quinta-feira, setembro 07, 2006

Análise ao Finlândia/Portugal e à restante actualidade

Foi fraquinho.
Jogámos pouco.
Acima de tudo, demonstrámos falta de ambição.
Regredimos uns quantos anos, regressando ao triste fado dos anos 80 e 90, nos quais um empatezinho fora era bem bom.
Pensei que o discurso de Scolari fosse apenas uma questão de estratégia, mas não.
Entrámos temerosos, receosos de um onze de bons rapazes, esforçados, mas com pouco jeito para jogar futebol.
A Finlândia fez o que pode.
Entrou bem, agressiva, embalada pelo êxito na Polónia, pressionando Portugal.
Até aos 20 minutos, com excepção de uma ou outra iniciativa de Nani e Ronaldo, mal cheirámos a bola.
Sofremos um golo, numa bela jogada colectiva finlandesa. A melhor e talvez a única jogada com princípio, meio e fim dos finlandeses, que, no restante, demonstraram uma gritante falta de criatividade e capacidade de construir jogadas ofensivas.
O gaz de Litmanen durou 20 minutos e a equipa, que vive na sua dependência, ressentiu-se.
Após o golo sofrido e até à expulsão de Ricardo Costa, demos um ar da nossa graça.
Desenvolvemos algumas jogadas interessantes, procurámos o golo, muito embora o nosso sentido colectivo tenha sempre deixado muito a desejar.
Vivemos dos lampejos de Deco, Ronaldo e Nani.
Conseguimos chegar ao empate na única jogada colectiva que lográmos produzir.
Também, neste aspecto, as equipas se equivaleram.
O golo surgiu como consequência natural do maior ascendente português na partida.
Todavia, a partir daí, a equipa sentiu ter alcançado o seu objectivo, limitando-se a gerir o jogo.
Contentámo-nos com o empate, como se fosse uma grande conquista, quando podíamos e deveríamos ter profiado na busca do 2º golo.
Os finlandeses não mereciam tamanha vassalagem.
Fomos pequenos quando podíamos e deveríamos ter sido grandes.
Perpassou pelo jogo a sensação de que se Portugal pressionasse e acelerasse um bocadinho mais, venceria com facilidade, até porque a Finlândia pareceu sempre temer-nos.
Acomodámo-nos.
Seguimos à risca o discurso de Scolari.
Nem mesmo a expulsão de Ricardo Costa serve de justificação para o recuo nas nossas pretensões de vitória, pois que a Finlândia não alterou, minimamente, o seu sistema e o seu modelo de jogo quando em superioridade numérica.
Apenas em lances de bola parada, os finlandeses lograram chegar à baliza de Ricardo e, mesmo nessas ocasiões, apenas por uma vez criaram real perigo para as nossas redes.
Destaque positivo para Nani, a desinibição com que joga está apenas ao alcance dos predestinados, para Deco, pelas acelerações que imprimiu no último terço, poucas é certo, mas decisivas como se viu no lance do golo, para Ronaldo, pelo inconformismo, para Nuno Gomes, pelo coeficiente de aproveitamento - uma oportunidade, um golo, e para Ricardo, pela segurança.
Destaque negativo para Scolari, pela falta de ambição que incutiu nos seus jogadores e pelas substituições que operou, todas no sentido da contenção, e para Ricardo Costa, pela estupidez que demonstrou aquando sua expulsão.
Fazer uma falta por trás quando já havia sido admoestado pelo árbitro com um cartão amarelo é, no mínimo, uma insensatez inadmissível em alta competição.
Os restantes não estiveram nem bem, nem mal, limitaram-se a cumprir sem brilho.
Na restante actualidade, nota para outra representação nacional, neste caso a selecção nacional de basquetebol que, ontem, averbou a 3ª vitória consecutiva na fase de qualificação para o Europeu, ao derrotar Israel.
As perspectivas de apuramento são grandes. Espero e desejo que se concretizem.
Em relação aos 3 grandes, dizer que Bueno está recuperado e deve ser titular na Choupana.
Simão, Rui Costa e Miccoli conhecem hoje o veredicto médico quanto à sua recuperação.
No entanto, penso que no máximo irão para o banco no Bessa, devendo o Benfica apresentar-se em 4x4x2 com Nuno Gomes e Kikin no eixo e Manu e Miguelito nas alas.
No Porto, Jesualdo prepara-se para adoptar o 4x3x3, que se significar a utilização de Ricardo Costa ou Bruno Alves na zona central ao lado de Pepe, não pode deixar de constituir uma notícia para natural regozijo.
Por fim, uma nota para aquele que se espera seja o desenvolvimento final no "caso Mateus".
A Comissão Executiva da Liga decidiu, finalmente, executar a decisão do Conselho de Justiça da FPF, relegando o Gil para a Liga de Honra e mantendo o Belém na Liga Bwin.

93 comentários:

Jorge Mínimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Mínimo disse...

Não concordo com o sr. Administrador quando diz que o C. Ronaldo esteve bem. Considero que fez uma péssima exibição, talvez a pior de sempre ao nível da selecção. Teve momentos perfeitamente ridículos, em que até chegou a tropeçar na bola.
Também discordo, quando diz que apesar da expulsão devíamos ter atacado mais. A partir desse momento ficou bem à vista que o empate era o mal menor. Os finlandeses não jogam muito, mas são perigosos se lhes derem espaço e aí acho que o Felipão fez bem em não arriscar e garantir o empate. De resto, concordo com a análise do sr. Administrador.

Kubas&SLB4Ever disse...

