sexta-feira, setembro 08, 2006

Antevisão da Jornada do Fim de Semana

Os 3 grandes disputam jogos na condição de visitantes, o que não deixará de constituir um primeiro grande teste à sua condição actual.
O Benfica desloca-se ao Bessa após cerca de 3 semanas de inactividade competitiva.
Um factor mais a acrescer às naturais dificuldades colocadas pela equipa de xadrez.
Sem que a turba de lesionados tenha sido integralmente recuperada, ainda assim as opções disponíveis são já em maior número.
O Benfica apresentra-se-á no tradicional 4x2x3x1, apenas e tão só restando por discernir se o fará numa versão mais ofensiva com Nuno Gomes no apoio a Kikin ou se o fará numa versão mais usual com Rui Costa ou Nuno Assis no apoio a Nuno Gomes.
Inclino-me mais para a primeira, dado o tempo de paragem quer de Rui Costa, quer de Nuno Assis e pela proximidade do 1º embate europeu.
Assim, provavelmente, o Benfica alinhará com Quim, Nélson, Luisão, Anderson e Léo, Petit, Katsouranis, Manu, Nuno Gomes, Miguelito e Kikin.
O Boavista estreia o seu novo treinador, no que constitui acrescida motivação para os seus jogadores.
Certamente que a matriz essencial do seu modelo de jogo permanecerá inalterada - agressividade, muita agressividade defensiva e transições ofensivas rápidas.
Aliás, reside mesmo nestes factores o busílis do êxito benfiquista - assim consiga o Benfica equivaler-se em capacidade de luta ao Boavista e logre executar uma pressão alta que inviabilize a construção de jogadas rápidas, maiores serão as suas chances de sucesso.
Quem vencer os duelos a meio-campo ficará mais perto de um desfecho positivo.
Nas últimas 10 épocas, o Benfica apenas venceu por uma vez no Bessa e Fernando Santos nunca de lá saiu vitorioso, "borregos a matar".
O Sporting desloca-se à Choupana.
Terreno, tradicionalmente, difícil para os leões.
Vi, in loco, o Nacional na pré-época.
Pareceu-me que o seu modelo de jogo e o seu sistema táctico se mantêm inalterados.
Todavia, os interpretes não são os mesmos - saíram Miguelito, Goulart e André Pinto e os seus substitutos não apresentam, pelo menos, para já, idêntica valia.
Num campo de reduzidas dimensões e com condições climatéricas muito peculiares, a tarefa da equipa visitante nunca se mostra facilitada.
Contudo, este Nacional não é o mesmo do ano passado.
Está enfraquecido, pelo que as hipóteses de vitória leonino surgem claramente ampliadas.
O Sporting apresentar-se-á no seu esquema habitual, 4x4x2 em losango, sendo certo que os protagonistas serão distintos.
Face às lesões de Paredes, Custódio, Carlos Martins e à periclitante condição de Farnerud, o meio-campo leonino surgirá transfigurado com a chamada à titularidade de Nani e deTello ou João Alves
Na frente, a dúvida entre Bueno e Alecsandro perdura.
Penso que ainda que tenha treinado com limitações durante a semana, Bueno manterá a titularidade, até porque Alecsandro parece ainda longe da condição física ideal.
Na defesa, Paulo Bento deverá apostar no quarteto que alinhou na 2ª parte frente ao Boavista, atento o mau momento de forma por que passa Abel.
Assim, o Sporting deverá alinhar com Ricardo, Caneira, Polga, Tonel e Ronny, Moutinho, Nani, Tello ou João Alves e Romagnoli, Liedson e Bueno.
O Porto defronta o Estrela.
Não na Reboleira, pois que se encontra em obras, mas na Luz.
Esta é, precisamente, a 1ª curiosidade que o jogo encerra - o Porto jogará primeiro, em partidas a contar para a Liga Bwin, na época 2006/07, no Estádio da Luz do que o Benfica.
No Porto, Jesualdo deverá alterar o sistema e apresentar um onze estruturado em 4x3x3.
Na defesa, Helton, Bosingwa, Pepe e Cech deverão manter a titularidade, sobrando por determinar o parceiro de Pepe no eixo central.
Como Ricardo Costa esteve ausente na selecção, penso que a escolha recairá em Bruno Alves.
No meio, o tridente deverá ser formado por Paulo Assunção, Lucho e Anderson, sendo sempre possível que Ibson surja no onze, passando Anderson para a esquerda do ataque (hipótese menos consistente).
Na frente, caso Quaresma se mostre totalmente recuperado, deverão alinhar Tarik, Adriano e Quaresma.
O Estrela procurará um modelo de jogo de pendor claramente defensivo, apostando numa consistência defensiva forte que lhe permita desferir ataques rápidos e contra-ataques.
Não me parece uma equipa tão forte como na época passada.
Desde logo, no comando técnico.
Ou muito me engano ou Daúto trilhará uma carreira idêntica à protagonizada por José Gomes o ano passado ao serviço do Leiria.
A minha Briosa recebe a Naval, num "derby regional" sempre apetecido.
O ano passado, o jogo com os "peixeiros" acabou de uma forma pouco edificante, o que espero não se repita no jogo do próximo Domingo.
Pelo que vi em Setúbal, a equipa ainda não está, minimamente, entrosada, até porque entraram 16 novos elementos de diferentes nacionalidades.
Vi pouca qualidade no jogo de Setúbal. Espero que tenha sido por se tratar do 1º jogo da época, mas com excepção de Alexandre, Raúl Estevez e Hélder Barbosa, os reforços pouco aportaram à equipa.
Será um jogo tremendamente difícil, pois que a Briosa apresenta ainda muitas debilidades.

111 comentários:

estar_vivo_e_o_contrario_de_estar_morto disse...

