terça-feira, setembro 19, 2006

Vale tudo?


O golo apontado com a mão por Ronny abre uma discussão em torno daquilo que devem ser os comportamentos admissíveis do ponto de vista da lealdade nas competições desportivas profissionais.
Até onde devem ir as exigências do Fair-play?
Quais os princípios e valores que devem nortear a prática desportiva de alta competição?
Será admissível, no plano da ética desportiva, a acção de Ronny? Será tolerável?
Será, apenas, sintoma de uma determinada cultura e formação desportivas?
Vale tudo para alcançar o êxito?
Tudo é legítimo ou deveria Ronny ter seguido a linha de actuação de Robbie Fowler que, certo dia, após cair na área e ao ver o árbitro assinalar grande penalidade se apressou a elucidá-lo da inexistência de falta?
Penso ser imperativo ético do adepto de futebol repudiar atitudes como as de Ronny!
Sempre, mas sempre e nunca apenas quando prejudica o clube da sua afeição!
Urge punir disciplinarmente Ronny em nome de irrenunciáveis exigências éticas na prática desportiva de alta competição.

71 comentários:

carlos disse...

Concordo com o Snr. Administrador.
Atitudes deste género deviam não só dar origem à punição disciplinar do jogador como também à punição do clube beneficiado, nomeadamente com a derrota no jogo respectivo.

Esta questão, porém, levanta um problema:
Se situações há que são claras e fáceis de apreciar, que não levantam polémicas tal é a evidência do lance, outras haverá não tão claras, de difícil análise, em que, mesmo perante as imagens televisivas, não será possível discernir se houve ou não falta, se houve ou não simulação, se o golo foi ou não marcado com a mão.

Por isso é que creio ser de difícil aplicação, na prática, aquilo que em teoria parece ser da mais elementar justiça.

vermelhosempre disse...

Digam o que disserem para mim a solução passaria por os árbitros poderem recorrerem às imagens telivisivas em casos de duvida como este.
Caso contrário nunca, mas nunca teremos verdade desportiva no futebol.

Em relação à derrota do sporting, e uma vez que não tive oportunidade de comentar ontem (mt trabalho) é verdade que o sporting perdeu por causa de um golo obtido de forma irregular, mas também não deixa de ser verdade que a semana passada frente ao Nacional da Madeira também ganhou o jogo através de uma golo precedido de falta (Nani sobre Àvalos), por isso deixem-se de se armar em vitimas e de dizerem que são sempre roubadinhos porque isso não é verdade.
Saudações

Jorge Mínimo disse...

A FIFA tem que começar a utilizar o vídeo para casos como este. No Rugby, no Futebol Americano, isto já é feito e com bons resultados.

samsalameh disse...

Não sei se ontem alguém teve o privilégio de assistir às declarações do Sr. Carvalhal no final do jogo que opôs o Braga ao Leiria.
Pois, para quem não teve essa oportunidade, aqui vos digo que depois do belo telefonema do caso "Portimonense-Leixões", eis senão quando aquele senhor na "Flash-interview" referiu que "um telespectador telefonou para um programa da SportTV na tarde de hoje (segunda-feira) a dizer que o Braga iria ter grandes dificuldades para ganhar a partida...Agora vocês pensem o que quiserem desse telefonema, mas que coisas estranhas se passaram dentro do relvado lá isso se passaram".
Ora aí está a grande teoria para a derrota!!!
Não sei se há leitores deste blog que participam em tais "bancadas centrais", mas depois destas palavras do Sr. Caralhal vai ser cada vez mais fácil explicar aos adeptos dos clubes por que razão a equipa x ou y perdeu.
Não custa nada pegar no telefone, discar o nº da TSF ou da SportTV ou até enviar um mail para a RTPN e dizer que um determinado jogo vai ser dificil. Assim, sempre haverá desculpas..."Sabe que ontem no programa tal e tal disseram que iríamos ter problemas, blá, blá...Acho que o ouvinte ou o telespectador deve saber mais do que aqui se passou do que nós...".

Como anda o nosso futebol!!!
Isto é lamentável!!!

E por que razão não falou antes do jogo o Presidente do Portimonense!? Quando viu que as coisas não correram bem, abriu logo a boca, mas se porventura tivesse ganho nem miava!!

VermelhoNunca disse...

