
Aliás, e quanto ao Ronaldo, só se justitifica o preço pago por ele por se tratar já de um jogador com cartel quando o Mancnhester o comprou.

vermelhosempre disse...

Amigo Cavungi, ainda está aqui??
Não me diga que o Camionista ainda não passou para lhe dar boleia??

vermelho disse...

amigo carlos:
rui costa foi campeão pelo Benfica.
abraço.

vermelho disse...

amigo carlos:
o preço pago pelo Manchester foi irrisório se comparado com o preço pago pelo Rooney.
abraço.

carlos disse...

Amigo Vermelho:
Pois foi, mas não foi isso que lhe deu projecção.
Abraço também.

carlos disse...

Amigo Vermelho:
Pois foi, e eu já aqui critiquei e venda do Ronaldo por insignificante valor, atenta a sua qualidade.
Mas não deixou de ser o melhor negócio de sempre do SCP, o que demonstra que era um jogador já com notoriedade.
Abraço de novo.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho:
Quando saiu do benfica Rui Costa foi para que clube? Qual a dimensão desse clube? Só depois é que foi para o Milan, ou estou enganado?

vermelhosempre disse...

A Fiorentina que dê graças ao Rui Costa por ter ganho alguma coisa. Neste caso concreto foi o jogador que deu projecçao ao clube e não o contrário.
E não me digam que o Rui Maestro Costa não foi um jogador de classe mundial só por ter saido do Glorioso para a Fiore??
Saudações

cavungi disse...

O Paulo Sousa também foi campeão nacional pelo Benfica.

petit disse...

E eu tanbem ja fui