Triste é amaneira como o Ricardo Bosta é papado no lance de golo dos finlandeses e a maneira como se deixou ser expulso.
Quanto ao jogo em si foi uma autentica miséria, daqueles jogos que uma pessoa fala sozinho para a televisão a insultar a passividade e lentidão dos nossos jogadores. Concordo com o condómino Jorge minimo na sua opinião sobre a actuação do C Ronaldo, com lances sempre inconsequentes. o miudo do sporting, esse sim esteve bem, tanto que não percebi a sua substituição.
Esperemos que o futuro seja mais risonho, pois a continuarmos assim (e a condição fisica não é desculpa) corremos o risco de não conseguirmos a qualificação para o Euro2008.
Saudações

VermelhoNunca disse...

Talvez o sr Lazaralho agora deva aparecer para comentar as notícias do apito que não apita.
"De acordo com o «DN», existem referências no processo do «Apito Dourado» sobre um alegado caso de corrupção no Gil Vicente-Sporting, de 22 de Fevereiro, onde a Polícia Judiciária interceptou antes da partida um contacto telefónico comprometedor entre António Araújo, que tem ligações ao FC Porto, e o árbitro assistente Devesa Neto.
Sporting acabou por empatar a um golo esse jogo, numa partida onde a equipa «leonina» foi prejudicada em diversos lances."
Quanto à selecção acho que foi um resultado positivo, num campo dificil e contra uma equipa que é perigosa em bolas paradas. Não concordo quando dizem que assim não nos apuramos. A equipa denota alguns desiquilibrios, naturais nesta fase de transição.

cavungi disse...

Não foi mau!Foi Muito mau.
Tirando o peneirento do Nani e do Nuno Golos, foi confrangedor ver uma equipa a jogar para o empate com a Finlândia.A Finlândia.Mas o que é isto?
Então como vai ser quando jogarmos em Bruxelas, em varsóvia ou em Belgardo?
É para perder por poucos.
O sr administrador tem razão: parecia a equipa dos anos 80 com o Sr Juca como selecionador.

cavungi disse...

Amigo Nunca.
espero que na S&M não haja Devessas Netos para eu poder recuperar...

Jorge Mínimo disse...

Caro Cavungi:
Que gatafunho é este do último post.

vermelho disse...

amigos:
de Cristiano Ronaldo apenas elogiei o inconformismo.
O rapaz não jogou muito, mas pelo menos tentou.
Foi a sua abnegação que destaquei, nada mais.
Abraço.

Sousa disse...

está a ver never red, eu bem lhe disse que se devia pronunciar, pois que a situação também abrangia o seu clube.
Quem avisa seu amigo é.
Saudações cordiais e de estima.

Jorge Mínimo disse...

Caro sr. Administrador:
É melhor responder à questão que o sr. Labreca Kubas lhe fez no post do Karamba, senão o nosso condómino ainda amua e retém a respiração como o filho do Gaspacho Y Migas.

carlos disse...

Parece-me cedo, muito cedo, para se começar já a vaticinar um futuro negro à nossa selecção.
Tratou-se do primeiro jogo após o Mundial, numa ocasião em que a maior parte dos nossos jogadores ainda não se encontra, sequer, a 50% da sua forma.
Por outro lado, é também o primeiro jogo após a saída do Figo e do Pauleta, que eram, "só", o melhor jogador da selecção (o Figo)e o melhor marcador de sempre da equipa das quinas (Pauleta).
Acrescem ainda as ausências de Maniche, Jorge Andrade, Miguel, Meira e, se quisermos, Quaresma e Hugo Viana.
Finalmente, a Finlândia é um adversário difícil, muito forte fisicamente, com alguns bons jogadores, que jogou em casa e que já nos espetou 4-1 no tempo do poeta das coisas bonitas.
Somando tudo isto ao facto de termos jogado toda a 2ª parte com menos um jogador e de o Critiano Ronaldo ter feito um daqueles jogos em que mais parece um artista de circo, o empate obtido não pode deixar de ser um bom resultado.

Aproveito para deixar aqui um abraço de muita amizade a um condómino deste blog, para quem o dia de hoje é de grande pesar.

Kubas&SLB4Ever disse...

Eu quero impugnar o espaço Prof Karamba. Já falei com alumas pessoas com o intuito de recolher as assinaturas suficientes.Será contactado em breve sr administrador.
Abraço

VermelhoNunca disse...

Impugne! Aliás eu vou recolher uma lista de assinaturas para impugnar a sua presença nesse mesmo espaço, uma vez que a sua birra faz lembrar um jardim infantil.
Deixe-se disso, caro adepto do clube visitante.

vermelho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
vermelho disse...

amigo carlos:
faço meus os teus votos de sentidas condolências dirigidos a um grande amigo e participante deste blog.
Um grande abraço amigo/irmão.
Força neste momento difícil.

Jorge Mínimo disse...

Caro Labreca Kubas:
O sr. Administrador já respondeu à sua petição, deixe-se de amuos.

Kubas&SLB4Ever disse...

Agora é que eu estou amuado.. já não se pode "brincar" neste blog que ficam todos com cara de poucos amigos.
Já desisti da impugnação e não precisa de recolher assinaturas para impedir a minha presença aqui no blog, eu próprio já percebi que não sou bem vindo por isso despeço-me de todos.
Um bem haja e foi um prazer conhecer-vos

vermelho disse...

amigo Kubas:
espero e desejo que seja uma mera brincadeira o teu último post.
não o posso entender de outra forma.
a tua participação é imprescindível, não me desiludas.
abraço

VermelhoNunca disse...

Claro que só pode ser uma brincadeira, aliás como eu o estava a fazer ao anunciar recolha de assinaturas para o expulsar daqui.

carlos disse...

Condómino Kubas:
Não amue, peço-lhe.
O condómino Nunca apenas se referia à impugnação da sua participação no Espaço Karamba e não neste blog.
Confesso que desconheço a polémica que deu origem a tais impugnações mas seguramente que não terá valor suficiente para o levarem a abandonar-nos.
Creia que a sua saída deste blog será uma perda, sendo certo que ninguém a pediu.

VermelhoNunca disse...