Eu sou benfiquista mas enchi-me de rir com o conteúdo da conversa que vos apresento a seguir, trancrita do público:

"Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira. Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa

Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...(...)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LPV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LPV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.(...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LPV - Não, não quero Lucílio nenhum!(...)
VL - E o Proença?
LPV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LPV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.
Pinto de Sousa - A única coisa que eu tinha dito ao João Rodrigues é o seguinte... É pá, há quinze [dias] ou três semanas, ele perguntou-me: "Quem é que você está a pensar para a Taça?"... Eu disse: "Estou a pensar no Paraty"...
VL - Bem, o gajo está f... (...) O Paraty então não consegues, não é?
PS - O Paraty não pode ser. (...) Até para os árbitros restantes, diziam assim: "É pá, que diabo, este gajo tem tantos internacionais e não tem mais nenhum livre, pá?!".(...)
VL - Eu nem dá para falar muito ao telefone, que ele começa para lá a desancar. (...) Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve!
PS - É... Por acaso é verdade...
VL - O Porto quer lá saber disso!
PS - Se é o Lucílio... Se fosse o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa, era o António Costa...
VL - Ao Porto qualquer um serve! "

VermelhoNunca disse...

Espero difuculdades para os 3 clubes, no entanto acho que quem tem a vida mais facilitada será o FCPorto, até porque joga na Luz, o que nada beneficia o Estrela.
O Sporting com as lesões de última hora sentirá também dificuldades. O Benfica tradicionalmente não é favorito no Bessa, mas com João Ferreira a arbitrar, o tal que hoje está na baila, após mais uma pequena apitadela tanto do agrado de alguns condóminos aqui, terá hipóteses de triunfar.
Chamo a atenção para outro nome dos apitados ir dirigir o encontro do Sporting, o já famoso Paraty.

estar_vivo_e_o_contrario_de_estar_morto disse...

Digam lá se não parece conversa de miudos.. eheheheheh

VermelhoNunca disse...

Pois é, conversa de miúdos. Especialmente aquela parte em que o Rei dos Pneus diz que não quer entrar mais em esquemas, parece mesmo um miúdo. Esperemos que o miúdo vá fazer queixinhas ao Belmiro de Azevedo.

VermelhoNunca disse...

Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.(...)
Esta frase também demonstra, amigo Lázaro, que o Rei dos Pneus é um coitadinho, que só quer isenção.

estar_vivo_e_o_contrario_de_estar_morto disse...

Amigo vermelho sou obrigado a discordar quando diz que o campo do Nacional é de reduzidas dimensões, pois se não sabe fique a saber que é o campo (dentro das quatro linhas) maior do do campeonato português: Dimensão do Relvado:
105 m X 68 m

VermelhoNunca disse...

E amigo Lázaro, o que aqui se demontra, a ser verdade o que vem transcrito no jornal, é que o presidente do Benfica fez pressão para escolher um árbitro, seja porque motivo for. Portanto entrou no jogo. Pode arranjar mil e uma justificações, mas o facto é esse: pressão para a não escolha de uma e escolha de outro. Como chama a isso?

PauloParaty disse...

Eu vou processar esse jornal. Isto não se faz a uma família que tanto tem dado à arbitragem. É uma cabala de gente reles e sem princípios. Alguma vez estaria com o presidente dos lampiões? Só pode ser brincadeira de mau gosto.

Zex disse...

É como o do Farense, não é ó estarvbibo ?
Curioso que os condóminos Salsicha e Lázaro nada dizem quanto às transcrições de hoje, Ontem afirmavam que era tudo uma vergonha, que o Bfica era prejudicado, e que se tinham que unir, etc.
Hoje, o respectivo silêncio é ensurdecedor !
Parece que o apitou apitou para o lado errado !
Quanto à antevisão da jornada, trata-se de um bom trabalho do blogger, embora não entenda como se pode acreditar num jogador de nome Paulo Jorge ! E também acho estranho que o irmão do Organista jogue assim que chega !
Quanto à circunstância do Estrela jogar na Luz, concordo com o sr. Nunca, já que isso, à partida, beneficia o FCPorto, atentas as dimensões do campo. A ânsia de fazer dinheiro, à moda do Estoril, e contar com a presença de alguns trogloditas dos "no name gays", vai-lhe sair cara !

Sousa disse...

chamo de tráfico de influências.
agora é diferente procurar um árbitro para que não prejudique o clube do que procurar, coagir, pressionar e oferecer contrapartidas a árbitros para favorecer.
Aliás, não raras vezes, jornais referem que o árbitro foi nomeado por consenso entre os clubes ou que um determinado clube pediu que não fosse este ou aquele árbitro.
A situação que hoje se relata não é mais do que isso.
Oferecer uma determinada contrapartida para uma equipa vencer um jogo, muito comum em finais de época, também é corrupção.
Agora é-o para acto lícito.
Existe um mundo de diferenças.
saudações cordiais e de estima

VermelhoNunca disse...

Amigo Zex, o senhor Lázaro tem dado a cara, uma vez que me respondeu noutro post relativamente ao assunto do dia.
Mas claro está que disse que o Rei dos Pneus estava no seu direito, uma vez que só queria isenção.
Não sei se o amigo é jurista, mas diga-me: como se chama juridicamente o acto do Rei dos Pneus?

Francisco Lázaro disse...

o sr. zex não leu ou não quis ler?!
eu fui o primeiro a transcrever as escutas hoje publicadas, cujo conteúdo não se assemelha em nada ao das realizadas a p.c. e sus muchachos.
reafirmo o que disse e não serão as escutas hoje publicadas que me farão mudar de ideia.
saudações cordiais e de estima.

VermelhoNunca disse...

Amigo Lázaro:
Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...(...)
major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.(...)

Por que lado estaria Vieira a fazer as coisas? Adivinha? Pelo lado de trás?

Zex disse...

De facto, estes lampiões são inacreditáveis !
Este Lázaro deve ser amigo do Cruz Vilaça !
Está sempre a apresentar preciosismos bacocos, para safar a sua carne, fazendo-nos a todos de "jericos", com um discurso pseudo-racional, de padreco compreensivo, a descobrir pormenores perfeitamente ridículos e sem qualquer importância.
Que tristeza !
Tenho pena dos que o rodeiam !
V. Exa. tem uma personalidade perfeitamente insuportável !

Sousa disse...

pelo dos árbitros não seria, como se vê.
penso que estaria a fazê-lo pelo lado institucional e dos media, se bem me lembro.
saudações cordiais e de estima.

Jorge Mínimo disse...

Como dizia o Vítor Espadinha em relação à noite, isto é tudo uma podridão! E ainda não chegámos a 2004/2005. No país dos mafiosos já tinha ido tudo dentro.

Zex disse...

Gostaria muito de o ajudar, sr. Lhunca, mas as lei são algo que desconheço, apenas as respeitantes a pesos e medidas, mais relacionadas com área da camionagem.
Como se recorda, esse é o meu labor !