O descrédito está instalado.

vermelho disse...

amigo Samsalameh:
concordo inteiramente contigo, mas só é possível ao Carvalhal afirmar o que afirmou porque o descrédito está instalado.
O nível está tão baixo que até é possível recorrer ao ridículo para explicar uma derrota.
Todavia, lá que o sistema operou ontem em Braga isso não restam dúvidas. Aliás, como já o havia feito contra o Beira-Mar.
O golo anulado ao Wender é ridículo, tão claro que é o seu posicionamento atrás da linha da bola. Mas, ridículo havia sido, também, o penalty sobre o Sougou.
é o sistema no seu esplendor.
O "Bartolas" é um dos artistas do sistema. até a sua voz, apenas comparável com a de Adriano Pinto, o denuncia.
Por alguma razão, "Bartolas" ficou conhecido por se interessar mais por arranjar fiscais de linha de "confiança".
Ontem, uma vez mais, se percebeu porquê.
abraço.

carlos disse...

Bem observado, Salamaleco.
O Presidente do Portimonense devia ter falado antes do jogo.
Agora, e depois de consumada a derrota, mais valia era estar calado.
Isto é uma mediocridade de todo o tamanho.
Estou farto de ver estes "chicos espertos" que pretendem protagonismo e enriquecimento não importa de que forma e que, quando as coisas não lhe correm bem, se armam em vítimas.
Fora com esta gentalha!
Vão todos à fava!

Jorge Mínimo disse...

Ontem finalmente pude ver as imagens do lance com atenção e cheguei à conclusão que na verdade o João Ferreira não viu o lance. E porquê? O que se passou foi muito simples. O árbitro apesar de ter uma bola a sobrevoar a pequena-área, numa situação de muito perigo, encontra-se a andar para trás e consequentemente de costas para o lance. É incrível!! Como é que um árbitro pode estar de costas para um lance de muito perigo? Não é um caso de miopía, nem tentativa de lesar alguma equipa, é simplesmente incompetência pura.

vermelho disse...

amigo Mínimo:
concordo consigo.
já aqui o escrevi e reafirmo - é urgente a introdução da possibilidade de recurso ao video como auxiliar do árbitro.
não digo que tal recurso possa ocorrer em todas as situações.
nem seria desejável que tal se verificasse, pois que as interrupções seriam mais do que muitas.
o recurso ao video deveria ser permitido nas situações de interrupção de jogo - após golo, após falta, após saída da bola.
assim, inexistiria qualquer prejuízo para a fluidez da partida.
os protestos dos jogadores acarretam, na maioria das vezes, um período de pausa no jogo bem mais longo do que o visionamento das imagens poderia importar.
abraço.

VermelhoNunca disse...

A questão que coloca é pertinente Mínimo. Se é considerado um bom árbitro pela generalidade das pessoas, como é que pode virar as costas a um lance daqueles?? Incompetência? Será isso? Aliás o amigo viu o jogo ao meu lado, e sabe que Ferreira esteve sempre muito distante dos lances, o que não me parece ser prática habitual no seu modo do arbitrar.
Como se nomeia Serafim Nogueira para este jogo, quando as escutas postas a público na 2ª feira anterior ao jogo, indiciam que houve fraude no tal jogo Gil Vicente/Sporting de Fevereiro de 2004??

Jorge Mínimo disse...

Caro VermelhoNunca:
Já todos dissemos que as nomeações para este jogo não foram as mais indicadas.

vermelhosempre disse...

Caro vermelhonunca:
A resposta é essa mesmo, INCOMPETÊNCIA, pois se viu ontem o programa Dia Seguinte, no inquérito levado a cabo pela Sic Noticias via telefone, 94% das pessoas responderam que os árbiros são pura e simplesmente imcompetentes.
Saudações

VermelhoNunca disse...

Eu não corroboro dessa opinião de total incompetência da parte dos árbitros. Aliás se viu o Dia Seguinte também ouviu o que os paineleiros acham, até em Mafia falaram, uma vez que a questão de subida de categoria dos árbitros, decidida em Dezembro deste ano em relação à época 2007/ 2008, condicionada pelas notas dos observadores, altera todo o comportamento dos juizes, uma vez que para alcançarem um posição melhor na carreira, não se importam de alterar as regras do jogo, desde que recebam ordens nesse sentido. Isso demonstra competência, na perspectiva que "fazem" o trabalho que lhes é encomendado. Depois, há certamente, árbitros que são incompetentes técnicamente ( Elmano Santos, por exemplo, para mim é de uma total incompetência, independentemente de ser ou não corrupto).

cavungi disse...