Carlos, a polémica é tão só o facto do condómino Holtremann se referir ao clube vizinho do Colombo como visitante.
Agora acho que o Kubas também sempre esteve a gozar quando anunciou que se ia retirar do espaço Karamba.

Jorge Mínimo disse...

Caro Vermelho:
Não é necessário exagerar nos elogios ao condómino da caveira.

Jorge Mínimo disse...

Estranho a ausência do condómino Zex. Terá a ver com a boa exibição do Ricardo? Ou da má prestação do Ricardo Costa? Dê a cara, que estamos com saudades suas.

samsalameh disse...

O jogo de ontem!?...Jogo...Que jogo!? Só vi uma pessoa num relvado com um estádio cheio a mostrar o que se faz com uma bola: Deco!!!!! Mesmo a jogar a 30% conseguiu mostrar que é neste momento o melhor jogador da nossa selecção!
Continuo a não saber por que razão leva o Shocolari o Ricardo Bosta (a palavra é mesmo essa) em detrimento do Tonel, por exemplo.
O Ricardo Bosta ao lado do Manuel da Bosta só têm uma diferença...este último ainda consegue marcar, sem querer, um golo!
Concordo com o Carlos quando diz que faltaram alguns jogadores essenciais e, nomeadamente, o Maniche e o Meira.

Vejo agora que o NeverRed já se começa a incomodar com as notícias do apito dourado...Começou-lhe a tocar, né!? Se no Sporting foi só um jogo, imagine quantos jogos os dirigentes do FCP não terão forjado!!!

Kubas, é ridicula tua birra. Quem controla o Prof Karamba é o Sr. Administrador e nós temos que nos deixar guiar por ele e mai nada!

Jorge Mínimo disse...

Quero deixar uma pergunta no ar. Para quando um apito dourado para a época 2004/2005? Ainda só vamos em 2003/2004.

VermelhoNunca disse...

Amigo Salame, verifico que o seu almoço que deve ter provocado algum tipo de indigestão, e resolve descarregar em cima de mim. Eu ontem disse que estou é farto dos apitos que não apitam,mas também disse que sei muito bem da pouca vergonha que é o nosso futebol. Aliás fui gozado quando disse que mantenho em minha posse um artigo do jornal Sporting de 27 de Fevereiro de 2004 onde estão lá vários nomes do sistema, como lhe chamava o ex-presidente Dias da Cunha.
Em breve irei transcrever parte desse artigo para aqui, se o administrador mo permitir, claro.

Zex disse...

Já vi que a minha presença é solicitada !
O jogo de ontem foi muito mau.
Jogámos muito pouco !
O Labreca esteve razoável, mas mal no jogo aéreo. Fez, no entanto, duas boas defesas que se revelaram importantes.
Deco foi o melhor, parece-me. Nuno Golos (finalmente um ponta de lança) e peneiras Nani também estiveram bem.
Aliás, devo dizer que acho o Nani um excelente jogador, com muito potencial, só é pena que seja um muito vaidoso. É pena ! Mas está muito a tempo de mudar !
Ricardo Costa esteve horrível ! Continuo sem entender a sua convocação sequer, quanto mais a sua titularidade. Com matraco Rocha a coisa melhorou.
Lateralmente, gostaria de colocar uma questões ao Sr. Vermelho:
- É esta época que o Bfica vai ter acções cotadas na bolsa ?
- Como se lesionou o Simulão ? Não esteve parado desde o Mundial ? Não andava só stressado ? Lesionou-se a falar com o Amadeo Carboni, que era um jogador muito violento (Figo que o diga...) ?
E aos condóminos deste espaço gostaria de perguntar o que pensam da homenagem ao Luís Figo no Alvalade XXI ? Terá sido bacoca ?Oportunista ? Quantos títulos ganhou ele pelo Sporte ? Uma Taça de Portugal ?Ouvi falar nuns empréstimos e ou bolsas de formação de uma Fundação...
Também se compram homenagens dessas no supermercado ?
Sr. Vermelho a sua opinião também é importante !

Zex disse...

Quanto ao Apito que não apita, devo dizer que não gosto de ver o FCPorto envolvido, também pela comunicação social lampiã, nessa tramoia.
Curioso que essa informação que vem saindo a conta gotas no DN, apareça após a inenarrável intervenção do Orelhas na RTP1.
Ou se calhar foi o director do DN que comeu o, já célebre, dossier !
Curioso que se joga um Boavista- Bfica este fim de semana !
Também curioso que a notícia de ontem falava de conversas entre o pai e o filho, para beneficiar o Boavista em detrimento do Porto. Estranho que o condómino salsicha nada tenha referido sobre esse jogo.
De qualquer modo, não me agrada ver o meu clube ligado a essa porcaria e, acreditem, que tenho pena que a investigação tenha sido muito mal feita, de forma a que grande parte dos casos sejam arquivados.

JimmyJumpReloaded disse...

Boas tardes a todos! Fraquissimo o jogo da nossa selecção em Helsínquia! Um C.Ronaldo a tentar conquistar o publico (leia-se gajas)finlandesas, em vez de jogar para a equipa. Jogadas individuais inconsequentes e correrias desenfriadas para quê??!; Perdeu a bola quase sempre. Aquele Ricardo Costa, muito fraco, aliás como é seu timbre! Falta inteligência e alguma qualidade de jogo a este rapaz...No meio de toda esta parafernália de más exibições salvaram-se (mas ainda assim com exibições fraquinhas) o puto do sporting, Nani e o grande Nuno Pipoca! (Oh amigo Carlos, evite falar no Perneta por favor, a não ser em jogos que a selecção defronte azerbeijões, afeganistões...; ai tudo bem, mas de resto deixe o estar onde está que o rapaz não faz falta absolutamente nenhuma)

Quero que alguém me esclareça sobre o arquivamento do processo do Papa! Tendo em conta toda a conjuntura, não havia provas suficientes para condenar o mafioso do Pinto da Costa??; ou a justiça portuguesa sucumbiu aos lobis!?