Sousa disse...

que discurso redondo, tão redondo, que serve perfeitamente o seu propósito de muito escrever e nada dizer.
sr. zex diga lá que "preciosismos bacocos" e "pormenores perfeitamente ridículos e sem qualquer importância" foi que eu descobri.
não se esconda em generalidades.
saudações cordiais e de estima.

Jorge Mínimo disse...

Caro Zex:
Já ouvi dizer que foi a si, que o Kadhafi dos pneus roubou o camião.

estar_vivo_e_o_contrario_de_estar_morto disse...

Alguém ainda tem duvidas de que o LFV apenas queria, não um árbitro para nos roubar, mas sim um que fosse isento, que não roubasse nem um nem outro??? É porque se eu bem me lembro o Belenenses não foi roubado nesse jogo ao contrário de nós no jogo contra o Boavista e Nacional, aí sim fomos roubados.
Saudações

VermelhoNunca disse...

Amigo Lázaro, pedindo desde já desculpa pela linguagem, a si, a todos e em especial ao adminstrador, isto é tudo uma merda. Seja corrupção, seja tráfico de influências, são todos uns merdas. Há é que varrer com esta cambada de tristes, sejam eles de que clube forem. Hoje o Benfica, ontem o Porto, sempre o Boavista, amanhã o Sporting, eventualmente. Corra-se com esta merda toda.

cavungi disse...

Eu como amante do futebol, e deste caso do Benfica, fico envergonhado com este tipo de situações.Não que me espante que LFV fosse capaz disto ou doutra coisa qualquer.Esta gente é tudo farinha do mesmo saco.
Sei também que em breve haverá na imprensa transcrições das escutas de um tal Carlos Freitas.

cavungi disse...

Amigo Lazaro.
Mesmo que pareça não ter a mesma graviade de outras situações, penso que nós os Benfiquistas dispensavamos este tipo de joguinhos de bastidores da treta.
Não podemos tapar o sol com uma peneira.É grave.È vergonhoso.E agora quem é que vai comer o dossier?
Eu votava no LFV.
Que o coma e se vomite todo, o bimbo de merd*!

estar_vivo_e_o_contrario_de_estar_morto disse...

Por acaso e por muito que me custe o Lhunca tem razão, principalmente na parte que diz "...sempre o Boavista", por isso deviamos começar por varrer de uma vez por todas o Valentão Paneleiro do futebol português e todos os seus associados.
Sempre vamos percebendo porque é que a pantera vai sobrivivendo.
Saudações

VermelhoNunca disse...

Amigo Mínimo, esta é de um jogo da tal época que tanto fala: É o árbitro do jogo quem fala.
" Que é que se passa? Então ficaram dois ou três penáltis por marcar contra o Benfica, no Restelo. É pelo menos fortemente acusado disso...
- Bom, críticas houve que foram apenas próprias de quem as fez...

- Mas ficaram penáltis por marcar, ou não?
- Na minha opinião, ficaram dois.

- Quais?
- Um, por falta de Petit sobre, creio, José Pedro, aos 5 minutos da 2ª parte. E outro, por mão do Manduca, aos 77 minutos. No campo, pareceu-me ombro, mas depois vi que a bola tinha batido entre o ombro e o bíceps, no braço, portanto.

Sousa disse...

completamente de acordo, vermelho nunca.
saudações cordiais e de estima.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vungi, as suas fontes de informação, como alguém que esteve no mundo do futebol como praticante, são sempre preciosas.

Sousa disse...

completamente de acordo, cavungi.
saudações cordiais e de estima.

petit disse...

Os árbitros favorecem os mais grandes!

cavungi disse...

Amigo Nunca.
Tou contigo.Mas nós que amamos os nossos clubes e pagamos esta merd* toda, por vezes não racionalizamos o problema.Estas situações são um "modus vivendi" português.O problema é estrutural da nossa sociedade.
Mas diz-me como é que se corre com estes merd*s todos?Tem todos, uns mais que outros, as mão sujas.
Podemos corrê-los á paulada?

Zex disse...

Naturalmente que a conclusão que retira o Sr. Nunca é, estranhamente, a mais sensata. Revela uma sagacidade que lhe desconhecia.
Será o seu post mais brilhante de sempre, bem melhor do que aquele que se referia ao artigo de Fevereiro de 2004... Esse, sem dúvida, ridículo. Mas isso, agora, não interessa !
Acontece que tal conclusão que retirou não está ao alcance dos bfiquistas, sendo que seguramente na Igreja do Sr. Lázaro, ou na sua sala de aula, é reflexão que dá direito a fustigação ou, até, sodomia !
Admita que o Kadhaffi andou muito mal !
Podemos discutir o grau da ilicitude, mas não a existência da mesma. Isto para não entrar em considerando de cariz ético !

Sousa disse...

eu alinho nisso, cavungi. quando quiserem, é só dizerem.
saudações cordiais e de estima.

Jorge Mínimo disse...

Caro Nunca:
Também estou interessado em saber, o que o Khadafi quis dizer com " estou a fazer isto por outro lado ".

carlos disse...

Então Snr. Salame?
Não comenta esta notícia do Público?
Então o seu estimado e honorável presidente também escolhe os árbitros?
O Paraty servia-lhe?
Não comenta amigo, Salame?
Seguramente que estamos perante mais uma cabala!

Agora, só nos resta esperar por uma provável conferência de imprensa do LFV ou por uma intervenção em directo, logo, num dos noticiários das 20h00m, provavelmente na SIC, como já vem sendo habitual.
Onde o LFV, seguramente, irá utilizar por várias vezes as expressões "de certeza absoluta" e "instituição sport lisboa e benfica", e ameaçar pela enésima vez que não irá continuar à frente do Benfica.

VermelhoNunca disse...

Amigo Zex, quando eu postar o artigo de 2004 você vai verificar que muitos dos nomes aqui citados estão lá, pode acreditar em mim.

Jorge Mínimo disse...

Caros condóminos:
Estranho a ausência de posição do nosso estimado sr. Administrador.