O descredito está instalado?Par isso teria que haver crédito e isso há muito que não existe.
O Carvalhal é um treinador na linha do imbecil.Penso que a grande decepção deste campeonato vai ser mesmo o SP Braga.Ainda vão chorar muito pelo Prof..Evidentemente que o Bartolomeu é um dos piores, mas o Braga não jogou nada.O Bruno Paixão é e sempre foi um incomptente.Está enterrado no "sistema" até ao pescoço.

vermelho disse...

amigo vermelho nunca:
essa é a forma como verdadeiramente funciona o sistema.
Ser árbitro de 1ª categoria em Portugal é, hoje, altamente compensatório.
A generalidade dos árbitros aufere mais pelo exercício, amador, da arbitragem do que pelo exercício da sua profissão.
Então, se for internacional, os seus proventos aumentam exponencialmente.
Daí que a luta pela obtenção das melhores classificações se tenha tornado tão feroz.
E aí para os árbitros a promessa de uma nota vale ouro.
Assim, pedem-se favores e em troca ofereceram-se observadores amigos que tudo limpam e atribuem as notas desejadas.
Por isso é que a ideia de Dias da Cunha no sentido da profissionalização dos árbitros ainda iria agravar mais este estado de coisas.
se agora os árbitros fazem tudo para terem boas notas, então aí mostrar-se-iam dispostos a tudo e um par de botas.
Mais do que profissionalizar, há que renovar o quadro de observadores da Liga.
abraço.

cavungi disse...

Amigo Nunca,
45% são incompetentes,45% são corruptos, 10% são razoaveis.Infelizmente não há arbitros acima da média em Portugal.
A falta de desporivismo do Ronny e do Ricardo (Sporting-Leiria) deveria ser punida posteriormente como acontece em Inglaterra.
Como te disse ontem, tenho fé que isto vai mudar.O futebol é apesar de tudo o ganha-pão destas criaturas.Se o matam, morrem com ele.E hoje ele já está moribundo.

vermelho disse...

amigo cavungi:
concordo consigo em relação ao Carvalhal.
Mas, certamente, não ignora que quem o colocou em Braga foi a Gestifut.
O Prof. não saiu por vontade dos bracarenses ou do Presidente do clube, mas tão somente por imposição da Gestifut.
Metem lá dinheiro, jogadores, mas querem assegurar a rentabilidade do investimento.
Para isso, nada melhor que um treinador que, sem reservas, ponha a jogar os jogadores da carteira de clientes da Gestifut.
Se esse treinador for ele mesmo um activo da Gestifut, ainda melhor.
abraço.

Sousa disse...

sr. admnistrador, por acaso, sabe quem construiu o actual quadro de observadores da Liga?
saudações cordiais e de estima

vermelho disse...

amigo Lázaro:
Pinto da Costa, quando foi Presidente da Liga.
abraço.

Sousa disse...

exacto, estão lá todos.
Já agora alguém me diz quais as funções do sr. António Garrido no Porto durante estes anos todos?!
saudações cordiais e de estima.

cavungi disse...

A situação chegou onde está, principalmente pelo SCP e SLB, andarem á vinte anos a reboque dos caciques do norte.Uns mais que outros, em alturas difrentes,fizeram pactos e/ou acordos com Da costa,Valentim Pimenta Machado e afins.Porque a nossa rivalidade é a principal em portugal, os dirigentes dos grandes de Lisboa,sempre a tentarem "ganhar" ao vizinho, nunca se aperceberam que foram sempre enganados.Quando o fizeram já era tarde.

anti-sistema disse...

No pacto PC/Roquette até se decidiu a forma como os títulos seriam repartidos.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
De acordo.O Onze contra Onze já é quase um Mito.
falando em Mitos (Ou Tabus) que achas do Movimento "Fica Vieira".?
Eu sou mais pelo Movimento "Prenda-se O Vieira".
Abraço

vermelho disse...

amigo cavungi:
subscrevo esse manifesto.
podemos começar a recolher assinaturas.
abraço.

p.s. Terça, 26, deslocar-mei-ei, juntamente com outros condóminos deste blogue, ao Estádio da Luz.
Gostaria, se estiverem interessados, de me encontrar com os condóminos residentes na Capital.
Digam qualquer coisa.
abraço.

cavungi disse...