Jorge Mínimo disse...

Caro Zex:
Ridículo seria, no ano em que o Sporting foi à final da Taça Uefa, se tivéssemos feito uma colecta entre os sócios para oferecer uma réplica da taça ao clube.
É natural que um jogador que já foi considerado o melhor do mundo seja homenageado pelo clube que o viu nascer para o futebol. Este foi o ano do centenário para o Sporting e vários atletas no activo e do passado, que deram várias glórias ao clube, foram homenageados antes dos vários jogos. Daí que tivéssemos, mais uma vez, a oportunidade de mostrar o nosso carinho pelo Figo. Porque o Figo continua a ser um embaixador do nosso clube por esse mundo fora, ele nunca escondeu que gosta do Sporting e das suas gentes. Se o meu caro quiser visitar o site da Uefa, ainda hoje vê fotos do Figo no Sporting. Além do mais, como o meu caro referenciou, quando da construcção do novo estádio, como o Sporting não teve as ajudas que os outros grandes tiveram das câmaras, teve que se socorrer dos seus adeptos com mais capital, no caso do Figo, com um empréstimo para continuar a ter equipas competitivas, tendo o Figo mostrado mais uma vez o seu Sportinguismo.

VermelhoNunca disse...

Isso mesmo amigo Mínimo. Proponho mesmo uma nova colecta, desta vez para devolverem o Mourinho ao clube da Ribeira.

vermelho disse...

amigo vermelho nunca:
claro que permito e até lhe peço que o faça.

amigo zex:
colocas algumas interrogações pertinentes.
Quanto às acções, as mesmas serão cotadas em bolsa, ao que sei, no decurso de 2007.
Ao que sei, serão as acções da SGPS por forma a serem cotadas no 1ª mercado e não no secundário como acontece com Sporting e Porto.
Quanto ao Simão, a sua lesão aconteceu como tantas outras na pré-época.
Aproveito para dizer que me congratulo com a forma como a sua putativa transferência foi gerida.
Bem diversa da 1ª abortada transferência para o Liverpool.
LFV mostrou-se, e bem, intransigente na defesa dos interesses do Benfica, não abrindo mão dos valores previamente fixados para a transacção.
Quando houve convergência de valores, deu luz verde para que Simão e Valência negociassem o contrato.
O Valência não quis "violar" o seu tecto salarial e, assim, não logrou chegar a acordo com o jogador.
Desta forma, a saída de Simão ocorreu fruto da inexistência de acordo entre jogador e clube comprador, o que "ilibou" o Benfica de qualquer "cortar de pernas" ao jogador.
Na 1ª vez tal não se verificou e legitimamente o Simão do alto do seu imenso ego sentiu-se prejudicado.
Desta vez as relações Benfica/Simão penso terem saído, inclusivamente, fortalecidas.
Desde logo, pela abertura demonstrada pelo Benfica, mas também por que Simão percebeu que poucos clubes no mundo lhe podem pagar mais do que aquilo que aufere no Benfica.
Agora segue-se a habitual novela da renovação contratual, com melhoria das regalias financeiras, directa ou indirectamente.
Até à próxima proposta, se é que outra acontecerá, de um colosso europeu.

Quanto à homenagem a Luís Figo, partilho da tua estranheza.
Desconheço qualquer subsídio ou afim, mas que não percebi nem a dimensão, nem o timing de realização da mesma, isso não.
Figo apenas conquistou uma Taça de Portugal ao serviço do Sporting e nunca foi um símbolo do clube enquanto o representou.
Figo foi mais vezes apupado em Alvalade do que aplaudido.
Foi sempre um mal amado, tido por lento e pouco aplicado por uma larga fatia da massa associativa.
Lembremo-nos da época em que foi relegado para o banco, sendo Capucho promovido à condição de titular, e de tudo o que dele disseram os adeptos leoninos na ocasião.
Não nos esqueçamos, igualmente, do que dele disseram os adeptos do sporting quando saiu para o Barça por um valor ridículo, após ter firmado dois contratos com equipas italianas!
Desde ingrato a mercenário tudo lhe chamaram.
Lembremo-nos da rescisão de Figo e Peixe, enquanto juvenis com o Sporting, para assinarem pelo Benfica!
só regressou ao sporting por deferência dos responsáveis do benfica.
Por tudo isto não percebi a razão de ser da homenagem.
O seu timing, também, foi para mim estranho.
Mas que agora vai ser giro ver aqueles que tanto o aplaudiram a apupá-lo na próxima terça-feira, lá isso vai.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, em breve colocarei em post partes do tal artigo do jornal Sporting, onde os bois têm nomes, e não são escamoteados como é timbre em muitos dirigentes desportivos.

Zex disse...

"Este foi o ano do centenário para o Sporting e vários atletas no activo e do passado, que deram várias glórias ao clube, foram homenageados antes dos vários jogos".
Qual foi a glória que o Figo deu ao Sporte ?
Levou longe o nome do clube ?
Sr. mínimo !!!! Está a enloquecer ?
No site da Uefa estão lá fotos do Figo no Sporte ?????!!!!!! Se calhar foi de quando ela passou uma primeira eliminatória, o que era raro no seu clube !
Não tenho dúvidas quanto ao valor do Figo ! Agora não foi o Sporte que lho deu ! Lembre-se que ele era cognominado de "cai-cai" ! Lembre-se que ele era bancário ! Só na última época não foi.
O velocista e a Naide sim, ganharam títulos no Sporte.
O que o Sporte fez foi um aproveitamento vergonhoso e oportunista (a seguir ao Mundial)do facto dele ser um embaixador do desporto português e não do futebol da coutada de Alvalade !
"A selecção é de todos, mas o Figo é nosso" !
Esse sentimento miserável é que reprovo !
Só os lagartos acreditam nisso !
O caso do que nasceu para a música é semelhante mas, ainda assim, sempre ganhou alguns títulos e era, de facto, acarinhado pelos sócios. O Figo não, era achincalhado pelos sócios, também quando esteve para ir para o Bfica, e passou a ser bom quando foi para o Barcelona !

cavungi disse...