Sousa disse...

completamente de acordo, sr. zex.
é como diz, o comportamente ao nível ético deixa muito a desejar.
eu não o teria e não sou como julga padre ou professor.
o que quis dizer foi, simplesmente, que o grau de ilicitude desta conduta em comparação com outras é bem menor.
no entanto, não deixa de ser censurável o comportamento.
no meu ponto de vista, até criminalmente.
mas, parece que criminalmente nada é crime neste processo.
tenho pena. perde-se uma oportunidade para varrer este lixo.
nós que gostamos de futebol e que pagamos e sustentamos toda a indústria devíamos ser poupados a estas pessoas.
saudações cordiais e de estima.

p.s. deixe-se dessa embirração para comigo.
eu até aprecio a sua escrita e penso que nunca entrei no plano pessoal, talvez com uma excepção da qual me penitencio (não da forma como descreve no seu post anterior, ok.).
saudações cordiais e de estima, sinceras.

Zex disse...

Que me perdoe o Mestre Vunge que, no meio do seu inenarrável bfiquismo também concordou com o sr. Lhunca.
Colocar toda a lampionada no mesmo saco, pode ter sido uma precipitação da minha parte, mas os velocidade com que os comentários estão a aparecer pode conduzir a estas injustiças !
Naturalmente que o Mestre está fora de qualquer cogitação !
E o blogger nada diz ? Está a sentir o traseiro em fogo ?
Mestre Vunge, muito curiosa essa informação sobre Carlos Freitas, "o homem de Nalitzis. Koke e Cáceres"...

Zex disse...

E o condómino salsicha nada diz ?
Terá ficado retido no talho perto de alguns túbaros de girafa ?

arturjorge disse...

Eu acho que é uma situação perfeitamente normal...

carlos disse...

Questão pertinente que importa colocar:
Será que no dossier que o LFV entregou ontem na Procuradoria Geral da República constava cópia da conversação telefónica transcrita no Público?
Não será melhor alguém mandar para a Procuradoria, em aditamento ao dossier entregue pelo LFV, cópia dessa conversação?

cavungi disse...

Amigo carlos,
Sou talvez dos poucos benfiquistas que espera que LFV não se recandida-te.Sei também que é mais facil sair-me o euromilhões do que o traglodita não se recandidatar, depois claro está, duma vaga de fundo.Ou então para fazer frente áqueles benfiquistas que só querem destruir a instituição slb.Eu não gosto nem nunca gostei dele.Acha que eu só quero prejudicar a instituição slb da qual sou sócio á bem mais tempo do que ele?

cavungi disse...

Amigo zex,
O tal Freitas é o de Caceres, Nalitzis, Koke mas também de kirovski, Pinnilla e dos 17 penaltis de Mário Jardel.

alberto_joao_jardim disse...

Esse cubanos são sempre a msm coisa. se fosse aqui na minha ilha e nunca aconteceria, que vergonha. Aqui quem manda sou eu.
Força Maritimo e Força Nacional

vermelho disse...

amigos:
como muitos de vós sabem, incluindo o amigo zex, pelo que estranho a sua referência, estou por força da minha profissão impedido de me pronunciar sobre esta questão ou questões conexas.
se repararem não fiz em relação a anteriores discussões qualquer comentário.
no caso do "apito dourado" não posso mesmo pronunciar-me, lamento.
digo-vos que vos acompanho, na íntegra, em todos os comentários, nos quais repudiam estas práticas e manifestam o desejo de ver este lixo todo varrido de uma vez por todas do futebol nacional.
como diz o amigo cavungi, trata-se, infelizmente, de um fenómeno transversal da nossa sociedade.
a corrupção graça na sociedade portuguesa.
não me posso alongar neste aspecto, mas fiquem certos que rejeito em absoluto estes comportamentos venham de onde vierem.
abraço.

Carlos Queirós disse...

Na federação e na liga há muita porcaria, era necessário uma grande vassourada, para correr com estes bandidos.

alberto_joao_jardim disse...

Caro Cavungi:
O LFV deve ter pensado assim: Se toda a gente rouba, porque é que eu não posso roubar??
Se não posso com eles junto-me a eles, aquilo dá para todos.
Saudações

cavungi disse...

Bom meus caros e da antevisão da jornada que o nosso estimado administrador fez ninguem diz nada?Anda o homem a postar estas coisas de futebol e voçês só estão preocupados com quem "gama" mais.Esses são os valentins e todos os outros a norte do Tejo.

cavungi disse...

Os do sul do Tejo tambem "gamam", mas "gama" menos...

carlos disse...

Amigo Cavungi:
Estou certo que é pessoa de bem, e, como tal, não gostará, seguramente do LFV.
O que é engraçado em toda esta história é o LFV ter andado estes dias armado em virgem impoluta quando, afinal, estava - como se sabia - metido no sistema até aos cabelos.
Espero ansiosamente as explicações que irá dar logo à noite.
Provavelmente, a esta hora já deve estar à porta do jornal Público à espera de ser atendido pelo respectivo Director.

alberto_joao_jardim disse...

Eu acho que o Nacional vai espetar 3 ou 4 nos lagartos, afinal eles disputam os mesmos lugares, ou seja, o acesso à Taça Uefa,e o Maritimo vai buscar uns Móveis a Paços de Ferreira, umas 3 secretárias para o Novo estádio dos Barreiros.
O porto vai perder com os Amadores da Estrela porque só o facto de jogar no estádio da luz é factor por si só intimidatório e por fim o Benfica, se tudo correr dentro da normalidade e o Major não se lembrar de mandar para lá à umtima da hora um árbitro vestido de azul e branco tb vai sair vitorioso.
Viva à Madeira

cavungi disse...

O que o futebol precisa é de uma Felicia Cabrita na imprensa desportiva.Se é que se pode dizer que temos imprensa desportiva.Penso que temos mais a publicações de editais e relatórios de acontecimentos desportivos, porque estes Serpas,Aranhas,cartaxans tem todos "rabos de palha" e "vendem-se" por uns jantares e convites para as tribunas Vip dos estádios.

o que eles dizem disse...

O jornal Público divulga esta sexta-feira novas escutas telefónicas associadas ao processo Apito Dourado que revelam uma conversa telefónica entre Luís Filipe Vieira e Valentim Loureiro sobre o árbitro que iria apitar o encontro entre Benfica e Belenenses da meia-final da Taça de Portugal de 2003/04.