Estes anormais, conseguiram o que até á pouco tempo seria impensável.Pôr de acordo lagartos, Lampiões e alguns Tripeiros.Os adeptos que, como nós, gostam de futebol a sério estão "alinhados".Este espaço prova-o.Apesar das nossas inultrapassaveis diferenças clubistas, já chega.Basta.
Eu que tenho como uma das minhas missões na vida, denunciar, perseguir e capturar Lagartos, fiquei indignado com o golo com a mão.assim não gosto de ganhar nem de ver os outros(SCO/FCP) perder.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Se puder, (ainda não comprei bilhete, ando deprimido com o Imbecil)lá estarei.Conta comigo.
Abraço

cavungi disse...

Finalmente uma boa noticia:
A Sportv assegurou por fim as transmissões da Liga Espanhola.
Sábado: Barcelona-Valência.

Jorge Mínimo disse...

Caro Vermelho:
Com muita pena minha, na próxima 3ª feira não-me vai ser possível encontrar com os distintos condóminos, porque estarei a trabalhar.

vermelho disse...

amigo Cavungi:
uma boa notícia, há muito desejada.
podemos combinar no Colombo.
pede o meu número de telemóvel ao Zex.
abraço.

vermelho disse...

amigo mínimo:
quando a aac se deslocar a alvalade, talvez, vá ver o jogo.
aí, teremos, então, oportunidade de nos encontrar.
abraço.

Jorge Mínimo disse...

Caro Vermelho:
É uma boa hipótese e temos também o jogo da 2ª volta.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, vem dia 26, tem perspectiva de horário de chegada? Como sabe não me dirigirei ao Estádio do seu clube, mas se vier cedo, ou sair tarde de Lisboa, teri todo o prazer em me encontrar consigo.

Jorge Mínimo disse...

Notícia triste a da morte da filha de 2 anos do Robert Enke.

vermelho disse...

amigo vermelho nunca:
conto chegar cedo a Lisboa, por volta das 17h30.
podemos combinar no Colombo.
mando-te um mail com o meu número de telemóvel.
amigo mínimo:
claro que sim, terei todo o prazer em recebê-lo a si e a todos os condóminos que se desloquem a Coimbra.
também lastimo a morte da filha de Robert Enke.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Ok, manda o mail, depois telefono-te.

carlos disse...

Snr. Administrador:
Para quando a acutalização das classificações do Prof. Karamba em função dos jogos do passado fim de semana?

vermelho disse...

amigo carlos:
falta o Setúbal/Boavista.
amanhã, estará disponível a classificação do espaço Prof. Karamba e a da Liga dos Astros.
abraço.

Jorge Mínimo disse...

Caro Carlos:
Ainda falta o jogo do V. Setúbal e Boavista.

carlos disse...

Ah, tudo bem.
Não me lembrava que esse jogo também contava para o espaço Karamba.

samsalameh disse...

Parece que finalmente, e por ocasião desse grande jogo SLB-MU, vou poder finalmente o Sr. Unca, o que muito me apraz. No Colombo lá estarei por volta das 17h30m, mais coisa, menos coisa.

Já agora, Srs. Costa e Holtreman, também poderiam aparecer, teria todo o gosto em lhes pagar uma bejeca na Portugália ou no Lusitana ou ainda quisessem!!

Aquele abraço.

samsalameh disse...

não era "ainda" mas "onde" quisessem...

VermelhoNunca disse...

Amigo Salame, verifico que é com agrado que vê a possibilidade do nosso encontro. Farei os possíveis para que isso suceda, veremos se a nível profissional é viável ( espero que seja).

Costa disse...

Deviam punir o Ronny é certo.
E já agora não deviam esquecer o Vata nem o árbitro do Estoril-Benfica?
E a claque do SLB que arremessa vary-lights?
E o Petit?

E um jogador que acusa doping, não devia ser castigado? Isso também não vai contra a verdade desportiva?
E o comprar-se jogadores de uma equipa que está em dificuldades (Setúbal)?
E mandar beijocas?