Amigo Zex:
às questões pertinentes que tens colocado gostaria de te confirmarque a singela e expontanea homenagem a Luis Figo foi paga.E foi paga por kem?Por Luis Figo, através da sua fundação a qual me dizem, financia a lagartagem.Portanto ele pagou a sua própria homenagem.Mas foi bonita.
Quanto á questão da lesão do Simão ela é em tudo identica á de mil e um jogadores na pré-epoca.Esforço a mais.

cavungi disse...

Amigo Zex,
Esclareca-me o seguinte:
Como velha glória do SCP, o Luis Figo chegou a jogar com Franck Rijkard no SCP?
Para quando a homenagem do SCP a Franck Rijkard?Sim tem quase o mesmo numero de jogos pelo SCP.

Jorge Mínimo disse...

Considero pertinente a chamada de atenção do meu caro Cavungi. Sem dúvida que o Rijkaard merecia uma singela homenagem do nosso clube, já que nos deu uma Taça dos Campeões. Gratas memórias me dá.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vungi, porque o Fafe não fraz uma homenagem ao Rui Costa? Afinal jogou lá tanto como no clube do Colombo...

Jorge Mínimo disse...

Já agora, também devia ser homenageado, o pai do nosso back central suplente, por nos ter dado outra final dos campeões.

Zex disse...

Infelizmente, mestre cavungi, Frank Rikjaard não chegou sequer a jogar no Sporte. No entanto a homenagem perfila-se ! Não nos podemos esquecer que o homem tem títulos europeus como jogador e, agora, como treinador ! A colagem, no ano do centenário, vinha a calhar !
O momento mais relevante da sua passagem pelo Sporte foi o facto de ter experimentado uma camisola na bancada do Estádio !
Felizmente esteve mais tempo no clube do que o Nial Quinn e penso que conhecerá de Lisboa mais do que o Cais do Sodré !

cavungi disse...

Amigo Zex,
Rijkard conhcerá mais Lisboa do que Nial Quinn mas decerto não a conhce tão bem como Moisés, k esteve cá muito mais tempo e quase que pisou o re.lvado

cavungi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
VermelhoNunca disse...

O amigo Zeex conheceu o Zoo do Porto que funcionava no Palácio de Cristal? Posso dizer-lhe que várias vezes encontrei lá o seu amigo Kiki, glória do seu clube ribeirinho.

cavungi disse...

Amigo Zex,
Rijkard conhcerá mais Lisboa do que Nial Quinn mas decerto não a conhce tão bem como Moisés, k esteve cá muito mais tempo e quase que pisou o relvado.

Jorge Mínimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sousa disse...

never red e mínimo não os vejo a falar da razão de ser da homenagem, mas sim a menorizarem-se.
ambos já são de nome pequeninos, o mínimo como facilmente se percebe o outro porque se afirma pela negativa.
não sabia que o Rijkaard e o Veloso tinham jogado no sporting, nem sequer que o sporting tinha ganho duas ligas dos campeões?!
comparar o rui costa com o figo é o mesmo que confundir a estrada da beira com a beira da estrada.
Um saiu de um clube merecendo encómios vários em forma de comunicado, o outro sempre que sai de um clube é insultado.
Foi assim no sporting, no barça e no real. Já para não falar dos duplos contratos assinados e das rescisões.
Diz bem do carácter e da personalidade de cada um ou da ausência delas.
Não percebo é como se homenageia um homem com este perfil, mas cada um sabe das referências que quer ter.
saudações cordiais e de estima.

Jorge Mínimo disse...

Mas pelo menos não urinaram nas calças como o Rushfeldt.

VermelhoNunca disse...

Viva o Fafe!!!

Zex disse...

Sr. Vunca:
Pode continuar na sua já habitual senda racista, mas posso garantir que Kiki, esse mago de Cabo Verde, tem mais títulos nacionais (Liga, Taça ou Supertaça) do que todos os jogadores do plantel actual do seu clube !

VermelhoNunca disse...

Sim, senhor Zex, Kiki é uma glória mundial. E em relação a racismo, não venha levantar esse tema, uma vez que acho que está por demais encerrado.

VermelhoNunca disse...

Com quanto contribuiu para a réplica da Taça, amigo Zex. Desabafe connosco.

JimmyJumpReloaded disse...

Os lagartos gabam-se gabam-se que se fartam de formar grandes jogadores, grandes talentos do futebol nacional e mundial, blá, blá blá!! Que percentagem dos grandes jogadores que o sporting formou ganharam titulos relevantes ao serviço da lagartagem? (Obviamente, que o torneio do guadiana não conta)! O Luis Madeira é disso exemplo! Ja agora podiam homenagear o grande Ricardinho! Que tal um aviário gigante em bronze?!! Nada mais lindo....

VermelhoNunca disse...

Curiosa a convocatória da selecção Sub 16: apenas 11 jogadores de Sporting. O FCPorto ao nível do Repesenses, com 1 convocado. O Benfica melhor com 5 jogadores...

Sousa disse...

agora é que o jimmyjump disse quase tudo.
permita-me, apenas, acrescentar que a par do não aproveitamento desportivo está o não aproveitamento financeiro ou não foi necessário vender imobiliário para fazer face ao passivo?!
são um misto de construtor civil e de imobiliária.
saudações cordiais e de estima.

JimmyJumpReloaded disse...