Na transcrição da conversa o presidente da Liga sugere vários nomes de árbitros, que o presidente do Benfica rejeita com o argumento de que não lhe dão garantias, até chegar à aceitação do nome de João Ferreira, que é aliás o árbitro designado para apitar o Boavista-Benfica do próximo sábado, partida da segunda jornada da Liga. A conversa teria sido desencadeada pelo facto de não ter sido nomeado o árbitro originalmente definido para esse encontro, Paulo Paraty, porque tinha apitado antes um jogo do Belenenses pata o campeonato.

Contactado pelo Maisfutebol, Cunha Vaz, responsável pela comunicação do Benfica, diz que o clube não confirma a existência dessa conversa, mas contesta vários pormenores da mesma e também o «timing» da divulgação da notícia. «Uma coisa é o título da notícia, outra é o conteúdo. As pessoas deviam ler a notícia», afirma. «Mas o mais importante é que não deixa de ser uma coincidência estranha que surja na véspera do Boavista-Benfica, apitado pelo mesmo árbitro. Costuma ser assim que se pressionam os árbitros.»

Quanto à conversa em causa, Cunha Vaz não confirma: «Não posso confirmar. O Benfica não tem acesso a escutas nenhumas». Mas analisa-a, para dizer que «não foi o senhor Vieira que ligou a ninguém» e que «o que o senhor Vieira diz na suposta conversa é que os árbitros não lhe oferecem condições de seriedade, o que é legítimo». «Quando lhe oferecem um homem que parece sério, diz que sim», analisa, interpretando a expressão citada («Não me dá garantias») como referindo-se a «garantias de competência, de qualidade, que levam à seriedade da arbitragem».

Quanto ao facto de uma nomeação ser debatida entre dois dirigentes, Cunha Vaz defende que «havia um árbitro que estava nomeado para um jogo e que foi retirado». «Alguém pediu para alguém ligar ao senhor Vieira porque havia hipótese de mais três árbitros», prossegue.

«O senhor Luís Filipe Vieira não é testemunha nem arguido no processo, se for chamado a depor irá, mas há outros que o são. Quem não deve não teme», afirma Cunha Vaz, dizendo ainda que Vieira «tem sido o único dirigente a pedir a condenação dos envolvidos no Apito Dourado». Luís Filipe Vieira, numa primeira reacção à notícia, à Rádio Renascença, reforça essa ideia. «Nunca fui ouvido no Apito Dourado. Nunca prestei declarações. É mais um folclore», afirma o dirigente.

A manchete do «Público» surge no final de uma semana marcada por várias notícias sobre o Apito Dourado. O «Diário de Notícias» deu conta de várias escutas que o Ministério Público entendeu como tendentes a prejudicar o Benfica em vários jogos, reproduziu ainda diversas conversas envolvendo Valentim Loureiro e João Loureiro e nomeações de árbitros associadas ao Boavista e deu conta também de escutas antes de um encontro entre Gil Vicente e Sporting, entendida como tendente a prejudicar os «leões». Alguns destes processos foram já arquivados.

O Benfica anunciou também esta semana que pretendia constituir-se como assistente do processo e extrair certidões para a justiça desportiva, bem como a entrega de um «dossier» com vários dados na Procuradoria Geral da República.

cavungi disse...

Eu também amigo Carlos, estou curioso para ver o desplante do gajo.
Se bem conheço a especie, e por força do meu labor,infelizmente conheço alguns,das duas uma: Ou não comenta ou então trata-se de uma cabala para prejudicar o slb, etc.etc. e tal. e vai dizer isto com a maior cara de pau...Vais ver não te iludas, que estes tipos estão para durar.Todos eles.

alberto_joao_jardim disse...

Caro Cavungi
Aqui está a resposta ao seu ultimo comment:

Luís Filipe Vieira não quis tecer grandes comentários à notícia avançada hoje pelo jornal Público acerca da alegada negociação do árbitro para a meia-final da Taça de Portugal frente ao Belenenses, o mesmo juiz que sábado vai dirigir o jogo com o Belenenses, o setubalense João Ferreira.

«Nunca fui ouvido no Apito Dourado. Nunca prestei declarações. É mais um folclore», diz Vieira.

O presidente do Benfica, fala em coincidência na notícia em relação ao nome do árbitro nomeado para o jogo de amanhã no Bessa, João Vieira é o mesmo que terá sido negociado com o Valentim Loureiro para o tal jogo no Restelo, referiu aos microfones da Renascença.

Quanto a possibilidade de se deslocar ao Bessa para assistir ao jogo é peremptório em afirmar: «Não, sei eu disse e fui muito claro para muita gente, que não me sentava mais ao pé de impostores, agora vocês terem ilações.»

vermelho disse...

amigo cavungi:
jornalismo desportivo de investigação não existe em Portugal, infelizmente.
é como diz, limitam-se a narrar acontecimentos.
todos, sem excepção, dependem, por esta ou aquela razão, dos clubes e ai de quem ouse pôr em causa um só presidente que seja.
veja o caso do rui tovar, que, por muito menos, foi posto na prateleira durante tantos anos.
a par da inexistência de uma imprensa verdadeiramente livre e disponível para cumprir o seu papel, a inexistência de uma sociedade civil activa, actuante, desperta para o repúdio público destas e doutras práticas, conduz ao estado de coisas actual.
a generalidade dos cidadãos acomodou-se à corrupção, apenas erguendo a sua voz nas situações em que é prejudicado por tais práticas.
se for beneficiado, tudo bem.
se for prejudicado, isto não se admite, é uma vergonha, em que País é que vivemos.
se a cunha, os conhecimentos ou uns quantos euros serviram para resolver o seu problema, a maioria dos portugueses não hesita em recorrer a esses expedientes.
Veja o Fiúza, o típico português médio, exemplo fiel do que acabo de dizer.
vivemos numa sociedade desprovida dos mais elementares valores e princípios, em que tudo se tolera e permite se for em benefício próprio.
abraço

Jorge Mínimo disse...

Caro Vermelho:
O Rui Tovar foi afastado pelo Adriano Cerqueira e só voltou ao activo depois da morte desse senhor.

Jorge Mínimo disse...

Caros condóminos:
Continuamos à espera que o sr. Salame se pronuncie sobre este caso. Provavelmente está nalguma fila para se fazer sócio do União de Santiago do Cacém e ainda não teve tempo para vir ao blog.