E fazer operações coração, também não é reinar com a verdade desportiva?

E dizer que aquela fulana se chama "Nélson" para poder jogar também não é anti desportivo?
E alinhar com o vocalista dos "Da Weeasel" (MANU) também não é anedótico?

Costa disse...

Sr. Salame, Conde de Idanha, agradeço o seu convite mas esclareça-me dava-me um bejeca(????), isso e o que, uma beijoca (') como diz o luxemburguês?
é que se é passo.
Se for algo distinto gostava que me traduzisse por favor, pois não atingi.
Cumprimentos.

samsalameh disse...

Xôr Costa, Xôr Costa, o Xôr continua igual a si próprio!!!

Bejeca, Xôr Costa, é um fino, uma imperial, ou até se quiser uma caneca.

Agora se o Xôr Costa aprecia beijocas de homens de barba rija, como alguns dirigentes desportivos, de certeza que veio bater à porta errada.

Não tenha medo de dar a cara!!! Apareça!

frangueto disse...

Lampião Cavungi(ja que o senhor nao admite que o trate por amigo coisa que na verdade não o é,vou passar a ser mais rigoroso e chamar-lhe aquilo que na verdade o Senhor é)...Nao se tente aproveitar de nos sermos um clube honesto(o unico dos grandes que nao aparece nas escutas do apito dourado) para se colar a nos contra as gentes do norte....Nos somos na verdade um clube a parte...somos a razao pela qual o futebol em portugal ainda existe,fazemos formação enquanto os outros fazem corrupção!!!Nos com o Benfica nada queremos...fiquem la com o das beijocas e o que escolhe os arbitros e não tentem colar-se ao maior clube Portugues....atras de cada um de vos esta o sonho de ser leão(como nao tem sequer categoria para pornunciar tao nobre palavra dizem apenas lagartos)..saudaçoes leoninas para os meus consocios e um abraço ao vermelho por ser uma coisa rara(um benfiquista lucido)

Costa disse...

Sr. Mortadela, Duque das Idanhas luminosas:

Ainda que não aprecie nada do que insinua, fiquei, todavia, perplexo com a sua afirmação.
Vim bater à porta errada pq?
O Senhor Mortadela não tem a barba rija? Não tem sequer barba? Ou não tem mais nada rijo?
Pelo que ouvi dizer há tratamentos para isso, graças a Deus que nunca precisei mas já ouvi falar.

Sabe, eu ao contrário de outros, não costuma a andar a convidar homens (ou pseudo-homens) nem a dizer que lhes pago isto ou aquilo. Nem eu nem os dirigentes do meu clube, já outros não podem dizer o mesmo.

Quando me falar de gajas, obterá respostas minhas.

primoFernando disse...

Frangueto:
Tem cuidado com o que dizes, lagarto. Vê lá se levas umas palmadas.

vermelhosempre disse...

Isto hoje não está fácil.... só trabalho, nem tenho tempo para vir cá.
Mas também pelo que vejo e leio "encontros", "beijocas", "palmadas".. ai meu deus que isto é mais grave que o golo do Ronney com a mão.

Holtreman disse...

Samsalame e Vermelho,
Aceito com prazer a Vossa sugestão para um encontro/imperial nas imediações do curral.

Ridículo este Costa. Sentido de humor e imaginação brilhantes, às vezes, e depois consegue ser do mais vulgar/infantil ao rejeitar dessa forma( com argumentos que revelam alguma insegurança....), um convite tão simpático e oportuno.

frangueto disse...

Primofernado,eu palmadas nem de homens quanto mais de ti....quem nao tem capacidade de argumentação oferece pancada...olha alista-te na al-quaeda la não e so palmadas...ate bombas podes mandar contra quem nao concorda contigo!!!

primoFernando disse...

Estás-te a esticar, ó franguinho de aviário. Cresce e aparece.

Costa disse...

Sr. Holtreman, permita-me que, apesar da enorme estima e respeito que tenho por si, lhe pergunte se acha piada a um fulano de idanha que não conhece; apenas sabendo que o mesmo usa os óculos do Jonh Lennon, o convidar para ir tomar uma bebida nas imediações de um estádio que não lhe apraz.