Ah é verdade! Obrigado pelo Miguel e pelo Simão e mais uns quantos. Voces são uns tipos porreiros e bondosos. Mas desastrosos a gerir seja lá o que for! Sem a vossa colaboração não teria sido possivel nem ao Simão nem ao Miguel ganharem o titulo de campeões nacionais (ah, e obrigado ao labrecas também!)...

cavungi disse...

Amigo Lazaro, saudações benfiquistas.
A sua intervenção foi arrasadora e merece um destaque:"Comparar o Rui Costa com o Figo é o mesmo que confundir a estrada da beira com a beira da estrada.
Um saiu de um clube merecendo encómios vários em forma de comunicado, o outro sempre que sai de um clube é insultado.
Foi assim no sporting, no barça e no real. Já para não falar dos duplos contratos assinados e das rescisões.
Diz bem do carácter e da personalidade de cada um ou da ausência delas.
Não percebo é como se homenageia um homem com este perfil, mas cada um sabe das referências que quer ter."
Mas amigo Lazaro, diga-me que referncias pode o Reboque CP ter ,ao nivel do Futebol.De grandes jogadores que tenham permanecido mais do que 2 épocas no clube? Olhamos para o actual plantel do SCP e o único que já foi campeão nacional foi o Labreca e não foi no SCP.Foi no Boavista e sabe-se agora que esses titulo foi encomendado.Rebolo-me a rir quando este se compara com Baia, mas enfim o rapaz tambem não dá para mais.....

carlos disse...

Figo foi, justamente, homenageado pelo Sporting, no ano do seu centenário.
Foi no SCP que se formou e jogou um bom par de anos na sua equipa principal.
É sportinguista e ajudou o SCP economicamente, como aqui já foi referido.
A sua saída para o Barcelona tem um único culpado, que já assumiu recentemente a sua culpa: Sousa Cintra.
É certo que nunca veio publicamente pedir perdão por um qualquer "pior golo da sua vida" que tenha marcado , mas não deixa de ser merecida a sua homenagem.

Jorge Mínimo disse...

Caro Carlos:
Naturalmente que o Figo não tem que pedir perdão de nada. Sempre pautou por ser um homem de personalidade forte, ao contrário do choramingas florentino ou do choramingas catalão. Daí ficar por legítimo direito na história do futebol mundial.

Sousa disse...

"personalidade forte" significará falta de princípios, de valores e de carácter?
é que se significa percebo por que se aplica ao Figo, caso contrário não dá para entender.
Figo foi um grande jogador de futebol, tanto que foi galardoado como melhor jogador mundial.
Isso é indiscutível, mas igualmente indiscutível é a sua personalidade mercantilista, que o fez desprezar tudo e todos só para ganhar mais uns trocos.
E não me refiro apenas à sua saída do Barça, não.
Também à sua saída do Sporting.
saudações cordiais e de estima.

cavungi disse...

Homenagearam o Luis "Pesetero" Figo que só ganhou uma taça de portugal com a camisola do SCP e ao Sá Pinto que foi campeão nacional, NADA.Já para não falar do Beto,(O do Huelva).São uns ingratos.

Sousa disse...

homem que é homem não chora, não é mínimo?!
Grande Macho.
o tempo do marialvismo já acabou há muito.
um homem que chora é maricas de certeza!!!
só um homem que não chora, tem pêlos no peito, na cara, nas mãos, nos pés, nas costas, enfim, um pouco por todo o corpo, é que tem personalidade forte.
já um homem que chora, honra os seus compromissos, pauta a sua vida por valores e princípios de dignidade e humanismo e é apenas medianamente peludo, tem uma personalidade fraca, para não dizer vagamente homossexual.
ficam-lhe tão mal essas ideias!!!
saudações cordiais e de estima.

carlos disse...

Condómino Lázaro:
Não acha que um profissional deve sempre procurar a valorização da sua carreira e a oferta de melhores condições económicas?
Se o Real Madrid ofereceu a Figo boas condições desportivas e económicas que o Barcelona não conseguiu cobrir porque raio não as deveria aceitar?
Se o SCP no tempo de Sousa Cintra não lhe ofereceu um contrato digno do seu real valor, porque não haveria de ir para o Barcelona, um dos melhores clubes do Mundo?
Quem se portou mal foi o vosso "capitãozinho" Simão, que, depois de ter vindo para o Benfica, andou por todo o lado, a despropósito, a dizer mal do SCP, como se não devesse a este clube muito daquilo que é hoje.

Zex disse...

Lá vem a lagartada, de novo, a falar de cátedra !
Como quem diz, "nós é que sabemos o que é o Sporte, formámos o Figo, logo é como se ele ganhasse o que ganhou pelo Sporte".
Parece que não entendem que o Figo e o Sporte pouco têm a ver um com o outro !
Caiam na realidade, o Figo ganhou uma Taça de Portugal no Sporting !
MAIS NADA !
Não foi aí que conheceu a glória !
Não foi aí que ganhou títulos !
Não foi aí que passou a fazer parte da história do futebol mundial !
Não foi aí que se fez homem e casou com uma linda mulher !
Não foi aí que teve três filhas !
Diga-se que até foi aí onde lhe permitiram ostentar um dos cabelos mais ridículos de que há memória. Autêntico valete de espadas ou um sino !
Chega a ser humilhante para o Sporte essa pressa em colar-se ao Luís Figo !

JimmyJumpReloaded disse...

Personalidade Forte!!???O Figo??!!ahahahah! Você tem muita piada de facto! Ao nível do grande badaró! Deixe me lá ver a personalidade forte do Figo! Será que foi quando teve a um passo de assinar pelo Benfica e com toda a confusão que se verificou na altura com "rasganços" de contratos! Será o Figo Pesetero,de Barcelona, o vira casacas, que ´so pensava nos milhões com que lhe acenavam de Madrid! Será o Figo, aquele que disse que o mister da nossa senhora do caravágio equivalia a 20 treinadores, ou lá o que foi?!! Amigo minimo, lave me essa boca quando fala no grande maestro, esse sim, detentor de uma personalidade forte e dotado de convicções que não se resumem aos milhões que o futebol pode pferecer! Esse sim merece a profunda admiração de todos e merecia todas as homenagens que lhe quisessem prestar!; porque o Grande Rui Costa e o verdadeiro exemplo a seguir sempre! Amor à camisola sempre!....