VermelhoNunca disse...

Começo então, e com autorização do amigo admistrador a postar excertos do tal artigo de 27 de Fevereiro de 2004:
"Falemos então do sistema…
Barcelos, 22 de Fevereiro de 2004.Paulo Paraty, árbitro escalado para o Gil Vicente Sporting deixou a sua marca no resultado com erros a nível técnico e disciplinar, conseguindo o milagre que os donos da casa acabassem com 11, mas salientando-se especial com que fez tudo isso acontecer.
Paraty é como o sistema sabe, um árbitro do sistema e surge num jogo do Sporting depois de o presidente do Sporting ter dado mais umas pistas para a identificação do sistema.Nas duas últimas temporadas Paraty foi salvo in extremis de descer de escalão entre os árbitros, graças a apreciações convenientes e de última hora, feitas por observadores nomeados de forma conveniente. Mesmo assim, Paraty é internacional. O sistema é reconhecido e generoso.
Serafim Nogueira, um dos assistentes de Paraty em Barcelos, também é internacional e do Porto( cidade, claro). Nesta altura em que a tendência no sistema é para dizer que ninguém conhece ninguém dentro do sitema, digamos que Nogueira não conhece o presidente da Liga e vice-versa. Pela mesmo ordem de ideias, Álvaro Mesquita, o outro assistente de Paraty em Barcelos, também não conhece o ex-dirigente do Conselho da Arbitragem, Sequeira Teles, que por sua vez nunca ouviu falar de Pinto da Costa, de José Silvano e de escândalos de há uma década. Por outro lado, o delegado da Liga em Barcelos, Raul Peixoto, nunca foi vice-presidente do FCPorto; e o observador do árbitro do jogo, o madeirense Cândido Gouveia, nunca ouviu sequer falar de António Henriques, conselheiro da arbitragem da Federação, que, por seu turno, jamais foi comprade de Pinto da Costa. E vice-versa."

PauloParaty disse...

Esta grandiosa cabala já chegou aqui ao blog. Eu processo-os a todos. Cuidado com o que escreve RedNever.

VermelhoNunca disse...

Continuando:
"A epidemia da amnésia é tal que o presidente do FCPorto revelou desconhecer relações familiares no sector da arbitragem, observadores e afins, com excepção de um irmão de um observador também seu conhecido, como confessou. Portanto, como Pinto da Costa se esqueceu de ler o Record de 22 de Fevereiro, o árbitro Artur Dias não é filho do observador e ex-árbitro Soares Dias; o árbitro Daniel dos Santos não é filho do árbitro Martins dos Santos que por sua vez não foi padrinho da candidata a árbitra Joana Pinto da Costa, que não é filha de Pinto da Costa; que o árbitro Carlos Pinto não é filho do funcionário da Liga Carlos Pinto, a quem compete informar sobre os árbitros a nomear;também o árbitro Rui Costa não é irmão do árbitro Paulo Costa, Paulo Paraty não é filho do delegado da Liga, Armando Paraty, o conselheiro de arbitragem da Federação Azevedo Duarte não é pai dos árbitros Augusto Duarte e Hernâni Duarte, o árbitro António Costa não é irmão de Fernando Costa, ex-conselheiro de arbitragem da Federação. E claro, Pinto da Costa não conhece nenhum deles, como disse na SIC. E vive-versa"

carlos disse...

Como as coisas se começam a perceber, amigo Vermelho Nunca.
Como resulta desse artigo que publicou, o árbitro desse famoso Gil Vicente-Sporting em que o SCP foi (mais uma vez) nitidamente prejudicado pela arbitragem era o Paraty.
O mesmo Paraty que o LFV tanto queria para arbitrar o jogo que é mencionado na escuta telefónica que agora vem a lume.
O Condómino Salame mantém-se mudo.
Provavelmente estará numa praia da costa alentejana de papo para o ar....

Jorge Mínimo disse...

Afinal segundo o LFV tudo se resume a fruta e palha!

VermelhoNunca disse...

Eventualmente o sr Salame estará agoniado pelo nojo das notícias que hoje estão à solta!

VermelhoNunca disse...

Sim, o rei dos pneus diz que não tem rabos de palha.

Zex disse...

Sr. Lhunca:
Lá consegui o seu desiderato e colocou esse artigo bacoco e isento no blog, como o havia pedido, embora o blogger não o tenha autorizado, penso.
Eu já o conhecia; não é isento; não traz novidades nenhumas e entendo ser patético o facto de V. Exa. o guardar na sua carteira, junto ao cartão do "Minipreço", que decerto possui. Mas cada um guarda o que quer !
Entretanto, tive a possibilidade de ouvir o Orelhas a falar, às 13h, nas televisões...
"O apito vai apitar"; "não tenho medo de ninguém"; "ninguém me vai calar"... Mas a pérola; "nunca escolhi árbitros, estava só a assegurar-me que vinha para o nosso jogo era isento".
Tudo como previsto por Mestre Vunge !
Sem direito a perguntas, claro, não fosse estar Lhunca na assistência a mostrar um recorte sujo e amarelado do jornal do Sporte...

VermelhoNunca disse...

O senhor camionista ZEx deve andar a comer queijo. O administrador não só me autorizou como ainda me incentivou a postar o artigo.
Claro que a si lhe dói um pouco, pois o nome mais referido é o do seu Papa!

vermelho disse...

actualização da antevisão da jornada com a publicação da lista dos convocados de Benfica e Sporting.

Benfica

Os 18 convocados:

Guarda-redes - Quim e Moreira;

Defesas - Nelson, Luisão, Anderson, Ricardo Rocha, Léo, Alcides e Miguelito;

Médios - Katsouranis, Petit, Rui Costa, Nuno Assis, Manú e João Coimbra;

Avançados - Nuno Gomes, Mantorras e Kikin Fonseca.

Desta lista ressaltam duas excelentes notícias, quais sejam as não convocações de Beto e Marco Ferreira.

Sporting:

Convocados:

Guarda-redes: Ricardo e Tiago

Defesas: Polga, Ronny, Caneira, Tonel, Miguel Veloso, Abel, Miguel Garcia

Médios: Tello, Nani, João Moutinho, Romagnoli, João Alves, Yannick Pupo

Avançados: Liedson, Bueno, Alecsandro

Desta lista emerge a confirmação da indisponibilidade, por razões de ordem física, de Custódio, Carlos Martins e Paredes.