Aceito as suas críticas mas entenda a minha posição, sou macho, tal como o Sr. Vermelho sou lésbico, as minhas funções vitais funcionam todas e não vou a um centro comercial para ver gajos, quando muito para ver as gajas da Mango.

samsalameh disse...

Estou a ver que o Sr. Costa ficou bastante irritado com o meu convite que, aliás, foi para todos os que aqui costumam explanar as suas ideias neste blog.
Se não quer aparecer, não apareça, mas acho que os seus comentários começam a roçar o injurioso, coisa que eu até ao momento tenho respeitado neste blog.
Se não gosta do que escrevo sobre a bola é uma coisa.
Se não gosta de conviver, o problema é seu.
Agora, entrar por essa via do comentário grotesco e ressabiado não me parece que seja o mais adequado Sr. Costa...tenho pena!

frangueto disse...

Este primofernado so sabe falar na base do insulto e do trologditismo...é pena.....felizmente aqui a maioria e gente civilizada;)

Costa disse...

Sr. Salame, acredite que aprecio o seu estilo literário e o prezo bastante neste blog, e acho que nunca o tratei mal nem comecei a roçar nada nem vou roçar em nada que seja seu.
Saudações.

Não fique assim, divirta-se

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Só agora aqui voltei.As vezes tambem tenho que trabalhar.Falarei com o zex e depois combinamos.
Abraço

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, folgo em saber que também trabalha.

SoaresFranco disse...

Carissimo Sr Frangueto.
O cavalheiro não está a fazer jus aos pergaminhos do Sporting Clube de Portugal.
Este tipo de comportamento exarcebado em relação a outrém não corresponde á nossa forma de estar na vida e no desporto.
Comporte-se.
E já agora não se esqueça que a lingua Portuguesa tambem tem acentuação.
Saudações Leoninas

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Nem todos os benfiquistas andam no gamanço.Acabei agora um serviço do Aeroporto ao Barreiro.

VermelhoNunca disse...

Amigo Soares Franco, atenção à sua pontuação...

VermelhoNunca disse...

Longe de mim pensar que o amigo anda no gamanço, para isso basta o João Ferreira, que para a semana não apita como prémio do seu roubo em Alvalade.

VermelhoNunca disse...

Perdão amigo Soares Franco, queria dizer atenção à sua acentuação...

cavungi disse...

O Frangueto e o Soares franco não sabem acentuar nem pontuar.Em matéria de pontuar estão como o clube...Não pontuam.

SoaresFranco disse...

Corrija-me se puder senhor Vermelhonunca.

VermelhoNunca disse...

Não sou nenhum barra na matéria, mas penso que o Frangueto não acentua as palavras por uma questão de economia de tempo.
NO entanto digo-lhe que errou ao escrever lingua ( língua) e que errou ao escrever á ( à ).
Um abraço.

VermelhoNunca disse...

E já agora amigo Soares Franco, caríssimo em vez que carissimo.
A língua portuguesa é de facto muito difícil ( cá está outra tramada na acentuação).

VermelhoNunca disse...

Mas atenção amigo Soares Franco, eu dou inúmeros erro a escrever e em questões de acentuação/ pontuação também. No blog então os erros são constantes.

frangueto disse...

Bom,agora temos aqui puristas da lingua que confundem um blogue de debate de futebol com o blogue da Edite Estrela,pois quando falta o conteudo as ideias voces atacam com a forma....quanto ao Sr Soares Franco ele nao me manda comportar porque não é meu tutor nem me da lições de Sportinguismo,porque duvido que ja tenha dado ao meu Sporting aquilo que eu dei.....mais uma vez uma palavra de apreço e consideração para o Sr Vermelho que mais uma vez deu uma lição de inteligencia a alguns mentecaptos que por aqui escrevem

SoaresFranco disse...

Frangueto ou Franguinho?
Saia do armário caro Frangueto.Assuma-se como Franguinha.
Lições de Sportinguismo?Não seja rídiculo.O que fez a senhora pelo clube,dona Franga?

frangueto disse...

Se a parvoice fosse musica este pseudo sportinguista e pseudo soares franco era um saxofone!!!Agora acha que por me chamar franga me irrita!!Ele que se faça homem,primeiro era um purista da lingua preocupado com a acentuação agora caiu-lhe o verniz..Cresca e apareça!