Sousa disse...

para mim, existem valores mais importantes que o dinheiro, a saber, neste caso, a gratidão e o respeito.
Figo se fosse um rapazinho bem formado tinha falado com o Barça e dizia eu aceito jogar no vosso clube, mas indemnizem convenientemente o Sporting.
quando foi para o real não fugia de barcelona, lembrava-se de quem o projectou verdadeiramente, e pedia uma melhoria contratual face à proposta que tinha do Real.
num caso e noutro borrifou-se para os clubes que representava.
quando foi para o real nem se pode falar de melhores condições desportivas e económicas, para quem já muito tinha ganho, desportiva e financeiramente, e estava num dos maiores clubes mundiais.
saiu apenas por ganância.
podemos progredir na vida sem atropelar ninguém e sem desprezar quem nos ajudou a crescer.
lembram-se quando sousa cintra tentou contratar meia equipa do benfica acenando com chorudos salários?
lembram-se quem liminarmente rejeitou a proposta?
também estava em causa uma melhoria da condição financeira, mas outros valores pesaram mais na decisão.
são personalidades.
quanto ao simão, não me lembro do que disse do sporting, sinceramente.
saudações cordiais e de estima.

cavungi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
cavungi disse...

Já agora porque não se colam a outros grandes jogadores que formaram como por exemplo o Simão.Ou o Miguel. Ou O Quaresma. Ou o Futre.Ou até o C.Ronaldo. Estes também já ganharam titulos importantes. Porque não os homenageam voçês?Só porque estes ainda não pagaram?Ou pagaram pouco? Ou será por não terem assinado por dois clubes ao mesmo tempo, assim ao jeito de quem dá mais?

cavungi disse...

Já agora porque não se colam a outros grandes jogadores que formaram como por exemplo o Simão.Ou o Miguel. Ou O Quaresma. Ou o Futre.Ou até o C.Ronaldo. Estes também já ganharam titulos importantes. Porque não os homenageam voçês?Só porque estes ainda não pagaram?Ou pagaram pouco? Ou será por não terem assinado por dois clubes ao mesmo tempo, assim ao jeito de quem dá mais?

VermelhoNunca disse...

Personalidade forte é ter um progenitor que frequenta restaurantes nos arredores de Lisboa, a fazer figuras de palhaço, acompanhado da sua esposa, ensaiando passos de dança que ficam ao nível de um qualquer corso de 4ª classe.
Personalidade forte é ter um progenitor que se passeia em casinos algarvios, achando-se o rei só porque tem um filho( que estava a seu lado) que marcou o pior golo da vida dele.
Viva o Fafe, clube que tão bem acarinhou o permanentemente lesionado Rui Costa, que é um simbolo do clube do Colombo porque por lá jogou duas épocas.

VermelhoNunca disse...

Sorte a do Figo poder assinar por dois clubes, ou dez talvez. Coisa que não se passa com Rui Maestro Almeida Costa, que foi só para um grande clube como a Fiorentina( sim, é de facto um clube de peso no futebo mundial, comparável a qualquer clube onde Figo jogou).

carlos disse...

Condóminos Benfiquistas:
Serão os senhores os menos avisados para se incomodarem com a homenagem feita ao Figo pelo SCP
A forma como dispensaram o João Vieira Pinto, que carregou com a vossa equipa às costas durante anos seguidos, e o Toni quando este foi campeão, devia fazer com que tivessem vergonha e estarem calados quanto à forma como o actual SCP trata aqueles que o merecem.
Ou será que essa vossa reacção tem a ver com alguma inveja?
E o vosso Rui Vitorino Costa?
Quantos títulos vos deu?
Ou o público "perdoa-me" que serviu para embolsar mais uns milhares faz dele um herói?

cavungi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
cavungi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
cavungi disse...

Amigo Nunca,
Como a Fiorentina e o SCP não jogam no mesmo campeonato, para os podermos comparar ao nivel da sua grandeza só o podemos fazer comparando o palmarés europeu das duas.Penso que não é preciso dizer mais nada....

O Ditador disse...

A palavra própria e sensata, pomo de ouro é marchetado a prata.

cavungi disse...

A Fiorentina Também perdeu uma final da Taça UEFA, só que não foi em casa.Também ganhou uma Taça das Taças, só não foi ao MTK foi ao Glasgow Rangers.Até aqui estavam empatados, mas a Fiorentina perdeu mais uma final da Taça das Taças com o At. Madrid e uma Final da Taça dos campeões com o Real Madrid.Neste competição, a dos campeões da europa,á qual o SCP volta depois de 6 anos de ausencia, o melhor que conseguiram foi chegar aos quartos de final por uma única vez, onde baquearam frente a um colosso do futebol europeu chamado Real Sociedade.Eu Ví este jogo ao vivo em alvalade 0-0.

carlos disse...

Dispensava-se, de facto, neste blog, os ditadores e outros que tais que aqui aparecem para logo se eclipsarem para sempre, qual tubo de ensaio para afinarem a verdadeira personagem que querem, afinal, encarnar.

carlos disse...

Dispensava-se, de facto, neste blog, os ditadores e outros que tais que aqui aparecem para logo se eclipsarem para sempre, qual tubo de ensaio para afinarem a verdadeira personagem que querem, afinal, encarnar.

O Ditador disse...

Senhor Carlos :

Ninguém sabe tanto que não possa aprender e nem tão pouco que não possa ensinar.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vungi, não percebeu nada do que eu disse. Não comparei o Sporting à Fiorentina, mas sim os clubes onde Figo jogou com a Fiorentina.

carlos disse...