Em relação ao FCPorto, só amanhã será divulgada a lista de convocados.

VermelhoNunca disse...

Quanto ao que eu guardo ou deixo de guardar não lhe diz respeito. Quando me dizem que o senhor gosta de guardar chaves de parafusos que usa no seu dia a dia, talvez com intuito de se auto-flagelar em zonas baixas, eu não me manifesto. Mantenha-se calmo e veja lá se não o apertam em certo sitio de modo a que comece mesmo a apitar.

VermelhoNunca disse...

Má notícia a ausência do mago Beto na convocatória vermelha!

carlos disse...

Condómino Z:
"nunca escolhi árbitros, estava só a assegurar-me que vinha para o nosso jogo era isento" - bem apanhado.
Como decorre do teor das transcrições das intercepções telefónicas em que foi apanhado, o Luis "Rabo de Palha" "Orelhas" "De Certeza Absoluta" "Impoluto" Vieira, depois de saber que Paraty não seria o árbitro do jogo que o Benfica tinha para disputar, recusou (!) três nomes que lhe foram propostos e só aceitou o quarto árbitro sugerido!!!!
Calro que não escolheu nenhum árbitro!!!!
Isso lá é escolher árbitros!?!?

Zex disse...

Sr. Lhunca:
De facto não tinha visto a autorização formal, por isso escrevi que pensava. Enganei-me !
De qualquer modo, penso que o Sr. ainda não é o blogger, daí que não entenda como pode "postar" alguma coisa. Quando muito o sr. poderá fazer comentários, nada mais. Não se arrogue em administrador !
E quanto ao recorte, já tem bolor ? Está amarelado ? Como pode descrever o seu cheiro ? Nauseabundo ? Não se terá alastrado, já, a toda a sua carteira ?

carlos disse...

Amigo VermelhoNunca:
Noto também duas ausências nas convocatórias do Benfica poderão provocar alguma estranheza:
o campeão europeu Emplastro Karagounis e o novo "facas", Paulo Jorge

VermelhoNunca disse...

Você não viu a autorização como não vê a maioria das coisas. O óleo que emana do seu corpo, vitima da sua labuta diária, seguramente que lhe afecta o cerebro e coloca-o nessa desagradável posição de debitar disparates.

Jorge Mínimo disse...

Como é possível o génio Paulo Jorge não ser convocado?

vermelho disse...

amigo Carlos:
o paulo jorge encontra-se castigado e o karagounis, como disse fernando santos "não entra nas suas contas".
abraço

Jorge Mínimo disse...

Do torneio do Guadiana?

VermelhoNunca disse...

Segundo opinião recente do nosso caro administrador foi uma mais valia, dentro das circusntâncias, a inscrição do russo Aka e do grego Gounis. Curiosamente o engenheiro imediatamente após a inscrição dos jogadores, disse que não contaria com eles. Má notícia para todos os não benfiquistas.

Zex disse...

Senhor Ca:
Sabe que o óleo é utilizado, pelo menos desde o famigerado Tomás "Amoreiras", para a prática de actos próprios daquela cidade vizinha de Gomorra.
Será que V. Exa. precisa que alguém lhe dê um tratamento do género ? Saudades da Sequóia ?
Eu não estou disponível !

Sousa disse...

por que será que não se pronunciam sobre a convocatória do vosso clube?
concordo com o sr. administrador em relação às ausências de Beto e Marco Ferreira, que bela notícia.
quanto ao sporting, as ausências de Martins, Custódio e Paredes, podem vir a ser importantes.
tello e joão alves que são os dois candidatos à titularidade não têm ritmo de jogo, o que poderá ser um handicap relevante.
saudações cordiais e de estima

p.s. é com tristeza que vejo que o sr. zex não se pronunciou sobre o repto que lhe lancei no sentido de normalizarmos a nossa convivência neste espaço.
lamento.
saudações cordiais e de estima.

alberto_joao_jardim disse...

Oh shôr administrador, ainda se cansa a responder a esses anti-benfiquistas descarados.
Eles que passem os olhos pelos jornais e escusam de estar aí com grandes admirações pelo facto do Paulo Jorge e do Karagounis n terem sido convocados.
Abraço

Jorge Mínimo disse...

Caro Lázaro:
Já que estamos a falar em reptos, seria justo ter respondido ao meu do post de ontem.
Abraços, Jorge Mínimo

alberto_joao_jardim disse...

Sr Lázaro, concordo inteiramente consigo.
Por isso é que eles são tão pequenitos, ninguém se preocupa com eles e eles preocupam-se sempre com o grande benfica.. isso chama-se medoooo e muito respeitinho

carlos disse...

Amigo Vermelho: Obrigado pelo esclarecimento quanto ao Paulo Jorge.
Quanto à situação do Karagounis, parece-me muito estranha essa posição assumida pelo Fernando Santos, que, aliás, é pública.
Como é possível o treinador encostar assim um jogador do plantel?
Para a posição dele, o Benfica nem tem muitos jogadores - acho que apenas o Rui Costa - e, se bem me lembro, Karagounis era muito apreciado pelos adeptos benfiquistas o ano passado, que reclamavam constantemente a sua entrada em campo.
Era, aliás, notória a sua influência na forma de jogar do Benfica sempre que Karagounis entrava na equipa - estou a lembrar-me de alguns jogos da Liga dos Campeões.
Acresce que o Fernando Santos tem, como se sabe, grandes ligações ao futebol grego, tudo levando a crer que o Karagounis poderia ser um jogador do seu agrado.
O que se passou, então, para o encostar?

Zex disse...

Sr. Lázaro:
Repto aceite.
Tratá-lo-ei com respeito !
No entanto, tente estar sempre a dar lições a todos, tratando-os como "jericos", como o faz regularmente. Aí não aguento ! Mas acredite, esforçar-me-ei !
Quanto ao seu estilo religioso, já vi que nada há a fazer ! Tenho que o aceitar !

VermelhoNunca disse...