Amigo Cavungi:
Não se pretendeu aqui comparar a Fiorentina com o SCP.
Pretendeu-se, isso sim, comparar esse clube por onde passou o Rui "Arrependido" Costa e onde jogou durante vários anos com os clubes por onde o Figo passou para ver qual dos dois jogadores será o "mais grande".
De qualquer forma, e se quiser ir por esse caminho, e com base nos elementos que fornece, parece-me serem duas equipas - a Fiorentina e o SCP - de nível muito idêntico.

carlos disse...

Snr. Ditador:
Inspirou-me tanto com esse seu pensamento que me apetece tamém filosofar:

"Há mar e mar;
há ir e voltar...."

Pssse bem.

O Ditador disse...

O ímpio a própria sombra o amedronta, o justo é um leão que tudo afronta.

cavungi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
cavungi disse...

Amigo carlos.
Parece que de acto não percebi bem o amigo nunca.Estarei mais atento.No entanto tenho que concordar consigo quando se insurge com estes "individuos" que aparecem e logo desaparecem como o ditador, o nabo, e o boi.Se temos algo a dizer que o digamos com coragem e não escondidos atrás de um NICK FATELA tipo opiorgolodaminhavida.
Todos sabemos quem são Zex,Vermelho,Carlos,Minimo,Vermelhonunca,Kubas,Samsalameh,Sch-calate,Lazaro e mais alguns poucos.Depois temos que levar com estes alter-egos bacocos.Tou contigo.Fora com os ditadores de frases feitas."PAZ TRABALHO E PÃO POSTS RIDICULOS NÃO"

VermelhoNunca disse...

De acordo amigo Vungi.

Sousa disse...

então agora o que se discute é a carreira e não a personalidade ou por outra há um que discute a personalidade mas do Pai!
Mais ridículo não podia ser.
Á falta de argumentos recorre-se a tudo.
considerar positivo que se assine por dois clubes simultaneamente parece-me patético.
Como sabem o Rui Costa não jogou só duas épocas no Benfica, pois foi aí se formou.
2 épocas fê-las enquanto sénior e nesse curto espaço de tempo conquistou algo que Figo, Ronaldo, Quaresma e companhia nunca conseguiram - sagrar-se campeão nacional.
Falam da carreira do Figo e do Rui Costa para desvalorizar a do segundo em relação ao primeiro.
Pergunto eu ingenuamente o Milan não é um clube de top mundial?
não venceu o Rui Costa uma Champions League? não venceu campeonato, taça, supertaça de Itália? não será esta, também, uma carreira valiosa?
Futre não foi um dos melhores jogadores mundiais só por que jogou no Atlético de Madrid e não do Real?
para concluir, reafirmo o que disse:
Figo é um grande jogador de futebol, mas como homem não vale nada.
Se são estas as referências que os sportinguistas querem ter, tudo bem problema deles.

carlos, por fim, deixe-me que lhe diga que não percebo o argumento de os benfiquistas não se puderem pronunciar sobre a homenagem ao Figo por que foram ingratos para com o JVP e o Toni.
O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
lá estamos outra vez a confundir a estrada da beira com a beira da estrada.
saudações cordiais e de estima

VermelhoNunca disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
VermelhoNunca disse...

Esse argumento da beira da estrada com a estrada da beira- José Luís Arnaut- prós e contras de 2ª feira. Amigo Lazaralho, acho uma parvoice criar-se polémica sobre isto, ambos foram grandes jogadores, Figo ainda o é, Rui Costa nem tanto, mas essa é claro a minha opinião. Quanto à homenagem, eventualmente há questões comerciais por detrás disso, mas também as houve quando o Benfica resolveu comemorar o centenário numa data que não corresponde à realidade. A mim não me aquece nem arrefece que Figo tenha sido homenageado, quero é ganhar-lhe na 3ª feira.

11:14 AM

O Ditador disse...

Senhor Cavungi :

Palestra de cão é em porta de açougue.

Sousa disse...

never red a frase não é de José Luís Arnaut, é um dito popular.
Se a disse na 2ª feira desconheço.
o que se discute é a razão de ser da homenagem ao Figo e sobre isso acabou por concluir que, talvez, tenham sido razões comerciais a ditá-la.
Depois de tanta discussão, finalmente alguma luz.
saudações cordiais e de estima

JimmyJumpReloaded disse...

Compichas lagartos; deixem-se de tretas! Querem comparar o figo com alguém? O Tony Ramos pá! Tem tudo a ver e ambos têm personalidades fortes! É que os brasileiros são conhecidos pela suas convicções, lealdade e até personalidade forte e tal...Tem tudo a ver com o Luis Madeira do Pastilhas!...

Jorge Mínimo disse...

Caro Lázaro:
Apesar de avisado da sua intervenção de ontem, não-me foi possível responder atempadamente ao seu mordaz comentário. Faço-o hoje, apesar de me sentir vexado ( até eu soltei umas valentes casquinadas!!! ).
Veio-me ao pensamento cometer um " hara-kiri " virtual para lavar a minha honra ferida neste blog. Tal não o farei, pois julgo que a minha personagem faz falta neste espaço divertido e rebelde. Nada mais me resta do que esbofeteá-lo virtualmente com uma luva branca e desafiá-lo para um duelo de penalties tinto, aquando de um próximo jantar convívio do blog. De forma a repôr a autenticidade à minha personalidade machista, bastante maltratada pela sua sensibilidade e humanismo.
Abraços, Jorge Mínimo

P.S. Se por acaso o excesso de álcool revelar o seu lado mais sensível, peço-lhe o favor de não chorar no meu ombro. Dado que, o meu traje marialva permite algumas nódoas de tinto, mas não uma mistura de lágrimas e ranhoca.