Amigo Lázaro, o Sporting convocou os possíveis, e eu já tinha manifestado a minha preocupação no 1º post do dia.
Quando ao senhor Zex, amigo Lázaro, o Verão deve ser uma estação do ano que lhe custa a passar, pois com o trabalho que tem ( e não sei que tipo de veiculo conduz), deve ter um final de dia bastante doloroso. Durante a noite dormirá com os pés de fora, e quando nos visita no blog resolve criar querras com tudo e com todos. Não confie que ele lhe irá responder favoravelmente, pois hoje dirá isso, amanhã não o fará.
Quanto às sequóias, fique a saber que podem ter 150 metros de altura, amigo Zex, o que seguramente o deixará satisfeito.

VermelhoNunca disse...

Amigo Zex, como a conversa está a caminhar para um tema que tanto lhe agrada, com sequóias à mistura, não lhe vou proporcionar nenhum orgasmo, e coloco um ponto final na mesma.

Sousa disse...

mínimo, desafio aceite.
não tinha lido com atenção o seu magnífico post, carregado de ironia e sarcasmo.
parabéns e desculpe pela demora na resposta.
mas, sabe que eu, como membro do clero, estou habituado a beber uns belos tintos, pelo menos 2 copos por homilia.
será um duelo de titans, estou certo.
saudações cordiais e de estima.

VermelhoNunca disse...

Amigos Lázaro e Mínimo:
Ofereço-me desde já para testemunha de tal nobre acontecimento.

estar_vivo_e_o_contrario_de_estar_morto disse...

Este bolg está a ficar um tanto ou quanto abichanado, ou será impressão minha???
Deixem-se de paneleiradas e comportem-se como homens de barba rija.

alberto_joao_jardim disse...

E o Diego, não foi convocado porquê???

alberto_joao_jardim disse...

Oh amigo Zombie, por acaso até concordo consigo.

Jorge Mínimo disse...

Caro Lázaro:
Lá estaremos para esse belo duelo.
Abraços, Jorge Mínimo

Zex disse...

O Sr. Lhunca testemunha o reencontro, segurando a pipa do vinho entre as nádegas, um pouco para dentro...

VermelhoNunca disse...

Sempre voltando ao seu tema preferido o nosso amigo Zex. Que lhe faça bom proveito. Se se sente realiazo por debitar ordinarices, por mim e em relação à minha pessoa, esteja à vontade.

alberto_joao_jardim disse...

Shôr administrador ponha travão nesta bicharada toda, senão isto mais parece um Blog gay do que de desporto...

carlos disse...

Continuam as duplas, triplas e quádruplas identidades!!!
Chiça!

VermelhoNunca disse...

É de facto complicado amigo Carlos. São mais que as mães...

Jorge Mínimo disse...

Parecem as lojas dos chineses!!! Aparece sempre mais uma.

vermelho disse...

parece que sim, amigo carlos.
Gostaria de vos comunicar que hoje foi batido o recorde de comentários deste blog, superando a anterior marca que vinha de ontem.
Diz bem da vitalidade deste nosso espaço de convívio diário.
bem haja a todos e um forte abraço.

vermelho disse...

amigos:
chegámos à mítica barreira dos 100 comentários.
parabéns.

JimmyJumpReloaded disse...

Amigo Carlos, sou obrigado a concordar consigo! Andam por aqui muitos bloguistas incertos quanto á personalidade a adoptar neste blog...Assim é dificil!

VermelhoNunca disse...

Para ajudar a aumentar o recorde, apenas isso.!!!

JimmyJumpReloaded disse...

Relativamente as noticias que hoje vieram a publico sobre a alegada conversa entre o LFV e o VL so tenho a dizer, e independentemente de ser benfiquista, que e simplesmente vergonhoso!! Infelizmente este contexto de corrupção e de impunidade não se cinge só ao futebol! E muito triste este Portugal podre em que vivemos...

VermelhoNunca disse...

Amigo Saltitão, independentemente da nossa preferência clubistica, e como sabe sou do Sporting, é de facto vergonhoso. O que me me enoja é toda a gente saber de tudo e nada se fazer.

JimmyJumpReloaded disse...

É como diz o amigo RedNever; toda a gente sabe de tudo mas nada se faz! Porque será? Talvez pelo facto de a nossa sociedade estar tao habituada, e acomodada a esta classe dirigente corrupta!; Pelo facto de serem constantemente confrontadas com este tipo de noticias e consequentemente a impunidade e a celeridade com que são tratadas e enfrentadas!Mas infelizmente, quem e que se safa neste país??...Não são mesmo os podres da nossa sociedade!??

cavungi disse...

Até na podridão somos enormes!
Depois de uma tarde de intenso trabalho ligo-me ao nosso querido blog e vejo 106 post a proposito das escutas telefónicas ao nosso malçfadado presidente.Penso que é um record absoluto neste espaço 106!106!Estou estupfacto.
O Benfica é de facto um caso universal de grandeza.

carlos disse...

Amigo Cavungi:
O hábito que tem de duplicar os seus comentários certamente tem contribuido para o recorde agora obtido....

Estou apenas a meter-me consigo...
Foi, de facto, um dia muito profícuo, certamente motivado pela cruzada que o LFV andou a mover esta semana no caso "Apito Dourado", tendo-lhe saído o tiro pela culatra.
Tanto se armou em vítima e, afinal, também está metido até às orelhas - e sublinho "orelhas" - no dito Apito.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Só agora tive oportunidade de ler o teu brilhante post.Mas a pergunta é:Porquê?Decerto que a grande maioria dos Portugueses serão pessoas de bem.A velha máxima de que "se não os posso vencer o melhor é juntar-me a eles" é de todo inaceitável.O problema é transversal como dizes mas é sobretudo de formação.E de instrução.São os nossos filhos que terão oportunidade de elevar o nivel de decência do Portugal de hoje.E isso depende de ti, de mim, de todos que tem um minimo de conciencia global.A nossa geração está condenada ao expediente facil, ao facilitismo e acomodação,aos chicos espertos que costumam dizer "a mim ninguem me engana", e sobretudo á IMPUNIDADE generalizada e incentivadora de situações identicas, que são hoje as verdadeiras forças de bloqueio do nosso País.

cavungi disse...

Amigo Carlos,
Eu apenas duplico os meus comentários para ter a certeza que os leêm....como vês tinha razão o gajo É um cara de pau e disse o esperado.

JimmyJumpReloaded disse...

Parabens ao administrador do blog; 110 comentários é proeza!!(basta falar no glorioso que eles ficam logo bravos!)